Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Baixou de peso e de percentil

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #31
    Eu sinceramente concordo com as meninas,pois há um espaço de tempo mto grande entre as refeições...é o mal das creches..todos comem ao mesmo tempo..mas nem todas as crianças aguentam..e não acho k seja por dares LM..
    Pode ser que agora as coisas melhorem...
    Bj,
    Sandra

    Comentar


    • #32
      Eu não compreendo a posição do infantário.
      De facto há rotinas que eles têm mas é a partir da sala de transição, no berçário os bebés comem as refeições que foram necessárias e às horas que forem necessárias.
      Eu sei o que estás a passar porque a minha filha mais velha foi igual com a excepção do infantário que tinha uma posição totalmente diferente. Eu era muito mais inexperiente e dava pouca comida e raramente oferecia mama durante o dia ela nunca foi de se queixar com fome e comia muito mal, além de ser lingrinha por natureza juntou-se as doenças típicas do 1º outono/inverno na creche e foi o descalabro.

      Eu acho que não tem nada a ver com a mama, se ela comer bem e várias vezes não me parece que a culpa seja do LM que é sempre o bode expiatório.

      Comentar


      • #33
        Mas se pedires no infantário para lhe darem mais refeições elas não dão? Acho estranho... A minha não faz muitas refeições mas é mesmo dela, se eu pedisse para darem mais elas davam, sempre foi assim.
        Bom, a minha quando "precisou" engordar (desceu de percentil) passei foi a dar sempre papa ao lanche por ser mais calórico. E carne e peixe na sopa, sempre.

        Beijinhos
        Mães OMS Sócia n.º 123

        Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

        Comentar


        • #34
          Carmen,

          1- consegues arranjar os valores do perimetro cefálico e do bracinho? (o do perimetro cefálico acha-se colocando a fita métrica à volta da cabeça mas passando imediatamente acima das sobrancelhas e tocando no chamado "cucuruto"- zona occipital, a maior saliência do crâneo na parte de trás). O Perimetro do braço acha-se no ponto médio entre o cotovelo e a junção do osso do braço com o ombro (ponto médio do osso que vai do cotovelo ao ombro), depois medes a "espessura" do bracito. Consegues em cm dar-me esses valores em cm?.

          2- Peso actual e comprimento actual
          3- Peso q tinha antes de achares que estava a perder peso.
          4- Quanto peso perdeu ela desde q começou a perder e em quantos meses.
          5- parece-te que reduziu a ingestão nos ultimos meses/semanas?
          6- Teve diarreia/s ou vómitos?
          7- Poderá ter tido dores e reduzir a ingestão associada a dor?

          Estas são questões que permitem fazer uma espécie de avaliaçao de risco nutricional. Mediante as respostas atribuimos uma pontuação q dps permite perceber se há ou não risco e qual o grau do mesmo, seguindo os procedimentos de acordo com o grau.
          As medidas tb ajudam a ter percepção do grau de desnutrição, caso haja.

          Pelo q percebi vais pesar e registar o que a Inês comes. É um registo quantificado que permite ao profissional fazer as contas quanto aos nutrientes ingeridos. guarda os pacotes das bolachas e de tudo q tenha pacote por causa do rótulo.
          É possível que possam pedir análises sanguíneas ou peçam urocultura, se não aumentar de peso, mas é procedimento normal.

          Bjinhos,
          Luísa


          Já agora essa do infantário de (só come de 3 em 3h quem quer emagrecer...nem sei se ria ou se chore)

          Comentar


          • #35
            Realmente o que uns infantários têm de menos têm outros de mais... no do meu, então no berçario, passavama vida a dar-lhe de comer... depois queixavam-se que não comia bem ao almoço... pois pudera, chegava lá às 9h da manhã ia logo uma taça de puré de fruta as 11h/11:30h queriam dar-lhe almoço... ele era dos que dormia pouco então lá para as 14h/14:30h mais fruta ou bolchas e as 15:30h/16h lanche... 17:30h mais fruta ou bolachas! O rapaz passava o dia a comer!

            Comentar


            • #36
              Quando a minha teve assim uma quebra de percentil grande o que passei a fazer foi dar sempre papa ao lanche e dar mama o mais que conseguisse. Não tenhas problemas em dar de mamar nem que tenha acabado de comer. Se tiver fome, come, se não tiver não mama e ofereces passado um bocado.
              2 filhotes lindos

              Comentar


              • #37
                Inserido Inicialmente por carmen Ver Mensagem

                PS: Rute, ontem, por ex, como achei que estava tão mal alimentada, mal cheguei a casa, às 17h, dei logo mama, e só tinha passado uma hora de comer...
                Sinceramente, neste momento acho que o problema não é a mama. .
                Carmem bem ou mal alimentada eu aconselhava-te a fazer sempre isso. Sao muitas horas sem mama (mesmo que comesse bem) e quer o bebe quer a tua produção agradecem. E depois de tantas horas longe da mãe é das melhores formas de matar saudades! Eu ainda hoje, o ja vamos com 15 meses, faço isso. Chego e dou mama. Se comeu ha 10 minutos pois mama menos!

                MAs concordo contigo o problema é comer pouco, mas se mamar mais já come mais! Calro que se a bebé tem fome no infantario tem é de dar-lhe comida e nao seria nada desproporcionado se fossem 3 refeiçoes pelo tempo. MAs podiam ser so duas se a fome dela assim o ditasse (e nao as educadoras) e depois em casa compensava. O meu fazia isso com essa idade. Eu estava fora 6 ou 7 horas e nesse intervalo ele entre os 6 e 7 meses
                simplemente rejeitava a sopa ou papa ou fruta dadas pelo pai. So ao fim de 1 mes (com 7 meses portanto) aceitou 1 refeçao e 2 refeiçoes so com 9 ou 10 meses. Dos 6 para os 7 meses perdeu 100g e depois la foi aumentando devagarinho. Nao porque comesse o suficiente enquanto eu nao estava,mas porque mamava um exagero quando estava comigo. Chegou a fazer 8 mamadas entre as 16:00 e 24:00!

                Mas se tu sentes que ela deveria comer mais na creche eles só teem é que dar!

                Rute

                O meu parto de 14 dias
                Bebes e Mamas marcianas de 2008
                Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                Comentar


                • #38
                  Ontem mandei muito mais quantidade de sopa e disse para fazerem muito mais papa. também mandei bolacha maria para o lanche da manhã e disse que entre o almoço e a papa não poderiam passar mais de 3h. Isto por indicação médica, em esquema que ela iria passar.
                  Ela comeu tudo!! Não foi por lanchar de manhã que não almoçou praticamente o dobro da sopa habitual, e não foi por passarem "só" 3h que não comeu o pratalhão de papa!
                  Se comesse muitas vezes depois não tinha fome, como me diziam? NÃO!! Quem é que sabe? A mãe!!! (como diz o Afonsinho...)
                  Vim feliz, ontem! E hoje também já dormi melhor, porque na noite anterior deixei de dormir às 4h da manhã, só a penr nisto tudo... Bem me esforçava por não o fazer, mas dava por mim sempre a pensar no mesmo e o tempo a passar...
                  Quando cheguei a casa, dei mama. Geralmente dou sempre quando chego, ela fica tão contente, dá logo aos bracinhos, ri-se, olha-me com aquele olhar que só há entre quem se ama profundamente... é mesmo bom!!...

                  Luisita, não estou a anotar tudo, estou é a fazer a sopa, ou a tentar, mesmo com a proporção entre ml e gr de carne para não haver margem de erro em termos de quantidade a dar. Para irmos mesmo ao rigor!!
                  No entanto, fiquei curiosa sobre essa questão das medidas! Uma coisa que reparei foi que os bracinhos e pernocas estão bem mais magros... já nem parece o meu hipopótamozinho de antes, com a gordurinha a dobrar por cima da mão...
                  Vou medir e depois digo-te, já agora fico com mais informação.
                  Ela passou uma fase em que comia pior, sim, mas agora não. Até teve febres altas e tudo, mas comeu bem... Não teve diarreia nem vómitos.
                  Ela está com o peso que tinha há 2m atrás, quando tinha 4m... mas depois digo-te datas e pesagens, quando medir, para ficares com tudo, amiguinha.
                  Obrigada.


                  Obrigada a todas, pelo apoio, MESMO!!!... Tem sido uma chatice, esta questão da alimentação e do infantário, o leite, as sopas, a adaptação dif´cil dela, que chorava todo o dia...
                  Parece que agora a coisa está a compor-se! Vou marcar a pesagem no centro de saúde...

                  Bjs e mt, mt obrigada!!
                  carmen


                  Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                  Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                  Comentar


                  • #39
                    Carmen, eu não percebo é como é que ela não deitava o infantário abaixo com fome... se comeu tudo era mesmo fome! O meu filho nessa idade com fome ninguem o aturava... Às vezes a fome era tanta que tinhamos de o acalmar antes com a fruta e só depois é que conseguiamos dar a sopa porque ele entrava num descontrolo que nem aceitava uma colher sequer, ao fim de 3h da refeição anterior ele abria a guela e já ninguem o calava!

                    PS: No infantario do meu tb diziam que faziam as refeições de acordo com o plano do pediatra... mas ao fim de uns 3 meses de ele lá, tb desceu um ou dois percentis em peso, e vim a constatar que dia sim dia não era puré de legumes com carne ou peixe... como ele só iniciou o peixe aos 9/10 meses, eles no dia do peixe davam-lhe a sopa base, so de legumes! Tive de exigir que apartir dai o puré dele fosse sempre, mas sempre com carne, que era o plano na pediatra, que eles garantiam que cumpriam. E é claro que eles passaram a fazer o que eu disse e os percentis acertaram.
                    Ultima edição por Sunflower; 14-12-2011, 11:20.

                    Comentar


                    • #40
                      Carmen:

                      O meu filho esteve comigo em casa até aos 2 anos. Eu controlava tudo o que ele comia, sabia bem o que ele comia. E ele comia muito pouco mas mamava muito.
                      Na altura li um documento sobre a alimentação infantil de crianças amamentadas que afirmava em letras bem grandes e gordas que quando a criança não engorda, o último culpado é o LM. os erros estão sempre na alimentação complementar e nunca no LM. No entanto os nossos profissionais de saúde passam a informação contrária e incorrecta. Tenho pena que assim seja mas é o que temos.

                      Vais ver que tudo se vai compor.

                      Comentar


                      • #41
                        Inserido Inicialmente por Dulsa Ver Mensagem
                        Carmen:

                        O meu filho esteve comigo em casa até aos 2 anos. Eu controlava tudo o que ele comia, sabia bem o que ele comia. E ele comia muito pouco mas mamava muito.
                        Na altura li um documento sobre a alimentação infantil de crianças amamentadas que afirmava em letras bem grandes e gordas que quando a criança não engorda, o último culpado é o LM. os erros estão sempre na alimentação complementar e nunca no LM. No entanto os nossos profissionais de saúde passam a informação contrária e incorrecta. Tenho pena que assim seja mas é o que temos.

                        Vais ver que tudo se vai compor.

                        É isso mesmo. Aos 9 meses da minha fui em lágrimas para a pediatra porque aquela triste vinha a baixar de percentil, não comia a sopa... a pediatra disse que se ela mama, o mal está na sopa e não na mama. passei a dar mais mama e introduzi as leguminosas e só aí é que ela passou a comer melhor. Na gravidez eu era doida (ainda sou) por grão, feijão, etc. e a minha piolhita afinal também gostava era de sopas do genero ainda hoje adora sopa de grão com espinafres, sopa de feijão... e é bom porque têm proteínas
                        2 filhotes lindos

                        Comentar


                        • #42
                          Os problemas relacionados com baixa de percentil (peso e comprimento) podem estar relacionados com vários factores em qq bebé, seja ele alimentado com LM ou LA. Nem sempre num bebé com LM a "culpa" é necessáriamente da comida. Há situações fisiológicas, metabólicas que podem ser causas também.
                          Na minha opinião não se deve desvalorizar a perda de peso ou redução da quantidade ingerida se isso implicar caminhar para uma desnutrição, por vezes não identificada à vista. Em casos desses penso que é preferível ponderar a subida de peso, por exemplo adicionando o sumplemento, mantendo a mama. Repito, em casos específicos em que é diagnosticado certo grau de desnutrição. A mama é boa mas não é tudo! (e não me caiam em cima! sou defensora do aleitamento materno, mas tenho uma visão/opinião diferente em relação à duração do tempo de aleitamento).
                          O caso da menina da Carmen ela terá de ver com a médica. Se continuar a perder peso terá possivelmente de recorrer a suplemento / papas e ser reavaliada de forma mais específica. Se melhorar sem entrar em desnutrição, que é o que se quer, óptimo!

                          Comentar


                          • #43
                            A minha continuou só com LM mas comia papas lácteas. Seja como for, situações graves devem ser vistas caso a caso, como é evidente. O mal da minha era mesmo recusar-se a comer a sopa e não era propriamente o suplemento de LA que ia resolver o problema. Aliás, quando aumentei a frequência das mamadas a coisa compôs-se.
                            2 filhotes lindos

                            Comentar


                            • #44
                              ah, e a minha só teve quebras no percentil do peso, nunca do comprimento, e estava em valores normais nos percentis de bebés amamentados
                              2 filhotes lindos

                              Comentar


                              • #45
                                Uma coisa importante a meu ver que nunca é falada

                                A minha filha mais velha nasceu com um percentil equilibrado e baixou muito, ainda hoje é uma criança pequena e muito magrinha e a dada altura chegou a ter consulta com uma endocrinologista.
                                O que ela me disse é que o peso com que os bebés nascem tem mais a ver com o ambiente uterino e com a alimentação da mãe do que com qualquer outra coisa e que eles nos primeiros 2 anos acertam o percentil com a genética.

                                Quero eu dizer que nem todos os bebés vão ser percentil 75 ou 90, grande parte deles nem vão ser percentil 50, no caso das minhas estima-se que sejam 10.
                                Quando elas começam a descer pode ter a ver de facto com a introdução dos sólidos, com as doenças que aparecem com maior incidência na 2ª parte do 1º ano ou apenas e tão só com a genética.

                                Beijinhos

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X