Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Os pimpolhos mais lindos do mundo - Dezembro 2007

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE: Os pimpolhos mais lindos do mundo - Dezembro 2007

    Olá meninas



    Esta noite já foi melhor, obrigada pelas dicas (aquela do bombom parece-me fácil ).



    A Bia tb anda a dormir comnosco qs todas as noites, às 3h da matina (já tem hora marcada e tudo)... entretanto descobri-lhe mais um molar, o q justificou algumas das noites mal dormidas... problema é que o paizinho dela não a sabe acalmar na cama, por isso ou passo eu a noite toda de volta dela, ou vai´lá ele e trá-la directamente para o nosso meio :w00t:



    carla, eu usei sling e tenho pena de não ter descoberto mais cedo... comprei já a Bia tinha uns 6 meses e usei bastante (ainda a semana passada, num dia de mais chuva, usei o sling - mais prático para a levar ao colo juntamente com as tralhas e o chapéu)!

    Se quiseres posso enviar-te os meus (tenho um pouch e um de argolas) para experimentares e veres se queres comprar... até tos oferecia, mas como penso em dar-lhes uso daqui a uns meses... os bonecos do quarto estão mt giros!
    tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


    Vendas em 1ª e 2ª mão;

    Comentar


    • RE: Os pimpolhos mais lindos do mundo - Dezembro 2007

      Boa tarde



      Pois é amigas... 5ª feira... quase 6ª feira e uma semana de trabalho já está a chegar ao fim.



      Hoje mais um almoço FABULOSO!!!!!!!! Com gajas lindas, inteligentes que proporcionam 2 horas de conversa e risos muito saudaveis para a pele e para o espírito!

      Realmente temos de fazer destas coisas mas com mais tempo.



      Vou dar uma volta pelo gmail



      Beijos até logo


      Comentar


      • RE: Os pimpolhos mais lindos do mundo - Dezembro 2007

        ClauBAraujo (20-01-2010)Ola meninas

        passei so para dizer um olá..tenho estado numa serie de workshops e esta dificil

        Para alem disso tive os miudos doentes, com otite o Tomas e uma tosse horrivel o Miguel...mas ja estao melhores..

        MAndo um grande beijinhos para os meus queridos afilhados?? e para todos os outros tamb+em e erespectivas mamãs...

        NNao tive tempo de ler para tras...ja há novidades da Carla e pequena Alice???

        Elsa da ultima vez que me actualizei o teu pimpolho estava doentinho...espero que ja esteja melhor...

        Beijos


        As melhoras para os teus pimpolho~s, o Tiago já está melhor, obrigada.

        Comentar


        • RE: Os pimpolhos mais lindos do mundo - Dezembro 2007

          Trina (20-01-2010)Boas tardes

          Hoje de manhã a Sara chegou ao pé de mim 5 e tal da manhã...MÃE!!! Lá fui po-la ao quarto a dizer que era mto cedo, bla, bla. Ainda quis fazer xixi e ficou-se. Fez uma barulho qq e ouvi "molhado", mas acabei por adormecer. Afinal o molhado foi vómitos, deu-lhe tosse e vomitou. Ao acabar de beber o leite da manhã, vomitou-o todo...ainda me disse que tinha um cabelo na boca mas n vi nada

          Agora não sei se será expecturação que ela tem, se foi alguma coisa que lhe caiu mal ontem à noite (ela comeu um popo-seco qs todo só deixou um quartinho, nunca tal tinha acontecido e uma chávena de leite). Jantou bem e comeu anona...n sei se foi a anona que lhe baralhou o estómago...

          Sei que vomitou o leite do lanche da manhã e que almoçou mais ou menos. A ver vamos

          Bem, trabalhar mais um cadito


          Coitadinha da Sara, o Tiago também foi das duas vezes, já a dormir que vomitou.

          Comentar


          • RE: Os pimpolhos mais lindos do mundo - Dezembro 2007

            Olá gajasssssssssssssssss!



            Finalmente consegui vir cá...cheguei hoje ao trabalha e não tinha net mas não era a rede, a administração tinha ma bloqueado por acaso foi um engano mas deu para ver como este cantinho faz-me falta



            Bem, já vi q há pimpolhos doentinhos, o meu não é excepção...anda com tosse e ranhoca.

            Esta noite dormiu melhor porque levantei-lhe mais a cabecinha o q fez com q não tivesse mta tosse



            Já vi q houve almoço...mto bem, assim é q é!

            A Alice tb ainda não nasceu...faz bem ficar mais uns dias no quentinho!



            Filó, estás doentinha? As melhoras...



            É verdade...o meu surfista tem se portado bem qto ao desfralde.

            No 1º dia veio uma muda com chichi, ontem nenhuma...se for sempre assim vai bem



            Jinhos, até amanhã!
            Afilhada mai boua Kinder Surpresa - sou uma madrinha muito orgulhosaÉ um AFONSO
            Sou Madrinha do Rodriguinho da rmfcunha (Rosa) / O Afonso é afilhado da Sfalcao =DDD / A minha pinxesa é afilhada da minha querida Freddy

            Comentar


            • RE: Os pimpolhos mais lindos do mundo - Dezembro 2007

              freddy (20-01-2010)ola amigas , espero ke estejam bem , eu cá vou indo, no trabalho , uns dias melhores outro nem por isso, mas adiante, em casa , tenho o meu gajedo todo constipado , no FIM DE SEMANA CHEgA A MIM DE CERTEZA:w00t::w00t:

              bem novidades nenhumas, a não ser ke a Constança mudou-se definitivamnete pra nossa cama , tudo corrreu bem sempre dormiu na cama dela desde de ke nasceu, mudou pro quarto dela no verão, nem deu por isso, agora, a uns tempro pra ´ca começou por acordar as 5 da manha e pulava pra nossa cama , okei, nesta altura a coisa era pacifica, eu levantava me passado 2 horas, okei, depois passado uns tempos, começou a cordar as 3 depois as 2 e agora,(ontem) 23.30ou seja já ando a dormir com a catarina quase a 3 semanas, tão a imaginar a vida cá em casa né?'???se ainda se podia brincar "aos medicos " até as 2 da manha

              a, kero ver agora como vai ser:w00t::w00t::w00t::w00t::w00t::w00t:mas a culpa foi do papai ke por preguiça nunca quis ir por a menina na cama kando ela ACORDAVA AS 3 ,AGORA AS 23.30????E PRONTO ESTA É NOVIDADE DA SEMaNA, TOU DE REGIME , SE É KE ME ENTENDEM,:w00t::w00t::w00t::hehe::hehe::hehe: ACABOU-SE AS DESCULPAS COM DORES DE CABEÇA E AFINS, AGORA A DESCULPA É ESTA INTRUSA NA NOSSA CAMA.:hehe::hehe:

              recados rapidos:

              tataruguinha, ainda por cá sim senhora, esssa alicinha, vai ser tudo como ela quer , acho mto bem, nada como ser do signo AQUARIO, o melhor signo do zodiaco, o signo do amor fraterno, BLÁ BLA BLA WHISKAS SAQUETAS.:-({|=

              BEM NÃO ME LEMBRO DE COMENTAR MAIS NADA, TENHO IMENSA PENA DE TAR TÃO LONGE, É COM TODA A CERTEZA UMA DAS COISAS KE Mais VOS INVEJO, NO BOM SENTIDO DA PALAVRA INVEJA, É A PROXIMIDADE DE ALGUEM , EU UNCA TENHO NINGUEM,MAS PRONTO delicio me a ler vos, faz me bem a mente , ponho a imaginar ke se vivesse perto tb andava sempre nessa galhofa, beijos pra todas.

              agora vou, ainda tenho a cozinha por arrumar, e tenho de começar arranjar tempo a noite pra estudar daki a pocos meses lá vou eu , tentar fazer os exames pra entrar ,n ensino superior tenho em mãos economia , portugues e comunicação pra estudar, hoje ao almoço tentei ler duas paginas ai amigas, não sei aonde vou arranjar forças , mas pronto vou tentar.....:crazy:

              beijos mais uma vez pra todas fuiiiiiiiiiiiii


              O meu Tiago agora também só adormece ao pé de mim, mas quando o pai se vai deitar leva-o para a cama dele.

              Comentar


              • RE: Os pimpolhos mais lindos do mundo - Dezembro 2007

                Olá a todas.



                Susana boa sorte, entra com o pé direito.



                Timtim o colégio das meninas é só até aos 3 anos por isso é que vão todos sair, mesmo os que só fazem 3 anos em dezembro.



                Hoje fui ver as instalações do colegio para onde vão a maioria dos coleguinhas delas, não é grande mas é aconchegado e está bem organizado.

                Têm musica e educação fisica como actividades extra-curriculares. Estavam os meninos dos 4 a ter aula, achei que as minhas iam adorar, gostam tanto de musica.

                O ponto que achei menos positivo isto no caso da dieta das minhas é que a alimentação é fornecida por uma empresa, enquanto que no colegio das minhas têm cozinha, mas é uma questão de falar sobre a dieta delas e ver se consigo que forneçam só o que elas podem comer.

                A questão principal é que já estão meninos em lista de espera e as minhas não têm prioridade porque só completam 3 anos em dezembro.

                Vou ver outros e tenho de decidir pelo melhor para elas, quero evitar muitas mudanças.



                Tataruga então já começaram as contracções, deve estar para breve, boa hora.

                As pinturas estão muito giras.



                As melhoras aos doentinhos.



                Beijos a todas.












                A minha afilhada linda Beatriz da Sfalcao



                O meu afilhado lindo Martim da Silvy



                A Sofia afilhada da Carla.Sofia



                A Sara afilhada da Mag

                Comentar


                • RE: Os pimpolhos mais lindos do mundo - Dezembro 2007

                  Boa noite!!!



                  Hoje não vou comentar nada... estou cheia de sono!!



                  Deitei-me tarde, o marido anda com uma pica que valha-me deus... :w00t::w00t::w00t::w00t: O João bebeu leite às 5.30 e a Bia às 6.30!! Levantei-me eram 7.00 podem imaginar!



                  O dia de trabalho correu bem, muitas actualizações, simulações finais dos novos meninos... soube de uma que não me agradou, os novos operadores foram aceites para horários de part-time entre as 17.00 e a 01.00!!! Que horário é que pensam que eu vou fazer para os poder acompanhar?!??!



                  Quanto à questão da auxiliar, hoje consegui falar com ela! Já não apanhei as duas, falei só com ela!



                  O que me disse foi que acham a Bia diferente apenas nas refeições, que não come sozinha, faz birrinhas para não comer o que não lhe agrada. Que só notam estas diferenças desde que o irmão foi para o colégio! Sinceramente, não sei...



                  Que elas tratam os meninos todos de forma diferente, porque eles são diferentes... que ela por vezes ralha e até dá umas palmadas a alguns deles, mas que com a Bia nunca foi preciso! Que ela sempre fez tudo o que elas mandam e que sabem que se falarem com ela um pouco mais alto ou agressivo que ela chorava logo!



                  Que ela já notou isso e que se apercebe que alguns dos outros são tratados de outra forma, que está sempre muito atenta ao que estão a fazer!



                  Disse-me que tinhamos de confiar nelas, aí eu disse que desde a reunião elas não eram as mesmas e que neste momento eu não conseguia deixar a minha filha com elas descansada! Que como mãe que ela é deveria compreender, ao que ela me disse que eu tinha razão, mas que elas faziam o máximo com o que tinham e que nunca a tinham tratado mal. Que não podiam deixar de a obrigar a comer, pois depois os outros também não queriam comer... eu disse que ia continuar a insistir que não queria que obrigassem a comer. Se ela já tinha comido 2 iogurtes que não a obrigassem a comer um pão. Desde que ela já tivesse comido alguma coisa que não queria dramas para comer, principalmente coisas que não está habituada a comer em casa, como fiambre!



                  Que de resto que acham normal... dorme bem, brinca e tem-se portado bem com o desfralde!



                  Eu hoje achei-a mais descontraída vamos lá ver...



                  O pai vai estar bem atento este mês que se segue!



                  Bem, bou descansar!



                  Beijinhos



                  P.S. - Silvia e Carla Obrigada pelos sms´s!


                  Comentar


                  • RE: Os pimpolhos mais lindos do mundo - Dezembro 2007

                    Olá meninas!!



                    Espero que estejam todos melhorzinhos...



                    Este fim de semana vou passear até à serra da estrela mas o piolho fica com os avós..vão só adultos...vamos esquiar..lol...acho que vai ser giro..vamos ficar numa casinha tipica da serra perto do piódão..tenho vontade de espairecer, vai-me fazer bem..



                    Tou cheia de sono por isso só vou comentar a Susana:



                    Amiga não me parece muito normal isso que essa auxiliar disse..nunca se deve obrigar uma criança a comer e foi muito mau dizer que ralha e até dá palmadas em alguns..isso não me parece muito bom vindo de uma pessoa que trabalha com crianças...não pode ser...eu não ficaria descansada...



                    E depois há a questão de não ter educadoras...eu acho que é mesmo obrigatório e se fosse a vocês informava-me bem, porque só não é obrigatório na sala de berçário a partir daí é, e eu acho que eles andam-se a escapar a essa situação...uma inspecção resolve logo o problema..não pode ter só auxiliares por sala com 15 meninos..



                    Uma situação complicada pode trazer traumas à menina e criar-lhe pavor à escola e isso não é nada bom...



                    Espero sinceramente que consigam resolver as coisas, mas ponderem tirá-la de lá de for o caso...não há mais nenhum ai perto que a pudessem por?



                    Beijinhos para todas as outras meninas e até amanhã!



                    Sílvia

                    Comentar


                    • RE: Os pimpolhos mais lindos do mundo - Dezembro 2007

                      Olá mamãs,



                      Eu sei que estou em falta convosco, mas ando às voltas com as papeladas finais do curso, para me candidatar a estágio. Para além disso, já tenho algumas entrevistas marcadas e ando a correr por todo o lado.



                      A Leonor está óptima. Já não adormece sozinha (foi só mesmo na semana que esteve doente). O pediatra mandou dar-lhe novamente Viternum, mas vou esperar pela próxima consulta no CS em Maio, para ver a evolução do peso. Eu até acho que ela tem um apetite saudável, mas não come hidratos de carbono. Ainda ontem o jantar foi peixe, com batatas e couves cozidas. Comeu uma pratada de couves e peixe regados com azeite, mas recusou-se a comer a batata.



                      Susana: espero que o dia tenha corrido bem. Esse novo horário não é nada fácil! Quanto ao infantário, eu acho que me passava se alguém me dissese que davam palmadas aos miúdos no infantário da Leonor. Tirava-a logo de lá! E essa história de obrigar os miúdos a comer... Não é novidade nenhuma que a Leonor é uma peste para comer, mas no Infantário eles já sabem e fazem vários malabarismos para ela comer (nos primeiros tempos, comia sempre no jardim, porque só assim estava distraída), mas nunca a obrigam, porque eu deixei bem claro que não queria que o fizessem (até porque ela vomita com facilidade!)



                      Vânia: felizmente, o infantário da Leonor vai até aos 10 anos. Nem sei o que seria mudá-la agora. De morou tanto tempo a habituar-se... Espero que encontres um infantário a teu gosto!! Um beijinho especial para a minha afilhada e para a mana dela!!



                      Rosa: um dia destes, acho que vou aí a Lisboa almoçar convosco!!! Como está o empréstimo?



                      Sílvia: boas férias, só para adultos



                      JInhos para todas.
                      [h4]__________________________________________________ ___________________________________________
                      [/h4]

                      Sou madrinha da Sofia da Vânia!
                      A Leonor é afilhada da Mara
                      O meu blog:A alegria de ser MULHER

                      Comentar


                      • RE: Os pimpolhos mais lindos do mundo - Dezembro 2007

                        Susana fiquei indignada com o que contas. Desculpa as minhas respostas, mas é só uma opinião:P

                        Não desistas, continua a pressionar até conseguires o melhor para os teus filhos.



                        sfalcao (21-01-2010)

                        Quanto à questão da auxiliar, hoje consegui falar com ela! Já não apanhei as duas, falei só com ela!



                        O que me disse foi que acham a Bia diferente apenas nas refeições, que não come sozinha, faz birrinhas para não comer o que não lhe agrada. Que só notam estas diferenças desde que o irmão foi para o colégio! Sinceramente, não sei... se a Bia está diferente desde o que o irmão foi para o infantário é pq é uma reacção à presença do mano e deve querer mais atenção. Toda a gente sabe que se deve dar então mais atenção e não embirrar com a crinaça carente



                        Que elas tratam os meninos todos de forma diferente, porque eles são diferentes... que ela por vezes ralha e até dá umas palmadas a alguns deles, mas que com a Bia nunca foi preciso! Que ela sempre fez tudo o que elas mandam e que sabem que se falarem com ela um pouco mais alto ou agressivo que ela chorava logo! Não acho nada bom princípio baterem. Afinal as educadoras devem ser um exemplo e se elas batem pq não há-de a tua filha bater nos outros. Numa reunião de pais deveriam discutir se concordam que batam nos meninos ou não.



                        Que ela já notou isso e que se apercebe que alguns dos outros são tratados de outra forma, que está sempre muito atenta ao que estão a fazer! elas até podem não ter batido na Bia, mas se a menina as vê bater nos outros pode ficar com tanto medo e receio como se batessem nela



                        Disse-me que tinhamos de confiar nelas, aí eu disse que desde a reunião elas não eram as mesmas e que neste momento eu não conseguia deixar a minha filha com elas descansada! Que como mãe que ela é deveria compreender, ao que ela me disse que eu tinha razão, mas que elas faziam o máximo com o que tinham e que nunca a tinham tratado mal. Que não podiam deixar de a obrigar a comer, pois depois os outros também não queriam comer... eu disse que ia continuar a insistir que não queria que obrigassem a comer. Se ela já tinha comido 2 iogurtes que não a obrigassem a comer um pão. Desde que ela já tivesse comido alguma coisa que não queria dramas para comer, principalmente coisas que não está habituada a comer em casa, como fiambre!isso de obrigar a comer é um disparate. Então elas não dizem que os tratam de forma diferente pq são diferentes? Afinal onde está a coerência. Nós que somos adultos não comemos todos os dias a mesma quantidade e muito menos comemos todos a mesma quantidade. Pq é que uma criança avia de ser assim? A decisão de insistir (não obrigar) mais ou menos com a alimentação deve ser dos pais



                        Que de resto que acham normal... dorme bem, brinca e tem-se portado bem com o desfralde! pq a Bia é uma valentona muito simpática

                        Eu hoje achei-a mais descontraída vamos lá ver...

                        O pai vai estar bem atento este mês que se segue!

                        Bem, bou descansar!

                        Beijinhos


                        Sócia n.º 51

                        Comentar


                        • RE: Os pimpolhos mais lindos do mundo - Dezembro 2007

                          Bom dia!



                          Já vi que há mamãs a ir para a Neve de fds. Que bom Divirtam-se.



                          Aicosta sim, a tua menina é mesmo amorosa:hehe:



                          Tirna O Rodrigo tb não vai ao colo de estranhos e detesta que lhe mexam no cabelo (o que fazem sempre). Se não lhe ligarem ele continua na dele e enturma-se muito bem. Mas se querem beijos, abraços e colo o rapaz fica possesso e oferece tau-tau a toda a gente.



                          A prevenar tem 4 doses, sendo que a última costuma ser aos 18 ou 24 meses. Os n/ meninos tomaram a Prevenar 7, mas agora em Janeiro de 2010 saiu a Prevenar 13 (protege contra mais tipos de meningite). Então, na consulta dos 24 meses o pedi mandou dar o reforço da Prevenar, mas como faltava 1 mês para sair a mais actual ele recomendou que esperássemos por esta nova vacina.

                          Agora, eu pensava é que depois das vacinas dos 18 meses só lá voltava aos 5 anos (foi o que escreveram no cartão de vacinas). E afinal ainda faltaram 3 picas: 2 da gripe A e a Prevenar.



                          Tataruga eu bem que deitei o olho aos slings, mas não vi à venda em lojas e não arrisquei comprar na net. Usei 1 marsúpio da Chicco, desde o nascimento. Foi muuuuuuuuuuuuito útil, mas não deve ser tão confortável como o sling, e aos 8 meses já não servia para mais.



                          Vânia pois, realmente precisas de procuara um infantário ou pré-primária. O ideal era as meninas continuarem com os amiguinhos da Creche, mas se não conseguires é sempre bom teres uma opção.



                          Beijinhos

                          Sócia n.º 51

                          Comentar


                          • RE: Os pimpolhos mais lindos do mundo - Dezembro 2007

                            sfalcao (20-01-2010)Olá!!!

                            Hoje lá fui à reunião... a patroa não estava, estavam só as "assistentes"... portanto, foi só discutir assuntos e enviar recados! Sim, porque eu só vou começar agora, mas tenho lá colegas que subiram em Maio e no papel ainda estão nas mesmas condições... e a ganhar menos!! :w00t::w00t::w00t:

                            Quanto a mim, vou ser incubadora de novos operadores... ou seja, eles acabam a formação, vão ouvir umas chamadas dos mais velhos e depois ficam encarregues a mim, durante um mês, que é experimental! No final, tenho de decidir se eles assinam ou não contracto... vamos lá ver... houve muitas vozes a discordarem da nova função e que não fazia muito sentido e que isto e que aquilo... Estou com um bocado de medo, pois neste momento, não tenho os conhecimentos que tinha antes e muita da informação mudou... Amanhã vou-me enfornar no meu pc e ler...

                            Ainda por cima, começo amanhã, eles começam 6ª! Terça e sexta saem outros... ai... 45 gajos...

                            Quanto à princesa hoje já vinha mais chorosa outra vez... quando a fui buscar, ainda ouvi um comentário porque ela começou a choramingar por causa de uma amiguinha lhe ter feito qualquer coisa, "às vezes quanto mais os protegem pior é..."

                            Opá, estava cheia de pressa para a reunião... vim de lá com um nó na garganta... ela é tão pequenina... se lhe fazem algum mal!??!?! Não estou nada bem, com esta situação e amanhã vou tentar falar com as duas ao mesmo tempo!

                            O João está muito bem entregue, não tem comparação... a Bia também já esteve com a auxiliar do João! Nasceu para aquilo... passa o dia de volta deles... é diferente!

                            Elsa Então esses vómitos e diarreias!??! Melhores!??!

                            Bem, vou indo que estou KO!


                            Susana boa sorte na volta ao trabalho, espero que consigas bons resultados.



                            Acho que tens mesmo que falar com as auxiliares e confronta-las para ver o que se passa com a menina.

                            Ainda bem que o João está bem entregue, há gente que não tem vocação nenhuma para o que faz.



                            Os vómitos e diarreia aqui para este lado passaram, obrigada.




                            Comentar


                            • RE: Os pimpolhos mais lindos do mundo - Dezembro 2007

                              Trina (21-01-2010)Bom dia

                              A Sara já está melhor, pelo menos aparntemente. Vomitou na escola o almoço e o leite do lanche. Mas à tarde aguentou-se com 4 colheres de papas. Qdo chegamos a casa, pediu logo água (deveria estar desidratada), fiz-lhe chá, comeu duas mini tostas e então para a noite fiz uma canjinha, comeu mto bem. Dormiu a noite toda bem e de manhã bebeu o leite...oxalá que tenha sido só uma má disposição.

                              inté


                              Ainda bem que a Sara está melhor, devia ter sido alguma coisa que ela comeu que lhe caísse mal.

                              Comentar


                              • RE: Os pimpolhos mais lindos do mundo - Dezembro 2007

                                Ana Helena (21-01-2010)Bom dia!

                                Fiquei de ir ao infantário às 10h00, mas o Rodrigo ainda dorme! É um safado para dormir... ontem adormeceu pelas 00h30 e às 5h30 estava acordado e pronto para enfrentar o dia. Estava mais do que pedrada pois estive em comemorações com o marido:P e só queria dormir... lá voltou a adormecer pelas 07h30.

                                A bula da vacina que ele tomou ontem dizia que dava sonolência e sonos agitados.

                                Ninguém me disse nada sobre a 4.ª dose da Prevenar:w00t: Já deram ou vão dar?

                                Vá lá, vão espreitar às cadernetas de vacinação e digam qualquer coisa.:P

                                Ainda não fui ao gmail ver as fotos. Sorry

                                Beijinhos para todas


                                Não te respondi quanto à vacina da prevenar porque eu não dei a 4ª dose, fiquei-me só pela 1º que saiu.

                                Foi como a rotarix, quando estava quase a acabar é que o pediatra falou da rotatec.

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X