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Defice de Atenção

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  • #46
    pensamento positivo ajuda Vai correr bem!


    \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

    \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

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    • #47
      Sinto que o que "fazemos" não é o melhor para os nossos filhos... a sociedade está a mudar e aceitamos tudo passivamente... desabafos...

      Visitem o meu blogue www.solsemnuvens.blogspot.com coisas lindas para meninas e não só!
      Assinem e divulguem a petição online - abono de família, um direito de todas as crianças- http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N6273

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      • #48
        Olá… Vou contar o que se passa, principalmente na esperança de encontrar alguém que passe pelo mesmo e me possa ajudar, quanto mais não seja na partilha de ideias e sugestões.
        Tenho dois filhos, um menino de dez meses e uma menina com sete, ela entrou na escola em Setembro passado, aí a minha vida mudou… Quando devia estar numa fase feliz e tranquila, o fim da tarde tornou-se um pesadelo e já passo a explicar porquê.
        Então é assim, desde a pré primária que eu incentivei sempre a minha filha a aprender, quando lhe oferecia alguma coisa optava na maioria das vezes por livros, tentei ensinar-lhe letras, números etc, mas vi que ela não assimilava com facilidade, fui falar com a educadora e para ela a Inês estava dentro do normal, correspondia ao que era pedido.
        Entrou no 1º ano e as coisas complicaram, muita lentidão a fazer as tarefas, sempre a deixar cair o material, muita desatenção, muitas dificuldades, falei com o professor que me disse ser normal, que era a fase de adaptação á escola, e para aguardar até ao Natal… Foi o que fiz, sempre a tentar ajudá-la ao máximo nos trabalhos de casa.
        Começa o 2º período e as coisas pioram, a ponto de deixar um teste a meio, e de não concluir as fichas nas aulas, depois de mais uma conversa com o professor que achava ainda que era normal e com o tempo ela ia ganhar ritmo, recorri a uma psicóloga.
        Foi-lhe diagnosticado muita coisa, imaturidade e Défice de atenção principalmente… Na avaliação final o professor escreve mesmo isso, que a Inês necessita de acompanhamento individualizado porque tem um Défice de atenção.
        Ela está a fazer terapia na psicóloga, mas será que é suficiente??? Sei que é um processo lento, mas eu desespero, e com alguma vergonha admito, estou a errar e a falhar como Mãe…
        Custa muito aceitar esta situação, sei que há coisas bem piores, mas ainda não consegui aceitar isto, e chego ao ponto de culpar a minha filha or tudo isto, quando estou consciente que ela não tem culpa…. Chego a dar-lhe umas palmadas, quando sei que este comportamento só piora a situação, mas na hora não me consigo controlar…
        Sinto-me cair num buraco, sem fundo, sinto muitas dúvidas e muita ansiedade… Sinto-me a falhar como Mãe e pior ainda sinto que esta pressão e esta tensão está a criar um fosso entre mim e a minha menina, a quem eu tanto amo! Só a quero ajudar e está a ser difícil…
        Desculpem o desabafo e agradeço se alguém tiver alguma sugestão…

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        • #49
          Olá lili, liguei-me apenas para te responder:
          Como eu Compreendo todos os teus sentimentos pois também passei e estou a passar por eles. Tu não és má mãe, preocupas-te e queres "corrigir" o que pensas que está errado.
          Em primeiro lugar, e só numa consulta não se chega a nenhum diagnóstico. É preciso analisar o meio envolvente, a família, os estímulos que damos aos nossos filhos, a relação com a professora e os colegas, etc., etc. O que é que a psicóloga diz? Como é que ela reage à terapia?
          Vou contar o que tenho feito com a minha, embora o diagnóstico (não confirmado, pois tem sucesso escolar) seja de hiperactividade moderada.
          Tenho tentado elogiar e promover tarefas diárias de ajuda em casa para a responsabilizar
          Tenho-lhe dado espaço para conversar sobre tudo e sobre nada e fundamentalmente tenho tentado evitar passar a minha ansiedade para ela.
          Parece-me que a proximidade de um

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          • #50
            irmão tão novo deve ser analisado como possível causa de desinteresse escolar. Ela tem tarefas e ele só brinca, entendes?
            Fala com ela sobre este aspecto, deixa-a brincar em férias (agora é muito comum os meninos levarem tarefas intermináveis para férias, mas afinal onde é que se estuda? e qual o conceito de férias?)
            Nós só queremos o melhor para os nossos filhos, muitas vezes queremos que eles sejam o que eles não são. Devemos amá-los ainda mais e tentar não passar a nossa frustração pelo filho que "não temos".
            Um beijinho grande, muita força.
            Podes enviar pm se quiseres

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            • #51
              Olá Sol e desde já obrigado!
              Nos testemunhos anteriores já vi que as queixas são muito parecidas, e o professor da Inês está a falhar... Chegou a não lhe dar nota numa ficha, confrontei-o e ele disse-me que não a avaliou porque a nota até era boa mas não queria que ela se acomodasse, ora pimba!!!! Ela precisa ser motivada e incentivada! Outra coisa que faz com frequência é saliantar os melhores alunos da turma... e realçar os piores, quer dizer a nossa luta é para que ela comece a gostar da escola, motivá-la, etc e ele age assim...
              Falei na hipotese da transferencia de escola à psicologa, ela para já acha melhor aguardar... Vamos a ver como começa o novo ano, e vou fazer de tudo para ela ter aulas de apoio...
              Ela gosta da terapia e parece-me que está a reagir bem, começou ainda há pouco tempo, dois meses... A psicóloga acha que ela vai ultrapassar tudo isto, porque a capacidade está lá...
              Acho que me falta a mim fazer a minha parte, aceitar isto e agir com calma e paciência, como dizes não devemos passar a nosas ansiedade para eles, mas eu ainda não me consigo conter e é aí que estou a falhar!
              Beijinhos e obrigado
              PS todos, mas todos os vossos testemunhos me estão a ser muito uteis, OBRIGADO!

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              • #52
                Não me parece que o irmão tenha nada a ver com a atitude dela, aliás quando começou a escola ele só mamava e dormia, eheheheheeh!
                Quanto a trabalhar nas férias, como ela tem um ritmo muito lento a psicologa acha melhor ela todos os dias fazer algum acoisa, já o professor disse para a deixar brincar e não a pressionar...
                Fiquei confusa e fui pelo meu instinto... Está a trabalhar diariamente, contrariada, chora e geme enquanto trabalha mas vai fazendo...

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                • #53
                  Tenta pelo menos que ela tenha uma "temporada de férias" ou seja pelo menos duas semanas em que só brinque, é importante para eles :-)
                  Nem sempre conseguimos controlar a minha ansiedade, eu não sou exemplo para ninguém, mas tento fazê-lo, embora nem sempre consiga e explico-lhe porque me sinto assim.
                  bjocas

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                  • #54
                    Ahhh isso sim, até porque eu também preciso de férias
                    Estarei de férias na 2ª quinzena de Agosto e aí vamos parar com tudo, se ela quiser tentar ler um livro ou assim tudo bem, mas não me parece que vá querer...
                    Mesmo a indicação da psicóloga foi essa, trabalhar diariamente, mas ter uma ou duas semanas de descanso, mas afastadas do inicio das aulas, Em Setembro deve retomar as tarefas diárias para quando as aulas começarem ela já estar com essa rotina...
                    Beijinhos e Bom fim de semana, deitar estas angustias cá para fora já me faz tão bem!

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                    • #55
                      ola sol sem nuvens, como te compreendo...o filho é ou era exactamente como a tua filha...só que alem disso tem um bom grau de hiperactividade que esta controlado com medicação e seguido por pediatra de desenvolvimento...

                      Desde cedo achava o meu filho mt cansativo, irrequieto até me fazer desesperar...cheguei a pedir ao pediatra qualquer coisa que o deixasse mais calmo porque achava que ele era hiperactivo, o pediatra ria-se de mim e dizia que eu nao sabia o que era uma criança hiperactiva...mas quando aos 4 anos entra para a pré começaram as chamadas de atenção pela educadoras, aos 5 anos acharam melhor eu po-lo na terapia da fala e depois com conselho da terapeuta consultei uma pediatra de desenvolvimento que depois de 3 avaliações de 1h e30 cada lhe diagnosticou hiperactividade com défice de atenção...passou a ser medicada e na escola passou a ser outro completamente diferente apesar de nao conseguir acompanhar a maioria dos colegas...

                      Quando entrou na publica fez o 1º ano com excelentes notas mas o professor sempre a chamar-me a atençao por ele nao conseguir estar quieto...cair da cadeira, deixar cair os lapis, brincar com o material etc...etc...

                      O segundo ano começou mt mal, quando vou receber as notas do 1º período tinha tudo nao satisfaz excepto estudo do meio, e um plano de recuperação...acho que isto foi uma vingança para comigo por eu chamar o professor a atençao por diversas vezes por lhe bater...ele sempre disse que o diogo era mt esperto mas que so queria brincadeira, que nao queria fazer as coisas e quando fazia era mt lento, nunca acabava os trabalhos pedidos ou demorava imenso...

                      Passei noites sem dormir tal era a minha preocupaçao, sabia que o diogo precisava de um professor exigente como o que tinha, mas por outro lado tb precisava de um professor que entendesse o seu problema, e este nao entendia que o diogo tinha necessidades especiais...

                      A meio de fevereiro, no segundo ano troquei-o de escola, fui a melhor coisa que eu fiz na minha vida, pela minha saude e pela do diogo...e afinal os problemas que o professor metia a maior parte nao tinham fundamentos, a unica coisa que o diogo tem é dificuldade em reter a informação, daí ser mais lento a fazer as coisas, mas como tem provas médicas do problema a professora é obrigada a dar-lhe mais um bocadinho de tempo nas tarefas...tinha apoio educativo 1 vez por semana mas a professora achava que ele nao precisava por isso para o ano ja nao tem...
                      Terminou o segundo período bem e o 3º ainda melhor porque tinha uma professora que era exigente mas tb meiga e que o valorizava como estas crianças precisam...

                      Quando saiu da outra escola estava com a auto estima tão em baixo que nao fazia nada...passados 15 dias de ter trocado de escola já parecia outro!

                      Porque não consultas uma pediatra de desenvolvimento para ela lhe fazer um diagnostico correcto e se ela achar ela propria o encaminha para psicologa...o meu nunca andou, mas ja fez um teste para ver qual o seu grau em ralaçao a outras crianças da idade dele.

                      Qualquer coisa estou ao dispor...beijinhos



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                      • #56
                        Olá Gabriela, no teu testemunho vi que passaste mais ou menos pelo mesmo problema que eu enfrento...
                        Não estou satisfeita com o professor, ele em vez de ajudar a Inês a ser mais confiante ainda a deixa mais em baixo...
                        Por isso pondero transferi-la, a psicologa acha melhor aguardar, porque ela está muito ligada a duas meninas, mas eu sinceramente acho que este professor não está devidamente informado de como lidar com casos destes...
                        Estou mesmo indecisa... Não é fácil decidir, mas o que eu queria era um professor que percebe-se o que é o Défice de e não estigmatizasse a minha filha de burra, porque ela não é!
                        Beijinhos e obrigado

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                        • #57
                          Eu tb fiquei muito confusa na altura, sabia que era o melhor a fazer mas por outro lado era o meu filho a pedir-me que nao o mudasse porque gostava dos amigos...mas teve que ser e fui mentalizando-o para isso dizendo que ia fazer novos amigos e continuava com os que ja tinha feito, que ia ter um professor mais amigo dele etc...

                          Mas se a mudares antes informa-te de uma escola que tenha um professor que seja exigente, meigo e acima de tudo que entenda o problema dela...isso é o mais importante.

                          E não te preocupes com a mudança de amigos, eles fazem-nos logo no 1º dia, é tão fácil para eles...claro que pensar nisso deixa-os assustados, mas depois acontece como o meu que no 2º dia ja nao queria mais a escola antiga....tb podes sempre fazer como eu fiz, antes 2 dias da transferencia fui lá apresentá-lo a turma.
                          bjs e tudo de bom



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                          • #58
                            Ola, meninas.

                            Já á muito que não passo por aqui.

                            Muito obrigada pelos vossos comentarios.
                            Concordei com alguns e com outros nem por isso. Isso de dizerem que não damos educação em casa, que queremos os nossos filhos "encharcados" em quimicos......etc.
                            Quem me dera que não fosse necessario tudo isto, pelo que o meu filhote passa.

                            Logo a seguir a ter criado o topico, resolvi inscrever o Gonçalo num centro de estudos, em acompanhamento. Fez maravilhas, especialmente a nivel famaliar.

                            Mas devo de dizer que o futebol, também puxou por ele. Havia dias que quando eu chegava a casa ele já estava a fazer os trabalhos de casa. Por que uma imposição que eu fiz, foi " vais para o futebol, mas só se fizeres os deveres antes." Não tive grandes problemas, em 80% das vezes.

                            As notas foram boas, excepto a Portugues (satisfaz).

                            Acreditais que ele no centro de estudos, ele numa hora fazia tudo, que a professora que o acompanhava, dizia ser impossivel ele ter problemas de atenção. Ele não estava sozinho, eram sempre 4 a 5 meninos.
                            Ele é inteligente, no que quer, matematica, é a area dele, gosta de numeros, estudo do meio, é curioso gosta de conhecer o que o rodeia. MAs portugues........ enfim, é um bicho de 7 cabeças.

                            Por incrivel que pareça ele no futebol, joga a GUARDA-REDES,( ele foi considerado o melhor Guarda-redes no grupo etario dos benjamins, num torneio realizado aqui no concelho( é de estar Orgulhosa ou não)) e achais que precisa de medicação para se concentrar? Nada..... o problema dele mesmo é os estudos, as letras.

                            Estou muito orgulhosa de tudo o que o meu Gonçalo conseguiu este ano lectivo. Por que conseguiu conciliar os estudos com actividade extra-curricular(futebol).

                            Keridas, não podemos desistir dos nossos meninos e meninas

                            bjs e boas ferias

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                            • #59
                              Olá a todas,

                              Sei perfeitamente do que falam...o meu filho tem 12 anos e ate descobrir a Mindstation eu vivia um inferno. Felizmente tudo correu lindamente e actualmente terminou a terapia sem qualquer medicação. Tenho um novo filho! Se precisarem de alguma informação estarei disponivel.

                              Beijinhos a todas e boa sorte neste caminho

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