Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Triste...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    Inserido Inicialmente por carmen Ver Mensagem
    Parece que estou a contradizer toda a gente mas, o ideal, quando aumentam bem, é dar uma mama em cada mamada. O leite é diferente no início e no fim, se damos as duas ficam sem os nutrientes que estão no fim... Isto para situações normais... Claro que agora é diferente, é preciso é que mame!!
    E dar mama depois da sopa, posso experimentar, mas segundo sei productos lacteos depois da comida diminuem a absorção de ferro, não é? Mas o leite terá ferro, por isso deve ser indiferente, não?

    Obg, bjs,
    carmen
    Quanto à absorção do ferro, já te explicaram
    Em relação às 2 mamas, desde que esvazies sempre uma e na mamada seguinte comeces pela que não ficou vazia, está tudo bem!!! Eu dou sempre as duas e há sempre uma que ele não esvazia! É essa que lhe ofereço 1º na mamada seguinte!

    Naõ te preocupes em contradizer, porque as duvidas são para ser tiradas!




    Realizando os meus sonhos...

    Comentar


    • #17
      Inserido Inicialmente por Dulsa Ver Mensagem
      Olá.
      Convenhamos se não engordar com LA ou com outra comida, quem vão culpar depois?
      Do Martim eu tive o mesmo problema, nem engordava 100gr por mês. Foi mt dificil e frustrante e como tal antecipamos a AC, nunca dei LA. Mas mesmo assim não engordou. Acho que há metabolismos assim.
      Agora aos 3A pesa 13.300 mas sempre foi alto. Para veres na consulta dos 2 anos e meio pesava 13.100kg. Mesmo agora continua igual.

      Não sei bem o que te dizer porque entendo tão bem a tua angustia e agora vem outra e so rezo para que corra bem
      Um bjinho mt forte


      Comentar


      • #18
        Inserido Inicialmente por carmen Ver Mensagem
        Parece que estou a contradizer toda a gente mas, o ideal, quando aumentam bem, é dar uma mama em cada mamada. O leite é diferente no início e no fim, se damos as duas ficam sem os nutrientes que estão no fim... Isto para situações normais... Claro que agora é diferente, é preciso é que mame!
        Obg, bjs,
        carmen
        O que funcionava bem connosco era tirar com a bomba o leite do inicio e dar-lhe o leite do fim com mais nutriente. Depois complementava com o leite que tinha tirado...


        Comentar


        • #19
          Não sou perita em amamentar apenas tenho a minha experiência com o meu pequenito, e vou falar apenas baseado no nosso caso.

          1. Maminhas mais vazias - Durante a gravidez tive umas maminhas de sonho enormes comparando com o tamanho habitual. Depois do parto mantiveram-se assim durante algum tempo, mas depois da amamentação estabilizar ficaram novamente pequenitas o que não impediu de amamentar até passar do ano. Havia alturas em que se mantinham molinhas mas o leite estava lá. Muitas vezes chorei por achar que não tinha leite, que a amamentação ficaria por ali. Fui por pequenos objectivos, primeiro queria amamentar, depois queria amamentar até aos 2, 3 meses, depois 6....

          2. Oferecia sempre as 2 maminhas. Assim que terminava uma passa à outra e na próxima mamada começava pela última. Acredito que assim estimula mais a produção e uma mama pode parecer ter muito leite mas o bébé é que sabe a necessidade que tem. Um copo de água pode não nos apagar a sede e precisarmos de outro.

          3. O meu único apoio de amamentação foi na primeira semana de vida do meu filhote no hospital. Depois ouvi de tudo (leite fraco, não alimenta, até quando vais continuar com isso? Porque não dás LA? enfim). Mas quis e o meu pequeno também e correu bem.

          No entanto em algumas situações tomou suplemento o que para mim é perfeitamente aceitável e não deixou de preferir a mama e de só aceitar o LA em situações em que notoriamente não ficava satisfeito ou quando tinha de ficar com outras pessoas.

          Tem calma, não fiques triste nem desistas porque vai correr bem.

          Comentar


          • #20
            Espero que tudo fique bem

            pode ser um pico de crescimento, eu tambem peitos mole e olha ja famos em quase 28 meses de amamentação

            beijinho grande
            O dia mais feliz 01 de Julho de 2009 nasceu o Martim



            http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 21



            As minhas queridas e maravilhosas Madrinhas:

            Marisa&Madalena - a Madalena nasceu a 27 de Julho de 2009

            Rutexana - o Ricardo nasceu a 4 de Agosto de 2009

            A minha linda afilhada: Biscoitinha - o Elias nasceu a 3 de Julho de 2009

            Comentar


            • #21
              Inserido Inicialmente por carmen Ver Mensagem
              Parece que estou a contradizer toda a gente mas, o ideal, quando aumentam bem, é dar uma mama em cada mamada. O leite é diferente no início e no fim, se damos as duas ficam sem os nutrientes que estão no fim... Isto para situações normais... Claro que agora é diferente, é preciso é que mame!!
              E dar mama depois da sopa, posso experimentar, mas segundo sei productos lacteos depois da comida diminuem a absorção de ferro, não é? Mas o leite terá ferro, por isso deve ser indiferente, não?

              Obg, bjs,
              carmen
              Quanto à absorção de ferro, já aqui comentaram.

              Sobre uma ou duas: os meus filhos sempre mamaram das duas e foram ambos, enquanto durou a exclusividade de LM, pesos-pesados. A minha filha começou a diversificação aos 6 meses e baixou do p75 de peso para p50 e depois para p25 (agora está estabilizada entre o 25 e o 50). O meu filho baixou para o p50 de peso quando começou a sopa e depois a papa, também aos 6 meses. Largavam uma, eu oferecia a outra. Sinceramente, nunca andei a apalpar a mama a ver se ainda tinha ou não leite, deixava-os decidir quando queria trocar.

              Espanta-me muito que a pediatra te tenha dito para introduzir a sopa para aumentar de peso: o meu pediatra, quando começamos a sopa, diz logo "já sabe que o peso agora não vai ser o mesmo", porque o LM é extremamente calórico e sopa não. A papa admito que sim, mas crescer à base de papa? Não me faz sentido.

              O que eu eu quero dizer é que deves fazer a distinção entre engordar (e aí sim a papa faz o seu papel) e crescer, no sentido de aumentar de peso, de altura e de perímetro cefálico (que são os marcadores utilizados) de forma proporcional.

              A tua filha desceu de percentil de peso? Aumentou a altura?




              Comentar


              • #22
                Olá,
                foi mais uma noite daquelas... alternamos entre 10mn e 1h de intervalo, estou de rastos...
                A pediatra não me disse que o leite depois da sopa fazia mal, pelo contrário, se comesse pouca para lhe dar mama.
                Também não dise para dar sopa para engordar! Eu comecei a sopa porque ela vai para o infantário em breve, coincidiu não aumentar, mas a última pesagem antes desta já me tinha deixado com a pulga atrás da orelha, só que cumpriu os mínimos... O que a pediatra disse foi para darmos a papa à noite antes do previsto, para evitar estar a dar suplemento, que daríamos caso ela aumentasse menos de 100gr esta semana, isso sim. Também me disse que podia oferecer as duas mamas, já que não estava a ficar satisfeita assim.
                Por ter dado tanta mama de noite, tenho a sensação de que estão mais cheias, o que me deixa satisfeita, apesar do cansaço...
                Houve uma mãe que disse que, por vezes, acabou por ter de dar suplemento, mas que deu sempre mama na mesma. O meu obrigado! É impostante para mim dar mama, muito mesmo, mas também é não me sentir mal se tiver de dar suplemento... a tua resposta fez a diferença!
                Hoje mamou às 7.30h, 9h e agora às 11h. Estou a fazer a sopa...
                Não pretendo ter uma filha gorda, como imaginam. Quero que aumente bem. Não sei se cresceu porque no CS não mediram, só pesaram e - de facto - 10gr em 15 dias é muito pouco, daí a preocupação e medidas de intervenção.
                Espero que seja só um susto...

                Bjs, obg,
                carmen


                Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                Comentar


                • #23
                  Só uma perguntinha carmen...
                  A tua filha é pesada sempre na mesma balança? A balança do CS é digital?

                  Quanto ao LA, claro que não é crime se lhe deres! Eu dei à minha filha e ela está aqui! Para uma criança ser feliz, além do leite materno, está a sanidade mental da mãe
                  No entanto, como demonstraste estares triste com a possibilidade de dar LA, demos-te conselhos no sentido de continuar com a maminha. E sinceramente, se queres mesmo amamentar, não vejo problema (para além do teu cansaço, que é um condicionante) em continuares com o LM...

                  Bjinhus e que corra tudo da melhor maneira possivel (seja ela qual for)




                  Realizando os meus sonhos...

                  Comentar


                  • #24
                    Carmen uma grande percentagem de bebes aumenta menos e baixa de percentil quando se introduz os solidos. Esta descrito e ñe compreensivel.
                    Repara que como estomago minusculo que eles teemdificilmente mamam o mesmo se lhes damso outras coisas, que normalmente sao de mais dificil de digestao e ate saciam mais. Na pratica estamso a s substituir um fracçao de leite cheia de gordura e de facil digestao (que gasta pouca energia) por uma agua com verduras que tem muito menso energia (menos gordura e muita fibra que nem se absorve) e que gasta mais a digerir.

                    O facto de se aguentar com a sopa nao significa para nada que o teu leite nao é suficiente, significa sim que ao fazer uma digestao mais pesada vai mamar ainda menos. Se havia um problema este vai se agravar...

                    Sinceramnete? Eu aproveitava o facto de ainda estares em casa para dar mama intensivamente. O ideal é que esvazie bem a mama para ingerir o leite de final todo que é mais gordo. Mama, mama e mais mama. Repara que quando tunao estiveres e se ela tiver fome comera. Sopa, papa ou que precisar.

                    Se aind assim queres mesmo seguir coma introduçao dos solidos so depois de mamar! Primeira da smama e depois a papa por cima. Eu sinceramente deixava asoapa por agora e dava papa feita com fruta que assim os verdes estao la na mesma (na fruta) e tens os cereais que dao mais energia. No fim da mamada semp`re possas tira leite, Nao importa se sao 10 mL. Sao 10 mL que poderas adicionar na papa seguinte. Esquece os biberoes. Se tu estas das mama. A forma mais eficiente para ter mais leite é dar mais de mamar! Se for preciso dar mama cada hora isso seria bom porque o estimulo extra ia fazer-te produzir mais mais depressa e a situaçao inverte-se mais facilmente.

                    Nada de stress. A lata de leite é evitavel sim. Tu tens leite e um bebe saudavel que mama. O unico problema sera memnso o nao poderes ficar mais tempo inteiramnete disponivel para ele mas garanto-te que isso é ultrapassavel.

                    Ja agora deixa-me dizer-te que quando introduzi os solidos ao meu mais novo o aumento nesse mes foi zero! Ou melhor perdeu 100 g! Nos 3 primeiros meses com alimentaçao complementar passou de um bebe gordo a um bebe que o pediatra diz que nao é grande. Claro esta desceu de percentil... soluçao? Pois nada. Continuar a dar muita mama e ir oferecendo o resto da comida.

                    Beijinhos e vai dando noticias. Acredita que neste momento ainda esta tudo na tua mao

                    Rute

                    O meu parto de 14 dias
                    Bebes e Mamas marcianas de 2008
                    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                    Comentar


                    • #25
                      Inserido Inicialmente por carmen Ver Mensagem
                      Olá,
                      foi mais uma noite daquelas... alternamos entre 10mn e 1h de intervalo, estou de rastos...
                      A pediatra não me disse que o leite depois da sopa fazia mal, pelo contrário, se comesse pouca para lhe dar mama.
                      Também não dise para dar sopa para engordar! Eu comecei a sopa porque ela vai para o infantário em breve, coincidiu não aumentar, mas a última pesagem antes desta já me tinha deixado com a pulga atrás da orelha, só que cumpriu os mínimos... O que a pediatra disse foi para darmos a papa à noite antes do previsto, para evitar estar a dar suplemento, que daríamos caso ela aumentasse menos de 100gr esta semana, isso sim. Também me disse que podia oferecer as duas mamas, já que não estava a ficar satisfeita assim.
                      Por ter dado tanta mama de noite, tenho a sensação de que estão mais cheias, o que me deixa satisfeita, apesar do cansaço...
                      Houve uma mãe que disse que, por vezes, acabou por ter de dar suplemento, mas que deu sempre mama na mesma. O meu obrigado! É impostante para mim dar mama, muito mesmo, mas também é não me sentir mal se tiver de dar suplemento... a tua resposta fez a diferença!
                      Hoje mamou às 7.30h, 9h e agora às 11h. Estou a fazer a sopa...
                      Não pretendo ter uma filha gorda, como imaginam. Quero que aumente bem. Não sei se cresceu porque no CS não mediram, só pesaram e - de facto - 10gr em 15 dias é muito pouco, daí a preocupação e medidas de intervenção.
                      Espero que seja só um susto...

                      Bjs, obg,
                      carmen
                      Ok, tinha percebido que tinhas introduzido a sopa como sugestão da pediatra para aumentar mais de peso, coisa que poderia, com grande grau de probabilidade acontecer.

                      Esqueci-me de partilhar a minha experiência quanto aos intervalos: a minha filha, salvo raras excepções, era "text book" - 3h em 3h durante o dia e aos 2 meses fazia intervalos de 7 a 8h durante a noite. O meu filho, que tem já 13 meses, nunca dormiu mais de 4-5h à noite, teve períodos de mamar de hora a hora, ainda hoje mama várias vezes durante. Se eu preferia que ele fosse como ela? Quem me dera!!!!!! Estou cansada, tenho muitas saudades de dormir uma noite como deve ser, mas o rapaz é high maintenance.

                      E como está a tua filha em termos gerais? É bem disposta, reage bem, faz as coisas que mais ou menos se espera que façam aos 4 meses?




                      Comentar


                      • #26
                        Olá Carmen

                        Venho só partilhar o meu caso, que sempre quis amamentar em exclusivo mas que tive de introduzir LA (e ele nunca largou a mama...).

                        Por razões médicas tive de fazer cesariana às 36semanas. O bébé foi para a neonatologia e nos primeiros 5 dias não podia mamar. Comecei logo a usar a bomba electrica para estimular o peito, mas obviamente deram-lhe suplemento juntamente com todas as gotinhas de leite que eu conseguia tirar. Ao 5º dia mamou e pegou muito bem na mama tendo vindo para casa aos 7 dias apenas com LM. Ao fim de 2 horas em casa só chorava. Tive-o sempre na mama mas passados 3 dias continuava a chorar sempre, fui pesá-lo já tinha perdido mais de 20% do peso e continuava a perder. Tive de lhe introduzir o suplemento mas nunca desisti da vontade de o amamentar exclusivamente com LM. Dava-lhe de mamar depois um pouco de suplemento (o mínimo que não o fizesse estar sempre a chorar e sofrer com fome) e uma hora depois ficava mais meia hora a estimular com a bomba para aumentar de produção. Passava cerca de 12 horas de mama de fora (entre mamadas e bomba!!).Só ao fim de 1,5 meses consegui ficar com LM em exclusivo mas fiquei muito feliz. Isto apenas para te dizer que nem sempre a introdução de suplemento faz com que o bébé largue a mama. Claro que dei-lhe sempre mama primeiro, deixava-o um pouco mais a mamar depois de o leite terminar, nunca cedi à tentação de substituir mamadas completas por biberão apesar do cansaço, não dava todo o LA que ele queria mas apenas o mínimo para ele ficar bem e sempre que ele começava a espaçar as mamadas em 3 horas ou mais diminuia a quantidade de LA. Assim consegui que ele preferisse sempre mama.

                        Apesar de tudo isto aos 2,5 meses começou novamente a chorar sempre. Pensei que fossem cólicas, não queria dormir, não queria brincar, não queria nada. Pensei que se fosse um pico de crescimento o estar sempre à mama regularizaria a produção. Mas ao fim de mais de uma semana continuava tudo na mesma, sempre a chorar. Já farta de o ver sofrer e sem certeza se era fome (a produção já deveria ter aumentado se fosse fome!!!!) ou cólicas decidi pesá-lo e ao ver que não tinha aumentado (e com ok da pediatra) dei-lhe um pouquinho de LA. E era efectivamente fome... Recomecei o LA e novamente a luta para o eliminar... Agora está a fazer 4 meses e apenas bebe 60ml de LA por dia, estou quase a tirar-lho outra vez.

                        Isto só para dizer que foi uma luta muito grande no meu interior, porque não queria dar LA mas também não queria vê-lo sofrer e a gritar com fome mais de uma semana. Custou-me muito não saber o que fazer. Terei feito a escolha certa?? Não sei, talvez não, mas foi a que o meu coração ditou e continuo a lutar para ele ficar só com LM (já estou quase outra vez!!). Ah e ele tem aumentado bem, nasceu no percentil 10 (nas primeiras semanas desceu abaixo de 5) e agora está no 50.

                        Escrevi demais, mas foi só para dizer que tendo introduzido LA há 4 meses continuo a dar mama quase em exclusivo... e espero que em exclusivo outra vez daqui a poucos dias. Martirizei-me no início porque queria mesmo dar só LM, mas acho que devemos descomplicar e não achar que é crime dar LA se virmos que é necessário. Mas claro sabemos que LM é melhor e por isso tentar dar só LM se conseguirmos!

                        Bjs e que tudo corra pelo melhor!

                        Ana
                        Ultima edição por ASRM; 25-10-2011, 12:42.

                        Comentar


                        • #27
                          A Inês tem muita vitalidade. A pediatra diz sempre que elá está óptima, fazendo referência aos progressos dela. Além da médica, eu também noto que ela começou a segurar a cabeça cedo, que quer levantar-se, é uma bebé muito atenta e bem disposta. Não me parece que haja algum problema a condicionar esta situação da parte dela.
                          O facto dela comer sopa não interferiu com o nº de mamadas, porque apesar dela saltar uma refeição de leite ao almoço, tem mamado regularmente de dia e mais frequentemente a noite. ~Raramente faz 3h de intervalo, o normal eram 2h e agora até tenho dado mais, tendo em conta a pesagem. À noite, bem, está sempre a mamar...
                          Hoje, por acaso, dei mama antes da sopa, porque acordou e a sopa ainda estava a fazer, portanto mamou das duas mamas e depois comeu um pouco de sopa, mas não toda. Não percebi se foi por ter mamado primeiro, se por ter introduzido a nabiça, que é ligeiramente ácida... Não cheguei a dar a fruta porque estava a ficar com sono, vou agora dar mama e depois a fruta.

                          Sinto-me dividida entre dar mama a toda a hora para tentar produzir mais leite e descansar um pouco, dando a papa para vêr se ela me deixa fechar os olhos mais de uma hora seguida... Vou dar a papa, na esperança de que o sono melhore, o leite corra mais e não seja preciso LA. Mas, se não aumentar, acho que não vou entrar em negação e tentarei mediar da melhor forma, sem me culpabilizar...

                          Pensei, e acho que estou um pouco ansiosa por falta da minha mãe, além de ter mais gente de quem cuidar, e isso pode estar a condicionar a produção... Vou vêr se me ponho mais zen...

                          Bjs, obg,
                          carmen


                          Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                          Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                          Comentar


                          • #28
                            Inserido Inicialmente por carmen Ver Mensagem
                            A Inês tem muita vitalidade. A pediatra diz sempre que elá está óptima, fazendo referência aos progressos dela. Além da médica, eu também noto que ela começou a segurar a cabeça cedo, que quer levantar-se, é uma bebé muito atenta e bem disposta. Não me parece que haja algum problema a condicionar esta situação da parte dela.Que bom! Como vês, falta de nutrientes, não terá!
                            O facto dela comer sopa não interferiu com o nº de mamadas, porque apesar dela saltar uma refeição de leite ao almoço, tem mamado regularmente de dia e mais frequentemente a noite. ~Raramente faz 3h de intervalo, o normal eram 2h e agora até tenho dado mais, tendo em conta a pesagem. À noite, bem, está sempre a mamar...Realmente quer-me parecer que ela passou uma fase mais calminha e agora estará com algum pico de crescimento! Ou então estará mesmo a aproveitar a maminha sempre que pode
                            Hoje, por acaso, dei mama antes da sopa, porque acordou e a sopa ainda estava a fazer, portanto mamou das duas mamas e depois comeu um pouco de sopa, mas não toda. Não percebi se foi por ter mamado primeiro, se por ter introduzido a nabiça, que é ligeiramente ácida... Não cheguei a dar a fruta porque estava a ficar com sono, vou agora dar mama e depois a fruta. Já estás a entrar no esquema da coisa, ou seja, não há regras! Se te orientasses pelas "regras" não lhe davas maminha antes da sopa, nem depois da sopa! Às vezes o nosso instinto diz-nos tudo, nós é que nem sempre percebemos!

                            Sinto-me dividida entre dar mama a toda a hora para tentar produzir mais leite e descansar um pouco, dando a papa para vêr se ela me deixa fechar os olhos mais de uma hora seguida... Vou dar a papa, na esperança de que o sono melhore, o leite corra mais e não seja preciso LA. Mas, se não aumentar, acho que não vou entrar em negação e tentarei mediar da melhor forma, sem me culpabilizar... Não te culpes! Se te sentes assim cansada e stressada, isso pode sim interferir com a saida do leite... Não acredito que a papa vá fazer com que a menina engorde, mas pode ser que te ajude a dormir mais um pouquinho, que a bebé precisa da mãe fresquinha!! No entanto, se achares bem, podes ainda oferecer a maminha no fim da papa, que ajuda a manter a produção e assim a Inês não fica sem o miminho dela! Sim, porque o meu filho até pode ter a barriga cheia à noite, mas não dispensa o miminho da mama antes de dormir!!

                            Pensei, e acho que estou um pouco ansiosa por falta da minha mãe, além de ter mais gente de quem cuidar, e isso pode estar a condicionar a produção... Vou vêr se me ponho mais zen...Sim, tenta acalmar-te, pois tudo se há-de resolver! Vais ver que daqui a algum tempo vai correr tudo lindamente! O importante é pensares que mais mães e bebés já passaram pelo mesmo e conseguiram ultrapassar, por isso tu e a tua bebé também vão!



                            Bjs, obg,
                            carmen
                            Respondi-te em cima a bold.

                            Não penses em medidas drásticas para já... Tenta, um passo de cada vez e dá tempo ao tempo...
                            Não é facil descansar com 1 filho que nos acorda constantemente (eu sei-o) e quando se tem outro mais velho, então... Mas de certo será só uma fase e não tarda nada vai melhorar! Entretanto, ouves os conselhos que te dão, pensa bem, e no final... ouve o teu instinto e o teu coração de mãe te dizem!

                            Bjinhus!




                            Realizando os meus sonhos...

                            Comentar


                            • #29
                              Obg...

                              carmen


                              Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                              Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                              Comentar


                              • #30
                                Carmen!!!

                                Se achas que produzes pouco.. a ideia será então mamar sempre que a Inês quer. Quanto mais estimulas mais produzes!

                                Vai dando noticias!!!

                                Bjokas

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X