Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Amamentação e papas aos 4 meses

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    Inserido Inicialmente por toletixa Ver Mensagem
    Cafapv, obrigada!

    Ele já está bem disposto outra vez

    Ontem tomou banhinho e já ficou mais bem dispostinho! Não fez febre, fiquei toda contente!

    A enfermeira disse-me que estão a convocar quem não apanhou a vacina do sarampo, para a apanhar, visto que estava erradicado e começou outra vez a dar de caras...

    Ela também me perguntou que vitaminas o duarte toma. Ele só está com Vigantol. A Letícia aos 4 meses já mamava só LA, mas lembro-me que tinha o vigantol e mais outra vitamina...
    Que vitaminas tomam/tomaram os bebés amamentados?
    Ora bem, no tempo da mais velha ela tomava vitamina D (vigantol) e C (não me lembro o nome), com a mais nova já só tomou o vigantol, o médico de família recomendou mas a pediatra explicou que tinham indicações para já não dar (pelos vistos fizeram-se estudos que comprovavam que os bébés não tiravam grande proveito do suplemento...já não me lembro porquê...) enfim...estas coisas da pediatria estão sempre a mudar, lembro-me da minha princesa mais velha tomar banho logo no 1º dia e da mais nova só ter tomado mais de 24 horas depois de ter nascido e a mesma coisa com a limpeza de olhos, com a mesma velha a indicação era: limpa assim e assado depois do banho, com a mais nova: limpa assim e assado SÓ se estiver com remela, conclusão se lhe limpei os olhos 2 ou 3 vezes foi muito


    A felicidade completa

    Comentar


    • #17
      Pois, isso do banho, também foi diferente!

      Os meus filhos nasceram na mesma maternidade, com a diferença de 4 anos.
      A mais velha, tomou banho todos os dias, enquanto que o mais novo, era dia sim, dia não...
      Em casa continuo com o esquema de dia sim, dia não, excepto quando bolça muito, ou transpira. Quando não lhe dou banho, passo uma fraldinha de algodão com a 1ª água da Uriage no pescoço e cara e já fica "pimpinho"

      Mesmo agora, tens indicações diferentes, que variam de sitio para sitio. No curso de ppp ensinaram a limpar o cordão com soro, mas na maternidade, ainda foi com alcool...

      Às vezes temos mesmo de seguir o nosso instinto...




      Realizando os meus sonhos...

      Comentar


      • #18
        Eu não fervia a água engarrafada. Tinha era o cuidado de comprar o menos mineralizada possível. Ia variando entre a água Vialis, Fastio, Continente... Não se deve dar sempre da mesma para não receberem em excesso determinados minerais. Do que me lembro, a água deve ter menos de 20 mg/litro de minerais. À conta disto, comprei 6 garrafas de água de 33 cl a 9 euros em Paris porque o raio dos franceses só bebem água super mineralizada. Cheguei a pegar numa garrafa com 3000 mg/l!!!
        Quanto às refeições, a minha começou com a sopa aos 4,5 meses e a papa aos 5 meses e pouco. Sempre que podia dava mama depois de ela comer e estou nos 25 meses de amamentação. O que podes fazer é deixar a AC de lado ao fim de semana e dar só maminha. Não há problema nenhum.
        2 filhotes lindos

        Comentar


        • #19
          Inserido Inicialmente por toletixa Ver Mensagem
          Eu nem sequer sei o horário que me vão atribuir, pois eu estava em regime de 3 turnos rotativos, mas pelo menos até o menino fazer um ano, estou dispensada do horário nocturno, mas horário tipo 8h-17h não me vão dar :S
          Se me derem o das 14h-20h, (a contar com as 2h de amamentação) já me dou por satisfeita...

          Quanto a tirar leite, não tenho conseguido tirar muito, pois a bmba é manual e não posso investir numa eléctrica, agora...

          Obrigada e bjinhus!
          tb trabalho com esses turnos rotativos, no 1º ano não fazes o nocturno e caso continuas a amamentar apresenta atestado que ficas na mesma com a isenção das 2h.
          Achas que não te dão o turno da manha? ja falaste com eles para ver?

          Do Martim, introduzi a papa aos 5 meses sobretudo pq ele não aceitava o biberao. Mas foi sempre feito com o meu leite-. Entrava as 9h e saia as 15h (com a isenção de horário) e tirava o leite na hora de almoço.


          Comentar


          • #20
            Inserido Inicialmente por praline Ver Mensagem
            tb trabalho com esses turnos rotativos, no 1º ano não fazes o nocturno e caso continuas a amamentar apresenta atestado que ficas na mesma com a isenção das 2h.
            Achas que não te dão o turno da manha? ja falaste com eles para ver?

            Do Martim, introduzi a papa aos 5 meses sobretudo pq ele não aceitava o biberao. Mas foi sempre feito com o meu leite-. Entrava as 9h e saia as 15h (com a isenção de horário) e tirava o leite na hora de almoço.
            Turno da manha não dá, porque o pai trabalha em regime de 2 turnos e no turno da manha, eu teria de deixar os 2 cachopos a dormir na minha mãe (para não acordar toda a gente às 6h ou 5h da manha) e não quero sacrificar a minha mãe, nem fazer os miudos andarem sempre acima e abaixo...
            Já para não falar, que o turno da manhã é o mais calmo e à tarde e noite é que há mais trabalho...

            Ja falei com o marido para ele ver se consegue passar para turno fixo de dia, pois ele tem possibilidade disso...

            Vamos a ver...




            Realizando os meus sonhos...

            Comentar


            • #21
              Inserido Inicialmente por toletixa Ver Mensagem
              Vais ser mamã de Dezembro, não é? Eu também sou, mas de 2006 e os meus filhos têm diferença de 4 anos

              Eu gostaria de, pelo menos amamentar até ao ano. Depois disso, logo se vê...
              Vou ser sim mamã de Dezembro e já fui mamã de Fevereiro de 2007, os meus pimpolhos vão ter quase 5 anos de diferença.

              Eu também nunca estabeleci metas para a amamentação era um dia a seguir ao outro, mas foi muito bom, enquanto durou quando chegou aos 2 anos achei que estava na hora pois estava a ficar cansada.

              Eu nunca fiz as papas com o meu leite, a papa sabia mal e ela não lhe pegava, foi sempre com água, e durante o dia como não conseguiam-lhe dar o meu leite por biberão, comia iogurtes ou frutinha.

              bjs

              Afilhada - A doce Amélia Couto :-) 10-04-2012 nasceu um guerreiro, o Martim.

              Uploaded with ImageShack.us

              Comentar


              • #22
                Por aqui introduzimos uma papa aos 4,5meses, à hora do almoço porque tive licença de 5 meses e queria ir trabalhar com a alimentação à colher bem estabelecida.

                Como comecei com papa láctea (não consigo tirar leite suficiente para uma refeição), as mamocas ficaram um pouco duras nos primeiros dias ( 2 ou 3), mas tirei o excesso com a máquina manual e depressa elas se adaptaram.

                Nos primeiros dias fervia a água na chaleira eléctrica, mas já me cansei disso e aqueço água à medida no microondas.
                Dou água engarrafada da marca que tiver em casa, normalmente pingo doce, mas não tenho problemas e por água da torneira. Nesse caso fervo.
                Acho que convém variar a água, por causa da mineralização, como já referiram, aliás, água do luso é tão "ácida" que é umas das minhas últimas escolhas.

                Vitaminas: deveria dar a vit D e a C, mas são mais as vezes que me esqueço do que as que dou. (mãe desnaturada)

                Quando comecei a dar papa aconteceu uma coisa maravilhosa: de um dia para o outro os piolhitos criaram uma rotina! Começaram a fazer boas sestas entre as refeições e intervalos maiores.

                Comentar


                • #23
                  Olha, era mesmo deste tópico que eu precisava ! (embora não esteja a amamentar em exclusivo). O meu abacate tem 4 meses, e tive 'ordem' para começar as papas. Reparei que no folheto informativo que recebi da pedi dizia para dar a papa primeiro e só depois maminha, mas tenho ideia que li no fórum o contrário... no dito folheto também dizia que o desmame teria de ser feito ao ano :S. É preciso estar sempre a filtrar as informações que recebemos!

                  Vivo nos EUA, e as coisas cá são bastante diferentes, a pedi disse para ter muito cuidado quando der cachorros quentes ao bebé, porque há muitos casos em que se engasgam, e aqui em vez de bolacha Maria comem... cheerios, aqueles cereais redondos. Ah, e nada de manteiga de amendoim para já. Ri-me e jurei a pés juntos que jamais me passaria pela cabeça dar tais coisas ao meu bebé!!!

                  Espero que corra tudo bem com o Duarte!!


                  Comentar


                  • #24
                    Inserido Inicialmente por Rosmaninho Ver Mensagem
                    Olha, era mesmo deste tópico que eu precisava ! (embora não esteja a amamentar em exclusivo). O meu abacate tem 4 meses, e tive 'ordem' para começar as papas. Reparei que no folheto informativo que recebi da pedi dizia para dar a papa primeiro e só depois maminha, mas tenho ideia que li no fórum o contrário... no dito folheto também dizia que o desmame teria de ser feito ao ano :S. É preciso estar sempre a filtrar as informações que recebemos!

                    Vivo nos EUA, e as coisas cá são bastante diferentes, a pedi disse para ter muito cuidado quando der cachorros quentes ao bebé, porque há muitos casos em que se engasgam, e aqui em vez de bolacha Maria comem... cheerios, aqueles cereais redondos. Ah, e nada de manteiga de amendoim para já. Ri-me e jurei a pés juntos que jamais me passaria pela cabeça dar tais coisas ao meu bebé!!!

                    Espero que corra tudo bem com o Duarte!!
                    Viva os EUA e a comida processada!

                    Já agora, em relação à fruta?
                    Por cá recomendam começar com maçã, pêra e banana.
                    Quando começar com as outras? Ando com vontade de dar melão e manga ao T. para ver se ajuda a fazer cócó, mas já não me lembro quando comecei a dar ao G.

                    Comentar


                    • #25
                      alucas, pelos 7 meses (idade do Tiago) comecei a dar todas as frutas, só não dou laranja e morango, fica para depois do ano
                      Mães OMS Sócia n.º 123

                      Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

                      Comentar


                      • #26
                        Inserido Inicialmente por Surfie Ver Mensagem
                        alucas, pelos 7 meses (idade do Tiago) comecei a dar todas as frutas, só não dou laranja e morango, fica para depois do ano
                        Obrigada!!

                        Sim, a laranja e o morango vem bem explicito no folheto do CS que é só depois do ano. Acho que o kiwi também.

                        Comentar


                        • #27
                          Sim, kiwi e ananás, pelo que sei, esqueci dizer
                          Mães OMS Sócia n.º 123

                          Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

                          Comentar


                          • #28
                            Olá!

                            O Gonçalo esteve só com maminha até aos 4 meses, depois introduzi a AC p ver se engordava estas pernas de alicate, mas está na mesma... O início foi complicado, mas agora já come mt bem. De manhã mama por volta das 8h, às 11h come sopa+fruta e ao lanche papa com LM. Se eu me atrasar a chegar ao infantário ele tem sempre um boião de fruta na mala para lhe darem no caso de ele ficar com fome. No biberão não pega. Desde q chegamos a casa é só maminha. Ao fds só tenho feito a refeição de sopa + fruta, mas hj vou ver se ele come papa dp de mamar.

                            O meu pedi manda dar a sopa logo c carne e o peixe aos 5 meses, e foi o q fiz c os outros, mas desta vez estou a ir + devagar. Carne só vou dar aos 6m e peixe lá p os 8 ou 9. Frutas ainda só dei maçã, pera e banana.

                            Comentar


                            • #29
                              Olá gente boa!

                              Bem , por cá, a 1ª papa já foi dada! Digamos que ficou metade na barriga e outra metade no babete :P
                              Parece que ele não gosta muito de comer à colher, o que reforça a minha decisão de introduzir agora os sólidos, pois assim tenho tempo para estabelecer a alimentação diversificada até ir trabalhar! Ele não come muita papa e tenho de dar uma maminha no fim... Vamos a ver como será a habituação a partir de agora...

                              Inserido Inicialmente por Sandra Nunes Ver Mensagem
                              Olá!

                              O Gonçalo esteve só com maminha até aos 4 meses, depois introduzi a AC p ver se engordava estas pernas de alicate, mas está na mesma... O início foi complicado, mas agora já come mt bem. De manhã mama por volta das 8h, às 11h come sopa+fruta e ao lanche papa com LM. Se eu me atrasar a chegar ao infantário ele tem sempre um boião de fruta na mala para lhe darem no caso de ele ficar com fome. No biberão não pega. Desde q chegamos a casa é só maminha. Ao fds só tenho feito a refeição de sopa + fruta, mas hj vou ver se ele come papa dp de mamar.


                              O meu pedi manda dar a sopa logo c carne e o peixe aos 5 meses, e foi o q fiz c os outros, mas desta vez estou a ir + devagar. Carne só vou dar aos 6m e peixe lá p os 8 ou 9. Frutas ainda só dei maçã, pera e banana.
                              Sandra, quanto tempo +/- o teu bebé demorou até comer bem? Eu já não me lembro bem como foi com a minha mais velha... O Duarte até chorou (bastante) quando lhe dei papa pela 1ª vez. Pensei que fosse mais fácil, visto ele tomar muita atenção quando comemos...

                              Bjinhus!




                              Realizando os meus sonhos...

                              Comentar


                              • #30
                                Inserido Inicialmente por Rosmaninho Ver Mensagem
                                Olha, era mesmo deste tópico que eu precisava ! (embora não esteja a amamentar em exclusivo). O meu abacate tem 4 meses, e tive 'ordem' para começar as papas. Reparei que no folheto informativo que recebi da pedi dizia para dar a papa primeiro e só depois maminha, mas tenho ideia que li no fórum o contrário... no dito folheto também dizia que o desmame teria de ser feito ao ano :S. É preciso estar sempre a filtrar as informações que recebemos!

                                Vivo nos EUA, e as coisas cá são bastante diferentes, a pedi disse para ter muito cuidado quando der cachorros quentes ao bebé, porque há muitos casos em que se engasgam, e aqui em vez de bolacha Maria comem... cheerios, aqueles cereais redondos. Ah, e nada de manteiga de amendoim para já. Ri-me e jurei a pés juntos que jamais me passaria pela cabeça dar tais coisas ao meu bebé!!!

                                Espero que corra tudo bem com o Duarte!!
                                Fizeste-me sorrir...Realmente que diferença!!! Nós preocupados pq a papa é mt doce, com certas comidas...para tentar que pelo menos no 1º ano de vida (ou +) tenham uma alimentação minimamente equilibrada e ...toca a dar cachorros


                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X