Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Lanço um debate!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Lanço um debate!

    Exceptuando os casos de doença, porque é que os gordinhos têm tanta dificuldade em emagracer? Quais as causas do insucesso? Quais as melhores soluções?

    Não quero parecer fria e insensível, mas acho que na maioria dos casos o problema é psicológico - não aprenderam a comer correctamente e agora não têm força interior para combaterem o problema.
    Deduzo isto pela família do meu marido. Foram criados num ambiente de erro em cima de erro e agora não conseguem mudar, às vezes fico parva como é que a realidade para eles é tão distorcida.
    Vou dar um exemplo: imaginem verem uma pessoa distraida a conversar, conversa puxa conversa ela vai depenicando um cacete...
    Passado um bocado tu vés que o cacete vai quase a meio...
    Passado mais um bocado a pessoa que comeu meio cacete tá a dizer que tenta tanto fazer dieta, mas não consegue emagrecer...
    Tú delicadamente lembras-lhe que o pão engorda e ela diz-te que já não come pão há uma data de meses!
    Olhem a lista de coisas erradas do meu marido:
    A minha sogra sempre pós a travessa na mesa para os filhos se servirem.
    Ele perdeu a noção das quantidades que comia e habituou-se a comer muito daquilo que mais gostava.
    Pergunta aos filhos o que lhes apetece comer (e as minhas cunhadas continuam o exemplo)
    Habituou-se a comer só o que sabe bem e não o que faz bem.
    Põe sumos na mesa e não água.
    Está habituado a beber muito durante a refeição e diz que a comida com água não lhe sabe...
    Não os ensinou que é muito importante comer devagar a mastigar bem. Não ensinou que não devemos encher muito a boca.
    É sempre o primeiro a acabar e parece uma betoneira a comer.
    Não cozinha o que eles não “apreciam”
    Está tão habituado aos sabores agradáveis que agora é um sacrifício acostumar-se a outros menos apelativos
    Se o almoço/jantar está atrasado e já se comia, não se espera - come-se e depois come-se...
    Resumindo: não gosta do que faz bem, sopa, legumes e fruta come por favor e claro não fica satisfeito (mas disfarça e fica chateado se eu disser que não gostou)... arranja umas soluções que não tem nada a ver como chegar a casa com salada de fruta e pessego/ananás em calda porque assim já come fruta...
    Acha que comer salada russa com filetes de peixe é fazer dieta porque é cozido e peixe....
    Eu vejo-os fazer tantas coisas erradas, mas eles acham que a culpa é do organismo deles e que eu é que tenho sorte porque posso comer que não engordo.
    (Quero só acrescentar que adoro a minha sogra, fáz-me mais que a minha mãe e as minhas cunhadas são uns amores!)
    Qual a vossa opinião?

  • #2
    É um tema complicado e com grande diversidade de opiniões. O português não é de todo adepto de alimentação saudável. Somos um povo de excessos é verdade. temos comida mto boa tb é verdade.

    De facto as pessoas devem aprender a comer de forma saudavel, e não é fácil. Ainda para mais com maus hábitos de anos e anos já incutidos.
    Depois, há outros factores além de doença e maus hábitos alimentares, que levam as pessoas a terem dificuldade em perder peso. E depende de mta coisa. Se levam ou não uma vida sedentária( o facto de estar um dia inteiro sentado e não haver tempo ou € para ginásios) , do ´próprio metabolismo de cada um. Até da genética... Há aquelas famílias em que são todos gordinhos.

    Regra geral a maior parte das pessoas precisa de aprender a comer. E convém que seja desde cedo. Afinal o que mais se vê são jovens, pre adolescentes até que são obesos e empanturram-se de porcarias

    Comentar


    • #3
      Porque a malta tá nem aí para a saude!
      Não estão para se levantar as 6 da manha para fazer exercicio!
      Porque comem porcarias e pior dão porcarias a comer aos filhos!
      Fico chocada com miudos pequeninos no Mac donalds por exemplo.
      Para que ninguem morra de curiosidade e arranje como se entreter ainda mais http://antestardequenunca-becas.blogspot.com/

      Comentar


      • #4
        As pessoas obesas têm dificuldade em perder peso porque para eles é complicado criar habitos de vida saudavel. Aliado a isto, o próprio metabolismo é mais lento pq regra geral, são sedentários.
        Há tb o caso de obesos devido a medicação, nas mulheres que engravidam e ganham imenso peso por falta de cuidado e dpois n conseguem perder.. enfim.. acho que há inumeros motivos.

        Comentar


        • #5
          Não vou dar propriamente a minha opinião mas deixar um exemplo...
          Tenho uma colega que tem 2 filhos, um menino e uma menina, têm 12 e 8 anos respectivamente. A senhora criou como hábito TODAS as sextas-feiras ir com os filhos comer fast food, seja mc donalds, telepizza, etc...
          Ao lhe perguntar se achava isso saudável, disse que sim, que era "apenas" uma vez por semana e era uma maneira de passar um tempinho a sós com os filhos.
          Escusado será dizer que ela pesa cerca de 100kg e tem 1,55m e os filhos são parecidos.
          Não sou contra fast food eu também gosto, sabe-me bem e como mas não com tanta frequência.

          Comentar


          • #6
            E também existe uma noção distorcida do "gordinho". Conheço muitas pessoas com um peso saudável e que querem emagrecer porque é giro ser-se um pau de virar tripas. Também conheço muitas que só olham para os números que estão na balança e esquecem-se que isso não distingue a massa muscular da gordura.

            Em relação aos realmente gordinhos, acho que tens razão, a cultura alimentar em Portugal é: vamos encher hoje o bandulho porque amanhã não se sabe se podemos. :/ Em relação à alimentação em si, a maioria das pessoas podem comer de tudo, inclusive um docito ou outro! Só que esquecem-se das duas regras principais: moderação e exercício físico. Aliás, até acho que o exercício é que corresponde ao maior problema das pessoas, que acham que para emagrecer basta cortarem à ração. Também existem as outras que acham que basta terem um cartão Holmes Place no bolso que isso as faz perder peso. Ah, e acho que o cúmulo dos cúmulos é mesmo aquela malta que é capaz de pegar no carro para andarem 2kms até ao ginásio, estacionam mal porque "é mesmo á porta" e depois não entendem quando lhes perguntam "não era mais fácil se simplesmente fosses a pé?".

            Em relação à alimentação, também existem coisas que a maioria das pessoas simplesmente desconhece, como por exemplo, a diferença que faz entre comermos uma sobremesa á hora de almoço ou comermos uma sobremesa ao jantar. O metabolismo consume energia de forma diferenciada ao longo do dia e, numa pessoa com um horário típico, à noite queima muito menos calorias do que durante o dia. Por isso é que, apesar de serem sempre as mesmas calorias, há uma diferença importante no consumo do docito.

            Comentar


            • #7
              Concordo contigo Sugarpops. Também frequentei o holmes place e havia lá uns assim lol
              Vou dar outro exemplo relativamente ao que disseste no início. Na altura logo que entrei para o Exército perdi montes de peso, então media 1,70m e pesava 50kg, toda a gente me dizia que estava bem mas não! Estava escanzelada e notavam-se os ossos todos... Claro que depois com o avançar passei a pesar 62kg porque ganhei massa muscular e toda a gente passou a dizer que estava "mais gorda"... Enfim...

              Comentar


              • #8
                Do que tenho reparado, acontece como nos outros vícios (fumar, beber, jogar, etc): é uma compensação. Enquanto a pessoa não perceber o que está a tentar compensar, não consegue parar com o vício...Daí que haja pessoas que nunca emagrecem, porque nunca chegam ao cerne da questão.

                Comentar


                • #9
                  Oi,
                  não podia deixar de comentar o tópico..
                  Razões que contribuem para se ser "gordo"- imensas!:
                  .genética
                  .medicamentos
                  .doenças, disfunções (incluem-se aqui as do foro endócrino- hormonal, como tiróide, hipotálamo, hipófise, SOP, excesso de produção de estrogéneos, hiperinsulinemia, resistencia à insulina e à leptina, etc etc etc..),
                  .funcionamento intestinal (inclui as suas bactérias)
                  .tipo de alimentação
                  .sedentarismo
                  .causas psicológicas/cerebral (ex.alteração de comportamentos alimentares ex- compulsão nocturna+ transtornos de ansiedade)- q influnciam a ingestão de alimentos
                  etc


                  Existe o excesso de peso e a obesidade de vários níveis/categorias.
                  Nas crianças as curvas de percentis estão mais "apertadas" q há uns anos atrás, basta verem na curva do IMC/idade no livrinho dos miudos. Um IMC de 20, dependendo da idade da criança pode ser considerado excesso de peso..um IMC de 23 já pode ser obesidade. Há mtas crianças com excesso de peso q ao olho de qq um passa totalmente por ter peso "normal".

                  No entanto..uns kg a mais do "tabelado" não significa q a pessoa seja menos saudável q outra com um IMC "normal de tabela", tudo depende do estilo de vida.
                  gora A REALIDADE È QUE, o excesso de peso e obesidade trazem maior probabilidade de desenvolver doenças como diabetes 2, excesso de colesterol e trigliceridos, alterações enzimáticas e funcionais do pâncreas e fígado..doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, doenças osteoarticulares, dificuldades respiratórias...etc etc

                  A prevenção é o melhor passo a dar, mas o combate é importante.
                  Em crianças - são os pais os responsáveis pela criação ou alteração de hábitos, motivação e acompanhamento. Não se pode esperar q uma criança tenha "motivação para perder peso".
                  Em adultos é preciso ter motivação e estar preparado para o processo de alteração de hábitos, para q não desistam. Nem todos estão na mesma fase perante a mudança seja ela de q tipo for (segundo a psicologia existem fases: pré-contemplação, contemplação, preparação, acção...)..e mediante a fase de cada um assim agem em conformidade..se a pessoa nem estiver interessada na mudança a coisa complica. Daí q seria importante a perda de peso ser acompanhada pela nutrição e psicologia, para além da médica, na existência de doença associada.

                  Não deve forçar-se ninguém a fazer o q não quer..pode sensibilizar-se, isso é importante.

                  Hábitos saudáveis..foram-se perdendo infelizmente. E não pensem que só nas cidades! Nas aldeias mto pessoal com 50/60 anos já nem sopa come nem aos filhos deu e estes nem aos seus filhos dão..."pq já comem na escola"...mas isto é às resmas diariamente!Não comem fruta e poucos legumes..A malta não se mexe..ou pq tá frio, ou pq tá neve, ou pq tá calor, ou pq trabalha mto, ou pq ou pq ou pq..

                  A educação alimentar devia começar em casa e nas escolas. Mas em Portugal isso ainda é uma utopia (pelo menos, nas escolas- fala-se de alimentação no dia mundial ou no 2º ano do básico..e o básico).

                  Coisas básicas podiam ser explicadas às pessoas q naturalmente não têm q as saber, mas q quando aprendem ficam espantadas e começam a pensar e abre-se o estádio de pré-contemplação ou até mesmo de acção!

                  Os sumos são um terror, as gomas idem, os fastfood pizza e bat fritas, molhos, excesso de queijo, enchidos, excesso de comida, comer sem moderação a partir do jantar...

                  A energia dos alimentos e a fonte dessa energia. Ex- 8 nozes dão a energia de 2 pães...1 nata tem a energia de 2 pães de mistura simples....meio pacote de batata frita da matutano ruffles de 110 gr têm a energia de 2 pães simples; 1 banana grande tem a energia de 1 pão mistura simples + 1 lambidela de manteiga magra, uma coca-cola "normal" de 330 ml tb tem a energia de 1 pão, mas tem 35 vezes mais açúcar rápido- 5 pacotes açúcar de café- q um pãozinho de mistura e n tem fibras, um compal néctar de 200 ml tem 3 pacotinhos açúcar do café lá dentro...MASSSS, a fonte dessa energia é diferente!E a questão é tb a quantidade de energia gerada...cada um precisa de um x de Kcalorias/dia. Se ingerir frequentemente mais do q x e for sedentário o mais provavel é acumular...a forma como gastamos ao longo dia como disseram vai variando tb!para fazer exercicio fisico tb é necessário um extra de energia....

                  Isto é conversa para horas.
                  O Melhor é começar sempre pelo básico:
                  - sopa leve 2*/dia antes do prato
                  - legumes ou salada - meio prato com 1 fio leve de azeite
                  - 2 frutas min /dia e nas crianças/jovens 4 a 5/dia, de pref com casca
                  - min 1 ltr água fora das refeições e pouca quantid liq às refeições
                  - pequeno almoço sempre com fonte de pão
                  - redução de quantidades no prato
                  - jantar pouco volumoso
                  - ceia, se existente- leve, sem fonte de gorduras ou excesso de hidratos
                  - reduzir ou eliminar prod pastelaria, enchidos, fumados, salsicharia, entremeadas, queijo em excesso
                  - menos carne e mais peixe
                  - evitar molhos (mesmo q se faça comida para muitos, evitar o molho para si)
                  - não passar mtas horas sem comer e n sair de casa sem algo no estômago (as merendinhas podem ser fruta ou iog magro ou 2 bolachinhas água e sal ou assim- cerca de 70 Kcalorias)
                  - actividade física regular min 3 vezes/semana e aproveitar as escadas do prédio, fazer step em frente à novela com uma grade de sagres ou superbock virada ao contrário e vazia!!

                  Já me estiquei, mas é mais forte q eu! bjuss

                  Comentar


                  • #10
                    Eu sou das que defende que o genetico contribui bastante falo por mim e pela minha famalga ( onde temos os extremos ) eu o meu pai, minha tia e minha prima sempre lutamos para engordar, a mais "normal" em termos de peso ainda consigo ser eu, minha tia tem quase 1,80 m e não consegue chegar aos 50 kg para dar sangue :O minha prima 1,70 ( mais ou menos, é um pouco maior que eu ) 47 Kg, esta então! coitada, sempre em nutricionistas, come que nem uma desalmada sobremesas para ela são pelo menos 2 :/ o meu pai não dava para encher um pastel de carne....
                    Minha mãe, minha irmã sempre em dieta, e sempre foi assim, comiamos o mesmo, tinhamos os mesmos habitos alimentares... por isso, acho que há sim, muitos casos que já é de nós.




                    Madrinha querida Caty80
                    Madrilhada fofucha Julit

                    Comentar


                    • #11
                      Luisa78, obrigada pelas dicas sempre preciosas!

                      Eu acrescento que perder peso é uma questão matemática. Precisamos de conhecer o nosso nº de calorias diarias necessarias a um saudavel funcionamento do organismo, passar a ingerir nunca mais do que isso, e depois praticar exercício físico. Por si só, reduzir o nº de calorias não é suficiente em caso de peso excessivo ou obesidade. É preciso queimar a gordura que já lá está instalada.

                      Eu acho que esse é um dos principais obstaculos. As pessoas já de si têm apetencia pelas comidas erradas, os paladares viciados em alimentos calóricos. E depois se se propõem a fazer uma dieta mais saudável mas mantêm habitos sedentaristas não perdem peso, o que as desmotiva a continuar. Reeducar o paladar e os hábitos alimentares só é possível se as pessoas virem a contrapartida: perder peso, sentirem-se mais ageis, mais leves, mais bonitas.

                      Mas o raio da matemática estraga tudo se as contas não forem bem-feitas: como menos = não engordo (mas também não emagreço)
                      queimo a gordura acumulada + não engordo= emagreço!


                      Simples! (pelo menos em teoria...)

                      Comentar


                      • #12
                        Luísa78, a regra alimentar que determinaste é a ideal para uma vida saudável mas cada pessoa tem de adaptar o que come às necessidades energéticas do corpo e isso pode variar. Por isso é que digo sempre que não dieta bem suicedida enquanto não se conhecer o seu próprio corpo. Uma mulher e um homem têm necessidades diferentes. Uma mulher que amamente e uma mulher que não amamente também. Alguém que pratica exercício físico intenso precisa de mais energia do que alguém que pratica menos exercício ou mais moderado. E, claro está! Nunca esquecer que na maioria das dietas, as pessoas perdem massa muscular em vez de gordura porque não complementam com o exercício. Isto é fundamental!

                        Ah, aproveito para dizer que aqueles conselhos da Alli (um minuto saudável ou coisa que o valha), são muitos úteis e muito verdadeiros. Se as pessoas souberem passar por cima da publicidade ao medicamento para emagrecer (que eu condeno veementemente porque, na maior parte das vezes, descontrolam o sistema endócrino), os conselhos dados são muito úteis.

                        Comentar


                        • #13
                          Eu acho que a genética tem alguma influência, mas não a podemos sobrevalorizar. Um dia disseram-me uma coisa horrível e extrama relativa à genética ' Já viu que nos campos de concentração na Alemanha nazi, com tanta gente, ninguém tinha esse problema genético?'. É obvio que é um exagero, mas dá que pensar.

                          Eu penso que em Portugal a comida faz parte da nossa cultura, os amigos encontram-se em 'jantaradas', os avós conquistam os netos pela comida, se vamos a casa de alguém e não repetimos é porque não gostámos e havia muitos outros exemplos. A vida passou a ser mais sedentéria e fomos retirando os legumes da alimentação diária mas o resto não corrigimos. Por isso estamos com mais problemas.

                          A alimentação saudável desde muito novos é importante e muitas escolas já têm essa preocupação. O resto cabe-nos a nós em casa.

                          Comentar


                          • #14
                            LUIZA78, agradeço mt a sua resposta, muito completa e elucidativa!
                            Fáz referencia ao funcionamento instestinal, isso não tem directamente a ver com a má alimentação?
                            O meu marido é muito preso e só anda melhor se beber o activia diáriamente – serão uma boa solução ou prejudicam? (já lí algures que fornecem as bactérias necessárias, mas que fazem com que o organismo deixe de as produzir agravando o problema).
                            De manhã
                            Tou-lhe sempre a “dar na cabeça” por sair de casa sem tomar o pequeno almoço...
                            Tenho-lhe sugerido ir pelo menos a beber um leite chocolatado no carro.
                            Eu de manhã tomo um pacotinho com um pão e a minha piolhita também gosta muito e costumo deixá-la beber um bocadito no fim de tomar o leitinho dela.
                            O que acham do consumo de leite chocolatado?
                            Ao jantar
                            Numa tentativa de tornar a sopa mais saborosa tenho experimentado deitar 1/2 cubo de caldo de legumes para intensificar o sabor, será um mal menor??? Ou estarei a cometer um erro?
                            O que acham dos knorrs?
                            Para tentar que ele coma legumes, sem ser na sopa, tenho feito refogados de legumes com pedacinhos de carne ou peixe e depois deito-os num pirex cubro de queijo ralado e douro no forno para ficar com um aspecto suculento, o queijo não é a melhor solução, mas como ele adora queijo acaba por comer o resto com mais gosto.
                            Será uma boa solução?
                            Preciso mais sugestões!


                            ps:Sugarpops tú lembraste-me de outro erro, eles gostam de tomar café, o café fica a uns 200 metros e eles vão de carro...
                            alimG concordo plenamente!

                            Comentar


                            • #15
                              Bem, falando por mim, que não sou propriamente gorda mas tenho dificuldades em gerir o meu peso, afirmo logo que o peso genético tem influencia. Não estou a desculpar-me, apenas a constatar um facto: do lado do meu pai toda a gente como o que quer e não tem problemas de excesso de peso, diabetes ou colestrol. Eu saio á minha mãe nesse aspecto e as coisas são bem mais difíceis de gerir.
                              Dito isto, e tendo visto já tantas temporadas do biggest looser, já percebi que mais do que saber as regras todas é preciso ter força de vontade para as aplicar. Eu sei isso tudo, sei as regras todas, o que se deve e não deve fazer, mas o meu problema, e o de muita gente, é a parte psicológica. COnfesso que se estiver a passar por uma fase difícil um chocolate ou um doce cai bem "para animar", depois já engordei e "agora que se lixe porque também não é mais um".
                              Para quem vê o biggest looser, acho que o trabalho psicológico que a Jillian faz é o mais importante. Faz as pessoas ver o porquê, porque se não soubermos porque comemos, quando perdemos peso depois vamos ganhá-lo.
                              Eu ando a tentar gerir isto, mas confesso que não é fácil. Em minha casa sempre se comeu de tudo e do mais variado possível. é frequente fazermos refeições exclusivas de legumes, refeições mesmo light e gostamos. O problema é mesmo gerir quantidades, os "extras" e sobretudo os porquês.
                              Quando andava numa fase diferente da minha vida, antes de casar, fiz uma dieta super saudável, andava no ginásio e fiquei no ponto. O problema depois foi o acumular de diversos problemas que deixei que me desencaminhassem.
                              2 filhotes lindos

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X