Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Pré-mamãs - o que devemos saber

Collapse
Este é um tópico fixo.
X
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #76
    RE:

    Inserido Inicialmente por nuskinha
    Tanaxen e Micaela24, vocês são umas queridas... sempre dispostas a passar por aqui!!

    Quem esté em dívida sou eu, que ainda não o actualizei e vocês têm aulinha amnhã... vou tentar fazê-lo hoje!!

    beijokas a todas as mamãs
    Estás cheia de sorte. Hoje e na próxima 2a feira não há PPP porque a enfermeira está a fazer uma formação de uma semana sobre aleitamento materno.
    Da minha parte, tens descanso, embora jé tenha trazido mais 3 folhetos da consulta de saúde materna. Nos vossos centros de saúde também é assim? Não querem que eu gaste dinheiro em revistas
    2 filhotes lindos

    Comentar


    • #77
      RE:

      Muito bom este topico!!








      Madrinha - BarrigaFeliz, já nasceu a Madalena! 27/07! :cloud9:

      Afilhadas - faj, já nasceu a Andreia! 21/06! :cloud9: noemiacoelho, já nasceu a Inês! 09/07! :cloud9: DivaDive, já nasceu a Joana! 07/08! :cloud9:

      Comentar


      • #78
        RE:

        Olá!

        Antes de mais muitos parabéns por este tópico que é bastante util...

        Eu também irei frequentar as aulas de preparação para o parto, mas fico já com algumas idéias...






        Madrinhas: Claudya, Sarahpc :rose: Afilhada: Paula-Azeitão

        Comentar


        • #79
          RE:

          Olá novamente!
          Hoje foi a penúltima aula e foi dividida em duas partes.
          A primeira parte foi dada pela higienista oral e a segunda foi totalmente prática com a fisioterapeuta.
          Vou apenas referir a parte teórica da higienista oral

          Higiene Oral
          Desde o nascimento que devemos limpar as gengivas com uma dedeira, compressa ou um pano húmido. Quando surgir o primeiro dente devemos iniciar a escovagem já com uma escova mas de tamanho pequeno e macia. A pasta de dentes a utilizar pode ser de adulto desde que seja num sabor que a criança goste. A quantidade indicada deve ser do tamanho da unha do dedo mindinho da criança (muito pouca). É na pasta que se encontra a principal fonte de fluor que torna os dentes mais resistentes, protegendo-os da cárie. O fluor em comprimidos / gotas já não é aconselhado, mas em casos excepcionais e segundo recomendação médica poderá ser um complemento.
          Em relação à frequência da lavagem da boca/dentes deve ser pelo menos 2x dia e sempre antes de ir dormir. Por exemplo, quando são bebés podemos fazê-lo 1x na altura do banho e outra antes de dormir.
          Alimentação
          Uma alimentação equilibrada ajuda a amanter uma boca saudável. Não devemos oferecer snacks (sugos, kinders, etc) entre refeições e se conseguirem só devem ser dados à criança a partir dos 3 anos para que o seu paladar não se habitue aos sabores tão fortes e bons dos doces e assim fazer uma boa adaptação aos vários legumes e comida. Não se devem adicionar produtos açucarados aos alimentos nem em chuchas e biberão. Evitar atribuir guloseimas como recompensa, porque comer doces é apenas um hábito adquirido. Evitar que a criança coma alimentos açucarados entre as refeições.
          Chupeta e Biberão
          As chupetas de silicone são desanconselhadas a partir do momento que os bebés começam a morder porque podem libertar substâncias que fazem mal. Mais vale chuchas que durem menos tempo (látex, borracha) e de tamanho reduzido (no máximo tamanho até 6 meses). O uso de chucha / biberão / hábito de chuchar no dedo não deverá ser continuado a partir dos 3 anos de idade. O mau posicionamento dos dentes devido ao uso prolongado de chupeta/dedo/biberão poderá reflectir-se durante toda a vida.
          Não deixar que os bebés adormeçam a "chuchar" no biberão. Ela até aconselha o uso de copo a partir dos 6 meses, quando começa a comer pela colher!

          A primeira dentição é chamadade dentes de leite e os primeiros dentes costumam aparecer entre os 6-12 meses.
          É a partir dos 6 anos que surgem os 1º molares - que já são dentes permanentes. Pela sua localização/forma são dentes facilmente atingidos pela cárie. Por ser um dente de risco pode nele ser efectuado um tratamento preventivo: o selante que é um verniz aplicado na zona do dente que mastiga e serve como barreira física.

          E é tudo!
          Para a semana é a última aula!! Por isso nuskinha toca a ligar pra lá para saber se podes acompanhar-nos nas aulas pós parto!!
          Beijocas








          Madrinhas isa20: É um Santiago DPP 25 Abril - nasceu dia 1 Maio às 16h53 com 3,330kg, carlabisnaga: É um André DPP 16 Abril - nasceu de cesariana às 21h30 no dia 20 Abril com 3,200kg !!







          Afilhada fourmis: É uma Carmen DPP 5 Abril - nasceu às 19h23 no dia 26 Março!!!







          Madrilhada: anibla:feet: :star:

          Comentar


          • #80
            RE:

            Inserido Inicialmente por anaic
            Inserido Inicialmente por micaela24
            Inserido Inicialmente por newbie
            Eu estive internada há uns dias e morri de calor. Não me imagino de pijama, em pleno mês de Abril, mesmo que seja um pijama de Verão. Agora, houve um dia em que estava sozinha no quarto e dormi de janela aberta...

            Acho que, para quem for acalorada, é capaz de ser melhor ter um robe à mão, para andar de um lado para o outro e não escandalizar ninguém ou ficar menos à vontade, não?
            Como já disse, acho que me lembro de ver algures em Viseu um aviso para as mamãs andarem de robe fora dos quartos. Eu o que comprei é o mais fininho possível.

            Quanto às dicas das aulas de PPP, ontem foi uma aula com um fisioterapeuta, que falou das posturas em geral e depois especificamente para as grávidas e bebés.

            Então aqui vai:

            Posturas em geral:
            - quando estamos muito tempo de pé (tipo a passar a ferro) convém usar uma altura, tipo uma caixa ou assim, para apoiarmos um pé. Se repararem, é o que fazemos inconscientemente quando estamos muito tempo de pé: apoiamos o pé na parede, mudamos o peso de um pé para o outro...
            - levantar pesos é sempre dobrando as pernas e pegando no peso o mais perto possível de nós
            - os aspiradores têm tubos compridos precisamente para aspirarmos direitas . Ele diz que aspira com uma mão no bolso para não se inclinar.
            - descascar batatas e arranjar legumes e afins pode perfeitamente ser sentadinhas à mesa da cozinha. Se tivermos mesmo de estar de pé na banca, podemos abrir a porta do armário e apoiar o pé no armário
            - podemos esparramar-nos no sofá à vontade desde que usemos almofadas para apoiar a coluna
            - para as mulheres, ele deu um ralhete por causa das carteiras pesadas sempre do mesmo lado
            - quando vamos às compras não devemos trazer os pacotes de um lado e o pão do outro. É para distribuir o peso

            - o que provoca os problemas de coluna não é pegar uma vez numa bilha de gás cheia ou andar torto uma vez. É fazer isto sistematicamente. Por isso é tão importante irmos corrigindo estas pequenas coisas.

            Dicas para as mamãs:
            - o ovo é óptimo para o bebé. Para as mamãs é bom se for usado com o carrinho, claro.
            - para transportar o bebé, o melhor mesmo são slings e marsúpios porque o peso do bebé está muito mais perto de nós
            - o bebé deve dormir sempre de várias maneiras. Se o habituarmos à mesma maneira, pode ficar com um ligeiro desvio na coluna que se vai agravar quando começar a andar
            - a banheira deve estar num sítio alto e estável. o melhor mesmo é a mesa da cozinha (isto para quem não tem banheira com suporte). O mesmo vale para trocar as fraldas. Nada de dar banho ou mudar a fralda em cima da cama porque muito provavelmente vamos ficar todas torcidas.

            Ele disse mais coisas mas ontem não tive tempo de tomar nota e agora não me lembro bem... quando me lembrar de mais volto cá.
            Olá a todas.

            Eu também ando nas aulas de ppp no Hospital do Barreiro. Já reparei que a nuskinha e a Tanaxem também são do Barreiro. Beijocas ás duas e uma hora pequena, pode ser que nos encontremos por aí!

            Em relação ás aulas só queria acrescentar algumas coisas que penso que ainda não foram ditas:

            - os bébés tem 4 posições possiveis: lado direito, lado esquerdo, barriga para cima e barriga para baixo (isto quando já aguentam a cabecinha). Como ao inicio não mudam de posição sozinhos, a nossa função é move-los de modo a não ficarem com desvios da coluna, e quem é que gosta de ficar o dia todo na mesma posição? Ninguém gosta pois não? Não devemos também comprar aqueles rolos que impedem os bebés de se virarem, uma vez que não existe um apoio na cabeça, ou seja, o bebé pode chegar a cabeça para trás forçando a coluna (se tiver de lado), devemos sim ter um apoio em todo o comprimento do bébé de modo a garantir que o bébé esteja sempre com a coluna apoiada. Foi sugerido uma toalha ou um cobertor é o suficiente!

            - Em relação a amamentação, devo acrescentar que a criança deve esvaziar a mama até ao fim, se virmos que continua com fome passar para a outra mama. Na mamada seguinte iniciar na mama onde acabou de dar de mamar a ultima vez, permitindo assim ao bébé alimentar-se até ao fim de modo a chegar ás gorduras e nutrientes. Portanto rotatividade é a palavra de ordem.


            Em relação á roupa do bebé no hospital acho que isso muda de sitio para sitio, é melhor verificar junto do nosso medico assistente ou hospital. Uma dica que deixo que li aqui no forum ou numa revista, é útil se levarmos as roupinhas para o hospital já organizadas num saco individual para cada muda de roupa. Por exemplo o conjunto para o 1º dia, tudo num saquinho para não termos as enfermeiras ou os pais a procura no saco sem acharem nada, depois vem o bébé com a roupa toda trocada e nós que não queriamos nada disso!

            Muitas beijocas a todas e espero que tenha ajudado mais um bocadinho.:hello:
            Claro que ajudaste!! Com que então vivemos na mesma terra, hein?
            O meu blog de vendas: http://casaycoisas.blogspot.com/

            Os meus tesouros...

            Comentar


            • #81
              RE:

              Inserido Inicialmente por micaela24
              Temos tido mais aulas práticas que teóricas. Já tivemos uma aula em que vimos slides sobre o trabalho de parto mas a informação foi tanta que nem sei o que escrever aqui.
              Quando actualizar tudo, coloco a data no início do tópico, dá uma vista de olhos e se não estiver lá nada sobre o que nos podes transmitir, a tua ajuda, como sempre, será bem-vinda!
              O meu blog de vendas: http://casaycoisas.blogspot.com/

              Os meus tesouros...

              Comentar


              • #82
                RE:

                Inserido Inicialmente por sunset0206
                Olá!

                Antes de mais muitos parabéns por este tópico que é bastante util...

                Eu também irei frequentar as aulas de preparação para o parto, mas fico já com algumas idéias...
                Quando quiseres, passa por cá e dá também as tuas dicas!! Eu já estou na recta final, mas há mamãs que ficarão mt gratas!!
                O meu blog de vendas: http://casaycoisas.blogspot.com/

                Os meus tesouros...

                Comentar


                • #83
                  RE:

                  Pronto, meninas! Finalmente actulizei á primeira página!!! Custou, mas já está!! Prometo que vou tentar ser mais regular!!!

                  *************ACTUALIZADO ATÉ AQUI*********************
                  O meu blog de vendas: http://casaycoisas.blogspot.com/

                  Os meus tesouros...

                  Comentar


                  • #84
                    RE:

                    obrigada pela trabalheira. Ajuda muito quem não pode ir às aulas de pp.
                    beijinhos
                    *************************************************



                    Madrinha: ALL-BRAN (A Íris nasceu dia 01.05.09);Afilhadas: Ang3l85 (A Bruna nasceu dia 20.04.09), Patriciaa (A Filipa nasceu dia 30.03.09)







                    dia 20 de abril - Nasceu a Leonor!!!















                    Blog da Leonor

                    Comentar


                    • #85
                      RE:

                      Olá,

                      Texto fantástico!
                      No meu blog "A cegonha cor-de-rosa" também tenho algumas etiquetas que podem ser úteis como a "mala de maternidade" e "dicas".
                      Beijinhos,

                      Sofia

                      Comentar


                      • #86
                        RE:

                        Inserido Inicialmente por nuskinha
                        Pronto, meninas! Finalmente actulizei á primeira página!!! Custou, mas já está!! Prometo que vou tentar ser mais regular!!!

                        *************ACTUALIZADO ATÉ AQUI*********************
                        Que trabalheira!!!
                        Uffff...
                        Sexta feira é a última aula! E o meu último post aqui neste tópico!!
                        Beijocas e parabéns por esta ideia








                        Madrinhas isa20: É um Santiago DPP 25 Abril - nasceu dia 1 Maio às 16h53 com 3,330kg, carlabisnaga: É um André DPP 16 Abril - nasceu de cesariana às 21h30 no dia 20 Abril com 3,200kg !!







                        Afilhada fourmis: É uma Carmen DPP 5 Abril - nasceu às 19h23 no dia 26 Março!!!







                        Madrilhada: anibla:feet: :star:

                        Comentar


                        • #87
                          RE:

                          Eu acho mesmo que este tópico devia ficar com sticky. Como é que se pede isto ao administrador?

                          Entretanto, ontem voltei a ter aulinhas.
                          Foi uma aula prática porque estivemos uma semana sem fazer nada mas a enfermeira deu umas dicas.

                          Sabiam que não se deve comer iogurtes depois das refeições porque impedem a absorção de ferro dos outros alimentos? E diz que é uma "overdose" de proteínas desnecessária por isso já sabem, iogurtes como sobremesa não.

                          Ela também falou um pouco sobre a amamentação mas vai tudo de encontro às recomendações da OMS que são referidas no sticky da amamentação por isso não repito.

                          Só assinalou que não devemos usar tetinas nem chuchas com bebés que ainda não mamam bem para eles não se baralharem. No princípio, se tiverem de tomar suplemento, deve ser num copinho tipo "gatos": encosta-se o copinho aos cantos da boca e eles vão buscar o leite com a língua.
                          Ela também disse que os médicos agora desaconselham as chuchas mas é o que ela diz, não se pode cair em extremismos e se há bebés que gostam, mais vale chucharem na chucha que no dedo e ficarem com os dedos tortos.

                          Quanto à concentração que costumamos praticar, eu já descobri o meu truque pessoal. Quando ela simula uma contracção, imagino que vou a subir as escadas do meu prédio. Ajuda imenso. Inspiro antes de cada patamar de escadas e expiro devagarinho enquanto conto os degraus. É a única coisa que resulta comigo

                          BEijinhos
                          2 filhotes lindos

                          Comentar


                          • #88
                            RE:

                            Inserido Inicialmente por micaela24
                            Eu acho mesmo que este tópico devia ficar com sticky. Como é que se pede isto ao administrador?

                            Entretanto, ontem voltei a ter aulinhas.
                            Foi uma aula prática porque estivemos uma semana sem fazer nada mas a enfermeira deu umas dicas.

                            Sabiam que não se deve comer iogurtes depois das refeições porque impedem a absorção de ferro dos outros alimentos? E diz que é uma "overdose" de proteínas desnecessária por isso já sabem, iogurtes como sobremesa não.

                            Ela também falou um pouco sobre a amamentação mas vai tudo de encontro às recomendações da OMS que são referidas no sticky da amamentação por isso não repito.

                            Só assinalou que não devemos usar tetinas nem chuchas com bebés que ainda não mamam bem para eles não se baralharem. No princípio, se tiverem de tomar suplemento, deve ser num copinho tipo "gatos": encosta-se o copinho aos cantos da boca e eles vão buscar o leite com a língua.
                            Ela também disse que os médicos agora desaconselham as chuchas mas é o que ela diz, não se pode cair em extremismos e se há bebés que gostam, mais vale chucharem na chucha que no dedo e ficarem com os dedos tortos.

                            Quanto à concentração que costumamos praticar, eu já descobri o meu truque pessoal. Quando ela simula uma contracção, imagino que vou a subir as escadas do meu prédio. Ajuda imenso. Inspiro antes de cada patamar de escadas e expiro devagarinho enquanto conto os degraus. É a única coisa que resulta comigo

                            BEijinhos
                            Micaela, está escrito na bula. Isso, lacticínios, cereais, café e chá, assim como medicamentos para a azia...

                            Hei-de experimentar essa das escadas...daqui a um mês conto-te se resultou

                            Comentar


                            • #89
                              RE:

                              Inserido Inicialmente por newbie
                              Inserido Inicialmente por micaela24
                              Eu acho mesmo que este tópico devia ficar com sticky. Como é que se pede isto ao administrador?

                              Entretanto, ontem voltei a ter aulinhas.
                              Foi uma aula prática porque estivemos uma semana sem fazer nada mas a enfermeira deu umas dicas.

                              Sabiam que não se deve comer iogurtes depois das refeições porque impedem a absorção de ferro dos outros alimentos? E diz que é uma "overdose" de proteínas desnecessária por isso já sabem, iogurtes como sobremesa não.

                              Ela também falou um pouco sobre a amamentação mas vai tudo de encontro às recomendações da OMS que são referidas no sticky da amamentação por isso não repito.

                              Só assinalou que não devemos usar tetinas nem chuchas com bebés que ainda não mamam bem para eles não se baralharem. No princípio, se tiverem de tomar suplemento, deve ser num copinho tipo "gatos": encosta-se o copinho aos cantos da boca e eles vão buscar o leite com a língua.
                              Ela também disse que os médicos agora desaconselham as chuchas mas é o que ela diz, não se pode cair em extremismos e se há bebés que gostam, mais vale chucharem na chucha que no dedo e ficarem com os dedos tortos.

                              Quanto à concentração que costumamos praticar, eu já descobri o meu truque pessoal. Quando ela simula uma contracção, imagino que vou a subir as escadas do meu prédio. Ajuda imenso. Inspiro antes de cada patamar de escadas e expiro devagarinho enquanto conto os degraus. É a única coisa que resulta comigo

                              BEijinhos
                              Micaela, está escrito na bula. Isso, lacticínios, cereais, café e chá, assim como medicamentos para a azia...

                              Hei-de experimentar essa das escadas...daqui a um mês conto-te se resultou
                              A das escadas também digo daqui a um mês se resulta ou não Acho que o que interessa é concentrarmo-nos em qualquer coisa. A enfermeira contou que uma mamã lhe disse que em cada contracção fixava uma lâmpada vermelha que estava em cima da porta do quarto e dizia "Luz vermelha, luz vermelha, luz vermelha...." até a contracção passar. O que interessa é que resultou.

                              É verdade, não sei se já disso mas devemos chamar sempre alguém sempre que sentirmos alguma coisa de diferente: vontade de fazer força ou de ir ao WC, formigueiro nas mãos (pode acontecer se respirarmos demasiado depressa), ruptura da bolsa de águas... Pode nem ser nada de mais mas ajuda o pessoal da sala de partos a controlar o andamento do parto.
                              2 filhotes lindos

                              Comentar


                              • #90
                                RE:

                                Já enviei um PM ao administrador para pôr este tópico em sticky. Já que a nuskinha teve tanto trabalho a organizar esta informação toda, era bom que estivesse sempre disponível, não acham?
                                2 filhotes lindos

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X