Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Baixou de peso e de percentil

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    Olá!

    Parece que estou a ter um Déjà vu e olha que não é a parte que eu gosto mais de me lembrar do crescimento da minha filha mais velha.
    O que me disseram a dada altura é que provavelmente ela não estava preparada fisicamente para a introdução dos sólidos tão cedo (começou aos 4 meses), e com a mais nova comecei só aos 6 meses.
    Eu acho que também é deles, não me lembro dela chorar muito com fome nem em recém nascida, nem nunca teve interesse por aí além no que nós estivéssemos a comer. Com ela foi tínhamos sempre que oferecer a comida muitas vezes ao dia.
    A minha mais nova apesar de ser mais comilona teve uma introdução terrível dos sólidos, por isso dei sempre mama a pedido em casa independentemente dela ter comido ou não antes.

    vê também se ela não terá qualquer coisa que a incomode

    Beijinhos

    Comentar


    • #17
      Já disse que a minha filha comia muito mal, só agora aos 2 anos e meio é que voltou ao percentil 50 de quando nasceu. A minha estratégia era simples: dava o comer (sopa, lanche, o que fosse) e dava sempre mama depois. Muitas vezes ela mamava como se não tivesse comido um prato de sopa com carne e fruta. Se mamava era porque rpecisava e nem quero imaginar o que ela pesaria sem mama depois de comer...
      2 filhotes lindos

      Comentar


      • #18
        Carmen:

        O meu filho foi um verdadeiro castigo para comer... nem me quero lembrar os dias que passei, os fins de semana em que só comia um iogurte nos dois dias e em que eu chegava tão cansada à segunda -feira que agradecia ir po-lo no infantário, assim não tinha que ver que ele não ia comer o almoço. (e isto durante mais de um ano).

        Não te aflijas demasiado. Se pretendes continuar a amamentar faz ouvidos moucos às muitas pessoas que vão dar palpites (uma criança magra é um alvo preferido nos palpites de todos e mais alguns).
        Informa-te bem sobre os pesos normais que as crianças amamentadas devem seguir e mantem-te atenta (para evitar uma situação potencialmente de perigo...). O facto de engordar o minimo ou até um pouco abaixo do minimo não faz da tua menina uma criança anormal mas exige maior atenção.

        As noites são mais cansativas quando eles comem mal (invariavelmente) porque eles tem fome e acordam (assim era com o meu) e não..... tentei de tudo e não era por o deixar com fome que ele comia melhor as refeições , por vezes estava já com tanta fome que já só aceitava mama e mais nada. Mas se as educadoras querem tentar essa técnica... podem tentar mas não quer dizer que resulte.

        Coragem e vai dando noticias.

        bjs

        Comentar


        • #19
          Olá!
          Ontem foi muito mau... vomitou a papa no infantário e em casa mal jantou, a sopa mal entrou, a fruta nem se conseguiu dar.
          Eu estava doente, tive uma diarreia horrível de manhã e andei fraca e estranha todo o dia de otem, e hoje. Também estou com muitas dores nas costas, ontem mal me conseguia mexer, não jantei nem nada... Foi o meu marido a dar o jantar, o que também não foi bom, eu tenho mais truques... acabei por pagar caro mal consguir mexer o braço direito, como tinha comido mal acordei de hora a hora, algumas vezes meia hora de intervalo...
          ...Mas hoje foi melhor, já levei iogurte natural de soja com bolacha sem glúten e comeu muito melhor. Também jantou a sopa quase toda e fruta comeu bem, distraída, claro!
          Amanhã vai ser mau, é dia dos homens irem à natação, não vou ter apoio... o que faz toda a diferença, porque agora parece que só come distraída, depois das primeiras 3 colheres...

          O Afonso é minorquinha, mas nesta altura comia muito bem, tinhamos de limitar o que lhe dávamos... Esta é uma experiência nova para mim, infelizmente...

          Onde arranjo as tais tabelas de peso de crianças amamentadas? Será que podem colocar aqui, ou mandar-me por mail? Obrigadinha... ;-)

          Um dia de cada vez. O antigo médico da minha sobrinha disse à minha cunhada que ninguém morre de fome, nem os etíopes! Só se morre de sede! Tenho pensado nisto, como uma espécie de consolo completamente estúpido!!...

          Enfim, obrigada a todas...
          carmen


          Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
          Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

          Comentar


          • #20
            Carmen:

            Em relação aos pesos:

            Idade do bebé - Aumento médio peso por semana
            - até ao 3º ou 4º mês de vida - 113 a 227 g/semana
            - entre o 4º e o 6º mês de vida - 85 a 142 g/semana
            - entre o 6º e o 12º mês de vida - 42 a 85 g/semana

            Podes ver aqui: http://mamaraopeito.blogspot.com/200...mentar_04.html

            As tabelas tenho que procurar. Houve uma altura que estavam muito visíveis no site da WHO mas depois deixaram de estar e agora tenho sempre dificuldade em encontrá-las.
            Mas assim que possa coloco aqui os links.

            É uma chatice as crianças recusarem a comida. Infelizmente não é incomum. No blog do mamar ao peito tem vários excertos do livro Mi nino no me come (http://mamaraopeito.blogspot.com/201...i-nino-no.html). É um livro muito bom e que vale a pena ler quando se tem uma criança que gosta pouco de comida.

            Bjs

            Comentar


            • #21
              Olá!

              Não é nenhum consolo estúpido, a mim diziam-me isso vezes e vezes sem conta. Não me consolava era nada quando ela passava jantares seguidos só com fruta porque não comia mais nada...
              Dizem que temos que seguir uma data de regras e quando foi a mais velha eu achava que os outros tinham sempre razão, não dava mama antes nem depois das refeições, dava de jantar na cadeirinha na cozinha, eram musicas, bonecos, histórias e era um desespero.
              Com a mais nova mudei de táctica, dava de mamar sempre que ela pedisse, independentemente dela ter comido um bom prato de sopa antes e dava a comida onde ela comesse melhor que é à frente do computador com as músicas que ela gosta.

              Felizmente mudei de pediatra quando a mais velha tinha 7 meses e ela é super calma e sábia e o que ela me dizia é que tinha que ter calma, a nossa ansiedade passa para eles e eles sentem que ganham poder na hora das refeições. Disse-me para não tornar a refeição um cavalo de batalha que são fases que passam.
              E realmente ela tinha razão

              bjks

              Comentar


              • #22
                A minha filha ainda hoje come imensas vezes distraída. Há quem diga que não é correcto e tal mas cada um faz aquilo que resulta melhor. Sabes com que é que ela comia lindamente? Com o cesto das molas da roupa à frente dela. Aprendi tanta técnica para a distrair!! Livros, coisinhas pequeninas escondidas dentro de caixinhas, o pacote do pudim mandarim, caixas de gelatina royal, colheres de vºarios tamanhos... eu sei lá. Agora já vai comendo melhor mas mesmo assim é pisquenta e sei que tenho de a distrair. Se vou na conversa dela, acaba por só comer fruta e três ou 4 colheres de sopa. Ontem não queria, não queria, e distraída comeu meia manga e duas conchas cheias de creme de feijão verde com batata doce...

                E quanto ao que os outros dizem... bem, eu vi muitos olhares de lado por dar a sopa à minha piolha sempre com distracções. Já com ano e meio, dois anos, em casa da minha sogra dava-lhe a sopa com videos de músicas no iphone e olhavam-me muito de lado. Pois posso dizer que a minha cunhada, com um miúdo que come a sopa como eu adorava que a minha comesse, e que chora se demoram muito entre colheradas, espetou-o logo aos 6 meses em frente a um pc de 17 polegadas. Aos 6 meses a minha ia comendo com as molas da roupa, livros, tupperwares... Pois... criticar é bonito quando é para os outros...
                Ultima edição por micaela24; 30-11-2011, 11:52.
                2 filhotes lindos

                Comentar


                • #23
                  O meu filho come a maior parte das vezes com distrações. Fez ontem três anos. Já me deixei de pedagogias... Desde que coma...
                  Beijinhos
                  "Mãe, o amor é colo"





                  Comentar


                  • #24
                    Obrigada, queridas.
                    A rapariga tem agora 6m acabainhos de fazer, vamos lá vêr se vai respeitar as tabelitas...
                    Ontem almoçou muito bem, comeu a sopa toda e a fruta toda, não lanchou tudo e jantou mal. Mamou depois e antes de dormir. E a noite toda...
                    Hoje também não lanchou muito bem, acho que estranhou as bolachas com glúten no iogurte,porque eram mais que as sem glúten (tamanhos diferentes de bolachas, e também sabores diferentes, certamente...). Mamou também. Agora ao jantar comeu metade da sopa. Mamou pouco depois e foi para a camita.
                    Está com febre. De manhã não chegava aos 38º, mas agora à tarde já estava perto dos 39ºC... O meu marido foi agora comprar supositórios parcel, para alternar com os B.U.R., se houver necessidade. É que amanhã os machos vão ao circo ao Coliseu e as fémeas ficam em casa! Tenho de estar preparada.

                    Acho que esta mudança na hora da refeição não se deve só a estar doentita, porque só fez febre hoje e já noto resistência há alguns dias... além disso, antes, quando baixou, não tinha nada mesmo...
                    Chato é ela estar a comer mal e agora adoecer, o que a fará comer ainda pior... Por outro lado, vai mamar mais, certamente, era o que acontecia com o Afonso... É a vida!...
                    Se tudo correr bem, será uma virose dos 3 dias, segunda volta à escola e eu ao trabalho e mais rotina e trabalhinho de mãe!! O normal, portanto!!...
                    De resto, ela também vai comendo distraída, porque senão eram só 3 ou 4 colheres. O Paulo e o Afonsito ajudam muito com macacadas, canções, etc, o pior é quando são dias de natação e estamos só as duas, como hoje. Hoje foi mesmo mau, porque ela tinha sono e estava doente, sob efeito do supositório, e eles estavam fora... Mas mesmo assim comeu mais que no jantar de ontem...

                    Obrigada a todas, por todo o apoio que me têm dado. Com o Afonso a minha mãe dizia-me muitas vezes que eu nem sabia o que era criar um filho, de tão bem que ele comia... Coitada, morreu quando ele tinha 2 anos. Agora nem ele come como comia (e tinha eu problemas noutros aspectos, principalmente a nível de saúide, estava sempre doente...), e ela tão pequenita já me dá estes trabalhos para comer... Parece que agora vou saber... (lembro-me muito da minha mãe, claro! por tudo e também por estas palavras...)

                    Bjs,
                    carmen


                    Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                    Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                    Comentar


                    • #25
                      Olá Carmen, espero que a Inês esteja melhor...quanto ao comer eu sei k é mto chato quando eles não comem e ainda mais quando adoecem...agora lá em casa os papéis inverteram-se ligeiramente, o Gustavo que sempre de deu dores de cabeça quanto ao comer, já come melhor e o João anda a comer mto menos( mas come vai petiscando todo o dia, acabo por não ter a noção do k realmente come!, noto só ás refeições que anda a enrolar a comida )...
                      As melhoras...
                      Bj

                      Comentar


                      • #26
                        Obrigada...
                        Já está boa, felizmente. E a comer melhor...
                        Não quero deitar foguetes...

                        Bjs,
                        carmen


                        Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                        Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                        Comentar


                        • #27
                          Estou triste. Muito triste.
                          Mais uma pesagem, mais uma baixa de peso.
                          Está com o peso dos 4m... 6800 e tal, nem vi bem, só tive vontade de chorar...
                          Infelizmente sinto-me impotente, mas vou falar hoje com a médica (aguardo retorno de chamada, está em consultas).
                          Acho que vou ter de dar suplemento e reformular a alimentaç~ao do infantário...
                          Para verem, ontem, domingo: 9h mama, 11h sopa e fruta, 13.30h mama, 15h papa, 17h mama
                          hoje, no infantário: 8.30h mama, +/- 11.30h sopa e fruta, 16h papa.
                          Faz diferença, não?...
                          Vou pedir à médica que me passe uma declaração para entregar no infantário com os horários a fazer, para lhe darem comida mais vezes... Está num polo menos húmido para não ter os problemas respiratórios do Afonso, mas a coisa não está fácil em termos de rotinas...
                          À noite ela tem mamado menos, está a deixar-me descansar mais, agora tem acordado entre a 1h e as 2h, depois entre as 4h e as 5h e antes das 7h. Há noites que acorda também à meia-noite, mas já são menos.
                          Continúa sem mamar bem, adormece independentemente do local onde lhe mexa... Curiosamente, assim que a deito chora que se farta, como se despertasse com picos!!
                          Mais um desabafo, depois dou novidades da médica...

                          Bjs,
                          carmen


                          Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                          Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                          Comentar


                          • #28
                            Carmen o fazer menos uma refeiçao no infantario nao seria problematico se depois em casa compensasse mamasse mais. Das 11:30 as 16:00 sao muitas horas, pelo menos podias forçar a que antecipassem a papa uma hora e depois tu das mama logo que estejas com ela...

                            ja tentaste oferecer mais vezes mama ao serao a ver se cola?

                            Beijinhos
                            Rute

                            O meu parto de 14 dias
                            Bebes e Mamas marcianas de 2008
                            Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                            CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                            Comentar


                            • #29
                              Já falei com a médica.
                              Ela tem a mesma opinião que eu relativamente aos horários da alimentação e ficou chocada com alguns comentários que tenho ouvido sobre o assunto... Das primeiras coisas que me disse foi: "tire-a de lá!"...
                              Mas acabámos por combinar que me vai passar uma declaração a justificar a necessidade de fazer intervalos mais curtos entre refeições, para que as coisas melhorem. Estou convencida que sim...
                              Também me disse para aumentar a quantidade de sopa e pesar a carne a colocar. A papa também aumentou.
                              Não indicou suplemento, para já.
                              Vamos fazer uma nova rotina, com novas quantidades e avaliar daqui a 15 dias. Caso não progrida então pensa-se em suplemento.

                              Quando lhe dou mama ela geralmente mama bem, Rute. A quetão passa, penso eu, por estar tantas horas no infantário e só fazer 2 refeições lá...
                              Ontem até me disseram que ela acordou e voltou a adormecer por volta das 15h. Ora, se esteve acordada porque é que não lhe deram a papa nessa altura e só comeu às 16h, fazendo um intervalo tão grande? A meu vêr, não há justificação.
                              Se há bebés que aumentam bem assim, está certo, mas a minha precisa de mais. Ainda oiço que a culpa é de lhe dar do meu leite!... De facto, se os outros comem menos vezes porque bebem LA e resulta, parabéns! mas eu quero dar mama, já que tenho...
                              Hoje, agora quando sair, vou falar com elas e logo a médica vai passar-me a declaração, pelo que a poderei entregar à tarde ou amanhã de manhã...
                              Sei que vão torcer o nariz, mas acho que ficará por aqui...

                              Bjs,
                              carmen

                              PS: Rute, ontem, por ex, como achei que estava tão mal alimentada, mal cheguei a casa, às 17h, dei logo mama, e só tinha passado uma hora de comer...
                              Sinceramente, neste momento acho que o problema não é a mama. Acho... Se daqui a 15 dias não aumentar, então já dou a mão à palmatória, mas de momento acho mesmo que ela anda é a comer pouco...


                              Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                              Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                              Comentar


                              • #30
                                Não querendo ser abelhuda...
                                Eu acho que o grande problema não é a mama, nem a falta de comida. É a conjugação das duas coisas. Se a tua filha fosse alimentada a LA provavelmente poderia fazer esses intervalos grandes porque o LA é muito mais calórico que o LM. A partir dos 6 meses a comida de um bebé amamentado deve ser sobretudo calórica, quer em termos de hidratos de carbono quer de proteinas. Portanto papas, sopas com batatas e massas e carne (mas a carne não deve ser superior a 8 grs por dia - cozida, o que dá uma colher de sopa no máximo, isto para não sobrecarregar os rins).
                                Como a Inês é amamentada o leite é pouco calórico e ao fazer poucas refeições está de facto a ingerir poucas calorias e pouca energia. Se estivesse em casa contigo ia compensar de certeza mamando mais.
                                Se ela não aumentar de peso, não sei, mas pode tb ser do metabolismo dela. Estar a suplementa-la parece-me um erro mas.....
                                Enfim estou a torcer para quer tudo se resolva, ou pelo menos se resolva algo, com um aumento das refeições no infantário.

                                Bjs

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X