Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

    Achei importante falar da minha experiência...pois todas nós podemos passar por ela e sair da mesma sem traumas...

    O meu bebé nasceu em Novembro de 2006 e como a maioria das mães, penso eu, sempre foi meu desejo amamentar até poder mas no mínimo até aos 6 meses...

    Por tudo o que se fala e se ouve amamentar é natural, saudável, higiénico, está sempre à mão, não é preciso ferver e vem à temperatura ideal...

    Tive uma gravidez normal, um parto normal e quanto o meu filhote nasceu pedi logo para o colocarem ao meu colo e apresentar-lhe o meu peito, não para ele mamar mas para ver o que ele fazia.coisas de mãe, mas nem o meu obstetra nem a enfermeira parteira se opuseram.até acharam graça...

    Mas algo de estranho se passava, pois o meu peito nunca aumentou muito durante a gravidez nem nunca me doeu...mas sem stress, pois tenho um espírito positivo.

    Fui para o recobro e trouxeram o meu tesouro e aconselharam-me a coloca-lo ao peito para o estimular e ver se o leite subia...o meu pequenote refilou e a enfermeira, sempre a meu lado foi-me dando apoio ensinou-me todos os truques. E nada...até me deu uns bicos de silicone e nada....se calhar não tem fome disse eu.e a enfermeira disse que tentávamos mais tarde.e assim foi...mas a única coisa que saia era colostro e muito pouquinho.mas lá lhe ia dando o que tinha.

    Passado 48 horas vou para casa e continua tudo na mesma.mas desta vez vou tirando com a bomba 15 e 15 minutos até conseguir ter 20 ml de colostro para dar ao meu filhote...no biberão tudo bem mas no meu peito não pois ao mamar não sai nada...

    Vou no dia seguinte ao centro de saúde fazer o teste do pezinho e aproveito para ir ao cantinho da amamentação para tirar todas as duvidas possíveis e o que as enfermeiras me dizem é que continue a tentar a tirar com a bomba e esperar que possa ainda subir o leite ao meu peito...começo a ficar desconfiada que algo vai correr mal...no dia seguinte o pediatra olha para mim vai ter com o meu obstetra.o consultório é mesmo ao lado e finalmente alguém me dá um verdadeiro conselho.

    -Rita tu não tens leite nenhum nem te vou dar nada para secar o peito pois não tens leite só colostro mas se quiseres continuar a dar 20 ml de colostro dá pois é muito importante para o bebé, agora fala com o pediatra que diz-te o que fazer em relação teu filhote.

    -Rita como pediatra do teu filhote acho louvável o que estás a fazer mas infelizmente já não dá para o teu filhote... podes tentar dar colostro até teres mas trens que lhe dar leite em pó.



    Assim fiz lá lhe dei o S26 HA e deviam ter visto o meu filhote de uma semana a beber o leite do biberão...até ganhou outras cores.



    Concluindo fiquei um pouco triste mas às vezes por mais que queiramos não pode ser como nós queremos... a culpa não é nossa não fizemos nada de mal.mas também não podemos ficar em baixo!!!!!

    Um conselho que dou tentem até ao fim mas se não houver outra alternativa...paciência não vamos entrar em depressão!!!!

  • #2
    RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

    Já agora deixo também aqui o meu testemunho.



    O Afonso pura e simplesmente não gosta de leite. Já tentei diversas teorias, porque na minha cabeça é anti-natural um bebé não gostar de leite... mas aprendi a respeitá-lo e a aceita-lo como ele é.



    Na maternidade, se mamou duas vezes foi muito, e sempre com muita, muita insistência. Espontaneamente, não me lembro de nunca ter mamado. Cada vez que o punha na mama era um berreiro, uma guerra entre mim e ele que não beneficiava nada uma relação de amor que estava agora a começar... Introduzi o LA e ia dando o meu leite em biberão, que era cada vez menos. Ele no biberão ainda mamava, mas sempre contra vontade e muito pouco. Ao fim do primeiro mês o leite secou... Passei a dar só LA, e ele continuava a mamar muito pouco, até que, com 2 meses, fez uma recusa alimentar. Esteve 4 semanas com uma sonda, para que lhe desse através dela o que ele deixava no biberão (que era quase tudo). Ansiei e desesperei pela introdução dos sólidos, mas o pediatra não quis fazê-lo antes dos 4m, dizia que ele estava bem disposto e saudável, apesar de magrinho, e que não valia a pena apressar as coisas. Aos 4m introduzi a sopa, fruta e papa e o Afonso delirou! Até hoje come muito bem "comida de gente grande", o leite continua na mesma... Dou-lhe um biberão de manhã, de 150ml, e tenho que andar atrás dele para ele beber uns 100ml.



    Tenho muita pena de não ter amamentado, e se tiver um outro filho queria muito consegui-lo.

    É indiscutível que o leite materno é o melhor para os bebés, e tenho muita pena de não ter podido dá-lo ao meu filho. Mas também não é verdade que os bebés que crescem com LA são menos apegados às mães, menos saudáveis ou menos desenvolvidos.



    O Afonso é muito bem disposto, sorridente, muito sociável e bem desenvolvido.

    É muito apegado a mim, desde sempre, mesmo sem "mama" era no meu colinho que sempre acalmava. O meu marido chamava ao meu colo "o resort de férias", pois bastava pegar-lhe para tudo desaparecer : cólicas, má disposição, dorzitas...

    Agora, aos 9m, teve a primeira constipação, e mesmo assim sem febre, só mesmo ranhoca. Até agora, NUNCA teve nada, nem uma pontinha de febre. E quando esteve com sonda íamos muitas vezes ao pediátrico e estava nessa altura um surto de bronquiolite, e ele nunca apanhou nada.



    Aconselho todas as mães a tentarem amamentar, mas se por algum motivo não der, o amor vai muito para além do leite...



    Beijinhos


    "Mãe, o amor é colo"





    Comentar


    • #3
      RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

      Veneza,



      O teu filhote não tem nenhuma intolerância à lactose?
      Susana e Afonso (14/09/2004)
      Nobody is perfect!!!
      I'm nobody.

      Comentar


      • #4
        RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

        Meninas... a sério, não me tomem por fundamentalista de coisa nenhuma, eu propria introduzi LA aos 2 meses e meio da minha filhota, mas isso não significa que deixe de partilhar o que sei...



        RPG,



        O meu leite só subiu quase ao fim de 1 semana de vida da minha filhota. O colostro não é em quantidade, nem sei se 20ml até nem será de facto muito! Porque a natureza sabe o que faz. O colostro tem uma elevada concentração de açucar e tudo o que é fundamental para alimentar o bébé. E o que faz com que o leite "suba" é colocar o bébé na mama, o tempo que for preciso. Até lá, o colostro é mais do que suficiente! (a mamã veneza tinha um problema adicional, o bébé não gostava de leite...)



        Sabiam que o estômago de um bébé tem o tamanho de um "berlinde" quando nasce? Mesmo os suplementos de leite artificial, nos primeiros dias, são administrados em quantidades de 30ml no máximo!



        E sabes? Se depois de mamar o colostro medissem a glicémia aos bébés, as mamãs haveriam de ficar muito mais tranquilas, porque saberiam que havendo açucar estão alimentados!



        Bjs a todas!



        E sim, somos mães com ou sem leite materno!!!


        Comentar


        • #5
          RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

          EliGee eu continuei a tentar dár de mamar até às 3 semanas mas não subiu de todo e os 20ml de colostro infelizmente não eram suficiênte, pois o meu filhote em vez de pedir de 3 em 3 horas pedia de 1 em 1h...

          Quando introduzi o leite em pó fazia 30 ml e ele bebia quase todo isto depois de beber o 20ml de colostro e já pedia só de 3 em 3h..na segunda semana de vida já só conseguia tirar 10 ml e já bebia os 30 ml todos..

          Na semana seguinte já estava a beber 60 ml...ele sempre foi um bébe saudável e a partir das 3 semanas já fazia 6 horas de sono seguidas à noite.Quanto às quantidades de leite a dar sempre foi uma questão de gestão entre nós e o pediatra.

          Nunca teve cólicas e continua a adorar leite seja o de crescimento quer seja o meio gordo que nós adultos tomamos, quer seja ao pequeno almoço quer seja antes de se deitar.

          Tirarndo as 1ª semanas de vida que perdeu bastante peso depois disso sempre cresceu acima do percentil de altura e hoje é uma bébe/criança com uma saúde de ferro e que já veste para 4 anos!!!!

          Comentar


          • #6
            RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

            spal (03-09-2009)Veneza,







            O teu filhote não tem nenhuma intolerância à lactose?


            Não, é mesmo mau feitio
            "Mãe, o amor é colo"





            Comentar


            • #7
              RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

              Olá Mamãs!



              Como diz a Mamã EliGee, não sou fundamentalista. Apoio e influencio as Mamãs a terem força para darem de mamar. Digo sempre que todas nós temos leite e que não existem leites bons ou maus. Digo isso com firmeza e muito amor... Faço-o assim porque acho que o outro lado da história já nós a ouvimos milhares de vezes... quando alguém tem estes comentários de leites fraquinhos ou assim, ninguém lhes chama de fundamentalistas.



              Agora a minha experiência. O Gui nasceu a um sábado. Segunda feira foi-lhe detectada a PCR em valores altos. Tinha uma infecção e precisava de antibiótico bem como o teste de glicemia de 6 em 6 horas. Durante 8 dias o meu pim pam pum foi picado de 6 em 6 horas no pezinho para ver os açucares.



              As enfermeiras também embicaram para o facto de eu não ter leite e do colostro ser pouco. O 1º teste à glicémia mostrou que tinha valores de açucares baixos... Eu ainda fiz um "mas...mas..." mas a enfermeira já lá ia e nem quis saber. Confiei e fiquei expectante. Davam-lhe suplemento e ele cuspia. :d Uma das vezes enfermeira e enfermaria era colostro por todo o lado! Eu maravilhada! Porquê?! Porque os testes à glicémia davam bem quando eram feitos a seguir a ele mamar. Só davam mal quando ele estava numa de ir mamar outra vez... Tirem daí as vossas conclusões.



              Por observação nada mais vejo nas mamãs que não conseguem dar de mamar do que um stress enorme ou influências negativas há sua volta... ou até mesmo apenas palavras derrotistas e pouco confiantes. E se o teu médico tivesse insistido?!



              Noutros assuntos pedem-nos factos científicos para comprovar algo. Aqui neste assunto também tenho essa tentação... comprovem-me que realmente as mamãs tem algum problema... cientificamente!




              http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 99

              Comentar


              • #8
                RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                RGP (03-09-2009)EliGee eu continuei a tentar dár de mamar até às 3 semanas mas não subiu de todo e os 20ml de colostro infelizmente não eram suficiênte, pois o meu filhote em vez de pedir de 3 em 3 horas pedia de 1 em 1h...


                RGP (desculpa, á bocado escrevi mal o teu nick!), não há mal em pedir de hora a hora. Se tivesses dado, e insistido, seria certo que o teu leiet acabaria por subir. Mas... é preciso acreditar nos "poderes mágicos" das hormonas que trabalham para isso, como a ocitocina. É quase sempre certo que, sem apoio concreto, as mamãs acabam por ficar tão preocupadas que, sem querer, inibem a produção desta hormona e a propria produção de leite!



                E poderia continuar aqui a desvirtuar este tópico (que eu percebi que tem outro proposito) e falar-te, por exemplo, das razões pelas quais eles dormem mais com o LA... porque há explicação que vai para além do ter ou não fome.



                Mas, acima de tudo, percebo a necessidade de desmistificar a ideia de que só quem amamenta age correctamente...



                Eu estabeleci a amamentação em pleno, a minha filha também chegou a fazer intervalos de 1h entre mamadas e apenas "mandei vir" o LA porque fui mal aconselhada, o peso andou ali um nadinha abaixo do percentil dela... E o LA não resolveu isso!!!



                Contudo, também sempre foi saudável (apenas desconfiamos que possa ser intolerante ao gluten): em 2 anos teve apenas 2 gastroentrites e uma constipação com febre que curou em 3 dias!!!



                Não defendo o LA mas... também não o vejo como nenhum "bicho papão"! Apenas SEI como agir de uma proxima e podem acreditar que jamais abdicarei de amamentar, porque defendo que, acreditando (e não censuro nenhuma mãe que desista porque importante para mim é a tranquilidade de TODOS nos primeiros meses de vida dos bébés!), é sempre possivel estabelecer a amamentação em pleno!



                Beijinhos a todas!

                Comentar


                • #9
                  RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                  Gardenia (03-09-2009)

                  Agora a minha experiência. O Gui nasceu a um sábado. Segunda feira foi-lhe detectada a PCR em valores altos. Tinha uma infecção e precisava de antibiótico bem como o teste de glicemia de 6 em 6 horas. Durante 8 dias o meu pim pam pum foi picado de 6 em 6 horas no pezinho para ver os açucares.

                  (...)

                  Porque os testes à glicémia davam bem quando eram feitos a seguir a ele mamar. Só davam mal quando ele estava numa de ir mamar outra vez... Tirem daí as vossas conclusões.


                  Gardenia, a minha filhota também fazia testes de glicémia de x em x horas e eu nunca percebi porque não faziam também aos outros bébés!!! Agora já percebo... a minha pipoca também nasceu com a PCR elevada e também fez uma semana de antibiotico intravenoso!



                  E sabes? Foi mau por uma infinidade de razões que bem deves conhecer... mas eu, como mulher da ciência que sou :hehe: , acabei por ter uma prova cabal do que tanto me perturbou nos 1ºs dias de vida da minha filha: o colostro (que eu até cheguei a achar que não tinha!) era (ou parecia) tão pouco, que só os BM's (a medição da glicémia que lhe faziam) me tranquilizavam: ela estava a ser alimentada porque os açucares estavam sempre perfeitos depois de mamar! Mesmo que ela berrasse os 30 farrapos com colicas ou stress eu sabia que era só isso e não era fome!



                  E daí a subir o leite (que a sério já foi em casa, com muita paz e sossego!) foi com muita calma, com uma vontade inequivoca que ela tinha em mamar e estar na minha mama e... olhem, fiquei com saudades!



                  Mas PRONTO! Desculpem mais uma vez, prometo que não não volto aqui para atrapalhar!



                  Bjs!

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                    Sim também concordo que não é um drama. E depende apenas de cada caso. E todas devem ser respeitadas. Independentemente de sequer tentarem ou não. há mães que pura e simplesmente não querem.

                    Da minha parte faço o meu "trablho" e informo, encaminho e tento ajudar mediante o que a mãe à minha frente está disposta a fazer ou o que consegue fazer.



                    Beijinho a todas.

                    Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                    Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                      Não atrapalhas nada a tua opinião é tão boa como as outras...também fiz teste de glicémia ao meu pequenote e dava um pouca a baixo do normal mas mesmo assim todos nós trabalhamos para que eu podesse dar de mamar( enfermeiras, pediatra e até o obstetra), mas chegou uma altura em que esses valores baixaram e não tive alternativa, embora tenha continuado a estímular o meu peita quer com o uso da bomba quer tentando dar de mamar ao meu filhote sem e com os bicos de silicone.

                      A subida simplesmente não se deu porque não tinha leite o meu peito não aumentou nem sequer ficou dorido..usei o mesmo nº de sutiã durante e pós gravidez...tál vez o facto de na minha família do lado materno quer a minha mãe quer a minha avó não terem também elas conseguido dar aos seus filhos e olha que no tempo da minha avó foi muito complicado para ela pois teve que pedir a uma vizinha para dar à minha mãe!!! Senão não sei como é que teria sido.



                      Confeço que fiquei triste e para o próximo que se espera breve, quero amamentar...nem que tenha que beber cerveja preta!!!!!!:P

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                        O que eu percebi do tópico, é para "sossegar" as mães que por um ou outro motivo não conseguiram amamentar.

                        As que não querem por opção, podemos discordar, mas temos, a meu ver, de respeitar.

                        As mães que querem amamentar vão tentar, e tentar, é sabido, que nos dias que correm, começa a dar-se valor à amamentação, e começam a incentivar, mas ainda há muita gente da "velha guarda" e não informa, não se esforça por transmitir, ou pelo menos não da melhor forma.

                        Depois vem o insucesso, ou porque acham que o "leite é fraco" ou que não chega. E o que fica. Um sentimento de culpa ENORME. Porque quem quiz amamentar sabe que amamentar é natural, que todas conseguem, que o leite não é nada fraco, etc, etc. E com o insucesso o que fica na cabeça? Mas toda a gente consegue, menos eu? (e há tantos eus que não conseguem).

                        Na cabeça de uma mãe que não conseguiu, num primeiro instante a "culpa" não é da enfermeira que disse que o leite é fraco, é dela. Ela falhou como mãe (na cabeça dela), não conseguiu dar ao filho/a o melhor alimento.

                        Acho que este post tinha o intuito de dizer às mães que não conseguiram, que é normal sentir-se tristes, mas que a culpa não cabe a ninguem.

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                          Gostei do post







                          Aconteceu comigo, a minha filha não pegava na mama, e começou a beber LA logo no 2º dia na maternidade, e para mim, foi uma derrota Ainda por cima ela teve imensas cólicas e só pensava "de certeza que se tivesse conseguido amamentar, ela não sofria tanto". Não foi fácil! Ouvimos falar tão bem da amamentação durante a gravidez, que acabamos por pensar que o LA é um bicho de 7 cabeças e não é!







                          A Lara tem agora 1 ano, felizmente nunca teve doente, nem febre nada! Está enorme, peso óptimo... E o meu marido ficou radiante ao saber que também podia dar o biberon a filhota. Ele dizia sempre quando estava grávida: "tu amamentas, e a mim sobra as fraldas né?" :hehe:







                          Portanto futuras mamãs: LA, LM... Seja o que for, a relação mãe-filho constroi-se com muito amor e carinho



                          E a decisão de amamentar ou dar LA é da mae, e do pai, de mais ninguém! Não liguem as bocas, e sigam o vosso instinto. O principal é o bebé e a mãe se sentirem bem
                          ...

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                            É isso mesmo!!!

                            É com esse intuito que criei este tópico.....quem não conseguiu dar de mamar mas queria muito não se deve sentir culpado por esse facto é normal que isso aconteça!!!

                            Não foi porque não quisemos ou porque somos menos maternais, que não tentamos ou não nos esforçarmos ou porque deveríamos ter insistido mais tempo...às vezes não dá e pronto!!!!

                            Por tudo isso não nos devemos culpar nem nos sentirmos mal e nunca entrar em desespero ou depressão.....](*,)

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                              giselito (03-09-2009)O que eu percebi do tópico, é para "sossegar" as mães que por um ou outro motivo não conseguiram amamentar.



                              As que não querem por opção, podemos discordar, mas temos, a meu ver, de respeitar.



                              As mães que querem amamentar vão tentar, e tentar, é sabido, que nos dias que correm, começa a dar-se valor à amamentação, e começam a incentivar, mas ainda há muita gente da "velha guarda" e não informa, não se esforça por transmitir, ou pelo menos não da melhor forma.



                              Depois vem o insucesso, ou porque acham que o "leite é fraco" ou que não chega. E o que fica. Um sentimento de culpa ENORME. Porque quem quiz amamentar sabe que amamentar é natural, que todas conseguem, que o leite não é nada fraco, etc, etc. E com o insucesso o que fica na cabeça? Mas toda a gente consegue, menos eu? (e há tantos eus que não conseguem).



                              Na cabeça de uma mãe que não conseguiu, num primeiro instante a "culpa" não é da enfermeira que disse que o leite é fraco, é dela. Ela falhou como mãe (na cabeça dela), não conseguiu dar ao filho/a o melhor alimento.



                              Acho que este post tinha o intuito de dizer às mães que não conseguiram, que é normal sentir-se tristes, mas que a culpa não cabe a ninguem.


                              Minha cara nao tentes ser psicologa e saber o que as pessoas pensam ou sentem!

                              Tas muito enganda, plo menos a meu respeito... Pena? sim tenho imensa de nao ter tido um leite bom para o meu filho.. culpa?? nenhuma... porque sei o q fiz a coisa certa! culpa deviam sentir certas maes q por causa da m erda de orgulho deixam os filhos a berrar a fome!



                              Quanto haver ou nao leites fracos... ja nem vou entrar nessa historia... eu sei o que me aconteceu, sei o que vivi e o que vi. nao foi preciso ninguem mo dizer.. Por isso o que os outros pensam nao me interessa nada, mas acho um piadao terem tanta convicção numa coisa que nunca passaram por ela..

                              agora venham me com os estudos.. os estudos ao fim ao cabo nao querem dizer nada.. que eu saiba nao andaram a analisar o leite de todassssssssssssss as mulheres do mundo!



                              triste?????? nao.. tenho a maior alegria do mundo tenha ele bebido LM ou LA que q isso é comparado com o te lo comigo, lindo perfeito e saudavel??
                              [hr]





                              O Principe Nasceu: 4 de Dezembro 2008 (39s) - 3,550kg e 49,1cm



                              Afilhada :star: sign_mum - O Rodrigo nasceu 02/02/2009

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X