Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Reconhecer a nossa ovulação! Dicas, dúvidas e partilha de ansiedades!

Collapse
Este é um tópico fixo.
X
X
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Reconhecer a nossa ovulação! Dicas, dúvidas e partilha de ansiedades!

    Olá a todas:



    Parabéns por decidirem ter um bébé :clap:. O país precisa e são o melhor das nossas vidas:lol:. O que pode ser melhor que termos um filho que é metade de nós e metade da pessoa que mais amamos:smile:?



    Decidi criar este tópico por ver que ainda existem muitas dúvidas por parte de algumas treinantes e de facto, o mais importante quando queremos engravidar é reconhecer o nosso período fértil. Para a maioria não será nenhuma novidade, mas para outras sim.

    Engravidei 3 vezes e li imensa coisa. Acho que posso tentar tirar algumas dúvidas simples.



    Então é assim:

    O primeiro dia que vêem algo nas cuequinhas (vermelho), é o dia n.º 1 do vosso ciclo. Devem apontar isso. Dias depois o Mr. :evil: desaparece e se repararem sentem uma secura na vagina e não vêem nada nas cuequinhas. No entanto, após esta fase, há um dia que se sentem húmidas e que vêem muco nas cuecas. Quando virem um muco gelatinoso e opaco, quer dizer que a vossa ovulação está iminente. Estão em período fértil. Nos dias seguintes vão ver que o muco continua, mas vai sendo mais claro e mais escorregadio. Sentem-se mal, pois as cuecas estão molhadas e não é confortável. Se agarrarem o muco entre os dedos e os afastarem, ele é elástico. Podem ao limpar-se, dobrar o papel higiénico e verão que ao abrir o papel, o muco forma um fio e não se parte. No último dia de muco, ele é transparente e escorregadio como a clara de um ovo (tem lógica, não?) e acima de tudo, inquebrável. Este é o dia mais fértil de todos, mas só saberão que o foi, no dia seguinte quando virem que o muco desapareceu.

    O estudo do muco faz-se nas cuequinhas, não dentro da vagina e não devem usar-se pensos diários.

    Assim, o que interessa controlar é o muco e não as datas.



    Não interessa se tens um ciclo longo ou um irregular. O que tens de ter é muco (ver na caixa da kibinha:IMAGENS), pois sem ele, não te sei ajudar. Vejam na pág. 8 o contributo das isara. Óptimo!

    A temperatura vai estar sempre na mesma até se dar a ovulação. Aí sobe e mantém-se assim alguns dias para depois voltar a descer. No entanto no primeiro mês que tirei temperaturas (e único, pois é uma seca, prefiro o muco), quando ela subiu, nunca mais desceu e eu pensei que tinha feito alguma coisa arreda, mas não: estáva grávida e não sabia:lol::lol::lol:.

    Deves estudar o teu corpo. Após conheceres-te, vais treinar dia sim, dia não, no período fértil e um ou dois dias antes e um ou dois dias depois.

    Deves registar estes dados num mapa em exel ao fim de cada dia, antes de teres relações, pois o muco mistura-se e baralhas tudo.

    Não bebas café durante esses dias, mas o teu marido pode e deve beber.

    Se quiseres literatura, diz-me o teu mail. Se quiseres o meu mapa de exel, também to envio.

    Quero novidades, pois com todas as minhas amigas resultou e contigo só pode resultar também. Calma, observa e regista tudo e bons treinos.

    Muitos beijinhos e tira todas as dúvidas que tiveres. Não há dúvidas tolas. Tolo é quem fica com as dúvidas, podendo tirá-las. Qualquer dúvida, digam qualquer coisa e qualquer dica válida, também.



    Podemo-nos ajudar umas às outras, pois existem pessoas que dominam a matéria, mas há outras que têm pequenas dúvidas e que podem beneficiar do conhecimento de outras.



    Bom fim de semana,

    Lara



    ps - se quiserem o meu mapa de exel ou literatura sobre este meu resumo, enviem-me uma PM.Já agora: Boa sorte para todas que esperam um positivo no ciclo em que estão!



    Rolhão mucoso:-({|= :



    O rolhão mucoso, como o nome indica é uma "tampa":-# de muco espesso e opaco que se forma na entrada do útero poucos dias após uma fecundação, para impedir eventuais infecções, que são a maior causa de aborto espontâneo durante a gravidez. É uma barreira de muco.:banghead: , percebem?

    Pode aparecer na altura que deveria vir o período e não vem. Não é como na ovulação, pois é muito mais espesso.



    Nidação:



    É quando o vosso óvulo fecundado se instala nas paredes do endométrio. Estão oficialmente grávidas. :clap: :clap: :clap: . Na maior parte dos casos, a mulher não se apercebe de nada. No entanto, se uns dias antes da data prevista para o Mr:evil: aparecer, virem uma manchinha rosa nas cuecas, ou uns raiozinhos de muco com sangue, :cheers: , poderá ser a nidação.



    E agora: imagens que a kibinha arranjou! Obrigado Kibinha!

    Inserido Inicialmente por Kibinha

    Para quem tiver duvida sobre o muco da ovulaçao, cliquem nestes links e aprendam a diferenciar o muco do periodo fertil e o muco do periodo seco! Tem imagens e videos!



    http://sedc.no.sapo.pt/figuras1.html

    http://sedc.no.sapo.pt/figuras2.html

    http://sedc.no.sapo.pt/figuras3.html

    http://sedc.no.sapo.pt/figuras4.html





    Boa sorte e bons treinos!!! Espero que tenham gostado e que tenha sido util!!! Kisses






    Inserido Inicialmente por Lazuli
    Mãe Lara, acho a tua atitude muito boa, mas tenho algumas coisinhas a acrescentar...

    Eu tenho 2/3 dias de perdas castanhas e quando questionei a GO de como contar para iniciar o ciclo, ela disse que esses dias não contavam para iniciar o ciclo. Disse para contar o 1º dia quando houver mesmo sangue!! Fiz a mesma questão à médica de infertilidade e obtive a mesma resposta. A explicação que me deu para essas perdas castanhas, foi a seguinte: existe uma diminuição de progesterona e por essa razão começa a haver as perdas castanhas, até aparecer mesmo a mestruação.

    A questão da água quente é mesmo assim. Não deixem os vossos maridos abusar da água quente, mas também a roupa interior justa ou as calças, provoca um sobreaquecimentoa nos testiculos, que faz com que os espermatózoides percam a sua vitalidade.

    Suplementos de vitamina E também podem ajudar.


    Inserido Inicialmente por Lazuli

    Em relação ao periodo fertil, e ao dia certo da ovulação tem a ver com a fase lutea (fase depois da ovulaçao), que pode ser entre 10 a 18 dias. Para que cada uma de nós saiba a sua fase lutea, porque somos todas diferentes e não ovulamos todas ao 14º dia como se diz por ai, temos de tirar as temperaturas. Fazendo isso durante pelo menos 3 ciclos, ficamos a saber a duração da nossa fase lutea e tambem a partir de que dia podemos estar com atraso. As temperaturas servem também para sabermos se realmente ovulamos ou não.

    Dou-vos o meu exemplo: ciclos certinhos de 28 dias, a minha ovulação dá-se ao 12º dia, fase lutea de 16 dias. Em ciclos de 27 dias a ovulação normalmente ocorre ao 11º dia e em ciclos de 29 dias a ovulação ao 13º dia. Portanto se eu só começasse a treinar a sério a partir do 14º dia, falhava-os todos!!Deixo aqui alguma literatura http://www.msd-brazil.com/msd43/m_ma..._sec22_232.htm

    beijos


    http://www.early-pregnancy-tests.com...toryphase.html



    baby3090 (18-04-2009)Mãe Lara:

    Gostava de partilhar este tópico que encontrei sobre a evolução do muco desde o 1º dia do ciclo até ao 31º dia, fotos reais tiradas a uma menina de 25 anos pelo seu namorado...Um pouco explícitas...mas somos assim por dentro...

    http://www.beautifulcervix.com/cervi...tos-of-cervix/

    Ver no lado direito Age 25 - Entire Cycle. Boa sorte a todas as treinantes!!!

  • marvela-m
    respondeu
    Olá! Obrigado pela informação! Eu salvei isso há alguns meses e tem sido muito útil. Agora eu uso um detector de ovulação da Pearly, bem como esta calculadora de ovulação (esta!) E concebida com sucesso no mês passado. Espero participar dos fóruns sobre gravidez e pais em breve

    Escreva um comentário:


  • Niti
    respondeu
    Tenho uma duvida, segundo a minha aplicaçao o periodo fertil era dia 22 de dezembro ate dia 29 de dezembro a minha ovulação foi no dia 28 de dezembro de 2018. Hoje dia 1 janeiro de 2019 foi ao banheiro e detetei um muco clara de ovo! Será que é gravidez ou é outra coisa? E que sou tentante à muito tempo
    Por favor ajudem

    Escreva um comentário:


  • KátiaG
    respondeu
    Olá Mãe Lara, Olá a todas!

    Como estão?
    Preciso de ajuda....para entender a minha ovulação

    Sou nova no fórum e sou nova como treinante, estou no meu 2º ciclo de tentativa.

    Vou contar um resumo da minha história para ver se me pode ajudar.

    Chamo-me Cátia, tenho 32 anos, tomei anticoncepcional desde os 20, quando comecei a namorar com o meu companheiro. Só interrompi uma vez, em 2008, quando fiz um transplante de rim resultante de uma insuficiência renal crónica. Nessa altura estive 5 meses sem tomar e a minha menstruação nunca desceu, fiz várias consultas e a minha médica decidiu que devia começar a tomar novamente, porque não podia engravidar nos primeiros 2 anos de transplante. Assim que comecei a tomar o ciclo voltou a ficar regulado.
    Daí até agora nunca parei.

    No 1º ciclo de treinante, não fiz medição de temperatura basal, usei só a tabela e treinei bastante nos dias férteis. Não tenho a certeza se ovulei ou não.

    Portanto a minha questão prende-se com o ciclo que estou a viver agora. Menstruei no dia 29 de Junho de 2015 e segundo a tabela deveria ovular por volta do dia 12 de julho caso se cumprisse os 14 dias. Neste ciclo, já estou a medir a temperatura basal, mas penso que não o estou a fazer de forma correta.
    Dois ou três dias depois do Mr red se ir embora, dia 7/8, comecei com muco cervical tipo clara de ovo que esteve até ontem, dia 13 de julho, hoje ainda não dei por ele. No meu gráfico de temperatura basal, a temperatura é quase sempre mesma, tendo descido um único dia de 36.1 para 35.9 e voltado novamente para 36.1. No fertility Friend diz que ainda não ovulei.
    Mas o meu sono é muito irregular, não tenho um sono tranquilo durante 4 horas numa noite, será que isso atrapalha as minhas medições?

    O que quero esclarecer é se sempre que existe muco tipo clara de ovo, existe ovulação?
    ​Ah o meu ciclo é de 28 dias. Fiz dois testes de ovulação nos dias 10 e 11 e deram uma linha muito fraquinha, no 1º dia mais escura do que no 2º dia, mas de acordo com as instruções os dois deram negativo. No dia 12 fiz 1 e nem uma linha fraquinha apareceu. Será que ovulei no ínicio da janela do periodo fértil?

    Agradeço toda a ajuda que me possa dar para esclarecer as minhas dúvidas e se me puder enviar toda a literatura e tabelas agradeço.

    Ps: Sei que não vai ser fácil engravidar, devido aos medicamentos que tomo, mas quero entender bem isto da ovulação, para evitar mais tratamentos por enquanto.

    Muito Obrigado

    Cátia

    Escreva um comentário:


  • Cris_lady
    respondeu
    Oi meninas! Só para dizer vos que eu uso o MONITOR de FERTILIDADE Pearly. Muito bom para saber o periodo da ovulacao. Podem dar uma olhada no site deles. beijinhos.

    Escreva um comentário:


  • Cris_lady
    respondeu
    Olá!!
    Gostei imenso deste topico. É bom saber sobre essas coisas. Eu uso um pequeno aparelho que mede minha temperatura todos os dias e ele me indica quando estou fértil ou nao...e me indica qtos dias faltam para fica fértil qtos dias para o Red. Muito giro! Chama-se Pearly nao sei exatamente se é permitido colocar links aqui, pois sou um pouco nova no forum....mas se procurares no google, monitor de fertilidade-pearly....é o primeiro que aparece. Beijinhos!!

    Escreva um comentário:


  • sm_rv
    respondeu
    Olá Mariana, sim acabei por colocar uma mensagem no tópico que indicas-te. BJ e obrigada.

    Escreva um comentário:


  • MarianaMR
    respondeu
    Inserido Inicialmente por sm_rv Ver Mensagem
    olá. sei que este tópico está parado mas aguardo ansiosamente que alguém o leia e me dê o seu testemunho ou se já passou por alguma situação idêntica à minha. Então é a assim, todos os meses tenho notado que ovulei e no passado mês depois de achar isso tomei utrogestan durante 10 dias parando dois dias antes do dia 23.09 (data que viria o Mr. Red). Nesse mesmo dia apareceu o dito cujo que para além de ser um vermelho vivo, coisa que nunca tive pk sempre foi mais acastanhado, apenas o tive durante 3 dias, sendo os dois primeiros muito intensos e o último quase nada. Já nessa altura achei estranho isso acontecer, porque o meu período sempre foi de 5 dias, mas adiante.
    Após o Mr. red desaparecer por completo, comecei com corrimento e na data em que provavelmente deveria estar no período fértil (passada semana)verifiquei que muco nem vê-lo e posso dizer que até hoje nem sinal dele, apenas continuo com corrimento acastanhado. o que tive sim na sexta-feira e sábado passado foi umas dores fortes nas costas e na barriga (mais no lado esquerdo do que no direito) o que acabaram por desaparecer no domingo. Dado a toda esta alteração temos treinado todos os dias . Será que foi de eu ter tomado a progesterona? será que o fato de não ter muco significa que este mês não vou ter o tal chamado período fértil? Algumas das meninas do fórum já passou por isto?
    Olá posso dizer-te que passei por algumas das coisas que dizes... sem a Progesterona... mas aconselho-te a ir ao Topico... Treinantes de Outubro (se calhar já foste e eu não vi)! Bjs e boa sorte nos treinos

    Escreva um comentário:


  • sm_rv
    respondeu
    olá. sei que este tópico está parado mas aguardo ansiosamente que alguém o leia e me dê o seu testemunho ou se já passou por alguma situação idêntica à minha. Então é a assim, todos os meses tenho notado que ovulei e no passado mês depois de achar isso tomei utrogestan durante 10 dias parando dois dias antes do dia 23.09 (data que viria o Mr. Red). Nesse mesmo dia apareceu o dito cujo que para além de ser um vermelho vivo, coisa que nunca tive pk sempre foi mais acastanhado, apenas o tive durante 3 dias, sendo os dois primeiros muito intensos e o último quase nada. Já nessa altura achei estranho isso acontecer, porque o meu período sempre foi de 5 dias, mas adiante.
    Após o Mr. red desaparecer por completo, comecei com corrimento e na data em que provavelmente deveria estar no período fértil (passada semana)verifiquei que muco nem vê-lo e posso dizer que até hoje nem sinal dele, apenas continuo com corrimento acastanhado. o que tive sim na sexta-feira e sábado passado foi umas dores fortes nas costas e na barriga (mais no lado esquerdo do que no direito) o que acabaram por desaparecer no domingo. Dado a toda esta alteração temos treinado todos os dias . Será que foi de eu ter tomado a progesterona? será que o fato de não ter muco significa que este mês não vou ter o tal chamado período fértil? Algumas das meninas do fórum já passou por isto?

    Escreva um comentário:


  • Pocas
    respondeu
    Obrigado pelo tópico! Está excelente!
    MaeLara vou-te enviar PM com o mail para que me possas enviar o k tens, tá?

    Escreva um comentário:


  • ninha77
    respondeu
    Olá!

    Se bem me lembro o muco tem a sua máxima elasticidade nos dias que antecedem a ovulação, os dias que se seguem é que são os mais férteis.

    Se estás nos primeiros meses tenta não fazer muitas contas, lembra-te que quando mais vezes tiveres relações mais provavel é engravidares-

    Escreva um comentário:


  • maria.teresa
    respondeu
    Para mim o melhor metodo para distinguir a ovulação é o metodo da temperatura, sim porque ha meses que nao distingo o muco e por vezes tenho moínhas nos ovários e ás vezes é "engano" do corpo, mas tambem eu por norma treino todos os dias ou dia sim dia nao portanto sinceramente nao me vou ralar muito mais com essa coisa de distinguir a ovulação, quanto mais pensamos nisso pior! Um dia virá o meu dia

    beijinho e boa sorte a todas

    Escreva um comentário:


  • Pandorinha
    respondeu
    Olá... Sou nova no forum e adorei este tópico... Sou treinante mas ando sempre com dúvidas e parece que todos os dias ao ler e ler mais, descubro coisas novas e que me ajudam a conhecer melhor o meu corpo

    Escreva um comentário:


  • Ana Carina Silva
    respondeu
    Bom dia companheiras,

    Também ando a treinar para o primeiro filhote, mas apesar de já ter lido muita coisa por aqui ainda me surjem muitas duvidas, principalmente em relação ao muco. No sabado, na segunda e na terça notei apos uma ida ao wc que tinha um muco transparente e que estica, calculei que fosse o muco fertil e treinei, mas entretanto tb li (e acho que não percebi mal) que nos tres dias seguintes a desaparecer este muco convem treinar na mesma porque é o periodo fertil. O que é certo é que ontem já não havia muco para ninguem, desapareceu completamente. Ajudem-me com esta duvida, pk parece que tou a falhar redondamente as contas.
    Obrigado

    Escreva um comentário:


  • Nina Dantas
    respondeu
    eu sempre me confundo sobre ovulaçao e periodo fertil. ainda nao consegui engravida, mas estou na tentativa pois não vejo a hora de ser mãe.

    Escreva um comentário:

slot_bottomleaderboard_post

Collapse
Working...
X