Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Perdas não-espontâneas: a IMG

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #31
    Obrigada trcosta. Ajuda bastante ler palavras que conforto. Eu tenho tentado ser forte mas há dias em que é complicado e hoje é um deles.
    Ainda não fez muito tempo desde que o meu anjinho partiu e hoje as saudades são mais fortes do que nunca. Há dias assim!

    Comentar


    • #32
      Inserido Inicialmente por CPRib Ver Mensagem
      Obrigada trcosta. Ajuda bastante ler palavras que conforto. Eu tenho tentado ser forte mas há dias em que é complicado e hoje é um deles.
      Ainda não fez muito tempo desde que o meu anjinho partiu e hoje as saudades são mais fortes do que nunca. Há dias assim!
      Eu sei. Eu ainda tenho dias menos bons, também... E por vezes chorei só porque era o que me apetecia. Não há receitas nem truques milagrosos, aqui.
      Um beijinho e muita força para ti

      Comentar


      • #33
        Inserido Inicialmente por trcosta Ver Mensagem
        Eu sei. Eu ainda tenho dias menos bons, também... E por vezes chorei só porque era o que me apetecia. Não há receitas nem truques milagrosos, aqui.
        Um beijinho e muita força para ti
        Há dias em que a dor teima em não passar e as lágrimas teimam em cair.
        Chora sempre que tiveres que chorar!
        A mim faz-me bem falar nele, ver as fotografias e sorrio ao pensar que não há-de faltar muito para estarmos juntos de novo...
        Dizem para não chorarmos, para não pensarmos, para não falarmos...ele é o meu filho!! Como querem que não sinta?!
        Fala quando tiveres que falar, chora quando tiveres que chorar e recorda se assim o entenderes! Ninguém entende a nossa dor como nós!
        A dor ameniza com o tempo...acredita...vou a caminho dos 2 meses...

        Muita força e coragem, o Sol vai voltar a brilhar!




        Madrinha babada da Mamã do Rui Afilhada babada da JuanaeRasta

        Comentar


        • #34
          Hoje decidi dar uma leitura a outros tópicos sobre perda gestacional neste fórum e as lágrimas não param de correr. É incrível como só nós nos entendemos. As pessoas que nunca passaram o que nós passamos não sabem o que nos passa pela cabeça.

          Como me identifico com cada história, com cada pensamento! Faz 1 mês e 7 dias que o meu filho partiu e ainda dói muito, ainda me sinto vazia por dentro. Eu também não consigo ver grávidas e/ou bebés recém-nascidos sem chorar. Tenho uma cunhada grávida com mais 4 semanas do que o tempo que eu tinha e é muito difícil. Desde 1 semana após a IMG que não estou com ela, não consigo, é demasiado doloroso. O pior é que o resto da família não entende e até o meu marido já me disse: já passou mais de 1 mês e ela não tem culpa e quer o teu apoio!

          Bolas! O meu apoio? E quem me apoia a mim? Ela tem o filho dela, também um menino, na barriga dela. O medo dela é o parto, e eu? Eu queria era estar no lugar dela, queria eu estar com medo do parto!

          Ninguém compreende! Infelizmente só quem passou por isto como nós é que pode compreender.

          Será que vou conseguir ver o bebé quando ele nascer em Fevereiro? O meu nasceria precisamente 1 mês depois, em Março! E o Natal? Eu que adorava o Natal, nem consigo olhar para as lojas enfeitadas. Vou ser obrigada a estar com ela, falar sobre o bebé dela. É complicado, muito complicado!

          Obrigado a todas que escrevem neste fórum pois, embora me faça chorar muito, também me traz muita paz e esperança num futuro melhor.

          Muita coragem para todas

          Comentar


          • #35
            Inserido Inicialmente por CPRib Ver Mensagem
            Hoje decidi dar uma leitura a outros tópicos sobre perda gestacional neste fórum e as lágrimas não param de correr. É incrível como só nós nos entendemos. As pessoas que nunca passaram o que nós passamos não sabem o que nos passa pela cabeça.

            Como me identifico com cada história, com cada pensamento! Faz 1 mês e 7 dias que o meu filho partiu e ainda dói muito, ainda me sinto vazia por dentro. Eu também não consigo ver grávidas e/ou bebés recém-nascidos sem chorar. Tenho uma cunhada grávida com mais 4 semanas do que o tempo que eu tinha e é muito difícil. Desde 1 semana após a IMG que não estou com ela, não consigo, é demasiado doloroso. O pior é que o resto da família não entende e até o meu marido já me disse: já passou mais de 1 mês e ela não tem culpa e quer o teu apoio!

            Bolas! O meu apoio? E quem me apoia a mim? Ela tem o filho dela, também um menino, na barriga dela. O medo dela é o parto, e eu? Eu queria era estar no lugar dela, queria eu estar com medo do parto!

            Ninguém compreende! Infelizmente só quem passou por isto como nós é que pode compreender.

            Será que vou conseguir ver o bebé quando ele nascer em Fevereiro? O meu nasceria precisamente 1 mês depois, em Março! E o Natal? Eu que adorava o Natal, nem consigo olhar para as lojas enfeitadas. Vou ser obrigada a estar com ela, falar sobre o bebé dela. É complicado, muito complicado!

            Obrigado a todas que escrevem neste fórum pois, embora me faça chorar muito, também me traz muita paz e esperança num futuro melhor.

            Muita coragem para todas
            Tocaste no meu ponto fraco, na ferida que ainda tenho aberta... Eu fiz a IMG a 19 de agosto e a 23 de Setembro estive pela primeira vez com uma grávida conhecida. Foi muito difícil. Era o 2º aniversário do meu filho e a grávida a madrinha. Foi muito complicado para mim. A senhora em causa não ajudou muito. Não me deu uma palavra amiga e só se queixava das contracções e do que lhe pesava a barriga. Eu quase morri por dentro. Dias depois esse bebé nasceu e eu tive que o ir ver. Foi muito doloroso. Vim o caminho todo a pôr defeitos em tudo o que vi. Sabia que não tinha razão mas precisava de exteriozar a minha raiva. Pensei que fosse por ser o primeiro. Um mês depois desse nasceu outra bebé de uma amiga minha. Quando soube que ela tinha nascido fiquei com uma tristeza... Essa ainda não fui visitar. Ela mora longe e eu tenho aproveitado as deixas todas para não ir. Ou é a chuva, ou é porque estou constipada, ou porque o meu marido não pode e tenho medo de ir sozinha. A verdade é que estou a adiar o mais que posso. Custa muito saber que eu também ia ter a minha bebé, que ia ser assim pequenina e linda como só os bebés sabem ser. A minha filha nascia em Janeiro (ou no fim de Dezembro) e eu acredito que só os nascidos depois disso me vão afectar menos. Grávidas do mesmo tempo que eu estaria também me custa muito. Neste processo, tal como já disse noutras ocasiões, há demasiadas coisas que magoam, que custam a passar mas que infelizmente fazem parte do "pacote". Acredito que o teu contacto com a tua cunhada te vá ser muito difícil, muito mesmo. E com o bebé dela também deves ter um choque... Mas sabes, acho que pior ainda do que ter esse confronto é pensar nele. Quando efectivamente estiveres com ela talvez não seja tão mau. Pode ser que ela de alguma forma te conforte, não sei.
            Mais uma vez vais ter que ser forte...
            Beijinhos

            Comentar


            • #36
              Não sei! Estive a semana passada com o meu cunhado, o marido dela, e deu-me um aperto no coração ver o ar de felicidade dele. É muito difícil encará-los mas sei que um dia vai ter de ser pois são da família e o bebé que aí vem é meu sobrinho. Custa-me muito ver a felicidade dos outros quando eu estão tão infeliz.

              Beijinhos

              Comentar


              • #37
                Eu já perdi dois filhos e desde a primeira perda que a gravidez alheia e as alegrias inerentes a esse estado deixaram de me fazer feliz.
                Quero que tudo corra bem com todas, mas não quero ser invadida por pormenores, não quero saber o que sentem nem os medos que essa grávidas têem pois a minha vontade é manda-las dar uma curva com as suas "alegrias e medos".
                Mas a vida dos outros continua a correr, mesmo que a nossa tenha paradao, mesmo que nos pareça impossível sobreviver a esta dor... A nossa dor, que só nós conhecemos, que só nós percebemos...
                Depois de ter perdido a Inês no ano passado algumas amigas muito próximas engravidaram... de meninas... nem imaginam o que eu sentia a cada notícia de uma nova gravidez... morria mais um pouco de mim...
                Entretanto essas meninas todas já nasceram e só consegui reagir com alguma normalidade porque estou novamente grávida... Tenho a convicção que se não estivesse novamente grávida teria sido muito mais doloroso.
                Continua a custar-me falar com outras mães sobre os seus bebés... e sempre que posso não participo nas conversas, saio da divisão onde estão, vou fazer qualquer coisa... só para não ter que ouvir e comentar... e quem não gostar ou perceber... paciência... Apoio???? Apoio, precisamos nós que perdemos os nossos filhos!!!!
                Eu tenho-me protegido desta forma e cada uma de nós tem que arranjar a sua forma de não morrer de cada vez que alguém engravida ou nasce mais um bebé...
                Um beijinho e um abraço apertadinho para todas



                Filhos, nunca vos esquecerei.
                O vosso coração parou, mas o meu bate forte por vós, todos os dias.
                Amo-vos para sempre!

                Comentar


                • #38
                  É bom saber que não sou a única com estes sentimentos. Eu sempre senti bastante empatia pela alegria dos outros e ficava feliz por eles. Mesmo quando estava a tentar engravidar sem sucesso do meu 2º filho e as minhas amigas e familiares ficaram grávidas eu fiquei radiante por elas. Muito feliz mesmo e foi uma alegria ver os bebés delas.
                  Agora não, tudo mudou. Sinto que me tiraram a minha inocência e uma parte do meu ser.
                  Lamento muito a tua perda Carlariboira, perder um filho é doloroso, mas 2!!!! O meu maior medo é voltar a engravidar e repetir-se tudo novamente. Acho que morria.
                  No entanto este também é o meu maior desejo, conseguir engravidar novamente e o mais rápido possível para conseguir amenizar esta dor

                  Parabéns pela tua gravidez e desejo, do fundo do coração, que tudo de corra bem.
                  Beijinhos

                  Comentar


                  • #39
                    Nem posso imaginar a dor porque vocês passam. E nem sequer vou tentar comentar a perda de um filho porque, graças a Deus, não tive de passar por isso.
                    Não sei se vou ser inconveniente mas decidi escrever aqui pelo que disseram sobre o que custa ver os bebés dos outros.
                    Eu perdi o meu único irmão há quase 10 anos. Ele morreu com 19 anos e ainda dói como tudo. O meu marido tem 3 irmãs. Sempre me custou o facto de uma delas ser meia-irmã e não ser bem aceite (felizmente, e com a minha insistência, conseguiram ultrapassar aquelas questões inerentes a pais divorciados em que um casou novamente e teve uma filha). O casamento da minha cunhada mais nova doeu tanto como o meu, porque não vou ver o meu irmão a casar.
                    No Domingo, ela teve o 1º filho. Devem imaginar o que eu chorei. Chorei porque não é meu sobrinho de sangue, porque nunca vou ter sobrinhos, porque a minha filha não vai ter primos do meu lado, porque os meus pais não vão ter mais netos. Penso que conseguem imaginar. Doeu-me imenso. Aliás, ainda dói porque estou a escrever e quase a chorar. Já durante a gravidez me doía. Quando eu estava grávida foi horrível. Soube da gravidez por altura dos anos dele e a data prevista do parto foi a data em que ele morreu.
                    Entretanto, na 2ª fui conhecê-lo. E caiu-me a ficha. Vi aquele pequenino que precisou e precisa da minha ajuda para mamar, porque a mãe não está bem e está a ser mal aconselhada. Peguei-lhe breves segundos para o pôr a mamar e aí pensei "Este piolho não se livra da tia tão cedo, mesmo sendo apenas tia por afinidade". Como posso ficar magoada com uma coisinha pequenina daquelas?
                    Dói, dói imenso saber que o meu irmão não está aqui, que não brinca com a sobrinha, que não foi padrinho dela, que eu nunca vou ver casamento, baptizados, festas de anos... Mas nestas alturas penso que fui abençoada só por o ter conhecido e sou uma pessoa melhor por isso. Além disso, a família ficou com um anjo da guarda muito especial.
                    Espero que vos corra a todas tudo pelo melhor. O tempo não sara as feridas e temos direito de chorar o que quisermos, mas, ao mesmo tempo, temos de ver as pequenas coisas que nos mostram o que há de bom. O calor do meu sobrinho não traz o meu irmão de volta, mas ajuda o coração a doer menos um bocadinho. Espero que vocês também encontrem esses momentos de calor.
                    2 filhotes lindos

                    Comentar


                    • #40
                      Não há dúvida que um bebé (mesmo que não seja o nosso) faz-nos ver a vida de outra forma.
                      Mas quando estamos em luto por um filho que morreu (ou foi arrancado) na nossa barriga, onde deveria ser o lugar mais seguro, onde deviamos conseguir protegê-los de tudo... não conseguimos apreciar o que a vida oferece... infelizmente a dor é tão grande, tão lancinante, que nos tolda os sentidos... Não é possível ficar indiferente a um nascimento... e não ficamos... mas dói tanto, tanto, tanto que não nos é possível explicar a quem não perdeu o que sentimos... tentamos mas não conseguimos...
                      E não há mãe nenhuma no mundo, mesmo as mães -de-anjos, que deseje que algo corra mal com os outros bebés... mas as perguntas: porquê o meu bebé não está aqui? Nem vai estar? O que fiz de errado? Será que não mereco ser mãe? corroem as nossas almas...



                      Filhos, nunca vos esquecerei.
                      O vosso coração parou, mas o meu bate forte por vós, todos os dias.
                      Amo-vos para sempre!

                      Comentar


                      • #41
                        É verdade, um bebé traz-nos sempre alguma paz e conforto mesmo não sendo nosso. Ainda este fim-de-semana estive com a minha sobrinha linda de 10 meses e foi muito bom. Durante algum tempo esqueci o que tinha passado mas quando ela ficou com soninho e estava deitada sobre o meu peito para adormecer vieram-me as lágrimas aos olhos porque não vou poder fazer o mesmo com o filho que deixei partir.
                        Quem fica a ganhar com isto (ou não!) é o meu filhote mais velho pois estou muito mais carinhosa e agarrada a ele.
                        Quanto ao sobrinho que vai nascer, com certeza que o vou adorar tanto quanto adoro os outros sobrinhos que tenho mas este vai-me sempre fazer lembrar o filho que não tive. E cada passo que ele dê, vai-me lembrar os passos que o meu não irá dar.
                        Uma coisa que me conforta é pensar que ele está bem lá no Céu a olhar por nós, na companhia da avó que tanto desejava ter netos e não teve oportunidade de desfrutar deles como devia pois faleceu ainda os netos eram bebés.

                        Comentar


                        • #42
                          Há sempre essas dúvidas. Que mal fiz eu? Porque é que todos os outros têm o que eu não tenho?
                          Eu tenho 3 cunhadas mas nenhum irmão. tenho amigas que se dão mesmo mal com os irmãos... e eu dava tudo para ter um só... Mais ainda, na noite em que ele morreu eu podia ter estado com ele e não estive. Ainda passo horas a pensar no que teria acontecido se eu estivesse lá. A dor de perder um filho deve ser imensa e nem quero imaginar o que vocês passam se a mim já me dói tanto. O que vos posso dizer é para desabafarem. A asneira que eu fiz foi aguentar tudo estoicamente. Ainda agora me acontece. Aguento, aguento, e depois há um dia em que me passo e choro desalmadamente. E passaram 10 anos... A minha GO disse-me uma vez que chorar lava a alma, porque eu fui para lá chorar por estar com perdas de sangue na altura do aniversário dele. Temos mesmo de deitar tudo cá para fora, senão damos em doidos. E a quem me diz que o tempo cura e mais não sei o quê digo que é mentira. Até porque eu nunca quero esquecer. Se eu me esquecer do meu irmão, ele deixa de existir.
                          Há uma música do Luís Represas que diz "A eternidade é o lado bom da saudade". Pensem nisso. Beijinhos e obrigada por ouvirem o meu desabafo
                          2 filhotes lindos

                          Comentar


                          • #43
                            Um beijinho cheio de força às mães que passaram e passam pela dor da IMG.

                            Desculpem-me, mas queria deixar também um beijinho muito especial à Micaela. Sou uma leitora quase silenciosa, mas já me tinha apercebido desta particularidade da tua vida. Fiquei agora muito tocada com as tuas últimas mensagens. São perfeitamente compreensíveis os sentimentos contraditórios que contas em relação ao teu sobrinho, mas tal como disseste não tens que te angustiar: tenho a certeza que este teu sobrinho (vais ver que isso da afinidade perde importância) te vai conquistar, se tal for preciso.
                            Sei o que é perder pessoas muito especiais, mas, felizmente, não sei, nem consigo imaginar, essa dor que descreves. Também me sinto muito abençoada por ter irmãos. Mas também por ter podido ter mais do que um filho e por lhes proporcionar a experiência desse amor. Pensa que um dia poderás, se assim o desejares , proporcionar esta riqueza à tua filhota. E isso é uma benção dupla! Um beijinho grande
                            [hr]

                            Laranja

                            Comentar


                            • #44
                              Laranja, obrigada. Sinto-me um bocado mal por vir desabafar isto neste tópico mas o vosso carinho soube mesmo bem
                              2 filhotes lindos

                              Comentar


                              • #45
                                Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                                Laranja, obrigada. Sinto-me um bocado mal por vir desabafar isto neste tópico mas o vosso carinho soube mesmo bem
                                A vida dá-nos muitos pontapés...os pontapés até podem ser diferentes mas todas sentimos dor...
                                Todas juntas...não custa tanto!




                                Madrinha babada da Mamã do Rui Afilhada babada da JuanaeRasta

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X