Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Bebe nao "encaixado"

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #46
    RE: Bebe nao "encaixado"

    Oh mamãs....

    Vamos lá ver...o bebé afinal não esta encaixado ou está mal posicionado( se é que podemos considerar um mau posicionamento com tanto tempo de antecedência...) ?



    Seja qie posição for, com uma monitorização correcta pode-se tomar decisões durante o trabalho de parto para que tudo corra bem .

    Mamã Caalex, um trabalho de parto por muito rápido que seja, não se faz em 15 minutos...logo, se sabem que esta grávida apresenta um posicionamento transversal fetal, bastaria monitorizar para levarem para cesariana...é para isso que lá estão os médicos e é para isso que servem as maternidades...



    Mas não me parece ser esse o caso...o bebé está cefalico e a cabeça móvel...aliás como aconteceu nos meus dois partos, até quase ao final...Posso precisar que no meu segundo parto a cabeça da bebé só encaixou mesmo no dia do parto! Como é que eu sei disso? O meu GO iu-me já com 39+3 e disse-me a posição dela, e depois no parto qd as águas rebentaram, vimos pela saída do liquido que a cabeça estava encaixada.



    No entanto deixem-me sublinhar que a médica conseguiu o seu intuito...pelo ultmo post da grávida, vejo que ela tem medo do parto normal...por causa do que lhe foi dito...

    É uma pena este tipo de acompanhamento, a poucas semanas de um parto se explorar assim as emoções das pessoas....



    E mais um vez repito :



    Uma coisa é a grávida optar por uma cesariana informada de todos os pros e contras, outra coisa é ser mal informada e optar por uma intervenção convencida de que é a única solução. E isto é grave..e depois há quem peça 2as opiniões e há quem ache que uma cesariana até nem é mau de todo e portanto " que se lixe, vamos lá que é igual ao litro e eu é tenho menos trabalho."

    Desculpem o meu francês mas ando farta de pedidos de esclarecimento quando eu propria se tiver conhecimento de que algo menos bom se passa na minha gravidez peço outra opiniões, faço tudo para tirar as minhas dúvidas....com quem sabe e com quem não tem nenhum interesse financeiro ou de agenda.

    Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
    Madrinha de treinos : da *Fofinho*

    Comentar


    • #47
      RE: Bebe nao "encaixado"

      BABS (17-04-2010)Caalex... é uma questão pertinente a que colocas... Mas continuo a achar que permitir que seja o bebé e o teu corpo a dar o inicio do trabalho de parto é fundamental...







      1º - A única forma de garantires que o que descreves não acontece, é fazendo uma cesariana electiva muito antes das 38 semanas... afinal de contas pode acontecer em qualquer altura da gravidez... Mas se medires os riscos vs beneficios, verás que não se justifica tal procedimento, visto que os riscos são maiores numa cesariana! (há quem ainda não tenha percebido que a cesariana já por si envolve riscos... então uma cesariana sem entrar em trabalho de parto, mais riscos envolve!)



      2º - O inicio do trabalho de parto nem sempre se dá com a ruptura da bolsa



      3º - se a mulher estiver de sobreaviso, assim que existir ruptura de membranas, vai para o hospital...







      Mas existem outras questões...



      Pode-se internar a grávida por mais uma semana (ou mais, se se justifar) de modo a dar mais tempo para o bebé se desenvolver...



      Pode-se antes da cesariana, tentar fazer reversão externa... (esta possibilidade quase nunca é colocada, por falta de profissionais competentes na tecnica, alguns deles por medo)...







      Ponderar muito bem... claro que sim... Mas na maioria dos casos parte-se para uma cesariana electiva sem explicar as alternativas, sem ouvir as vontades da mulher e sem pensar no que seria melhor para o bebé!





      Bjs



      BABS
      E sem informar a mulher do que se está a passar na realidade, muitas vezes por achar que nós não temos capacidade para perceber...ou então não se dão ao trabalho de informar porque um parto normal é muito mais trabalhoso para o médico do que uma cesariana marcada no dia e na hora que lhe interessa.



      Portanto à mamã que iniciou este tópico :

      Eu sei que se não tivesses ficado com dúvidas não o tinhas iniciado, sei que houve alguma coisa no que a tua GO te disse que te ficou a martelar....então segue o teu corção e pede explicações noutro sítio. Por incrível que te pareça, a nossa intuição como mães faz "milagres" e se realmente fcou alguma coisa por esclarecer, por muito que confies na tua médica, não tomes nenhuma decisão enqunto não estiveres absolutamente esclarecida.

      Porque no final de contas todos os procedimentos são seguros ( uns com mais riscos que outros, mas a obstetrícia está evoluída o suficiente para que seja seguro), e depois do bebé nascer o trabalho da tua GO acabou. Quem vai ter que lidar com as consequencias do parto és tu, seja que tipo de parto for, portanto seria bom que estivesses plenamente esclarecida. A tua médica pode até ser um das melhores Obstetras do País, mas isso não faz com que ela siga as recomendações da OMS relativamente ao parto normal, quer dizer apenas que ela, na sua arte, saca um bebé saudável em todas as circunstancias..Mas pergunto-te se isso para ti serve..Se serve saberes que tens uma gravidez normal, sem riscos e que mesmo assim sejas submetida a uma cesariana apenas porque a tua médica faz essa intervenção de forma exemplar...

      Se servir então não questiones e marca a cesariana, se não servir pede uma segunda opinião de alguém igualmente bom mas isento.

      Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
      Madrinha de treinos : da *Fofinho*

      Comentar


      • #48
        RE: Bebe nao "encaixado"

        wish (15-04-2010)
        Jo&Xande&Babs (15-04-2010)
        scnb (15-04-2010)Ola,



        As 38 semanas a minha bebe nao esta encaixada e a GO ja me falou em cesariana...



        A minha duvida é se a bebe não esta encaixada vale a pena induzir o parto e tentar um parto normal? Ou é melhor partir logo para cesariana?



        Obrigada



        Sonia






        HEIN?!!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?







        A GO falou-te em cesariana porque o bebé não está encaixado às 38semanas?!?!?! A sério?? Nãos eis e hei-de rir ou de chorar!







        Se for um primeiro filho ainda podes ter umas 3/4semanas pela frente!! Se for um segundo filho ficas a saber que o bebé só encaixa no parto mesmo...Alias porque raio te estão a fazer toques nesta fase da gravidez?!?!?!?!?!



        Estes GOs...eu até me passo! E confesso que me revolta!!! Porque querem lá saber da grávida, desde que despachem o assunto consoante a sua agenda...



        Este tipo de médico devia mesmo ser castigado pah.







        Uma coisa é dar-te a opção e informar-te das coisas ( porque há mulheres que querem cesarianas custe o que custar e isso deve ser respeitado sendoque as consequencias são da sua inteira responsabilidade)...outra coisa é enfiar-te coisas na cabeça para te levar a fazer uma cesariana....e ficas a saber que só deve ser feita em casos de risco clinico, ou seja em casos de emergência/urgência...que não é o caso.








        Ou em caso de posição pélvica do bebé. Esqueceste-te de falar nesses casos. A cesariana não é um bicho de 7 cabeças.







        Quando estiveres em trabalho de parto, só aí é decidido. Se ele estiver pélvico, é cesariana. Se estiver cefálico, há que saber aguardar pela "descida" do bebe´, e verificar a posição dele.



        Mas isso certamente que o GO na proxima semana te falará. Ainda está mto a tempo.











        Felicidades.
        mamã, acabaste por dizer exactamente o que eu disse.....

        Um bebé com uma apresentação pélvica é um caso de urgência, certo? Visto que se tentar um parto normal a coisa pode dar para o torto, principalemten porque não há segurança nestes procediemntos em Portugal.

        E aproveito +ara dizer que quadno um bebé se apresenta pélvico namaioria dos casos neste país nem se espera pelo inicio do trabalho de parto, marca-se logo a cesariana..aliás muitas vezes antes das 39semanas como é recomendado...

        Como a Babs disse nem sequer se tenta reposicionar o bebé como deve ser, nem se dá nenhum aconselhamento à grávida.



        Tens razão a cesariana não nenhum bicho de 7 cabeças...mas é para ser feita apenas caso se justifique, e isso é mais que sabido.

        E o que me indignou foi o tipo de atendimento que esta grávida teve, mesmo no final da gestação. Não me incomoda minimamente que outras mulheres decidam fazer uma cesariana por não quererem um parto normal...mas esta grávida se fosse isso nem tinha iniciado este tópico, não achas? é porque ficou com dúvidas por esclarecer, é porque tem medo....E acho que se tem medo nesta altura da gravidez é porque está mal acompanhada.

        Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
        Madrinha de treinos : da *Fofinho*

        Comentar


        • #49
          RE: Bebe nao "encaixado"

          scnb (15-04-2010)







          Há alguma coisa que eu possa fazer para ajudar ao encaixe do bebe?







          Obrigada
          Não precisas de fazer nada além de andares e fazeres a tua vida normalemnte...o teu corpo sabe o que faz, e ele encaixará quando deve encaixar.Depois no trabalho de parto se verá o posicionamento dele e o que se deve fazer.

          Confia no teu corpo, confia no teu parto.

          Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
          Madrinha de treinos : da *Fofinho*

          Comentar


          • #50
            RE: Bebe nao "encaixado"

            BABS:

            "Outra coisa... Indução com uma cesariana prévia? Ah... ok... Ainda bem que terminou em cesariana... podia ter acabado muito pior!"



            Bom dia,



            apesar de ter tido uma cesariana anterior, o tempo entre cesarianas era seguro (mais de 6 anos) para induzir o parto. Não induzi com ocitocina, pois este é um procedimento mais "brusco", digamos assim. Induzi com comprimidos, apenas 2, estive sempre acompanhada, o CTG estava óptimo e as contracções foram evoluindo progressivamente em tempo e intensidade. Quando pelas 21h, realmente não dilatava, pelo facto de ter tido cesariana anterior não continuaram a aumentar a dose, e partiram para cesariana. (Houve pessoas lá que como era 1º filho ou nunca tinham tido cesariana, aumentaram a dose da indução e esperaram pela dilatação, conseguida....).



            Portanto não considero que pudesse ter acabado muito pior. Foi tudo controlado, calmo e quando optaram pela cesariana foi mesmo tendo em conta a cesariana anterior.



            Nunca quiseram que eu ou a bebé corresse riscos



            Mas tudo são opiniões médicas, das grávidas e concordo sim que se deve confiar mas não cegamente, claro. Tudo na vida é com peso e medida. Aliás os bons médicos explicam á grávida e/ou mantêm uma relação de confiança, que inclui tb muita conversa.



            Mas não se deve dizer aqui que médica A, B ou C devia ter uma queixa, pelo menos quando o assunto não é grave.



            Obrigada a todas por este espaço de troca de opiniões...









            Comentar


            • #51
              RE: Bebe nao "encaixado"

              Jo&Xande&Babs (17-04-2010)Oh mamãs....



              Vamos lá ver...o bebé afinal não esta encaixado ou está mal posicionado( se é que podemos considerar um mau posicionamento com tanto tempo de antecedência...) ?



              Seja qie posição for, com uma monitorização correcta pode-se tomar decisões durante o trabalho de parto para que tudo corra bem .



              Mamã Caalex, um trabalho de parto por muito rápido que seja, não se faz em 15 minutos...logo, se sabem que esta grávida apresenta um posicionamento transversal fetal, bastaria monitorizar para levarem para cesariana...é para isso que lá estão os médicos e é para isso que servem as maternidades...


              Sim, teoricamente.



              Não se faz em 15 minutos, mas pode fazer-se em um pouco mais de tempo. Não te esqueças que tens de contar com o tempo de chegada à maternidade, com condicionantes como trânsito e outras.

              Um caso concreto (o meu), desde a chegada à maternidade ao nascimento passou-se hora e meia. A maternidade ficava a 15 min. sensivelmente. Não estive a fazer o trabalho de parto em casa, pois já estava a contar com 1 parto rápido ; antes disso senti 2 contracções que foram tão leves que nem tive a certeza que eram as "tais "e uma peq. perda de líquido. Fui de imediato para a maternidade quase convencida que me iam recambiar para casa, mas afinal já estava com 5 cm de dilatação, sem fazer a menor ideia como.

              Um hipotético 3º parto poderia ainda ser mais rápido, se o meu bebé estivesse transversal não sei não se quereria esperar pelo início espontâneo do trabalho de parto.



              OK seria uma situação bastante rara, mas situações bastante raras com probablidades reduzidissimas de acontecer, aconteceu (distintas) em cada um dos meus partos, por isso...



              Eu entendo que o ideal seja um parto 100% natural, mas há condicionantes específicas em cada parto por isso não se pode partir de uma verdade universal e aplicá-la a todos os casos.

              Comentar


              • #52
                RE: Bebe nao "encaixado"

                BABS (17-04-2010)Caalex... é uma questão pertinente a que colocas... Mas continuo a achar que permitir que seja o bebé e o teu corpo a dar o inicio do trabalho de parto é fundamental...



                1º - A única forma de garantires que o que descreves não acontece, é fazendo uma cesariana electiva muito antes das 38 semanas... afinal de contas pode acontecer em qualquer altura da gravidez... Mas se medires os riscos vs beneficios, verás que não se justifica tal procedimento, visto que os riscos são maiores numa cesariana! (há quem ainda não tenha percebido que a cesariana já por si envolve riscos... então uma cesariana sem entrar em trabalho de parto, mais riscos envolve!)

                2º - O inicio do trabalho de parto nem sempre se dá com a ruptura da bolsa

                3º - se a mulher estiver de sobreaviso, assim que existir ruptura de membranas, vai para o hospital...



                Mas existem outras questões...



                Pode-se internar a grávida por mais uma semana (ou mais, se se justifar) de modo a dar mais tempo para o bebé se desenvolver...

                Pode-se antes da cesariana, tentar fazer reversão externa... (esta possibilidade quase nunca é colocada, por falta de profissionais competentes na tecnica, alguns deles por medo)...



                Ponderar muito bem... claro que sim... Mas na maioria dos casos parte-se para uma cesariana electiva sem explicar as alternativas, sem ouvir as vontades da mulher e sem pensar no que seria melhor para o bebé!



                Bjs





                BABS




                Mas porque referes muito antes das 38 semanas? (estás a ser mais papista que o Papa) nenhum OB por mais intervencionista que seja, iria considerar fazer 1 cesariana electiva muito antes das 38 semanas:



                - os riscos inerentes à prematuridade

                - é de consenso geral que o bebé até à recta final da gestação, ainda tem bastante espaço para mudar de posição várias vezes.

                - e porque 38 semanas é o tempo a partir do qual o bebé é considerado de termo; tudo bem que ainda não possa estar preparado para nascer, mas não terá o quadro clínico de um verdadeiro prematuro. Daí que partos provocados antes desta data, sejam apenas perante situações extraordinárias.

                - porque numa gravidez normal, por sistema o parto não se inicia antes (ou perto) das 38 semanas.



                Concordo que há muitas pessoas que não estão a par dos riscos de uma cesariana e que a levem de ânimo leve, mas também haverá casos em que o equiíbrio risco/benefício será favorável à cesariana.



                Relativamente a reversão externa, pelo que foi escrito neste fórum por uma forista que a fez ou pensava fazê-la não é assim tão simples nem inofensiva. Poder fazê-la ou não depende de inúmeros factores, e além disso é necessário 1 equipa que esteja disponível para 1 cesariana de urgência caso a reversão corra mal.

                Comentar


                • #53
                  RE: Bebe nao "encaixado"

                  Olá mamã, eu tive 2 filhotas de parto vaginal e nenhuma das duas encaixou senão no momento do parto, a 1ª nasceu em 6 horas e a 2ª em 4 horas... Como vês o não estar encaixado nada tem que ver com partos complicados nem cesarianas.



                  Ah, eu tenho uma bacia estreita e tive um princípio de necrose no fémur esquerdo devido a uma luxação congénita da anca... Escorregaram as duas que nem ginjas para fora a mais velha ainda rebentei o cordão umbilical na expulsão porque era demasiado curto para ela sair, ela tinha 3655Kgs nem era pequena .



                  Desejo-te uma hora pequena.


                  Só é merecedor da liberdade e da vida. Quem tem de conquistá-la de novo todos os dias.
                  Johann Wolfgang Von Goeth

                  Comentar


                  • #54
                    RE: Bebe nao "encaixado"

                    Caalex, infelizmente em Portugal é prática mais que frequente a indução de parto e cesarianas com data marcada, principalmente no sector privado, porque o obstetra está de serviço dia X, ou Y e lhe dá mais jeito basta dares um saltinho no fórum da gravidez e percebes do que estou a falar... Até digo mais, conto pelos dedos as pessoas que tenho próximas e não aconteceu o mesmo (tirando eu).


                    Só é merecedor da liberdade e da vida. Quem tem de conquistá-la de novo todos os dias.
                    Johann Wolfgang Von Goeth

                    Comentar


                    • #55
                      RE: Bebe nao "encaixado"

                      [quote]Caalex (17-04-2010)
                      BABS (17-04-2010)



                      - e porque 38 semanas é o tempo a partir do qual o bebé é considerado de termo; tudo bem que ainda não possa estar preparado para nascer, mas não terá o quadro clínico de um verdadeiro prematuro. Daí que partos provocados antes desta data, sejam apenas perante situações extraordinárias.



                      - porque numa gravidez normal, por sistema o parto não se inicia antes (ou perto) das 38 semanas.




                      Caalex:



                      Porque é que dizes que numa gravidez normal o parto não se inicia antes das 38 semanas? Isto é estatístico?

                      é que eu tive duas gravidezes normalíssimas, sem riscos acrescidos de nenhuma espécie, e a 1ª nasceu às 37 semanas e o 2º às 36 semanas. Curiosamente ambos encaixaram muito cedo.



                      Considera-se um bebé de termo após as 37 semanas, pelo menos foi o que sempre me disseram.

                      Eu posso-te dizer que o meu filho nasceu com 36 semanas e apesar de não ser considerado um prematuro de risco, acho que se chama um "alto" prematuro, ele tinha todas as características de um prematuro. Não tinha sobrancelhas, nem pestanas, os lábios eram finíssimos, as orelhas eram super recortadas, era magro e de movimentos irregulares e "não sabia mamar" ou tinha um reflexo muito básico. No entanto há bebés que nascem ás 36 semanas e não são nada assim. Acho que isto da prematuridade depende muito do bebé. Eu imagino que um bebé que nasce ás 41 semanas, se nascesse às 36 era muito prematuro....



                      Eu acho que sugerir uma cesariana só porque o bebé ainda não encaixou e está cefálico.... é mesmo querer fazer a cesariana. Ainda se estivesse pélvico, mas não é o caso. Aliás a enfermeira que me deu aulas de PPP, que foi enfermeira parteira durante anos na maternidade, disse-nos que os bebés nascem de muitas maneiras (e pos-se a fazer gestos com os braços) e num desses gestos o braço saia por cima da cabeça!! E disse a seguir que nascerem direitinhos é que é raro!! isto é a , a cabeça primeiro e os bracinhos cruzados sobre o peito.... eu como não vi os meus sair não sei como estavam, só sei que de facto a cabeça saiu primeiro.

                      E também disse que o encaixe do bebé dá-se muitas vezes depois da ruptura da bolsa (e eu nunca a vi sugerir cesariana só porque o bebé não está encaixado!)



                      Cada uma sabe de si, mas se me falassem a mim em cesariana, saltava-me logo a tampa!!

                      Comentar


                      • #56
                        RE: Bebe nao "encaixado"

                        Caalex (17-04-2010)
                        BABS (17-04-2010)Caalex... é uma questão pertinente a que colocas... Mas continuo a achar que permitir que seja o bebé e o teu corpo a dar o inicio do trabalho de parto é fundamental...



                        1º - A única forma de garantires que o que descreves não acontece, é fazendo uma cesariana electiva muito antes das 38 semanas... afinal de contas pode acontecer em qualquer altura da gravidez... Mas se medires os riscos vs beneficios, verás que não se justifica tal procedimento, visto que os riscos são maiores numa cesariana! (há quem ainda não tenha percebido que a cesariana já por si envolve riscos... então uma cesariana sem entrar em trabalho de parto, mais riscos envolve!)

                        2º - O inicio do trabalho de parto nem sempre se dá com a ruptura da bolsa

                        3º - se a mulher estiver de sobreaviso, assim que existir ruptura de membranas, vai para o hospital...



                        Mas existem outras questões...



                        Pode-se internar a grávida por mais uma semana (ou mais, se se justifar) de modo a dar mais tempo para o bebé se desenvolver...

                        Pode-se antes da cesariana, tentar fazer reversão externa... (esta possibilidade quase nunca é colocada, por falta de profissionais competentes na tecnica, alguns deles por medo)...



                        Ponderar muito bem... claro que sim... Mas na maioria dos casos parte-se para uma cesariana electiva sem explicar as alternativas, sem ouvir as vontades da mulher e sem pensar no que seria melhor para o bebé!



                        Bjs

                        BABS


                        Mas porque referes muito antes das 38 semanas? (estás a ser mais papista que o Papa) nenhum OB por mais intervencionista que seja, iria considerar fazer 1 cesariana electiva muito antes das 38 semanas:



                        - os riscos inerentes à prematuridade

                        - é de consenso geral que o bebé até à recta final da gestação, ainda tem bastante espaço para mudar de posição várias vezes.

                        - e porque 38 semanas é o tempo a partir do qual o bebé é considerado de termo; tudo bem que ainda não possa estar preparado para nascer, mas não terá o quadro clínico de um verdadeiro prematuro. Daí que partos provocados antes desta data, sejam apenas perante situações extraordinárias.

                        - porque numa gravidez normal, por sistema o parto não se inicia antes (ou perto) das 38 semanas.



                        Concordo que há muitas pessoas que não estão a par dos riscos de uma cesariana e que a levem de ânimo leve, mas também haverá casos em que o equiíbrio risco/benefício será favorável à cesariana.



                        Relativamente a reversão externa, pelo que foi escrito neste fórum por uma forista que a fez ou pensava fazê-la não é assim tão simples nem inofensiva. Poder fazê-la ou não depende de inúmeros factores, e além disso é necessário 1 equipa que esteja disponível para 1 cesariana de urgência caso a reversão corra mal.


                        Caalex...

                        Quando digo que a unica forma de evitar que o que tu descreveste acontença é fazer uma cesariana electiva muito antes das 38, é exactamente para que se perceba que esperar até às 39 semanas, não vai nessecariamente reduzir o risco de acontecer...



                        Ou seja...

                        Se fazeres às 39 semanas não evita que aconteça (porque pode acontecer às 36, às 37, às 38, às 38 e 5 dias, etc...) não faz sentido esperares apenas até às 39 semanas correndo o risco de terem existido erros de cálculo de DPP e havendo ou não este erro, correres o risco de o bebé ser demasiado imaturo...



                        Se estivessemos a falar de uma cesairana por causa de uma placenta prévia, é diferente... pois o risco ao entrar em trabalho de parto é maior do que as possiveis sequelas de um bebé nascer Às 39 semanas...

                        Esta relação (risco vs beneficio) não é o mesmo quando falamos de uma cesariana porque o bebé está atravessado....

                        Percebeste o que quis dizer?



                        Logicamente que não faz sentido fazer uma cesariana às 39 semana sporque o bebé está atravessado... se existir efectivamente o receio do prolapso do cordão, porque não fica a mulher internada para vigilância, já que o melhor sitio para se ter um prolapso do cordão, é obviamente no hospital...

                        E porque é que antes de da cesariana, não se tenta ainda uma reversão externa (se a mãe assim o desejar)? Mesmo que fosse com um médico de outra instituição (visto que existem poucos médicos capacitads para tal manobra)?

                        Mas Caalex.... Se a equipa já estaria preparada para uma cesariana electiva, porque não estariam preparados para uma de urgência?

                        Dar a possibilidade a um bebé (e obviamente à mãe) de nascer pelo canal de parto, e de receber os beneficios que este trás... na minha opinião justifica a manobra, desde que feita por alguém realmente capacitado e de estarem preparados para uma cesariana caso se justifique!



                        Bjs

                        BABS

                        Comentar


                        • #57
                          RE: Bebe nao "encaixado"

                          [quote]Dulsa (17-04-2010)
                          Caalex (17-04-2010)
                          BABS (17-04-2010)

                          - e porque 38 semanas é o tempo a partir do qual o bebé é considerado de termo; tudo bem que ainda não possa estar preparado para nascer, mas não terá o quadro clínico de um verdadeiro prematuro. Daí que partos provocados antes desta data, sejam apenas perante situações extraordinárias.

                          - porque numa gravidez normal, por sistema o parto não se inicia antes (ou perto) das 38 semanas.




                          Caalex:

                          Porque é que dizes que numa gravidez normal o parto não se inicia antes das 38 semanas? Isto é estatístico?

                          é que eu tive duas gravidezes normalíssimas, sem riscos acrescidos de nenhuma espécie, e a 1ª nasceu às 37 semanas e o 2º às 36 semanas. Curiosamente ambos encaixaram muito cedo.

                          Considera-se um bebé de termo após as 37 semanas, pelo menos foi o que sempre me disseram.


                          Dulsa, não disponho de dados estatísticos (imagino que os haja), parto da constacção daquilo que tenho conhecimento, isto é, a grandde maioria dos partos que tive conhecimento acontecem perto ou após as 38 semanas (não disse que não se inicia, disse sim que na maioria das gravidezes normais não se iniciaria).



                          Dulsa (17-04-2010)Eu acho que sugerir uma cesariana só porque o bebé ainda não encaixou e está cefálico.... é mesmo querer fazer a cesariana. Ainda se estivesse pélvico, mas não é o caso. Aliás a enfermeira que me deu aulas de PPP, que foi enfermeira parteira durante anos na maternidade, disse-nos que os bebés nascem de muitas maneiras (e pos-se a fazer gestos com os braços) e num desses gestos o braço saia por cima da cabeça!! E disse a seguir que nascerem direitinhos é que é raro!! isto é a , a cabeça primeiro e os bracinhos cruzados sobre o peito.... eu como não vi os meus sair não sei como estavam, só sei que de facto a cabeça saiu primeiro.

                          E também disse que o encaixe do bebé dá-se muitas vezes depois da ruptura da bolsa (e eu nunca a vi sugerir cesariana só porque o bebé não está encaixado!)


                          Neste ponto estou totalmente de acordo contigo, a não ser que existam outras condicionantes.

                          Comentar


                          • #58
                            RE: Bebe nao "encaixado"

                            Babs, no geral acordo contigo, apenas disse que cada caso é um caso (e no meu caso não sei se esperaria). Falas do prolapso do cordão suponho pelo facto de a propabilidade ser superior no caso da posições anómalas do que na posição cefálica. Tenho ideia que pensas que eu levantei esta questão, mas nunca cheguei a levantá-la.

                            Comentar


                            • #59
                              RE: Bebe nao "encaixado"

                              Caalex (18-04-2010)Dulsa, não disponho de dados estatísticos (imagino que os haja), parto da constacção daquilo que tenho conhecimento, isto é, a grandde maioria dos partos que tive conhecimento acontecem perto ou após as 38 semanas.


                              Caalex...



                              Obviamente o que vou dizer ja está com toda a certeza desactualizado...



                              Se um parto pode ocorrer entre as 38 e as 42 semanas, o lógico seria dizer que a média são as 40 semanas (280 a 286 dias após o inicio da ultam menstruação)...



                              O que acontece hoje em dia é que a média obrigatóriamente desceu... porque em Portugal é meeeeesmo muito raro uma grávida ultrapassar as 41 semanas, até porque na maioria dos casos, às 40 semanas levam logo com induções...



                              O que quero dizer com "antes das 38 semanas) é, como te expliquei, que não esperarem por um sinal de inicio de trabalho de parto, corre-se SEMPRE o risco de obrigarem um bebé nascer imaturo... Isto, quando o risco associado a deixar o parto acontecer, e menor do que as sequelas que podem vir da imaturidade deste bebé...



                              Eu percebo o que estás a dizer...

                              Existe um equilibrio...

                              Mas tal como concordaste, não faz sentido dizer a uma grávida de 38 semanas que, pelo seu bebé não estar encaixado, poderia ter que fazer cesariana...

                              Isto é desacreditar esta mulher... É baixar-lhe a confiança no seu prórpio corpo de fazer o trabalho que é esperado... Esta mesma confiança dominuida, vai aumentar a confiança cega no médico... levando uma mulher a fazer tudo o que o médico disser... "afinal de contas, TODAS as mães querem o melhor para o seu filho"...



                              Tal como disse a forista especificamente criada para este tópico... "comentem os partos eutocitos e deixem os distócitos para quem sabe"...

                              Concordo 100% com este argumento...

                              Mas é exactamente transformando um evento natural e fisiológico em patológico e intervencionado que faz com que um parto eutócito (com tudo para ser eutócito) se transforme em distócito...



                              Gostava tanto que os médicos seguissem a premissa "Intervirei nos partos distócitos, e deixarei para quem sabe (a mãe/mulher/parturiente) o parto eutócito..."...

                              Pena que o pensamento seja apenas numa via!



                              A mulher é "obrigada" a calar-se quando os médicos intervêm, mas os médicos "esquecem-se" de se calarem quando a mulher pede para parir numa posição diferente da de Supina, ou pede para andar para ajudar na dilatação... ou mesmo quando pede água, comida ou simplesmente que a deixem em paz!!!



                              Bjs

                              BABS

                              Comentar


                              • #60
                                RE: Bebe nao "encaixado"

                                [quote]Caalex (18-04-2010)[quote]Dulsa (17-04-2010)[quote]Caalex (17-04-2010)
                                BABS (17-04-2010)



                                Dulsa, não disponho de dados estatísticos (imagino que os haja), parto da constacção daquilo que tenho conhecimento, isto é, a grandde maioria dos partos que tive conhecimento acontecem perto ou após as 38 semanas (não disse que não se inicia, disse sim que na maioria das gravidezes normais não se iniciaria).


                                Eu também não tenho dados estatísticos (tenho pena que eu adoro dados estatísticos !! ) mas por exemplo já vi reportagens sobre o aumento do nascimento de bebés prematuros em Portugal (e suponho que no geral do mundo ocidental), por 2 razões: por causa do nosso modo de vida (com mais stress) e com o aumento da idade materna (para o 1º filho e para os seguintes).

                                Portanto suponho que a tal média está a descer, não só porque não se espera pelas 41 semanas (porque ao que eu tenho visto muitas mulheres são induzidas pelas 39 semanas, nem às 40 chegam...) mas também por causa do aumento dos partos prematuros. Eu tenho quase a certeza que tive um parto prematuro por minha culpa, trabalhei até ao dia em que me "rebentaram as águas", e estava a trabalhar nesse dia... enfim (mas certamente há mães que trabalham até ao fim e não por isso que tem bebés prematuros).

                                Bem.... também eu queria ás 38 :P



                                Bjs

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X