Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Defice de Atenção

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Defice de Atenção

    Ola,

    eu sou mãe de um rapaz de 9 anos, e foi lhe dignosticado DEFICE DE ATENÇÃO, mas só aos 8 anos.

    Desde que ele entrou na pré-escola, que a professora se queijava que o Gonçalo era muito lento no que fazia, distraido, enquanto que os colegas demoravam 30 minutos a fazer uma actividade ele era capaz de demorar 1 hora, a titlo de exemplo.
    Pensei que isso ia melhora, com o passar do tempo, mas não.

    Entretanto ele entrou para a escola, e começou o meu, e o dele, tormento.

    Ele distraia-se, era capaz de estar a prestar atenção ao que a professora fazia, e não fazia as fichas. Mas até que correu bem esse ano, puxamos muito por ele, e todos os dias o lembramos que ele tinha que se despachar a fazer as actividades. E lá passou para o 2º ano com boas notas, excelente.

    É que ele sabe as coisa e aprende muito bem, o problema é mesmo a lentidão que ele as faz, e se distrair com muita facilidade.

    No 2º ano ele trocou de professora, e começou novamente o mesmo martirio, mas desta vez falei com a Pediatra dele, e ela recomendou falar com a pedo-psiquiatra, e depois de 2 trimestres impossiveis, a pedo receitou-lhe Ritalina. Foi uma mudança radical.

    Ele fazia as coisas todas, desenrascava-se melhor, prestava mais atenção ao que a prof. explicava, foi incrivel.

    Nesse periodo conseguiu recuperar nas fichas de avaliação e acabou o ano com Satisfaz Bastante e excelente.

    Ele agora no 3º ano, sei que ele continua com problemas mas sei, que sem a medicação e sem o acompanhamento diario, ele em vez de tirar satisfaz ou satisfaz bastante seria negativas, por que apesar de ele saber as coisa, ele ía para as avaliações e não fazia nada.

    Nós, como mãe e a professora, queremos sempre mais, mas se ele não tivesse a ser acompanhado o resultado seria muito pior.

    A professora compreendeu muito bem as limitações que o Gonçalo tem, inclusive ela tem sido impecavel, sempre disponivel para o ajudar, e fez mudanças na sala de maneira que o Gonçalo estivesse a beira de colegas que não se distraem e que são muito trabalhadores.

    Mas claro ela quer que o Gonçalo dê mais,eu também quero, porque ele tem capacidades para dar muito mais.

    Ainda tem muito para trabalhar, e muito para fazer, mas já esta muito bem encaminhado.

    Ele agora esta com o CONCERTA, porque tem mais tempo de duração.

    Eu custumo dizer que o Gonçalo durante a semana, não tem nada a ver com o Gonçalo do fim de semana, Domingo, são duas crianças completamente diferentes.

    Durante a semana, é uma maravilha, mas ao fim de semana ele não toma nada, e ele fica insuportavel, por causa da hiperactividade.

    Sei que muitas pessoas olham, para ele e pensam," que miudo mal comportado", e "esta mãe não tem mão nele", " ele não tem educação menhuma". E custa um pouco porque não podemos fazer muito, não o podemos fechar em casa. E o estado dele nem é dos piores, ele só tem 3 dos 5 pontos de hiperactividade. Mas custa ver atitude das pessoas.

    Deixei este pequeno testemunho sobre o meu filho que sofre com defice de atenção, Porque as vezes tenho a sensação que sou a unica, que não há mais crianças com defice de atençao.

  • #2
    olá
    obrigada pelo testemunho!
    Felizmente o meu filho não tem esse problema, no entanto tem outros!
    Dado que vivemos num mundo imperfeito, seria impensável pensar que houvesse alguém perfeito!
    Às vezes, os muidos conseguem deixar-nos tão esgotadas que nos julgamos incapazes de lidar com a situação.
    Mas cabe a nós pais a dificil tarefa de, aceitando as diferenças, encamilha-los para o futuro.
    Não te julgues única, pois existem de certeza milhares de casos como o do teu filho. Pelo menos conseguiram detectar um problema e corrigi-lo.
    Desejo-te muita força e coragem para a dificil tarefa de ser mãe
    beijos
    Ana

    Comentar


    • #3
      Ola Ana. Obrigada pelas tuas palavras. Realmente ás vezes sentimo-nos só, que só nós é que estamos a passar pela situação.
      Sei que o meu filho não é o unico, mas aqui e nesta escola é o unico com o problema, pelo menos detectado.
      É uma batalha diaria, todos os dias o tenho que o lembrar que tem que prestar atençao ao que a professora diz e que tem que se despachar a fazer os trabalhos sem se distrair.
      Eu sempre acompanhei os estudos do meu filho. A minha mãe custuma dizer que eu na idade dele estudava sozinha. E as vezes acho que a culpa foi minha, por o não ter habituado a estudar sozinho. Mas desde sempre que ele demora uma eternidade a fazer os trabalhos se está sozinho.

      Desculpa estes desabafos. Mas só nestes foruns é que encontramos pessoas que passam pelo mesmo que nós. Aqui no dia a dia, as pessoas não compreendem o porquê de o Gonçalo ter que tomar medicação e o porquê de ele ser como é.

      BJS

      E Obrigada

      Comentar


      • #4
        Olá
        Não tens nada que agradecer!Ontem foste tu, amanhã posso ser eu, é o ciclo da vida!
        O facto de não sabermos o que o futuro reserva para os nossos filhos, aumenta-nos a ansiedade!
        Ele é único da escola com esse problema? provavelmente detectado!
        Repito, o facto de terem detectado isso cedo, faz com que possam também ajuda-lo mais cedo!
        Provavelmente existem outros casos na escola, mas ainda não detectados. E mesmo que não existam lá, há de certeza noutro lado!
        O meu filho quando andava na sala dos 4A, segundo a educadora, era um caso muito preocupante, aliás tinha conferênciado com as colegas e nunca tinham visto um caso assim! Sugerindo até a possibilidade dele ser autista! Isto tudo porque ele não fazia tão bem os trabalhos (manuais, cortes e desenhos) como os colegas!
        Fomos a correr para a pediatra, que desvalorizou tudo o que foi dito e nos descansou!
        Claro que em casa começei a dar mais atenção e a passar tempo com ele a pintar e a cortar, que julgo também o ajudou! Ainda nesse ano, quando começaram a dar os números e as letras, o meu filho passou de "besta a bestial", pois estava muito mais à frente do que qualquer outra criança da sala!
        Agora no 1º ano o meu filho é dos melhores da turma! Tem alguma insugurança, no que toca a socializar no recreio, mas em termos intelectuais, é optimo!
        Por isso como podes ver todas passamos por fases menos agradáveis com os nossos filhotes, no entanto sempre a apoiá-los, temos que lhes dar espaço para crescer ao seu ritmo.

        Mais ums vez, desejo-te muita força e coragem para a dificil tarefa de ser mãe

        beijos
        Ana

        Comentar


        • #5
          Olá Angela,
          Garanto que não é a única! Eu também tenho essa batalha diária. A minha filha tem 8 anos e anda na 3ª classe, e cada vez está mais dificil esta situação. Também eu tenho recebido queixas da professora e até uma carta ela já me pediu para eu assinar para a minha filha ser indicada para o ensino especial. Na sala de aula, a professora está sempre a chamar a atenção e acaba por os outros meninos gozarem com ela, porque até "as moscas" a distraiem. Desde os 5 anos que andou numa psicóloga indicada pela pré-escola, e agora em Dezembro deu-lhe alta, ao fim de 3 anos de consultas, pois não lhe detectam absolutamente nada! Apenas "preguiça". Não acaba as tarefas propostas, como sumários. Nos testes não consegue acabar ao mesmo tempo que os outros! Será normal?! A psicóloga diz que a menina não necessita ser medicada, apenas conseguir incutir-lhe mais regras! Mais regras é quase impossível!
          Estou a dar em doida!!! Foi um tormento o ano passado, conseguiu passar o ano, com a ajuda de uma explicadora; este ano está novamente o tormento, pois não consegue fazer os testes, parece que bloqueia! Em casa faço-lhe as perguntas, bem como a explicadora, e ela responde.

          Bem, já desabafei um pouco, foi só para ver que não é a única a passar por estas situações.

          Bjs

          Muffy
          Ultima edição por Muffy; 31-03-2011, 23:33.

          Comentar


          • #6
            Se calhar vou dar palpites, mas vou falar na mesma Sou filha e mulher de professores e conheço muita história de meninos assim e tenho noção que alguns têm mesmo um problema sério. Falo em alguns porque sei que às vezes é mais fácil para pais e psicólogos diagnosticar uma criança com DA do que ver que o problema não está aí. Tenho um primo que tinha uma professora que teimava que ele era hiperactivo. A minha mãe sempre disse que ele tinha era falta de regras e numa avalição como deve se verificaram que não era hiperactivo, era mesmo irrequieto.
            Acho que fazem muito bem em insistir e ver se os vossos meninos têm mesmo um problema. É muito triste ver pais que se recusam a aceitar que os filhos tem este ou aquele problema e, por isso, protelam idas ao médico e soluções para um problema que realmente existe.
            Dito isto, conto a história de uma mãe que veio aqui com os 2 filhos. Eram uma menina com os seus 8 anos e um menino com uns 5. O raio dos miúdos eram umas pestes, mexeram-me em tudo, desligaram e ligaram as luzes umas quantas vezes, desarrumaram-me a secretária toda. A mãe estava impávida e serena a falar comigo, eu é que ia dizendo "não façam isto ou aquilo" até que ela disse "não ligue, são hiperactivos". Eu pensei cá para mim "E? uma criança hiperactiva não tem de ter as mesmas regras que as outras?" Penso que mesmo que não consigam estar quietos, ou com atenção, ou seja o que for, devem perceber que há regras, mesmo que não as consigam cumprir, percebem? A mãe podia ter dito que não se mexe nos interruptores, por exemplo.
            O meu marido já teve um aluno com DA grave e o miúdo nunca foi mal educado como aqueles dois.
            2 filhotes lindos

            Comentar


            • #7
              Dois comentários rápidos:

              As regras só fazem sentido quando os educadores (pais e professores) são coerentes. Se existem regras, mas umas vezes são cumpridas, outras não, é igual ou pior do que não haver regras. Também, se houver regras mas não houver consequências, de nada servem.

              Ultimamente tenho ouvido falar bastante bem de produtos naturais com ácidos gordos (tipo óleo de fígado de bacalhau). Há crianças que têm tomado, por recomendação médica e notam-se diferenças.
              Ultima edição por newbie; 01-04-2011, 22:59. Razão: gralha

              Comentar


              • #8
                MInha querida...como te compreendo...
                O meu filho mais velho tem Défice de atenção ( com o maximo da escala) e hiperactividade ( com o minimo da escala) e sei o que é passar por esse processo!
                Falou-se aqui em ma educaçao e preguiça, e falta de regras. Pois...Falta de regras é uma conversa e cada deve saber se as incute ou nao!
                Mal educados e preguiçosos sao os primeiros rotulos espetados na testa destas crianças.
                Aliás foi quando a professora do 1 ano me disse que o meu filho era mal educado que me caiu a ficha!
                E pensei: mal educada és tu ó minha grande incompetente!
                E para espanto dela, pois normalmente sao os professores que pedem estas coisas e os pais ficam ate muito ofendidos pois os filhos aos seus olhos sao perfeitos, lhe pedi que fizesse o necessario para o meu filho ser avaliado por uma psicologa.
                Ficou com cara de parva a olhar para mim!
                Talvez por ser educadora tenha enfrentado isto de forma diferente (sempre com os meus receios de mae, obviamente)
                O diagnostico foi feito após uns meses e no final do ano decidi mudar o meu filho de escola....e sabem qual foi o comentario da professora? Ahhh faz bem pq aqui nao conseguimos trabalhar com meninos assim!!
                Ela so se safou de uma queixa por tudo o que se tinha passado naquele ano pq eu tinha acabado te passar por uma gravidez de altissimo risco e estava tao fragil que nem tive forças.
                O meu filho terminou o 1 ano a dizer que queria desistir da escola! Que a escola dele era o jardim de infancia! Ele estava com uma aversao ao meio escolar terrivel, tal foi a humilhaçao e incompetencia desta professora!
                Levou tempo....só 2 anos depois o meu filho começou a dizer que gostava do colegio onde estava, a dizer que tinha amigos...
                Teve de repetir o 3 ano pois tinha alguns problemas de fundo. Nao conseguia memorizar coisas so porque sim como por exemplo as tabuadas!
                Foi nessa altura que se optou pela medicaçao. No final de 3 anos de luta e a atentar fugir do bicho papao da ritalina ou do rubifen ou da concerta!
                E no ano seguinte os resultados dispararam. Ele com a medicaçao era um menino focado, atento e com vontade de trabalhar!
                NAo consigo perceber a relutancia ( que eu propria tive por ouvir os outros) à medicaçao!
                Borrifem-se no que os outros dizem! Os vossos filhos têm direito a ter sucesso, até porque crianças com defice de atençao e hiperactivas sao crianças inteligentissimas!
                O meu filho terminou o 4 anos com sucesso e nesse ano mudámos de país! E pensei...agorra sou capaz de deitar tudo por terra...Começou o 5 ano numa escola de lingua holandesa.
                Em 3 meses ja falava bastante bem! Passou de ano!!! AI o orgulho! Até transbordava!! O meu e o dele!
                Fez o 5, fez o 6 e neste momento esta no 7 ( primerio ano de ensino secundario aqui) Onde tem exames de 4 horas seguidas, que eu nem na faculdade tinha!
                Nao sei se vai terminar o ano com sucesso ou nao. MAs tudo o que ele fez ate agora merece o meu aplauso.
                Obviamente é como tu dizes, sempre em cima, sempre a pressionar para estudar, sempre connosco por tras a incentivar, se o deixassemos no ritmo dele ia tudo por agua abaixo.
                Quero la saber que digam que com esta idade se devia desenvencilhar sozinho...e aqui nem imaginam o peso que isso tem!!
                Eu quero é que ele faça as coisas com sucesso!!
                Eu ando aqui há 3 anos e ainda nao consigo ter uma conversa decente nesta lingua. É ou nao é de ter orgulho?
                Muffy aconselhava-te a veres outro psicologo para uma segunda opiniao, que até pode ser coincidente...mas os sintomas que descreves....acho que o teu coraçao até est praparado para a resposta. Custa muito mais quando esta a frente dos olhos e os preconceitos e as pessoas teimam em nao deixar aceitar. Distrair-se com as moscas nao tem que ver com nao ter regras ou ser mal educada.
                O meu filho tb se distraia com moscas.
                Um beijinho grande de conforto. Os vossos filhos sao crianças inteligentissimas so precisam de uma ajudinha e um apoio (que todas as crianças precisam) dado de uma forma diferente!

                PS-o defice de atençao é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas. O problema de as pessoas nao aceitarem isto e por consequencia a sua medicaçao faz-me muitissima confusao.
                E contra nós falo que levamos 3 anos a ponderar a medicaçao sempre com a pressao externa de quem nos rodeava.
                Até que um dia a psicologa me disse assim; olhe e se o seu filho fosse diabético? Nao lhe dava insulina??
                E eu pensei, realmente acho que andamos aqui a lutar contra o inevitavel e possivelmente a hipotecar o futuro académico do nosso filho em nome do quê?
                Cada caso é um caso! E cada caso deve ser obviamente avaliado como deve ser.
                A minha experiencia é esta.
                Ultima edição por evian; 02-04-2011, 09:05.
                Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

                Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

                Comentar


                • #9
                  OI..venho apenas aqui "meter o bedelho" para comentar o q ouço. Trabalho com psicologas na área clínica. O q tenho ouvido a respeito é que o diagnóstico do DA obedece a critérios q devem ser avaliados por meio de testes e outros parâmetros. Por vezes são encaminhados pelas escolas e até pelas psicólogas educacionais das escolas para as psicologas clinicas de saúde....parece-me haver por vezes alguma confusão/desconhecimento/discordância por parte de umas e outras no que respeita aos critérios e ao diagnóstico...e muitas vezes mesmo após os testes, as conversas, as consultas parece n haver consenso ou 100% de certezas no diagnóstico.
                  Por vezes tb parece haver "pressão" para q seja feito o diagnóstico, com o objectivo de tentar q este seja seguido pela educação especial (por vários motivos). Pneso, pelo que vejo q uma ajuda de psicologia (educacional ou clinica??...sinceramente n sei a melhor pois n sou entendida na matéria) e pedopsiquiatria..mas médico q n medique sem 1º averiguar a fundo a situação.
                  Atendo crianças com Ritalina bastante calmas e crianças medicadas que mesmo assim são inquietas...outras com atitudes agressivas e aparentemente um pouco "mal educadas", para além de nem sequer conseguirem estar sentadas na consulta. Abrem a porta dezenas de vezes, andam de um lado para o outro, parece que estão em permanente ansiedade e um pouco irritadas. Trabalhar tb os pais em qq área q se atenda é fundamental.
                  Bjs
                  E pronto, é isso.

                  Comentar


                  • #10
                    Em relação ao comportamento da minha filha, nunca tive razão de queixa de ninguém, nem da professora, que se queixa de tudo dela. Mas mal educada e mal comportada nunca tive queixas. Até porque a menina está muito, mas muito mais calma. Apenas "detesta" a escola, diz-me que não gosta e queriaa era estar na pré. Também tenho pensado em procurar uma nova opinião, mas estava a ver o que ia dar até ao fim deste período. Mas pelo que estou a ver ela este ano deve ficar pelo 3º ano. Se me puderem indicar alguém na margem sul, agradeço, até porque a professora já me enviou um pedido de autorização para ela ser indiciada para a educação especial, o que sinceramente acho que não se adequa à minha filha. Se tiver de ser medicada e se for para bem dela... assim será.

                    Obrigada a todas pelas palavras carinhosas e Bem Hajam

                    Comentar


                    • #11
                      Eu só falei na falta de regras porque me deparei com uma mãe que se limitou a aceitar o rótulo de "criança hiperactiva" e pura e simplesmente não se chateava porque tinha essa desculpa para dar. Sim, é um facto que há crianças que não conseguem estar sentadas, etc etc, mas também é um facto que o que aqueles miúdos fizeram no meu escritório sem a mãe lhes dirigir uma única vez a palavra não tem desculpa.
                      2 filhotes lindos

                      Comentar


                      • #12
                        O que nao tem desculpa é a atitude da mãe!! Eu nunca deixei de reeprender os meus filhos quando achei que estavam a ser inconvenientes. Nem um nem outro! E sabem porquê?? Porque defice de atençao e hiperactividade nao tem que ver com falta de regras.
                        Obviamente estas crianças tem por vezes dificuldades a nivel comportamental em que lhe é muito dificil estarem quietas...no entanto o adulto deve sempre estar atento para os "puxar" para a realidade e ajudar nessa situaçao.
                        Nao é dizer como essa mae, ah e tal sao hiperactivos! Os pais têm um papel muito importante em tudo isto, desde a aceitaçao do problema até a atitude a tomar em certas situaçoes.
                        Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

                        Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

                        Comentar


                        • #13
                          É verdade. Há pais que não são capazes de repreender os filhos. Não é o caso da minha piolha, que passo a vida a "gastar-lhe" o nome Tenho uma lojinha e tenho pelo menos 2 clientes, que deixaram de vir às compras (mandam os maridos, ou as mães) porque os filhos acabaram por ser repreendidos por nós, pois elas não eram capazes de dizer aos miudos para estarem quietos. Um deles estava a riscar-me o vidro da vitrine com um carro e tivemos que ser nós a dizer 2 ou 3 vezes para ele parar. Isto só para ilustrar a mesma situação de que falou a micaela24. No caso da minha filha, o problema dela é apenas na escola. Ainda esta semana ela teve testes e, em casa fez os mesmos exercicios que sairam nos testes e no teste pura e simplesmente "bloqueia". Não consegue acabar. As colegas dizem que ela passa o tempo a brincar com os lápis, tudo serve de pretexto para não passar o que está no quadro.

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por evian Ver Mensagem
                            O que nao tem desculpa é a atitude da mãe!! Eu nunca deixei de reeprender os meus filhos quando achei que estavam a ser inconvenientes. Nem um nem outro! E sabem porquê?? Porque defice de atençao e hiperactividade nao tem que ver com falta de regras.
                            Obviamente estas crianças tem por vezes dificuldades a nivel comportamental em que lhe é muito dificil estarem quietas...no entanto o adulto deve sempre estar atento para os "puxar" para a realidade e ajudar nessa situaçao.
                            Nao é dizer como essa mae, ah e tal sao hiperactivos! Os pais têm um papel muito importante em tudo isto, desde a aceitaçao do problema até a atitude a tomar em certas situaçoes.
                            Era exactamente isso que eu queria dizer. O que me estava a irritar era sobretudo a passividade da mãe. Como é que os miúdos iam ao menos tentar estar quietos se tinham a desculpa perfeita por parte da mãe?
                            2 filhotes lindos

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por angelapsilva Ver Mensagem
                              Ola,

                              eu sou mãe de um rapaz de 9 anos, e foi lhe dignosticado DEFICE DE ATENÇÃO, mas só aos 8 anos.

                              Desde que ele entrou na pré-escola, que a professora se queijava que o Gonçalo era muito lento no que fazia, distraido, enquanto que os colegas demoravam 30 minutos a fazer uma actividade ele era capaz de demorar 1 hora, a titlo de exemplo.
                              Pensei que isso ia melhora, com o passar do tempo, mas não.

                              Entretanto ele entrou para a escola, e começou o meu, e o dele, tormento.

                              Ele distraia-se, era capaz de estar a prestar atenção ao que a professora fazia, e não fazia as fichas. Mas até que correu bem esse ano, puxamos muito por ele, e todos os dias o lembramos que ele tinha que se despachar a fazer as actividades. E lá passou para o 2º ano com boas notas, excelente.

                              É que ele sabe as coisa e aprende muito bem, o problema é mesmo a lentidão que ele as faz, e se distrair com muita facilidade.

                              No 2º ano ele trocou de professora, e começou novamente o mesmo martirio, mas desta vez falei com a Pediatra dele, e ela recomendou falar com a pedo-psiquiatra, e depois de 2 trimestres impossiveis, a pedo receitou-lhe Ritalina. Foi uma mudança radical.

                              Ele fazia as coisas todas, desenrascava-se melhor, prestava mais atenção ao que a prof. explicava, foi incrivel.

                              Nesse periodo conseguiu recuperar nas fichas de avaliação e acabou o ano com Satisfaz Bastante e excelente.

                              Ele agora no 3º ano, sei que ele continua com problemas mas sei, que sem a medicação e sem o acompanhamento diario, ele em vez de tirar satisfaz ou satisfaz bastante seria negativas, por que apesar de ele saber as coisa, ele ía para as avaliações e não fazia nada.

                              Nós, como mãe e a professora, queremos sempre mais, mas se ele não tivesse a ser acompanhado o resultado seria muito pior.

                              A professora compreendeu muito bem as limitações que o Gonçalo tem, inclusive ela tem sido impecavel, sempre disponivel para o ajudar, e fez mudanças na sala de maneira que o Gonçalo estivesse a beira de colegas que não se distraem e que são muito trabalhadores.

                              Mas claro ela quer que o Gonçalo dê mais,eu também quero, porque ele tem capacidades para dar muito mais.

                              Ainda tem muito para trabalhar, e muito para fazer, mas já esta muito bem encaminhado.

                              Ele agora esta com o CONCERTA, porque tem mais tempo de duração.

                              Eu custumo dizer que o Gonçalo durante a semana, não tem nada a ver com o Gonçalo do fim de semana, Domingo, são duas crianças completamente diferentes.

                              Durante a semana, é uma maravilha, mas ao fim de semana ele não toma nada, e ele fica insuportavel, por causa da hiperactividade.

                              Sei que muitas pessoas olham, para ele e pensam," que miudo mal comportado", e "esta mãe não tem mão nele", " ele não tem educação menhuma". E custa um pouco porque não podemos fazer muito, não o podemos fechar em casa. E o estado dele nem é dos piores, ele só tem 3 dos 5 pontos de hiperactividade. Mas custa ver atitude das pessoas.

                              Deixei este pequeno testemunho sobre o meu filho que sofre com defice de atenção, Porque as vezes tenho a sensação que sou a unica, que não há mais crianças com defice de atençao.

                              Olá Angela,
                              ninguém melhor que eu para te compreender... por vezes ao ler este testemunho dei comigo a pensar se não teria sido eu a escrever, visto a minha situação ser tal e qual a tua...
                              A unica diferença é que eu não tive essa sorte com a professora do meu filho desde o 1º ano que nunca compreendeu o facto de ele ser hiperactivo com defice de atenção, e tinha tudo o que era relatorios medicos da pediatra de desenvolvimento por quem é medicado desde os 5 anos, primeiros 15 dias com rubifen para ver o efeito que tal como o teu se mostraram logo optimos, depois passou para o concerta 18 mg por ter um efeito mais prolongado e so ter que tomar demanha. Tal como tu dizes o meu quando nao toma ao fim de semana e ferias deixa-me louca, aliás mal acorda já me consegue tirar do sério com os seus gritos e a sua agitação...mas tenho autorização da médica para lhe dar mesmo ao fim de semana quando precisar e eu tenho dado sempre pelo menos ao sabado porque ele tem treino de futebol e se nao tomar nao se concentra.
                              Sei que por vezes tb passa por miudo mal comportado e o meu ainda tem 8 anos, mas nunca foi criança agressiva nem malcriada o que é tipico nos hiperactivos, o Diogo é muito educado e muito amigo dos seus amigos e professoras, nisso sempre foi elogiado por todos.
                              O primeiro ano do diogo tb foi de excelentes apesar de o professor estar sempre a chamar-me a escola a dizer que nao o aguentava, que ele nao parava quieto e distraía os colegas. No segundo ano as coisas complicaram-se, o professor batia muito nos alunos e eu queixei-me muito durante o 1º ano mas sempre a ele e como ele negava e eu fingia que acreditava as coisas manteram-se bem, no 2º ano falei com a coordenadora, a partir daí ele deixou o meu filho completamente de lado, não o ensinava, nao lhe ralhava, fingia que ele nem ali estava...quando vou receber as notas do 1º período quase caí para o lado quando vi que tirando estudo do meio era tudo nao satisfaz...como pode um aluno passar em 3 meses de excelente para nao satisfaz? segundo o professor nao quer trabalhar, e como eu lhe disse que ele lhe batia deixou de lhe ralhar e entao ele nao fazia...a unica coisa que eu notava era que a auto estima dele estava em baixo e deixou de trabalhar em casa como antes...eu nessa fase seguinte as notas quase dei em louca a estudar com ele porque pensava será que a culpa é mesmo dele? Aumentei-lhe o concerta para 36 mg com conselho da medica.
                              Mas no fim de janeiro tomei a decisão mais acertada até hoje e mudei-o de escola, onde tudo já voltou ao normal e o diogo voltou a ser aquele excelente aluno mas claro que com muito trabalho e paciencia da parte dos professores.
                              Não sei se contigo se passou o mesmo, mas a medicaçao ao diogo nao ajudou muito no defice de atençao, aprende tudo muito bem mas tem muita dificuldade em reter a informação...é muito bom a matemática porque nao exige memória, mas a portugues tem muita dificuldade em compreender o que lê, apesar de ler muito bem desde o 1º ano.
                              Acho que não podemos exigir muito mais deles, eles não tem culpa e sabemos que nao sao burros.
                              Por vezes fico com pena dele, quando nao esta com medicação tal como tu dizes fica insuportavel e o irmão pequeno é que sofre mais, então eu tenho que tomar medidas drásticas que nao me servem de nada.
                              Como podes ver não és a unica...infelizmente como eu te compreendo!
                              Se precisares falar envia msg, eu estou ao dispor.



                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X