Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Epidural: sim ou não??

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE: Epidural: sim ou não??

    BABS (11-07-2009)
    danigirl (11-07-2009)



    Mas lá está, enquanto n houver gds guidelines em relação à matéria, entrego-me à minha equipa de corpo e alma e sei que eles vão decidir com base no seu conhecimento o que é melhor para mim e para o meu bebé, se for preciso episiotomia, que venha!Se for preciso cesariana, que venha!






    Desculpa danigirl... Não percebi o que queres dizer com o que está a bold...



    Existem Guidelines suficientes sobre a matéria... Mas não servem de muito se as pessoas não pesquisarem e não se informarem...



    Entregar de corpo e alma à equipa médica é uma opção... que só tu podes tomar!



    Bjs



    BABS


    Ai existem?

    Uma coisa é dizer "não usar por rotina em gravidezes de baixo risco" outra coisa é dizer que já está tudo definido! Mas se dizes que está, agora sou que gostava que me mostrasses que guidelines são essas e com que base de evidência se baseiam, é que a Cochrane fez uma revisão em 2009 e só chegou à conclusão que não vale a pena fazer por rotina, mas mais uma vez, ninguém se atravessa em definir mt concretamente em quem vale a pena fazer, nem o que é que consideram gravidezes de baixo risco... E eles são os primeiros a assumir que é essencial definir melhor estes parâmetros...

    Mas não fazer por rotina, já toda a gente percebeu, o que é difícil é qd se está perante uma parturiente, saber se aquela vai precisar ou não... e é isso que tem sido difícil de definir, inclusivé em Portugel

    Comentar


    • RE: Epidural: sim ou não??



      Acho que estes ataques por parte de alguns menbros nao vale apena. A discussao faz bem, é bom falarmos mas ha sempre um limite para tudo. Nao vale apena andarmos apontar o dedo a x ou a y.



      Vamos respeitar as opinioes de cada uma mesmo que seja uma opiniao totalmente diferente da nossa, acho que devemos aprender "aceitar" e a "lidar" com todo o tipo de opinioes. Acho que somos todas bem formadas


      Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

      Comentar


      • RE: Epidural: sim ou não??

        Não consigo perceber porque não se pode debater estes temas de forma objectiva e respeitando todos os pontos de vista, mesmo quando se discorda.





        Danigirl e Mimocas: Tenho plena consciência que a minha laceração não me causou qualquer incómodo ou problemas, porque foi uma laceração pequena. Mais atrás tinha escrito que uma laceração de III ou IV grau é gravíssima, e que seria preferível a episotomia. Ou seja, defendo que a recuperação de uma laceração é mais simples, quando se trata de uma laceração de grau normal.

        O que deve ser feito é avaliar caso a caso, e prever as probablidades de risco de uma laceração grave.



        Pelo que li por aqui, a taxa de episotomia ronda os 80%, parece-me um nº excessivo. Mas, se tivermos, em conta a forma como muitos partos são conduzidos, talvez a sua utilização seja o mal menor.



        Danigirl: disseste que no caso de uma laceração os tecidos perdem elasticidade (não coloco em causa esta afirmação), mas será que a episotomia será melhor? A experiência que tenho de cortes cirúrgicos, revelam-me que os tecidos no local da incisão morrem, não perdem apenas a elasticidade mas também a sensibilidade.





        Mimocas: gosto de te ler os teus argumentos objectivos ou pessoais, mesmo quando não estamos em sintonia.


        Comentar


        • RE: Epidural: sim ou não??

          [quote]BABS (11-07-2009)
          Mimocas (11-07-2009)
          BABS (11-07-2009)








          Vês... não te acusei de MENTIR...



          Simplesmente disse que num post aconselhaste a mãe a fazer um desmame quando ela especificou logo no inicio que não queria faze-lo, e mencionaste o Parlodel como forma de secagem do leite...





          Bjs



          BABS








          Na minha humilde opinião é tão válido o direito da Mimocas dizer isso, como é, as conselheiras da amamentação aconselharem mães que dizem que querem dar LA, a continuar a dar LM. Se não se questiona o conselho de umas, porque teremos que questionar um conselho, um experiência que vai no sentido contrário?

          Há aqui qualquer coisa que me....ai :w00t:




          “Se não puderes ajudar, atrapalha, afinal o importante é participar.”

          Comentar


          • RE: Epidural: sim ou não??

            nini.di (12-07-2009)



            Na minha humilde opinião é tão válido o direito da Mimocas dizer isso, como é, as conselheiras da amamentação aconselharem mães que dizem que querem dar LA, a continuar a dar LM. Se não se questiona o conselho de umas, porque teremos que questionar um conselho, um experiência que vai no sentido contrário?



            Há aqui qualquer coisa que me....ai :w00t:


            Em primeiro lugar, nunca me "ouviste" aconselhar o LM a uma mãe que tivesse manifestado primeiro a sua não vontade de amamentar!



            Em segundo lugar, mesmo que o fizesse, aconselhar a dar LM não coloca em risco a saúde da mãe... Já o Parlodel...



            Bjs

            BABS

            Comentar


            • RE: Epidural: sim ou não??

              Caalex (12-07-2009)Não consigo perceber porque não se pode debater estes temas de forma objectiva e respeitando todos os pontos de vista, mesmo quando se discorda.



              Danigirl e Mimocas: Tenho plena consciência que a minha laceração não me causou qualquer incómodo ou problemas, porque foi uma laceração pequena. Mais atrás tinha escrito que uma laceração de III ou IV grau é gravíssima, e que seria preferível a episotomia. Ou seja, defendo que a recuperação de uma laceração é mais simples, quando se trata de uma laceração de grau normal.



              O que deve ser feito é avaliar caso a caso, e prever as probablidades de risco de uma laceração grave.



              Pelo que li por aqui, a taxa de episotomia ronda os 80%, parece-me um nº excessivo. Mas, se tivermos, em conta a forma como muitos partos são conduzidos, talvez a sua utilização seja o mal menor.



              Danigirl: disseste que no caso de uma laceração os tecidos perdem elasticidade (não coloco em causa esta afirmação), mas será que a episotomia será melhor? A experiência que tenho de cortes cirúrgicos, revelam-me que os tecidos no local da incisão morrem, não perdem apenas a elasticidade mas também a sensibilidade.



              Mimocas: gosto de te ler os teus argumentos objectivos ou pessoais, mesmo quando não estamos em sintonia.


              Eu tb concordo que 80% é excessivo, mas compreendo a dificuldade do profissional de saúde em "escolher" se faz ou não a episiot, principalmente qd a episiot de uma forma geral tb cicatriza bem e diminui a probabilidade das tais lacerações gigantescas e assustadoras que ninguém gostaria de ter.



              Caalex: em teoria, sempre que há um corte há danos (mesmo pequenos) em nervos superficiais responsáveis pela sensibilidade, que de uma forma geral se localizam na região da incisão e que dependendo da área pode depois haver alguma atenuação com o tempo; qt à elasticidade, na zona do corte o tecido é substituído por tecido fibroso com menor elasticidade, mas apenas no sítio do corte, o resto do músculo fica a funcionar bem. Se for laceração, existe tb perda de sensibilidade inerente mas pode acrescentar o risco de ser numa área maior por poder ser um rasgão não dirigido... qd digo perda de elasticidade, digo perda de função do pavimento pélvico enquanto músculo e isto numa gd área, pq todo o musculo esteve em esforço excessivo, e não perda de sensibilidade. A perda de sensibilidade é incontornável sempre que há qq corte, mas tb de uma forma geral como é numa área em linha recta, ao fim de algum tempo (cerca de 3 sem) há estudos que indicam qualidade de vida semelhante a quem não fez. Mas pode haver excepções, e já vimos aqui pelo menos uma pessoa que se queixou durante mt tempo... é o eterno problema das probabilidades...

              Comentar


              • RE: Epidural: sim ou não??

                Danigirl: acho que um OB ou parteira, pela experiência e através da observação da forma como períneo se comporta a partir do momento em que a cabeça do bebé começa a aparecer, poderá prever se haverá ou não laceração e respectiva gravidade. É claro que não se está a falar de nenhuma ciência exacta.







                Esta foi a postura do OB que me acompanhou, estava preparado para fazer a episotomia caso essa se relevasse mesmo necessária, mas optou - tendo em conta o caso específico - não o fazer. lembro-me que uns seg. antes da bebé nascer, disse-me para esperar um bocado e não fazer mais força (coisa difícil).

                No segundo parto, nem sequer ponderou fazer episotomia, pois não deveria ter qualquer dúvida que o períneo iria ficar intacto.

                Comentar


                • RE: Epidural: sim ou não??

                  Danigirl:



                  Pedi várias vezes para deixares aqui as tuas referencias bibliográficas onde te apoias. Sim gostaria que me ajudasses, por isso gostaria que deixasses aqui a referencia do livro ou artigo onde foste buscar esta informação:



                  a episiot de uma forma geral tb cicatriza bem e diminui a probabilidade das tais lacerações gigantescas e assustadoras que ninguém gostaria de ter.



                  Pode ser em português, inglês, francês ou espanhol.



                  Obrigada

                  Comentar


                  • RE: Epidural: sim ou não??

                    Dulsa (13-07-2009)Danigirl:



                    Pedi várias vezes para deixares aqui as tuas referencias bibliográficas onde te apoias. Sim gostaria que me ajudasses, por isso gostaria que deixasses aqui a referencia do livro ou artigo onde foste buscar esta informação:



                    a episiot de uma forma geral tb cicatriza bem e diminui a probabilidade das tais lacerações gigantescas e assustadoras que ninguém gostaria de ter.



                    Pode ser em português, inglês, francês ou espanhol.



                    Obrigada


                    Aqui vai:

                    Livro

                    "Current obstetric and gynecologic diagnosis and treatment" McGrawHill pág 516,517,546,547 - é um livro de texto bastante básico, não é mt pormenorizado.



                    Alguns artigos:

                    1. Laine K, Gissler M, Pirhonen J.Changing incidence of anal sphincter tears in four Nordic countries through the last decades.

                    Eur J Obstet Gynecol Reprod Biol. 2009 May 29.

                    2. Sheiner E, Levy A, Walfisch A, Hallak M, Mazor M. Third degree perineal tears in a university medical center where midline episiotomies are not performed. Arch Gynecol Obstet. 2005 Apr;271(4):307-10. - neste artigo mostra que a episiot mediolat não aumenta o risco de laceração de 3º grau, (enquanto que as da linha média podem ter aumento).

                    3. Hudelist G, Mastoroudes H, Gorti M.The role of episiotomy in instrumental delivery: is it preventative for severe perineal injury?J Obstet Gynaecol. 2008 Jul;28(5):469-73.

                    4. de Leeuw JW, de Wit C, Kuijken JP, Bruinse HW BJOG. Mediolateral episiotomy reduces the risk for anal sphincter injury during operative vaginal delivery. 2008 Jan;115(1):104-8. - este artigo é muito bom e muito elucidativo.

                    5. Carroli G, Mignini L. Episiotomy for vaginal birth. Cochrane Database Syst Rev. 2009 Jan 21;(1)



                    Isto são só alguns... existem centenas, e repito, mtos chegam à conclusão q a episio pode chegar a agravar o risco de laceração mais grave, mas são todos com as episiot medianas (mt feitas nos EUA..., cá faz-se mais as mediolaterais); e para terminar as minhas inetrvenções por aqui: a episiot não tem indicação ser feita por rotina, mas qd as indicações se resumem à decisão in loco do profissional, a percentagem de realização sobe inevitavelmente...



                    De qualquer maneira vou deixar de andar por aqui, pelos visto só se se estiver muito bem documentada é q se pode postar por aqui e eu não me considero MESMO nenhuma autoridade na matéria, nem quero mudar formas de pensamento, só gostava que se tivesse mais cuidado com algumas afirmações que se fazem...



                    Espero que dentro de algum tempo possa dar alguma experiência pessoal...

                    Comentar


                    • RE: Epidural: sim ou não??

                      Danigirl:



                      Obrigada pelas referências.

                      Comentar


                      • RE: Epidural: sim ou não??

                        Danigirl:



                        Antes de te ires embora só te quero dizer que continuo sem perceber como afirmas que a episiotomia evita lacerações enormes e depois dás referências de livros ou artigos que não dizem bem isso. Deste: "Episiotomy for vaginal birth." eu só li o resumo (pois só podia ler o resumo) e diz assim:

                        75, 10% de mulheres localizadas dentro de uma politica de episiotomia rotineira são sujeitas a uma episiotomia enquanto que apenas 28,4 % de mulheres são sujeitas a uma episiotomia quando a politica é de episiotomias restritas. ORA CÁ ESTÁ O QUE ANDAMOS A DIZER QUE MUITAS SÃO DESNECESSÁRIAS EM PORTUGAL PORQUE A POLITICA É DE ROTINA. (Só escrevi em maiúsculas para se distinguir o comentário).

                        As episiotomias restritivas parecem possuir um número de benefícios comparadas com as de rotina. As mulheres experienciam menor trauma severo perineal, menor trauma perineal posterior, menor sutura e menores complicações de cura nos primeiros sete dias (reduzindo os riscos de 12 % para 31%); sem nenhuma diferença na ocorrência de dor, continência urinária, sexo soloroso ou trauma vaginal/perineal severo após o nascimento: ORA CÁ ESTÁ NOVAMENTE O QUE ANDAM VÁRIAS PESSOAS AQUI A AVISAR AS GRÁVIDAS, A EPISIOTOMIA NÃO PREVINE A INCONTINENCIA URINÁRIA E ESTÁ RELACIONADA COM MAIOR TRAUMA PERINEAL.



                        Eu espero que o resto do artigo não seja como o resumo porque senão não sei onde te apoias para ter opiniões tão fundamentadas.



                        Quanto ao vires aqui, espero que continues a vir, pois ninguém te bateu simplesmente eu penso que quando se possui uma opinião muito forte sobre algo deve-se argumentar, fundamentando, principalmente quando muitas outras pessoas estão a ouvir, neste caso a ler.



                        Em relação a este tópico a pessoa que o colocou já pediu para pararmos de dar opiniões. Pois mas eu não podia deixar isto passar.

                        Comentar


                        • RE: Epidural: sim ou não??

                          Olá Anally_Santiago...



                          Como correu o parto??



                          Bjs

                          BABS

                          Comentar


                          • RE: Epidural: sim ou não??

                            Olá,



                            Depois de ler este topico não posso deixar passar sem dar a minha opinião!!



                            Irrita me solenemente, o fundamentalismo de quem acusa (sim acusa!!) médicos e enfermeiros de carniceiros!!



                            Se assim pensam deixem de recorrer a eles!! Até pelo que aqui apregoam voçês é que sabem porque pura e simplesmente lêm artigos!!



                            Já viram qual é o fundamento de cada artigo?

                            Como aqui já se falou é preciso ver bem de que população e realidade se fala, muito importante em que publicação (revista: lancet por exemplo) foi colocado o estudo /artigo!! Hoje em dia qq um pode escrever qualquer coisa!!



                            As recomendações da OMS (ou qualquer outra entidade) são tomadas tendo em conta uma serie de estudos realizados até á data, mas todos sabemos bem que a medicina baseada na evidência por vezes é muito mais valiosa do que vem nos estudos (em que muitas vezes nada têm a haver com a vida real, pois tudo está bem controlado) essas mesmas recomendações são feitas por médicos, e têm como base sempre custo/beneficio!!



                            Quem quer estudos em Português, vê se mesmo que isto é de quem não está habituado a ler estudos, porque até os investigadores portugueses publicam os papers em inglês a lingua de excelencia na medicina!!



                            Nestas questões para mim pessoalmente acho que cada um deve escolher em consciência sem ter fundamentalismos por perto!!



                            Eu pessoalmente confio a 100% na minha médica, não quero ir ás cegas para o parto, mas sempre que tiver duvidas tenho a minha Go para as tirar e tb as pesquisas na net. Mas não me consigo imaginar ir para a maternidade a pensar que os medicos e enfermeiros são uns "estafermos" que não sabem o que fazem!! Quem sou eu para o fazer!!



                            Meninas, que defendem tanto o natural, se mudarem um pouco de postura talvez ganhem mais com isso!!



                            Porque metem essas ideias fundamentalistas na cabeças das outras mulheres que chegam com essas ideias aos hospitais e depois é normal que os medicos e os enfermeiros não gostem (como eu não iria gostar nada), e comecem a ver as vossas ideias como umas tontas!!

                            Como uma mudança de atitude com uma discussão saudavel, sem essas acusações parvas aos profissionais de saude, talvez se conseguisse mais avanços nos serviços de OB, que não recebem com bons olhos os planos de parto (que acho que deveriam aceitar, para respeitar a liberdade de escolha) entre outras ideias!!



                            Para terminar este forum para mim é para trocar experiencias, e não para ataque, acho lamentavel quando não se concorda com algumas ideias os ataques que logo vêm a seguir!


                            Comentar


                            • RE: Epidural: sim ou não??

                              eduso (21-08-2009)Olá,















                              Depois de ler este topico não posso deixar passar sem dar a minha opinião!!















                              Irrita me solenemente, o fundamentalismo de quem acusa (sim acusa!!) médicos e enfermeiros de carniceiros!!















                              Se assim pensam deixem de recorrer a eles!! Até pelo que aqui apregoam voçês é que sabem porque pura e simplesmente lêm artigos!!















                              Já viram qual é o fundamento de cada artigo?







                              Como aqui já se falou é preciso ver bem de que população e realidade se fala, muito importante em que publicação (revista: lancet por exemplo) foi colocado o estudo /artigo!! Hoje em dia qq um pode escrever qualquer coisa!!















                              As recomendações da OMS (ou qualquer outra entidade) são tomadas tendo em conta uma serie de estudos realizados até á data, mas todos sabemos bem que a medicina baseada na evidência por vezes é muito mais valiosa do que vem nos estudos (em que muitas vezes nada têm a haver com a vida real, pois tudo está bem controlado) essas mesmas recomendações são feitas por médicos, e têm como base sempre custo/beneficio!!















                              Quem quer estudos em Português, vê se mesmo que isto é de quem não está habituado a ler estudos, porque até os investigadores portugueses publicam os papers em inglês a lingua de excelencia na medicina!!















                              Nestas questões para mim pessoalmente acho que cada um deve escolher em consciência sem ter fundamentalismos por perto!!















                              Eu pessoalmente confio a 100% na minha médica, não quero ir ás cegas para o parto, mas sempre que tiver duvidas tenho a minha Go para as tirar e tb as pesquisas na net. Mas não me consigo imaginar ir para a maternidade a pensar que os medicos e enfermeiros são uns "estafermos" que não sabem o que fazem!! Quem sou eu para o fazer!!















                              Meninas, que defendem tanto o natural, se mudarem um pouco de postura talvez ganhem mais com isso!!















                              Porque metem essas ideias fundamentalistas na cabeças das outras mulheres que chegam com essas ideias aos hospitais e depois é normal que os medicos e os enfermeiros não gostem (como eu não iria gostar nada), e comecem a ver as vossas ideias como umas tontas!!







                              Como uma mudança de atitude com uma discussão saudavel, sem essas acusações parvas aos profissionais de saude, talvez se conseguisse mais avanços nos serviços de OB, que não recebem com bons olhos os planos de parto (que acho que deveriam aceitar, para respeitar a liberdade de escolha) entre outras ideias!!















                              Para terminar este forum para mim é para trocar experiencias, e não para ataque, acho lamentavel quando não se concorda com algumas ideias os ataques que logo vêm a seguir!

















                              Sim, nos tempos que mudar a postura por querermos um parto natural mas tu ja que queres um parto com a epidural ( nao tenho nada contra mas nao o quero para mim ) ja nao mudas certo?



                              Se nos temos que mudar de postura, tu e as outras tambem o têm porque nao toca so a umas, toca a todas.



                              Sim eu nao confio em medicos, muito menos dos procedimentos da saude de Portugal. Estive alguns anos em Inglaterra. Se acontecer me alguma coisa vou recorrer ha um hospital privado e de preferencia o Hopital dos Ingleses..é uma vergonha dizer isto nao é?



                              Bom eu estou gravida outra vez, ja tive um parto domiciliar e este parto se tudo correr bem vai ser tambem em casa, se nao correr bem ou se houver algum motivo de preocupaçao irei para a CUF Descobertas onde espero receber mais "respeito" pelo parto e pelo meu corpo. Alias garanto que nao vai haver ninguem a obrigar me a fazer o que eu nao quero e nem vou admitir que me mandei estar deitada a fazer a dilataçao sem o meu marido ao lado.



                              Acredito que este tipo de discussao possa perturbar algumas gravidas mas isto é um forum e é totalmente normal este tipo de discussoes. Simplesmente as gravidas como eu (e olha que sou acusada de x ou y por ter tido um parto domiciliar), temos que saber separar as coisas e entender que sao opinioes, experiencias e discussoes. Nao ha aqui ninguem a tentar que alguma gravida faça x ou y, pode te parecer mas é apenas uma discussao.







                              Agora espero que esteja tudo bem com o teu bebe ( miminho ) Beijinhos


                              Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                              Comentar


                              • RE: Epidural: sim ou não??

                                Eu não disse que quero um parto com epidural!! e tb com epsiotomia pois não!!



                                Eu provavelmente como tenho que fazer heprina todos os dias não posso mesmo fazer epidural!!



                                O que acho é que a mulher deve ter direito de escolha, e mais devemos confiar nos nossos medicos!!

                                Eu quero estar muito bem preparada quando chegar ao momento para saber como posso aliviar a dor e tb ajudar a minha filha a nascer!!



                                Eu pessoalmente, acho que em Portugal temos exclentes medicos ( e os maus tb), eu não sou medica porque irei colocar em causa a classe médica? Que estudou para isso e tem muitos anos de practica?

                                Por acaso a medica que me acompanha é favor de um parto o mais normal possivel e nem gosta de induções!!



                                Continuo a achar que atitudes e comentarios como os que vi neste topico são desnecessarios, como os que os medicos só nos querem é ver paradas e neste estilo, não entram na cabeça de ninguém nem aqui nem em lado nenhum!!



                                Eu não tenho nada contra quem decide ter filhos em casa, mas tb não acho correcto que ataquem quem decide confiar no seu medico e nos meios que a medicina dispoe hoje!



                                Estamos apenas a discutir ideias não a impor!!


                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X