Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Dar ou não dar suplemento... preciso de um conselho.

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Pelo menos aqui estou no subforum certo. A mãe postou no forum "aleitamento materno". Pensava que era proibido era opinar no forum do aleitamento artificial.
    2 filhotes lindos

    Comentar


    • Inserido Inicialmente por Posh Ver Mensagem
      Pois, eu acho que é melhor não opinares mesmo... a origem da proteina é a mesma ou seja animal a diferença é apenas a quantidade. O leite de vaca tem mais caseina que lactobulmina ao contrario do da mãe.. adiante.. se ela fizer mesmo alergia á proteina, nem do da mãe pode beber..
      Pelo que eu disse dá para ver que não sou mesmo fanática nem de uma coisa nem de outra. Graças a Deus não tive de aprender muito sobre alergias alimentares.
      2 filhotes lindos

      Comentar


      • Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
        Pelo que eu disse dá para ver que não sou mesmo fanática nem de uma coisa nem de outra. Graças a Deus não tive de aprender muito sobre alergias alimentares.
        Ah.. espera.. não foste tu que disseste que ficaste alergica pq te deram LA??... é q se assim fosse devias pesquisar mais sobre o assunto, é q estas coisas das alergias são complicadas..

        Comentar


        • Inserido Inicialmente por Posh Ver Mensagem
          Ah.. espera.. não foste tu que disseste que ficaste alergica pq te deram LA??... é q se assim fosse devias pesquisar mais sobre o assunto, é q estas coisas das alergias são complicadas..
          Não, não disse isso. Sendo assim, tu devias ler melhor o que as pessoas escrevem antes de lhes colocares palavras na boca.
          2 filhotes lindos

          Comentar


          • Inserido Inicialmente por newbie Ver Mensagem
            Rbalmeida, também se chama subnutrição à falta de vitaminas, uma vez que as vitaminas são nutrientes essenciais à vida, em particular a B12...portanto, a bebé morreu de subnutrição, pelo facto de o leite da mãe não ter B12 e a mãe também não fazer suplementação de B12 à filha.

            O curioso é que numa vi um médico, enfermeiro ou mesmo conselheira em LM perguntar às mães que tipo de alimentação têm....se comem bem, o que comem, quando comem....

            Há algo que não entendo: se o LM é SEMPRE o ideal para os bebés e considerando que, na verdade, o LM é sangue sem glóbulos vermelhos, considerando que o nosso sangue tem uma variedade brutal, não seria bom fazermos análises ao nosso leite quando as coisas não estão a correr bem? Antes de avançar para o LA? Às vezes podia ser resolvido tomando algum tipo de suplementos vitamínicos, ou comendo melhor...

            Se fazemos análises ao nosso sangue, porque não ao leite? Aliás, talvez mesmo só ao sangue fosse suficiente, pois se é leite materno é sangue...embora não saiba como poderiam avaliar a questão da gordura no LM ...
            Ola!
            Porque as coisas nao sao assim tao simples. Vou dar-te um exemplo concreto. Nos somos uns nabos no aproveitamento da vitamina C, tanto que sem ela na alimentaçao adoecemos. Pior como é muito instavel e oxida deveria ser ingerida diariamente para que nao se fique doente. Ora curiosamente o leite materno é muito rico em vitamina C (mais rico que o humano so o leite de burra) e é rico mesmo que a mae nao ingira vitamina C! E esta hem?

            Parece que o organismo esta preparado para conseguir fabricar um leite adequado mesmo em condiçoes mas, com maes subnutridas e com carencias alimentares severas. acredito que por vezes isso se possa fazer â custa de algo de saude da mae, mas em geral acontece porque temos um aproveitamento superior do que ingerimos durante a gravidez e lactaçao.


            A aimentaçao da mae é assim importante mas essencialmente para a saude dela! So em casos muito extremos isso se reflete no leite e normalmente reflete-se num problema de quantidade e nao de composiçao. Se se achq eu o bebe tem uma carencia entao o adequado é fazer analises ao bebe e se é preciso da-se o que falta. Isso faz-se muitas vezes com o ferro quando um bebe esta anemico (sabe-se que o LM é pobre em ferro e nao adianta a mae comer mais ferro que simplesmente nao passa para o leite). Nao basta nesses casos corrigir a alimentaçao da mae assim como quando precisas de dar um medicamento ao bebe nao basta dar a mae porque a maioria so passa para o leite em quantidades infimas.

            Durante muito tempo pensou-se que era como dizes, que o leite refletia o que a mae tinha no organismo e pronto. Com analises como as que referes percebeu-se que nao.

            Outra questao é que a composiçao do LM varia muito na mesma mulher. Varia do inicio para fim da mesma mamada, de uma mamada para a outra, com a idade do bebe... Entao como se analisaria? retiravas todo o leite de uma mulher em 24h e analizavas tudo? E que comeria o bebe entretanto?

            Quando as coisas nao estao a correr quase sempre o problema é de quantidade. A mae nao esta a conseguir acompanhar a demanda (porque houve um pico de crescimento, porque nao aplica livre demanda, porque esta stressada/cansada, porque fez uma reduçao mamaria e tem ductos cortados, porque esta doente,...) ou o bebe nao mama o suficiente (porque pega mal, porque esta doente, porque esta demmaseado debil, porque mama poucas vezes ou pouco tempo,...) o que a medio prazo leva a que a mae produza menos por falta de demanda. Ou seja nao é um problema de qualidade mas de quantidade. E nese caso o bebe tem fome e pode nao se desenvolver bem. E nesse momento ha duas escolhas: procurar ajuda de tecnicos formados para corrigir os problemas de amamentaçao usando a amamentçao (por exemplo suplementar o bebe com leite extraido estimulando a mae para que produza mais se necessario) ou optar por dar LA de forma transitoria ou definitiva. Se o problema é que o bebe nao mama havendo leite o La nao vai resolver. é preciso perceber oq ue esta na origem do problema. Se era produçao insuficiente o LA nao resolve a origem do problema so a fome do bebe e a soluçao provisoria implica um risco que se efective porque retirar LA nem sempre é facil.

            beijinhos
            Rute

            O meu parto de 14 dias
            Bebes e Mamas marcianas de 2008
            Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
            CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

            Comentar


            • E claro, tinha de ter descambado, né? Gabo-vos a paciência, damn!

              Quanto à barrinha de amamentação, só tenho pena de não haver uma maior para por na minha assinatura! Tenho MUITO orgulho por dar de mamar ao meu filho. :smug: Lembra-me que eu fiz uma escolha para o meu filho, que a estou a seguir independentemente de opiniões alheias e que o resultado é um filhote maravilhoso, cheio de refegos e regueifas para apertar e dar beijinhos e lambuzar todo! :smug: Porque raios é que não havia de ter uma barrinha de uma coisa que me deixa tão feliz? Se não gostam, não olham, mas deixem as barrinhas em paz porque aí já estamos a entrar no exagero, não? Ou querem que comece a gozar com as barrinhas da perda de peso, p.e.? Seria estúpido, né? Pois... É que o princípio é o mesmo.

              Quanto ao resto, voltamos á pescadinha de rabo na boca: mães que dão LA, mães que dão LM, fazem-no porque acham melhor no seu caso concreto. Seja por opção pessoal ou por não terem tido escolha, não importa! fazem o que, em consciência, acham mais indicado para os seus. Que diabos, custa alguma coisa haver respeito em relação a isto? Chiça! :/

              Comentar


              • Bom, certas opiniões aqui merecem ser guardadas - "As coisas mais hilariantes que ouvi/li sobre a amamentação"

                Só por causa das barrinhas, vou meter duas


                Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                Comentar


                • Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                  Eu vim cá de propósito responder a isto. Eu tenho uma barrinha com a idade da minha filha, outra com o meu casamento e outra com a amamentação. A barrinha da amamentação está na minha assinatura desde que a minha filha nasceu como motivação para mim. Cada dia que conseguia dar de mamar e via a barrinha a avançar era uma motivação muito forte. Ou não criticas as barrinhas que se vêm por aí para perda de peso. Dar de mamar não é fácil. Eu fui alimentada a LA desde o 1º mês e não posso dizer que seja saudável. Tenho imensas alergias, por exemplo. Tive imensos problemas respiratórios em criança e felizmente melhorei já na escola primária.
                  Seja como for, dar de mamar tanto tempo é uma vitória, sim, como tantas outras. Se pudesse, tinha uma barrinha com os 1ºs passos, com as 1as palavras e por aí fora mas não podemos ter uma data delas.
                  Para além disso, devemos respeitar as decisões da mãe, tu própria o dizes. Nesse caso respeita as barrinhas.
                  Fiquei baralhada.. afinal disseste ou não que tinhas imensas alergias por ter sido alimentada com LA?!..
                  não estou a pôr palavras na boca de ninguém, se n te lembras o que escreve relê.

                  Comentar


                  • Ficaram lindas


                    Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                    Comentar


                    • Concordo com a Sugar.
                      Qual é o problema das barrinhas? Tanto faz se são de amamentação ou de quanto tempo de gravidez ou de casados, etc... O conceito é o mesmo, só muda o tema.
                      Acompanho este tópico desde o início pois acreditava que podia aprender alguma coisa com ele devido à dúvida da Carla, mas enganei-me.

                      Comentar


                      • Inserido Inicialmente por Clara Sophie Ver Mensagem
                        Ficaram lindas
                        Pois ficaram. Ainda por cima motivo de orgulho a dobrar! Parabéns!

                        Comentar


                        • Quer dizer o fórum agora tem um pano de fundo que parece a secção infantil da retrosaria e vocês ainda vêm discutir se as barrinhas provocam alergia aos bebés amamentados até ir para a tropa.

                          Água com açúcar... isso é que era, olhem lá o Mozart que aos 3 anos já compunha óperas em 4 actos e se não fosse o mauzão do Salieri o homem ainda estava vivo.

                          Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                          Comentar


                          • Inserido Inicialmente por IN_AND_OUT Ver Mensagem
                            Concordo com a Sugar.
                            Qual é o problema das barrinhas? Tanto faz se são de amamentação ou de quanto tempo de gravidez ou de casados, etc... O conceito é o mesmo, só muda o tema.
                            Acompanho este tópico desde o início pois acreditava que podia aprender alguma coisa com ele devido à dúvida da Carla, mas enganei-me.
                            LOL estás como eu... ainda continuo a vir aqui, na esperança que alguma das respostas seja um testemunho que me ajude... mas se não fosse a SuMa a ajudar-me por PM estava bem tramada!
                            Carla Lopes


                            Comentar


                            • Inserido Inicialmente por carlaslopes Ver Mensagem
                              LOL estás como eu... ainda continuo a vir aqui, na esperança que alguma das respostas seja um testemunho que me ajude... mas se não fosse a SuMa a ajudar-me por PM estava bem tramada!
                              Por acaso até acho que houve por aqui quem tentasse ajudar-te mas a confusão tira um pouco a visibilidade.

                              Comentar


                              • Inserido Inicialmente por IN_AND_OUT Ver Mensagem
                                Conheço um caso de um bebé que ficou alérgico à proteína do leite por lhe terem dado logo LA no hospital...
                                Digo isto de coração mesmo ( não penses que é gozo ) espero que nunca em nenhuma altura da tua vida saibas o que é ter o teu filho agarrado à mama aos berros cheio de fome, e tu não teres outra opção a não ser o LA porque o leite não subiu, ou porque o colostro não lhe chaga. Só quem as passa é que sabe, achavas melhor a mãe lhe ter deixado berrar com fome?!




                                Madrinha querida Caty80
                                Madrilhada fofucha Julit

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X