Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Novembrinhos de 2010

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Inserido Inicialmente por vgr Ver Mensagem
    Vou contar-vos mais ou menos a conversa que tive hoje com a minha mãe. Contei-lhe que a Marta, apesar de no inicio comer muito bem sozinha, ultimamente andava a fazer mais porcaria (como puderam ver na foto no FB). Ela perguntou-me algo do tipo: "mas, vocês dizem-lhe que não? que ela não pode fazer? tens que ver se ela procura ver se vocês estão a olhar para ela quando ela faz mais porcaria." Fui ver as filmagens de ontem à noite (Senhoras, a porcaria era tanta, que ela até escorria sopa!) e adivinhem só: de cada vez que ela metia amão à sopa, olhava para mim ou para o pai para ver se nós estávamos ou não a ver. E via-se claramente, que era só depois de nós lhe darmos atenção, que ela fazia a porcaria maior.
    Resumindo: a culpa de eu andar a limpar as paredes da cozinha depois de todas as refeições, é minha e do pai. Mea culpa.

    Nota: ela na creche já come o almoço sozinha. Ela e os outros mais velhos (acho que são 4 no total), vão para outra salinha e uma das auxiliares fica ali a tomar conta, enquanto os outros mais bebés comem. O que me surpreendeu, é que segundo consta, ela come lindamente sozinha, só faz alguma porcaria, mas muito pouca. Mas em casa, faz-me limpar paredes!!!!

    Beijinhos
    Olha, a mim não me espanta muito porque o nosso truque para quando ela não está a comer (e só está a atirar com tudo e a fazer porcaria) é precisamente não lhe ligar. Um dia, era a vez do pai dar a sopa e ficar ao lado dela, e também demorou a ser convencido quando lhe disse:
    - C. vem sentar-te mais para este lado e vai-lhe pondo a comida à frente sem lhe ligares.
    - Ah e tal, mas não vês que ela não vai comer nada?
    Mas o certo é que passados 1/2 minutos sem ninguém lhe ligar (nem ralhar nem nada) lá começou a comer com as mãos e até nem comeu mal.
    A partir desse dia, reflectimos para nós se não lhe estaríamos a dar mais atenção quando ela se porta mal do que quando se porta bem. No fundo, é essa a tendência. Quando se portam bem aproveitamos para realizar n tarefas, quando se portam mal ficamos ali de volta deles. Acabamos por dar o incentivo ao contrário. Comecei a fazer um esforço por inverter a tendência. Vocês não pensam nisto / nunca sentiram isto?

    Beijinhos?
    . . . .

    Comentar


    • A Marta "acordou" esta noite pelas 4 horas aos berros. Fomos a correr para o quarto, e ela estava ainda a dormir, mas a chorar compulsivamente. Tivemos que a acordar mesmo, acalma-la e só aí é que a conseguimos adormecer (na nossa cama, pois claro). Terá sido pesadelos? Pensava que estes só começavam mais tarde...

      Comentar


      • Realmente é verdade. Como ela estava a comer tão bem, comecei a fazer as tais "n" tarefas enquanto ela comia, e sem prestar tanta atenção nela. Acho que tenho que me voltar a sentar com ela e tentar não lhe ligar tanto. Agora que penso mais nisto, lembro-me que a primeira vez que ela fez porcaria, eu estava a arrumar a loiça na máquina, e portanto estava de costas para ela.

        Comentar


        • Inserido Inicialmente por giz Ver Mensagem
          então não diz?
          tu é que não percebes, mas ela dizer, diz.
          O Hugo já diz bastantes palavras, mas de vez em quando reparo que nas coisas que ele diz e eu não percebo, reparo que ele repete exactamente a mesma coisa na mesma situação. A sonoridade é a mesma.
          Também já reparei nisso na Lara, faz exatamente os mesmo sons... `As vezes penso que queria mesmo perceber o que ela está a dizer, porque percebe-se que ela esta efetivamente a dizer alguma coisa. A linguagem é que é muito à frente para mim!



          Madrinha querida e eterna Amiga: Ana Helena

          Comentar


          • Inserido Inicialmente por Bug Ver Mensagem
            Companheira, não sejas assim que te pões velha mais depressa.
            Nada disso, eu ainda vou tendo soninhos de rejuvenescimento. Já tu............



            Madrinha querida e eterna Amiga: Ana Helena

            Comentar


            • Oh pá, fartei-me de escrever e mesmo antes de clicar para enviar isto bloqueou tudo e foi-se tudo ao ar. Odeio quando isto acontece! Mas cá vai outra vez:

              Fomos passar este fim de semana ao Alentejo com familiares. No Alentejo, os dias correm mais devagar, juro-vos, um dia lá tem, pelo menos, mais 2 horas.

              Ganhei consciência das coisas que a Eva já diz. Tantas, tantas! Pede para comer "papo", pede pão, água,... pede coisas que se farta. Reconhece montes de animais e imita os sons. Eu pensava que ela tagarelava muito sem sentido, ficando mais atenta, às vezes está a cantar canções. Reconhecem-se pela melodia e porque saem umas palavras / sílabas acertadas. Apanhei-a a cantar o atirei o pau ao gato, o sapo à beira do rio (esta sai muito bem logo o início), parabéns a você,... pensa que canta bem, a rapariga! Percebe TUDO o que lhe dizemos e perguntamos. E o que achei mais engraçado foi ela chamar-se a ela própria por tu, porque nós a tratamos assim. Por exemplo, ontem ao jantar:
              - Eva, onde está a massa?
              - No chão. - Respondeu enquanto apontava.
              - Quem atirou a massa para o chão?
              - És tuuu! - Respondeu-me enquanto apontava para ela própria.
              Está um mimo!

              Ah, e já mudou de nome outra vez:
              - Eva, como é que te chamas?
              - Éa!

              Com aquela voz tão querida! Apertei-a tanto este fim de semana!

              Beijinhos.
              Ultima edição por Bug; 19-03-2012, 16:38.
              . . . .

              Comentar


              • Para andar, continua na mesma. Percursos de 1 metro lá pode ser que dê 2 passinhos, percursos maiores vai a gatinhar. É caricato porque já entende perfeitamente quando lhe pedem para andar e responde logo que não.

                Beijinhos
                . . . .

                Comentar


                • Inserido Inicialmente por Bug Ver Mensagem
                  Para andar, continua na mesma. Percursos de 1 metro lá pode ser que dê 2 passinhos, percursos maiores vai a gatinhar. É caricato porque já entende perfeitamente quando lhe pedem para andar e responde logo que não.

                  Beijinhos
                  é que os miudos não veem equipados com multifunções: se desenvolvem mais rápido uma área, outra fica para trás.
                  A Eva está com um desenvolvimento fantástico!

                  Comentar


                  • Inserido Inicialmente por vgr Ver Mensagem
                    Realmente é verdade. Como ela estava a comer tão bem, comecei a fazer as tais "n" tarefas enquanto ela comia, e sem prestar tanta atenção nela. Acho que tenho que me voltar a sentar com ela e tentar não lhe ligar tanto. Agora que penso mais nisto, lembro-me que a primeira vez que ela fez porcaria, eu estava a arrumar a loiça na máquina, e portanto estava de costas para ela.
                    Bem, eu ontem deixei o Tiago em frente a um prato de morangos e fui dar atenção ao Gabi e o resultado foi cara, mãos e camisola todos vermelhos mas poucos morangos comidos.
                    Comer sozinho o resto, ainda estamos muito longe

                    Comentar


                    • vocês estão imparáveis. É aqui e no outro tasco aquilo também está imposs´vel...
                      assim ninguem consegue acompanhar...

                      do que li quero ver se não me esqueço de muita coisa que queria referir

                      vgr - também acho que é cedo para terrores noturnos. Aliás ainda no outro dia referi isso (não sei se aqui ou no outro tasco). O Hugo também já acordou uma ou outra vez a gritar compulsivamente... mas ao ler-te pensei que talvez a tua filhota sinta a tua dor, a tua tristeza. Por muito que tentes em frente a ela fazer a tua vida normal, ela vai sempre "apanhar" alguma da tua tristeza. E isso não tem mal nenhum, é assim, é a vida. Não é perfeita e há lugar à tristeza e à angustia e a tudo. Com isto quero apenas dizer que não te deves recriminar por ela sentir alguma da tua tristeza
                      Queria também contar-te que o meu mais velho teve terrores noturnos e tive uns episódios assim mais assustadores. Uma noite começou a gritar, mas a gritar imenso, tentei pegar nele, mas pareceu-me que naquele momento eu era o "bicho mau" e ele tentou afastar-me em pÂnico. Só consegui acalmá-lo pegando nele e abracei-o. Não adioantou falar nem explicar. Só consegui acal,á-lo com a minha resp+iração. Respirei fundo várias vezes e por imitação ele acabou por fazer o mesmo.
                      Outra vez cheguei ao quarto e ele estava de joelhos na cama, virado para a parede a bater na parede e a gritar... enfim, felizmente passou.
                      Tive mais episódios, que por norma consegui acalmá-lo a falar calmamente, a contar uma história assim bonitinha, ou a respirar fundo...

                      Bug... sim, tendemos a dar mais atenção na asneira. Acho que invariavelmente tendemos a fazer isso, e tomar consciencia disso ajuda a corrigir comportamentos, ao ler-te pensei logo em 2 ou 3 comporatmentos do Hugo que vou mudar de estratégia. Sei que com a vidinha do dia a dia irei esquecer novamete isso, e depois hei-de relembrar e tento corrigir outra vez.

                      O lema de mudar de estrategia quando as coisas não funcionam parece-.me sempre bem, mas de vez em quando esqueço-me disso. Por isso estes espaços são tão bons, reavivam memorias.

                      alucas, o Hugo só come se tiver uma colher/garfo na mão. A sopa dá sempre asneira porque ele tem de ter uma colher na mão, mas de vez em quando bate com ela na sopa e aquilo espalha que é um mimo, depois o mais velho ri-se e o mais novo acha que tem de repetir a proeza....

                      e eu tinha mais comentários a fazer, mas foram-se...

                      Comentar


                      • Olá!

                        Aqui não entrámos muito bem na Primavera. A Eva está a antibiótico, com a garganta inflamada e febre.
                        Agora vai uma perguntinha daquelas que já estou a ver que não têm resposta mas pronto... por descargo de consciência: Como é que eu a faço engolir o antibiótico? De boa vontade não vai, nem misturado com o melhor petisco. Tentámos à força, imobilizá-la, incliná-la mas ela cospe tudo e o melhor que conseguimos foi engasgá-la, acabou tudo cá fora.

                        Outra coisa: qundo eles estão doentitos e não podemos levá-los para a creche, temos direito a um papel (declaração / atestado / sei lá o nome) para apresentar no trabalho a dizer que temos que lhes prestar assistência por x dias, certo? É que o pai pediu uma coisa dessas no CS e disseram-lhe que ele tinha que se inscrever na recepção para lhe poderem passar um atestado. Ele questionou: "Eu, inscrever-me? Mas eu não quero uma consulta. Não é um atestado meu, é um atestado dela que explique que eu tenho que lhe prestar assistência." Mas a médica insistiu que ele tinha que se inscrever, senão não conseguia passar-lhe nada. Ora como ele nem pertence ao mesmo CS que nós (mantém a médica que tinha antes de mudar de residência) não se pôde inscrever e ficou sem nada. Eh pá, nós não percebemos nada desta história, isto não nos faz sentido. Isto é um atestado passado a propósito dela, na consulta dela. Ele tinha que se inscrever? Então se tivéssemos ido à pediatra? Alguém percebe alguma coisa disto?

                        Beijinhos.
                        Ultima edição por Bug; 21-03-2012, 00:42. Razão: ortografia
                        . . . .

                        Comentar


                        • Olá querida, de atestados percebo eu:

                          Para que o pai possa justificar a falta e receber remuneração precisa de pedir uma baixa por assistencia à familia. Como a baixa é passada em nome dele, tem de fazer a inscrição.
                          Se tivessem ido ao pediatra, colocava-se a mesma questão, pois a seg social não reconhece atestados que não sejam passados no sns.
                          Se ele está inscrito noutro cs, tem de se dirigir lá e falar com a médica dele.

                          Os meus lambões não teem problemas com xaropes, portanto não tenho dicas para te dar, tirando talvez a de usares uma seringa.

                          As melhoras da Eva!

                          Comentar


                          • Inserido Inicialmente por Bug Ver Mensagem
                            Olá!

                            Aqui não entrámos muito bem na Primavera. A Eva está a antibiótico, com a garganta inflamada e febre.
                            Agora vai uma perguntinha daquelas que já estou a ver que não têm resposta mas pronto... por descargo de consciência: Como é que eu a faço engolir o antibiótico? De boa vontade não vai, nem misturado com o melhor petisco. Tentámos à força, imobilizá-la, incliná-la mas ela cospe tudo e o melhor que conseguimos foi engasgá-la, acabou tudo cá fora.

                            Outra coisa: qundo eles estão doentitos e não podemos levá-los para a creche, temos direito a um papel (declaração / atestado / sei lá o nome) para apresentar no trabalho a dizer que temos que lhes prestar assistência por x dias, certo? É que o pai pediu uma coisa dessas no CS e disseram-lhe que ele tinha que se inscrever na recepção para lhe poderem passar um atestado. Ele questionou: "Eu, inscrever-me? Mas eu não quero uma consulta. Não é um atestado meu, é um atestado dela que explique que eu tenho que lhe prestar assistência." Mas a médica insistiu que ele tinha que se inscrever, senão não conseguia passar-lhe nada. Ora como ele nem pertence ao mesmo CS que nós (mantém a médica que tinha antes de mudar de residência) não se pôde inscrever e ficou sem nada. Eh pá, nós não percebemos nada desta história, isto não nos faz sentido. Isto é um atestado passado a propósito dela, na consulta dela. Ele tinha que se inscrever? Então se tivéssemos ido à pediatra? Alguém percebe alguma coisa disto?

                            Beijinhos.
                            Do antibiótico: a Lara toma muito bem a maior parte das coisas, mas o ultimo antibiótico que tomou devia ser mesmo intragável, que nem a miuda o queria. A forma que melhor consegui que tomasse foi com a seringa que vem com o bennuron...

                            Da declaração: quando a Lara ficou doente o pediatra passou uma declaração a dizer que eu tinha que lhe prestar assistência durante x dias. E foi assim que justifiquei as minhas faltas... Mas isto foi no privado, no publico não sei como funciona.
                            As melhoras para a Eva!!
                            Beijinhos.



                            Madrinha querida e eterna Amiga: Ana Helena

                            Comentar


                            • Ontem fomos jantar aos meus pais. E no meio de toda a familia a puxar, a Lara deu uns passinhos! Deu 2 passos até se agarrar a uma mesinha 3 vezes seguidas! Tão fofa... Hoje fez isso mais uma vez... Será desta...?



                              Madrinha querida e eterna Amiga: Ana Helena

                              Comentar


                              • Inserido Inicialmente por alucas Ver Mensagem
                                Olá querida, de atestados percebo eu:

                                Para que o pai possa justificar a falta e receber remuneração precisa de pedir uma baixa por assistencia à familia. Como a baixa é passada em nome dele, tem de fazer a inscrição.
                                Se tivessem ido ao pediatra, colocava-se a mesma questão, pois a seg social não reconhece atestados que não sejam passados no sns.
                                Se ele está inscrito noutro cs, tem de se dirigir lá e falar com a médica dele.

                                Os meus lambões não teem problemas com xaropes, portanto não tenho dicas para te dar, tirando talvez a de usares uma seringa.

                                As melhoras da Eva!
                                Obrigada alucas!

                                Então temos que ir ao CS ao médico de quem queremos que fique de baixa, mesmo que a baixa seja por assistência a alguém que médico em questão nem conhece? O C. vai à médica dele e como é que a médica dele sabe por quantos dias é que a Eva precisa de assistência?
                                Pronto, é mais uma daquelas onde não vejo a lógica.
                                . . . .

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X