Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Tópico do Almoço/Jantar da Pipoca

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Inserido Inicialmente por Flor_de_Lótus Ver Mensagem
    Creme Moka, isso era coisinha para agradar e MUITO à minha Mãe!

    Ora conta lá como fazes!
    Basicamente é o creme de manteiga de que falas, mas junto café ao creme (ou cevada, é ao gosto de cada um).

    Tenho esta receita:

    Creme Moka:
    125 grs. de manteiga sem sal
    1 ovo
    1 colher de sopa de café solúvel
    80 grs. de açúcar

    Bata a manteiga até ficar cremosa.
    Continue a bater adicionando, pouco a pouco, o açúcar e depois o ovo inteiro.
    Ligue bem a mistura para obter um creme muito leve e macio.
    Por fim incorpore o café.
    Bata até o creme estar bem homogéneo

    *Se utilizar café solúvel, deve dissolvê-lo num pouco de água antes de o juntar ao creme.
    Normalmente, quando se adiciona o café, o creme toma o aspecto talhado.
    Continue a bater até obter novamente um creme bem liso.


    O café pode ser instantâneo diluido num pouco de água ou então um pouco de café expresso, eu costumo usar expresso.
    A manteiga não pode estar rija e fria mas também não convém estar demasiado mole senão não monta. E costumo usar margarina que sai mais barato.

    Comentar


    • Evian hoje vou fazer o empadão de alheira para o jantar mas se calhar vou adaptar com o puré de cenoura... as alheiras que tenho não são de caça... são vegetarianas... espero que fique bom na mesma





      O meu atelier.

      Comentar


      • Inserido Inicialmente por evian Ver Mensagem
        Olha mas que bela ideia!!!! Fizeste pure de batata com cenoura...mnahamiiii
        Eu também costumo juntar cenoura ao puré e um dente de alho. Fica muito bom.

        Comentar


        • Inserido Inicialmente por sonia ribeiro Ver Mensagem


          aproveitei p cozer a cenoura com a batata do puré e voilá (agora tomei a liberdade de citar a anareis)
          Voilá pra ti também!! Olha, dava um bom nome para o meu futuro blog...






          Madrinhas: As minhas docinhas do tópico do almoço/jantar da Pipoca

          Comentar


          • miosotis, obrigada!

            Quando comecei a ler a receita, ia pensando "E se em vez do café solúvel usasse um café expresso?" e até me ri quando cheguei ao final!

            Tu usas uma chávena de café inteira, tipo Nespresso, Dolce Gusto ou outros, ou tiras um café e usas uma pequena porção?
            E onde é que encontras margarina sem sal?
            Receitas da Lótus

            Comentar


            • Inserido Inicialmente por EducadoraLisa Ver Mensagem
              Evian hoje vou fazer o empadão de alheira para o jantar mas se calhar vou adaptar com o puré de cenoura... as alheiras que tenho não são de caça... são vegetarianas... espero que fique bom na mesma
              Tu vais amar!!!
              Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

              Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

              Comentar


              • Inserido Inicialmente por Flor_de_Lótus Ver Mensagem
                miosotis, obrigada!

                Quando comecei a ler a receita, ia pensando "E se em vez do café solúvel usasse um café expresso?" e até me ri quando cheguei ao final!

                Tu usas uma chávena de café inteira, tipo Nespresso, Dolce Gusto ou outros, ou tiras um café e usas uma pequena porção?
                E onde é que encontras margarina sem sal?
                Eu tiro um café da máquina e vou juntando e provando para ver como está de sabor, mas talvez metade duma chávena de bica, mais ou menos. A questão do sal, sinceramente eu nunca ligo a isso, uso a margarina que tiver em casa. Não sei se haverá assim tanta diferença no sabor, e como a minha Mãe sempre fez com margarina normal habituei-me a fazer assim.

                Comentar


                • Atenção "coleguitas" q eu não faço puré com a cenoura...não entendi se é isso q querem fazer ou fazer como eu
                  eu faço: cozo a cenoura ao mm tempo q as batatas do puré, mas depois faço o puré normalmente e ralo grosseiramente as cenouras com um garfo e coloco-as a seguir aos espinafres (por cima)
                  e usei béchamel q tinha a acabar o prazo...um bocadinho de batota
                  eu acho q ficou mt bom!

                  Comentar


                  • Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
                    Eu tiro um café da máquina e vou juntando e provando para ver como está de sabor, mas talvez metade duma chávena de bica, mais ou menos. A questão do sal, sinceramente eu nunca ligo a isso, uso a margarina que tiver em casa. Não sei se haverá assim tanta diferença no sabor, e como a minha Mãe sempre fez com margarina normal habituei-me a fazer assim.
                    Compreendo a tua questão da margarina, talvez porque cá em casa sempre se usou muito mais margarina do que manteiga. Os meus Pais, por exemplo, não gostam de comer pão com manteiga mas sim pão com Planta, que eu não considero margarina porque para mim margarina é tipo Vaqueiro e afins.
                    Sinceramente, só comecei a usar manteiga quando comecei a fazer biscoitos. Até então, sempre usei margarina nas receitas também.
                    Receitas da Lótus

                    Comentar


                    • Inserido Inicialmente por anareis Ver Mensagem
                      Voilá pra ti também!! Olha, dava um bom nome para o meu futuro blog...
                      já q dizes q eu sou mm do norte:

                      p'rá frente é q é o caminho :=) :=) :=)
                      viste a batota com os bonequinhos?

                      Comentar


                      • És uma batoteira!!






                        Madrinhas: As minhas docinhas do tópico do almoço/jantar da Pipoca

                        Comentar


                        • Inserido Inicialmente por Flor_de_Lótus Ver Mensagem
                          Compreendo a tua questão da margarina, talvez porque cá em casa sempre se usou muito mais margarina do que manteiga. Os meus Pais, por exemplo, não gostam de comer pão com manteiga mas sim pão com Planta, que eu não considero margarina porque para mim margarina é tipo Vaqueiro e afins.
                          Sinceramente, só comecei a usar manteiga quando comecei a fazer biscoitos. Até então, sempre usei margarina nas receitas também.
                          Eu só uso manteiga no pão, tudo o que é cozinhado, seja doce ou salgado faço sempre com margarina. É mesmo uma questão de hábito, a minha Mãe sempre fez assim e eu faço igual. Já é automático, posso estar a ler manteiga na receita mas vou buscar a vaqueiro, lol

                          Comentar


                          • Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
                            Eu só uso manteiga no pão, tudo o que é cozinhado, seja doce ou salgado faço sempre com margarina. É mesmo uma questão de hábito, a minha Mãe sempre fez assim e eu faço igual. Já é automático, posso estar a ler manteiga na receita mas vou buscar a vaqueiro, lol
                            Eu faço igual! Mas existe uma vaqueiro sem sal... Vem numa embalagem como a da Planta, de 500g se não me engano. Procurei muito e encontrei! Foi porque achava que as bolachas ficavam diferentes com margarina com sal e já experimentei sem sal e ficam bem melhores!!






                            Madrinhas: As minhas docinhas do tópico do almoço/jantar da Pipoca

                            Comentar


                            • Bem, eu para as bolachas tenho andado a comprar aquelas barras de manteiga dos Açores do Pingo Doce, a 0.89€ as 250g, mas acho que então vou começar a comprar a margarina, que sempre é bem mais barata - 0.32€!
                              Receitas da Lótus

                              Comentar


                              • Lótus, o Continente e acho que também o Pingo Doce, tem manteiga sem sal de marca própria. ( eu também uso margarina mas como diz na receita que é sem sal, não sei se fará diferença )

                                Evian, as alheiras para fazer o empadão são cruas? E os espinafres costumo ter caseiros, mas os da receita que dizem ser com natas e congelados, vendem-se num qualquer PD, certo?

                                Lisa, que corra tudo bem e que não seja muito demorado para não te dar cabo dos nervos!

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X