Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Dar ou não dar suplemento... preciso de um conselho.

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Inserido Inicialmente por tábita Ver Mensagem
    Digo isto de coração mesmo ( não penses que é gozo ) espero que nunca em nenhuma altura da tua vida saibas o que é ter o teu filho agarrado à mama aos berros cheio de fome, e tu não teres outra opção a não ser o LA porque o leite não subiu, ou porque o colostro não lhe chaga. Só quem as passa é que sabe, achavas melhor a mãe lhe ter deixado berrar com fome?!
    Subscrevo,

    Cmg aconteceu as 3 vezes, 3 filhos com fome foi o resultado... Choravam eles e eu. E enquanto dei ouvidos cegamente a opiniões fanáticas, a minha filha mais velha rapou fome durante 25dias.

    A 2ª tentei, aos 12 dias começou com LA.

    O 3º no 2º dia de vida os enfermeiros disseram para dar suplemento por causa dos niveis de açucar, estas mamas são grandes mas não são grande coisa. lol

    Fiquei com um filho saciado, bem disposto, saudável (até ao momento) e eu menos maluquinha, pois isto de não conseguir amamentar à 3ª ainda me fazia chorar a tda a hora, inclusive à frente das enfermeiras, q coitadas queriam ajudar, mas se a fonte estava seca"...
    Tripla-Mamã

    Comentar


    • Inserido Inicialmente por carlaslopes Ver Mensagem
      LOL estás como eu... ainda continuo a vir aqui, na esperança que alguma das respostas seja um testemunho que me ajude... mas se não fosse a SuMa a ajudar-me por PM estava bem tramada!
      agora o que interessa...como é que estás a correr? e quando é que vais à consulta?


      Comentar


      • Inserido Inicialmente por Sandra Nunes Ver Mensagem
        Pois ficaram. Ainda por cima motivo de orgulho a dobrar! Parabéns!
        Obrigada A tua barrinha também é muito bonita. Quase, quase 4 meses
        Parabens a ti e ao teu pequeno


        Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

        Comentar


        • Antes de mais, quero dizer que reconheço que existem casos em que os bebés precisam mesmo do LA e que o LA pode, em alguns casos salvar vidas. Também acho que cada mãe faz o melhor pelos seus filhos e não é por optarem por LA ou LM que vai fazer delas melhor ou pior mães. Já me foram lendo e acho que já perceberam que eu não sou lá grande fundamentalista, apenas vou dar esta explicação porque a mim, ajudou imenso.

          Aqui não se põe a questão de deixarem os bebés passar fome. É claro que ninguém vai achar que isso faz sentido e aí, um biberão de LA é bem-vindo. Só é importante distinguirem se esse choro dos bebés é efectivamente fome ou se estão a comunicar outra coisa qualquer. Reparem numa coisa: os babies choram por mil razões porque é essa a sua forma de comunicarem. Podem chorar também, por desconforto, por terem dores, por estarem nervosos, excitados, com sono, etc. Lembro-me de uma vez estar a dar de mamar ao meu filho e ele estar a chorar agarrado à mama. Eu sabia que ele tinha cólicas mas uma prima minha disse-me logo que era de estar a enjoar o meu leite. Por acaso eu já sabia que a mama activa os movimentos intestinais e é natural que, quando eles têm cólicas, a mama provoque mais dores mas se eu estivesse mal informada, ia ficar insegura desnecessariamente. E ainda por cima num assunto que é do mais instintivo que há: a sobrevivência da prole e o reconhecimento inato que a alimentação é essencial para essa mesma sobrevivência! Resumindo: acho mesmo muito importante tentarem perceber se o choro é fome mesmo ou se não estarão a projectar as inseguranças normais de todas as mães sobre se precisarão mais algum complemento para a alimentação dos filhos (e eu também passei por esta dúvida, como a minha madrinha Jo&Xande&Babs pode testemunhar).

          Em relação à dedução que muitas pessoas acham lógica: "o bebé estava a chorar, eu dei LA, ele calou-se e adormeceu portanto tinha mesmo fome", também é preciso fazer a salvaguarda que existe outra explicação para esta situação. Pegando na explicação que a enfermeira da PPP me deu: quando nós vamos a um casamento, o normal é ficarmos cheios logo nas entradas. No entanto, por gulodice, continuamos a atestar a marmita até cima. O resultado costuma ser aquela sensação de peso e sonolência, resultado do metabolismo estar a ficar bem lento. Porquê? Porque nós o sobrecarregamos de comida que precisa de ser processada e, portanto, a energia concentra-se no processo de digestão, deixando o resto do corpo numa de "vamos dormir a sesta". Mas isto não é um comportamento saudável, né? Com os bebecas é exatamente a mesma coisa. Imaginemos que o bebé mama mas continua a chorar. Convencidos que é fome, fazemos o biberão de LA e toca a dar. O bebé fica enfardado e dorme, não necessariamente por se sentir mais saciado mas porque o metabolismo dele assim o obriga, para que seja processado todo o leite que lhe foi dado.

          É por isto que, se pretendem manter a amamentação, é importante descobrir a razão do choro do bebé antes de dar LA. É que o choro não é sempre sinal de fome!

          Também queria dizer que achei as infos da Posh sobre o LA mesmo interessantes, desconhecia a grande maioria das coisas.

          Vá, tenho dito e agora vou-me lá!

          Comentar


          • Posh,
            Não sou alergologista nem nada que se pareça, no entanto já ouvi/li inúmeras vezes a menção "alergia à protéina do leite de vaca", mesmo em artigos de carácter científico.

            Não se fica alérgico por ingerir leite de vaca, mas ao ingerí-lo um organismo com predisposto vai reagir. Por isso o melhor será evitar a introdução precoce do leite de vaca, para evitar reacções alérgicas, sobretudo em famílias com historial de alergias, ou não? (Não faço ideia do q se passa com os leite HA).
            É mesmo essa a recomendação da Sociedade portuguesa de alergologia.

            "Adiar a introdução dos alimentos mais alergénicos na alimentação do bebé – leite de vaca, trigo, ovo, peixe e citrinos; o leite materno exclusivo deve ser mantido pelo menos quatro a seis meses, pois reforçará também o Sistema Imunológico do bebé."

            Comentar


            • Inserido Inicialmente por Caalex Ver Mensagem
              Posh,
              Não sou alergologista nem nada que se pareça, no entanto já ouvi/li inúmeras vezes a menção "alergia à protéina do leite de vaca", mesmo em artigos de carácter científico.

              Não se fica alérgico por ingerir leite de vaca, mas ao ingerí-lo um organismo com predisposto vai reagir. Por isso o melhor será evitar a introdução precoce do leite de vaca, para evitar reacções alérgicas, sobretudo em famílias com historial de alergias, ou não? (Não faço ideia do q se passa com os leite HA).
              É mesmo essa a recomendação da Sociedade portuguesa de alergologia.

              "Adiar a introdução dos alimentos mais alergénicos na alimentação do bebé – leite de vaca, trigo, ovo, peixe e citrinos; o leite materno exclusivo deve ser mantido pelo menos quatro a seis meses, pois reforçará também o Sistema Imunológico do bebé."
              http://www.spaic.pt/textos/?imr=46&p=9.46&t=37
              Tal e qual! acabaste de refutar o que eu disse a uma mamã sobre ela ter afirmado que ficou alergica por causa do La. Claro que tem de haver um historial, e logico q qto mais tarde fôr introduzido o LV melhor, é como o gluten. Aliás posso te dizer q o LV tem 3x mais gordura do que aquela que o bebe consegue digerir e precisa até aos 3 anos. O LA é adaptado do LV, não tem nada a ver a nivel de composição.. lógico.

              Comentar


              • Inserido Inicialmente por Posh Ver Mensagem
                Fiquei baralhada.. afinal disseste ou não que tinhas imensas alergias por ter sido alimentada com LA?!..
                não estou a pôr palavras na boca de ninguém, se n te lembras o que escreve relê.
                Não, não disse. Eu disse, em resposta a uma mãe que disse que o filho esteve sempre a LA e era muito saudável, que eu estive a LA e não sou propriamente um poço de saúde. Não disse "fiquei assim por ter sido alimentada a LA". Disse, noutro tópico, que, com base no que o meu médico, o meu alergologista e a pediatra da minha filha me explicaram, eventualmente o LA pode contribuir para agravar o que eu já ia ter muito provavelmente. Não tenho formação em área que me dê bases para ler estudos e mais estudos.
                Só sei aquilo que vejo: se eu beber leite de vaca normal fico muito mal disposta, com peso no estômago e outras coisas. O leite normal para mim não é saudável. Ora, se eu já percebi que, para mim, a pílula, por exemplo, não é uma boa solução porque reajo muito mal e a retirei do meu organismo, o lógico é fazer o mesmo com o leite de vaca, certo? E se tomei leite de vaca desde que nasci e agora sei que não me dou bem com ele, é razoável concluir que é possível que o LA (que é no fundo leite de vaca adaptado, ainda mais há 30 anos) tenha piorado a minha saúde.
                2 filhotes lindos

                Comentar


                • Inserido Inicialmente por micaela24
                  Eu vim cá de propósito responder a isto. Eu tenho uma barrinha com a idade da minha filha, outra com o meu casamento e outra com a amamentação. A barrinha da amamentação está na minha assinatura desde que a minha filha nasceu como motivação para mim. Cada dia que conseguia dar de mamar e via a barrinha a avançar era uma motivação muito forte. Ou não criticas as barrinhas que se vêm por aí para perda de peso. Dar de mamar não é fácil. Eu fui alimentada a LA desde o 1º mês e não posso dizer que seja saudável. Tenho imensas alergias, por exemplo. Tive imensos problemas respiratórios em criança e felizmente melhorei já na escola primária.
                  Seja como for, dar de mamar tanto tempo é uma vitória, sim, como tantas outras. Se pudesse, tinha uma barrinha com os 1ºs passos, com as 1as palavras e por aí fora mas não podemos ter uma data delas.
                  Para além disso, devemos respeitar as decisões da mãe, tu própria o dizes. Nesse caso respeita as barrinhas.
                  .................................................. .................................................. ..........................................

                  Comentar


                  • Micaela eu fico exactamente como tu quando bebo leite e as vezes quando como iogurte fico agoniada. Quando abuso das natas no comer, fico com cólicas e até diarreia. A minha mãe também deu-me LA e nunca gostei. Sei que juntavam-me algo ao leite para eu conseguir beber. Até hoje não gosto de leite, bebo por obrigação.
                    Também tenho alérgias que apareceram por volta dos 15 anos e tive alguns problemas respiratorios


                    Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                    Comentar


                    • Micaela, como disse a posh ontem, acho que foi mesmo azar, já que eu só bebi LA desde que nasci, adoro leite, e não tenho qq tipo de alergia (ou restrição) alimentar.

                      Não sei até que ponto será lógico associar. Se bebesses LM, não terias tb, posteriormente, os mesmos sintomas da intolerância? Se calhar sim.

                      Comentar


                      • Voltando à conversa dos meus genes, que muito gentilmente assinalaram como os culpados das minhas alergias, se eu tenho estes genes, se a minha avó os tem, se o meu tio tem, se a irmã do meu marido tem, não é de excluir a hipótese de a minha filha os herdar e, sendo assim, devo adiar a introdução de potenciais agravantes o mais possível, certo?
                        2 filhotes lindos

                        Comentar


                        • Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                          Voltando à conversa dos meus genes, que muito gentilmente assinalaram como os culpados das minhas alergias, se eu tenho estes genes, se a minha avó os tem, se o meu tio tem, se a irmã do meu marido tem, não é de excluir a hipótese de a minha filha os herdar e, sendo assim, devo adiar a introdução de potenciais agravantes o mais possível, certo?
                          E alguém apontou isso como errado? Alguém te questionou sobre o leite que dás à tua filha?
                          Não me parece que hajam duvidas algumas que o LM é o melhor. Agora, a decisão de o dar (ou não) é da Mãe. Sem apontar o dedo a quem decide não dar.

                          É essa a questão de tantos topicos de controvérsia.

                          Comentar


                          • Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                            Voltando à conversa dos meus genes, que muito gentilmente assinalaram como os culpados das minhas alergias, se eu tenho estes genes, se a minha avó os tem, se o meu tio tem, se a irmã do meu marido tem, não é de excluir a hipótese de a minha filha os herdar e, sendo assim, devo adiar a introdução de potenciais agravantes o mais possível, certo?
                            Exacto! Agora n podes comparar o LV ao LA.. Por algum motivo só se introduz o gluten aos 6 meses. O LV, só deve ser introduzido aos 3 anos, pelo factor da gordura, alto valor proteico e a falta de vitaminas essenciais nomeadamente a D.

                            Comentar


                            • Uma criança que mama LM até aos 24 meses, nunca provou LA, deve beber que leite? Mimosa?


                              Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                              Comentar


                              • Inserido Inicialmente por Clara Sophie Ver Mensagem
                                Uma criança que mama LM até aos 24 meses, nunca provou LA, deve beber que leite? Mimosa?
                                Não, um LA3 até aos 3 anos para não sentir a grande diferença proteica.

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X