Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Pré-mamãs - o que devemos saber

Collapse
Este é um tópico fixo.
X
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #46
    RE:

    qto aos rabinhos dos bebes aconselho vivamente o bepantene pomada, qto aos dodots no inicio o que fazia era passa-los opor água da tormeira para tirar a loção e depois limpava o bebe e iam para o lixo.

    Comentar


    • #47
      RE:

      Meninas, hoje tive mais uma aulinha de PPP, desta vez sobre o banho e os cuidados com o umbigo.
      Como tive consulta antes, a enfermeira deu-me uma carrada enorme de folhetos sobre a amamentação, sobre sinais de alerta e várias coisas mas hoje tenho de trabalhar
      Depois venho cá contar tudo.
      Só uma coisa de que tenho medo de me esquecer: nunca usar nos bebés betadine por causa do iodo.
      2 filhotes lindos

      Comentar


      • #48
        RE:

        Nas minhas aulas a enfermeira chamou a atenção para quem vai ter meninos, por causa da pilinha é muito fácil o xixi chegar ao pé do umbigo, por isso é aconselhável limpar sempre o umbigo quando se muda a fralda. As fraldas para meninos RN não podem ter o recorte nas fraldas para o umbigo pq o xixi sai por ai.

        bjs








        Comentar


        • #49
          RE:

          meninas, estou atrasada com as actualizações, mas hoje ou amanho já faço isso na primeira página.

          obrigada a todas por tudo que vão partilhando:bdaysmil:
          O meu blog de vendas: http://casaycoisas.blogspot.com/

          Os meus tesouros...

          Comentar


          • #50
            RE:

            Cá estou eu então para contar as novidades.
            Ontem estive na consulta de saúde materna e basicamente encheram-me de folhetos que assim que puder digitalizo e ponho aqui.
            Quanto à aula propriamente dita, estivemos a dar banho nuns bebés maravilhosos que nunca choravam (pois, eram de plástico ).

            Quanto ao banho:
            - devemos ter tudo preparadíssimo antes de despir o bebé para nunca o deixarmos sozinho ou despido à espera.
            - basta pouca água na banheira e não é preciso usar champô e gel. Bastam 3 ou 4 gotas de oleoban ou banhóleo na água. Fica logo branca.
            - Antes de deitar o óleo, devem lavar-se os olhos do bebé com água limpa. Também de podem limpar fora do banho. Limpam-se sempre de fora para dentro: Molhamos a mão e passamos o polegar e o dedo médio pelos olhos.
            - A fralda é sempre a última coisa a despir e a primeira a vestir (por razões óbvias )
            - Para pegar no bebé, vamos ver se consigo explicar. Eu vou explicar como eu fiz porque sou destra. Às canhotas deve dar mais jeito ao contrário. Passamos o braço esquerdo por detrás do bebé e fazemos uma pinça com o polegar e o indicador. Esta pinça agarra no braço do bebé mesmo junto ao ombro esquerdo. Ao fazermos isto, o nosso braço e pulso fica automaticamente a apoiar a cabeça dele e os outros dedos da mão ficam junto ao tronco dele. Quando colocamos o bebé na banheira, ele fica sentado no fundo, nem é preciso banheiras com aquele assento. Lavamos a cara, a cabeça e vamos descendo. Se estiver com a mãozita fechada, devemos abrir porque às vezes fica lixo nas mãos. Também devemos ter em atenção as dobrinhas do pescoço nos bebés mais rechunchudos
            - Para lavar as costas, podemos fazer de várias maneiras. Ou deixamos estar na mesma posição e rodamos ligeiramente o bebé para nós, que é a maneira mais fácil. Ou pomos a outra mão no peito do bebé e viramo-lo. Nunca largamos a pinça que temos feita com a mão esquerda até fazer outra com a mão direita, neste caso prendendo também o braço esquerdo do bebé (porque ele fica de barriga para baixo). Ele fica com o pescoço e cara apoiados no nosso braço. Lavamos o bebé e voltamos a virá-lo para o deitar na toalha. è preciso muito cuidado para não encostar a cara do bebé à água, como é óbvio.
            Treinem com uns nenucos, dá imenso jeito A enfermeira disse para não nos afligirmos porque o bebé com aquela pinça nunca escorrega nem que tenhamos a banheira cheia de óleo.

            - Depois do banho, seca-se logo a cabeça e o cabelo porque é onde o bebé tem mais frio e coloca-se logo a fralda, nem que não se aperte logo.
            - o bebé seca-se sem esfregar a toalha.
            - Se quisermos, depois de pôr a fralda, podemos fazer uma massagem com creme hidratante. No princípio os bebés choram porque não gostam de estar despidos mas depois gostam muito.
            - Para vestir, começar sempre pela camisola e a enfermeira sugeriu que se vista primeiro tudo à frente e depois vira-se e aperta-se tudo atrás. Outra dica boa é quanto aos bodies que têm aquelas aberturas na cabeça, acho que se chama cava americana. Como os bebés não gostam que se passem coisas pela cabeça, podemos vesti-los e despi-los por baixo.

            Quanto ao umbigo:
            - Há já muitas maternidades que aconselham a dar banho normalmente, secar o bebé e não colocar nada.
            - Aqui em Viseu, ainda aconselham o álcool e a compressa. Depois de colocar a fralda com uma dobrinha para não embarrar, pega-se numa compressa sem tocar no meio para não contaminar e coloca-se álcool. Não é preciso empapar porque depois podemos sem querer tocar na pele do bebé e queimar. Põe-se alcool em todo o coto umbilical sem nunca embarrar na pele do bebé. Para ajudar, agarramos na mola que vem presa ao umbigo.Isto não magoa nada o bebé, é como se fosse um sinal mais saliente.Deitamos esta compressa fora.
            - Depois pegamos numa compressa limpa, abrimo-la de modo a ficar só dobrada em duas e dobramos para fazer uma tira comprida. Se quisermos, colocamos 3 gotinhas de álcool no meio na zona que vai encostar ao cordão e dobramos à volta do cordão. Não é preciso por álcool, é só se quisermos.
            - O cordão deve ficar para cima, por baixo da roupa, para não corrermos o risco de ir para a fralda ou de se sujar com algum xixi.
            - No princípio, o bebé não precisa de creme para a fralda. Só se ficar com a pele vermelha é que é preciso e só uma camadinha.

            Quando puder, venho cá pôr os folhetos. Adoro aquela unidade de saúde familiar. Saí de lá cheia de papéis e miminhos
            2 filhotes lindos

            Comentar


            • #51
              RE:

              Olá! Então cá estou eu para vos contar da aula de hoje. A primeira parte foi dada pela fisioterapeuta e hoje atrasou um bocado por causa de uma mamã que apareceu por lá com um problema no tornezelo. Começou por falar na Prevenção de Acidentes que nesta altura, para quem é mãe pela primeira vez, é importante estarmos atentos a tudo o que possa ser causa de acidentes e preveni-los. Aconselho a andarmos de gatas pela casa e ver os perigos, como as tomadas de electricidades, esquinas, armários, etc. Aconselhou a não permitirmos que os bebés abram as portas dos armários e tirem as panelas/tachos porque mais tarde poderão abrir outros armários e encontrar outros produtos que possam ser perigosos para eles. Convém manter as regras e ir dizendo vezes sem conta que não devem mexer, não é para brincar, até eles perceberem. Aconselha a não colocar ovinhos, espreguiçadeiras em cima de mesas. Utilizar o ovinho apenas como meio de transporte do automóvel, se formos ao supermercado quando são pequenos deverão ir ao colo, ou num sling/pano ou num marsupio, quando forem maiores podem ir no carrinho. Falou de se deixar de dar colo às crianças porque se começou a falar que depois eles só querem colo. O colo é bastante importante e o contacto bebé/mãe bebé/pai próximo é fundamental para ambos. Mas se queremos que os bebés adormeçam na cama sozinhos não devemos andar com eles ao colo até adormecerem e depois colocarmos na cama. Para qualquer lado que vamos ou qualquer deslocação que seja feita de carro, mesmo por 500 metros devemos sempre colocá-los nas cadeiras próprias e com cinto de segurança, mesmo quando estão doentes!! É uma prevenção muito importante de acidentes! Por vezes os avós podem dizer que não há problema nenhum porque os levam ao colo e é só até ali, mas pode fazer a diferença. Não podemos esquecer-nos que no tempo deles não se usava cinto de segurança dentro das localidades. Referiu que há pouco tempo faleceu uma criança aqui, porque fez uma queimadura e a mãe ía a conduzir (super enervada) e a avó no banco de trás com o bebé ao colo, õ carro despistou-se e o pior aconteceu.
              Reforçou que o estabelecimento de regras é importante que seja aferido entre o casal e a família, para que sejam sempre as mesmas.

              Respiração profunda Fizeram um exercício que consiste em deitar de lado, o mais confortável possível, colocar a mão (que fica para cima) por debaixo da mama de forma a sentir as costelas e inspirar e expirar profundamente, de forma a sentir o movimento das costelas, para cima e para baixo. Depois fizeram, uma vez mais, o exercício do períneo.

              CTG Aqui entrou a Enfermeira que falou do CTG, para que servia, que normalmente a partir da 37º semana faz-se semanalmente e que pretende avaliar as contracções da mãe e se o bebé está em sofrimento ou não. É desejável que após uma contracção o coração do bebé dispare, pois se após uma contracção o coração do bebé abranda é sinal que o bebé está em sofrimento, talvez com uma circular e tem de se actuar rapidamente.

              Primeiros sinais de parto Estes podem surgir todos ou não, mas são o rolhão mucoso (que pode começar a sair semanas/dias antes do parto e por si só não é sinal para ir para o hospital), as contracções repetidas (não há tempo específico, mas por exemplo, não é uma contracção de manhã e depois outra ao almoço que nos leva ao hospital, terá de ser num período mais curto) e a ruptura da bolsa de água (que também não é para ir a correr para a maternidade, quem quiser pode tomar um duche rápido, vestir-se e ir para o hospital). Não vale a pena ir a correr para os hospitais, pois o que pode acontecer é chegar lá, serem avaliadas e aconselhadas a ir andar um bom bocado a pé e/ou ir para casa fazer o amorrrrrr...

              Parto Falou sobre o parto e os 3 períodos, a dilatação, a expulsão e o outro período que não me lembro o nome mas é quando a placenta é expulsa, só aqui termina o parto. Mostrou imagens do colo do útero, como se faz o toque, como se avalia a dilatação, se já houve "apagamento" ou não (é uma fase antes da dilatação propriamente dita). Os dois tipos de parto etópico ou distópicos; os primeiros são os partos vaginais sem o auxílio de qualquer instrumento; os segundos são os partos vaginais com auxílio de ventosas ou forceps. As ventosas já são diferentes do que eram antigamente, agora são uma esponjinha e não aquele instrumento que nos faz lembrar o que usavamos para desentupir os canos de casa e chamam-se KIWI, por isso se ouvirem durante o parto alguém pedir fruta ou kiwi, já sabem o que é! Os forceps, continuam a ser aquilo que eram :?

              Epidural A enfermeira mostrou um kit de epidural, explicou a técnica, as vantagens/desvantagens. Atenção a quem tenha tatuagens, só no momento será avaliada se há perigo ou não da epidural, se o local tiver tinta eles não espetam nada. Dizem que não doi e que as vantagens beneficiam tudo o resto. Basicamente, consiste em espetar com a ajuda de uma agulha o cateterzito entre a L4 e L5 e depois prendem ao nosso ombro e o anestesista vai dando a anestesia. No Hospital do Barreiro já tem um anestesista a tempo inteiro apenas para o bloco de partos, o que é excelente, pois sempre que for necessário rapidamente dão um reforço de anestesia. Eu ainda não sei onde vou ter...

              Bom e por hoje é tudo! A respiração que fizemos na aula, é a respiração aconselhada a quando estamos na fase de dilatação.
              Beijinhos








              Madrinhas isa20: É um Santiago DPP 25 Abril - nasceu dia 1 Maio às 16h53 com 3,330kg, carlabisnaga: É um André DPP 16 Abril - nasceu de cesariana às 21h30 no dia 20 Abril com 3,200kg !!







              Afilhada fourmis: É uma Carmen DPP 5 Abril - nasceu às 19h23 no dia 26 Março!!!







              Madrilhada: anibla:feet: :star:

              Comentar


              • #52
                RE:

                Olá todas as mamãs grávidas )

                Bem a minha pipoca nasceu ja há um mesito e ao ler o vosso tópico achei que podia dar algum contributo com a minha experiência!

                Creme para os mamilos:
                Levei-o para a maternidade, uma amiga tinha, não usou e deu-mo... quando lá estive agradeci-lhe imenso porque foi um grande alivio isso e os discos de gel (PEZONES da Aquamed)... pode é claro haver mamãs que não necessitem eu tentei de todas as maneiras fazer uma boa pega mas de noite, cheia de sono, com a bebé a chorar imenso e quase sem luz queres mesmo é que ela pegue e pronto! Nesses primeiros dias em que só tinha colostro a quantidade era suficiente para ela mas não era de todo abundante pelo que depois de ela mamar não saia gotinha nenhuma! (Eu bem tentei)... Passado dois dias da subida do leite não foi preciso mais creme nem discos!

                Cuecas
                Eu levei descartaveis e detestei por acaso também levei duas de algodão, de grávida pretas que custaram ai 1 ou 2 euros cada, no meu caso qe foi parto normal e levei dois pontinhos o problema não era mexer-me mas sim o penso ficar no sitio porque se andasse mais largo roçava e incomodava muito... além disso as cuecas descartáveis que levei eram muito apertadas (eram tamanho unico e eu não sou assim tão larga quanto isso)... As de algodão eram pretas, e ficaram de facto meio manchadas mas não se nota e se tivesse de as deitar fora não se perdia nada! Em casa ainda caçei uns boxer dos marido por serem mais confortaves e menos apertados!

                Concentração na altura das contracções
                Eu estive com contracções apenas duas horas por isso não sou grande exemplo de resistência eheheh Não levei epidural nem gritei pelo que o meu parto foi bem mais simples que ir ao dentista mas na altura piorzita o que eu fiz foi quando vinha a contracção imaginava-me a subir uma montanha cheia de neve... e a cada passo inspirava/expirava até chegar ao cume da montanha (fim da contracção) para rematar imaginava-me depois a escorregar pelo outro lado toda contente eheheh e fazia umainspiração/expiração longa, profunda e relaxava os musculos todos dos corpo... e sempre assim - subi algumas montanhas mas sinceramente não tenho ideia nenhuma de ter passado 2 horas nisto lol

                Luz
                Bem eu fiquei muito "traumatizada" com a falta de luz que senti no hospital, tive no Amadora-Sintra e a luz individual que há para cada cama é uma luz branca fortissima que não é nada interessante a meio da noite quando se que dar de mamar sem incomodar o nosso bebé nem as outras mamãs do quarto... eu recomendo a quem vai para um publico que leve uma lanterninha ou uma luz de presença porque se querem verificar a pega ou mudar fralda convém ver alguma coisa! Eu passei uma noite à luz do telemovel que ainda por cima tinha de abrir e fechar consecutivamnte para a luz não se apagar!

                Camisas de dormir/pijamas/roupa
                Eu apeteceu-me ter umas calças de ginástica e uma sweat-shirt quando estive no hospital e só la estive practicamente um dia e meio! O meu foi parto normal pelo que não tive dificuldades em me mexer para vestir e sinceramente o penso é tão enorme e as hemorragias tão grandes que preferia ter andado de calças para ficar mais aconchegada... as vezes que a enfermeira vai verificar os pontos não justificam o andar sempre de camisa! Eu tive de as ir comprar de propósito e mais valia ter ficado quieta Andei sempre a senti-me uma avózinha com aquilo quando podia ter andado com a minha roupa normal.

                Estas são algumas das minhas experiências!

                Beijokas e desejo-vos um parto como o meu!

                Math

                Comentar


                • #53
                  RE:

                  Inserido Inicialmente por Matheriz
                  Olá todas as mamãs grávidas )

                  Bem a minha pipoca nasceu ja há um mesito e ao ler o vosso tópico achei que podia dar algum contributo com a minha experiência!

                  Creme para os mamilos:
                  Levei-o para a maternidade, uma amiga tinha, não usou e deu-mo... quando lá estive agradeci-lhe imenso porque foi um grande alivio isso e os discos de gel (PEZONES da Aquamed)... pode é claro haver mamãs que não necessitem eu tentei de todas as maneiras fazer uma boa pega mas de noite, cheia de sono, com a bebé a chorar imenso e quase sem luz queres mesmo é que ela pegue e pronto! Nesses primeiros dias em que só tinha colostro a quantidade era suficiente para ela mas não era de todo abundante pelo que depois de ela mamar não saia gotinha nenhuma! (Eu bem tentei)... Passado dois dias da subida do leite não foi preciso mais creme nem discos!

                  Cuecas
                  Eu levei descartaveis e detestei por acaso também levei duas de algodão, de grávida pretas que custaram ai 1 ou 2 euros cada, no meu caso qe foi parto normal e levei dois pontinhos o problema não era mexer-me mas sim o penso ficar no sitio porque se andasse mais largo roçava e incomodava muito... além disso as cuecas descartáveis que levei eram muito apertadas (eram tamanho unico e eu não sou assim tão larga quanto isso)... As de algodão eram pretas, e ficaram de facto meio manchadas mas não se nota e se tivesse de as deitar fora não se perdia nada! Em casa ainda caçei uns boxer dos marido por serem mais confortaves e menos apertados!

                  Concentração na altura das contracções
                  Eu estive com contracções apenas duas horas por isso não sou grande exemplo de resistência eheheh Não levei epidural nem gritei pelo que o meu parto foi bem mais simples que ir ao dentista mas na altura piorzita o que eu fiz foi quando vinha a contracção imaginava-me a subir uma montanha cheia de neve... e a cada passo inspirava/expirava até chegar ao cume da montanha (fim da contracção) para rematar imaginava-me depois a escorregar pelo outro lado toda contente eheheh e fazia umainspiração/expiração longa, profunda e relaxava os musculos todos dos corpo... e sempre assim - subi algumas montanhas mas sinceramente não tenho ideia nenhuma de ter passado 2 horas nisto lol

                  Luz
                  Bem eu fiquei muito "traumatizada" com a falta de luz que senti no hospital, tive no Amadora-Sintra e a luz individual que há para cada cama é uma luz branca fortissima que não é nada interessante a meio da noite quando se que dar de mamar sem incomodar o nosso bebé nem as outras mamãs do quarto... eu recomendo a quem vai para um publico que leve uma lanterninha ou uma luz de presença porque se querem verificar a pega ou mudar fralda convém ver alguma coisa! Eu passei uma noite à luz do telemovel que ainda por cima tinha de abrir e fechar consecutivamnte para a luz não se apagar!

                  [b]Camisas de dormir/pijamas/roupa
                  Eu apeteceu-me ter umas calças de ginástica e uma sweat-shirt quando estive no hospital e só la estive practicamente um dia e meio! O meu foi parto normal pelo que não tive dificuldades em me mexer para vestir e sinceramente o penso é tão enorme e as hemorragias tão grandes que preferia ter andado de calças para ficar mais aconchegada... as vezes que a enfermeira vai verificar os pontos não justificam o andar sempre de camisa! Eu tive de as ir comprar de propósito e mais valia ter ficado quieta Andei sempre a senti-me uma avózinha com aquilo quando podia ter andado com a minha roupa normal.[/b]
                  Estas são algumas das minhas experiências!

                  Beijokas e desejo-vos um parto como o meu!

                  Math
                  Concordo plenamente com o que diz esta mãe em relação á roupa, isto é, não é obrigatório andar de camisa no Hospital!!!, julgo que qualquer mãe anda muito mais elegante e composta se optar por um pijama (tipo casual como os da Women secrets), ou mesmo com uma roupa de desporto, falo por experiência própria, foi assim que me vesti quando nasceu a minha filha, nem uma camisa levei para o hospital, acabei por fazer cesariana e não foi por isso que o pijama me incomodou... Por outro lado sou profissional de saude, e sei que muitas vezes se comenta que algumas mães não têm noção do que é conveniente vestir, como por exemplo, irem para a maternidade com camisas curtissimas, de alcinhas, etc o que dá um ar de desleixo, não se esqueçam que não estão sózinhas...

                  Comentar


                  • #54
                    RE:

                    Eu concordo com a parte das camisas de dormir. Já comprei uma só para vestir à saída da sala de partos porque me disseram que dá mais jeito por estarmos mais doridas. De resto vou levar pijama. Eu não conseguia estar num quarto com mais 3 pessoas e tanta gente a entrar e a sair só de camisa. Aliás, ia estar em stress com medo de entrar em trabalho de parto sem dar para fazer a depilação
                    2 filhotes lindos

                    Comentar


                    • #55
                      RE:

                      Eu estive internada há uns dias e morri de calor. Não me imagino de pijama, em pleno mês de Abril, mesmo que seja um pijama de Verão. Agora, houve um dia em que estava sozinha no quarto e dormi de janela aberta...

                      Acho que, para quem for acalorada, é capaz de ser melhor ter um robe à mão, para andar de um lado para o outro e não escandalizar ninguém ou ficar menos à vontade, não?

                      Comentar


                      • #56
                        RE:

                        Actualizei hoje o tópico... faltam algumas coisinhas de umas mamãs, mas actualizo assim que puder.

                        Muito obrigada!!


                        Jinhos a todas
                        O meu blog de vendas: http://casaycoisas.blogspot.com/

                        Os meus tesouros...

                        Comentar


                        • #57
                          RE:

                          Inserido Inicialmente por newbie
                          Eu estive internada há uns dias e morri de calor. Não me imagino de pijama, em pleno mês de Abril, mesmo que seja um pijama de Verão. Agora, houve um dia em que estava sozinha no quarto e dormi de janela aberta...

                          Acho que, para quem for acalorada, é capaz de ser melhor ter um robe à mão, para andar de um lado para o outro e não escandalizar ninguém ou ficar menos à vontade, não?
                          Como já disse, acho que me lembro de ver algures em Viseu um aviso para as mamãs andarem de robe fora dos quartos. Eu o que comprei é o mais fininho possível.

                          Quanto às dicas das aulas de PPP, ontem foi uma aula com um fisioterapeuta, que falou das posturas em geral e depois especificamente para as grávidas e bebés.

                          Então aqui vai:

                          Posturas em geral:
                          - quando estamos muito tempo de pé (tipo a passar a ferro) convém usar uma altura, tipo uma caixa ou assim, para apoiarmos um pé. Se repararem, é o que fazemos inconscientemente quando estamos muito tempo de pé: apoiamos o pé na parede, mudamos o peso de um pé para o outro...
                          - levantar pesos é sempre dobrando as pernas e pegando no peso o mais perto possível de nós
                          - os aspiradores têm tubos compridos precisamente para aspirarmos direitas . Ele diz que aspira com uma mão no bolso para não se inclinar.
                          - descascar batatas e arranjar legumes e afins pode perfeitamente ser sentadinhas à mesa da cozinha. Se tivermos mesmo de estar de pé na banca, podemos abrir a porta do armário e apoiar o pé no armário
                          - podemos esparramar-nos no sofá à vontade desde que usemos almofadas para apoiar a coluna
                          - para as mulheres, ele deu um ralhete por causa das carteiras pesadas sempre do mesmo lado
                          - quando vamos às compras não devemos trazer os pacotes de um lado e o pão do outro. É para distribuir o peso

                          - o que provoca os problemas de coluna não é pegar uma vez numa bilha de gás cheia ou andar torto uma vez. É fazer isto sistematicamente. Por isso é tão importante irmos corrigindo estas pequenas coisas.

                          Dicas para as mamãs:
                          - o ovo é óptimo para o bebé. Para as mamãs é bom se for usado com o carrinho, claro.
                          - para transportar o bebé, o melhor mesmo são slings e marsúpios porque o peso do bebé está muito mais perto de nós
                          - o bebé deve dormir sempre de várias maneiras. Se o habituarmos à mesma maneira, pode ficar com um ligeiro desvio na coluna que se vai agravar quando começar a andar
                          - a banheira deve estar num sítio alto e estável. o melhor mesmo é a mesa da cozinha (isto para quem não tem banheira com suporte). O mesmo vale para trocar as fraldas. Nada de dar banho ou mudar a fralda em cima da cama porque muito provavelmente vamos ficar todas torcidas.

                          Ele disse mais coisas mas ontem não tive tempo de tomar nota e agora não me lembro bem... quando me lembrar de mais volto cá.
                          2 filhotes lindos

                          Comentar


                          • #58
                            RE:

                            rque foi um grande alivio isso e os discos de gel (PEZONES da Aquamed).

                            Estes discos são aqueles que dá para aquecer ou arrefecer, certo?

                            A minha duvida é: No hospital.... como os aquecemos/arrefecemos?????
                            bj grandes olga e rafaela

                            www.olgamouralvesfotografia.weebly.com
                            www.olgamouralvesfotografia.blogspot.pt
                            https://www.facebook.com/pages/Littl...01376373259447

                            Comentar


                            • #59
                              RE:

                              Olá a todas!
                              Hoje foi mais um dia de aulas pp mas com a greve de enfermeiros, só tivemos aula com a fisioterapeuta.
                              Treinamos as respirações profundas durante a dilatação, respiração quando sentirmos pressão (a celebre vontade de faze cóco) e ainda não podemos/devemos fazer força (que é tipo assoprar uma vela de forma a que ela só se mexa e não apague - uma respiração pouco profunda), o relaxamento durante as contracções (com simulação imaginária de uma contracção como se fosse uma onda do mar), o exercício do períneo e a báscula da anca. Fizemos alongamentos, principalmente dos gémeos.
                              Conselhos: retomem aquilo que antigamente faziamos... quando se levantarem de manhã espreguiçem-se!!!
                              A fisioterapeuta não aconselha o uso de cintas pós parto porque diz que vão relaxar os músculos abdominais, quando o que se pretende é que eles voltem ao normal. Após o parto devemos iniciar os exercício do períneo no dia seguinte ao parto.
                              E por hoje é tudo.
                              Beijocas grandes








                              Madrinhas isa20: É um Santiago DPP 25 Abril - nasceu dia 1 Maio às 16h53 com 3,330kg, carlabisnaga: É um André DPP 16 Abril - nasceu de cesariana às 21h30 no dia 20 Abril com 3,200kg !!







                              Afilhada fourmis: É uma Carmen DPP 5 Abril - nasceu às 19h23 no dia 26 Março!!!







                              Madrilhada: anibla:feet: :star:

                              Comentar


                              • #60
                                RE:

                                Inserido Inicialmente por micaela24
                                Inserido Inicialmente por newbie
                                Eu estive internada há uns dias e morri de calor. Não me imagino de pijama, em pleno mês de Abril, mesmo que seja um pijama de Verão. Agora, houve um dia em que estava sozinha no quarto e dormi de janela aberta...

                                Acho que, para quem for acalorada, é capaz de ser melhor ter um robe à mão, para andar de um lado para o outro e não escandalizar ninguém ou ficar menos à vontade, não?
                                Como já disse, acho que me lembro de ver algures em Viseu um aviso para as mamãs andarem de robe fora dos quartos. Eu o que comprei é o mais fininho possível.

                                Quanto às dicas das aulas de PPP, ontem foi uma aula com um fisioterapeuta, que falou das posturas em geral e depois especificamente para as grávidas e bebés.

                                Então aqui vai:

                                Posturas em geral:
                                - quando estamos muito tempo de pé (tipo a passar a ferro) convém usar uma altura, tipo uma caixa ou assim, para apoiarmos um pé. Se repararem, é o que fazemos inconscientemente quando estamos muito tempo de pé: apoiamos o pé na parede, mudamos o peso de um pé para o outro...
                                - levantar pesos é sempre dobrando as pernas e pegando no peso o mais perto possível de nós
                                - os aspiradores têm tubos compridos precisamente para aspirarmos direitas . Ele diz que aspira com uma mão no bolso para não se inclinar.
                                - descascar batatas e arranjar legumes e afins pode perfeitamente ser sentadinhas à mesa da cozinha. Se tivermos mesmo de estar de pé na banca, podemos abrir a porta do armário e apoiar o pé no armário
                                - podemos esparramar-nos no sofá à vontade desde que usemos almofadas para apoiar a coluna
                                - para as mulheres, ele deu um ralhete por causa das carteiras pesadas sempre do mesmo lado
                                - quando vamos às compras não devemos trazer os pacotes de um lado e o pão do outro. É para distribuir o peso

                                - o que provoca os problemas de coluna não é pegar uma vez numa bilha de gás cheia ou andar torto uma vez. É fazer isto sistematicamente. Por isso é tão importante irmos corrigindo estas pequenas coisas.

                                Dicas para as mamãs:
                                - o ovo é óptimo para o bebé. Para as mamãs é bom se for usado com o carrinho, claro.
                                - para transportar o bebé, o melhor mesmo são slings e marsúpios porque o peso do bebé está muito mais perto de nós
                                - o bebé deve dormir sempre de várias maneiras. Se o habituarmos à mesma maneira, pode ficar com um ligeiro desvio na coluna que se vai agravar quando começar a andar
                                - a banheira deve estar num sítio alto e estável. o melhor mesmo é a mesa da cozinha (isto para quem não tem banheira com suporte). O mesmo vale para trocar as fraldas. Nada de dar banho ou mudar a fralda em cima da cama porque muito provavelmente vamos ficar todas torcidas.

                                Ele disse mais coisas mas ontem não tive tempo de tomar nota e agora não me lembro bem... quando me lembrar de mais volto cá.
                                Olá a todas.

                                Eu também ando nas aulas de ppp no Hospital do Barreiro. Já reparei que a nuskinha e a Tanaxem também são do Barreiro. Beijocas ás duas e uma hora pequena, pode ser que nos encontremos por aí!

                                Em relação ás aulas só queria acrescentar algumas coisas que penso que ainda não foram ditas:

                                - os bébés tem 4 posições possiveis: lado direito, lado esquerdo, barriga para cima e barriga para baixo (isto quando já aguentam a cabecinha). Como ao inicio não mudam de posição sozinhos, a nossa função é move-los de modo a não ficarem com desvios da coluna, e quem é que gosta de ficar o dia todo na mesma posição? Ninguém gosta pois não? Não devemos também comprar aqueles rolos que impedem os bebés de se virarem, uma vez que não existe um apoio na cabeça, ou seja, o bebé pode chegar a cabeça para trás forçando a coluna (se tiver de lado), devemos sim ter um apoio em todo o comprimento do bébé de modo a garantir que o bébé esteja sempre com a coluna apoiada. Foi sugerido uma toalha ou um cobertor é o suficiente!

                                - Em relação a amamentação, devo acrescentar que a criança deve esvaziar a mama até ao fim, se virmos que continua com fome passar para a outra mama. Na mamada seguinte iniciar na mama onde acabou de dar de mamar a ultima vez, permitindo assim ao bébé alimentar-se até ao fim de modo a chegar ás gorduras e nutrientes. Portanto rotatividade é a palavra de ordem.


                                Em relação á roupa do bebé no hospital acho que isso muda de sitio para sitio, é melhor verificar junto do nosso medico assistente ou hospital. Uma dica que deixo que li aqui no forum ou numa revista, é útil se levarmos as roupinhas para o hospital já organizadas num saco individual para cada muda de roupa. Por exemplo o conjunto para o 1º dia, tudo num saquinho para não termos as enfermeiras ou os pais a procura no saco sem acharem nada, depois vem o bébé com a roupa toda trocada e nós que não queriamos nada disso!

                                Muitas beijocas a todas e espero que tenha ajudado mais um bocadinho.:hello:
                                anaic


                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X