Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Defice de Atenção

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    Inserido Inicialmente por angelapsilva Ver Mensagem
    Ola,

    eu sou mãe de um rapaz de 9 anos, e foi lhe dignosticado DEFICE DE ATENÇÃO, mas só aos 8 anos.

    Desde que ele entrou na pré-escola, que a professora se queijava que o Gonçalo era muito lento no que fazia, distraido, enquanto que os colegas demoravam 30 minutos a fazer uma actividade ele era capaz de demorar 1 hora, a titlo de exemplo.
    Pensei que isso ia melhora, com o passar do tempo, mas não.

    Entretanto ele entrou para a escola, e começou o meu, e o dele, tormento.

    Ele distraia-se, era capaz de estar a prestar atenção ao que a professora fazia, e não fazia as fichas. Mas até que correu bem esse ano, puxamos muito por ele, e todos os dias o lembramos que ele tinha que se despachar a fazer as actividades. E lá passou para o 2º ano com boas notas, excelente.

    É que ele sabe as coisa e aprende muito bem, o problema é mesmo a lentidão que ele as faz, e se distrair com muita facilidade.

    No 2º ano ele trocou de professora, e começou novamente o mesmo martirio, mas desta vez falei com a Pediatra dele, e ela recomendou falar com a pedo-psiquiatra, e depois de 2 trimestres impossiveis, a pedo receitou-lhe Ritalina. Foi uma mudança radical.

    Ele fazia as coisas todas, desenrascava-se melhor, prestava mais atenção ao que a prof. explicava, foi incrivel.

    Nesse periodo conseguiu recuperar nas fichas de avaliação e acabou o ano com Satisfaz Bastante e excelente.

    Ele agora no 3º ano, sei que ele continua com problemas mas sei, que sem a medicação e sem o acompanhamento diario, ele em vez de tirar satisfaz ou satisfaz bastante seria negativas, por que apesar de ele saber as coisa, ele ía para as avaliações e não fazia nada.

    Nós, como mãe e a professora, queremos sempre mais, mas se ele não tivesse a ser acompanhado o resultado seria muito pior.

    A professora compreendeu muito bem as limitações que o Gonçalo tem, inclusive ela tem sido impecavel, sempre disponivel para o ajudar, e fez mudanças na sala de maneira que o Gonçalo estivesse a beira de colegas que não se distraem e que são muito trabalhadores.

    Mas claro ela quer que o Gonçalo dê mais,eu também quero, porque ele tem capacidades para dar muito mais.

    Ainda tem muito para trabalhar, e muito para fazer, mas já esta muito bem encaminhado.

    Ele agora esta com o CONCERTA, porque tem mais tempo de duração.

    Eu custumo dizer que o Gonçalo durante a semana, não tem nada a ver com o Gonçalo do fim de semana, Domingo, são duas crianças completamente diferentes.

    Durante a semana, é uma maravilha, mas ao fim de semana ele não toma nada, e ele fica insuportavel, por causa da hiperactividade.

    Sei que muitas pessoas olham, para ele e pensam," que miudo mal comportado", e "esta mãe não tem mão nele", " ele não tem educação menhuma". E custa um pouco porque não podemos fazer muito, não o podemos fechar em casa. E o estado dele nem é dos piores, ele só tem 3 dos 5 pontos de hiperactividade. Mas custa ver atitude das pessoas.

    Deixei este pequeno testemunho sobre o meu filho que sofre com defice de atenção, Porque as vezes tenho a sensação que sou a unica, que não há mais crianças com defice de atençao.

    Olá Angela,
    ninguém melhor que eu para te compreender... por vezes ao ler este testemunho dei comigo a pensar se não teria sido eu a escrever, visto a minha situação ser tal e qual a tua...

    A unica diferença é que eu não tive essa sorte com a professora do meu filho desde o 1º ano que nunca compreendeu o facto de ele ser hiperactivo com defice de atenção, e tinha tudo o que era relatorios medicos da pediatra de desenvolvimento por quem é medicado desde os 5 anos, primeiros 15 dias com rubifen para ver o efeito que tal como o teu se mostraram logo optimos, depois passou para o concerta 18 mg por ter um efeito mais prolongado e so ter que tomar de manha.

    Tal como tu dizes o meu quando nao toma ao fim de semana e ferias deixa-me louca, aliás mal acorda já me consegue tirar do sério com os seus gritos e a sua agitação...mas tenho autorização da médica para lhe dar mesmo ao fim de semana quando precisar e eu tenho dado sempre pelo menos ao sabado porque ele tem treino de futebol e se nao tomar nao se concentra.

    Sei que por vezes tb passa por miudo mal comportado e o meu ainda tem 8 anos, mas nunca foi criança agressiva nem malcriada o que é tipico nos hiperactivos, o Diogo é muito educado e muito amigo dos seus amigos e professoras, nisso sempre foi elogiado por todos.

    O primeiro ano do diogo tb foi de excelentes apesar de o professor estar sempre a chamar-me a escola a dizer que nao o aguentava, que ele nao parava quieto e distraía os colegas. No segundo ano as coisas complicaram-se, o professor batia muito nos alunos e eu queixei-me muito durante o 1º ano mas sempre a ele e como ele negava e eu fingia que acreditava as coisas manteram-se bem, no 2º ano falei com a coordenadora, a partir daí ele deixou o meu filho completamente de lado, não o ensinava, nao lhe ralhava, fingia que ele nem ali estava...quando vou receber as notas do 1º período quase caí para o lado quando vi que tirando estudo do meio era tudo nao satisfaz...como pode um aluno passar em 3 meses de excelente para nao satisfaz? segundo o professor nao quer trabalhar, e como eu lhe disse que ele lhe batia deixou de lhe ralhar e entao ele nao fazia...a unica coisa que eu notava era que a auto estima dele estava em baixo e deixou de trabalhar em casa como antes..

    .eu nessa fase seguinte as notas quase dei em louca a estudar com ele porque pensava será que a culpa é mesmo dele?

    Aumentei-lhe o concerta para 36 mg com conselho da medica.

    Mas no fim de janeiro tomei a decisão mais acertada até hoje e mudei-o de escola, onde tudo já voltou ao normal e o diogo voltou a ser aquele excelente aluno mas claro que com muito trabalho e paciencia da parte dos professores.

    Não sei se contigo se passou o mesmo, mas a medicaçao ao diogo nao ajudou muito no defice de atençao, aprende tudo muito bem mas tem muita dificuldade em reter a informação...é muito bom a matemática porque nao exige memória, mas a portugues tem muita dificuldade em compreender o que lê, apesar de ler muito bem desde o 1º ano.

    Acho que não podemos exigir muito mais deles, eles não tem culpa e sabemos que nao sao burros.

    Por vezes fico com pena dele, quando nao esta com medicação tal como tu dizes fica insuportavel e o irmão pequeno é que sofre mais, então eu tenho que tomar medidas drásticas que nao me servem de nada.

    Como podes ver não és a unica...infelizmente como eu te compreendo!

    Se precisares falar envia msg, eu estou ao dispor.



    Comentar


    • #17
      Angelapsilva, antes de mais, uma palavra de solidariedade para contigo e para com o teu filhote.

      Muffy, a tua filhota tem alguma espécie de reserva mental contra a escola e as tarefas escolares. Talvez não haja mesmo nenhum tipo de DA ou hiperactividade mas há qualquer coisa que a bloqueia para a escola e que talvez um psicologo ou pedopsiquiatra possa ajudar a perceber. Isto porque nestas idades (1º ciclo, sobretudo) a curiosidade pela aprendizagem e pelas tarefas escolares é um traço comum à maioria das crianças. Ser preguiçoso é, nestas idades, atalhar caminho (em vez de recortar melhor recortar pior, em vez de escrever um texto de 20 linhas fazer só 10, em vez de ler o texto todo só ler metade e inventar o resto , etc.). Não costuma ser, pura e simplesmente, não fazer. O grau de empenho e as capacidades intelectuais é que por norma determinam as notas e os resultados produzidos. Mas há sempre algum empenho.

      A tua filhota é preguiçosa em tarefas de que goste? (jogos, brincadeiras, etc.)? Quando executa as tarefas escolares é bem sucedida? Tu, como mãe, dirias que ela é habitualmente preguiçosa?

      De resto queria dizer que acabo por compreender os pais que se demitem de impor regras a crianças hiperactivas, por exemplo. É comodo. Ao fim e ao cabo torna-se um mecanismo de defesa porque estar constantemente a repreender é cansativo. Acrescento que em muitas crianças com este tipo de transtornos, eles tomam uma forma mais aguda precisamente porque os traços patologicos da doença se misturam com a displicência dos pais face à imposição de regras. Resumido: se não fossem crianças hiperactivas, seriam apenas crianças mal-educadas. Assim, tornam-se crianças-bomba, com as quais é quase impossível muitas vezes estabelecer uma relação pedagógica dentro de uma sala de aula. Já é difícil ao professor lidar (por inexperiencia e ausencia de conheciemntos teoricos sobre isto) com uma criança hiperactiva e com DA... piora bastante se ainda por cima o problema da aprendizagem se tornar o mal menor. Piora para o professor mas, mais grave do que isso, piora para a criança.

      As escolas deverias ter professores com competências actualizadas nestas matérias. Este tipo de transtornos em crianças é cada vez mais comum (ou não, apenas temos mais conhecimentos sobre elas, antigamente estes miudos eram, provavelmente, aqueles desgraçados que passavam a vida com o rabiosque a ferver ou de castigo no canto da parede, ou a ser expulsos das salas de aula...) e é imperdoavel que os proprios professores se queiram manter à margem da resolução do problema.


      Evian, admiro a forma como tens gerido as preocupações com os teus filhos e como tens feito tudo para ultrapassar as dificuldades, encarando os problemas de frente e procurando soluções! ;-)

      Comentar


      • #18
        EliGee,
        A Psicóloga deu-lhe alta ao fim de quase 2 anos de consultas! Depois de testes e consultas atrás de consultas a psicóloga, principalmente no último ano, recomendou-me que mudasse a Mafalda de professora! Ela passou de uma menina, que na 1ª classe teve sempre boas notas, para no 2ª ano ser uma criança desatenta que necessitava de aulas de apoio. Tudo isto coincidiu com uma mudança na minha vida profissional, da qual começei a ter muito menos tempo com ela. Conversei com a professora sobre isto ( depois de ser chamada à atenção que a Mafalda estava muito preguiçosa, que não completava as tarefas, etc, etc) e mandou um relatório à psicóloga com as dificuldades que a menina tinha na sala de aula. A psicóloga voltou a referir, depois de mais umas sessões, que o problema da Mafalda era ter sempre tudo o que queria, sem ter de se esforçar, não tinha nenhum problema ao nível de ser medicada. Para mim, óptimo! A resposta da professora a esta observação da psicóloga foi a de que eu deveria ter mudado de psicóloga, pois a menina devia ser medicada! Afinal deveria ou não?! Quem tinha razão? a professora ou a psicóloga? Castigos, nada de festas de anos e nem ela teve festa nesse ano, como castigo e nada se resolvia, a autoestima da minha filha estava tão em baixo que nem um adulto, muitas vezes consegue superar. Dizia-lhe para fazer as coisas da escola, a resposta era: eu não consigo! Eu sou burra! A psicóloga perguntava se nós, em casa, se lhe chamávamos burra. Claro que não! Ela é bastente inteligente, e ainda é o que me faz ficar fuuuula com ela. No final do 2º período do ano passado, as meninas da turma dela começaram a dizer, que a Mafalda estava chumbada, que ela não ia passar. Passei-me, quando soube que a professora tinha falado com a colega que dava apoio à minha filha, em frente à turma toda e disseram que ela já não tinha hipóteses. Se continuasse com a falta de interesse, ela chumbava!
        Agora digam-me: isso é pedagogia?! de que tipo?! É que as crianças são muito cruéis e começaram a dizer-lhe que ela não ia passar. Quando confrontei a professora com isto desmentiu e disse que nunca ia ter essa conversa na sala de aula. Então deduzi o seguinte: até a menina dos olhos da professora, que só tem excelentes, é mentirosa, bem como cerca de 15 meninas e meninos! Arranjei uma explicadora, que a consegui "puxar" e levantou as notas todas no 3ª período! Passou de ano! Este ano estamos na mesma situação. Desde Dezembro, começaram novamente as queixas e também o desempenho da Mafalda a descer. Ao ponto de em Fevereiro a professora, numa das últimas vezes que fui ver os testes ( o porquê dos não satisfazes e de 1 fraco a matemática!) deu-me uma carta, que não assinei, para que ela fosse indicada para o ensino especial. Pura e simplesmente não fez o teste de matemática. Diz que não sabia! E encolhe os ombros, estou farta de gastar dinheiro em explicação, em casa faz, na explicação faz e chega ao teste: nada! Já não sei que fazer, nem que pensar.

        Comentar


        • #19
          Muffy, a tua filhota tem alguma espécie de reserva mental contra a escola e as tarefas escolares. Talvez não haja mesmo nenhum tipo de DA ou hiperactividade mas há qualquer coisa que a bloqueia para a escola e que talvez um psicologo ou pedopsiquiatra possa ajudar a perceber. Isto porque nestas idades (1º ciclo, sobretudo) a curiosidade pela aprendizagem e pelas tarefas escolares é um traço comum à maioria das crianças. Ser preguiçoso é, nestas idades, atalhar caminho (em vez de recortar melhor recortar pior, em vez de escrever um texto de 20 linhas fazer só 10, em vez de ler o texto todo só ler metade e inventar o resto , etc.). Não costuma ser, pura e simplesmente, não fazer. O grau de empenho e as capacidades intelectuais é que por norma determinam as notas e os resultados produzidos. Mas há sempre algum empenho.

          A tua filhota é preguiçosa em tarefas de que goste? (jogos, brincadeiras, etc.)? Quando executa as tarefas escolares é bem sucedida? Tu, como mãe, dirias que ela é habitualmente preguiçosa?



          Ela adora ginástica! E a professora tem puxado bastante por ela. Incentiva-a bastante, dá-lhe bastantes elogios, embora mantenha o respeito e até grite com ela quando se distrai, mas ela adora-a! Num dos últimos castigos, retirei-lhe a ginástica, houve um sarau de Natal e ela não foi! Ficou muito triste, mas passou rápido. Até que ela começou a entrar no ritmo novamente e voltou às aulas de ginástica.

          Habitualmente, ela até nem é preguiçosa, comodista talvez. Porque se houver algo para fazer, mesmo na loja, se lhe disser que temos de ir arrumar prateleiras ou assim, ela é a 1ª a dizer que vamos lá!

          Comentar


          • #20
            Inserido Inicialmente por Muffy Ver Mensagem
            EliGee,
            A Psicóloga deu-lhe alta ao fim de quase 2 anos de consultas! Depois de testes e consultas atrás de consultas a psicóloga, principalmente no último ano, recomendou-me que mudasse a Mafalda de professora! Ela passou de uma menina, que na 1ª classe teve sempre boas notas, para no 2ª ano ser uma criança desatenta que necessitava de aulas de apoio. Tudo isto coincidiu com uma mudança na minha vida profissional, da qual começei a ter muito menos tempo com ela. Conversei com a professora sobre isto ( depois de ser chamada à atenção que a Mafalda estava muito preguiçosa, que não completava as tarefas, etc, etc) e mandou um relatório à psicóloga com as dificuldades que a menina tinha na sala de aula. A psicóloga voltou a referir, depois de mais umas sessões, que o problema da Mafalda era ter sempre tudo o que queria, sem ter de se esforçar, não tinha nenhum problema ao nível de ser medicada. Para mim, óptimo! A resposta da professora a esta observação da psicóloga foi a de que eu deveria ter mudado de psicóloga, pois a menina devia ser medicada! Afinal deveria ou não?! Quem tinha razão? a professora ou a psicóloga? Castigos, nada de festas de anos e nem ela teve festa nesse ano, como castigo e nada se resolvia, a autoestima da minha filha estava tão em baixo que nem um adulto, muitas vezes consegue superar. Dizia-lhe para fazer as coisas da escola, a resposta era: eu não consigo! Eu sou burra! A psicóloga perguntava se nós, em casa, se lhe chamávamos burra. Claro que não! Ela é bastente inteligente, e ainda é o que me faz ficar fuuuula com ela. No final do 2º período do ano passado, as meninas da turma dela começaram a dizer, que a Mafalda estava chumbada, que ela não ia passar. Passei-me, quando soube que a professora tinha falado com a colega que dava apoio à minha filha, em frente à turma toda e disseram que ela já não tinha hipóteses. Se continuasse com a falta de interesse, ela chumbava!
            Agora digam-me: isso é pedagogia?! de que tipo?! É que as crianças são muito cruéis e começaram a dizer-lhe que ela não ia passar. Quando confrontei a professora com isto desmentiu e disse que nunca ia ter essa conversa na sala de aula. Então deduzi o seguinte: até a menina dos olhos da professora, que só tem excelentes, é mentirosa, bem como cerca de 15 meninas e meninos! Arranjei uma explicadora, que a consegui "puxar" e levantou as notas todas no 3ª período! Passou de ano! Este ano estamos na mesma situação. Desde Dezembro, começaram novamente as queixas e também o desempenho da Mafalda a descer. Ao ponto de em Fevereiro a professora, numa das últimas vezes que fui ver os testes ( o porquê dos não satisfazes e de 1 fraco a matemática!) deu-me uma carta, que não assinei, para que ela fosse indicada para o ensino especial. Pura e simplesmente não fez o teste de matemática. Diz que não sabia! E encolhe os ombros, estou farta de gastar dinheiro em explicação, em casa faz, na explicação faz e chega ao teste: nada! Já não sei que fazer, nem que pensar.
            Mais uma vez te digo e com experiencia no assunto...as vezes os professores fazem-nos pensar que o problema está só nos nossos filhos, quando o verdadeiro problema são eles...nós passamos a castiga-los e a desgastarmo-nos a nos proprios a ensinar mais e mais sem progressos nenhuns, porque tal como tu disseste eles chamam burros aos miúdos e dizem-lhes constantemente que não vão passar....com o meu era assim e tb sempre negou que o fazia.
            Agora passados so 2 meses da mudança e novamente com as notas em alta vou lá perguntar-lhe de quem era o problema afinal e esfregar-lhas na cara.



            Comentar


            • #21
              Muffy, e que tal mudares de psicologa e de... professora? ;-) Estou a brincar, às vezes não não dá, né?

              A questão parece-me fácil de resumir: a tua filha precisa de um fresh start! As pessoas não têm noção de como as primeiras experiências das crianças determinam todas as futuras. Gostar de estudar e das tarefas escolares, nesta fase ( e arrisco dizer que em todas) é indissociável da sua socialização e da sua relação com a professora. Aliás, a professora assume a figura de referência.

              Parece-me a mim que tu propria, instintivamente, já encontráste essa relação, já percebeste que na escola as coisas não funcionam porque a professora se abstém de criar condições que favoreçam a aprendizagem da tua filha. A professora parece obcecada com soluções que lhe facilitem a vida e se mostra incapaz de criar estratégias que incentivem a tua menina a mostrar interesse pela escola e pelas tarefas escolares, reduzindo a sua incompetência ao rótulo fácil de "criança com necessidades educativas especiais", um rótulo que uma vez colocado condicionará todo o percurso escolar da tua filha.

              Ora bem, eu acho que o 1º ciclo é fundamental, basilar, na construção de um percurso escolar de sucesso (ou pelo menos sem insucessos) e se as coisas não estão a funcionar com essa professora talvez pudesses tentar uma transferência de escola ou de turma. Arvore que nasce torta... Se a psicologa não lhe diagnosticou coisa nenhuma, se a tua filha não é apática ou habitualmente preguiçosa, se adequadamente estimulada ela progride... não precisas de muitos mais dados para analisar a questão. O problema está mesmo na relação escola-aluna: a professora, como principal figura de referência, está a ser displicente, irresponsável, egoista e a dificultar o trabalho árduo que te tens imposto como mãe. Mas, se os professores e a escola não se substituem aos pais em matéria de valores, educação e afectos, os pais não se substituem aos professores no desempenho das suas tarefas. E não deixes que te enganem com desabafos do género não sou paga para ser psicologa de crianças com problemas: porque ter estratégias diversificadas para os alunos é uma das suas funções. A pluralidade de personalidades, estadios de desenvolvimento cognitivo e emocional e condições socio-económicas é uma realidade em TODAS as salas de aula, logo, a obrigação do professor é ser sensível a elas! A Educação é um direito de todas as crianças sem excepção!

              Não sei se fui grande ajuda, mas é o que penso ;-)

              Comentar


              • #22
                "se a tua filha não é apática ou habitualmente preguiçosa, se adequadamente estimulada ela progride... não precisas de muitos mais dados para analisar a questão. "

                Elli nao estou a perceber muito bem a tua frase....O meu filho nao era apatico, nem preguiçoso e devidamente estimulado nas coisas de que ele gostava ele respondia...e nao é por isso que nao tem défice de atençao e hiperactividade.
                Aliás isto de se perguntar ah entao mas ele memoriza e gosta de dinossauros, por exemplo, e resposta ser positiva em nada denuncia a nao existencia de défice de atenção.
                Sabem que as crianças com DA têm memória selectiva. Eles sao capazes de decorar coisas imensas se o assunto de facto lhe for muito interessante??
                Mas que na escola vêm os outros meninos fazer mais rapido e melhor e isso os transtorna e faz com que achem que nao sao capazes e lhes coloca a auro-estima no chao e aí começa a bola de neve??
                O meu filho dizia a toda a hora " eu nao consigo" , as vezes ainda nao tinha olhado para o papel e ja tinha dito o "eu nao consigo". Tinha uma auto-estima terrivel e foi esse o primeiro ponto alvo de terapia por parte da psicóloga. Pq é a partir daí que tudo o resto se consegue trabalhar.
                Ele nunca foi preguiçoso, simplesmente nao conseguia reter as coisas e acabava por se desinteressar e dizer que nao conseguia. Para estas crianças é uma frustraçao enorme ver os colegas a fazer as coisas e eles ali sem perceber, especialmente se tem um professor que depois em frente à turma toda os enxovalha, como a do meu filho fazia!!
                Uma vez teve a lata de ter este tipo de conversa de que ele nao aprendia, e nao era capaz e que ela achava isto e aquilo numa reuniao de pais em que os outros pais estavam nasala a ver trabalhos dos respectivos filhos.
                Eu achei isto de uma falta de respeito enorme. Pelo meu filho. Pq depois as outras crianças sao crueis.
                Eu nao percebo essa conversa do ensino especial....talvez agora seja diferente. O meu filho teve foi direito a um PEI ( plano de educaçao individiual) que foi elaborado em conjunto com a escola e psicologa. Mas de resto ele estava na sala dele e a professora fazia o trabalho que lhe competia. Isto a partir do segundo ano claro, que a abécula do primeiro merecia era que eu me tivesse mexido e a fizesse responder por aquilo que fez o meu filho passar naquele ano!
                Estas crianças sao inteligentes e nao é por terem défice de atençao que sao menos que as outras.
                Nao façamos deste diagnóstico um bicho papão ou coisa medonha. É dificil, mas bolas com amor, terapia, e tratamento adequado eles vao tao longe ou mais do que as outras crianças, até porque acabam por ser mais estimuladas!

                E quanto a esta frase "um rótulo que uma vez colocado condicionará todo o percurso escolar da tua filha." ao meu filho até agora nao condicionou pq eu muito tenho lutado para isso. As vezes por medo dos rotulos deixa-se andar anos e depois ja é tarde para uma soluçao que poderia ter sido simples.
                Eu nao admito rótulos no meu filho e aqui na bélgica nao imaginam o que é preciso fazer para que isso nao aconteça....Até ja chamei incompetente a uma professora ! Muito polite , sempre, como eles gostam aqui, mas levou na tromba com a incompetencia esfregada na cara e em frente da direcçao da escola e de outros membros da equipa pedagógica.
                A partir desse dia tudo mudou e a estrategia teve de amainar. Ja fiz muita reuniao de pais do outro lado da barricada, foi o que lhe disse no fim, e ha certas coisas que nao me passam desapercebidas, a outros pais talvez, a mim nao colega! E foi em frente a todos( direcçao e psicologa e o diabo a quatro) por causa das tosses.
                Por isso se algum dia achares que lhe estao a por um rotulo so tens é de fazer frente e dizeres que nao admites e tens de estar sempre alerta. Sempre!
                Ultima edição por evian; 07-04-2011, 20:15.
                Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

                Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

                Comentar


                • #23
                  Inserido Inicialmente por evian Ver Mensagem
                  "se a tua filha não é apática ou habitualmente preguiçosa, se adequadamente estimulada ela progride... não precisas de muitos mais dados para analisar a questão. "

                  Elli nao estou a perceber muito bem a tua frase....O meu filho nao era apatico, nem preguiçoso e devidamente estimulado nas coisas de que ele gostava ele respondia...e nao é por isso que nao tem défice de atençao e hiperactividade.
                  Aliás isto de se perguntar ah entao mas ele memoriza e gosta de dinossauros, por exemplo, e resposta ser positiva em nada denuncia a nao existencia de défice de atenção.
                  Sabem que as crianças com DA têm memória selectiva. Eles sao capazes de decorar coisas imensas se o assunto de facto lhe for muito interessante??
                  Mas que na escola vêm os outros meninos fazer mais rapido e melhor e isso os transtorna e faz com que achem que nao sao capazes e lhes coloca a auro-estima no chao e aí começa a bola de neve??
                  O meu filho dizia a toda a hora " eu nao consigo" , as vezes ainda nao tinha olhado para o papel e ja tinha dito o "eu nao consigo". Tinha uma auto-estima terrivel e foi esse o primeiro ponto alvo de terapia por parte da psicóloga. Pq é a partir daí que tudo o resto se consegue trabalhar.
                  Ele nunca foi preguiçoso, simplesmente nao conseguia reter as coisas e acabava por se desinteressar e dizer que nao conseguia. Para estas crianças é uma frustraçao enorme ver os colegas a fazer as coisas e eles ali sem perceber, especialmente se tem um professor que depois em frente à turma toda os enxovalha, como a do meu filho fazia!!
                  Uma vez teve a lata de ter este tipo de conversa de que ele nao aprendia, e nao era capaz e que ela achava isto e aquilo numa reuniao de pais em que os outros pais estavam nasala a ver trabalhos dos respectivos filhos.
                  Eu achei isto de uma falta de respeito enorme. Pelo meu filho. Pq depois as outras crianças sao crueis.
                  Eu nao percebo essa conversa do ensino especial....talvez agora seja diferente. O meu filho teve foi direito a um PEI ( plano de educaçao individiual) que foi elaborado em conjunto com a escola e psicologa. Mas de resto ele estava na sala dele e a professora fazia o trabalho que lhe competia. Isto a partir do segundo ano claro, que a abécula do primeiro merecia era que eu me tivesse mexido e a fizesse responder por aquilo que fez o meu filho passar naquele ano!
                  Estas crianças sao inteligentes e nao é por terem défice de atençao que sao menos que as outras.
                  Nao façamos deste diagnóstico um bicho papão ou coisa medonha. É dificil, mas bolas com amor, terapia, e tratamento adequado eles vao tao longe ou mais do que as outras crianças, até porque acabam por ser mais estimuladas!

                  E quanto a esta frase "um rótulo que uma vez colocado condicionará todo o percurso escolar da tua filha." ao meu filho até agora nao condicionou pq eu muito tenho lutado para isso. As vezes por medo dos rotulos deixa-se andar anos e depois ja é tarde para uma soluçao que poderia ter sido simples.
                  Eu nao admito rótulos no meu filho e aqui na bélgica nao imaginam o que é preciso fazer para que isso nao aconteça....Até ja chamei incompetente a uma professora ! Muito polite , sempre, como eles gostam aqui, mas levou na tromba com a incompetencia esfregada na cara e em frente da direcçao da escola e de outros membros da equipa pedagógica.
                  A partir desse dia tudo mudou e a estrategia teve de amainar. Ja fiz muita reuniao de pais do outro lado da barricada, foi o que lhe disse no fim, e ha certas coisas que nao me passam desapercebidas, a outros pais talvez, a mim nao colega! E foi em frente a todos( direcçao e psicologa e o diabo a quatro) por causa das tosses.
                  Por isso se algum dia achares que lhe estao a por um rotulo so tens é de fazer frente e dizeres que nao admites e tens de estar sempre alerta. Sempre!

                  evian...gostei muito de te ler...será que os nossos filhos não andaram na mesma escola com o mesmo professor?...estou a brincar...mas pelo que descreves até parece mesmo!
                  bjs



                  Comentar


                  • #24
                    Inserido Inicialmente por evian Ver Mensagem
                    "se a tua filha não é apática ou habitualmente preguiçosa, se adequadamente estimulada ela progride... não precisas de muitos mais dados para analisar a questão. "

                    Elli nao estou a perceber muito bem a tua frase....O meu filho nao era apatico, nem preguiçoso e devidamente estimulado nas coisas de que ele gostava ele respondia...e nao é por isso que nao tem défice de atençao e hiperactividade.
                    Aliás isto de se perguntar ah entao mas ele memoriza e gosta de dinossauros, por exemplo, e resposta ser positiva em nada denuncia a nao existencia de défice de atenção.
                    Sabem que as crianças com DA têm memória selectiva. Eles sao capazes de decorar coisas imensas se o assunto de facto lhe for muito interessante??
                    Mas que na escola vêm os outros meninos fazer mais rapido e melhor e isso os transtorna e faz com que achem que nao sao capazes e lhes coloca a auro-estima no chao e aí começa a bola de neve??
                    O meu filho dizia a toda a hora " eu nao consigo" , as vezes ainda nao tinha olhado para o papel e ja tinha dito o "eu nao consigo". Tinha uma auto-estima terrivel e foi esse o primeiro ponto alvo de terapia por parte da psicóloga. Pq é a partir daí que tudo o resto se consegue trabalhar.
                    Ele nunca foi preguiçoso, simplesmente nao conseguia reter as coisas e acabava por se desinteressar e dizer que nao conseguia. Para estas crianças é uma frustraçao enorme ver os colegas a fazer as coisas e eles ali sem perceber, especialmente se tem um professor que depois em frente à turma toda os enxovalha, como a do meu filho fazia!!
                    Uma vez teve a lata de ter este tipo de conversa de que ele nao aprendia, e nao era capaz e que ela achava isto e aquilo numa reuniao de pais em que os outros pais estavam nasala a ver trabalhos dos respectivos filhos.
                    Eu achei isto de uma falta de respeito enorme. Pelo meu filho. Pq depois as outras crianças sao crueis.
                    Eu nao percebo essa conversa do ensino especial....talvez agora seja diferente. O meu filho teve foi direito a um PEI ( plano de educaçao individiual) que foi elaborado em conjunto com a escola e psicologa. Mas de resto ele estava na sala dele e a professora fazia o trabalho que lhe competia. Isto a partir do segundo ano claro, que a abécula do primeiro merecia era que eu me tivesse mexido e a fizesse responder por aquilo que fez o meu filho passar naquele ano!
                    Estas crianças sao inteligentes e nao é por terem défice de atençao que sao menos que as outras.
                    Nao façamos deste diagnóstico um bicho papão ou coisa medonha. É dificil, mas bolas com amor, terapia, e tratamento adequado eles vao tao longe ou mais do que as outras crianças, até porque acabam por ser mais estimuladas!

                    E quanto a esta frase "um rótulo que uma vez colocado condicionará todo o percurso escolar da tua filha." ao meu filho até agora nao condicionou pq eu muito tenho lutado para isso. As vezes por medo dos rotulos deixa-se andar anos e depois ja é tarde para uma soluçao que poderia ter sido simples.
                    Eu nao admito rótulos no meu filho e aqui na bélgica nao imaginam o que é preciso fazer para que isso nao aconteça....Até ja chamei incompetente a uma professora ! Muito polite , sempre, como eles gostam aqui, mas levou na tromba com a incompetencia esfregada na cara e em frente da direcçao da escola e de outros membros da equipa pedagógica.
                    A partir desse dia tudo mudou e a estrategia teve de amainar. Ja fiz muita reuniao de pais do outro lado da barricada, foi o que lhe disse no fim, e ha certas coisas que nao me passam desapercebidas, a outros pais talvez, a mim nao colega! E foi em frente a todos( direcçao e psicologa e o diabo a quatro) por causa das tosses.
                    Por isso se algum dia achares que lhe estao a por um rotulo so tens é de fazer frente e dizeres que nao admites e tens de estar sempre alerta. Sempre!
                    Evian, acho que me expressei mal. O que acho é que se a filhota da Muffy demonstra capacidades de concentração e obtem resultados quando solicitada fora da escola (nas explicaçõoes e em casa com a mãe) é porque provavelmente não tem DA. Além do mais tenho assumido que não tem DA porque esse diagnostico foi pesquisado, salvo erro, durante dois anos e não foi "provado" clinicamente e não queria estar a alertar para a possibilidade de ter havido erro da psicologa sem questionar primeiro os erros da professora. Porque muitas vezes os problemas de aprendizagem começam porque a escola os desmotiva. Qualquer criança se sente frustrada se sente que as coisas negativas são demasiado valorizadas e se as coisas que correm bem não são elogiadas. A falta de sensibilidade de alguns professores de 1º ciclo para a importância do reforço positivo cria por vezes (em crianças mais sensíveis a isso) vazios na autoestima que os maus desempenhos preenchem com facilidade, tornando-se uma bola de neve. Nem é preciso que a criança tenha DA e/ou hiperactividade. E este pode simplesmente ser o caso da menina da Muffy.

                    a apatia e a preguiça de que falava são, muitas vezes, a face visível de atrasos no desenvolvimento cognitivo e era isso que me queria referir. As crianças diagnosticadas com DA, como muito bem referiste, não têm atrasos nenhuns!

                    E em relação aos rótulos Evian... de uma forma subtil concordáste comigo que os perseguem, certo? É que eu trabalho no meio e sei que a partir do 2º ciclo, na maioria dos casos, estas crianças são encerradas atrás desse PEI e são cada vez menos estimuladas. A DA e a hiperactividade melhoram com o crescimento mas a evolução pedagógica não é feita junto com eles... só isso.

                    Mas quero deixar bem claro que tudo depende do trabalho casa-escola e do acompanhamento que é feito. Eu tenho a certeza que no caso dos teus filhos esse acompanhamento não vai faltar!

                    E mais... tens toda a razão quando dizes que o medo desse rótulo não deve impedir os pais de fazer o que seja melhor para os seus filhos. E se há um diagnostico não há como fugir ao problema, é preciso enfrentá-lo e lidar com ele da melhor maneira possível! Quando falo em evitar os rótulos refiro-me apenas a evitar os desnecessarios. No caso da Muffy a professora quer avançar para o estatuto de aluno com Necessidades Educativas Especiais sem um diagnostico médico que o confirme??? Descabido no mínimo. Não cabe à professora definir isso. E sabes porque a professora o deseja? Porque assim pode baixar a bitola das avaliações da menina. Arranja testes facílimos, atalha caminhos, tem menos trabalho. Não me parece certo.

                    As vezes a escrever não é fácil expressar as ideias claramente... sorry!

                    Comentar


                    • #25
                      Hoje sou eu que estou em baixo...ai meninas....
                      Sim Eli percebi agora melhor o que querias dizer. O facto de a professora querer empurrar a menina para o EE sem um diagnostico medico é de loucos!! Mas no entanto acho que as segundas opinioes nunca se devem desvalorizar. Em qq area!
                      Eu fiz aqui um exame oftalmologico ao mais novo que me deixou com a pulga atras da orelha....fui a PT de ferias e pimbas la fomos nos fazer uma consulta...e o meu coraçao de mae tinha razao!
                      As vezes seja que tipo de diagnostico for é bom pedir uma segunda opiniao. O mais novo voltou de PT feliz com os seus oculos LOL!!
                      Sim os rotulos sao postos pois claro, mas cabe aos pais lutar para que os nossos filhos tenham os mesmos direitos. Pq ter um problema deste genero infelizmente ainda significa um rotulo cabe a nos lutar contra isso. Pq sem o diagnostico estas crianças nao podem usufruir de tratamento diferenciado que necessitam.
                      Ha outra coisa na qual estas cheia de razao. Estas crianças significam trabalho extra para bons professores. É preciso ser bom profissional para conseguir trabalhar com brio e com gosto para levar estas crianças onde elas podem chegar.
                      O que salvou o meu filho foi um professor que ele teve no 3 e 4 ano e que me disse mais tarde que quando ele era pequeno sentiu algumas coisas na pele. E levou aquilo tao a peito e de uma forma tao pessoal que fez um trabalho excelente com o meu filho.
                      Mas infelizmente este nao é um percurso linear. Hoje trouxe os resultados dos exames da pascoa para casa...e nao foram famosos. Foram acima dos 50% mas aqui isso nao significa passar. Na escola que ele frequenta passar so é seguro qd se tem entre os 65 e os 70%...estou no chao...porque vi que ele nao se esforçou o suficiente e nao o forcei a mais.
                      No natal ele desunhou-se pois eram os primeiros exames que fazia , entao teve bons resultados. Agora...como ja sabia como era e tal desleixou-se, e eu vi, e nao o forcei...e deu mau resultado.
                      Nao sei o que vai acontecer....ou ele tem um melhoramento das notas brutal ou no minimo vai ter de mudar de escola.
                      Sim aqui o sistema é estranhissimo e ele pode mudar de escola e nao chumbar....
                      Ele está na melhor e mais elitista escola da cidade....por isso bons resultados nesta escola significam brilhantes resultados noutra qq....Se ele conseguir ficar nesta ate no fim tem portas abertas em todas a areas facilmente...
                      Neste momento estou muito triste com os resultados que ele trouxe hoje...
                      Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

                      Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

                      Comentar


                      • #26
                        Inserido Inicialmente por evian Ver Mensagem
                        Nao sei o que vai acontecer....ou ele tem um melhoramento das notas brutal ou no minimo vai ter de mudar de escola.
                        Sim aqui o sistema é estranhissimo e ele pode mudar de escola e nao chumbar....
                        evian permite-me uma opinião, de alguém perfeitamente leiga neste assunto do défice de atenção nas crianças.
                        A mudança de escola caso ele não tenha melhores resultados é imposta pela escola ou és tu que ponderas esse cenário?
                        Será que se o mudares de escola isso irá ser benéfico para ele? Será que ele não vai começar a aperceber-se que tanto faz ter bons ou maus resultados porque caso a coisa esteja má mudam-no de escola e ele passa de ano na mesma?
                        Receitas da Lótus

                        Comentar


                        • #27
                          Inserido Inicialmente por evian Ver Mensagem
                          Hoje sou eu que estou em baixo...ai meninas....
                          Sim Eli percebi agora melhor o que querias dizer. O facto de a professora querer empurrar a menina para o EE sem um diagnostico medico é de loucos!! Mas no entanto acho que as segundas opinioes nunca se devem desvalorizar. Em qq area!
                          Eu fiz aqui um exame oftalmologico ao mais novo que me deixou com a pulga atras da orelha....fui a PT de ferias e pimbas la fomos nos fazer uma consulta...e o meu coraçao de mae tinha razao!
                          As vezes seja que tipo de diagnostico for é bom pedir uma segunda opiniao. O mais novo voltou de PT feliz com os seus oculos LOL!!
                          Sim os rotulos sao postos pois claro, mas cabe aos pais lutar para que os nossos filhos tenham os mesmos direitos. Pq ter um problema deste genero infelizmente ainda significa um rotulo cabe a nos lutar contra isso. Pq sem o diagnostico estas crianças nao podem usufruir de tratamento diferenciado que necessitam.
                          Ha outra coisa na qual estas cheia de razao. Estas crianças significam trabalho extra para bons professores. É preciso ser bom profissional para conseguir trabalhar com brio e com gosto para levar estas crianças onde elas podem chegar.
                          O que salvou o meu filho foi um professor que ele teve no 3 e 4 ano e que me disse mais tarde que quando ele era pequeno sentiu algumas coisas na pele. E levou aquilo tao a peito e de uma forma tao pessoal que fez um trabalho excelente com o meu filho.
                          Mas infelizmente este nao é um percurso linear. Hoje trouxe os resultados dos exames da pascoa para casa...e nao foram famosos. Foram acima dos 50% mas aqui isso nao significa passar. Na escola que ele frequenta passar so é seguro qd se tem entre os 65 e os 70%...estou no chao...porque vi que ele nao se esforçou o suficiente e nao o forcei a mais.
                          No natal ele desunhou-se pois eram os primeiros exames que fazia , entao teve bons resultados. Agora...como ja sabia como era e tal desleixou-se, e eu vi, e nao o forcei...e deu mau resultado.
                          Nao sei o que vai acontecer....ou ele tem um melhoramento das notas brutal ou no minimo vai ter de mudar de escola.
                          Sim aqui o sistema é estranhissimo e ele pode mudar de escola e nao chumbar....
                          Ele está na melhor e mais elitista escola da cidade....por isso bons resultados nesta escola significam brilhantes resultados noutra qq....Se ele conseguir ficar nesta ate no fim tem portas abertas em todas a areas facilmente...
                          Neste momento estou muito triste com os resultados que ele trouxe hoje...
                          Evian, venho aqui dar-te uma força, não desesperes, eu mesma passei por isso com o meu filho no 1º período do 2º ano, de excelente a tudo no 1º ano passou a nao satisfaz a tudo. O Professor era animador, dizia que ele não tinha hipoteses de recuperar para passar de ano, quando me disse isso foi a gota final, troquei-o de escola e tocou-lhe uma professora muito exigente mas tb muito meiga que lha ergueu a auto estima em tao pouco tempo que agora passados so 2 meses ela diz-me que o diogo esta optimo em tudo, chumbar?...teria que o fazer a turma toda!
                          Há um ditado que diz: quem muda Deus ajuda...com o meu fez milagres!
                          beijinhos e força...mas não culpes o teu filho, eles tb são vitimas.



                          Comentar


                          • #28
                            Inserido Inicialmente por Flor_de_Lótus Ver Mensagem
                            evian permite-me uma opinião, de alguém perfeitamente leiga neste assunto do défice de atenção nas crianças.
                            A mudança de escola caso ele não tenha melhores resultados é imposta pela escola ou és tu que ponderas esse cenário?
                            Será que se o mudares de escola isso irá ser benéfico para ele? Será que ele não vai começar a aperceber-se que tanto faz ter bons ou maus resultados porque caso a coisa esteja má mudam-no de escola e ele passa de ano na mesma?
                            A escola exige...ou entao repete o ano ali , mas isso tb nao é linear, eles podem apenas dizer que tem de sair e isso é o mais provavel. É uma escola que se rege por padroes muito rigidos e elevados...
                            O que nao é de todo bebnéfico nesta situaçao nem tem que ver com o que referiste e sim com o facto de ele ter de fazer nova adaptaçao ao meio e fazer novas amizades....que numa criança com defice de atençao nao é simples e se pode revelar um factor de destabilização....
                            Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

                            Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

                            Comentar


                            • #29
                              Inserido Inicialmente por gabriela pereira Ver Mensagem
                              Evian, venho aqui dar-te uma força, não desesperes, eu mesma passei por isso com o meu filho no 1º período do 2º ano, de excelente a tudo no 1º ano passou a nao satisfaz a tudo. O Professor era animador, dizia que ele não tinha hipoteses de recuperar para passar de ano, quando me disse isso foi a gota final, troquei-o de escola e tocou-lhe uma professora muito exigente mas tb muito meiga que lha ergueu a auto estima em tao pouco tempo que agora passados so 2 meses ela diz-me que o diogo esta optimo em tudo, chumbar?...teria que o fazer a turma toda!
                              Há um ditado que diz: quem muda Deus ajuda...com o meu fez milagres!
                              beijinhos e força...mas não culpes o teu filho, eles tb são vitimas.
                              Obrigada pela força Sim quem sabe se mudar de escola as coisas passarao a ser mais faceis....O meu marido esta sempre a dizer isso, que esta escola quer alunos brilhantes e isto torna-se uma luta ingloria....
                              Mas eu sei que se ele quiser ele consegue....
                              Culpo-me mais a mim sabes...pq vi que ele nao estava a esforçar-se o suficiente e nao fiz nada...deixei passar...fechei os olhos, e pensei ah talvez consiga , se calhar estou eu a exagerar...e afinal nao.
                              Nao deveria ter baixo as guardas....
                              Oxalá ele abra a pestana, pq ele no primeiro periodo percebeu que com esforço consegue ser bom aluno naquela escola...
                              Ele está nesta escola desde que chegou, embora antes estivesse na parte do ensino basico( ate ao 6ano) e tenha sido duro, agora está na parte da secundária e o nivel é ainda mais elevado....
                              Sinto-me culpada por isto ter acontecido...
                              Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

                              Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

                              Comentar


                              • #30
                                Inserido Inicialmente por evian Ver Mensagem
                                Obrigada pela força Sim quem sabe se mudar de escola as coisas passarao a ser mais faceis....O meu marido esta sempre a dizer isso, que esta escola quer alunos brilhantes e isto torna-se uma luta ingloria....
                                Mas eu sei que se ele quiser ele consegue....
                                Culpo-me mais a mim sabes...pq vi que ele nao estava a esforçar-se o suficiente e nao fiz nada...deixei passar...fechei os olhos, e pensei ah talvez consiga , se calhar estou eu a exagerar...e afinal nao.
                                Nao deveria ter baixo as guardas....
                                Oxalá ele abra a pestana, pq ele no primeiro periodo percebeu que com esforço consegue ser bom aluno naquela escola...
                                Ele está nesta escola desde que chegou, embora antes estivesse na parte do ensino basico( ate ao 6ano) e tenha sido duro, agora está na parte da secundária e o nivel é ainda mais elevado....
                                Sinto-me culpada por isto ter acontecido...
                                Mas estás errada em pensar que a culpa é só tua, eu quando recebi as notas do meu tb pensei isso tudo, então agarrei-me com ele aos livros de uma maneira tão intensiva porque achava que a culpa era dele, e ele estava com a auto estima tão em baixo, eu tão nervosa que só lhe ralhava que imagina o cenário, ele só chorava e não conseguia mesmo fazer nada!
                                Há uma coisa que eu noto com o meu filho não sei se com o teu se passa assim, mas dizem que é tipico destas crianças...
                                quando estou a estudar com ele e ele faz uma coisa bem e rápido eu elogio-o muito, ele fica tão contente que faz o resto do trabalho bem e a correr so para me agradar. Quando me enervo com ele e lhe ralho ele nao faz absolutamente nada, simplesmente bloqueia!...ora devia ser o que se passava com o antigo professor.

                                Quanto a questão de o mudares de escola acho que devias pensar nisso, porque uma vez que teve boas notas no primeiro período ainda pode recuperar no terceiro, mas nessa isso nao vai acontecer de certeza, e de que te serve mudares-o de escola se ele chumbar ele vai para outra e passa para o ano seguinte, mas se nao estiver bem preparado do ano anterior nao vai conseguir acompanhar a matéria desse ano que é sempre muito mais exigente.

                                O meu filho também me pedia muito para não o trocar de escola, eu confesso que foi a parte que mais me custou a fazer, mas tinha mesmo que ser, ou mudava e tinha hipoteses de recuperar ou entao ficava na mesma e chumbava...arranjei nova escola fora do agrupamento, fui lá e apresentei-o a turma um dia antes da entrada e ele mostrou-se tímido. No dia seguinte lá foi ele, eu fui busca-lo para almoçar em casa e ele vinha todo contente já tinha imensos amigos e já adorava a escola e a professora...

                                Eu sofro muito com as mudanças do meu filho, mas ele consegue sempre adaptar-se tao bem, faz amizades tão facilmente, quem sabe se com o teu não se vai passar o mesmo?

                                Uma coisa te digo, nao te culpes pelo sucedido, tu nao tens culpa e a pensar assim eu quase precisei de tratamento pesiquiatrico!

                                Beijinhos, e toma a decisão que achares mais acertada para o teu filho e para ti.

                                Força!



                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X