Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Idades recomendadas

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    Por falar em Kittys e afins: eu também não gosto de roupa com esse tipo de bonecos. E aos peluches também não acho muita piada, apesar de ela já ter sido presenteada com uma Kitty. Acho que a roupa "lisa" e os bonecos que não fomentam esse merchadising são de muito melhor gosto. Mas isto é o meu gosto pessoal.

    Comentar


    • #17
      Pois eu acho que a televisão pode ensinar muita coisa.
      É claro que tudo tem os seus limites, principalmente quando são pequenos. A minha adora o Tom e o Jerry e o Garfield, não vejo mal nenhum naquilo, até porque eu também adorava e muitas vezes vemos em conjunto e rimo-nos imenso tal como no Garfield. Foi devido a ver o baby first ( antes era em inglês, agora é em português ) e os desenhos da Dora que ela começou a interessar-se pelas palavras em inglês. Agora, devido ao seu interesse, muitas palavras em português, ela pergunta-me como se diz em inglês.
      Não permito que nem a televisão, nem as consolas, nem o computador, sejam "amas" da minha filha, mas deixo-a usufruir disso.
      Principalmente enquanto eu estou a fazer o jantar, por norma, é o horário em que ela usufrui desses "objectos", até porque ela não acha grande piada a brincar com os bonecos, ou jogos tradicionais ( q normalmente são para mais do que 1 pessoa, senão não tem graça ) pintar, etc, sózinha e por isso "guardamos" essas actividades para depois do jantar.
      Quando era miúda, adorava passar as manhãs do fim de semana, enroscada no cobertor a ver desenhos. Na minha altura, havia o "à vontade" para irmos para a rua brincar com os vizinhos, jogar na rua, correr na rua, andar de bicicleta na rua. Hoje em dia, a maioria ( eu sou uma delas) digo bom dia/ boa tarde aos meus vizinhos e pouco mais. Já não há esse à vontade entre miúdos vizinhos irem para a casa uns dos outros, ou brincarem na rua a tarde toda.
      A minha tem 4 anos e meio e nem um DVD tem. Basta os canais da TV cabo. Tento não ser demais nem de menos...

      Comentar


      • #18
        olá

        A Laura desde bebe é viciada em T.V. Devido ao facto de eu estar sózinha, sem familia, tinha muitas vezes de a colocar a ver T.V para ver se conseguia fazer algumas coisas. Era a actividade que a entretia mais... não morreu por isso e fazia-me muito jeito. Ontem, depois de a ir buscar à creche vimos a Barbie Polgarzinha e depois do jantar a Bela e o Monstro agarradinhas e com a mantinha por cima. Soube tão bem Ela pede-me princesas para ver e também gosta do Ruca, etc. Deixo-a ver à vontade. Aliás, com alguns já reparei que aprende imenso. Já vi uma discussão aqui que a TV não devia educar. Pois não, mas também não vejo mal em ajudar na tarefa. Em relação a vestir a Laura com Kitty e Princesas visto-a muito. São coisas baratas e não vejo mal nisso. Há quem gaste mais dinheiro em roupas sem bonecos. Se ela não vestir agora não será depois de velha e se ela quer e é uma coisa aceitavel e a faz feliz não vejo porque não. Bjs

        www.avicultura.com.pt
        http://www.facebook.com/teresamfneves

        Comentar


        • #19
          olá novamente....só um comentário sem querer ser provocar ninguem,mas os gostos dos nossos filhos não devem ser respeitados ,tal como os nosso??se eu gosto de preto não tenho o direito de dizer a quem gosta de azul que o preto é mais bonito ou melhor...entendem o que quero dizer???li aqui que acham as musicas da lily e do panda sem interesse ,mas sem defender quem as faz , elas são para agradar a miudos ,não a graudos lol.....eu tb não acho interessante mas tenho 30 anos ,a minha filha tem 29 meses lol....acho que o mais importante é haver equilibrio e sobretudo nada de fundamentalismos....gostei de conhecer a historia da kitty,nao sabia....eu confesso que até gosto da bichinha e agora ainda mais,e é verdade a minha filha adora a....e eu respeito!
          bj
          vera

          Comentar


          • #20
            Inserido Inicialmente por berocascosta Ver Mensagem
            olá novamente....só um comentário sem querer ser provocar ninguem,mas os gostos dos nossos filhos não devem ser respeitados ,tal como os nosso??se eu gosto de preto não tenho o direito de dizer a quem gosta de azul que o preto é mais bonito ou melhor...entendem o que quero dizer???li aqui que acham as musicas da lily e do panda sem interesse ,mas sem defender quem as faz , elas são para agradar a miudos ,não a graudos lol.....eu tb não acho interessante mas tenho 30 anos ,a minha filha tem 29 meses lol....acho que o mais importante é haver equilibrio e sobretudo nada de fundamentalismos....gostei de conhecer a historia da kitty,nao sabia....eu confesso que até gosto da bichinha e agora ainda mais,e é verdade a minha filha adora a....e eu respeito!
            bj
            vera
            Concordo plenamente. Há mães que não gostam de bonecos e acham foleiro vestir os miúdos com eles. Esquecem-se é que as crianças têm os gostos e sonhos delas. Por acaso eu não gosto nada de vestidos. A Laura adora. Visto-lhe uns que são pirosos ao máximo mas, é tão bom ver o sorriso dela e saber que está bem consigo própria. Também nunca gostei de princesas e filmes de princesas, ela gosta e eu respeito-a. Graças a Deus tem os interesses dela (que neste momento são estes e com o avançar idade serão outros) e acho que a minha função é guiar-lhe nesses sonhos e gostos sempre lhe ensinando a humildade, o respeito ao próximo ou seja, os bons caminhos da vida para ser feliz. Não acho que seja um vestido de princesas ou um filme ou uma série ou uma canção que a vai desviar desse objectivo. Aliás, ás vezes com maus exemplos aprende-se muito da vida ..Acho que tem de haver equilibrio entre o que eles querem e o que nós achamos razoável. Bjs

            PS: Um aparte, há muitas mães que criticam o que se calhar eu disse porque fica bem mas, pela quantidade de kitties e princesas e faiscas que vejo na rua penso que metade deve ser fachada, haha.

            www.avicultura.com.pt
            http://www.facebook.com/teresamfneves

            Comentar


            • #21


              Achei este tópico muito interessante!

              O comentário:

              - Tb não gosto nada de vestuário ou acessórios com muitas bonecadas...gosto pessoal, claro. Mas já ofereceram uma camisola dos "Cars"...não aprecio, mas ele adorou..e de vez em quando lá lha ponho.
              Por acaso tem umas pantufas q comprei num chinês pk são mesmo quentinhas e têm um coelho desenhado...horrorosoooooo..mas...tinhas as caracteristicas que eu procurava.

              - Quanto à TV..deixo o meu míudo ver o canal Panda, o Zig-Zag na 2, o Baby TV (tb tem séries giras!) e o Jim Jam. Ele gosta de quase tudo..desde o Pingu às Winx, à música da Barbie..que adoramos cantar juntos: (a vida é, a vida é, a vida é máaagiiicaaaa!!), aos Cars, ao Spiderman, ao Noddy, ao Hulk e todos os super heróis, etc...
              Não sou muito preocupada com estas questões. Acompanho-o a ver TV...desde q não haja violência explícita, de resto deixo-o ver o q ele gostar.. mas as lutas entre bonecos, o fingir lutas... eu penso ser normal. Eu era míuda e ós míudos brincavam assim.

              - Concordo com a aipc qdo diz q as histórias e os desenhos animados q se contavam e davam qdo eramos míudos tb tinham alguma violência e histórias tristes...mas qdo se víam não pensavamos nisso. O Dartacão..era só lutas de capa e espada e até tenho um flme q por acaso assisti hoje, mais uma vez, a pedido do míudo..e não é q até dizem expressões tipo: "cala-te!seu ignorante"...acho q até lá aparece a palavra estúpido...mas sinceramente?..nao valorizo. se o míudo disser eu explico q não se diz.
              E o homem aranha? e o Zorro?...já qdo eu era míuda conhecia e os míudos lutavam a imitá-los.

              Curiosamente ainda hoje disse ao pai do meu míudo que nele se devia preocupar em brincar mais com ele. É claro q quero q ele seja estimulado com leitura, aprendizagem da linguagem..e tudo isso..mas acima de tudo quero que ele seja descontraído e q brinque.
              Desde a dançar músicas do canal mcm, do Panda, as tradicionais, que brinque aos crescidos, aos fantoches, às situações fantasias, a fazer ginástica, aos legos, a fazer puzzles, aos Gormiti, aos médicos mesmo às lutas, às guerras dos soldadinhos (q o meu irmão lhe ofereceu no Natal pq se lembrou do quanto adorava montar todo o esquema e barricadas).
              Eu vía TV qdo era míuda! Aos sábados e domingos de manhã era a manhã toda a ver! Acordávamos cedíssimo pa ficarmos coladérrimos!
              Li muito, mesmo em criança.
              Actualmente n vejo 1/10 da TV q via nessa altura.


              Deixo o puto ver o q gosta. Em simultâneo estimulo pa outras coisas como os livros, as histórias, q ele adora, trabalhos manuais, corridas de carros (bem nisto é mais ele q me tenta estimular a mim.. ) e fazemos jogos mentais q ele adora tb.

              Quero sim:
              -Que fale bem português e não faça parte daquela maíoria que não sabe interpretar testes de ciências ou matemáticas pq n percebeu o enunciado
              - Que se porte bem...educadamente
              - Que seja educado
              - Que se relacione bem com as pessoas...sociável
              - Que seja um lutador e não um acomodado
              - Que seja saudável
              - Que seja feliz

              MAS!!!
              tudo isto estará relacionado com as vivências e crenças q cada um tem.

              Comentar


              • #22
                Inserido Inicialmente por berocascosta Ver Mensagem
                olá novamente....só um comentário sem querer ser provocar ninguem,mas os gostos dos nossos filhos não devem ser respeitados ,tal como os nosso??se eu gosto de preto não tenho o direito de dizer a quem gosta de azul que o preto é mais bonito ou melhor...entendem o que quero dizer???li aqui que acham as musicas da lily e do panda sem interesse ,mas sem defender quem as faz , elas são para agradar a miudos ,não a graudos lol.....eu tb não acho interessante mas tenho 30 anos ,a minha filha tem 29 meses lol....acho que o mais importante é haver equilibrio e sobretudo nada de fundamentalismos....gostei de conhecer a historia da kitty,nao sabia....eu confesso que até gosto da bichinha e agora ainda mais,e é verdade a minha filha adora a....e eu respeito!
                bj
                vera
                Concordo parcialmente. A minha filha gosta de brincar com nenucos e cozinhas, coisa que eu nunca gostei. É óbvio que respeito e não a obrigo a brincar com isto ou com aquilo. O que tento fazer é mostrar-lhe várias opções e permitir-lhe escolher. Se só lhe der nenucos porque sei que ela gosta, ela pode nunca descobrir que também gosta de legos, por exemplo, não é?
                Quanto ao que se faz para agradar a miúdos, discordo. Há coisas de má qualidade e o nosso dever não é proibir que os miúdos as vejam mas dar-lhes a conhecer outras coisas. Eles, como nós, sabem apreciar a qualidade e não é por as coisas serem para bebés e crianças que devem ou podem ser de má qualidade. Sim, a minha filha vê as músicas do Panda, que até acho fracotas, mas canto-as para ela e tudo. No entanto, também lhe canto as músicas da Ana Faria, do Brincando aos Clássicos, canto músicas tradicionais, e ela também as aprecia. E já agora, podemos comparar: as músicas da Ana Faria são para agradar a crianças. Eu adorava-as quando era miúda. O que é certo é que têm uma boa música, tocada com qualidade, e têm letras bonitas. A minha filha adora-as.
                Não podemos confundir coisas simples (como, por exemplo, a música "Brilha, brilha lá no céu, a estrelinha que nasceu", que é do mais simples que há) com coisas fracas.
                Da mesma forma, passo-me com livros que, por serem para crianças, são escritos sem cuidado, com erros ortgráficos e /ou gramaticais (o que também já vi em alguns dvd musicais). Se são para crianças, deviam ter ainda mais cuidado.

                Sinceramente, também quero é que ela seja educada, esforçada, que dê valor aos outros, e que conheça correctamente a língua materna dela.
                2 filhotes lindos

                Comentar


                • #23
                  Acrescento outra coisa: se calhar sou eu que sou maluca, mas fiquei incomodada ao escolher uma colecção de livros para minha filha. Comprei a mini-biblioteca da disney, com as personagens da casa do Mickey. Há 3 coleccções destas, sobre cores, opostos, etc. Uma com os Cars, outra com as Princesas e outra com o Mickey. Abri os livros das princesas e em vez de mostrar as cores com formas simples, como a do mickey, a preocupação era ver que vestido fica bem com isto ou aquilo. Porque é que a colecção supostamente para meninas tem de ser tão fútil?
                  2 filhotes lindos

                  Comentar


                  • #24
                    Inserido Inicialmente por Maria Verde Ver Mensagem
                    Então e o Tom e Jerry... o coitado do gato, na melhor das hipoteses, ficava feito num oito. E eu hoje sou incapaz de matar animais, minto, já matei uma cobra que entrou cá em casa e não consegui fazer-lhe ver o caminho da rua, mesmo assim, demorei a dar a primeira vassourada.
                    Não li tudo...mas aproveitando o que a maria Verde diz...

                    O Capuchinho vermelho...que come, que quer comer, a Rita as vezes tem medo mas adora ver
                    A Branca de Neve...a bruxa mata a branca de neve - a bruxa MATA?
                    A Cinderela...com a madrasta e as filhas tãos más.

                    Sempre ouve isto, e porque que tenho medo que ela veja coisas improprias, tenho medo que me pergunte, o que é matar? Mas um dia vai saber, vai perceber a crueldade que ha no mundo.
                    Ela vê Noddy, Ruca, Pluto, Mickey...Bob...e ha coisas que percebo que absorve destes desenhos animados.

                    Comentar


                    • #25
                      Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                      Acrescento outra coisa: se calhar sou eu que sou maluca, mas fiquei incomodada ao escolher uma colecção de livros para minha filha. Comprei a mini-biblioteca da disney, com as personagens da casa do Mickey. Há 3 coleccções destas, sobre cores, opostos, etc. Uma com os Cars, outra com as Princesas e outra com o Mickey. Abri os livros das princesas e em vez de mostrar as cores com formas simples, como a do mickey, a preocupação era ver que vestido fica bem com isto ou aquilo. Porque é que a colecção supostamente para meninas tem de ser tão fútil?
                      Há crianças que gostam de "coisas fúteis" e outras não. Acho que não é por acaso que as raparigas gostam de princesas, castelos, vestirem-se bem, gostarem de cor-de-rosa e sinceramente, não estou a ver bem onde está o problema disso. Acho que lhes barrar os desejos delas é pior. Tenho uma sobrinha que era igual à Laura e se pensas que ficou vaidosa e futilisada estás muito enganada pelo contrário, está uma maria -rapaz, lolol. Mas lá está, és tu que achas fútil ou ela? Eu por acaso também acho mas, a Laura não. Fascina-a e fá-la brincar de princesas .) A sonhar e a brincar eles aprendem com as coisas que eles gostam e não com os gostos dos adultos. Bjs

                      www.avicultura.com.pt
                      http://www.facebook.com/teresamfneves

                      Comentar


                      • #26
                        Inserido Inicialmente por tortulia Ver Mensagem
                        Há crianças que gostam de "coisas fúteis" e outras não. Acho que não é por acaso que as raparigas gostam de princesas, castelos, vestirem-se bem, gostarem de cor-de-rosa e sinceramente, não estou a ver bem onde está o problema disso. Acho que lhes barrar os desejos delas é pior. Tenho uma sobrinha que era igual à Laura e se pensas que ficou vaidosa e futilisada estás muito enganada pelo contrário, está uma maria -rapaz, lolol. Mas lá está, és tu que achas fútil ou ela? Eu por acaso também acho mas, a Laura não. Fascina-a e fá-la brincar de princesas .) A sonhar e a brincar eles aprendem com as coisas que eles gostam e não com os gostos dos adultos. Bjs
                        Mas eu não impeço a minha filha de sonhar... antes pelo contrário! Acreditam que ela há dias andava a brincar com 2 novelinhos de lã a fingir que eram cães, toda divertida, e apesar de ter uns quantos cães de peluche? Ela tem imaginação e puxa por ela.
                        Só acho limitador presumir que as meninas devem gostar de vestidos e princesas. Eu adoro os filmes de princesas da Disney. Adoro cor-de-rosa e gostaria que a minha filha brincasse comigo às princesas mas porque ela gosta e não porque é obrigada a isso por só ter brinquedos de princesas e coisas cor-de-rosa. Ainda há dias ela escolheu entre duas sapatilhas, quando fui às compras. Eu estava indecisa quanto à cor e deixei-a escolher. Escolheu umas cor-de-rosa com riscas prateadas. A mim era-me indiferente por isso deixei-a escolher.
                        Só me irrita que presumam que ela gosta disto ou daquilo porque é menina. Já vi pessoas escandalizadas porque a minha filha volta e meia brinca com um carro dos bombeiros que é supostamente de rapaz. Já nem falo da cara de espanto de uma pessoa quando viu que o quarto da minha filha não é todo cor-de-rosa (não deixa de ser de menina: tem flores, corações, etc, só não é todo rosa).
                        Devo ser eu que estou errada, uma boa menina passa os dias a brincar às casinhas para ser uma boa fada do lar quer goste quer não goste. (não estou a criticar as opiniões dadas aqui mas a criticar o que já ouvi pessoalmente).
                        2 filhotes lindos

                        Comentar


                        • #27
                          Esta coisa das idades...enfim...é temática para muita conversa!

                          Eu aprendi a comprar brinquedos para o meu filho de acordo com a etapa em que ele está e nao pq a embalagem diz 6+ ou 36+. Ele adora um comboio da Chicco que é 9+ e ja vai fazer 3 anos, no entanto ofereceram-lhe uma mesa de matraquilhos no Natal e uns cubos do Noddy so pq dizia na embalagem 3+ e ele esta prestes a fazer os 3 anos....eu comprei-lhe uma cozinha!!Com tacho, panelas e comida de plsatico!!Ele é rapaz e todos se riram mas o miudo ainda hoje vibra com a cozinha!!E ha dias comprei-lhe uma centrifugadora de alfaces daquelas baratas para ele largar a minha da tupperware da mão!

                          Ja nao ligo se é rapaz ou rapariga, apenas vejo os gostos dele.

                          Qt á roupa e desenhos animados...o meu filho gosta de roupas com bonecos mas qd nao ha bonecos fica feliz pq eu lhe digo que é azul da cor da plasticina ou vermelho da cor da docinho de morango!Os desenhos animados ele nao ve um episodio todo do principio ao fim sem andar aos saltinhos pelo meio. Ve essencialmente o Panda e sou eu que meto e tiro o canal, por vezes tenho que o sentar a ver tv para fazer qquer coisa no sotão ou na rua mas a maioria das vezes ele tem a Tv ligada mas anda atras de mim com pratos e comida de plastico para me dar!

                          Enfim, ha que respeitar os gostos deles e nao cair em exageros. O meu filho nao sabe que é o faisca mas gosta dele pq é um carro e adora a choné e o mickey sem que lhe tenha incutido esse gosto.É dele.

                          jinhos


                          (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





                          Comentar


                          • #28
                            Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                            Mas eu não impeço a minha filha de sonhar... antes pelo contrário! Acreditam que ela há dias andava a brincar com 2 novelinhos de lã a fingir que eram cães, toda divertida, e apesar de ter uns quantos cães de peluche? Ela tem imaginação e puxa por ela.
                            Só acho limitador presumir que as meninas devem gostar de vestidos e princesas. Eu adoro os filmes de princesas da Disney. Adoro cor-de-rosa e gostaria que a minha filha brincasse comigo às princesas mas porque ela gosta e não porque é obrigada a isso por só ter brinquedos de princesas e coisas cor-de-rosa. Ainda há dias ela escolheu entre duas sapatilhas, quando fui às compras. Eu estava indecisa quanto à cor e deixei-a escolher. Escolheu umas cor-de-rosa com riscas prateadas. A mim era-me indiferente por isso deixei-a escolher.
                            Só me irrita que presumam que ela gosta disto ou daquilo porque é menina. Já vi pessoas escandalizadas porque a minha filha volta e meia brinca com um carro dos bombeiros que é supostamente de rapaz. Já nem falo da cara de espanto de uma pessoa quando viu que o quarto da minha filha não é todo cor-de-rosa (não deixa de ser de menina: tem flores, corações, etc, só não é todo rosa).
                            Devo ser eu que estou errada, uma boa menina passa os dias a brincar às casinhas para ser uma boa fada do lar quer goste quer não goste. (não estou a criticar as opiniões dadas aqui mas a criticar o que já ouvi pessoalmente).

                            Pois, como afirmei cada criança é diferente, com gostos diferentes. Acho que nesta idade eles gostam tanto de brincar com coisas de meninos como com coisas de meninas (para mim não há distinção). Mas, também acho normal, nesta idade, começarem a imitar as mães e as meninas já tenderem mais para coisas de raparigas. Acho que, como disse vai, ao gosto de cada criança e não há que criticar: filmes por serem princesas, ou cores ou livros ou blusas dessas ou outras temáticas. Deste que aprendam com gosto, brinquem e sejam felizes nós só temos de achar o tal equilibrio, como tudo na vida. Mas claro, educar e decidir o quer que seja é muito dificil e cada um sabe de si, do seu objectivo de vida e da personalidade dos próprios filhos.

                            www.avicultura.com.pt
                            http://www.facebook.com/teresamfneves

                            Comentar


                            • #29
                              Estou a ver q o topico continua animado, mais 1 contributo p a discussão. O mundo é redondo, as mulheres s mulheres e os homens s homens...lol! parece obvio n é, mas p alguns n o é. A igualdade de genero n implica que todos sejamos iguais, até pq n fomos "programados" dessa forma. Homens e mulheres têm diferentes formas de estar, de ver o mundo, de sentir, de se expressar. É tb natural que os meninos sejam diferentes das meninas, não?? ok Ok podem -me falar de q as crianças aprendem por imitação e que a expressão social é mt importante (tb concordo), mas n nos podemos esquecer que temos 1 codigo genético em que o inato tem tb o seu peso, e nos primórdios dos primórdios os homens serviam p caçar e as mulheres para desempenhavam as funções socias e de cuidadoras. É claro que a sociedade evolui mas não é por acaso que a minha filha, tal como a maior parte dos vossos filhos, e sem que eu a tivesse condicionado para tal goste de brinquedos supostamente de meninas e que chegue á secção dos meninos e diga q é tudo feio, embore adore brincar c carrinhos e bolas.

                              Comentar


                              • #30
                                Embora eu tenha formação em igualdade de género, nunca me convenci muito que seja tudo condicionado pela sociedade. A ser por imitação, a minha filha brincaria muito pouco com a cozinha dela e não andaria a brincar às limpezas porque eu odeio!!!
                                O que eu pretendo é dar-lhe essa margem de manobra e permitir que ela brinque ao que gosta porque gosta e não porque é assim que tem de ser pelo que a sociedade quer. Não me importo nada que ela seja louca pelas princesas ou pela kitty, se vir que é ela que gosta. Ao mesmo tempo, acho que estas "loucuras" infantis devem ter um certo limite, porque não acho saudável que algumas crianças achem que têm de ter tudo o que há à face da terra deste ou daquele boneco. E volto a dizer: se ela mostrar que gosta de uma coisa que não acho apropriada, tento dirigir a atenção dela para outra coisa. É para isso que sou mãe, ou não? Aliás, isto vai de encontro ao que já se disse aqui. Eles são pequeninos e precisam de sonhar e brincar e, na minha opinião, para isso devem ser preservados de certas coisas.
                                A minha filha é imensamente vaidosa. Adora fios, pulseiras, chapéus... Não sai a mim, de certeza, mas também não me vou armar em histérica e impedi-la de se ver ao espelho com um fio porque não a quero fútil ou apegada a coisas demasiado de meninas.
                                O que eu quero dizer, e se calhar não me entenderam assim, é que nos cabe, como mães, pensar um bocadinho nas coisas que eles fazem. Não tem de ser tudo educativo, mas acho que devemos pensar nas mensagens que queremos passar aos nossos filhos. Eu, pessoalmente, não quero que ela pense que tem de ter uma determinada imagem para ser bonita e que tem de fazer determinadas tarefas. Quero que ela aprenda de pequenina que pode fazê-lo ou não, mas não deixa de ser menina e, mais tarde, mulher, por causa disso.
                                2 filhotes lindos

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X