Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

3ª tentativa...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #46
    Olá Sandra,

    Pois, as hormonas fazem-nos andar numa montanha russa... ficamos mais sensíveis, é verdade, mas é importante que assim seja, esse estado de hiper-sensibilidade dificulta-nos um pouco a coabitação com os outros, designadamente, maridos que não percebem como é que um atraso de 20 min no jantar pode ser razão de enorme arrelia, e outras pérolas do género... mas é exactamente esse estado de alma mais vulnerável que também nos ajuda a apurar os sentidos para estar em perfeita sintonia com o bebé.

    Sabes que a composição do LM vai mudando ao longo do dia (e também ao longo do tempo, adaptando-se às necessidades do bebé), esta é uma das razões para amamentar sem horários.

    A biodisponibilidade dos nutrientes é quase 100% (o que não acontece com leite em pó), por exemplo, 95% do cálcio presente no LM é totalmente absorvido pelo organismo do bebé, enquanto que no LA é cerca de 15 a 20%, portanto, nos leites de formula as quantidades de nutrientes têm que ser muito maiores, mas não necessariamente mais assimiladas. Está demonstrado que os bebés a LM exclusivo e que mamam eficazmente, aumentam mais de peso do que os que não estão.

    Sabes que há muitas décadas atrás, saiu um estudo que afirmava que as crianças que fossem alimentadas em intervalos inferiores a 3 horas podiam morrer (porque vomitavam e podiam sufocar com o vómito) o impacto deste estudo foi enorme e ficou mesmo calcado nas culturas um pouco por todo o lado... e passou a formato de horário de mamadas, os que aguentavam óptimo, os que não aguentavam... o leite era fraco.

    Com a industrialização da alimentação infantil, este tema do peso (e sua evolução) ganhou um protagonismo nunca visto, hoje em dia é ainda uma fixação para muitos pediatras, eles, para além de homens da ciência, também são seres culturais e como tal têm a postura adoptada pela sociedade, e em especial a que terão vivenciado enquanto crianças - eles, os irmãos, os primos e os vizinhos tomaram biberão em pequeninos e engordaram todos muito bem.
    Não se estuda aleitamento materno no curso de medicina! Por enquanto...

    O peso do bebé passou a ser um dos indicadores mais importantes para avaliar o estado geral de saúde do bebé em consulta, e o que é desconcertante, é que não é assim tão relevante quanto isso... qualquer bom manual de pediatria atribui-lhe uma importância de alguns parágrafos, a ampla abordagem vai para o desenvolvimento motor, cognitivo, a capacidade de percepção, o temperamento, o sono, a vivacidade, o vínculo com a mãe, o choro, etc.. e o que influencia positiva e negativamente a sua saúde física e psíquica. O papel do pediatra deveria passar mais por aqui... até porque esta questão do peso acaba por se tornar numa pressão enorme na mãe e no bebé, com benefícios para ninguém... mas é para vermos até onde conseguiu chegar a incrível e tentacular máquina do marketing da indústria dos leites de formula ao longo das últimas décadas.

    Queria apenas acrescentar, não te deixes absorver de mais com isto do peso, lembrando-te que há que aproveitar as tuas energias, tempo e atenção para viver estes momentos que deveriam ser só de carinho e enamoramento... e que passam tão depressa. Amamentar um filho quando é assim bebé pequenino é dos momentos mais preciosos que guardo na lembrança, quase que os sinto ao peito, quase que lhes sinto o cheiro.

    Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

    Comentar


    • #47
      Bom dia!

      Ai Maria Verde inspirada como sempre.

      Eu só acrescentario que se o mais importante fosse o peso nao precisavamos de tantas idas ao pediatra bastava uma balança e consultar a tabela!

      beijinhos
      Rute

      O meu parto de 14 dias
      Bebes e Mamas marcianas de 2008
      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

      Comentar


      • #48
        Um dia destes sou eu a iniciar um tópico para vos contar a minha triste história com a amamentação a ver se tenho remédio.... (Sandra, perdoa-me a intromissão!)

        Comentar


        • #49
          trcosta biologicamente é muito raro uma mae nao poder amamentar. Ha algumas circustanscias medicas (por exemplo desiquilibrios hormonais) que podem dificultar a amamentaçao (especialmente em exclusivo) e que precisam de ser tratadas para se resolver o problema. Mas a maioria dos problemas e casos de "insucesso" de maes que desejavam amamentar devem-se a nao se ter logrado resolver questoes menores que depois se transformam em bolas de neve. E a dificuldade em resolver problemas está em falta de informaçao (a mae nao sabe como resolver e nao encontra quem a informe bem, ou pior encontra quem a informa mal) e falta de apoio (uma mae em dificuldades nao se sente apoiada por um se nao consegues toma la uma lata mas sim com medidas especificas para o problema concreto seja uma ma pega, um bebe que adormece, um regresso ao trabalho).

          Eu sugiro que antes de mais te informes muito e bem para como a Sandra poder pensar por ti e ser critica em relaçao ao que te dizem e ao que correu mal da primeira vez. Eu recomendo o "un regalo para toda la vida" do Carlos Gonzzlez mas seguramente tens outras boas fontes. Depois deves preparar tudo para teres um bom começo. Dependendo de onde o bebecas nascer poderas ter ajuda no hospital (a maternidade é hospital amiga dos bebes e la teras certamente apoio na lapa nao sei) e senao saberes a quem recorrer se tiveres dificuldades. E depois confiares muito em ti e resolver cada problema a seu tempo. O que correu mal no passado so importa pela experiencia de agora conseguires resolver mais facilmente.

          Mas se quiseres contar és muito bem vinda!
          Beijinhos
          Rute

          O meu parto de 14 dias
          Bebes e Mamas marcianas de 2008
          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

          Comentar


          • #50
            Quero agradecer-vos muito o vosso apoio, principalmente à Maria Verde e à Rute que tanto me têm ensinado. Se não fosse este forum não tinha conseguido a confiança necessária para fazer frente ao suplemento.

            Bom, isto para dizer que ontem fomos ao centro de saúde e o Gonçalo aumentou 180g! Aenfermeira tb acha que ele está óptimo e não precisa de suplemento nenhum! Amanhã vamos ao pediatra, depois venho cá contar como correu...

            Continuo com dificuldade nas mamadas da noite, porque ele mama pouco, embora acabe por mamar com mais frequência. Mas como em 5m que ele mama eu tombo a cabeça 5 vezes, está a ser dificil controlar Hoje ja dormi mais 2 horitas de manhã, a ver se hoje já corre melhor... A minha mãe comprou-me uma bomba, pois a q me emprestaram não estava em condições, mas não consigo tirar leite! Ontem ainda tirei um bocadinho de nada, hoje tb já tentei e não consegui nadinha...

            Trcosta , fazes bem em vir pedir ajuda e o melhor q eu fiz foi ter contado a história e as minhas preocupações ainda grávida, ,porque assim qd ele nasceu já tinha aprendido muita coisa e já sabia que aqui tinha muitas conselheiras...


            Beijinhos

            Comentar


            • #51
              Ola!

              Sandra, que bom! Menos uma preocupaçao

              vais ver que agora ate vais poder relaxar com as mamadas nocturnas. Eu fiz sempre co-sleeping e olha ponho-lhe a mama na boca e durmo tambem

              Beijinhos e nao tens nada de agradecer. Vamos estar aqui para festejar contigo o s 6 meses em exclusivo e deois o ano e quem sabe os 2 anos de amamentaçao !

              Beijinhos
              Rute

              O meu parto de 14 dias
              Bebes e Mamas marcianas de 2008
              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

              Comentar


              • #52
                Rute preciso de mais uma ajuda... Não atino com a bomba! Agora já consegui tirar, mas ao fim de quase 15 minutos só tirei 20ml! É mesmo assim, demora tanto?? E qual é a melhor altura para tirar, tenho medo de prejudicar a próxima mamada!

                Sabes, eu já cheguei a fazer isso, deitá-lo ao meio e assim era só pôr a mama a jeito, mas a mama é um bocado mostrenga lol, tenho medo de o asfixiar! PArece parvo, mas é verdade. Tenho de ficar sempre a segurá-la...

                Em relação aos 6 meses em exclusivo, ainda não tinha dito nada para não agoirar, mas gostava de saber se há mães que tenham conseguido pôr os bebés no infantário só a leitinho da mãe. Isto porque eu vou trabalhar quando ele tiver os 5 meses e no infantário com essa idade já dão sopa e papa.

                Beijihos

                Comentar


                • #53
                  Olá Sandra,

                  Com essa do cabecear de sono fizeste me lembrar uma vez que peguei no bebé, pus a arrotar e voltei a deitá-lo, esqueci-me de lhe dar de mamar... ahahahah. Ele depois lembrou-me.

                  Esse aumento de peso é bestial, já estás mais descansada?

                  E a tua produção já voltou ao normal? Eu tenho aqui um dedo a dizer-me que não havia problema nenhum de produção... a ansiedade do "dossier balança" é que estaria a boicotar a oxitocina. O circuito é assim: ansiedade - stress - adrenalina aumenta - oxitocina baixa - sai menos leite e os "sinais" que dão ordem para se produzir mais leite ficam cheios de interferências, as gândulas pituitárias têm que gritar: "ahn? o que é que estão a dizer aí em baixo? é para fazer o quê? querem mais leite ou menos leite? Não percebo nada, falem mais alto!!!"

                  O circuito ideal é este: confiança + bem estar - calma + serenidade - oxitocina aumenta - leite sai com mais facilidade - ordens de produção de leite ouvidas e compreendidas. Percebes Sandra? A proposta da amamentação é isto - curte o teu filhote e relaxa que eu (a amamentação) trato do resto. Queres uma amiga melhor?

                  Não estou aqui a falar na prolactina porque os teus níveis (a esta distância do parto) estão sky high, não há stress que a abane.


                  Bem, bombas de extracção é que não é a minha praia, não posso ajudar muito. Mas acho que a posição de "engatar" no peito, fazendo vácuo ou não, vai influenciar. Essa bomba é eléctrica?

                  Há muitas mães que tiram leite e mandam para o berçário e os bebés tomam sempre LM até aos 6M, a alimentação complementar é inicada quando a mãe dá a indicação.

                  Só mais uma coisinha, vê a pega dele com a tua mãe (será que ela se lembra?) ou com a enfermeira do CS (ela sabe ver pegas?), não é coisa para preocupações mas convém estar segura que a pega está bem feita.



                  Bjinhos!
                  Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                  Comentar


                  • #54
                    Sandra tens de "aprender" usar a bomba. No inicio é assim mesmo, nao sai nada! Claro que algumas bombas sao melhores que outras e algumas mulheres adaptam-se melhor que outras. o maior segredo é mesmo estar relaxada. Estar a olhar para a bomba a ver se sai é do pior!

                    Na fase em que estas ate nem é muito aconselhavel tirares com a bomba porque se estimulas muito vais produzir demais e poder ter problemas de engorgitamento. Mas eu no primeiro filho em que amamentaçao esteve tremida tambem tirei assim cedo para ter um stock para emergencias sem problemas desse tipo. Bastas estares a atenta. Cuidado para nao magoares o mamilo com tanto bombar. Para e troca de mama a cada 5 min. Que bomba tens? O mais natural é qu eva melhorando com a pratica e claro com a descontraçao. A melhor hora/momento para tirar depende de mulher para mulher. Do primeiro filho eu tirava durante a mamada (bebe de um lado e bomba do outro) e depois de cada mamada. Deste tiro de manha antes de ir trabalhar. Nao te preocupes o produzes sempre mais leite. Em 20 min teras leite que chegue para outra mamada. Dai o risco de com a bomba sobreestimulares e acabares tipo vaquinha leiteira
                    por isso agora com muito juizo e ponderaçao. Vai experimentando e fazendo um mini stock. Nao tires muitas vezes para nao correres riscos.

                    O stock para quando fores trabalhar basta fazeres um mes antes. Eu da primeira gravidez fiz o stock para quando fui trabalhar todo com bocadinhos de 40 ou 50 ml. Era uma desgraça mas consegui! Ora isto porque para alem da bomba nao ser famosa eu nunca tive leite para dar e vendar graças a um mau começo (o bebe so veio a mama ao fim de 10 dias, tomou muito suplemento no hospital) mas mesmo assim e tendo ido trabalhar aos 4 mese e meio amamentei em exclusivo ate aos 6! E deta vez ja estou a trabalhar desde dia 20 e continuo com LM em exclusivo Por isso sim é possivel. No infantario dao o que tu mandares e se levares LM por bem é isso que dao!

                    Quanto a mama e ao bebe de noite isso é insegurança de recem parida! Vais ver que mais uma semana ou duas e ja te sentes mais segura para o deixar livre com mama. Eu com o primero metia-o na minha cama mas com este estou a fazer uma coisa que funciona ainda melhor que é ter a cama de grades em side-car. Sem a lateral, nivelada coma minha cama de forma a que os dois colchoes estao em continuo. Ele esta na cama dele mas eu nao preciso de me levantar para lhe por a mama a disposiçao. Durmo com a camisola de pijama desabotoada e pronto temos self service

                    Beijinhos
                    Rute

                    O meu parto de 14 dias
                    Bebes e Mamas marcianas de 2008
                    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                    Comentar


                    • #55
                      Inserido Inicialmente por trcosta Ver Mensagem
                      Um dia destes sou eu a iniciar um tópico para vos contar a minha triste história com a amamentação a ver se tenho remédio.... (Sandra, perdoa-me a intromissão!)
                      E então, já se joga à bola aí nesse T0 quentinho?

                      Conta sim, trcosta, vai-te fazer bem... e é óbvio que tens remédio. No que eu puder ajudar, dispõe.

                      Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                      Comentar


                      • #56
                        Inserido Inicialmente por Maria Verde Ver Mensagem
                        E então, já se joga à bola aí nesse T0 quentinho?

                        Conta sim, trcosta, vai-te fazer bem... e é óbvio que tens remédio. No que eu puder ajudar, dispõe.

                        És uma querida.
                        Eu acho que sim, que já se começa a dar uns toques por cá (sabes aqueles movimentos muito de mansinho que se fica na dúvida, é ou não é? já tive 3 ou 4 vezes. Espero que tudo se mantenha bem...
                        Eu ouvi dizer que o meu caso era irremediável. Mas um dia encho-me de coragem e conto tudo. Obrigada!

                        Comentar


                        • #57
                          Olá!

                          180 grs? Muito bom, né!
                          Só uma coisa não o habitues demasiado ao biberão, pois podes ter dissabores.
                          Mais vale apostar na livre demanda e num certo estado zen.... do que andar a correr a tirar leite para lhe dar no final das mamadas, pois como é óbvio ele vai beber , porque é muito mais fácil.
                          Pode em ter fome, pode nem precisar, mas com o biberão nem precisa de se esforçar e se lhe oferecem.... é porque é para beber.
                          Os bebés são inteligentes mas não sabem determinadas coisas. O biberão pode de facto prejudicar a amamentação, tal como a chupeta.
                          E agora que ele engordou não tens razões para continuar a dar leite pelo biberão.

                          Em relação às bombas, eu tenho uma da avent que considero muito boa, mas a da medela também é. As restantes não conheço.

                          bjs

                          Comentar


                          • #58
                            Oi,

                            ainda bem que as coisas vão melhores! )
                            Quanto às tuas questões, aqui está uma mãe que levou a piolha para a creche com 5 meses e pouco, amamentou em exclusivo até aos 6 meses e pouco, continuou a mandar LM para a creche até a rapariga ter mais de 1 ano e continua a dar mama ao fim de 27 meses, portanto tudo é possível!
                            Primeiro que tudo tens que ter uma boa bomba, a minha era uma eléctrica da Avent muito boa, mas as da medele também ouvi dizer que são boas. Qual é a que tens?
                            Para começar a fazer stock, basta 1 mês antes. Eu comecei a tirar de manhã, pois a piolha não mamava durante a noite e de manhã tinha os 2 peitos cheios. Como ela só mamava de um lado, eu tirava do outro. Nos primeiros dias tira-se pouco, mas ao fim de uns dias já estás a tirar mais, descansa.
                            As mamadas nocturnas, pois, eu ia dar de mamar para a cadeira de baloiça até um dia ir adormecendo e ficar com medo de a deixar cair. A partir daí comecei a dar mama deitada. Eu ficava deitada de lado e punha-a a ela também deitada de lado (com o meu braço a segurá-la por cima da cabeça e nas costas para ficar bem encostada a mim!) e a mamar na mama que ficava para baixo. Ela mamava e eu adormecia sem haver problemas! :P
                            Beijocas e vai dando notícias. Se precisares de mais ajuda por causa da creche, é só dizeres.

                            Tânia
                            http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 7

                            Comentar


                            • #59
                              A minha bomba é a mini-electric da medela. é boa, confortável e prática. Eu não me dei com ela mas por causa do stress que sentia na hora de tirar, era mesmo eu e não a bomba.
                              2 filhotes lindos

                              Comentar


                              • #60
                                Inserido Inicialmente por Maria Verde Ver Mensagem
                                Olá Sandra,

                                Com essa do cabecear de sono fizeste me lembrar uma vez que peguei no bebé, pus a arrotar e voltei a deitá-lo, esqueci-me de lhe dar de mamar... ahahahah. Ele depois lembrou-me.

                                Esse aumento de peso é bestial, já estás mais descansada?Mais descansada e mais confiante...

                                E a tua produção já voltou ao normal? Eu tenho aqui um dedo a dizer-me que não havia problema nenhum de produção... a ansiedade do "dossier balança" é que estaria a boicotar a oxitocina. O circuito é assim: ansiedade - stress - adrenalina aumenta - oxitocina baixa - sai menos leite e os "sinais" que dão ordem para se produzir mais leite ficam cheios de interferências, as gândulas pituitárias têm que gritar: "ahn? o que é que estão a dizer aí em baixo? é para fazer o quê? querem mais leite ou menos leite? Não percebo nada, falem mais alto!!!"

                                O circuito ideal é este: confiança + bem estar - calma + serenidade - oxitocina aumenta - leite sai com mais facilidade - ordens de produção de leite ouvidas e compreendidas. Percebes Sandra? A proposta da amamentação é isto - curte o teu filhote e relaxa que eu (a amamentação) trato do resto. Queres uma amiga melhor? Eu acho que não tinha pouco leite, era mesmo ansiedade como dizes. Até andava com medo de me desaparecer o leite de um momento para o outro, faço com cada filme... lol

                                Não estou aqui a falar na prolactina porque os teus níveis (a esta distância do parto) estão sky high, não há stress que a abane.


                                Bem, bombas de extracção é que não é a minha praia, não posso ajudar muito. Mas acho que a posição de "engatar" no peito, fazendo vácuo ou não, vai influenciar. Essa bomba é eléctrica?

                                Há muitas mães que tiram leite e mandam para o berçário e os bebés tomam sempre LM até aos 6M, a alimentação complementar é inicada quando a mãe dá a indicação.

                                Só mais uma coisinha, vê a pega dele com a tua mãe (será que ela se lembra?) ou com a enfermeira do CS (ela sabe ver pegas?), não é coisa para preocupações mas convém estar segura que a pega está bem feita.Este fim-de-semana vou estar com ela e vou pedir-lhe sim. Ainda se deve lembrar.



                                Bjinhos!
                                Beijinhos e obrigado
                                Sandra

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X