Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Psicologicamente não consigo dar LM !

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #46
    Inserido Inicialmente por Clara Sophie Ver Mensagem
    Não faço ideia quais são os procedimentos que o hospital tem quando uma mulher afirma que não quer amamentar. Não vejo qual é o sentido de só depois de secar é que podem dar o LA.
    Nem era o caso de não querer dar de mamar !!! Eu enquanto estive no hospital estive sempre a tentar. E mais tarde, tentei em casa. A questão é que me disseram que se eu quisesse dar LA, tinha que secar as mamas. Nem admitiam que se pudesse dar os dois leites, ou então dar LA naquela altura e depois insistir mais no LM ! Não sei se foi azar com as enfermeiras ou era mesmo política do hospital. Acontece que não quis secar (para voltar a experimentar em casa) e portanto não me deram LA.

    Rosinhas:
    Nada disso ! Eu disse que deste vou tentar ! A razão podia ser outra, uma vez que não é um filho desejado, podia não querer ter essa ligação com ele. Mas nunca pela razão de "trair" o meu mais velho.
    As razões já as expliquei aqui muitas vezes. e tudo razões egoístas, confesso. Fazendo assim o resumo, razões que me levam a não ter vontade em amamentar são:

    - Má experiência passada.
    - Fome que o meu filho passou devido a profissionais fundamentalistas.
    - Não gosto da sensação, o sentir o leite a sair e o bebé a chupar.
    - Gretas e sangue, consequente dor e sofrimento.
    - O facto de ter que ficar em casa para amamentar, ou então tirar com a bomba e deixar em biberões.
    - A grande dependência da mama, mamadas de 2h em 2h ou 3h em 3h.

    Entre outros motivos egoístas. Mas se não me sinto bem, só vou passar maus sentimentos ao bebé.
    As razões são essas e mais nenhumas. Com a agravante, como disse, que este filho não é desejado. O outro foi desejado e planeado, e mesmo assim não gostei desse contacto.

    Já falei num tópico que quando dei a notícia ao meu filho, ele não reagiu bem. Mas não reagiu tão mal quanto eu.

    pat2:
    Acho que vou tentar dar. Mas só na altura é que saberei. No entanto, só me faz bem ler mais sobre o assunto e experiências de outras pessoas
    Beijinhos

    Comentar


    • #47
      Diana a descida do leite so costuma acontecer ja em casa nos partos normais, ou seja ao 4 ou quinto dia. Ate la a maioria dos bebes so mama mesmo colostro, as tais pinguinhas como tinahs tu. Em principio um bebe saudavel pode esperar mas se por alguma razao nao puder (ha bebes que fazem hipoglicemias) entao da-se um bocadinho de LA num copo.

      O meu filho mais velho nasceu prematuro (2200g, 35 semanas). Com 1 h de vida, ainda eu estava no recobre da cesariana a imaturidade respiratoria deu sinal e ele foi para os cuidado intensivos. Com insuficiencia respiratorias os bebes nao podem ser alimentados. Pois so com 72h, e vendo que a situaçao nao evolilui é que ele começou ser alimentado pelo soro. Como ves os bebes podem esperar, mesmo os que sao de baixo peso.

      Estou a deitar-em adivinhar mas é possivel que o que se passou contigo tenha sido uma dificuldade na ejecçao do leite e nao na produçao. O stress bloqueia a saida do leite (por isso tantas maes teem dificuldade em tirar leite com bomba). S eo leite nao sai isso por si so inibe a produçao. A soluçao que parece ovia e facil (relaxar) é dificílima para uma mae cansada, preocupada e com as hormonas aos saltos.

      Beijinhos
      Rute
      Ultima edição por rbalmeid; 17-01-2012, 16:40.

      O meu parto de 14 dias
      Bebes e Mamas marcianas de 2008
      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

      Comentar


      • #48
        Mas esperar 3 dias sem comer? Foi isso que me custou. Porque apesar de eu ter as tais pinguinhas, ele não pegava bem e parecia que rejeitava a mama. Por isso não se chegou a alimentar. E também me custou a entender as enfermeiras que queriam secar as minhas mamas só porque pedi um pouco de leite para o meu filho, para não ficar a chorar durante os dias.
        Já passou, é passado. Mas espero não passar por outra semelhante.

        Comentar


        • #49
          Se optares por tentar devias lá mais para a frente começar a preparar o peito com Gretalvite, mas fala com o teu médico..
          Tenta informar-te bem, porque quase de certeza que ías adorar...

          Bjs
          Pat
          http://lilypie.com/pic/080730/KodX.jpg[/img][/url]




          Beijinhos

          Comentar


          • #50
            Inserido Inicialmente por DianaD Ver Mensagem
            Não fiquei com cabeça para isso (nem sequer me lembrei), além de ser o primeiro filho. Hoje faria de maneira diferente sabendo o que passei. Mas como em primeiro lugar está o meu filho,vou ter a preocupação de levar comigo LA para o hospital, não vá desta vez voltarem a ser uns completos idiotas, apesar de o ir ter noutro hospital. Em segundo lugar vem a queixa. Desta vez não me vou ensaiar em fazer uma reclamação. Da outra vez nem pensei nisso, só chorava. Ainda pensei que o pudesse alimentar mas não consegui. E as enfermeiras sabiam disso pois andaram de volta das minhas mamas ao mesmo tempo que me magoavam e eu chorava, só diziam: " Dar de mamar é sofrer ". Não sei, parece que querem castigar as mães.
            Por estas e por outras é que estou um bocado de pé atrás quanto ao LM. Devido à minha má experiência. É um pensamento válido, não esqueço o que passei.
            Tive-o no hospital Garcia de Orta há 6 anos atrás. Agora vou tê-lo no S.Francisco Xavier. Pode ser que sejam diferentes, apesar de terem a mesma política do LM.
            Espero sinceramente que desta vez te corra tudo da melhor forma possivel; em relação ao hospital S. Francisco Xavier não tenho nada a apontar, são a favor do LM claro está, visto que é o melhor para o bebe, mas não o vão deixar passar fome. No meu primeiro filho deram-lhe uma vez suplemento porque ele estava farto de chorar, depois de passar uma hora a mamar (inclusive deram-me uns frasquinhos para trazer para casa se houvesse necessidade). Agora no meu segundo filho vi-as dar suplemento a outros bebes que ou não podiam mamar ou as mães não estavam em condições, portanto não são nada extremistas e ajudam-te em qualquer uma das situações.



            Comentar


            • #51
              Inserido Inicialmente por DianaD Ver Mensagem
              E também me custou a entender as enfermeiras que queriam secar as minhas mamas só porque pedi um pouco de leite para o meu filho, para não ficar a chorar durante os dias.
              Um disparate completo. essas nunca ouviram falar de lactancia mista? Se se quer amamentar o melhor é nao introduzir LA, mas hatantas maes que dao LA e LM em simukltaneo LA conseguem reduzir ou eliminar... O meu mais velho que como te disse acima foi prematuro fez LA no hospital. Ele estava intrenado e eu em casa. Ele nunce tinah vindo à mama e eu so com bomba nao conseguia tirar o suficiente. Quando teve alta passou a ser so LM.

              Rute

              O meu parto de 14 dias
              Bebes e Mamas marcianas de 2008
              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

              Comentar


              • #52
                Olá!

                Antes demais obviamente que lamento a forma como foste tratada. Eu em nenhum dos meus partos senti que não estava a ser apoiada ou senti que houvesse alguma inflexibilidade por parte das enfermeiras.

                Outra coisa que eu gostava de referir é que amamentar não é suposto dar dor, é normal que na fase da subida do leite dê algum desconforto mas não deve ser doloroso. Provavelmente houve má pega ou algum problema.

                E finalmente é importante dizer que não dar de mamar é um direito teu, no Hospital eles têm que respeitar e alimentar o bebé com LA se for esse o teu desejo ou se for essa a necessidade.

                Se resolveres mudar de ideia há muitas mamãs entendidas no assunto que te podem ajudar

                Comentar


                • #53
                  Inserido Inicialmente por DianaD Ver Mensagem
                  Olá !
                  Não sei se o meu assunto vos vai chocar mas mesmo assim arrisco a contar-vos.
                  Tenho um filho de 6 anos. Na gravidez o meu peito não cresceu nada, nem no pós-parto. Mal o meu filho nasceu o hospital onde o tive, tinha uma política de dar LM, custasse o que custasse ! Eu nunca senti que quisesse dar de mamar, acho o acto um bocado estranho, não me sinto bem. Mas a questão é que tive que experimentar. Além da má pega, não me saía nada. Tive enfermeiras de volta de mim a espremerem-me as mamas como se eu fosse uma vaca. Chorei imenso com as dores. E uma delas só me dizia: " Dar de mamar é sofrer ". Fiquei com essa frase até hoje na cabeça. Acontece que não me conseguiam espremer leite algum e eu estava em sofrimento. Fiquei 3 dias no hospital, sempre a tentar dar de mamar. Acontece que o meu filho só chorava de fome. O que pensei logo? Vou dar LA. Acontece que no hospital recusaram-se, o que me deixou lixada por ver o meu filho com fome e sem comer nada.
                  Em casa, comprei uma bomba, comprei bicos de silicone, pois já não aguentava as dores, tinha os mamilos a deitar sangue. Até que por fim fartei-me desse sofrimento físico, e também pelo lado psicológico de eu não me sentir bem a dar de mamar e comecei a dar-lhe LA. E foi a melhor coisa que eu fiz. Bebia bem, dormia lindamente e chuchava na chucha. Até hoje não teve doenças e felizmente não ficou com a minha asma nem com alergias.

                  Outra coisa que me faz imensa confusão é o pensamento de ter o meu filho constantemente agarrado às minhas mamas, quer seja para beber ou para chuchar. Este último é que não me entra mesmo na cabeça. Mas inevitavelmente, se toma LM, vai querer usar as mamas para chuchar também, o que faz com que ande a maior parte do tempo agarrado no peito. Como ía fazer nas saídas? Ia dar de mamar em público (está fora de questão para mim)?

                  Desta vez estou grávida de novo e não tenho coragem para dar de mamar. Lá está de novo o "trauma" da dor e do desconforto emocional. O meu peito está na mesma com 14 semanas de gravidez, não aumentou de tamanho tal e qual a primeira gravidez.
                  Quando penso em dar de mamar, fico logo agoniada. Mete-me imensa impressão. Agora nem estou a pensar muito na dor, porque essa já a esqueci e desta vez até poderia ser diferente. Mas o meu lado psicológico não me deixa dar de mamar. E esse é o lado que comanda tudo.
                  Estarei a ser egoísta? Creio que não. Alimentei muito bem o meu primeiro filho, tinha hábitos de sono muito bons, não me deu trabalho nenhum.

                  Como posso fazer algo que me faz extrema impressão e que eu acho esquisito? Além de toda a dor física, que eu não suporto. Se eu tenho escolha, deixem-me escolher !!! Digo isto pois sempre levei com enfermeiras em cima, quase que a maltratarem-me por eu não dar de mamar. O que me deixa também revoltada. O facto destas senhoras serem extremamente desagradáveis quando as coisas não são feitas como elas querem (sempre tive más experiências com elas). Sempre me trataram como se eu fosse uma criança ainda por cima burra por não dar LM. Mas afinal, são elas que mandam ou é a mãe que escolhe? Ou... nem sequer pode ter essa escolha? Já estou a prever sérios problemas com futuras enfermeiras...
                  Nunca ninguém deve ser forçado a fazer algo que não queira ou que não está preparado. O Aleitamento MAterno deve ser uma coisa prazeirosa para ambos.
                  A questão é apenas uma aqui :
                  - Se a mãe quiser novamente amamentar basta pedir ajuda. Na gravidez é o ideal tendo em conta que a mãe já se mostra céptica. É preciso querer e é preciso reconhecer que uma gravidez não é igual a outras anteriores que tivemos, da mesma forma que os filhos não são iguais...e se procurarmos apoio presencial de uma das inumeras conselheiras disponíveis não tem que ser um sofrimento. Isto é ponto assente e tendo em conta tudo o que já se falou sobre Aleitamento MAterno e ao apoio tão divulgado não se justifica continuar a associar o acto de dar de mamar a sofrimento. Portanto se a Mãe quiser amamentar e tirar dúvidas e pedir ajuda para que não volte a acontecer o que aconteceu da primeira vez, há muitos contactos disponíveis.

                  -Se a mãe não quiser amamentar vai a um Médico Pediatra que lhe passará uma receita para comprar um Leite Adaptado que não faça tanto mal ao bebé.

                  A decisão é exclusiva da mãe e era bom que fosse uma decisão informada e apoiada. Há consultores de lactação que também são psicologos, assim de repente tenho dois contactos.. Mas todo este processo passa pela Vontade da Mãe. Se não quer amamentar não amamenta. Mas se quiser e achar importante tentar...é só pedir ajuda.

                  Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                  Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                  Comentar


                  • #54
                    Diana, só li a primeira página, pelo que não sei a quantas andas...
                    ...Mas venho só dizer-te que tenhos 2 filhos, um de 5A e outra de 7m, ambos amamentados, e nenhum deles fez da mama chucha.
                    Não têm de fazer, quando acabam de mamar é tirálos da mama delicadamente e pronto. Por acaso o mais velho sempre chuchou no dedo e ela até pegou na chucha. Agora também a largou e prefere o dedito, mas eu não me importo nada, no fundo é que fazem na barriga, onde não há chuchas... só dedos das mãos e dos pés!!
                    Eu gosto de amamentar, sou suspeita, mas acho que devias informar as enferemeiras que tiveste uma má experiência do primeiro filho e querias uma experiência mais calma e respaitadora desta vez... mesmo que o tenhas de dizer a 30 pessoas diferentes.
                    No meu caso particular, costumo dizer que todod o pudor que tinha passou no primeiro parto... No fundo, foi também uma experiência um pouco estanha, até porque fiz cesariana e tive de estar toda nua, de braços abertos, punhos presos, frente a uma carrada de profissionais de saúde... Da sugunda foi também cesariana e o procedimento o mesmo, mas já sabia com o que contava... tive de me ir mentalizando, embora sempre com esperança de poder fazer um parto normal...
                    Só te digo paranão desistires antes de tentares, diz o que tens a dizer aos profissionais e procura desmistificar o que te faz sentir mal...

                    Um beijinho,
                    carmen
                    Ultima edição por carmen; 22-01-2012, 16:28. Razão: erro, escrevi que eram duas filhas!!


                    Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                    Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                    Comentar


                    • #55
                      Inserido Inicialmente por Jo&Xande&Babs Ver Mensagem
                      -Se a mãe não quiser amamentar vai a um Médico Pediatra que lhe passará uma receita para comprar um Leite Adaptado que não faça tanto mal ao bebé..
                      ?????????????????

                      Comentar


                      • #56
                        Inserido Inicialmente por guialmi Ver Mensagem
                        ?????????????????
                        como faria um leite nao adaptado, ou seja de vaca como antigamente se dava aos bebes.

                        Nao fui eu que escrevi mas suponho que era isso que queria dizer a Jo.

                        Beijinhos
                        Rute

                        O meu parto de 14 dias
                        Bebes e Mamas marcianas de 2008
                        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                        Comentar


                        • #57
                          Inserido Inicialmente por guialmi Ver Mensagem
                          ?????????????????
                          A minha interpretação disso é que há bebés que se dão mais com um LA do que outro. Quando foi do meu filho tive que experimentar 3 para saber qual resultava mais com ele, por causa das cólicas. Mas daí a dizer que:"comprar um leite que não faça tanto mal" parece que todos fazem mal.
                          E definitivamente não é o pediatra que sabe qual o leite melhor para o meu filho porque isso vai depender do bebé.


                          carmen: Obrigada pelo testemunho
                          Beijinho

                          Comentar


                          • #58
                            Sim, eu penso que o que a minha Madrinha Jo quis dizer é que existem leites adaptados mais "adequados" do que outros para alimentar bebés recém-nascidos... Embora possámos ser nós a tomar esse decisão, também acho que, nos primeiros tempos o ideal é pedir conselhos ao médico assistente.

                            Comentar


                            • #59
                              Hoje fui ao CS e a enfermeira de lá é toda PRO aleitamento. Mas daquelas bem extremistas. E já me obrigou a ir lá depois do meu filho nascer :s Eu disse-lhe que a minha experiência anterior tinha sido má, e ela anotou no computador.
                              Bem, o que me faltava agora era uma enfermeira assim

                              edit:

                              Inserido Inicialmente por Sugarpops Ver Mensagem
                              Sim, eu penso que o que a minha Madrinha Jo quis dizer é que existem leites adaptados mais "adequados" do que outros para alimentar bebés recém-nascidos... Embora possámos ser nós a tomar esse decisão, também acho que, nos primeiros tempos o ideal é pedir conselhos ao médico assistente.
                              Bem, quando o meu filho nasceu foi a médica que me aconselhou o leite. E eu depois tive que o mudar porque ele tinha muitas cólicas. Como disse, não é a médica que vai saber qual o melhor leite para cada bebé, convém experimentar até acertar. Agora assim de caras foi o NAN e o Aptamil que ele bebeu. Acho que ainda foi outro mas não me lembro.
                              Ultima edição por DianaD; 23-01-2012, 15:22.

                              Comentar


                              • #60
                                Inserido Inicialmente por DianaD Ver Mensagem
                                Hoje fui ao CS e a enfermeira de lá é toda PRO aleitamento. Mas daquelas bem extremistas. E já me obrigou a ir lá depois do meu filho nascer :s Eu disse-lhe que a minha experiência anterior tinha sido má, e ela anotou no computador.
                                Bem, o que me faltava agora era uma enfermeira assim
                                isso só é mau se tu deixares. Repara ela nao ai andar com uma arma atras de ti a obrigar-te a dar de mamar. Se ela é pro amamentaçao e sabe tens alguem a quem fazer as perguntas dificeis e questionar sobre como evitar ou ultrapassar as dificuldades. Se ela te da uma recomendaçao com a qual nao concordas podes contrapor, pedir justificaçoes ou pedir alternativas. Depois so tu vais poder decidir se as segues ou nao. Tens como se diz "a faca e o queijo na mao". Nao te apoquentes por isso.

                                Rute

                                O meu parto de 14 dias
                                Bebes e Mamas marcianas de 2008
                                Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                                CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X