Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Mamãs de Maio e Junho de 2012

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Inserido Inicialmente por maria11 Ver Mensagem
    Agora eu:

    Em relação ao cordão nada de novo.....usar alcool e mais nada.

    bjs
    Olá Maria,

    Relativamente aos cuidados com o coto umbilical, deixo aqui a opinião da OMS:

    "São muitos os antisépticos que têm sido utilizados, no entanto, estudos realizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam-nos que não existe um antisséptico de eleição para a desinfecção do local. Com efeito, as novas recomendações vão no sentido de que a aplicação de antisépticos não será necessária. Na realidade, os antissépticos mais utilizados para a desinfecção do local têm mais complicações que benifícios: o álcool a 70° não promove a secagem, tem efeito antibacteriano menor e atrasa a sua queda, a chlorohexidina atrasa a queda e o seu uso foi associado ao aumento de culturas de bactérias gram negativas e a iodopovidona potencia uma supressão reversível da função da tiroide. As actuais pesquisas da OMS vão no sentido de se caminhar para a potencial colocação de colostro no coto umbilical, pela sua actividade bacteriostática. Igualmente não devem ser utilizadas faixas no coto umbilical, pois atrasam a cicatrização e aumentam a probabilidade de infecções.

    Desta forma, os pais deverão ter como cuidados ao coto umbilical, a limpeza, secagem e vigilância deste, seguindo os seguintes passos:

    - lavar cuidadosamente as mãos com água e sabão antes e depois de qualquer cuidado ao bebé;
    - limpar o coto e a pele adjacente, sempre que se suje com fezes ou urina, com água tépida e sabão suave não perfumado;
    - secar o coto e pele adjacente com compressa esterilizada;
    - apertar a fralda abaixo do coto, mantendo o cordão seco, livre e coberto só com a roupa limpa;
    - vigiar a presença de rubor, cheiro intenso, corrimento ou perda de sangue (que requerem cuidados médicos);
    - manter os mesmos cuidados após a queda, até completa cicatrização.

    Beijinhos

    Comentar


    • Inserido Inicialmente por maria11 Ver Mensagem
      Bom Dia!!!


      mdhm Acho q temos todas de começar a fazer umas caminhadas!!!!! exepto a calipso q deve estar em forma!!!!


      Espero não me ter escapado nada...... bjinhos para todas!!!
      Ah, acho que não me posso queixar mesmo!!! Acho que não aumentei peso em demasia e continuo activa.

      Bjs
      Make a pregnancy ticker





      É UMA MENINA!!!

      Comentar


      • Inserido Inicialmente por Marta1 Ver Mensagem
        Olá Maria,

        Relativamente aos cuidados com o coto umbilical, deixo aqui a opinião da OMS:

        "São muitos os antisépticos que têm sido utilizados, no entanto, estudos realizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam-nos que não existe um antisséptico de eleição para a desinfecção do local. Com efeito, as novas recomendações vão no sentido de que a aplicação de antisépticos não será necessária. Na realidade, os antissépticos mais utilizados para a desinfecção do local têm mais complicações que benifícios: o álcool a 70° não promove a secagem, tem efeito antibacteriano menor e atrasa a sua queda, a chlorohexidina atrasa a queda e o seu uso foi associado ao aumento de culturas de bactérias gram negativas e a iodopovidona potencia uma supressão reversível da função da tiroide. As actuais pesquisas da OMS vão no sentido de se caminhar para a potencial colocação de colostro no coto umbilical, pela sua actividade bacteriostática. Igualmente não devem ser utilizadas faixas no coto umbilical, pois atrasam a cicatrização e aumentam a probabilidade de infecções.

        Desta forma, os pais deverão ter como cuidados ao coto umbilical, a limpeza, secagem e vigilância deste, seguindo os seguintes passos:

        - lavar cuidadosamente as mãos com água e sabão antes e depois de qualquer cuidado ao bebé;
        - limpar o coto e a pele adjacente, sempre que se suje com fezes ou urina, com água tépida e sabão suave não perfumado;
        - secar o coto e pele adjacente com compressa esterilizada;
        - apertar a fralda abaixo do coto, mantendo o cordão seco, livre e coberto só com a roupa limpa;
        - vigiar a presença de rubor, cheiro intenso, corrimento ou perda de sangue (que requerem cuidados médicos);
        - manter os mesmos cuidados após a queda, até completa cicatrização.

        Beijinhos
        Já não me lembro o que usei no Diogo, talvez tenha sido o álcool embebido na compressa, porque sarou tão depressa... No 2º/3º dia de estar em casa caiu.

        Bjs
        Make a pregnancy ticker





        É UMA MENINA!!!

        Comentar


        • Inserido Inicialmente por doritos15 Ver Mensagem
          Martinha!

          Pensei que tivesses comprado a cama de grades, mas compraste um dos berçinhos fofos q vêm no fim do catálogo :-)
          Eu não comprei berço e para mim a alcofa do trio serviria para levar o Afonso atrás mim pela casa, mas agora estou a pensar em desistir do trio e comprar-lhe uma alcofinha com suporte para os primeiros 2/3 meses.

          Espero q estejas a descansar bastante este fim-de-semana!!
          Beijinhos
          Olá querida!

          Sim, comprei um dos berços da Trama, para ter no meu quarto até ele ter uns 6/7 mesinhos...

          Relativamente à alcofa, eu não aconselharia a compra, porque li um estudo em que a maior causa de acidentes em recém-nascidos está relacionada com as alcofas não rígidas, devido à sua flexibilidade. Se não optares por comprar um berço, o mais aconselhável serás deitar o menino logo na cama-de-grades. Quando quiseres que ele esteja ao teu lado (na sala, por exemplo), é preferível que ele fique na espreguiçadeira (sempre com o cinto de segurança colocado).

          Aproveitei para andar um bocadinho no sábado, mas fiquei tão cansada que passei o resto do fds deitadita na cama e no sofá!

          Beijinhos grandes para ti e para o Afonsinho

          Comentar


          • Inserido Inicialmente por Calipso_ Ver Mensagem
            Já não me lembro o que usei no Diogo, talvez tenha sido o álcool embebido na compressa, porque sarou tão depressa... No 2º/3º dia de estar em casa caiu.

            Bjs
            Olá Calipso,

            Segundo as recomendações da OMS, se não usarmos alcool sara na primeira semana de vida do bebé!

            Beijinhos

            Comentar


            • Inserido Inicialmente por nc17 Ver Mensagem
              Olá Maria,

              Em que loja Chicco é que tiveste essa tal aula? parece-me muito interessante... Eu só à aula da pré-natal, não sei se a loja Chicco do Cascaishopping ou do Oeiras parque têm essas aulas.
              Vê no site da chicco.pt na parte presentes e promoções, têm os temas e em cada tema os calendários das aulas.
              A treinar desde Setembro/2009
              17/11/2009 Positivo
              14/12/2009 Perdi a minha estrelinha....
              Março/2011: Novo GO - Tenho Adenomiose uterina
              Abril/2011- Analises hormonais OK; Espermograma com poucos "zoides"
              Julho/2011: Espermograma piorou.
              1ª IIU (CETI) 30/set/2011 Beta 14/10/2011----32,3; 2º Beta 18/10/2011-----319,3
              30/12/2011: 1ºs resultados biopsia negativos e é uma INÊS!!!!!!

              Comentar


              • Inserido Inicialmente por doritos15 Ver Mensagem
                Olá maquita!

                Tb gostei muito do Elea mas fica mais caro do que o da Chicco mas como não sou q vou "carregá-lo" e é apenas para utilizar ao fim-de-semana, acho q vamos optar pela Chicco. Qto ao trio é q tb já não sei, como comprei apenas a cama de grades pensei e utilizar a alcofa do carro para estar perto de mim dentro de casa, mas acho q vou optar por comprar uma alcofinha com suporte.
                Eu tb estou preocupada porque ainda n comprei nada, excepto um conjuntinho T0 e tenho os produtos de higiene da Uriage porque me ofereceram, embora saiba que ainda tenho tempo.
                Agora q fizeste a lista do que falta vai ser mais fácil preparar a malinha!

                Qto ás dores não posso dizer que tenho, apenas a dormir continuo a ter dores fortes nas ancas, por isso, passo a noite a mudar de posição, até devo deixar o meu Afonso tontinho! lol

                Beijinhos para ti e para o Pedrito!
                Olá doritos O importante é que escolhamos o que for melhor para nós Quanto às comprinhas, a coisa vai andando! Este fim-de-semana já fui buscar o ovo, comprei um sistema de encaixe melhor no carro para quem não tem isofix, um intercomunicador e encomendei a cómoda do quarto do Pedro! Foi em grande

                Para ti e todas as meninas! Eu andava/ando com dores nos ossos pélvicos, como já aqui tinha dito. Nas aulas de preparação, principalmente este sábado, treinámos as chamadas Básculas, quatro posições para rodar os ossos da bacia que a Enf.ª disse aliviarem muito estas dores. Não sei se foi disso (hoje já vou no 3.º dia de as fazer logo pela manhã) se foi de descansar no fim de semanas (que não foi assim tão descansado), estou muito melhor!!! Pesquisem e experimentem!

                Comentar


                • Inserido Inicialmente por Marta1 Ver Mensagem
                  Olá Maria,

                  Relativamente aos cuidados com o coto umbilical, deixo aqui a opinião da OMS:

                  "São muitos os antisépticos que têm sido utilizados, no entanto, estudos realizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam-nos que não existe um antisséptico de eleição para a desinfecção do local. Com efeito, as novas recomendações vão no sentido de que a aplicação de antisépticos não será necessária. Na realidade, os antissépticos mais utilizados para a desinfecção do local têm mais complicações que benifícios: o álcool a 70° não promove a secagem, tem efeito antibacteriano menor e atrasa a sua queda, a chlorohexidina atrasa a queda e o seu uso foi associado ao aumento de culturas de bactérias gram negativas e a iodopovidona potencia uma supressão reversível da função da tiroide. As actuais pesquisas da OMS vão no sentido de se caminhar para a potencial colocação de colostro no coto umbilical, pela sua actividade bacteriostática. Igualmente não devem ser utilizadas faixas no coto umbilical, pois atrasam a cicatrização e aumentam a probabilidade de infecções.

                  Desta forma, os pais deverão ter como cuidados ao coto umbilical, a limpeza, secagem e vigilância deste, seguindo os seguintes passos:

                  - lavar cuidadosamente as mãos com água e sabão antes e depois de qualquer cuidado ao bebé;
                  - limpar o coto e a pele adjacente, sempre que se suje com fezes ou urina, com água tépida e sabão suave não perfumado;
                  - secar o coto e pele adjacente com compressa esterilizada;
                  - apertar a fralda abaixo do coto, mantendo o cordão seco, livre e coberto só com a roupa limpa;
                  - vigiar a presença de rubor, cheiro intenso, corrimento ou perda de sangue (que requerem cuidados médicos);
                  - manter os mesmos cuidados após a queda, até completa cicatrização.

                  Beijinhos
                  Martita Nas aulas de preparação disseram exactamente isso - não usar nada em especial. Lavar e secar muito bem, e ir vigiando e deixar ao ar. Só isso!

                  Comentar


                  • Inserido Inicialmente por Marta1 Ver Mensagem
                    Olá querida!

                    Sim, comprei um dos berços da Trama, para ter no meu quarto até ele ter uns 6/7 mesinhos...

                    Relativamente à alcofa, eu não aconselharia a compra, porque li um estudo em que a maior causa de acidentes em recém-nascidos está relacionada com as alcofas não rígidas, devido à sua flexibilidade. Se não optares por comprar um berço, o mais aconselhável serás deitar o menino logo na cama-de-grades. Quando quiseres que ele esteja ao teu lado (na sala, por exemplo), é preferível que ele fique na espreguiçadeira (sempre com o cinto de segurança colocado).
                    Foi esta a nossa opção - berço de grades e espreguiçadeira, que ainda hei-de comprar...

                    Comentar


                    • Inserido Inicialmente por Marta1 Ver Mensagem
                      Olá Maria,

                      Relativamente aos cuidados com o coto umbilical, deixo aqui a opinião da OMS:

                      "São muitos os antisépticos que têm sido utilizados, no entanto, estudos realizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam-nos que não existe um antisséptico de eleição para a desinfecção do local. Com efeito, as novas recomendações vão no sentido de que a aplicação de antisépticos não será necessária. Na realidade, os antissépticos mais utilizados para a desinfecção do local têm mais complicações que benifícios: o álcool a 70° não promove a secagem, tem efeito antibacteriano menor e atrasa a sua queda, a chlorohexidina atrasa a queda e o seu uso foi associado ao aumento de culturas de bactérias gram negativas e a iodopovidona potencia uma supressão reversível da função da tiroide. As actuais pesquisas da OMS vão no sentido de se caminhar para a potencial colocação de colostro no coto umbilical, pela sua actividade bacteriostática. Igualmente não devem ser utilizadas faixas no coto umbilical, pois atrasam a cicatrização e aumentam a probabilidade de infecções.

                      Desta forma, os pais deverão ter como cuidados ao coto umbilical, a limpeza, secagem e vigilância deste, seguindo os seguintes passos:

                      - lavar cuidadosamente as mãos com água e sabão antes e depois de qualquer cuidado ao bebé;
                      - limpar o coto e a pele adjacente, sempre que se suje com fezes ou urina, com água tépida e sabão suave não perfumado;
                      - secar o coto e pele adjacente com compressa esterilizada;
                      - apertar a fralda abaixo do coto, mantendo o cordão seco, livre e coberto só com a roupa limpa;
                      - vigiar a presença de rubor, cheiro intenso, corrimento ou perda de sangue (que requerem cuidados médicos);
                      - manter os mesmos cuidados após a queda, até completa cicatrização.

                      Beijinhos
                      A enfermeira tb falou nisso....com a aplicação do alccol o coto seca mais rápido como é lógico.....ao não se aplicar nada demora mais tempo a secar e ao demorar mais tempo aumenta o risco de infecções e outros problemas. Esta era a opinião dela.....eu acho q tem uma certa lógica, qto mais rápido secar e ficar bom melhor.
                      Tb vai depender daquilo q cada maternidade optar/defender.... em principio eu vou optar por colocar o alcool.
                      A treinar desde Setembro/2009
                      17/11/2009 Positivo
                      14/12/2009 Perdi a minha estrelinha....
                      Março/2011: Novo GO - Tenho Adenomiose uterina
                      Abril/2011- Analises hormonais OK; Espermograma com poucos "zoides"
                      Julho/2011: Espermograma piorou.
                      1ª IIU (CETI) 30/set/2011 Beta 14/10/2011----32,3; 2º Beta 18/10/2011-----319,3
                      30/12/2011: 1ºs resultados biopsia negativos e é uma INÊS!!!!!!

                      Comentar


                      • Inserido Inicialmente por maquita Ver Mensagem
                        Olá doritos O importante é que escolhamos o que for melhor para nós Quanto às comprinhas, a coisa vai andando! Este fim-de-semana já fui buscar o ovo, comprei um sistema de encaixe melhor no carro para quem não tem isofix, um intercomunicador e encomendei a cómoda do quarto do Pedro! Foi em grande

                        Para ti e todas as meninas! Eu andava/ando com dores nos ossos pélvicos, como já aqui tinha dito. Nas aulas de preparação, principalmente este sábado, treinámos as chamadas Básculas, quatro posições para rodar os ossos da bacia que a Enf.ª disse aliviarem muito estas dores. Não sei se foi disso (hoje já vou no 3.º dia de as fazer logo pela manhã) se foi de descansar no fim de semanas (que não foi assim tão descansado), estou muito melhor!!! Pesquisem e experimentem!
                        Sim, as básculas promovem algum alivio na zona lombar, acho que devem tentar fazer.
                        A água quente do banho nessa zona também alivia um pouco.

                        Bjs
                        Make a pregnancy ticker





                        É UMA MENINA!!!

                        Comentar


                        • Inserido Inicialmente por maria11 Ver Mensagem
                          A enfermeira tb falou nisso....com a aplicação do alccol o coto seca mais rápido como é lógico.....ao não se aplicar nada demora mais tempo a secar e ao demorar mais tempo aumenta o risco de infecções e outros problemas. Esta era a opinião dela.....eu acho q tem uma certa lógica, qto mais rápido secar e ficar bom melhor.
                          Tb vai depender daquilo q cada maternidade optar/defender.... em principio eu vou optar por colocar o alcool.
                          Maria, acho que percebeste o que a Marta escreveu ao contrário. O que a OMS recomenda é não aplicar álcool: "o álcool a 70° não promove a secagem, tem efeito antibacteriano menor e atrasa a sua queda". Mas tenho uma enfermeira obstetra muito amiga que também me diz que aha melhor aplicar álcool... a última decisão será sempre dos papás, que só tentam aprender, no meio de tantas opiniões, o que será melhor! Eu já ouvi tantas opiniões diferentes sobre tanto assunto relativo a cuidar dos nossos bebés, que às vezes sinto-me mesmo baralhada...! Lol...!

                          Comentar


                          • Inserido Inicialmente por maria11 Ver Mensagem
                            A enfermeira tb falou nisso....com a aplicação do alccol o coto seca mais rápido como é lógico.....ao não se aplicar nada demora mais tempo a secar e ao demorar mais tempo aumenta o risco de infecções e outros problemas. Esta era a opinião dela.....eu acho q tem uma certa lógica, qto mais rápido secar e ficar bom melhor.
                            Tb vai depender daquilo q cada maternidade optar/defender.... em principio eu vou optar por colocar o alcool.
                            É isso mesmo, às vezes depende da maternidade.
                            Tipo, na altura em que o Diogo nasceu ele tomou logo banho completo com agua e haviam maternidades onde não o faziam, apenas passavam uma compressa embebida em agua morna ou lavante.

                            Bjs
                            Make a pregnancy ticker





                            É UMA MENINA!!!

                            Comentar


                            • Inserido Inicialmente por maquita Ver Mensagem
                              Foi esta a nossa opção - berço de grades e espreguiçadeira, que ainda hei-de comprar...
                              Excelente opção para quem não quer opta por não comprar berço! Eu comprei berço, espreguiçadeira e alcofa, mas o berço pode efectivamente ser substituído pelos outros dois.

                              Beijinhos para ti e para o Pedrinho

                              Comentar


                              • Inserido Inicialmente por maquita Ver Mensagem
                                Maria, acho que percebeste o que a Marta escreveu ao contrário. O que a OMS recomenda é não aplicar álcool: "o álcool a 70° não promove a secagem, tem efeito antibacteriano menor e atrasa a sua queda". Mas tenho uma enfermeira obstetra muito amiga que também me diz que aha melhor aplicar álcool... a última decisão será sempre dos papás, que só tentam aprender, no meio de tantas opiniões, o que será melhor! Eu já ouvi tantas opiniões diferentes sobre tanto assunto relativo a cuidar dos nossos bebés, que às vezes sinto-me mesmo baralhada...! Lol...!
                                Maquita, concordo que é realmente complicado fazer a triagem quando recebemos tantos imputs distintos... Eu opto por ouvir todas as opiniões e seguir sempre os conselhos oficiais, sejam da OMS ou de estudos científicos comprovados. Mas, para mim, é igualmente fundamental a opinião do meu médico e do pediatra (daí ter tido tanta preocupação na escolha dos mesmos).

                                No entanto, como dizes, "by the end of the day", a decisão é muito pessoal e cada casal deverá tomar a sua em consciência, seja acerca deste tema, como de todos os outros que respeitam ao nosso filho.

                                Beijinhos

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X