Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Pré-mamãs - o que devemos saber

Collapse
Este é um tópico fixo.
X
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #61
    RE:

    Aqui em Viseu quando entramos para a sala de partos pedem-nos logo para tirar a roupinha do bebé e as coisas para nós que são para a sala de partos. Aconselham-nos a levarmos tudo embrulhado na mantinha e logo por cima da mala. Assim não há confusões
    2 filhotes lindos

    Comentar


    • #62
      RE:

      Não há mais actualizações, novidades, nada? :-" :-" :-"

      Comentar


      • #63
        RE:

        Inserido Inicialmente por newbie
        Não há mais actualizações, novidades, nada? :-" :-" :-"
        Ando uma preguiçosa de 1ª!! Vou actualizar o que falta e a ver se há mais sugestões das mamãs!!
        O meu blog de vendas: http://casaycoisas.blogspot.com/

        Os meus tesouros...

        Comentar


        • #64
          RE:

          Sempre que vou ao Centro de Saúde venho carregadíssima de folhetos Falta-me é o tempo para escrever tudo.

          Vou fazer um resumo dos mais importantes. Os que me deram sobre aleitamento materno e conservação do leite materno batem certinhos com o manual da unicef que está no sticky sobre amamentação por isso não vou pôr esses aqui.

          Bem estar da grávida:


          1- Vestuário: prático e confortável e de preferência de algodão. Usar soutiens que apoiem bem o peito de alças largas e sem aros (eu não consigo usar sem aro mas também ainda não tive um aumento de peito que justificasse mudar o nº de soutien). Usar cinta quando recomendado. Sapatos confortáveis e com uma boa base de apoio para não escorregarmos e mantermos a postura correcta.

          2- Higiene: banho frequente e preferencialmente de chuveiro. Limpar os genitais em movimentos únicos da frente para trás. Depois do banho, secar bem a pele e hidratar bem a pele, sobretudo na barriga, abdomen e coxas.

          3- Sono e repouso: fazer períodos de repouso durante o dia de 10 a 15 minutos, evitar tarefas extenuantes, manter uma postura correcta e mudar de posição com frequência. O tempo de sono que cada grávida precisa é variável mas está aumentado em cerca de 2 horas.

          4- Sexualidade: normalmente, não há razões clínicas que contra-indiquem as relações sexuais numa gravidez normal. Não são aconselháveis em caso de risco de aborto, risco de parto prematuro ou quando o médico assim o disser. Para evitar o desconforto provocado pela barriga, há outras posições: a mulher por cima, de lado, de joelhos ou sentada. O bebé não se magoa porque está protegido pelas membranas e pelo líquido. Se se sentirem contracções ou hemorragias durante as relações sexuais deve-se falar com o médico.

          Sinais de alerta - 3º trimestre

          Situações que obrigam a ir imediatamente para a urgência: (isto não são os sinais de trabalho de parto)
          - sangramento vaginal (pode significar descolamento de placenta)
          - perda de líquido amniótico pela vagina (ruptura das membranas)
          - dores de cabeça intensas e contínuas
          - dor abdominal forte ou prolongada
          - perturbações da visão
          - dor de estômago intensa
          - inchaço das mãos e da face (pode significar hipertensão)
          - vómitos persistentes (podem conduzir à desidratação)
          - febre, diarreia, ardor ao urinar, corrimento vaginal com comichão, ardor ou cheiro anormal (podem significar infecção)
          - contracções rítmicas que aumentam de intensidade
          - diminuição dos movimentos fetais

          Exercícios de kegel


          São os exercícios para a musculatura pélvica e reforçam os músculos que envolvem os órgãos reprodutores e desenvolvem o tónus muscular. Praticados com regularidade, previnem o aparecimento de prolapso uterino e incontinência de stress em fases mais avançadas da vida. São para ser praticados por toda a vida e não só na gravidez.

          Podem ser realizados durante a micção o que ajuda a perceber se se estão a realizar de forma correcta. Se se conseguir interromper a emissão de urina, o tónus muscular é bom.

          formas de realizar os exercícios:
          1- lentamente: contrair os músculos, manter a contracção contando até 3 e relaxar
          2- rapidamente: contrair e relaxar os músculos o mais rapidamente possível
          3- empurrar para fora puxar para dentro: contrair os músculos da pelve como se estivesse a sugar água para dentro da vagina. depois fazer força como se estivesse a deitar fora a água. este exercício também trabalha os abdominais.

          Devem ser praticados várias vezes ao dia durante toda a vida em séries de 10 pelo menos 3 vezes por dia. Uma boa altura é durante as idas à casa de banho mas até se podem fazer enquanto estamos numa fila à espera Por experiência própria, sei que o pilates e a dança do ventre trabalham muito bem estes músculos e são desportos altamente recomendados pela minha GO. A minha mãe, desde que começou no pilates, notou uma grande melhoria naquelas pequenas perdas de urina quando espirrava ou tossia.

          Estes músculos circundam o canal através do qual o bebé vai passar pelo que é importante serem trabalhados para permitir a sua distenção e contracção no parto.


          Temos tido mais aulas práticas que teóricas. Já tivemos uma aula em que vimos slides sobre o trabalho de parto mas a informação foi tanta que nem sei o que escrever aqui.

          2 filhotes lindos

          Comentar


          • #65
            RE:

            É verdade, será que não se pode pedir ao administrador para pôr um sticky neste tópico? Como junta tanta informação talvez fosse útil para muitas mamãs.
            2 filhotes lindos

            Comentar


            • #66
              RE:

              Inserido Inicialmente por nuskinha
              Inserido Inicialmente por newbie
              Não há mais actualizações, novidades, nada? :-" :-" :-"
              Ando uma preguiçosa de 1ª!! Vou actualizar o que falta e a ver se há mais sugestões das mamãs!!
              Desculpa nuskinha, é que este teu tópico é fundamental para "moi". Ando a estudar e a tirar dúvidas eheheeh

              Comentar


              • #67
                RE:

                Tenho aqui uma dúvida: normalmente nas listas dos hospitais, pedem soutiens de amamentação. Ora, estando com camisa de dormir ou pijama, não consigo usar soutien, por isso fiquei a pensar no porquê de pedirem.

                Ou será que nos primeiros dias, com o peso, vamos precisar de usar por baixo da roupa, mesmo sendo roupa de dormir?

                Comentar


                • #68
                  RE:

                  Isto pode parecer estranho, mas nos primeiros tempos no pos parto especialmente quando as mamas estão duridas o sotien é bastante confortavel. E depois da subida do leite é util para segurar os discos por que vai saindo muito leite, mesmo durante a noite.




                  Comentar


                  • #69
                    RE:

                    Opá, eu comprei umas camisas de dormir com alças... tenho de arranjar um soutien de amamentação com alças fininhas ou comprar camisas novas

                    Comentar


                    • #70
                      RE:

                      Inserido Inicialmente por micaela24
                      É verdade, será que não se pode pedir ao administrador para pôr um sticky neste tópico? Como junta tanta informação talvez fosse útil para muitas mamãs.
                      já tinha pensado nisso. Vou enviar pm ao administrador. Tenho algum receio q n ache relevante... mas vamos ver
                      O meu blog de vendas: http://casaycoisas.blogspot.com/

                      Os meus tesouros...

                      Comentar


                      • #71
                        RE:

                        Inserido Inicialmente por newbie
                        Inserido Inicialmente por nuskinha
                        Inserido Inicialmente por newbie
                        Não há mais actualizações, novidades, nada? :-" :-" :-"
                        Ando uma preguiçosa de 1ª!! Vou actualizar o que falta e a ver se há mais sugestões das mamãs!!
                        Desculpa nuskinha, é que este teu tópico é fundamental para "moi". Ando a estudar e a tirar dúvidas eheheeh
                        Eu tb adoro o tópico! Tem-me ajudado muito!! Mas tenho tudo copiadinho prar word!!! São várias páginas!!!

                        OBRIGADA ÀS MAMÃS QUE O TÊM CONSTRUÍDO
                        O meu blog de vendas: http://casaycoisas.blogspot.com/

                        Os meus tesouros...

                        Comentar


                        • #72
                          RE:

                          Inserido Inicialmente por newbie
                          Tenho aqui uma dúvida: normalmente nas listas dos hospitais, pedem soutiens de amamentação. Ora, estando com camisa de dormir ou pijama, não consigo usar soutien, por isso fiquei a pensar no porquê de pedirem.

                          Ou será que nos primeiros dias, com o peso, vamos precisar de usar por baixo da roupa, mesmo sendo roupa de dormir?
                          Eu tb só vou levar um de amamentação e levo outro daqueles que costumo usar, porque dão para tirar as alsas (as desses são mais fininhas). Decidi não comprar já mais pq n sei se terei leite, nem o tamanho q será, se tiver. os soutiens de amamentação têm todos alsas largas propositadamente, para sustentarem bem o peito.

                          Quanto às camisas de alsas... acho q são bem boas!!! Eu então levo tudo de mangas (embora frescas)... levo 1 camisa e 3 pijamas, mas dois deles nem sequer abrem à frente... Como sou mt gordinha, foi dificílimo encontrar algo de que gostasse... e olha, o que me interessa é que são mt confortáveis... se tiver de levantar, paciência... :-$
                          O meu blog de vendas: http://casaycoisas.blogspot.com/

                          Os meus tesouros...

                          Comentar


                          • #73
                            RE:

                            Peço desculpa mas estamos em dívida para com este tópico!!
                            É que passaram 2 aulas de preparação para o parto e nós não escrevemos nada!!! É inadmissível!! Vamos ficar de castigo...
                            Espero que me perdoem
                            Ultimamente as aulas são mais "práticas" do que teóricas, por isso sinto que não consigo transmitir a informação que contam nas aulas.

                            No dia 27 de Fevereiro tivemos 1h30 de aula onde "praticamos" todos os exercícios que temos vindo a aprender, relaxamento, báscula, perineo, respiração para dilatação e respiração na expulsão e como fazer força e respirar ao mesmo tempo.
                            Depois a Enfermeira falou-nos do Amamentar e como o Hospital do Barreiro promove a amamentação, uma vez que se trata de um hospital amigo dos bebés e tem uma série de regras, como por exemplo, não entram chuchas nem biberons no Hospital.
                            Em relação à amamentação não ouvi nada de novo, do que tenho lido aqui. Devemos dar mama sempre que o bebe pede, nos primeiros dias de vida até à subida do leite devemos beber poucos liquidos (água) porque só vão aumentar o leite e depois na subida do leite é pior, esvaziar a mama toda, dar mama com o bebé barriga com barriga, atenção às nossas costas, colocar almofadas e ter apoio para não fazermos forças nos braços/costas.
                            A Enfermeira deu-nos um bom truque... nos primeiros dias e como o bebé é pequenino não mama muito, porque tem um estomâgo pequenino que enche logo. Depois do bebe mamar devemos estrair o leite das mamas, de modo a não ficar lá nada, o que previne a subida do leite dolorosa. Esta extracção do leite pode ser feita manualmente ou com bomba e só fazemos até o leite subir, porque nestes primeiros dias o nosso corpo ainda se está a adaptar e ainda não tem os mecanismos de regulação da produção do leite definidos por isso está sempre a produzir, depois da subida do leite o peito já fica regular e adaptado às necessidades do bebé!

                            No dia 5 Março foi a visita ao bloco de partos e maternidade do hospital do barreiro e que descrevi num post do tópico das mamãs de abril e aqui está

                            "Ora bem, vamos lá ao update da visita ao bloco de partos e maternidade no Hospital do Barreiro.
                            Correu bem... o pior foi mesmo o estarmos à espera que a enfermeira do hospital viesse ter connosco para nos fazer a visitar, mas acho que secalhar até o esperar faz parte da preparação LOL pelo menos estavam lá 2 mamãs que entraram para o bloco depois...
                            No bloco de partos a enfermeira fez uma visita totalmente guiada, explicou o procedimento, o burocrático e o circuito que iremos fazer lá dentro.
                            Vimos as boxes (onde nascem os bebés de parto normal), a sala de ctg e eco, a zona dos duches e onde despimos a roupa para vestir o modelito Yves Saint Laurent lá do sitio e também onde fazem a tricotomia e dão os clisters (microlax - tenho de comprar disto porque acho que prefiro fazer em casa, obstipada como ando!). Vimos a sala onde levam os bebes para aquecer e onde fazem as reanimações.
                            Olhar para todo aquele aparato e pensar que daqui a uns tempos posso passar por ali arrepiou-me!!
                            Também vimos a sala do recobro onde devemos permanecer uma média de 2 horas se tudo correr bem! Só saimos de lá quando o útero estiver a contrair e os bebes a mamar!
                            Depois subimos para o 5º piso.
                            Mais uma seca à espera que a enfermeira viesse à porta para nos fazer a visita... Esta visita foi menos engraçada... a enfermeira descreveu bastante os locais e não os procedimentos... por exemplo, fez questão de nos mostrar a sala dos arrumos onde guardam os lençois, etc e a sala do material com os autoclaves e depois dizia aqui como pode ver é uma casa de banho e em frente é o poliban... aqui são as camas 1,2 e 3...e por aí adiante até chegar ao último quarto
                            A nossa sorte é que a Enfermeira do centro de saúde acompanhou-nos e fez imensas perguntas de forma a que a enfermeira de lá nos desse as indicações que seriam mais úteis para nós! Vimos as banheiras, são umas caixinhas minusculas!!! Ehehehe e os roupeiros que não são largos e não sei se naqueles cabem os troillers. Eu levo 2 sacos... um saco para o bloco de partos (que por acaso é o saco que comprei da nuc nuc para as saídas) e depois outro saco onde levo as coisas para o internamento propriamente dito.
                            Está tudo limpinho e pintado o que dá outra cara a qualquer local.
                            Parece que o bloco de partos é o mesmo desde 2000 não há propriamente remodelações mas foi arranjado. Querem fazer obras brevemente...
                            Depois soube que no teu grupo há uma menina que vai ter o parto em casa, e que não quer soro, nem vacinas, etc... A enfermeira do centro de saúde esteve a colocar algumas perguntas à enfermeira do bloco de partos para poder esclarecer melhor essa mamã. Também soube que a tua visita vai ser dia 2 de Abril!! Nessa altura estarei de 38 semanas!! Era giro encontrar-te lá! LOL
                            Ahh... hoje eramos 4 grávidas e o meu namorido!! LOL Foi massacrado ehehheheh
                            E o melhor é que ninguém fez comentários sobre a minha barriga, excepto um que até teve a sua piada... pois a directora do bloco de partos foi dizer ao João que ele também estava grávido, porque é o casal que engravida, etc e depois ela perguntou quem era e acabou por dizer que comparando as barrigas ele estava mais grávido que eu!! lOL
                            Ahh outra coisa, o registo dos bébes é feito no 5º piso entre as 13h e as 19h excepto aos domingos. Antigamente ainda se podia fazer na conservatória e no hospital, mas agora só se faz no hospital... ora mesmo que saiam do hospital sem registar têm de lá voltar para fazê-lo."

                            No dia 6 de Março a aula foi para os acompanhantes.
                            Lá estivemos a maior parte do tempo a fazer todos os exercícios como se fosse mesmo o trabalho de parto mas em fast foward claro, todas as fases com as respectivas respitrações e tudo o mais. Depois a enfermiera falou no papel dos acompanhantes, dos pais, do como dar banho aos bebés e trata do cordão umbilical.

                            Peço desculpa pelo atraso.... mas aqui vai o resumo
                            Esta semana a aula é com a higienista oral
                            prometo que actualizo a horas!!
                            Beijocas










                            Madrinhas isa20: É um Santiago DPP 25 Abril - nasceu dia 1 Maio às 16h53 com 3,330kg, carlabisnaga: É um André DPP 16 Abril - nasceu de cesariana às 21h30 no dia 20 Abril com 3,200kg !!







                            Afilhada fourmis: É uma Carmen DPP 5 Abril - nasceu às 19h23 no dia 26 Março!!!







                            Madrilhada: anibla:feet: :star:

                            Comentar


                            • #74
                              RE:

                              Eu também já fiz a visita à maternidade. Aconselho vivamente a todas as mamãs. É claro que a maternidade já conhecia de visitar outras mamãs mas a visita à sala de partos foi muuuuuuuuuuuuito interessante. Façam!
                              2 filhotes lindos

                              Comentar


                              • #75
                                RE:

                                Tanaxen e Micaela24, vocês são umas queridas... sempre dispostas a passar por aqui!!

                                Quem esté em dívida sou eu, que ainda não o actualizei e vocês têm aulinha amnhã... vou tentar fazê-lo hoje!!

                                beijokas a todas as mamãs
                                O meu blog de vendas: http://casaycoisas.blogspot.com/

                                Os meus tesouros...

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X