Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Escandaloso - O infantário não aceita a renovação da matrícula!!!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Escandaloso - O infantário não aceita a renovação da matrícula!!!

    E se fosse contigo? E se fosse com o teu filho ou com a tua filha?

    Era uma vez uma mãe que trabalhava a recibos verdes. Era uma vez uma mãe que não arranjava vaga para a sua filha em nenhuma creche que conseguisse pagar. Era uma vez uma mãe que durante um ano inteiro levou a filha consigo para o trabalho.

    Assisti a tudo: a aprender a gatinhar, a bater palminhas, a dizer adeus, as primeiras palavras, aos primeiros passos, mas sempre com o coração de mãe a dizer-me que não era o ambiente adequado a uma criança.

    Era uma vez a minha história. Uma amiga que era assistente social disse-me para eu ligar à XXXXXX e explicar que a minha filha estava a crescer no meu posto de trabalho, em vez de crescer com outros meninos, numa escolinha.

    Contei a minha história e no dia seguinte recebi um telefonema: a L. tinha sido aceite e ia frequentar a creche. Ia poder brincar o dia todo e ter a atenção que uma criança pequena merece ter (e não tem se a mãe está a trabalhar).
    Foi crescendo, feliz, equibrada, estimulada.

    Passou para o jardim de infância. Com uma educadora fantástica, cheia de energia, paciência e muito mimo para dar.

    Numa reunião foi –me transmitido que iam fazer a experiência de tirar a sesta aos meninos dos 3 anos… na ignorância de mamã de 1ª viagem e pela confiança que tinha na educadora, apesar de torcer o nariz, deixei. Mas vim para casa ler artigos de pediatras, educadoras e pedo-psiquiatras que falavam em ser uma “tortura” tirarem a sesta às crianças. E apercebi-me da gravidade da situação. A maior parte dos pais não estava minimamente preocupado – era óptimo os miúdos estarem já na cama, para se poder ver a telenovela em paz, lá em casa.
    Falei com uma jornalista (mãe, também) que ficou horrorizada com a situação e fez uma peça sobre o quanto era importante a hora da sesta e dos benefícios que isso trazia.
    Como que por milagre, no final da semana, já os meninos dos 3 anos dormiam todos a sesta, “porque este tipo de atitude não se enquadra na orientação pedagógica do estabelecimento XXXX” – se não se enquadra, para quê a experiência?
    Este stress passou e os meninos continuaram a crescer.

    O Pai Natal trouxe-lhes um porquinho da índia – que já tivemos o privilégio de ter como visita de fim-de-semana. Construíram laços uns com uns outros, tornaram-se amigos. São 3 anos de convivência diária, de aprendizagem constante e de muita brincadeira.

    Na última reunião de pais recebemos a notícia que os meninos que não residem na área do estabelecimento não vão poder frequentar o 2º ano do jardim de infância.
    Aleguei tudo e mais alguma coisa na reunião: Se uma criança está perfeitamente integrada a meio de um ciclo de estudos (1º ano do jardim de infância), porquê obriga-la a mudar de estabelecimento, tendo que mudar de hábitos, de educadora, de amigos? Não seria de dar continuidade a todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido quer pelo pessoal do estabelecimento XXXXX quer pelas nossas crianças (quer a nível educativo, quer a nível comportamental e afectivo), pensar no bem-estar delas e evitar esta mudança?
    São ordens superiores (na história da sesta ouvi exactamente este argumento) e não se pode fazer nada contra isso.
    Contactei o Ministério da Educação, e a senhora que me atendeu nem queria acreditar. Que tal coisa nunca tinha acontecido, mas que não podia fazer nada – só em relação aos jardins de infância públicos, que defendem a prioridade em relação a crianças que já frequentam o estabelecimento.
    Insisti, entreguei a matrícula da L. na mesma, com o comprovativo de que a tinha matriculado noutras escolas, porque assim era exigido.
    Também me aconselharam a matriculá-la no estabelecimento XXXX da minha área de residência, que não aceita meninos que completem os 4 anos em 2011, mas também não “expulsam” os que já lá estão e não residem perto.
    Escrevi ao órgão máximo da instituição, como mãe, a pedir-lhe, por favor, para ter em atenção o bem-estar destas crianças.
    Recebi uma carta de resposta com Decretos-Lei que nunca foram postos em prática, porque se o tivessem sido, a L. nunca teria entrado para aquela creche e depois para o 1º ano do infantário. Tudo em nome da implementação do “Sistema de Gestão de Qualidade”. Que grande qualidade esta. Pensar na continuidade educativa destas crianças em último lugar!

    Os amigos e a família tentam dar-me alento “deixa lá, os miúdos adaptam-se!”, mas e se fosse com vocês? Estavam na 3ª classe e quando iam passar para a 4ª obrigavam-vos a mudar de escola, de amigos, de professor? Gostavam? Faz algum sentido? Porque no meio de todas estas histórias quem paga a factura é ela.

    Vou ter que pegar na minha filha e “encaixá-la” onde houver vaga… sem poder avaliar as educadoras, as auxiliares, o ambiente em si. Já fiz isso uma vez e correu bem. E se desta vez não correr bem? E quando ela me perguntar pelos amigos? E pelo porquinho da índia? Que respondo eu? Que está na escolinha dos grandes? É que no ano a seguir vai mudar novamente para a pré-primária. Que benefícios poderão trazer estas mudanças todas a seres tão pequeninos? Ao ponto a que cheguei: sou eu a mãe e sinto que não a estou a proteger convenientemente…
    Agora só me resta a carta à Segurança Social… e que seja alguém evoluído e humano a lê-la…

    Desculpem o testamento, mas estou tão revoltada com esta história...

  • #2
    Ola!

    Só me ocorre dizer que uma instituiçao em que o maior interesse das crianças é posto em causa com essa facilidade nao pode ser um bom sitio para elas.

    Acho mesmo que a tua filha esta melhor noutro sitio... Nao arranjas memso hipotese de entrar ja na preprimaria para evitar outra mudança de escola?

    Beijinhos
    Rute

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      Concordo (mais uma vez) com a Rbalmeid. Esse local não parece ser o indicado.
      A pré-primária seria talvez a mlehor opção. Mas, pelo que sei, a esta altura e tão "em cima" ou tens un factor C daqueles bem jeitosos, ou é praticamente impossível.
      Boa sorte

      Comentar


      • #4
        A mim só me ocorre uma coisa... vergonhoso! continua-se a praticar barbaridades com a educação e o bem estar das nossas crianças.

        Compreendo o teu desespero.... Se nada funcionar... que tal os jornalistas?


        \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

        \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

        Comentar


        • #5
          Percebo o que querem dizer, mas se a vissem com a educadora, percebiam... é só mimo!
          Educadores e Auxiliares também não concordam, mas ninguém quer falar no assunto com medo de represálias (de perderem o emprego, portanto).
          A entrada na pré-primária é muito complicada porque a L. faz os 4 em Agosto... É dada prioridade a todos os meninos mais velhos!
          Obrigada pelo vosso apoio! A sério!!!
          E não giz, não tenho o factor C! Tenho é o factor MF - Mãe furiosa (com tanta injustiça)!

          Comentar


          • #6
            e a educadora será a mesma para o ano?
            é que há infatários/creches/escolinhas que mudam os miudos de educadora consoante as salas/idades. Outros mantem a mesma.

            Comentar


            • #7
              Inserido Inicialmente por giz Ver Mensagem
              e a educadora será a mesma para o ano?
              é que há infatários/creches/escolinhas que mudam os miudos de educadora consoante as salas/idades. Outros mantem a mesma.
              A educadora é a mesma! As auxiliares é que vão girando pelas salas.

              Comentar


              • #8
                Olá,

                Pela descrição dos acontecimentos, sei do que falas, pois estive nessa reunião e a minha filha frequenta o mesmo estabelecimento e a mesma sala de JI. Nessa reunião de pais embora a minha M. tenha vaga para o próximo ano do JI, discordei com o que foi dito e tentei até dar soluções, sem serem aceites... com a desculpa de serem ordens superiores e de nada puderem fazer, não disseram que concordavam com as medidas, mas que tinham de implementá-las.
                Infelizmente é assim que anda a funcionar essa Instituição, cada vez mais os valores humanos são afastados em prol de Leis e processos. Tomam-se decisões sem pensar nas pessoas, apenas nos custos.

                É verdade, sobre a sesta pronunciei de imediato o meu desagrado, até falei com outras mães que também eram da mesma opinião e não chegámos a marcar reunião sobre o assunto porque todas as mães reclamaram e começaram a fazer de novo as sestas,as crianças andavam esgotadas, embirrentas, enfim não tinha qualquer cabimento essa medida.

                Tenho muita pena que a minha princesa vá "perder" uma amiguinha, eles são todos tão amigos entre eles e com a educadora. Também Compreendo o teu desespero e fúria, espero que os teus apelos consigam alterar a situação.

                Bjs
                Ultima edição por C&J; 17-06-2011, 15:57. Razão: editei sobre a sesta




                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por C&J Ver Mensagem
                  Olá,

                  Pela descrição dos acontecimentos, sei do que falas, pois estive nessa reunião e a minha filha frequenta o mesmo estabelecimento e a mesma sala de JI. Nessa reunião de pais embora a minha princesa tenha vaga para o próximo ano do JI, discordei com o que foi dito e tentei até dar soluções, sem serem aceites... com a desculpa de serem ordens superiores e de nada puderem fazer, não disseram que concordavam com as medidas, mas que tinham de implementá-las.

                  Tenho muita pena que a minha princesa vá "perder" uma amiguinha, eles são todos tão amigos entre eles e com a educadora. Também compreendo o teu desespero e fúria, espero que os teus apelos consigam alterar a situação.

                  Bjs
                  Para bem da minha filhota e dos filhotes dos pais que estão na mesma situação que eu, espero mesmo que resolvam esta situação e que deixem de tentar implementar à força estes "Sistemas de qualidade" que não trazem nada de bom para os nossos meninos, quando feitos assim à pressa e sem serem tidas em conta as opiniões dos pais!

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por vera.florr Ver Mensagem
                    Para bem da minha filhota e dos filhotes dos pais que estão na mesma situação que eu, espero mesmo que resolvam esta situação e que deixem de tentar implementar à força estes "Sistemas de qualidade" que não trazem nada de bom para os nossos meninos, quando feitos assim à pressa e sem serem tidas em conta as opiniões dos pais!
                    Por causa da mudança de governo em principio a Direcção da instituição deve mudar e os que vierem tenham outras ideias sobre estes Sistemas de qualidade. Se souberes que há alteração de direcção volta a expôr a situação.
                    Infelizmente pela experiência que tenho, nada muda ... só as moscas.

                    Mas de qualquer forma não perdes nada em voltar a tentar, o não já é certo.

                    Bjs




                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por C&J Ver Mensagem
                      Por causa da mudança de governo em principio a Direcção da instituição deve mudar e os que vierem tenham outras ideias sobre estes Sistemas de qualidade. Se souberes que há alteração de direcção volta a expôr a situação.
                      Infelizmente pela experiência que tenho, nada muda ... só as moscas.

                      Mas de qualquer forma não perdes nada em voltar a tentar, o não já é certo.

                      Bjs
                      Sim, há que continuar a lutar pelos direitos das nossas crianças, já que a Direcção da Jardim de Infância não o faz!
                      O discurso do "não há nada a fazer", não é bem assim: porque se fosse para que é que serve a escolinha ter uma Directora? Para fazer parte da mobília? E para dar ordens? Só serve para isso????
                      Sei de abaixo-assinados promovidos pelos pais, em outros estabelecimentos e que foram completamente abafados!
                      É que não há mesmo respeito nem por nós nem pelos nossos meninos!

                      Comentar


                      • #12
                        Mas não conheces ninguém que tenha a mesma área de residência? Um familiar, um amigo próximo?

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por lena.pereira Ver Mensagem
                          Mas não conheces ninguém que tenha a mesma área de residência? Um familiar, um amigo próximo?
                          Agradeço a sugestão, Lena, mas a questão nem é essa... não quero contornar este problema - quero resolvê-lo, em nome da minha filha e dos colegas dela na mesma situação.

                          Comentar


                          • #14
                            Pois eu compreendo. mas quer dizer se tu eventualmente até tivesses mudado de residência a meio do ano, a tua filha teria de procurar outra escola? Enfim... se permitiram a entrada de crianças no primeiro ano fora da área da residência, não acho nada bem que agora as obriguem a afastarem-se dos amigos com quem criaram afinidades, só por puro interesse.

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por lena.pereira Ver Mensagem
                              Pois eu compreendo. mas quer dizer se tu eventualmente até tivesses mudado de residência a meio do ano, a tua filha teria de procurar outra escola?
                              Olha que era uma pergunta pertinente para fazer à direcção da escolinha!!!

                              Ainda nem acredito que isto está a acontecer!! Não consigo aceitar as razões, não encontro nenhum tipo de fundamento válido! Não entendo, a sério que não entendo!

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X