Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

3ª tentativa...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #76
    Mais fácil comentar no próprio post:


    Inserido Inicialmente por Sandra Nunes Ver Mensagem
    Olá mamãs!

    Depois de tanto me terem ajudado a permitir q o meu filhote usufruisse da maminha da mãe ao longo destes quase 4 meses, venho mais uma vez pedir a vossa preciosa ajuda... Vou trabalhar a 14/06 e já ando mt ansiosa! Falta um mês e meio, calma! Aproveita estes tempos e não stresses por antecipação. O pediatra recomenda a introdução dos sólidos aos 4 meses, o q fiz com os mais velhos. Essa é a recomendação dele para bebés amamentados em exclusivo? Já falaste com ele? Como das outras vezes, davas LA, a recomendação era adequada, mas desta vez é diferente. Uma vez q este é amamentado em exclusivo e a OMS o recomenda até aos 6 meses, gostava mt de continuar, mas acho q não vou conseguir! Nunca me consegui desligar do peso, quase todas as semanas o peso. Ele não engorda nada de especial, mas sempre dentro da média, tirando 2 situações em q ele andou mesmo com falta de apetite e mamava mesmo pouco, o q me deixava ainda mais ansiosa... Na 2ª feira estava com 5470gr.

    Depois ainda não atinei bem com a bomba e como ele mama com alguma frequência não sei bem qd tirar p conseguir alguma coisa de jeito! Ele quer mama p miminho, p adormecer... E durante a noite como vai petiscando sempre da mesma de manhã ofereço a outra q está cheiinha, por isso não sei quando tirar! Houve uma altura em q lhe chegava uma mama, mas agora na maioria das vezes ao fim de 10 ou 15m ele já não quer a 1ª e tenho de trocar... Podes tirar em algum intervalo maior que ele faça ou a seguir a ele ter mamado, não há problema. É essencial estares relaxada e não estares sempre a olhar para o copo para ver quanto é que já tiraste. O que for, é bom. Vais juntando.

    Quando for trabalhar ainda vai ser pior... Do infantário ao trabalho demoro perto de 1h30... Ele vai lá estar cerca de 9h, ou seja, precisava de deixar, pelo menos, 3 biberons! De facto, é bastante tempo. E se é certo que eles normalmente fazem intervalos maiores quando não estão connosco, a verdade é que é complicado as pessoas que ficam com ele (no teu caso, profissionais do infantário) não stressarem se não tiverem leite para lhe dar e ele chorar (mesmo que seja por outro motivo qualquer). Tu saberás melhor que ninguém, mas não vais poder gozar as horas de amamentação? Nem que seja para tirar leite? E sem ser na hora de almoço não sei se vou conseguir tirar mais leite, vai depender agora de como isto evolui e se apanho o jeito, não me posso ausentar meia hora... Também pensei em tirar dp da hora de sair, mas assim ainda chego mais tarde ao infantário! Se tirar só na hora de almoço a produção vai baixar, não vai? Não, a produção não baixa assim. Eu passei a tirar apenas à hora do almoço aos 4m com a minha filha mais velha e aos 5 com o bebé e ambos fizeram LM em exclusivo até aos 6m. E a minha filha dormia a noite toda, por isso, nem sequer havia grande estímulo durante a noite. Terás mesmo que tirar pelo menos uma vez, não só pela produção, mas por ti: dificilmente aguentarás um dia inteiro sem extrair leite. E sugiro que dês de mamar no infantário: quando o deixas e quando o vais buscar.

    É por tudo isto q estou mesmo a considerar a introdução dos sólidos...

    Beijinhos
    Dito tudo isto, caso não consigas LM suficiente para garantir as 9h que estás longe dele, inicias a diversificação alimentar. Mas acho que não vale a pena fazeres isso com antecipação, porque são só dias de LM em exclusivo que ele perde.

    Felicidades!




    Comentar


    • #77
      Sandra, só agora é que estou a fazer as contas: em meados de Junho, o teu bebé terá cerca de 5m e meio, certo? Por que falas de introduzir a alimentação complementar aos 4m?




      Comentar


      • #78
        O pediatra recomenda a introdução aos 4 meses p todos. Não falei com ele sobre os 6m em exclusivo, qd ele falou na introdução dos sólidos não dei mt conversa, disse q ainda tinha o plano dos outros, pois ainda n sabia o q fazer. É q como ele cede tão facilmente ao LA não me sinto mt à vontade p lhe falar nisso. Mas na próxima vez q lá for pesá-lo e apanhá-lo lá ainda lhe faço a conversa, só p ver o q diz...
        Ele faz os 5 meses a 12/06, começar aos 4 meses era p o ir habituando... Se ele entrar p o infantário e ainda não comer bem tenho de deixar mais leite e tenho medo de n conseguir tirar...

        Eu vou gozar as 2h de redução, se me deixarem vou gozar as 2h à tarde.. Tenho de apanhar o combóio das 8h, ou seja ele tem de comer pouco dp das 7h. Dp o meu marido é q os leva. Saindo às 16h só chego ao infantário perto das 17h30...

        O meu mal é mesmo continuar pouco confiante e isso deixa-me mesmo triste. Cada vez q ele chora eu acho q é fome...

        Comentar


        • #79
          É só a minha opinião mas se é para começar sólidos começa na semana antes de começar a creche, foi o que fiz. Também não conseguia tirar leite para mais que um biberão por dia portanto comecei com a sopa ao almoço, tinha 5 meses e pouco. Agora aos 4 meses acho que não há necessidade disso tão cedo.

          De resto, segue os conselhos da Mãeaos30, ela consegiu os 6 meses em exclusivo, eu não

          BJS e não stresses*
          Mães OMS Sócia n.º 123

          Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

          Comentar


          • #80
            Sandra, concordo com a Surfie: uma semana chega perfeitamente. É provável que corra mal as primeiras vezes? Mais que provável, é quase certo. Mas eles habituam-se.

            Se não conseguires manter, podes perfeitamente fazê-lo aos 5m, chega e sobra. O pediatra dos meus filhos, como já tem confiança connosco, diz que ninguém morre de fome com um prato de comida à frente :-)

            A parte mais importante é ires encontrando a confiança que te falta. Os bebés choram porque é uma das formas que têm para comunicar - nem preciso de te dizer isso, com o terceiro, tu já tens um doutoramento no tema bebés :-). Os teus filhos mais velhos - que segundo me lembram tomava LA - não choravam nunca?

            Surfie, nada de sad faces, não há mesmo motivos para isso: 5m de LM em exclusivo é muito bom!
            Ultima edição por Mãeaos30; 04-05-2011, 17:26.




            Comentar


            • #81
              Inserido Inicialmente por Mãeaos30 Ver Mensagem
              Surfie, nada de sad faces, não há mesmo motivos para isso: 5m de LM em exclusivo é muito bom!
              Eu sei Obrigada na mesma, tendo em conta a mais velha foi mesmo um record!
              Mães OMS Sócia n.º 123

              Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

              Comentar


              • #82
                Sim, os outros começaram com La aos 15 dias e a introdução das sopas e papas até correu bastante bem, mas lá está este parece q é o 1º Tb já tinha pensado em começar mais perto dos 5 meses, mas o peso dele deixa-me tão ansiosa... Já andava melhor, mas depois veio uma semana em q ele não queria comer, mamava pouco e eu sempre a oferecer até q ele começou a gritar cada vez q o punha na posição p mamar. Em 11 ou 12 dias só engordou 110g. Depois passou-lhe e voltou ao normal... Ele tem-se mantido no P10, mas estava habituada aos outros matulões... Por mais q tente evitar de vez em qd vem à cabeça q ele é + pequenino por causa do meu leite... Racionalmente sei q não, não temos tds a mm constituição, mas...

                Surfie, a tua menina só fazia 2 refeições no infantário?

                Comentar


                • #83
                  Olá Sandra,

                  Eu não segui o critério OMS dos 6M em exclusivo, apesar de ter andado lá perto. Orientei-me mais pelos sinais que os miúdos davam de prontidão para outros alimentos, seguravam muito bem a cabeça, reflexo de extrusão pouco significativo, grande interesse na nossa alimentação e outra situação ainda - eu já não conseguia que mamassem uma quantidade que acompanhasse o seu crescimento - o mundo à sua volta era muito mais interessante e a paciência para fazer uma boa mamada... já era. Além disso, sempre foram de percentil de "gordura baixa" relativemente ao comprimento (ainda hoje) e eu tinha a preocupação (chamemos-lhe assim) das crianças terem algumas reservas corporais durante a época invernal (todos fizeram os 6 meses de idade em Setembro) porque é uma altura de mais "ites" e quando doentes sempre têm menos apetite.

                  Podia ter tirado com bomba e suplementava, mas não sou moça de abombentar...

                  Não é para te desvirtuar dos 6M em exclusivo que partilho a minha experiência, já somos crescidinhas. Mas penso que é uma meta de um valor médio e cada criança é um caso, com os meus foi like that.

                  Em relação ao peso... se mama a pedido, está bem de saúde e todo vivaço, confia que está a evoluir bem. E quando chora, não faz mal pensares que é fome... ofereces mama e logo vês a resposta. Não há razão nenhuma para questionares o teu leite, se houvesse falta de nutrientes tu é que eras a desfavorecida não o leite. O leite materno é um tirano para as mães. LOL

                  Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                  Comentar


                  • #84
                    Sandra, como a Maria Verde disse, não te apoquentes demais com o peso, eu tenho 2 trinca-espinhas em casa, nunca passaram do percentil 25/50 de peso e agora estão as duas no 10/25, são magrinhas mas altas e muito saudáveis, relaxa, não vejas á semana senão ficas mais preocupada, vê ao mês!

                    A Leonor faz os seguintes horários: mama de manhã, almoça na creche (11h30) e depois lancha (15h30). Eu ou o pai vamos buscá-la (ou íamos, entretanto fiquei desempregada e vou buscá-la depois de almoço) por volta das 17h30 e o resto das refeições são em casa. Portanto sim, só fazia lá duas refeições, come mais ou menos de 4 em 4h. O Gonçalo como faz?

                    Beijinhos*
                    Mães OMS Sócia n.º 123

                    Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

                    Comentar


                    • #85
                      Inserido Inicialmente por Maria Verde Ver Mensagem
                      Olá Sandra,

                      Eu não segui o critério OMS dos 6M em exclusivo, apesar de ter andado lá perto. Orientei-me mais pelos sinais que os miúdos davam de prontidão para outros alimentos, seguravam muito bem a cabeça, reflexo de extrusão pouco significativo, grande interesse na nossa alimentação e outra situação ainda - eu já não conseguia que mamassem uma quantidade que acompanhasse o seu crescimento - o mundo à sua volta era muito mais interessante e a paciência para fazer uma boa mamada... já era. Além disso, sempre foram de percentil de "gordura baixa" relativemente ao comprimento (ainda hoje) e eu tinha a preocupação (chamemos-lhe assim) das crianças terem algumas reservas corporais durante a época invernal (todos fizeram os 6 meses de idade em Setembro) porque é uma altura de mais "ites" e quando doentes sempre têm menos apetite.

                      Podia ter tirado com bomba e suplementava, mas não sou moça de abombentar...

                      Não é para te desvirtuar dos 6M em exclusivo que partilho a minha experiência, já somos crescidinhas. Mas penso que é uma meta de um valor médio e cada criança é um caso, com os meus foi like that.

                      Em relação ao peso... se mama a pedido, está bem de saúde e todo vivaço, confia que está a evoluir bem. E quando chora, não faz mal pensares que é fome... ofereces mama e logo vês a resposta. Não há razão nenhuma para questionares o teu leite, se houvesse falta de nutrientes tu é que eras a desfavorecida não o leite. O leite materno é um tirano para as mães. LOL

                      Maria isso é q é pontaria, são todos do mesmo mês?? Tens 3 filhotes não é?

                      Eu acho o Gonçalito ainda tão bebé... Não sei explicar pq, uma vez q os mais velhos começaram os sólidos aos 4m e eu n senti nada disto. Mas a verdade é q n o sinto preparado p esta nova fase. Ou secalhar sou eu q n estou, sei lá...

                      Fala-se muito na ligação mãe/filho quando se amamenta ou não... Eu n tenho pudor nenhum em dizer q estou mt mais ligada a este por amamentar. Não quer dizer q o ame mais do q aos outros, não tem a ver com amor. Tem a ver com aquela ligação q sentimos qd eles estão no nosso corpo. Aquela emoção e orgulho de estarmos a gerar uma criança. Através da amamentação esse sentimento prolonga-se pq ele continua a precisar do nosso corpo, de certa forma continuamos a ser do mesmo... O 1º amamentei até aos 4 meses e meio mas com suplemento pq o leite "não prestava". Apesar de ter gostado mt de o amamentar, sentia q era só p lhe dar aquelas coisas boas do LM, pq ele estava cheio de fome à espera do biberão. E do 2º senti no fundo do meu coração a tal ligação quebrar em mil pedaços qd o pediatra mandou dar LA pq ele ainda tinha perdido peso aos 15 dias...

                      Racionalmente, parece-me ter toda a lógica q o leite materno n tenha falhas nenhumas. Então se temos o corpo preparado p "produzir" um ser humano, n havia ele de estar preparado p lhe proporcionar alimento?? O pior é esta porcaria de baixa auto-estima...

                      Beijinhos

                      Comentar


                      • #86
                        Inserido Inicialmente por Surfie Ver Mensagem
                        Sandra, como a Maria Verde disse, não te apoquentes demais com o peso, eu tenho 2 trinca-espinhas em casa, nunca passaram do percentil 25/50 de peso e agora estão as duas no 10/25, são magrinhas mas altas e muito saudáveis, relaxa, não vejas á semana senão ficas mais preocupada, vê ao mês!

                        A Leonor faz os seguintes horários: mama de manhã, almoça na creche (11h30) e depois lancha (15h30). Eu ou o pai vamos buscá-la (ou íamos, entretanto fiquei desempregada e vou buscá-la depois de almoço) por volta das 17h30 e o resto das refeições são em casa. Portanto sim, só fazia lá duas refeições, come mais ou menos de 4 em 4h. O Gonçalo como faz?

                        Beijinhos*
                        O Gonçalo ainda n é mt certo, às vezes mama de 2h em 2h, outras de 3h em 3h... Preocupa-me cm é q os horários são geridos no infantário. Tb ainda n sei se vou conseguir q ele entre já, estou à espera de uma resposta, pq o normal seria entrar só em Setembro.

                        Beijinhos

                        Comentar


                        • #87
                          Inserido Inicialmente por Sandra Nunes Ver Mensagem
                          O Gonçalo ainda n é mt certo, às vezes mama de 2h em 2h, outras de 3h em 3h... Preocupa-me cm é q os horários são geridos no infantário. Tb ainda n sei se vou conseguir q ele entre já, estou à espera de uma resposta, pq o normal seria entrar só em Setembro.

                          Beijinhos
                          O Martim foi para a creche com 5 meses e meio e tb não tinha hora certa para mamar.( Revejo-me nos teus problemas...ele só engordava 300 a 380g/mês e andava sempre em pânico a pesa-lo, andava sempre no P5 e mt meses nem tinha percentil...)

                          Antes de o deixar na creche tive uma conversa com a directora e a educadora da sala dos bebés. Pq isso preocupava-me, os horários das refeições e o facto dele mamar.
                          Ajudou-me mt, 1º disseram logo que não havia "horário" que dependiam mt de bebé para bebé. Que quando elas se apercebessem que eles tinham fome, davam-lhe de comer.
                          Puseram-me logo à vontade em levar o meu leite uma vez que não conseguia passar por la na hora de almoço, na altura era dos poucos bebés amamentados.
                          Deixava sempre um copinho da Avent dos grandes cheio, tinha muito congelado, 2 gavetas da arca.

                          Foi quando começaram os problema pq nunca lhe tinha dado biberao e ele recusava-se a beber! Por mais que insistisse em casa, eu, o marido, as educadoras...não havia nada a fazer, corremos as marca todas, todos os formatos de tetina...
                          Ela foram mt compreensivas e só diziam: "não se preocupa, mãe que nos damos a colher", pq nem o copo ele queria...
                          Tiveram muito trabalho com ele mas não desistiram, quando ele fez os 6 meses começaram a dar-lhe o leite nas papas.

                          Ele só mamou até aos 11 meses mas mt por burrice minha, medo e falta de informação (depois mais para a frente abro um post para não cair no mesmo erro nesta gravidez) mas ainda hoje com 2 anos e meio, não consigo que ele bebe leite. e continua alto e trinca espinha

                          mas na fase da transição para o trabalho e creche as educadoras forma fantásticas, o meu conselho é mesmo esse: fala com elas, expõe as tuas duvidas


                          Comentar


                          • #88
                            Inserido Inicialmente por Sandra Nunes Ver Mensagem
                            Maria isso é q é pontaria, são todos do mesmo mês?? Tens 3 filhotes não é?

                            Eu acho o Gonçalito ainda tão bebé... Não sei explicar pq, uma vez q os mais velhos começaram os sólidos aos 4m e eu n senti nada disto. Mas a verdade é q n o sinto preparado p esta nova fase. Ou secalhar sou eu q n estou, sei lá...

                            Fala-se muito na ligação mãe/filho quando se amamenta ou não... Eu n tenho pudor nenhum em dizer q estou mt mais ligada a este por amamentar. Não quer dizer q o ame mais do q aos outros, não tem a ver com amor. Tem a ver com aquela ligação q sentimos qd eles estão no nosso corpo. Aquela emoção e orgulho de estarmos a gerar uma criança. Através da amamentação esse sentimento prolonga-se pq ele continua a precisar do nosso corpo, de certa forma continuamos a ser do mesmo... O 1º amamentei até aos 4 meses e meio mas com suplemento pq o leite "não prestava". Apesar de ter gostado mt de o amamentar, sentia q era só p lhe dar aquelas coisas boas do LM, pq ele estava cheio de fome à espera do biberão. E do 2º senti no fundo do meu coração a tal ligação quebrar em mil pedaços qd o pediatra mandou dar LA pq ele ainda tinha perdido peso aos 15 dias...

                            Racionalmente, parece-me ter toda a lógica q o leite materno n tenha falhas nenhumas. Então se temos o corpo preparado p "produzir" um ser humano, n havia ele de estar preparado p lhe proporcionar alimento?? O pior é esta porcaria de baixa auto-estima...

                            Beijinhos
                            Sandra, achei tão engraçado o que escreveste, é que para mim também é assim: a amamentação em exclusivo é uma fase intermédia em que eles já não vivem dentro de nós, mas dependem de nós. E há quem ache que isso é negativo, mas como é que se passa de os termos dentro do nosso corpo para poderem estar longe de nós? Amamentar, para mim, suaviza o corte do cordão umbilical afectivo...




                            Comentar


                            • #89
                              Inserido Inicialmente por Mãeaos30 Ver Mensagem
                              Sandra, achei tão engraçado o que escreveste, é que para mim também é assim: a amamentação em exclusivo é uma fase intermédia em que eles já não vivem dentro de nós, mas dependem de nós. E há quem ache que isso é negativo, mas como é que se passa de os termos dentro do nosso corpo para poderem estar longe de nós? Amamentar, para mim, suaviza o corte do cordão umbilical afectivo...
                              Acho que me revejo nesta tua perspectiva.

                              Comentar


                              • #90
                                Inserido Inicialmente por Sugarpops Ver Mensagem
                                Acho que me revejo nesta tua perspectiva.
                                Completamente! Sempre senti isso.... que com a amamentação o " corte" não tinha sido tão... brutal.






                                http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 4

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X