Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Triste...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #46
    Olá Carmen, vais ver k tudo vai-se resolver.
    Boa Sorte e muita calma e tranquilidade..
    Bj

    Comentar


    • #47
      Inserido Inicialmente por carmen Ver Mensagem
      A Inês tem muita vitalidade. A pediatra diz sempre que elá está óptima, fazendo referência aos progressos dela. Além da médica, eu também noto que ela começou a segurar a cabeça cedo, que quer levantar-se, é uma bebé muito atenta e bem disposta. Não me parece que haja algum problema a condicionar esta situação da parte dela.
      O
      Eu queria dizer precisamente o contrário: um bebé com fome ou com carências nutritivas de algum tipo não teria essa vitalidade! Ressentir-se-ia, não mostraria desenvolvimento, seria mais chorão.

      Entretanto, li os teus posts sobre a tua mãe e fiquei sem palavras. A minha avó materna morreu quando a minha filha tinha quase 6 meses e custou-me; a minha avó paterna (a minha segunda mãe) morreu quando o meu filho tinha 1,5 mês e ainda hoje sinto a falta dela, penso nela todos os dias e fico feliz por ela ter conhecido os meus filhos. Quero ter um terceiro filho e já pensei na falta que ela me vai fazer. Mas nem concebo a ideia de não ter a minha mãe ao meu lado, por isso, não sei o que podes estar a sentir. Um grande beijinho!




      Comentar


      • #48
        Obrigada.
        É difícil... estou a contornar sentimentos, tentar substituir a ausência por motivação...

        Hoje a noite foi como de costume, primeiro aguentou umas horitas, não chegou a 3h, depois mais frequentemente, entre as 3h e a 4h acho que mamou 3 ou 4 vezes... Ela vai à mama mas depois deve ter tanto son que puxa pouco, a seguir tem fome e pede mais... mas quando mamou às 5h fez 2h, só voltou a mamar à 7h!

        Foi o primeiro dia de infantário. Mamou às 10h (entretanto mamou entre as 7h e as 10h), fez cocó, e levei-a. Ficou lá cerca de hora e meia. Eu vim a casa, fiz a sopa, a fruta, troquei as t-shirts do Afonso pelas swets, na gaveta, e guardei os calções também (preciso de calças de fato de treino urgentemente!!). Fui buscá-la.
        Estava a chorar. Ela e mais 5 bebés! E um dormia profundamente na espreguiçadeira. Era o único que já tinha almoçado!!!! ;-) Bem, resumindo, ela esteve bem, esteve naquelas almofadas tipo ferradura, para ficarem sentados, com um ginásio, esteve na espreguiçadeira também. Quando chegou a hora de almoçar e os outros a chorar... ela não resistiu, chorou por afinidade!! Mas disseram-me que riu e tudo. Como uma das pessoas que está com ela ainda é minha prima afastada, estou mais descansada...
        Assim que chegou ao carro adormeceu e dormiu mais de uma hora!! Almoçou bem a sopa e a fruta e pssado menos de uma hora apeteceu-lhe mamoca. Agora está a fazer a sestinha, depois de brincarmos e receber 500.000 beijos meus...

        Uma coisa que não referi, e que não fará assim taaanta diferença, é que a balança que a pesou pode não ter sido a mesma. Ela era pesada num CS que fechou para obras e as enfermeiras esão juntas com outras de um CS de outra zona. Foi uma enfermeira que já conheço, mas não sei se levaram a balança delas ou se estão a usar a do CS "emprestado". De qualquer forma, 10gr épouco, mas pode ser um pouco mais, quem sabe?!... Segunda volto lá, vamos vêr... agora será a mesma balança.

        Bjs a todas, obrigada por estarem aí...
        carmen


        Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
        Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

        Comentar


        • #49
          Carmen, mesmo que seja a mesma balança, se não for calibrada, faz muita diferença, quanto mais se forem balanças diferentes...

          #$%&&"##$$#

          Desculpa, mas só me apetece dizer asneiras, pois anda uma mãe a sofrer, quando afinal pode estar tudo bem! Será que as enfermeiras também não puxam um bocado pela cabeça?? Havia a necessidade de te porem ansiosa sem terem a certeza de que o aumento de peso era real???!!!

          Descansa mulher!! Quando te acalmares e menos esperares, a tua pipoca vai-te dar 5 ou 6 horas para dormires!

          Bjinhus!




          Realizando os meus sonhos...

          Comentar


          • #50
            Quem me dera...
            Até já pensei em dar-lhe glóbulos os grânulos homeopáticos para dormir melhor e só acordar mesmo para mamar com fome, mas correndo o risco de não mamar nem dei nada!!

            Bjs,
            carmen


            Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
            Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

            Comentar


            • #51
              LOL Carmen, como se nota que é o cansaço e ansiedade a falar mulher. Acho que daqui a uns meses ainda te vais rir desta tua afliçao!

              Olha, na verdade os bebes nao devem ser pesados todas as semanas porque o aumento de peso é muito relativo. O aumento semanl deve ser calculado como uma media, considerando 3, 4 ou mais semanas. Porque eles nao aumentam sempre igual, porque pesar antes ou depois de um coco ou de uma mamada faz diferença e porque ha variaçoes de balança para balança sim. E se as enfermeiras moveram a balança e nao a recalibraram depois pior ainda!

              Eu entendo a tua preocupaçao, mas a tua filhota esta fazer o que lhe compete, mamar muitas vezes. Assim garante que a produçao de leite é boa e tudo somado no fim do dia tomou o que precisa. Quanto as noites dependem muito de bebe para bebe. O Bruno chegava a mamar 7 e 8 vezes numa noite, era desesperante. Com o tempo foi melhrando e agira dorme como os outros todos.

              E claro deixo-te um miminho por esse primeiro dia de infantarioa. Nos sabemos que eles ficam bem e mesmo assim custa tanto deixa-los...

              Beijinhos
              RUte

              O meu parto de 14 dias
              Bebes e Mamas marcianas de 2008
              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

              Comentar


              • #52
                Inserido Inicialmente por carmen Ver Mensagem
                Quem me dera...
                Até já pensei em dar-lhe glóbulos os grânulos homeopáticos para dormir melhor e só acordar mesmo para mamar com fome, mas correndo o risco de não mamar nem dei nada!!

                Bjs,
                carmen
                Olha, isto é complicado...
                O Duarte tem 8 meses e ainda acorda de noite para mamar. Já faz intervalos grandes (entre 5 a 8 horas), mas até aos 3-4 meses acordava 2 ou 3 vezes de noite para mamar. Houve uma semana que dormiu 8h umas noites seguidas. Eu fiquei contente por dormir mais, mas por outro lado, fiquei triste por ele não mamar de noite... Sou tolinha, eu sei.
                O que vale é que ele teve saudades da mamoca à noite e começou a acordar outra vez...

                Agora que vais regressar ao trabalho, é normal que ela ande uns tempitos mais a mamar à noite, mas acredita que mais cedo ou mais tarde, o soninho de noite vai aumentar!

                Bjinhus!




                Realizando os meus sonhos...

                Comentar


                • #53
                  Oh, mas ainda não vou!!
                  Só volto a trabalhar depois do meio de Novembro, mas é para fazer uma adaptação lenta. Passou lá uma horita, como fará na próxima semana. Depois talvez comece a mandar a sopa, e por aí fora. Só fará um dia normal bem perto de eu ir trabalhar, porque já comerá duas sopas e papa ao lanche, o que não acontece agora...
                  Tem corrido bem, acho eu, vamos lá vêr...

                  Bjs a todas,
                  carmen


                  Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                  Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                  Comentar


                  • #54
                    Carmen:

                    Estamos todas a torcer por vós.

                    Muitos beijos

                    Comentar


                    • #55
                      Olá,

                      Concordo com a Rute, tu estás é cansada... um bebé apartir da idade da tua começa a ganhar peso em surtos mais espaçados, não faz muito sentido andar a pesar à semana, que não dá leitura nenhuma. Repara lá: tem vitalidade, não aparenta ter alguma infecção "escondida" (estaria irritável, por ex), dorme o normal para a idade, mama quando lhe apetece... qual é a preocupação!? No séc. XX é que se andava a pesar as crianças com lupa para os gramas a menos ou a mais e um desvio mais amplo da linha era logo caso para alarmes, os miúdos não são máquinas de encher chouriços (LOL). O desenvolvimento do cérebro é um "crescimento" importante sem grande reflexo no peso semanal.

                      Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                      Comentar


                      • #56
                        Sobre a tua mãe gostava de partilhar contigo o seguinte, e é como eu encaro a morte dos que me são próximos - viveram connosco aquele tempo, tivemos o privilégio de conviver com eles aquele tempo, e não mais, e foi muito bom. E tudo o que precisámos dessa pessoa está na nossa memória desse período de tempo que vivemos juntos.
                        Não temos que assumir que estamos a perder uma vivência mais longa, porque nunca tivemos a garantia que só se morre velhinho. Por isto, cada dia é importante. Uns tiveram mãe até aos 3 anos, outros até aos 18 anos e até aos 30, 40, 50 e etc. Porque a vida é mesmo assim.

                        Hás-de te cruzar com pessoas que passaram pela perda de alguém, umas dar-te-ão alento e a outras darás tu, e fica mais fácil, enriquecemos nessa solidariedade, que é uma consequência bonita do sofrimento.

                        O que a tua mãe representa para ti e o amor que tem pelos teus filhos, tu saberás transmitir-lhes muito bem. O que ela lhes diria e faria, passa a ser a tua deixa, e tu Carmen vais ser sempre a mãe e a mulher que teve aquela mãe, por conseguinte ela estará sempre presente nos teus gestos, nas tuas palavras, na tua postura na vida.

                        Não idealizes como seria, porque o cenário poderia ser completamente diverso do que imaginarás.
                        Os nossos pais envelhecem e há uma inversão de papeis. A dependência emocional que estabelecemos desde sempre desvanece-se, já não desabafamos tanto (porque eles afligem-se demais), já não pedimos tantos conselhos, já tememos que haja problemas se ficarem muito tempo com os nossos filhos, já não pedimos tanta ajuda ou apoio logísitico porque eles já não vão podendo. Tens o teu pai, possivelmente ser-te-à familiar algo do que eu referi.
                        Isto é, o que seria se fossem vivos pode não corresponder ao que idealizamos. Não vale a pena sofrer por uma projecção do que poderia ser. Sim, temos saudades e a saudade... com o tempo... transforma-se em recordações felizes e boas lições que nos deixaram. Porque aceitámos a realidade tal como ela é, aceitámos que quem temos cá é quem nos completa a felicidade, não tem outro atalho, e é dentro de nós que temos que procurar sabedoria para viver em paz com o que temos e quem temos, porque ela está cá.

                        Acende uma vela (não é nada de espiritismos, é apenas simbólico como as velinhas do bolo de anos) e escreve uma carta à tua mãe, diz-lhe tudo o que te vai no coração. Vai-te ajudar a serenar e vai-lhe dar serenidade a ela. Para quem acredita em almas é importante que estejam em paz, que não se sofra cá por eles, para que possam seguir o seu caminho.

                        É só uma curiosidade engraçada, o meu filho (4 anos) tal como as irmãs não conheceu o meu pai, para ele é absolutamente natural e legítimo que não se tenha pai, e com base no entendimento que ele tem destes temas, uma das 1ªs perguntas que faz quando conhece alguém é - "tu conheces o teu pai?"

                        Abraço, Carmen!
                        Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                        Comentar


                        • #57
                          Pois, cansada ando, sem dúvida!!
                          Mas também acho que já andei pior, nos primeiros dias... agora o corpo está mais habituado a este ritmo, acordando frequentemente...
                          Ultimamente eu estava a pesar com espaços de 3 semanas, como comecei a sopa a efermeira quis pesar uma semana depois da sopa, o que fez duas, e agora a médica pediu uma semana por causa do fraco aumento.
                          Eu, confesso, também entrei um bocado em pânico. Com o Afonso tinha outra médica (mudei porque dava num hospital particular, sem urgência pediátrica e ele precisava de médico quase semanalmente...e o hospital não proporcionava consultas de urgência, a pediatra só dava lá... enfim...), que era brasileira, e ela nunca quis que ele fosse pesado senão nas consultas. Nunca fui a um CS com ele senão para vacinar e os pesos nunca me deram motivos para preocupação.
                          Com a Inês já foi diferente, vou ao peso desde que nasceu e agora este episódio deix-me ansiosa porque nunca tinha passado por tal coisa, e fiquei preocupada por poder ficar sem leite. Eu, que amamentei até aos 2 anos e meio do piolho!
                          Com ele comecei a introdução alimentar por esta mesma altura, pelo mesmo motivo, mas também foi diferente, a sopa, a fruta e a papa foram introduzidas na mesma altura, pelo que - penso - a papa tenha dado uma ajuda relativamente ao aumento de peso. Não me lembro se aumentou bem ou não, nem fui vêr ao livro, mas sei que não houve stress nenhum porque não foi abordado em consulta, e delas lembro-me.
                          Um erro meu, com esta ansiedade, foi que também não falei à médica na questão da balança... e se calhar até ela teria desvaloizado caso soubesse... Agora estou numa espécie de encruzilhada... mas a opção é sempre minha. Vamos vêr como corre o peso amanhã, e depois logo vejo como faço. Se não aumentar as 100gr, mas não andar muito longe, acho que não vou dar suplemento nenhum. Eu também sei que, nesta fase, a partir dos 4m, o aumento é menor, mas mesmo assim espero que seja melhor do que o anterior. No entanto, prezo muito o meu leitinho, seja pelos benefícios associados, seja pela cumplicidade gerada (que, também, não deixa de ser um benefício!), portanto assusta-me um bocado o leite no biberão...
                          Por falar em biberão, já vamos na 5ª tentativa de tetina (para água) e parece que agora está melhor. Copo da nuk é silicone e rijo, avent silicone rijo, bebeconfort borracha, mas com bola na ponta, auchan borracha com bola na ponta também, agora é biberão nuk de borracha e parece que aceita melhor! Pelo menos não "dança" na boca, com a língua a empurrar, sem saber bem o que fazer!!...

                          Quanto à minha mãe, que dizer mais?
                          Eu sei que nada é garantido, sei que nada do que eu imagine seria exactamente assim se não tivesse falecido, mas a nossa cabecita, e coração, não deixa de pensar nas coisas, levados pela saudade, pela falta, pelas lembranças.
                          Engraçado, Verduskas, que muitas coisas do que escreveste eu tento que sejam mesmo assim. Dou por mim a pensar que isto ou aquilo seria o modo da minha mãe, que - no fundo - é o meu modo. Não é por acaso que grandes políticas de intervenção em áreas sociais/culturais são dirigidas às mulheres, porque estas serão/são mães e é através delas que os valores e costumes se transmitem.
                          Eu sei disso tudo, pois, mas...
                          Acender vela, bem, acendo de vez em quando porque gosto da luz e, às vezes, dos cheiros, mas ainda não o fiz por ela, e não sei se o farei... No fundo, não sei bem porque o faça, embora já algumas pessoas me tenham dito que é bom... mas bom porquê?...
                          Escrever... Sabes que tenho pensado muito nisso, em comprar um caderninho onde relate os meus sentimentos. Por ela, pelos meninos, pelo que me rodeia, sobre o que vivo. Mas nunca o fiz porque acho sempre que não terei tempo... Se calhar é uma fasa questão, se não escrever muito, escrevo pouco, mas acabo por fazer isso mentalmente. Muitas vezes "falo" com ela em pensamento, digo-lhe como sinto falta dela, como estão os netos, como - às vezes - é difícil lidar com o meu pai, enfim... acaba por ser um monólogo estranho, mas que me dá a ilusão de a ter aqui e de me orientar... Como diz o Rango, "é exkezito"!!... mas é assim...

                          Bjs,
                          carmen


                          Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                          Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                          Comentar


                          • #58
                            A vela é apenas uma luz, a simbolizar a pessoa, nada mais. Não estava a pensar nas velas que se acendem, por exemplo, aos santos e etc, nesses casos desconheço a razão mas se calhar também é a mesma.
                            Estava-te a sugerir escreveres porque a escrita envolve mais tomada de consciência e clareza de idéias e sentimentos, há uma concretização e isso tem mais força do que apenas pensar.

                            Eu não tenho hábito de escrever o que me assola a alma, mas aqui há uns anos eu tive um problema tremendo e sofria quase que fisicamente por não ver como solucioná-lo, uma tarde sentei-me sossegada à lareira e comecei a escrever... fiquei horas a escrever e no fim atirei tudo ao fogo, porque a idéia era apenas passar para o papel. Olha, foi um alívio enorme, fez-se luz na minha cabeça e percebi que caminho tinha que seguir, e só por isto senti-me muito mais forte.

                            Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                            Comentar


                            • #59
                              Só quero dizer que quando comecei a AC a minha filha não aumentou um único grama. Tinha exactamente o mesmo peso na mesma balança.
                              2 filhotes lindos

                              Comentar


                              • #60
                                Cá estou eu.
                                Não vou suplementar. Aumentou 250gr numa semanita, felizmente.
                                Se não tivesse chegado às 100gr também ia ponderar, dependia do valor... mas assim é melhor, claro!
                                Foi um susto... E ela tem mamado que se farta, além do resto, mas - coincidência ou não - esta noite o intervalo mínimo já foi de uma horita jeitosa!

                                Dia 10 vou às vacinas, e vão pesá-la novamente... não vou pensar nisso, se agora aumentou tão bem não vai regredir, e se aumentar menos não me vou preocupar tanto porque sei, agora por experiência própria, que é uma questão de tempo até aumentar mais.

                                Um beijinho grande e um obrigado a todas!!
                                carmen

                                Verduska, agora que ela está a adaptar-se à escolinha talvez já tenha mais tempo para escrever...


                                Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                                Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X