Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Idades recomendadas

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Idades recomendadas

    tenho reparado que muita gente acha que quanto mais avançados forem os filhos melhor. Pessoalmente, eu até sou daquelas que no geral ignora as idades recomendadas dos brinquedos se os achar apropriados (tanto dou à minha filha brinquedos para maiores de 3 anos como para maiores de 6 meses).
    Mas não posso deixar de ficar surpreendida por se fazer o mesmo com filmes e desenhos animados. A minha filha, quando vê, vê o Baby Tv e ocasionalmente a Pippi das Meias Altas. Ontem viu o musical do la Feria da Menina do Mar (acompanhada, porque eu sabia que ia aparecer a grande raia numa cena um pouco mais assustadora e expliquei-lhe que aquilo era a brincar). No entanto, sei que crianças da mesma idade vêem o Panda, o Shrek e outras coisas do género.
    A minha pergunta é: vocês também vêem os filmes com os vossos filhos, ou até antes para ver se são apropriados? Às vezes sinto-me uma ET porque a minha filha só sabe quem é o Noddy porque tem uma camisola interior com a cara dele, só a deixo ver as músicas do Panda e ouve músicas infantis e não Lady Gaga ou algo do género.
    Não quero parecer obsessiva, mas acho que tudo tem um tempo, e se a minha filha se diverte, como ontem, sentada comigo no chão a dançar a canção do Lagarto pintado que eu também dançava em pequena, é preciso ter a tv ligada no Shrek ou nas Winx??
    2 filhotes lindos

  • #2
    Olá,

    Não me levem a mal vir responder, sei que não sou mamã mas tenho uma opinião formada.

    Concordo com o dizes em relação as idades recomendadas, há que ter bom senso, se tem 2anos e gosta de um brinquedo pra 4anos, desde que não tenha objectos que possa engulir por exemplo, por mim acho bem.

    Com a Tv, desculpem a expressão, mas os pais despejam as crianças em frente á TV horas a mais, 1º porque não filtram o que a criança vê (que necessidade tem uma criança de ver noticias sobre bombas e ataques suicidas por exemplo?), 2º por todas as outras razões de saude, visão, etc.

    A TV é a ama dos nossos dias, pode ter algumas coisas educativas, mas também tem muitas que de educativo não tem nda. Vejo os desenhos animados de hoje e realmente faz sentido que as crianças cheguem a escola primaria a bater na professora e a andar aos "tiros" aos colegas. Eu não era, nem nunca fui, nem sou nenhuma santa, mas se visse os desenhos que hoje há, de certeza que eu era bem piorrrr do que o que fui.

    Bem ja tou a alongar...

    Beijinhos
    Afilhada: ritavm

    Madrinha: GuiBia

    Comentar


    • #3
      Concordo plenamente, mas acho que a "culpa " também é da estação televisiva ,tipo RTP k apregoa aos 7 mundos que faz serviço público e depois passa desenhos animados ,de tipos a arrotarem,e outras coisas do género para não falar do aumento de som na publicidade ,que é uma coisa k me tira do sério.Não sou mais nem menos k as outras mães,tb os ponhos ( são 2 ) a ver tv,porque uma pessoa tem as coisas para fazer em casa,lavar,passar,comer ,,,essas coisas k toda a gente faz...Tento k não vejam as notícias por vezes aparecem imagens k até a nós no chocam.....os brinkedos é consoante a segurança ....enfim

      Comentar


      • #4
        Não me entendam mal. Às vezes, dá muito jeito pôr a pequenita a ver tv, mas ou a deixo com um dvd da pippi das meias altas que eu já tenha visto ou a deixo no baby tv. A própria pediatra dela diz que o baby tv, de vez em quando, nem aquece nem arrefece porque, diz ela, "passa uma passarinha, depois passa outra".

        PS: afinal sempre aumentam mesmo o som na publicidade! Eu a pensar que era mania minha...
        2 filhotes lindos

        Comentar


        • #5
          A Mel começou por ver Baby Einstein, baby first-que eu amava mas saiu da Meo-e mais nada, o resto do tempo era mama e brincadeira.
          Agora adora Ruca, mas nunca fica mesmo pregada naquilo-ás vezes até dava jeito- mas quer-me sempre ao lado dela.
          Gosta de ver um bocadinho á noite do jimjam, é as vezes tenho ligado durante o dia, pois já pede, mas vê 5 minutos e vai brincar, só vai ver se ouvir uma musica de alguma coisa que goste mesmo-Eu vi, aquelas focas branquinhas que n me lembro o nome, a musica só a musica,do bob construtor...
          [hr]

          Comentar


          • #6
            Deve ser a única coisa em que sou fundamentalista - nisto da tv e no que considero um exagero de doces!
            A minha piolha viu o Pocoyo pela 1ª vez tinha praticamente 1 ano de idade, não temos tv cabo, nem meos, nem nada disso e desenhos animados só os do canal 2. Conhece os bonecos que todos conhecem, nem que seja porque os coleguinhas do infantário levam livros e bonecos.
            Quando há festas vejo os outros miudos todos em frente à tv e ela a brincar com brinquedos ou a ler livros ou até a conversar connosco.
            Quando está doentinha é que a ponho mais vezes em frente à tv. Quando tenho coisas para fazer da casa, ela faz comigo e adora! Finge que aspira, vai-me dando as molas para estender a roupa, etc, etc. Isto só para dizer que eles não ficam "esquistos" nem desinformados em relação às outras crianças por verem pouca televisão

            beijinhos a todas
            vera

            Comentar


            • #7
              Olá!!Bom eu não sou o melhor exemplo do mundo em relação à tv pois desde miuda sempre adorei televisão...aliás os meus maiores vicios sao a tv e livros...lol...e engraçado a minha filha é muita parecida nesse aspecto,mesmo sem incentivos da minha parte ou do pai ela adora bonecada e anda sempre com uma história atrás e nem 2 anos e meio tem.....confesso que a deixo ver tv se ela me pede ,mas não por achar que a tv faz de ama ,pois ela gosta muito que eu veja com ela e faço lhe muitas vezes a vontade,por isso o fazer de ama não é um motivo válido ,pelo menos para mim,mas porque acho que muitos dos bonecos que ela ve lhe mostram e ensinam variadas situações ,rotinas ,hábitos ,palavras ,entre outras coisas,muita educativas e uteis,que ela assimila muito facilmente pois está a aprender com gosto....eu não tenho tv cabo,opto por ser eu a escolher os bonecos que ela ve ( adora o ruca,noddy,a dora ,bebé lilly,panda vai à escola e tudo o que sejam músicas) ,compro em dvds consoante o que ela gosta e até hoje não acho que tenha cometido nenhum erro...a minha filha fala muito bem para os tenros 2 anos e 5 meses ,tem conversas,conta até 15 em portugues e ate 10 em ingles,diz por favor quando quer alguma coisa e obrigada quando lha dão,pede desculpa se faz algo de mal ,depois de chamada à atenção ,claro lol,adora imaginar situações quando brinca ( sou uma mãe babada confesso lol)não estou a dizer que os louros sao dos bonecos ,mas admito que muito do assimilado vem de bonecos educativos como o ruca ou a dora por exemplo ....claro que depois as boas acções que ela ve na bonecada tem que ser imitada no dia a dia e nas situações rotineiras ,mas acho que sao uma mais valia sinceramente....não vejo o porque de tanto radicalismo com a tv,acho que desde que seja controlado o que as crianças veem ate é benefico...falo por mim que sempre vi tv e nem é por isso que fui influenciada negativamente ,muito pelo contrario.....em relação aos brinquedos desde que não haja riscos com peças minusculas geralmente vou pelos gostos dela ...a minha filha é muito menina e adora bebés e bonecas....desculpem o testamento ...
              bj
              berocas

              Comentar


              • #8
                Hihihi... Devo ser a única mãe a querer que o filho veja televisão! pois o meu piolho de 2,5 anos não liga à TV e quanto muito vê partes do Noddy e da Princesinha. Dava-me tanto jeito que se entretivesse com o que quer que fosse!

                Mas tb sou um bocado fundamentalista, faz-me imensa confusão ver os miudos a ver TV durante 1H/2H. E tb concordo com a bruxinha, acho que a maior parte dos pais não vê o que os filhos estão a ver. O meu já tem pesadelos a tempo inteiro, imagino se ficasse a ver coisas violentas! Ufa, Sai de baixo!!!

                E depois há desenhos animados pelos quais se nutre um carinho de infância, como a pantera cor-de-rosa e afinal saem episódios que são só violência do início ao fim!

                Comentar


                • #9
                  Então e o Tom e Jerry... o coitado do gato, na melhor das hipoteses, ficava feito num oito. E eu hoje sou incapaz de matar animais, minto, já matei uma cobra que entrou cá em casa e não consegui fazer-lhe ver o caminho da rua, mesmo assim, demorei a dar a primeira vassourada.

                  Micaela, a tv não lhes faz falta nenhuma, mas pode ser útil se se tiver que fazer o jantar e não fôr seguro ter uma criança pequena perto de panelas a ferver... 20 minutos que seja num programa apropriado... acho que é inócuo.

                  Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                  Comentar


                  • #10
                    Concordo com o q já foi dito, mas n posso deixar de ser "provocatória": na nossa infância nós n víamos os desenhos animados sozinhos??? Ficámos traumatizados??? Acho q na sociedade de hj protegemos e pensamos demais nas coisas... é claro que os perigos hj em dia s diferentes, se calhar mais complicados mas os nossos pais não pensavam se os bonecos eram bons ou não, ou se os brinquedos eram adequados à nossa idade e cá estamos: adultos mais ou menos equilibrados. Para mim tudo q.b.

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por aipc Ver Mensagem
                      Concordo com o q já foi dito, mas n posso deixar de ser "provocatória": na nossa infância nós n víamos os desenhos animados sozinhos??? Ficámos traumatizados??? Acho q na sociedade de hj protegemos e pensamos demais nas coisas... é claro que os perigos hj em dia s diferentes, se calhar mais complicados mas os nossos pais não pensavam se os bonecos eram bons ou não, ou se os brinquedos eram adequados à nossa idade e cá estamos: adultos mais ou menos equilibrados. Para mim tudo q.b.

                      Mas estás a chegar onde eu quero Compara o que nós víamos com o que dá agora na televisão. Nós víamos bonecada tão mais inócua que me lembro de ficar embasbacada com o Dragon Ball Z quando apareceu por ser tão diferente. E quando eu era pequena, devo confessar, só haviam 2 canais e víamos coisas tipo "os amigos do Gaspar" e afins. O filme que mais vi foi a Alice no país das maravilhas porque o meu pai o ia buscar ao clube de vídeo, já era mais velhinha.
                      Não quero ser fundamentalista, mas acho que há coisas de muito má qualidade. Acho as músicas do Panda fracas (embora toleráveis) e as da bebé Lily horríveis. Confesso que ponho as músicas do panda, dos marretas, etc no you tube para a pequenita ver.
                      A minha questão é mesmo se há necessidade de tanta televisão e dvd. A minha já imita a pippi das meias altas a caminhar a fazer macacadas, também confesso, mas são pequenas coisinhas inócuas.
                      Da mesma forma, concordo que há coisas que são violência do princípio ao fim, como o Tom e Jerry. Curiosamente, a minha filha fica muito séria a olhar, o que mostra que não está a perceber. A parte mais assustadora da Menina do Mar, por exemplo, faz sentido no contexto e tem consequências. Não sou apologista de esconder isso ou de mudar a história do Capuchinho Vermelho só porque mete medo. Só acho exagerada a importância que se dá à televisão.

                      Aliás, também me mete confusão as crianças serem quase obrigadas a conhecer o Noddy, a Kitty e toda a catrefada de bonecos que existe. Já alguém ficou admirada porque a minha filha não anda vestida da cabeça aos pés com a Kitty. Se uma camisola lisa faz o mesmo efeito, para quê a kitty??
                      2 filhotes lindos

                      Comentar


                      • #12
                        Olha q no nosso tempo tb existiam desenhos animados com problemáticas bastantes complicadas: abandono, negligência violência (claro q n ao mm nível de 1 dragon ball)mas qm n se lembra do Tom sawer que era 1 menino de rua, o Marco q foi abandonado pela mãe e andava sozinho pelo mundo ou a heidi era orfã e vivia sozinha com o avô no meio das montanhas, desenhos que apelavam à angustia de abandono e de separação.

                        Em relação à kitty posso dar-te o exemplo da minha filha, eu nunca fui mt fã da kitty e um dia sem mais nem menos a Joana começou a falar da Kitty, n sei onde aprendeu, onde ouviu. Mas é natural com a frequencia do infantário e o contacto c as outras crianças que os miudos conheçam os bonecos. O certo é q se a minha filha vir alguma coisa da kitty ela adora, se eu já lhe comprei coisas da Kitty? Claro, ela adora e até eu já virei fã da gata mais famosa q até axo ter uma história por detrás, pois, 2º me contaram a kitty foi desenhada por um sr cuja filha tinha 1 cancro q a impossibilitava de falar, daí a kitty n ter boca

                        Comentar


                        • #13
                          Realmente não conhecia a história da kitty.
                          o que me chateia mais é terem de nos impingir tudo da kitty ou das princesas. Faz sentido comprar um dvd da Branca de Neve ou um livro da kitty ou até uma boneca da kitty, mas é necessário comprar um chupa chupa da kitty , um piano da barbie ou uma cozinha da kitty? Percebem o que quero dizer?
                          Aliás, não proíbo a minha filha de ver a kitty. Até lhe mostro a música da Popota que ela adora. Só acho que não devemos dar azo a consumismo desenfrado. tenho uma amiga cujo filho tem TUDO o que há para ter dos Cars: roupa, lençóis, brinquedos, mochila... Há necessidade?
                          2 filhotes lindos

                          Comentar


                          • #14
                            Ok, isso já concordo, mas já estamos a falar de questões diferentes, tb n sou adepta de consumismo desenfreado, mas isso já cada um sabe de si

                            Comentar


                            • #15
                              A minha filha tem 15 meses e adora ver o Baby First, Waybuloo e a Vila Moleza (que eu não gosto nada, mas ela vibra) ou o DVD com as músicas da Carochinha. Admito que uso a televisão quando tenho que adiantar o jantar. Ela fica sossegada a ver, dentro do possível, e eu faço as coisas. É um mau hábito, mas tem coisas positivas: ela aprende coisas novas, por exemplo, já sabe todas as partes do corpo. Foram ensinadas por nós, mas o reforço veio da "hora da ginástica" do baby first.

                              A nossa tv está quase sempre ligada. Ela só olha para lá quando vê algo que lhe interessa: bonecos ou música. No entanto, no outro dia ficou a olhar para uma cena em que os actores estavam a discutir e eu não a deixei ver. Nem pensar em mostra-lhe violência, pois ela é realmente muito sensível.

                              Acho que se lhes mostramos os conteúdos certos e com um tempo limitado, a televisão pode ser algo positivo.

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X