Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

O meu parto...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • O meu parto...

    Já passaram 3 anos... mas hoje, depois de ler tanto testemunho, apeteceu-me partilhar com vocês a minha história... pode ser que ajude alguém... pode ser que faça alguma pessoas verem outros pontos de vistas...



    Estava grávida de 36 semanas e 2 dias... a gravidez foi atribulada... às 33 semanas já tinha estado internada durante uma semana porque a cachopa queria nascer + cedo... cheguei a casa, depois de trabalho, estiquei-me no sofá com uma almofada por baixo da pernas e liguei a televisão... ouvi um "bloc"... parecia uma bolhinha a rebentar... que barulho estranho... levantei-me... uma enxurrada no chão... rebentaram-me as águas... nervosa... era muito cedo...



    Gritei pelo meu marido que tinha acabado de chegar do trabalho. Liguei logo ao meu médico (o meu anjo da guarda...).

    Ele disse: "rebentaram-lhe as águas? Olhe que bom! Vá andando para a Cruz Vermelha que eu já lá vou ter".

    Assim foi: 10 minutos depois estava na cruz vermelha. Fui excepcionalmente recebida por enfermeiras simpatiquíssimas e tão meigas...

    Acomodaram-me no meu quartinho de hotel.

    Passado alguns minutos levaram-me para outro quarto muito acolhedor e ligaram-me ao ctg... nada de contracções... a bébé estava bem... toque... completamente fechada... bébé muito em cima... rebentamento e perda total de líquido...

    Chegou o meu médico... agora sim, fico tranquila... novo toque... começam as contracções... continuo sem dilatação rigorosamente nenhuma... o meu anjo disse-me "Isto é assim: se estivessemos no público eu era obrigado a dar-lhe um monte de fármacos e esperar até que o bebe entrasse em sofrimento para poder interferir (o sofrimento da mãe não interessa... até não passa para o bébe...). Á bebe está muito em cima, você não dilata... aqui posso-lhe propor ou esperarmos ou avançarmos para cesariana..."

    Ponderei durante uns minutos... "Vamos para cesariana! O pai pode assistir?" ... "vem já comigo desinfectar-se enquanto as enfermeiras tratam de si".

    Deram-me epidural, cinco minutos a cortarem, baixaram o pano e só depois tiraram a minha princesa que já vinha a chorar ainda só tinha a cabeça cá fora :P. Como não tinha dores eu e o meu marido pudemos usufruir de cada segundo. Deitaram-na ao meu colo junto às maminhas enquanto tiravam o sangue do cordão para criopreservar. O Papá pegou nela, ajudou a limpar, vestir... tudo a 1 metro de mim. Enquanto eu isto decorria eu era aspirada e cozida... ainda a ser cozida veio para a maminha aprender a mamar... era considerada prematura de tempo mas não de peso (nasceu com 3.050 kg e 49 cm).

    Fomos os três juntinhos para o nosso quarto de hotel.

    Não tive uma única dor nem antes nem depois. estive sempre em condições de tratar da minha filha. No dia seguinte já era que fazia tudo (só o 1º banho é que foi com ajuda...).



    Não foi um parto normal... não foi natural... mas foi especial... estivemos sempre juntos, sempre bem!

    Não sofri rigorosamente nada... gosto menos da minha filha por isso... nem pensar! Dava a minha vida por ela, somos unha e carne, faço tremer o ceu e a terra pelo seu bem estar!



    E pude estar com ela sempre bem, sempre com ela (de corpo e alma)!



    Não é o habitual relato de parto... mas foi o meu, e foi lindo! (não precisei de sofrer para aproveitar cada minuto dele!)


    \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

    \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

  • #2
    RE: O meu parto...

    MBprincesa (15-06-2010)Já passaram 3 anos... mas hoje, depois de ler tanto testemunho, apeteceu-me partilhar com vocês a minha história... pode ser que ajude alguém... pode ser que faça alguma pessoas verem outros pontos de vistas...

    Estava grávida de 36 semanas e 2 dias... a gravidez foi atribulada... às 33 semanas já tinha estado internada durante uma semana porque a cachopa queria nascer + cedo... cheguei a casa, depois de trabalho, estiquei-me no sofá com uma almofada por baixo da pernas e liguei a televisão... ouvi um "bloc"... parecia uma bolhinha a rebentar... que barulho estranho... levantei-me... uma enxurrada no chão... rebentaram-me as águas... nervosa... era muito cedo...

    Gritei pelo meu marido que tinha acabado de chegar do trabalho. Liguei logo ao meu médico (o meu anjo da guarda...).

    Ele disse: "rebentaram-lhe as águas? Olhe que bom! Vá andando para a Cruz Vermelha que eu já lá vou ter".

    Assim foi: 10 minutos depois estava na cruz vermelha. Fui excepcionalmente recebida por enfermeiras simpatiquíssimas e tão meigas...

    Acomodaram-me no meu quartinho de hotel.

    Passado alguns minutos levaram-me para outro quarto muito acolhedor e ligaram-me ao ctg... nada de contracções... a bébé estava bem... toque... completamente fechada... bébé muito em cima... rebentamento e perda total de líquido...

    Chegou o meu médico... agora sim, fico tranquila... novo toque... começam as contracções... continuo sem dilatação rigorosamente nenhuma... o meu anjo disse-me "Isto é assim: se estivessemos no público eu era obrigado a dar-lhe um monte de fármacos e esperar até que o bebe entrasse em sofrimento para poder interferir (o sofrimento da mãe não interessa... até não passa para o bébe...). Á bebe está muito em cima, você não dilata... aqui posso-lhe propor ou esperarmos ou avançarmos para cesariana..."Ponderei durante uns minutos... "Vamos para cesariana! O pai pode assistir?" ... "vem já comigo desinfectar-se enquanto as enfermeiras tratam de si".

    Deram-me epidural, cinco minutos a cortarem, baixaram o pano e só depois tiraram a minha princesa que já vinha a chorar ainda só tinha a cabeça cá fora :P. Como não tinha dores eu e o meu marido pudemos usufruir de cada segundo. Deitaram-na ao meu colo junto às maminhas enquanto tiravam o sangue do cordão para criopreservar. O Papá pegou nela, ajudou a limpar, vestir... tudo a 1 metro de mim. Enquanto eu isto decorria eu era aspirada e cozida... ainda a ser cozida veio para a maminha aprender a mamar... era considerada prematura de tempo mas não de peso (nasceu com 3.050 kg e 49 cm).

    Fomos os três juntinhos para o nosso quarto de hotel.

    Não tive uma única dor nem antes nem depois. estive sempre em condições de tratar da minha filha. No dia seguinte já era que fazia tudo (só o 1º banho é que foi com ajuda...).

    Não foi um parto normal... não foi natural... mas foi especial... estivemos sempre juntos, sempre bem!

    Não sofri rigorosamente nada... gosto menos da minha filha por isso... nem pensar! Dava a minha vida por ela, somos unha e carne, faço tremer o ceu e a terra pelo seu bem estar!

    E pude estar com ela sempre bem, sempre com ela (de corpo e alma)!

    Não é o habitual relato de parto... mas foi o meu, e foi lindo! (não precisei de sofrer para aproveitar cada minuto dele!)


    Sabes, muitas coisas se dizem para justificar determinados procedimentos e, por vezes, alguns profissionais aproveitam-se do estado frágil em que nos encontramos para nos levar a acreditar em determinadas afirmações que, na forma como são ditas, nos soam como verdades irrefutaveis.

    No estado clinico em que te encontravas (com perda total de liquido e com 36 semanas de gestação) julgo que terias indicação para cesariana no publico, no privado, aqui e na China.



    Foi o teu parto, correu tudo bem e no final é mesmo só isso que é importante.

    Termos os nossos pimpolhos saudáveis nos nossos braços.

    Comentar


    • #3
      RE: O meu parto...

      Puseste-me um sorriso na cara

      Imagino que no inicio tenha sido um susto...mas depois foi lindo!
      Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

      Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

      Comentar


      • #4
        RE: O meu parto...

        Mimocas...achas mesmo que no publico nao teriam tentado a induçao?
        Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

        Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

        Comentar


        • #5
          RE: O meu parto...

          evian (15-06-2010)Mimocas...achas mesmo que no publico nao teriam tentado a induçao?


          Acho que seria uma grande irresponsabilidade fazê-lo se, como o OB disse, houve perda total de liquido e com 36 semanas de gestação...

          Disparates fazem-se em todo o lado, seja no privado ou no publico, seja por excesso ou por defeito.

          Mas eu tenho assim uns pruridos com os discursos dos privados... se é que me faço entender.

          Comentar


          • #6
            RE: O meu parto...

            Mimocas (15-06-2010)
            evian (15-06-2010)Mimocas...achas mesmo que no publico nao teriam tentado a induçao?
            Acho que seria uma grande irresponsabilidade fazê-lo se, como o OB disse, houve perda total de liquido e com 36 semanas de gestação...

            Disparates fazem-se em todo o lado, seja no privado ou no publico, seja por excesso ou por defeito.

            Mas eu tenho assim uns pruridos com os discursos dos privados... se é que me faço entender.


            Perfeitamente... mas sabes que na semana que estive internada em Sta Maria passei várias noites na sala de partos e ouvi muitas vezes frases tipo "temos que esperar... são as regras... só se o bebe entrar em sofrimento"... e depois era a correria porque o bebe estava mal ou a mal estava mal... acho que infelizmente os "cortes orçamentais" condicionam muitas vezes (para o bem e para o mal) o comportamento dos médicos nas instituições públicas.




            \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

            \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

            Comentar


            • #7
              RE: O meu parto...

              Mimocas (15-06-2010)
              evian (15-06-2010)Mimocas...achas mesmo que no publico nao teriam tentado a induçao?
              Acho que seria uma grande irresponsabilidade fazê-lo se, como o OB disse, houve perda total de liquido e com 36 semanas de gestação...

              Disparates fazem-se em todo o lado, seja no privado ou no publico, seja por excesso ou por defeito.

              Mas eu tenho assim uns pruridos com os discursos dos privados... se é que me faço entender.


              Sabes Mimocas...a mim foi o que me aconteceu....essa tal irresponsabilidade...

              Estava eu em casa descansadinha quando sinto um "ploc" e comecei a perder o liquido....estava grávida de 35 semanas e 2 dias...fui logo para o hospital....entrei lá à meia noite e o meu filho só nasceu 15h depois de parto vaginal com ventosas....esteve 15 horas na minha barriga com a bolsa rota e sem liquido amniotico....conclusão..nasceu...foi reanimado....e foi direitinho para a UCIN porque estava com uma infecção nos pulmões...esteve ventilado mais de uma semana....e a antibiótico....foi muito mau...

              E isto passou-se à 9 anos atrás num hospital público!!!

              Comentar


              • #8
                RE: O meu parto...

                É sempre bom ver uma mamã Feliz e realizada com o seu parto. Foi bonito teres escolhido o tipo de parto dando o teu consentimento informado, uma decisão que partiu inteiramente de ti e que te pôs feliz.

                Acho que é isso que devia acontecer com todas as grávidas, serem bem preparadas para depois poderem decidir com tranquilidade a opção que melhor se adequa à situação.



                Nem todos os partos normais implicam sofrimento, porque tal como as cesarianas dependem da Equipa clínica que os acompanha e os gere, depende também do grau de preparação da grávida. Não conheço nenhuma grávida que tenha sofrido de forma intolerável e depois diga que teve um parto espectacular. Mas conheço muitas que tiveram a possibilidade de escolher o seu tipo de parto de forma consciente e informada e todas elas se sentiram realizadas.

                E é isso que importa. Isso e a salvaguarda da saúde da mãe e do bebé.

                Concordo absolutamente contigo, foi o tipo de parto que escolheste e só por isso só te pode fazer Feliz.

                Espero que estes 3anos te tenham trazido muitas alegrias, desejo-vos tudo de bom.

                Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                Comentar


                • #9
                  RE: O meu parto...

                  mummytwice (15-06-2010)
                  Mimocas (15-06-2010)
                  evian (15-06-2010)Mimocas...achas mesmo que no publico nao teriam tentado a induçao?
                  Acho que seria uma grande irresponsabilidade fazê-lo se, como o OB disse, houve perda total de liquido e com 36 semanas de gestação...

                  Disparates fazem-se em todo o lado, seja no privado ou no publico, seja por excesso ou por defeito.

                  Mas eu tenho assim uns pruridos com os discursos dos privados... se é que me faço entender.


                  Sabes Mimocas...a mim foi o que me aconteceu....essa tal irresponsabilidade...

                  Estava eu em casa descansadinha quando sinto um "ploc" e comecei a perder o liquido....estava grávida de 35 semanas e 2 dias...fui logo para o hospital....entrei lá à meia noite e o meu filho só nasceu 15h depois de parto vaginal com ventosas....esteve 15 horas na minha barriga com a bolsa rota e sem liquido amniotico....conclusão..nasceu...foi reanimado....e foi direitinho para a UCIN porque estava com uma infecção nos pulmões...esteve ventilado mais de uma semana....e a antibiótico....foi muito mau...

                  E isto passou-se à 9 anos atrás num hospital público!!!


                  Exactamente.

                  Total irresponsabilidade/negligência.

                  Qualquer profissional de saúde, e ainda mais os da área, sabem que o principal risco é a infecção tanto do bébe como da mãe.

                  Muitas sépsis se evitariam.

                  Por isso mesmo é regra monitorizar os parametros de infecção da mãe quando o trabalho de parto se prolonga e já houve rotura da bolsa há algumas horas. Nos casos em que se verifica total perda de liquido, então....

                  Comentar


                  • #10
                    RE: O meu parto...

                    Parabéns pelo teu parto que apesar de não ter sido "normal" correu maravilhosamente e isso é que interessa.



                    Infelizmente só tenho a constatar q é uma realidade que no publico esperem tempo demais.

                    Tive uma nina com 36 semanas e depois da bolsa rota e pra acelerar o parto foi me induzido com fármacos.



                    Tive uma nina com 25 semanas e estive 1 semana completa com a bolsa completamente rota pra evitar o parto prematuro e só soube quais os riscos de estar assim porque perguntei, ninguem me informou de nada.

                    Se era arriscado nascer ás 24 semanas? Sim era muito, mas muito mais risco corri eu e ela por estar tanto tempo assim, o utero contraio e estava a atrofiar o desenvolvimento dela, a placenta sem liquido estava a ressequir, ela estava vulnerável a apanhar uma grave infeção e realmente a apanhou, uma sepsis.

                    Ela podia ter morrido e me levado com ela e deixaria mais 3 ninas orfãs. E ninguém perguntou o que eu queria .

                    E sabendo q já tinha esta infecção no Domingo não quiseram fazer logo esta cesariana, marcaram para as 14h do dia seguinte, ela não aguentou e apesar da medicação pra evitar o parto ela nasceu sozinha nessa noite.

                    Tou feliz de a ter cmg, tou feliz de ter sobrevivido ela e eu a uma grande infecção. Mas deviam me ter dado a escolher o que realmente queria expondo os pós e contras.

                    Por isso gostei de ler este relato que o médico discutiu a situação ctg e deixou tu decidires.



                    Bj




                    As minhas 4 princesas.


                    Nasci pequenina com 25 semanas e 645g, mas sou uma grande lutadora. A minha história http://www.serprematuro.com/index.ph...turas&Itemid=2

                    Comentar


                    • #11
                      RE: O meu parto...

                      Gostei muito de ler o teu relato.



                      Só continuo sem perceber a obsessão com as dores, com o sofrer. Há tanto mais num parto (seja ele de que tipo for) para além disso.

                      Comentar


                      • #12
                        RE: O meu parto...

                        Jo&Xande&Babs (15-06-2010)É sempre bom ver uma mamã Feliz e realizada com o seu parto. Foi bonito teres escolhido o tipo de parto dando o teu consentimento informado, uma decisão que partiu inteiramente de ti e que te pôs feliz.

                        Acho que é isso que devia acontecer com todas as grávidas, serem bem preparadas para depois poderem decidir com tranquilidade a opção que melhor se adequa à situação.

                        Nem todos os partos normais implicam sofrimento, porque tal como as cesarianas dependem da Equipa clínica que os acompanha e os gere, depende também do grau de preparação da grávida. Não conheço nenhuma grávida que tenha sofrido de forma intolerável e depois diga que teve um parto espectacular. Mas conheço muitas que tiveram a possibilidade de escolher o seu tipo de parto de forma consciente e informada e todas elas se sentiram realizadas.

                        E é isso que importa. Isso e a salvaguarda da saúde da mãe e do bebé.

                        Concordo absolutamente contigo, foi o tipo de parto que escolheste e só por isso só te pode fazer Feliz.

                        Espero que estes 3anos te tenham trazido muitas alegrias, desejo-vos tudo de bom.


                        Obrigada pelas tuas palavras! Têm sido anos maravilhosos e espero ter a alegria de voltar a repetir a experiência (este ou outro tipo de parto...).



                        beijinhos


                        \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                        \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                        Comentar


                        • #13
                          RE: O meu parto...

                          teresa_novo (16-06-2010)Parabéns pelo teu parto que apesar de não ter sido "normal" correu maravilhosamente e isso é que interessa.

                          Infelizmente só tenho a constatar q é uma realidade que no publico esperem tempo demais.

                          Tive uma nina com 36 semanas e depois da bolsa rota e pra acelerar o parto foi me induzido com fármacos.

                          Tive uma nina com 25 semanas e estive 1 semana completa com a bolsa completamente rota pra evitar o parto prematuro e só soube quais os riscos de estar assim porque perguntei, ninguem me informou de nada.

                          Se era arriscado nascer ás 24 semanas? Sim era muito, mas muito mais risco corri eu e ela por estar tanto tempo assim, o utero contraio e estava a atrofiar o desenvolvimento dela, a placenta sem liquido estava a ressequir, ela estava vulnerável a apanhar uma grave infeção e realmente a apanhou, uma sepsis.

                          Ela podia ter morrido e me levado com ela e deixaria mais 3 ninas orfãs. E ninguém perguntou o que eu queria .

                          E sabendo q já tinha esta infecção no Domingo não quiseram fazer logo esta cesariana, marcaram para as 14h do dia seguinte, ela não aguentou e apesar da medicação pra evitar o parto ela nasceu sozinha nessa noite.

                          Tou feliz de a ter cmg, tou feliz de ter sobrevivido ela e eu a uma grande infecção. Mas deviam me ter dado a escolher o que realmente queria expondo os pós e contras.

                          Por isso gostei de ler este relato que o médico discutiu a situação ctg e deixou tu decidires.

                          Bj


                          Infelizmente os médico nem sempre nos consideram aptas para tomarmos decisões (desde que devidamente informadas...).... ou eles próprios não sabem informar correctamente.

                          Como tudo na vida, é preciso ter sorte... eu acho que tive e por isso chamo ao meu OB "o meu anjo"...

                          Felizmente o teu caso não teve consequências pior e tens contigo as tuas princesas



                          Beijinhos



                          P.S. Adorei as imagens da tua lutadora!


                          \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                          \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                          Comentar


                          • #14
                            RE: O meu parto...

                            Caalex (16-06-2010)Gostei muito de ler o teu relato.

                            Só continuo sem perceber a obsessão com as dores, com o sofrer. Há tanto mais num parto (seja ele de que tipo for) para além disso.


                            Pois... se calhar a obsessão com as dores é porque nunca passei por isso e assustam...


                            \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                            \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                            Comentar


                            • #15
                              RE: O meu parto...

                              MBprincesa (16-06-2010)
                              Caalex (16-06-2010)Gostei muito de ler o teu relato.

                              Só continuo sem perceber a obsessão com as dores, com o sofrer. Há tanto mais num parto (seja ele de que tipo for) para além disso.


                              Pois... se calhar a obsessão com as dores é porque nunca passei por isso e assustam...


                              Eu tenho pavor da dor...seja ela de que tipo fôr, seja no dentista nas analises, em exames medicos ou em partos...e eu tive a minha cota parte no parto...e no dentista tb...
                              Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

                              Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X