Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

*****Estrelinhas das Mamãs de Dezembro 2008*****

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #46
    RE:

    Inserido Inicialmente por Patims
    Mamãs vi isto ali em baixo, se interessar a alguém:


    Os 25 mitos da pediatria - reportagem Expresso



    "Mudança. Conhecimentos inéditos sobre o desenvolvimento biológico estão a revolucionar os cuidados aos mais pequenos. A experiência foi substituída pela evidência científica e práticas outrora comuns são agora proscritas

    FUNDAMENTOS
    Teses de médicos portugueses
    As orientações da pediatria moderna são conhecidas em Portugal e estão adoptadas por muitos especialistas. O Expresso ouviu alguns pediatras com trabalhos publicados nesta área e com funções em hospitais públicos de referência. Entre eles, o chefe do Serviço de Pediatria do Hospital de Cascais, Luís Pinheiro; o presidente do Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos, Anselmo da Costa; o neonatologista do Hospital de Santa Maria, António Simões de Azevedo; o presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria, Luís Januário, e o director da Pediatria Médica do Hospital de Dona Estefânia, Gonçalo Cordeiro Ferreira

    Os 25 mitos da pediatria
    A vida moderna está a obrigar as crianças a uma socialização precoce e artificial

    Música na gravidez
    Não é preciso nascer para ouvir. Hoje admite-se que o feto tem capacidades auditivas a partir das 12 semanas e guarda memória dos sons após o nascimento. Recomenda-se a audição de sons graves porque têm um efeito calmante e a música clássica está entre os estilos adequados. Os ritmos binários têm a vantagem acrescida de se assemelharem ao batimento do coração da mãe. Uma curiosidade: a cadência com que as mães embalam é igual ao seu ritmo cardíaco e é por isso que o bebé adormece mais facilmente.

    Aleitamento
    Evitar alimentos como laranjas, cebolas, leguminosas ou chocolates não diminui as cólicas no bebé. A alimentação da mulher deve ser variada desde a gestação porque está provado que o feto inicia o desenvolvimento das células sensíveis ao sabor às 14 semanas. Todos são unânimes sobre os benefícios da amamentação exclusiva até aos seis meses de vida do bebé e provou-se que estão erradas as teorias sobre a fraca qualidade do leite muito líquido ou que não escorre quando é deitado num copo. O aleitamento é prioritário e deve começar ainda na sala de partos.

    Esterilização
    Ferver ou esterilizar biberões e tetinas não é necessário se os pais lavarem frequentemente, e bem, as mãos. As doenças infecciosas são menos frequentes e em condições normais de habitabilidade e de higiene basta uma lavagem que elimine os resíduos.

    Alimentos
    É um erro excluir alimentos como peixe, gema de ovo, carne de porco e frutas nos primeiros tempos de vida. A selecção visava prevenir alergias, mas as organizações internacionais defendem que atrasar a diversificação alimentar, mesmo em alérgicos, não traz benefícios. Outro erro antigo: não se deve obrigar a comer nem negociar alimentos por alimentos - por exemplo, dar uma bolacha para compensar ter comido sopa - e os legumes e frutas devem estar sempre na mesa porque a sua presença influenciará a alimentação na vida adulta. No passado, os alimentos eram introduzidos com o aparecimento dos dentes e agora são recomendados aos quatro meses, quando não há amamentação.

    Suplementos alimentares
    Vitaminas para quê? A sociedade moderna caracteriza-se pela abundância e uma dieta equilibrada é suficiente. A excepção, sobretudo no primeiro ano de vida, é a vitamina D, que gerações reforçaram com ‘colheradas’ de óleo de fígado de bacalhau. A tradição tem sido recuperada sob outras formas: os ácidos gordos são decisivos na formação das membranas cerebrais e estão a ser redescobertos em óleos de peixes de profundidade.

    Peso
    Gordura não é formosura. Cada bebé tem o seu ritmo e as variações nem sempre são sinal de doença. Os pediatras afirmam que os pais modernos se preocupam em excesso com o crescimento e recomendam que pesagem e medição só sejam feitas nas consultas de rotina.

    Sono
    Não tem fundamento o medo de que os bebés deitados de costas podem sufocar no caso de bolçarem. Em situações normais, o corpo humano está preparado para evitar estas situações. O medo levou muitos pais a deitarem os recém-nascidos de barriga para baixo, mas hoje é reprovável e perigoso. É mandatório deitar os bebés de barriga para cima, pelo menos, até aos seis meses. Depois, é o próprio bebé que escolhe a posição mais confortável. O sono solitário foi estimulado por se acreditar que promovia a autonomia, mas não está provado.

    Morte súbita‘Abafar’ os bebés não é o perigo principal. A morte de crianças saudáveis por razões inexplicáveis continua a registar-se e estudos recentes têm evidenciado que é mais comum quando os pais são fumadores, em famílias monoparentais e quando o bebé é deitado de barriga para baixo.

    Choro
    As lágrimas são mais do que fome ou fralda molhada. Descobriu-se que os bebés são muito sensíveis a estímulos e também precisam de aliviar a tensão. Ou seja, às vezes basta deixar chorar um bocadinho para perceber a mensagem.

    Banho
    Esperar pela digestão para dar banho é um mito. A água utilizada está morna e não existe choque térmico, responsável pela congestão. Além disso, o leite é de fácil digestão. O banho deve ser um prazer e a regra é ‘água quanto baste e pouco produto de limpeza’, sobretudo com glicerina, porque seca e irrita a pele em demasia.

    Pele
    Pó de talco fora da lista. A limpeza exagerada é inimiga da pele e um banho seguido de uma loção hidratante é suficiente. Na zona da fralda é necessária parcimónia no uso de toalhetes, pois limpam a sujidade, mas também podem arrastar a camada superficial da pele. Quando a fralda só está molhada e não existe irritação não é necessário usar creme ou pastas sob risco de provocar uma sensibilização excessiva. E o pó de talco está fora de moda porque as partículas podem ser inaladas pelo bebé.

    Fralda
    O uso precoce do bacio está fora de questão. Os pediatras estão a recuperar a tradição de retirar a fralda só aos dois anos porque o controlo precoce do esfíncter pode, afinal, trazer problemas.

    Botas ortopédicas
    Não vale a pena olhar para os pés antes dos dois anos. A ortopedia moderna respeita as regras de crescimento do pé e da marcha das crianças e qualquer calçado que faça alguma contenção interfere com a evolução normal. É ponto assente que é o exercício e não o calçado ortopédico ou formativo que cumpre a missão fisiológica. Sempre que possível, as crianças devem andar descalças e usar sapatos que protejam apenas o tornozelo e o calcanhar.

    Creche
    A socialização, afinal, só começa aos três anos. Na sociedade actual mães e avós trabalham e os bebés vão para a creche cada vez mais cedo. Contudo, a maioria dos pediatras regressou ao passado para recomendar os cuidados dos avós até aos três anos. Argumentam que os ganhos de afecto compensam.

    Febre
    A temperatura não é doença. A maioria das crianças faz quatro dias de febre e não é preciso baixar a temperatura de imediato como querem os pais dos nossos dias. Os médicos alertam que a febre é muitas vezes é um mecanismo de defesa do organismo e que um sinal de serenidade é a criança continuar a brincar.

    Tosse
    Adeus ao xarope. Tossir é uma forma do corpo para eliminar secreções e melhorar a respiração. Trata-se de um sintoma e não de uma doença e nos primeiros anos de vida não são recomendados inibidores.

    Aerossóis
    São os grandes terapeutas do século XXI. Ajudam a respirar melhor, contudo, os médicos têm dúvidas sobre o que os próximos avanços podem revelar sobre a sua utilização.

    Ginástica respiratória
    Comum na década de 90 revelou-se desnecessária. Era usada para bronquiolites e hoje sabe-se que aumentam o cansaço e as dificuldades de respiração.

    Remédios caseiros
    Vivem-se tempos de medicação excessiva. As precauções sobre o uso de remédios estão na ordem do dia e a regra é recuperar remédios caseiros como o xarope de cenoura e os preparados com mel.

    Vacinas
    O calendário mudou. As crianças dos nossos dias são mais vacinadas - e dizem os pediatras, estão mais protegidas - e já não é preciso recomeçar do zero quando há atrasos muito grandes.

    Flúor
    As gotas outrora comuns foram trocadas pelos dentífricos. Actualmente, é promovida a lavagem cada vez mais precoce dos dentes, aliás, logo que a dentição aparece na vida do bebé.

    Brinquedos
    Quantos mais, pior. As crianças precisam de estimular a imaginação e para isso não podem ter muitos brinquedos para poderem explorá-los ao máximo, dando-lhe várias utilizações. Os pais devem guardar os presentes, optando pela distribuição ao longo do ano.

    Animais
    Os eternos amigos estão de volta. Após várias teorias sobre o risco acrescido de alergias, cães, gatos, pássaros e outros animais são desejáveis para o desenvolvimento da criança.

    Desporto
    O cloro não faz alergia. A prática desportiva é defendida para o desenvolvimento psicomotor e a natação volta a liderar as preferências. A qualidade da água das piscinas melhorou e os bebés podem nadar a partir do sexto mês de vida. Só é preciso limpar o cloro com um banho abundante e dar bastante água para minimizar a sua presença no estômago.

    Regras
    O ónus dos pais sobre a personalidade dos filhos está mitigado. Passou a ser admitido que há crianças difíceis que complicam a vida das famílias e que as regras são, por isso, indispensáveis. A negociação deve existir, mas sem rendição, em especial, dos pais."

    Texto Vera Lúcia Arreigoso

    És um expectáculo!
    Sempre a ajudar com mensagens super interessantes!
    Bigados!
    Adorei!
    Beijinhos grandes! :angelyel:

    Comentar


    • #47
      RE:

      Inserido Inicialmente por Susana77
      Inserido Inicialmente por Patricia12
      A minha menina faz hj 8 dias e o cordão ainda n caiu...é normal??
      O rabito dela tb está sempre vermelho...durante o dia lavo sempre com aguinha mas a noite limpo com os toalhetes...será que ela é sensivel aos toalhetes? é que tem o rabinho tão vermelhito que me faz impressão....alguma dica??

      Bjocas
      Olá Olá

      Pq é que não tentas lavar sp com aguinha? Ou então tb podes experimentar uns toalhetes dos mais sensiveis tipo os da uriage por exemplo, apenas para ver se melhora. No meu caso eu uso agua termal da uriage sp. Apenas tenho os toalhetes para qdo vamos sair. Tenho compressas e depois molho na agua termal 2 ou 3 ou mais, conforme a necessidade. Tem resultado pois ela está sp bem. Apenas fiz um truque na agua termal. Como os frascos são 21€ e era 1 por semana ( quase 100€ mês!) no minino, comecei a misturar agua!! Fica cheirosa na mesma e tem um bom efeito e fica bem mais em conta!!
      E o creme do rabito metes em cada muda de fralda? Tb podes estar a colocar de mais e a pele não conseguir respirar bem, ou tb podes estar a colocar pouco e ela estar a começar a assar. As enfermeiras disseram que não era preciso colocar sp em cada muda de fralda mas eu ponho sp. Ponho é menos em algumas mudas de fralda. Espalho mais para não saturar bem a pele.

      Qto ao cordão o da Lara caiu ao 6 dia. Mas o dela ainda está mto agarrado?? e Tens limpo com o alcool?? Isso não te sei dizer nada.

      :angelpnk: Bjos:angelpnk:

      Olá!
      Nas aulas de PP a enfermeira disse-nos que o cordão umbilical poderia cair entre o 6º e o 10º dia de vida.
      O da Carlota caiu mais cedo, ao 5º dia de vida!
      Beijinhos. :angelyel:

      Comentar


      • #48
        RE:

        Inserido Inicialmente por caacardoso
        Inserido Inicialmente por Patricia12
        Olá!!

        Hj consegui actualizar-me no topico da gravidez e ainda dar aqui um saltinho!
        A Beatriz é um relogiozinho...de 3h em 3h acorda para mamar!!
        Hj fomos ao senhor dôtor....ela aumentou 145g...está com 3.240Kg...fiquei mt contente porque o meu leitinho está a alimentá-la...agora é só continuar.
        De resto está td bem com ela...tirando o rabito assado. Já estou a tratar disso e espero que ela fique melhor o mais rapido possivel.
        Esta 1ª semana foi complicada mas já me estou a habituar aos horarios.
        Hj também lhe dei a chucha pela 1ª vez porque ela só queria adormecer na maminha e assim também é uma forma de acalmá-la.

        Não me canso de olhar para ela...é tão linda e tão perfeitinha!! Estou completamente rendida!!

        Beijinhos
        Também me ando a sentir muito tentada para dar a chucha ao Vasco, o malandro só quer mama
        A parteira que me vem dar apoio a casa diz que, normalmente, só se deve dar a chucha a partir das 4/6 semanas, mas que já lha posso dar pois a amamentação parece já estar bem implementada, desde que logo a seguir à mamada e nunca antes (para ele não se confundir). Vou ver se aguento mais um pouco...

        MissTia, pois é, os bebecas de burritos não têm nada, eles ganham logo "manhas". Mas tb sabe tão bem dar mimo... Sei que não se devem adormecer ao colo, mas eu gosto tanto de lhe dar colinho e olha, às vezes adormece :-" :-" :-"

        Ficamos a aguardar a chegada de mais mamas e respectivos tesouros aqui ao cantinho

        Bjocas
        Eu dei a chucha ao Afonso logo no seu 2º dia de vida. A pediatra nunca me disse nada e até se riu qd o viu com a maozinha a segura-la
        É ele q me a pede as vezes... O papa ensinou-o a agarra-la e entao ele adormece assim. Eu não consigo perceber é como é q continua a chuchar e a dormir lol eu qd durmo não consigo fazer mais nada :? hehehe

        É tão bom dar de mamar não é mamãs? Dizem q é dificil... nada disso!! É um momento tão nosso...

        Beijinho pra todas
        .
        No dia 26 de Novembro de 2008 chegou o meu principe encantado


        E no dia 14 de Setembro de 2010 chegou o meu segundo principe encantado


        Madrinha: Cat&Vasco

        Comentar


        • #49
          RE:

          Inserido Inicialmente por MissTia

          É tão bom dar de mamar não é mamãs? Dizem q é dificil... nada disso!! É um momento tão nosso...

          Beijinho pra todas
          Podes crer!!!

          Eu dizia ao papá que me ía custar muito amamentar por causa da conotação sexual dos seios mas a verdade é que não me custa mesmo nada.
          Vamos ver se nos aguentamos em exclusivo até aos seis meses!!!

          Bjoca
          O meu tesouro mais precioso nasceu no dia 4 de Dezembro de 2008, às 9h16min, com 50 cm e 3,310Kg


          A maminha acabou no dia 29 de Maio de 2010

          Novo tesouro a caminho!!! Vem aí uma mana

          Comentar


          • #50
            RE:

            Inserido Inicialmente por MissTia
            Inserido Inicialmente por caacardoso
            Inserido Inicialmente por Patricia12
            Olá!!

            Hj consegui actualizar-me no topico da gravidez e ainda dar aqui um saltinho!
            A Beatriz é um relogiozinho...de 3h em 3h acorda para mamar!!
            Hj fomos ao senhor dôtor....ela aumentou 145g...está com 3.240Kg...fiquei mt contente porque o meu leitinho está a alimentá-la...agora é só continuar.
            De resto está td bem com ela...tirando o rabito assado. Já estou a tratar disso e espero que ela fique melhor o mais rapido possivel.
            Esta 1ª semana foi complicada mas já me estou a habituar aos horarios.
            Hj também lhe dei a chucha pela 1ª vez porque ela só queria adormecer na maminha e assim também é uma forma de acalmá-la.

            Não me canso de olhar para ela...é tão linda e tão perfeitinha!! Estou completamente rendida!!

            Beijinhos
            Também me ando a sentir muito tentada para dar a chucha ao Vasco, o malandro só quer mama
            A parteira que me vem dar apoio a casa diz que, normalmente, só se deve dar a chucha a partir das 4/6 semanas, mas que já lha posso dar pois a amamentação parece já estar bem implementada, desde que logo a seguir à mamada e nunca antes (para ele não se confundir). Vou ver se aguento mais um pouco...

            MissTia, pois é, os bebecas de burritos não têm nada, eles ganham logo "manhas". Mas tb sabe tão bem dar mimo... Sei que não se devem adormecer ao colo, mas eu gosto tanto de lhe dar colinho e olha, às vezes adormece :-" :-" :-"

            Ficamos a aguardar a chegada de mais mamas e respectivos tesouros aqui ao cantinho

            Bjocas
            Eu dei a chucha ao Afonso logo no seu 2º dia de vida. A pediatra nunca me disse nada e até se riu qd o viu com a maozinha a segura-la
            É ele q me a pede as vezes... O papa ensinou-o a agarra-la e entao ele adormece assim. Eu não consigo perceber é como é q continua a chuchar e a dormir lol eu qd durmo não consigo fazer mais nada :? hehehe

            É tão bom dar de mamar não é mamãs? Dizem q é dificil... nada disso!! É um momento tão nosso...

            Beijinho pra todas
            Olá!
            Eu já experimentei dar chucha à Carlota - ela pegou bem mas estava-se a portar mal com a mama (já lhe pegava durante menos tempo) e decidi pôr a chucha de lado, mas na mala anda sempre uma chucha de reserva, não vá o diabo tecê-las!
            É verdade - eu tou adorar amamentar! Estamos a proporcionar aos nossos bebés um sistema imunitário mais forte e além do mais sempre se poupam uns bons euritos :2cents: visto que as latas de leite são caríssimas e até encontrarmos o leite a que os nossos bebés se melhor adaptam, vai lá vai!
            Beijos grandes! :angelyel:

            Comentar


            • #51
              RE:

              Olá a todas!

              Uma questão: às meninas que fizeram a episiotomia já vos começaram a cair os pontos? Eu sinto muita comichão (dizem que é sinal que estão a cicatrizar bem) mas até agora ainda não caiu nenhum e a Carlota já nasceu há 10 dias.
              Beijinhos grandes a todas!:angelyel:

              Comentar


              • #52
                RE:

                Inserido Inicialmente por carochinha81
                Olá a todas!

                Uma questão: às meninas que fizeram a episiotomia já vos começaram a cair os pontos? Eu sinto muita comichão (dizem que é sinal que estão a cicatrizar bem) mas até agora ainda não caiu nenhum e a Carlota já nasceu há 10 dias.
                Beijinhos grandes a todas!:angelyel:
                Os meus também ainda n cairam...dizem que as vezes demora 15 dias...desde que n estejam infectados n te preocupes!!
                beijinhos
                A minha princesa nasceu no dia 04.Dez.08 às 19h10m com 3.095Kg e 47,1cm


                Madrilhada: bcampanico - A Margarida nasceu no dia 11.Dez.08
                Afilhada: margherita - A Mara nasceu no dia 11.Dez.08

                O nosso blog: http://sonhosdalgodao.blogspot.com

                Comentar


                • #53
                  RE:

                  Inserido Inicialmente por Patricia12
                  Inserido Inicialmente por carochinha81
                  Olá a todas!

                  Uma questão: às meninas que fizeram a episiotomia já vos começaram a cair os pontos? Eu sinto muita comichão (dizem que é sinal que estão a cicatrizar bem) mas até agora ainda não caiu nenhum e a Carlota já nasceu há 10 dias.
                  Beijinhos grandes a todas!:angelyel:
                  Os meus também ainda n cairam...dizem que as vezes demora 15 dias...desde que n estejam infectados n te preocupes!!
                  beijinhos

                  Sim infectados não estão, já nem tenho dores nem nada.
                  Já me consigo sentar bem, baixo-me bem.
                  Sinto é comichão e uma vontade enorme de lá ir coçar (dizem que é sinal de que está a cicatrizar bem!).
                  Ok então vamos aguardar até que comecem a cair...
                  Bigados pela resposta, fico mais descansada!
                  Beijinhos grandes! :angelyel:

                  Comentar


                  • #54
                    RE:

                    Olá a todas.
                    Antes de mais os meus parabéns a quem já tem os seus rebentos nos braços.
                    Venho ANUNCIAR A CHEGADA DO JOÃO PEDRO.
                    Já lá vão uns dias mas so hoje é que consegui vir aqui dar uma espreitada.
                    O JOAO PEDRO nasceu no dia 29 de Novembro, com 48 cm e 2,945 kg.
                    Nasceu de cesariana de urgência, pois no dia 28 à tarde rompi a bolsa. Por essa razão o João Pedro teve de ficar internado 7 dias mas agora finalmente está em casa e está tudo bem.
                    Foi uma chegada imprevista e atribulada, pois nem o raio do saco estava pronto e nem a cama montada. Pois é, estava tudo programado para se fazer no 1º fim de semana de Dezembro, e deixar tudo prontinho para a chegada do piolho. Só que ele é que achou que devia chegar mais cedo (quando atré a cesariana estava programada para dia 11 de Dezembro).
                    Gostaria de pôr uma foto, mas não sei como e não encontro o tópico que explica como fazer. Se me puderem dar uma ajuda agradeço.
                    Beijinhos a todas as mamas e aos seus rebentos


                    Comentar


                    • #55
                      RE:

                      Inserido Inicialmente por carochinha81
                      Inserido Inicialmente por Patricia12
                      Inserido Inicialmente por carochinha81
                      Olá a todas!

                      Uma questão: às meninas que fizeram a episiotomia já vos começaram a cair os pontos? Eu sinto muita comichão (dizem que é sinal que estão a cicatrizar bem) mas até agora ainda não caiu nenhum e a Carlota já nasceu há 10 dias.
                      Beijinhos grandes a todas!:angelyel:
                      Os meus também ainda n cairam...dizem que as vezes demora 15 dias...desde que n estejam infectados n te preocupes!!
                      beijinhos

                      Sim infectados não estão, já nem tenho dores nem nada.
                      Já me consigo sentar bem, baixo-me bem.
                      Sinto é comichão e uma vontade enorme de lá ir coçar (dizem que é sinal de que está a cicatrizar bem!).
                      Ok então vamos aguardar até que comecem a cair...
                      Bigados pela resposta, fico mais descansada!
                      Beijinhos grandes! :angelyel:
                      Olá mamãs.
                      Os meus pontos também dão comichão... às vezes ardem-me um bocadinho.
                      Estou ansiosa para que caiam... pois sei que depois é mais fácil... ainda não me sento muito bem...
                      Espero que por estes dias eles vão dar uma volta.
                      beijinhos
                      Jane & Cia
                      *
                      O JoãoNasceu a 24 de Novembro de 2005__ A Clara Nasceu a 7 de Dezembro de 2008

                      *
                      *Madrilhada da Clara: Patims *Afilhadas da Jane & Cia mariajoam - princesa Matilde nasceu a 15 de Dezembro Patims - princesa Inês nasceu a 21 de Dezembro isabelmrjc - princesa Ana nasceu a 31 de Dezembro

                      Comentar


                      • #56
                        RE:

                        A Clara faz hoje uma semana! :angelpnk:
                        Jane & Cia
                        *
                        O JoãoNasceu a 24 de Novembro de 2005__ A Clara Nasceu a 7 de Dezembro de 2008

                        *
                        *Madrilhada da Clara: Patims *Afilhadas da Jane & Cia mariajoam - princesa Matilde nasceu a 15 de Dezembro Patims - princesa Inês nasceu a 21 de Dezembro isabelmrjc - princesa Ana nasceu a 31 de Dezembro

                        Comentar


                        • #57
                          RE:

                          Inserido Inicialmente por Jane & Cia
                          E chego a um dos temas que já está aqui em discussão. A amamentação não aconteceu na sala de partos, ela não pegou no peito e logo foi levada para a incubadora... nas primeiras vezes tb não pegava no peito... era preciso muito tempo de volta dela... Agora já mama bem e durante mais tempo... tento fazer como já aconselhou a Patims, destapá-la para que não adormeça ao fim de 5 minutos. Não sei como acontece aos bebés que se habituam ao biberon... mas penso que se pudermos evitar e ultrapassar os primeiros difíceis dias que a amamentação pode vir a ser um sucesso.
                          A Mariana só ontem é que começou a mamar, e foi um castigo, como a mamã estava na URCI ela estava ao cuidado das enfermeiras do "Espaço Bebé", onde era alimentada a biberon, ora, ela habitou-se à facilidade que é o biberon, ontem nem por nada queria mamar, mas as enfermeiras lá conseguiram colocá-la no bom caminho.

                          Hoje a mamã já me telefonou e diz que está de rastos, não descansou nada, a marota passa imenso tempo a mamar mas não fica satisfeita, não sei se o peito ainda não produz a quantidade e qualidade desejadas, a enfermeira diz que a Mariana é de muito alimento, teve que lhe dar uma dose extra de biberon para ela se calar e dormir.

                          As enfermeiras também aconselharam a que a bebé não estivesse muito quente, destapar a bebé ou mesmo desapertar a parte de baixo do babygrow e um apertozinho no pé também ajuda, para que não adormeça.

                          Isto é tudo novidade, vamos lá ver como corre :?

                          Ah! outra coisa, hoje a enfermeira disse que ela está com Icterícia neonatal, aconselharam coloca-la à claridade :?

                          Icterícia é uma situação habitual no recém-nascido e normalmente não é motivo de preocupação.

                          A icterícia “normal” ou fisiológica aparece habitualmente no 2ª ou 3º dia de vida, em cerca de 50% dos bebés de termo saudáveis, sendo mais evidente entre o quarto e o sétimo dias de vida, desaparecendo frequentemente ao fim de uma semana.

                          A icterícia geralmente ocorre porque as funções hepáticas não estão ainda suficientemente desenvolvidas (fígado imaturo) à nascença, especialmente nos bebés de baixo peso ou nos prematuros.
                          Uma das funções do fígado é extrair a bilirrubina do sangue. Esta tem origem na normal destruição dos glóbulos vermelhos e acontece diariamente durante toda a vida, mas é mais pronunciada no período neo-natal. Até o fígado do bebé começar a funcionar em pleno, a bilirrubina tende a subir no sangue, causando um tom amarelado da pele e da “branca dos olhos”.


                          Comentar


                          • #58
                            RE:

                            Inserido Inicialmente por carochinha81
                            Olá a todas!

                            Uma questão: às meninas que fizeram a episiotomia já vos começaram a cair os pontos? Eu sinto muita comichão (dizem que é sinal que estão a cicatrizar bem) mas até agora ainda não caiu nenhum e a Carlota já nasceu há 10 dias.
                            Beijinhos grandes a todas!:angelyel:
                            eu tirei os de tirar passados 5 dias e entretanto têm-me caído aqueles que são de cair, pois quando me limpo às vezes sai um fiozinho tipo cordão.
                            "Mãe, o amor é colo"





                            Comentar


                            • #59
                              RE:

                              Mamãs, os vossos bebés bolsam muito?
                              De há uns dias para cá, o Afonso tem bolsado bastante... fico preocupada.. Não sei se hei-de dar novamente leitinho ou se é um sinal de que está cheio...

                              Ajuda...
                              "Mãe, o amor é colo"





                              Comentar


                              • #60
                                RE:

                                Inserido Inicialmente por veneza
                                Mamãs, os vossos bebés bolsam muito?
                                De há uns dias para cá, o Afonso tem bolsado bastante... fico preocupada.. Não sei se hei-de dar novamente leitinho ou se é um sinal de que está cheio...

                                Ajuda...
                                Ola!
                                O meu filhote tambem bolsa muito.. a enfermeira disse que nao tenho que me preocupa, que se ele bolsa e porque comeu demais, e se ele ta a ganhar peso e porque ta tudo bem..
                                o meu filhote inclusive pede me sempre mais maminha depois de bolsar.. a enfermeira disse para lhe dar na mesma, sempre que ele pedir.. e eu dou...

                                bjinhos..

                                e um olá pa todas!!
                                ja agora.. de quanto em quanto tempo dao maminha aos vossos filhotes?? é que ao meu Gabi tenho que ser eu a acorda-lo, que apesar de ser cada dia mais dificil para ele adormecer, que so quer e tar na maminha, depois dorme profundamente e nao acorda...
                                (tambem quero por uma foto do meu lindão.. mas o papá acho que me esgana.. :? )
                                [hr]





                                O Principe Nasceu: 4 de Dezembro 2008 (39s) - 3,550kg e 49,1cm



                                Afilhada :star: sign_mum - O Rodrigo nasceu 02/02/2009

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X