Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Série "Maternidade" RTP

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #46
    Ainda não vi a série mas sendo assim com tanta barbaridade até tenho de ver para me rir um bocado.

    Quanto ao ovo, não sei qual é o escândalo. Aqui em Viseu já há muitos anos que foi implementado um programa de segurança infantil. Ninguém sai sem ovo e sem as enfermeiras o ensinarem a usar. Uma vez houve um bebé que teve um acidente no próprio parque do hospital e ficou muito mal porque vinha ao colo da avó. Ninguém sai sem ovo (imagino que quem more no prédio ao lado não tenha de sair com ovo) mas as enfermeiras verificam sempre se temos ou não e a quem não tem emprestam.
    Para além da segurança no carro, informam sempre que um bebé deve estar sempre bem preso, nem que seja para estar no ovo como espreguiçadeira. Sempre me avisaram para não subir os 3 andares de escadas com a bebé pequenina ao colo. Se eu cair com ela ao colo é uma coisa. Se ela cair dentro do ovo fica mais protegida. Aliás, conheço um caso de um bebé de um mês que caiu do ovo porque a mudarem-no da sala para o quarto bateram na esquina da porta com o ovo e ele caiu por estar mal preso. Sei de outro caso de um bebé que caiu no passeio porque a mãe tentou entrar no autocarro com ele no carrinho mas sem estar preso.
    Por isso, o ovo é essencial sim, mesmo que não se tenha carro.
    2 filhotes lindos

    Comentar


    • #47
      Nem mais Micaela!
      Todos estes cuidados são implementados para se ajudar a mudar mentalidades, coisa que no nosso país é preponderante.
      Apesar das multas serem bem pesadas continuamos a assistir ao transporte desadequado de crianças, quer pelos pais quer pelas empresas de transporte.
      Se não morrem ou ficam estropiadas mais crianças todos os dias nas estradas nacionais é por pura sorte, choca-me que as pessoa ainda não tenham entendido isso de uma vez!

      E mais, não me venham com essa conversa de não ter carro, logo não ser necessário o bebé ser transportado na cadeira.
      Tudo bem que mt gente não tem carro (eu sou uma delas, ando de transportes públicos) mas sinceramente acham que essas pessoas NUNCA vão andar de carro? Nem de boleia com uma amiga, ou com os pais ou quem sabe até de um vizinho? Sejam realistas, o facto de não possuir viatura própria não significa que a pessoa não recorra por vezes ao carro dos outros. E chaga uma vez para haver uma desgraça, mesmo aqui ao lado e mt devagarinho!

      Mais uma coisa que me chateia é a questão da disponibilidade financeira de cada um.
      Apesar de já ter sido aqui explicado que a maior parte das maternidades disponibiliza o ovo para quem realmente não pode adquiri-lo deixo-vos apenas um pensamento:
      Em 9 meses de gestação não foi possível economizar apenas 20€ para comprar uma cadeira de transporte adequado ao bebé? Porra, no Pingo Doce é qt custam as mais baratas e homologadas por lei!!!
      Se não conseguem arranjar 20€ em 9 meses como vão fazer para alimentar, vestir e calçar essas crianças todos os dias??? Isto parece-me que se responde por si só!
      Acho que a única explicação para as pessoas não investirem nesta aquisição passa pelo egoísmo dos pais ou pela sua ignorância.
      De qq forma, acho que ao serem implementadas estas regras se contribui e mt para melhorar esta situação.


      Comentar


      • #48
        Ah, quanto à série acho uma palhaçada e uma falta de respeito pelos profissionais sérios do nosso país!
        E entristece-me que sirva de exemplo para mts mulheres que vão assim enganadinhas qd é hora dos seus filhos nascerem...
        Nem por ser um exemplo de H. privado a coisa é mais real... é uma estupidez pegada sem pés nem cabeça!

        Basta vocês verem a questão da hierarquia. Os médicos são todos fabulosos profissionais ao passo que as enfermeiras andam lá como se fosse um filme dos anos 50 com elas de saia e tacão, cabelo de cabeleireiro e maquilhagem bem visível e pasmem-se, quepe na cabeça!!! E só servem para serem maltratadas pelos srs. drs. e espezinhadas pelos clientes cheios de guito que falam e se comportam como se o dinheiro desse direitos extra...
        Tanto os médicos como os clientes se dirigem aos enfermeiros assim ao estilo:
        "Olhe lá, sabe com quem está a falar? Você é paga para fazer o que eu lhe mando... vem agora esta ralé armada em gente!!! Qual enfermeira qual quê? Vai mas é já fazer o que lhe ordeno senão ponho-a já no olho da rua, ouviu?"...
        Enfim, ridículo!


        Comentar


        • #49
          «
          Mais uma coisa que me chateia é a questão da disponibilidade financeira de cada um.
          Apesar de já ter sido aqui explicado que a maior parte das maternidades disponibiliza o ovo para quem realmente não pode adquiri-lo deixo-vos apenas um pensamento:
          Em 9 meses de gestação não foi possível economizar apenas 20€ para comprar uma cadeira de transporte adequado ao bebé? Porra, no Pingo Doce é qt custam as mais baratas e homologadas por lei!!!
          Se não conseguem arranjar 20€ em 9 meses como vão fazer para alimentar, vestir e calçar essas crianças todos os dias??? Isto parece-me que se responde por si só! »



          Já para não falar que agora existe o abono pré-natal que bem gerido dá para comprar TUDO! Portanto...

          Comentar


          • #50
            Falando de novo do HCVP, os bebés não podem andar ao colo no corredor, provavelmente pelos motivos de segurança que se falou em cima.

            A minha filha só saiu do quarto para ir fazer o teste do pezinho e o meu filho para ir fazer as vacinas e foram sempre no berço, com o pai atrás, que os meus bebés também não saíram debaixo do olho da mãe ou do pai nem por um segundo :-)




            Comentar


            • #51
              Eu tive o meu pequeno na clinica e apesar de constar na lista ovo/ alcofa, ninguém foi verificar nada, neste caso cada cabeça sua sentença, eu fiz o que achei melhor, verifiquei o cinto um bilião de vezes, e fui o caminho todo a segurar a cabeça dele ( no ovo ) cheinha de medo :/
              Acho muito bem proibirem a saída dos bebes no colo, ninguém tá livre de uma queda ou de um encontrão ( eu até em casa quando andava com o pequeno, era como se levasse ao colo uma bomba ( marinheira de 1ª viajem ).

              Quanto à questão dos berçarios, não desaprovo 1º o bebe é levado de x em x horas à mãe para comer, 2º há partos tanto naturais como cesarianas que custam mais um bocado, acho bem a mãe puder descansar. Quando for para casa, tem o pai que ajuda, no hospital/ clinica não ( felizmente no meu caso, meu marido passou as 2 noites comigo, foi optimo contar com uma mão até pq na 1ª noite nem me podia levantar ), 3º meu filho mamou no biberão nos 1ºs 4 dias de vida, o meu leite não saía nem por nada e não o ia deixar com fome ( bastou o 1º dia que queriam que inistisse com o peito e ele sem comer nada ) a partir do 5º dia o leite finalmente subiu e ele começou a mamar ao peito, portanto o facto de pegar no biberão, não invalida que depois não mame ao peito.

              Alcofa, eu tenho uma da bebe confort dura, com cintos e propria para andar de carro, nas 1ªs consultas falei com a pediatra, e ela mesmo disse que se era esta alcofa que era tão segura como o ovo, a partir daí e até ele lá caber andou sempre na alcofa. Alias fala-se tanto da segurança, da saúde, conforto disto e daquilo, mas o que vejo é que a maior parte das pessoas não têm alcofa, eu fartei-me de ouvir falar que os bebes devem ficar no máximo 2 horas no ovo, a mim bastava-me uma consulta para exceder esse tempo...
              O pequeno sempre andou na alcofa até aos 6/7 meses, super confortavel e prática, sem falar que o ovo no verão é um martirio, como calhou exactamente nesta altura a transição alcofa/ovo ele passou logo para a cadeira de passeio, e no carro ia na cadeira dele. Tenho um ovo e uma base com 1 mês de uso :/ vale a ena pensar antes de comprar.




              Madrinha querida Caty80
              Madrilhada fofucha Julit

              Comentar


              • #52
                Bom, se um dos motivos é por ser um perigo andar com um bebé ao colo por causa das quedas e encontrões, isso até em casa pode acontecer; vamos deixar de pegar nos bebés ao colo? Não será um bocadinho de exagero? Vocês não andaram com os vossos bebés em marsupios/slings? E se caíssem para a frente? Não andaram com eles ao colo a embalá-los de um lado para o outro em casa, para lhes acalmar o choro? E se escorregassem num tapete e caíssem? Então o que está correcto é o bebé estar sempre enfiado num ovo ou numa alcofa, e só lhe pegarmos quando estivermos sentadas?

                Pessoalmente, a minha filha de carro andou sempre no ovo (cadeirinha, mais tarde), virada para trás como mandam as regras, e já cheguei ao ponto de ligar para mais de 20 companhias de táxis até encontrar uma que disponibilizasse cadeirinha para ela (e já tinha quase 3 anos) para ir até à gare do Oriente, e reservei logo o mesmo para a volta.

                Fora do carro, andava ao colo, sim; de marsupio, de sling, ao colo simplesmente. Muitos quilómetros andei eu com ela ao colo nas primeiras semanas com as cólicas, de um lado para o outro em casa. Todos os dias ia à rua, ao pão e tratar das coisas que tinha de tratar, nunca andei com ela de ovo na rua excepto se fosse para ir a algum lado onde sabia que ia demorar.

                Em relação às maternidades, compreendo perfeitamente que quiram educar as pessoas e que lhes dessem alguma formação. Não me parece bem que seja obrigatório, porque se se faz uma lei para os bebés só poderem sair da maternidade de ovo, vão para longe ou perto, de carro ou a pé, a seguir tem de se fazer uma lei para nenhum bebé poder andar sem ser de ovo na rua, porque podem muito bem ir apanhar um carro ali mais à frente, ou porque a mãe pode levar um encontrão e cair...

                Elsa

                Comentar


                • #53
                  Inserido Inicialmente por ElsaTS Ver Mensagem
                  Bom, se um dos motivos é por ser um perigo andar com um bebé ao colo por causa das quedas e encontrões, isso até em casa pode acontecer; vamos deixar de pegar nos bebés ao colo? Não será um bocadinho de exagero? Vocês não andaram com os vossos bebés em marsupios/slings? E se caíssem para a frente? Não andaram com eles ao colo a embalá-los de um lado para o outro em casa, para lhes acalmar o choro? E se escorregassem num tapete e caíssem? Então o que está correcto é o bebé estar sempre enfiado num ovo ou numa alcofa, e só lhe pegarmos quando estivermos sentadas?

                  Pessoalmente, a minha filha de carro andou sempre no ovo (cadeirinha, mais tarde), virada para trás como mandam as regras, e já cheguei ao ponto de ligar para mais de 20 companhias de táxis até encontrar uma que disponibilizasse cadeirinha para ela (e já tinha quase 3 anos) para ir até à gare do Oriente, e reservei logo o mesmo para a volta.

                  Fora do carro, andava ao colo, sim; de marsupio, de sling, ao colo simplesmente. Muitos quilómetros andei eu com ela ao colo nas primeiras semanas com as cólicas, de um lado para o outro em casa. Todos os dias ia à rua, ao pão e tratar das coisas que tinha de tratar, nunca andei com ela de ovo na rua excepto se fosse para ir a algum lado onde sabia que ia demorar.

                  Em relação às maternidades, compreendo perfeitamente que quiram educar as pessoas e que lhes dessem alguma formação. Não me parece bem que seja obrigatório, porque se se faz uma lei para os bebés só poderem sair da maternidade de ovo, vão para longe ou perto, de carro ou a pé, a seguir tem de se fazer uma lei para nenhum bebé poder andar sem ser de ovo na rua, porque podem muito bem ir apanhar um carro ali mais à frente, ou porque a mãe pode levar um encontrão e cair...

                  Elsa
                  Concordo plenamente. Quem decide da segurança dos filhos são os pais. Nas maternidades onde os meus filhos nasceram nunca constatei essa obrigatoriedade de sairem no ovo e ainda bem. Ovo é sinónimo de carro para mim.

                  Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                  Comentar


                  • #54
                    Bem, aqui em Viseu o hospital fica fora da cidade. È muito improvável que alguém vá a pé com o bebé para casa.
                    Por outro lado, é preciso ver que há muitas pessoas que ainda não estão informadas sobre a segurança rodoviária. Eu conheço uma engenheira que admitiu há dias levar o 2º filho ao colo no carro porque ele chorava muito, e em viagens de auto-estrada!!!! Se ela pensa assim, o que fará muita gente que não tem acesso à informação que ela terá. Acho que não vem nenhum mal ao mundo por obrigarem os pais a sair com o ovo. As enfermeiras aqui não obrigam e ponto final. explicam tudo, os porquês. Se mesmo assim há gente que anda com os bebés no carro sem ovo, ou acha que aos 3 meses já podem mudar para uma cadeira então imaginem sem esta formação inicial!!!
                    2 filhotes lindos

                    Comentar


                    • #55
                      Com o marsupio ou o sling, em caso de queda sempre dá para amparar com as mãos, se for com o bebe ao colo não há como amparar.... a minha mãe já caiu com o meu sobrinho ao colo, felizmente ele já era grandito e não passou de um susto, ninguém está livre.
                      Eu mesmo em casa tinha muito cuidado, e graças a Deus não sei o que é precisar andar com um bebe de um lado para o outro para acalmar o choro, bastava-me encosta-lo ao peito era remedio santo, sei que nem todos são assim.
                      De qualquer maneira em casa, conheçemos os cantos todos, na rua tão depressa há um desnivel, lixo, qualquer coisa para tropeçar etc... torna-se bem mais perigoso.
                      Mas como disseram, os pais é que sabem, eu fiz o que a meu ver, era o mais seguro para o meu.




                      Madrinha querida Caty80
                      Madrilhada fofucha Julit

                      Comentar


                      • #56
                        Inserido Inicialmente por Maria Verde Ver Mensagem
                        Concordo plenamente. Quem decide da segurança dos filhos são os pais. Nas maternidades onde os meus filhos nasceram nunca constatei essa obrigatoriedade de sairem no ovo e ainda bem. Ovo é sinónimo de carro para mim.

                        Acho que pela 1ª vez desde que frequento este fórum não concordo com a Maria!

                        Ora se neste nosso País pequenino (de mentalidade e não só) a segurança das crianças estivesse a cargo exclusivo dos pais mt criança ía morrer...
                        Infelizmente em termos de sociedade temos mesmo mt para evoluir e uma questão tão fulcral como a segurança das crianças não pode ser deixado ao critério de cada um.
                        Tenho visto tanta criança em situação de risco dentro do carro dos pais que até me arrepio. E isto acontece mesmo com a lei rodoviária perfeitamente estabelecida e com aplicação de multas bem pesadas... mesmo assim de pouco serve para alertar para os perigos que as crianças correm na estrada.
                        Ora, deste modo concordo que se tomem medidas cada vez mais agressivas para ajudar a modificar as mentalidades da nossa sociedade civil, sendo que esta questão das cadeiras me parece excelente para começar!

                        Ovo tb é sinónimo de transporte rodoviário para mim mas acima disso é sinónimo de segurança e acho que é isso que se pretende com esta acção de sensibilização.

                        Beijo!


                        Comentar


                        • #57
                          Concordo com a Susana, cabe a todos a segurança das crianças. Prova disso são as notícias nos telejornais de crianças que morrem em acidentes "estúpidos" como de viação porque iam sem cinto, morrem afogadas em baldes ou porque ingeriram detergentes...

                          Comentar


                          • #58
                            Inserido Inicialmente por susana_r_s Ver Mensagem
                            Acho que pela 1ª vez desde que frequento este fórum não concordo com a Maria!

                            Ora se neste nosso País pequenino (de mentalidade e não só) a segurança das crianças estivesse a cargo exclusivo dos pais mt criança ía morrer...
                            Infelizmente em termos de sociedade temos mesmo mt para evoluir e uma questão tão fulcral como a segurança das crianças não pode ser deixado ao critério de cada um.
                            Tenho visto tanta criança em situação de risco dentro do carro dos pais que até me arrepio. E isto acontece mesmo com a lei rodoviária perfeitamente estabelecida e com aplicação de multas bem pesadas... mesmo assim de pouco serve para alertar para os perigos que as crianças correm na estrada.
                            Ora, deste modo concordo que se tomem medidas cada vez mais agressivas para ajudar a modificar as mentalidades da nossa sociedade civil, sendo que esta questão das cadeiras me parece excelente para começar!

                            Ovo tb é sinónimo de transporte rodoviário para mim mas acima disso é sinónimo de segurança e acho que é isso que se pretende com esta acção de sensibilização.

                            Beijo!
                            Susana, não concordas comigo?? Hás-de vir cá pedir cromos pá troca. LOL

                            Deixa-me responder-te assim... sendo filha de um capitão de Abril gosto tanto da diversidade de opiniões na mesma proporção que me desagrada a imposição.

                            Informar, elucidar, alertar, apoiar, ajudar... absolutamente de acordo. Impor é que já não concordo e acho que nem ajuda a responsabilizar.

                            Seja a sair do hospital, de casa, do médico, da mercearia, do jardim, o que for, o bebé vai muito bem ao colo da mãe... na minha opinião. (O transporte no carro é outro assunto... distinto.)

                            Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                            Comentar


                            • #59
                              Inserido Inicialmente por Maria Verde Ver Mensagem
                              Susana, não concordas comigo?? Hás-de vir cá pedir cromos pá troca. LOL

                              Deixa-me responder-te assim... sendo filha de um capitão de Abril gosto tanto da diversidade de opiniões na mesma proporção que me desagrada a imposição.

                              Informar, elucidar, alertar, apoiar, ajudar... absolutamente de acordo. Impor é que já não concordo e acho que nem ajuda a responsabilizar.

                              Seja a sair do hospital, de casa, do médico, da mercearia, do jardim, o que for, o bebé vai muito bem ao colo da mãe... na minha opinião. (O transporte no carro é outro assunto... distinto.)

                              Eu não sou filha de um capitão de Abril, mas é precisamente isto que me faz comichão :-) Convivo muito mal com atitudes de autoritarismo; podem obrigar-me a cumprir as leis (e devem), mas não podem obrigar-me a fazer mais nada, que até me sobe logo o espírito de contradição :-P

                              Em paralelo, acho que a paranóia pela segurança leva a atitudes extremas como o ter medo de andar com um bebé ao colo. Posso dizer que conheço um caso de uma criança que estava sempre no ovo e na espreguiçadeira em bebé, e na idade da escola primária teve problemas, foi seguida por um pedopsiquiatra, que atribuiu as atitudes estranhas de apego exagerado à mãe (ele desenhava a mãe sem pernas, por exemplo, o que parece que simbolizava o medo de a mãe se afastar) à falta de contacto físico nos primeiros meses de vida.

                              Eu fartei-me de andar com a minha ao colo. Fazia quase tudo em casa com ela pendurada em mim :-) É a menina querida da vizinhança toda porque sempre andou ao colo ou no marsupio e desde muito cedo começou a interagir com as pessoas e a prestar atenção ao que a rodeava. Na minha opinião, dar-lhe horizontes era importante. O ovo estava no carro e o carrinho era para distâncias mais longas ou saídas mais demoradas.

                              Não podemos viver com medo de tropeçar e cair, literal e metaforicamente, porque senão mais vale não sairmos da cama...

                              Elsa

                              Comentar


                              • #60
                                Acho que estão a baralhar tudo!!!!
                                O facto de obrigarem o bebé a sair da maternidade no ovo e o facto de se alertar para situações em que pode ser perigoso o bebé cair não implica que se proibam as crianças de ir ao colo, credo!
                                Se há gente estúpida que mesmo com proibições e alertas anda com bebés ao colo num carro em andamento, então sou plenamente a favor da sensibilização logo na maternidade.
                                Do mesmo modo, sou completamente contra esta mania que se tem agora de dizer que se estragam os bebés com mimos por andarem ao colo, e que se andam ao colo ficam mal habituados, etc etc e detesto ver um bebé a chorar no carrinho ou no ovo e os pais a limitarem-se a abanar cada vez com mais força a criança em vez de pegarem no filho ao colo.
                                Eu usei pouco o sling o que não impediu a minha filha de interagir.
                                Curiosamente, reparo cada vez mais na cada vez maior quantidade de crianças que andam até mais tarde no ovo no carrinho e já na cadeira mas ainda virados para os pais. Logo que possível pus a minha na cadeira de passeio e logo que possível virei-a para a estrada. Eu gosto muito de olhar para ela, mas ela via-me todos os dias e a rua, as pessoas e as árvores são bem mais interessantes. E já nem falo nas crianças enormes que ainda andam no carrinho.
                                Aliado ao medo dos acidentes há uma tendência cada vez maior de não deixar crescer as crianças. Já vou fugir ao tema, mas ultrapassa-me como é que há babygrows inteiros para 3 ou 4 anos (idade em que nem dão jeito por causa do desfralde) e é quase impossível achar pijamas de duas peças para uma menina de 2 anos.
                                2 filhotes lindos

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X