Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

**Os pequenotes de Setembro de 2010**

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • rbalmeid, vai tudo correr lindamente com o Bruno!!!
    Olha a Joana no Comboio mto gira!!!
    Aqui vão haver férias pq vamos para um apartamento dos meus pais :P A verdade é q lá tb temos de ir de carro para a praia (apesar de serem apenas 4km) e é um 2º andar sem elevador... Vamos poruqe... sim... porque a verdade verdadinha seria a mesma coisa se ficassemos aqui em casa: iamos de carro para a praia... Vamos pq tb vão os meus cunhados... vamos porque... se calhar é só por ser um sítio diferente... mas na verdade, por mim, até ficava em casa...
    Eu sei q estou a ser pessimista e tal, mas férias para mim são descanso, e descanso é coisa q eu não vou ter MESMO! Até tremo de pensar como vai ser com os 2 na praia... vou carregada de piscininha, brinquedos, a ver se eles se aguentam junto ao chapéu e nem reparam no mar... se lhes dá para andar sempre a correr para o mar, vou passar o tempo TODO atrás deles... O Tiago, deite-o às 20h ou às 22h a alvorada é sempre às 6:30/7h... Nem sabem como eu ADORO madrugar, principalmente de férias...
    E idas a restaurantes, é para esquecer! Eles comem com cada um de nós a orientá-los e ao mesmo tempo enfiando uma garfada do nosso comer à nossa boca para tb nos alimentarmos, querem logo levantar-se o q implica q pelo menos 1 de nós tem de ir atrás deles... Opá, eu lá tenho vontade de ir a restaurantes assim?. prefiro comer em casa, caramba... Tb imagino q os meus cunhados até prefiram comer fora do q andar sempre a fazer refeições em casa (e eu tb, se não fosse com os miúdos) mas estou para ver se nos chateamos...
    Juro q até preferia eu dar o almoço/jantar aos miúdos em casa, eu comia do comer deles e ficava com eles em casa (iam dormir a sesta ou à noite) e eu descansava!!!! E o resto da malta lá ia almoçar/jantar fora... Mas tb sei q eles não irão gostar deste sistema, de eu ficar em casa... Mas juro-vos q era ideal para mim! Isto para mim era descanso!!!
    Enfim, é por isto q eu estou desejosa que eles tenham mais 2 aninhos em cima, para não exigirem TANTO de nós, para conseguirmos estar sentados enquanto olhamos por eles, em vez de estarmos sempre em cima deles para os segurar, afastar do que eles não podem mexer, alimentar, etc...
    Desculpem a má onda, mas para mim, neste momento, férias são sinónimo de cansaço....

    Comentar


    • Olá mamãs,

      Lila, vou experimentar o programa k disseste.

      A Maria tb faz o mesmo, agarra-se aos brinquedos e diz é meu....dá-me vontade de rir das caras k ela faz...ás vezes parece estar mesmo a gozar connosco...põe-se de lado a espreitar pelo canto do olho...

      Licas...a Joaninha está super fofa.

      Alguém com dotes culinários me pode ajudar no meu problema com os bolos? Vão a baixo no meio....como faço para ficar direitinho?

      Fomos ao hospital com a Maria, fez raio-x aos pulmões, e em principio não é pneumonia...mas não podem dar a certeza....vai fazer antibiótico durante 10 dias e pôr gotas no nariz para ajudar a limpar além do soro...e continua a fazer ben-u-ron para a febre. Ontem estava mesmo a piorar, a tosse era constante, não dorme nem come...vamos ver se melhora com o tratamento, está a ir abaixo a minha piolha.

      Beijinhos a todas
      andr3ia :P

      Sócia nº 84 do Clube 2 "Em busca da Cegonha"


      Data do positivo: 25/01/2010 -----> Já nasceu a nossa princesa (6/10/2010)

      Madrinha: Lila&Lucas Já nasceu a princesa Lara (20/09/2010) Parabéns

      Comentar


      • Martassm

        Revejo-me em alguns pontos que escreveste. Não te sintas sozinha!! Eu em tom de brincadeira já avisei o boss que no dia 3 de Setembro não espere por mim.. que nesse dia estou no CS a pedir baixa àmédica de familia por extremo-cansaço!!! LOL

        A verdade é quetu tens 2 pestinhas com idades proximas.. eu felizmente tenho o Rodrigo com 6 anitos que já nos obedece.. em que já sabe perfeitamente que nao se pode aventurar na agua sem estarmos perto.. basta estar sentada na toalha a olhar para ele!

        Já a dona Joana ninguém a mantém quieta (o que é normal)..corre a praia toda..sobe..desce.. não se senta nem para comer!!! Certoé que quando a metemos na cadeira do carro já vai a dormir hahahaha

        Então o meu programa para fériás será o seguinte:
        - Acordar todos os dias as 7:30h
        - Estar na praia o mais tardar 9h
        - Vir embora tipo 12h
        - Chegar a casa e banho e depois almoço
        - E pedir aos anjinhos que depois tanto ele como ela descansem pelo menos 3 horitas!!!! Lol
        - Lanche
        - Parque

        Isto pk até ao dia 10 vou estar sozinha com eles..só depois é que o meu marido se junta a nós..

        Depois como não vamos para lado nenhum.. já fiz uma listinha dos sitios (nas redondezas) que podemos ir passear.. para os cansar! Sim pk se ficamos em casa.. é pior a emenda que o soneto!!!

        Comentar


        • Ola meninas!!! Como estão as coisas por aqui? :-)

          Licas, mto bom o teu programinha de férias! Espero que se divirtam!!! A Joaninha tá lindona! Parabens :-)

          Marta, entendo-te perfeitamente! É mto complicado! Eu só tenho um e mtas vezes sinto isso tb... "Peso e desgaste"! Mtas das vezes apetece-me tar sossegada ou ver os mails ou fazer qq coisa que me apeteça, e tenho de meter isso tudo para tras das costas para andar atras dele a tempo quase inteiro!... Agora, anda-me e encher de nervos pq não quer comer e eu enervo-me com isso! Para ja, detesto cozinhar... ás vezes faço coisinhas de propósito para ele e a paga é ele não comer! Dantes ainda lhe dava a volta, mas agora não consigo e irrito-me á brava com isso! Depois grito com ele, e a seguir arrependo-me :-( Temos de ter paciencia nina! São fases! Depressa eles crescem e não temos de andar tão "em cima" deles!!!
          Olha la, que doença é essa das mãos-pés-boca? A rbalmeid disse que caiam as unhas... Deve fazer impressão...

          Rbalmeid, como correu com o Bruno no hospital na 3ª?

          Andr3ia, as melhoras da Maria! É tão chato qdo eles estão doentinhos, ne? O Xande tb anda com mta tosse e ranhoca, e ás vezes irrita-se de noite com a tosse pq não o deixa dormir, e começa a choramingar...

          Por aqui, tudo bem! O Xande teve uma grande evolução na fala, repete tudo o que dizemos, fixa mta coisa... é uma fase mta gira!

          Tou a tentar fazer com que ele deixe a fralda, mas não tá facil! Comprei redutor de sanita, pois pensei que ele me quisesse imitar a fazer xixi, mas nada feito! Depois comprei bacio, mas ele encara aquilo mais como um brinquedo, e não quer tar la sentado...! Não tá facil! Alguma de voces já conseguiu tirar as fraldas e /ou tem sugestões?

          Tá quase a aproximar-se o dia de anos dele (20 Agosto) e ainda não sei o que irei fazer, pois o papá está a trabalhar nesse dia (2ª)... Voces ja teem ideias para os aninhos dos vossos pimpolhos?

          Beijinhos grandes!
          Madrinhas lindas: Piriqu1ta / Anjodiogo / Bonekinha79 :sunny: POSITIVO a 09/05/2009 :banana: / mapm :sunny: POSITIVO :banana: / PinkPanter / Mamy_flower / sunset0206 :sunny: POSITIVO e já com o seu bebé Henrique nos braços MTOS PARABÉNS!:banana:



          Madrilhada: Sonya Carmo / Jão / Sofiaptm / Lennita

          Afilhadas queridas: Totissa / sora21



          Fevereiro de 2008: fui à GO e parei de tomar a pilula

          Março de 2008: Tudo bem com os exames e sinal verde para engravidar

          Junho de 2008: inicio dos treinos :love2:

          Agosto de 2009: fui à GO. Repetição de testes e inicio de Utrogestan (apenas durante 1 ciclo)

          Setembro de 2009: Espermograma do marido detectou astenoteratozoospermia :-(

          Setembro de 2009: Inscrição no HSM e MAC para consulta de infertilidade. Consulta de homeopatia com Dra. Manuela Morgado e inicio de tratamento homeopático.

          Dezembro de 2009: 1ª consulta de infertilidade na MAC

          POSITIVO A 24-12-2009!!!! :banana:



          Com a nossa corrente positiva, todas iremos conseguir Estou com vocês amigas, agora e sempre... :friends: :smooch:



          Comentar


          • Ola!

            Depois de 3 dias no hotel ja estamos em casa. Correu bem, mas o buraquinho no coraçao em vez de 7mm afinal tinha 15mm. Acordou bem da anestesia e ontem ja teve alta.

            Beijinhos e boas ferias

            Rute

            O meu parto de 14 dias
            Bebes e Mamas marcianas de 2008
            Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
            CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

            Comentar


            • Ainda bem que correu tudo bem Rute!!!!

              Meninas passei só para desejarumas boas férias. As nossas começam hoje no final do dia!!! Só voltaremos no dia 03/09 (e que grande dia hahaha)

              Bjinhos a todas e boas fériasssssss

              Comentar


              • Ainda bem k correu tudo bem Rute Essa cirurgia é feita pela virilha, não é? Penso que era isso que a minha prima tinha, e também foi operada, tinha ela 4 anos.

                Licas, mas k belo dia para regressarem das férias Divirtam-se!! A Joana está mm crescida e linda!!Com 1 cabelinho lindo, por aki só se apara as pontinhas

                martassm, tb tenho uma boa ideia da canseira k é. Eu noto k fico mais cansada nas 3h k tenho com eles ao final do dia, do k nas 8h k estou no trabalho.
                E sem dúvida k a ti é bem + complicado do k comigo. O André é apenas 1 ano e uns meses mais novo k o Lucas, mas nestas idades faz a diferença.

                Felizmente, kd vamos comer fora, há sempre alguém k vai mantendo o Lucas encaminhado. apesar de ele comer sozinho e comer muito bem. Mas ainda sai da mesa, se se lembrar, etc.
                O meu conselho: tens k incentivar o André a ser + autónomo. Ao início é pior a emenda k o soneto, mas a longo prazo é muito bom, tanto para nós como para eles. Vou-te dar pequenos exemplos do k faço com o Lucas:
                - O Lucas entra no carro sozinho. A ver kem se senta primeiro, ele ou a mana;
                - O Lucas mete o sinto sozinho;
                - Em casa, o Lucas vai lavar os dentes e as mãos sozinho, antes de ir dormir. Enquanto eu mudo a fralda à Lara;
                - Nas horas da refeição, é ver quem é k acaba de comer a sopa primeiro;
                - Idas à casa-banho, 100% autónomo.

                Isto são pequenas tarefas k nos ajudam bastante, e ele faz na perfeição. Ele é mais velho, mas começei a educá-lo neste sentido desde muito cedo

                Paula, eu sei k é complicado ñ stressar kd eles ñ comem. Kd a Lara está manhosa, dou-lhe 1 tabuleiro dakeles de madeira com peçinhas para encaixar, e ela come uma maravilha. Se o pai estiver em casa, pomos ipad ao pé dela, pra ir vendo os vídeos de gatos, no youtube.
                Ontem, kd o pai chegou a casa, com o ipad na pastinha, ela apontou logo e disse "Iau" (miau).
                Noto também k a Lara já percebe kd ñ estou para brincadeiras, faço cara feia e ela lá vai abrindo a boca.

                Kt ao desfralde. Na minha opinião e da minha experiência: é cedo. Claro k há crianças k fazem o desfralde cedo, mas o normal é pelos 2-3 anos. E claro k ñ é acabadnhos de fazer 2 anos, k já estam aptos para fazer o desfralde. Esperar-mos 1s meses para fazer o desfralde, por vezes é crucial. Eu tentei fazer ao Lucas com 2 anos e 4 meses e ñ consegui. Voltei a tentar com 2 anos e 6 meses e correu mto melhor.
                E uma coisa muito importante para os pais, pelo menos foi esse lema k segui e percebes como escrevi: eu nunca disse "vou fazer o desfralde", digo sim "vou tentar fazer o desfralde", tento 2/3 semanas, se ñ vejo grande evolução então é pk ñ está na altura. Paramos e tentamos mais tarde. Nunca ralhei, nunca me chateei, nunca lhe bati, nunca o castiguei kd ele fazia nas cuecas. Ou seja, nunca o pressionei. Kd fez o desfralde, ele fazia o seu xixi no bacio e até já pegava no bacio para ir deitar o xixi na sanita.eheh

                Dá para perceber k ainda nem penso no assunto com a Lara. Apesar de as meninas terem o controlo do esfincteres + cedo k os meninos, e apesar de ela já perceber k tem cóco e por vezes até diz antes de fazer. Mas não a acho ainda com maturação suficiente. Pode ser k tente, para eu perceber melhor até k ponto ela já percebe, mas sem grandes expectativas.

                Kt a festas, a Lara faz precisamente 1 mês depois do Xande. Ainda tenho tempo.eheh
                Estou a pensar comprar-lhe uma camisola personalizada com o tema da festa (k ainda ñ escolhi), da Nós & Pontas (https://www.facebook.com/#!/nosepontas)

                Afilhadas:A Leonor nasceu no dia 25-08-2010, Parabéns Surfiie!!A Maria Beatriz nasceu no dia 06-10-2010.Parabéns Andr3ia!!Madrinhas:United Mammys

                Comentar


                • Inserido Inicialmente por Licas Ver Mensagem
                  Ainda bem que correu tudo bem Rute!!!!

                  Meninas passei só para desejarumas boas férias. As nossas começam hoje no final do dia!!! Só voltaremos no dia 03/09 (e que grande dia hahaha)

                  Bjinhos a todas e boas fériasssssss

                  Boas ferias!

                  Rute

                  O meu parto de 14 dias
                  Bebes e Mamas marcianas de 2008
                  Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                  CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                  Comentar


                  • Ola!

                    Sim Lila é isso mesmo, entram pela virilha.

                    Martassm tens de ter muita paciencia e nao te complicares a ti propria a vida. Concordo com as sugestoes da Lila. Investir em autonomia e aproveitar a competiçao entre eles para que colaborem.

                    Ja vi que ja andam a falar nas festinhas. O aniversario do Carlos calha a uma segunda feira e por isso vamos fazer um jantar volante e pronto. Ainda caho cedo para festas com crianças, logo nao preciso de repetir no fim de semana. Seremos uns 20 adultos, quase tudo familia, e mais 3 ou 4 miudos pequenos para alem dos meus. Anda exactamente a fazer a lista de compras (para ver se aproveito promoçoes) e decidir menu: uns pates caseiros com tostinha, quiches, tortilha de batata espanhola, batatas fritas, frango, umas gelatinas e mousse de chocolate em copinhos, uma fruta laminada e esta feito. O bolo faço eu e deve ser o Manah Manah dos muppets que ele ama (http://muppet.wikia.com/wiki/Mahna_M...28character%29). Nao é muito dificil porque é uma cara redonda, mas ainda nao sei bem como vou fazer o cabelo/barba.
                    De resto baloes, prato e copos, nao sei se lisos ou do tema e talvez uma faixa de parabens,... ainda vou pensar melhor.

                    Beijinhos e boas ferias para quem as tem!

                    Rute

                    O meu parto de 14 dias
                    Bebes e Mamas marcianas de 2008
                    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                    Comentar


                    • Boa noite meninas

                      Vim só aqui num bocadinho para dizer que comecei a trabalhar esta semana Finalmente, depois de tanto tempo! E a Leonor foi para a creche e está a correr muito bem, brinca muito, come bem e dorme também, todos dizem que não parece estar em casa á tanto tempo Sabe as cores todas, os números, é muito despachada, já sabe os nomes dos meninos, das educadoras e auxiliares e pede-lhes muito colinho quando lhe dá as saudades...

                      Tivemos de férias apenas 15 dias porque tivemos que vir para eu começar a trabalhar mas depois elas vão aproveitar o resto das férias do pai, mais 15 dias As nossas férias correm bem porque ficamos apenas por casa nas refeições e de manhã e á tarde muita praia Elas adoram água, por elas passavam o dia no mar mas a L. não se aventura mais, tem receio, mas de braçadeiras já avança um pouco e delira, bate pernas, braços, molha a cabeça, uma festa

                      Rute, ainda bem que correu bem a intervenção do Bruno e bem-vinda a Portugal

                      Este ano o aniversário da L. calha a um sábado e vou fazer baptismo portanto vamos ter um almoço para a familia mais próxima e quero ver se faço o bolo com o tema da Kitty, ela gosta imenso da boneca e vai gostar de certeza!

                      O desfralde não vou tentar já, ela gosta de se sentar lá mas nunca fez nada, os bonecos é que fazem lá muito xixi e cocó

                      Vou passar a ferro, agora o tempo aperta!

                      Beijinhos a todas*
                      Mães OMS Sócia n.º 123

                      Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

                      Comentar


                      • K boas notícias surfie!!
                        A Lara tb gosta da água, mas não vai (sozinha) para além da água pelo tornozelo. Se formos a segurar-lhe na mão, vai até à cintura.
                        Eu noto que o medo dela é porque facilmente ela se desiquilibra, e claro k tem medo de ir com a cara à água.
                        Estou curiosa para ver como é k ela se vai dar na piscina grande. O ano passado andou lá toda feliz da vida.

                        A Leonor já sabe mtas coisinhas. É o bom de eles estarem com alguém k os estimule. Noto k a Lara está pc desenvolvida para a idade k tem, pk a ama limita-se a cuidar deles.
                        E claro k eu, com o tempo k tenho em casa com eles, nada dá para fazer. Felizmente agora já está com a vó paterna na nossa casa, e em Setembro já vai prá escolinha do Lucas

                        Eu ainda ñ sei k tema dar à festa da Lara. Não há nenhum brinkedo, boneco ou desenhos animados k ela goste particularmente...

                        Afilhadas:A Leonor nasceu no dia 25-08-2010, Parabéns Surfiie!!A Maria Beatriz nasceu no dia 06-10-2010.Parabéns Andr3ia!!Madrinhas:United Mammys

                        Comentar


                        • Mto obrigada pelas tuas sugestões Lila! :-)
                          Madrinhas lindas: Piriqu1ta / Anjodiogo / Bonekinha79 :sunny: POSITIVO a 09/05/2009 :banana: / mapm :sunny: POSITIVO :banana: / PinkPanter / Mamy_flower / sunset0206 :sunny: POSITIVO e já com o seu bebé Henrique nos braços MTOS PARABÉNS!:banana:



                          Madrilhada: Sonya Carmo / Jão / Sofiaptm / Lennita

                          Afilhadas queridas: Totissa / sora21



                          Fevereiro de 2008: fui à GO e parei de tomar a pilula

                          Março de 2008: Tudo bem com os exames e sinal verde para engravidar

                          Junho de 2008: inicio dos treinos :love2:

                          Agosto de 2009: fui à GO. Repetição de testes e inicio de Utrogestan (apenas durante 1 ciclo)

                          Setembro de 2009: Espermograma do marido detectou astenoteratozoospermia :-(

                          Setembro de 2009: Inscrição no HSM e MAC para consulta de infertilidade. Consulta de homeopatia com Dra. Manuela Morgado e inicio de tratamento homeopático.

                          Dezembro de 2009: 1ª consulta de infertilidade na MAC

                          POSITIVO A 24-12-2009!!!! :banana:



                          Com a nossa corrente positiva, todas iremos conseguir Estou com vocês amigas, agora e sempre... :friends: :smooch:



                          Comentar


                          • Olá mamãs,

                            A Maria já está recuperada da tosse, o antibiótico resultou. Está agora a recuperar o apetite mas ainda tenho de insistir para que ela coma....parece-me k o calor tb não ajuda a ter vontade de comer.

                            Lila, em relação a temas de festas...a Maria adora a Kitty e a Minnie...tem uns peluches quase do tamanho dela e anda sempre com eles lá por casa...ultimamente até dormem com ela na cama...lol pk tb já não sei o que inventar para k ela durma mais horas seguidas.
                            O ano passado o bolo era da kitty...este ano provavelmente será da Minnie....mas ela também gosta muito de desenhos como o Uki, o comboio dos dinossauros, o carteiro Paulo, o pocoyo, os ursinhos carinhosos....agora até se interessa pelo gomby....já o Noddy não lhe acha muita piada....Também gosta muito do winnie the pooh, e é o tema do quarto dela.
                            Ainda tenho algum tempo, acabou agora mesmo de fazer os 22 meses...calha ao sábado o aniversário dela, o que não me dá muito jeito, lol....sou ao contrário, tenho mais trabalho ao fim de semana do que durante a semana...enfim mais perto saberei como está a agenda.

                            Em relação a piscina, a Maria adora, não quer sair, chapinha e joga água para todo o lado, enche o balde dela e anda com a pá e a tralha toda na água...

                            Beijinhos a todas
                            Ultima edição por andr3ia; 09-08-2012, 14:29.
                            andr3ia :P

                            Sócia nº 84 do Clube 2 "Em busca da Cegonha"


                            Data do positivo: 25/01/2010 -----> Já nasceu a nossa princesa (6/10/2010)

                            Madrinha: Lila&Lucas Já nasceu a princesa Lara (20/09/2010) Parabéns

                            Comentar


                            • Andr3ia, k bom k a Maria já está melhor da tosse. agora o apetite vai recuperando

                              Kt ao tema, já está escolhido. Também pensei na Kitty, apenas por ser uma gata, e ela gosta mto de gatos. Mas acho demasiado vulgar, por isso acabei por escolher os Littlest Pet Shop, mas vou usar só os gatinhos, k são mesmo fofos
                              Já tenho o bolo + ou menos idealizado, pk deverei ser eu a fazê-lo. E em breve deverei começar a ver dos doces. Mas haverá, concerteza, gatinhos espalhados pela mesa

                              Falando em gatinhos...a Lara já chama o riscas: kika. É mm engraçado ver a interecção dela com o riscas. Ela chama o gato, mas o mano ou Lucas, fica para uma próxima!lol

                              Noto k ela evolui bastante na fala. Já se vai explicando e faz coisas mm engraçadas.

                              A última novidade: a Lara já tem brincos!!Por sorte, fui a uma farmácia k furavam as orelhas, falei com a senhora e acabei por combinar passar por lá dps do trabalho, com a Lara. Levei o ipad com o vídeo dos gatos e ñ é k ela nem reagiu ao 1º furo? No 2º furo, choramingou uns 2seg e depois já corria a farmácia toda!!Correu lindamente bem, nem tive k a segurar!! Ainda ñ tirei fotos, mas dps coloco aki pre verem cm é k ela está

                              Afilhadas:A Leonor nasceu no dia 25-08-2010, Parabéns Surfiie!!A Maria Beatriz nasceu no dia 06-10-2010.Parabéns Andr3ia!!Madrinhas:United Mammys

                              Comentar


                              • OLá mamãs,

                                Como sabem a Maria ainda mama...e notei k as minhas maminhas estão a ficar mais pekenas e murchinhas....sabem se por acaso irão voltar ao normal qd deixar de amamentar?

                                Beijinhos a todas
                                andr3ia :P

                                Sócia nº 84 do Clube 2 "Em busca da Cegonha"


                                Data do positivo: 25/01/2010 -----> Já nasceu a nossa princesa (6/10/2010)

                                Madrinha: Lila&Lucas Já nasceu a princesa Lara (20/09/2010) Parabéns

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X