Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Amamentação e papas aos 4 meses

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #46
    Fazes a papa fina ou mais grossa? Digo isto, porque a primeira papa que fiz para a piolha (tinha ela 4meses), foi super fina... e ela coitada bem tentava mas pouco comia. Da vez seguinte, fiz como o pediatra disse: juntar papa até a colher ficar de pé no prato; e marchou toda lol, como tinha mais consistência e ela chuchava/mastigava melhor e lá engolia. Também foi da nutriben e hoje ainda é dessas que prefere.

    Comentar


    • #47
      Sdias, Já experimentei das duas maneiras...
      Mas realmente, parece que mais liquida não vai tão bem! Eu até abro a minha boca para ver se ele abre a dele, mas quando muito, só o consigo fazer rir... E depois ri-se com a boca cheia de papa! É um fartote... LOL




      Realizando os meus sonhos...

      Comentar


      • #48
        Eu estava mal habituada que o meu mais velho semrpe foi um bebe de comer bem.
        Pois a lingua em frente da colher... ainda nao deve ter perdido o reflexo de extrusao que os faz cuspir tudo... Lá esta é muito novinho...

        Só te posso desejar paciencia, afinal nesta "guerra" eles ganham sempre e só vao comer quando estiverem prontos!

        Beijinhos
        Rute

        O meu parto de 14 dias
        Bebes e Mamas marcianas de 2008
        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

        Comentar


        • #49
          Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
          Eu estava mal habituada que o meu mais velho semrpe foi um bebe de comer bem.
          Pois a lingua em frente da colher... ainda nao deve ter perdido o reflexo de extrusao que os faz cuspir tudo... Lá esta é muito novinho...

          Só te posso desejar paciencia, afinal nesta "guerra" eles ganham sempre e só vao comer quando estiverem prontos!

          Beijinhos
          Rute
          Obrigada Rute!

          Até já pensei em dar tipo uma semana de folga, mas não sei se iria retroceder. Talvez amanha mande sms ao pediatra a perguntar o que devo fazer. Também não quero que o miudo fique traumatizado, pois cada bebé desenvolve ao seu ritmo (tenho experiência da mais velha) e não o queria forçar, senão ele ainda associa a papa a castigo...
          Tem um bebé nos bebés de Fevereiro que começou a comer lindamente, mas lá está, cada um desenvolve ao seu ritmo...

          Entretanto, para a semana que vem, se ainda se mantiver assim, vou falar com o meu chefe para ver se ele me dá as férias quase todas em Julho e um bocadinho de Agosto.
          Assim já daria mais tempo ao Duarte...

          Vamos ver...

          Bjinhus!




          Realizando os meus sonhos...

          Comentar


          • #50
            Olá Mamãs!

            Acho que correu bem a primeira papinha da Margarida! Fiz com 150ml de água mas só comeu algumas colheres. Estava com um ar muito sério mas começou logo a chuchar na colher. Caíu muita papa no babete e a certa altura ela agarrou no babete e começou a chuchar a papa mesmo de lá. Levou a mão à colher, metia a mão na boca juntamente com a colher... foi um fartote Hoje já fiz menos quantidade e mais grossinha. Voltou a comer algumas colheres e depois fartou-se. Nos dois dias terminou a refeição com a maminha da mãe e agarrou-se a ela cá de uma maneira!!!

            Estamos a ir com calma, agora marcham só umas colheres, qualquer dia já vai mais qualquer coisa! a papa que eu dei foi da cerelac sem glúten com sabor a banana, maça e pêra.

            Tenho de ir... a pequenina chama...

            Comentar


            • #51
              ai que ele quer é pagode lol mas o remédio é insistir ihihihi e pode ser sempre papa+frutita e depois maminha se lhe apetecer
              espero que o teu chefe compreenda e te deixe tirar agora as férias, sempre é mais um tempito e sempre o deixas e ficas mais descansada sabendo que ele lá vai comendo a sua papinha.

              Comentar


              • #52
                Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
                Eu estava mal habituada que o meu mais velho semrpe foi um bebe de comer bem.
                Pois a lingua em frente da colher... ainda nao deve ter perdido o reflexo de extrusao que os faz cuspir tudo... Lá esta é muito novinho...

                Só te posso desejar paciencia, afinal nesta "guerra" eles ganham sempre e só vao comer quando estiverem prontos!

                Beijinhos
                Rute
                Rute, obrigada por dares nomes às coisas. Assim pude fazer alguma pesquisa!!
                Gosto do texto que encontrei num site, mas tem um parte, que coloquei a bold, que me faz uma certa confusão, pois o texto fala de bebés entre os 4 e os 6 meses. Ora, eu vou dar um pedaço de pão ao meu filho? Fiquei confusa :S

                Para superar o reflexo de extrusão ou protrusão lingual

                Um aspecto fundamental para o início da introdução dos novos alimentos passa pela perda do reflexo de extrusão. Este é um reflexo de defesa fisiológico (normal) que consiste na projeção para fora da boca do que se introduz na face anterior da língua do bebê. Este reflexo é perdido em média por volta dos 4-6 meses, o que significa que a partir dessa idade o lactente está apto a deglutir o que lhe é dado de colher. Este reflexo pode desaparecer mais precocemente se antes dos 5 meses se começar a introduzir alimentos na boca da criança com uma colherzinha.

                Não lhe parece óbvio que isto aconteça?
                O lactente mamava no peito um líquido e de repente ele tem que comer um semi-sólido e ainda mais com uma colher! Os movimentos da musculatura da língua e de toda a boca são bem diferentes e ele merece um tempo para esta adaptação.

                Antes de o lactente perder o reflexo de extrusão, os complementos de alimentos sólidos são difíceis de dar na colher. Dos 4 aos 6 meses o reflexo de extrusão desaparece e a habilidade para engolir alimentos não líquidos estabelece-se. Neste período o bebê já controla melhor os músculos da boca e língua, e já pode sentar-se com apoio.

                Dicas para introduzir as papas

                Um bebê que começa a comer sozinho deve poder “brincar” com a comida, porque a brincadeira é o seu modo de aprender, de fazer experiências: a criança deve poder enfiar as mãozinhas na papa, tentar levá-las à boca, retirar a colher das suas mãos, tentarem segurá-la para depois jogar fora o conteúdo, pegar no copo e derramar a água. Uma, duas, três… dez vezes.


                Quanto mais o encorajar a comer sozinho, mais rápido aprenderá. Deixe que mergulhe as mãozinhas na maçã esmigalhada e que tente chupar os punhos, aprenderá rapidamente a fazê-lo intencionalmente. Dê-lhe comida lentamente. De modo a dar-lhe tempo de pegar por si próprio num pouco de comida. Dê-lhe qualquer coisa que possa comer facilmente com as mãos: rodelas de cenoura cozida, biscoito de polvilho, pedacinhos de pão.Utilize sempre 2 colheres infantis (pequenas e de plástico): uma para lhe dar comida e outra para que possa brincar com ela e aprender a utilizá-la. Esteja pronta a trocar a sua colher cheia de papa pela outra vazia, para que possa tentar encher a boca por si próprio. E enquanto a enésima colherada de alimento cai por terra… mantenha o ânimo.


                Um pequeno truque para prevenir inconvenientes no momento do desmame é o de tornar a colher num objeto familiar, deixando-o à disposição da criança mesmo fora do horário das refeições e permitindo-lhe levá-la à boca e chupá-la. Para o bebê tornar-se-á assim um elemento de brincadeira, não associado apenas à passagem do leite para a nova alimentação.


                Se o bebê recusar persistentemente a colher, é inútil forçar naquele momento. Dê o peito e tente de novo em seguida.

                Deve-se começar a papa com uma colher, para que a criança compreenda que aquele será o novo modo de comer. Nunca bater no liquidificador (as frutas ou legumes) para dar na mamadeira




                Realizando os meus sonhos...

                Comentar


                • #53
                  Tive uma colega minha (cuja filhota tem o mesmo pediatra da minha) que na altura da introdução dos sólidos (ela amamentou em exclusivo até aos 6meses) o pediatra recomendou-lhe o uso disto: http://2.bp.blogspot.com/_xgw9LDBrrO...0/HPIM1348.JPG
                  a miúda adorou e ajudou com o reflexo de extrusão (a pequena dela, mesmo com 6 meses ainda não sabia engolir sólidos)
                  não sei se há mais marcas que vendem, mas creio que sim. A ver se mais alguma mamã conhece esse acessório e relata a sua experiência.

                  Comentar


                  • #54
                    Ola!

                    Nao deves dar um pedaço de pao porque antes dos 6 meses nao se deve introduzirf o gluten (ou seja o trigo e a maioria dos cereais). Mas podes perfeitamente dar legumes bem cozidos ou fruta para a mao dele. So que com a idade que tem nao creio que atine em meter na boca ainda.

                    Eu com o Bruno usei o tal utensilio que a sdias postou. metia fruta la dentro para ele chupar. Mas aquilo fazi atanta esterqueira que achoq ue nao vale a pena. Mais vale dar directamente e vigiar. Eles as vezes engasganm-se ma snao se entalam. Ou seja atrapalham-se ao engolir algum bocado maior mas nao ficam com dificuldades em respirar.

                    Dar-lhe comida para a mao, nem que seja so para brincar ajuda nao so a que aceitem melhor mas tambem que depois a transiçao para coisas menos moidas ou em pedaços seja mais facil. Tambem lhe podes dar uma colher para a mao dele...

                    O peditra Carlos Gonzalez tem um livro muito bom sobre a introduçao dos solidos e alimentaçao das crianças. Chama-se "Mi nino no me come" e recomendo. Agora nao ha soluçoes milagres para que perdam o tal reflexo. É ir dar a comida insistindo mas sem dramas e ter paciencia que com a pratica eles chegam la.

                    Beijinhos
                    Rute

                    O meu parto de 14 dias
                    Bebes e Mamas marcianas de 2008
                    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                    Comentar


                    • #55
                      Ele hoje chorou ainda mais... Chora principalmente quando lhe cai a comida dentro da boca...

                      Vou deixar uns dias para ele acalmar e vou-lhe dando a colher para ele brincar com ela.

                      Não quero que encare a papa como um castigo, mas sim como um prazer...

                      Vou voltar só à maminha e vou falar com o meu chefe e pedir (please) pra me deixar gozar férias...

                      Vou-vos mantendo informadas!




                      Realizando os meus sonhos...

                      Comentar


                      • #56
                        Toletixa, eu a certa altura tb fiz uma pausa. Acho q é importante termos noção q as 1ªas tentativas são para dar a conhecer, a experimentar, e não p fazer a refeição... Não vale a pena querer q ele coma a papa toda, vai dando um bocadinho p ele se ir habituando a esta nova forma de se alimentar... Fruta ainda n podes dar?

                        Comentar


                        • #57
                          Posso e já tentei maça.
                          O resultado foi o mesmo. Não é do sabor, mas sim da novidade...
                          Mas já estou habituada a respeitar o ritmo das crianças, pois a minha filha também era "especial" e era um castigo pra comer...

                          Já estou habituada e ja sei que não é nada que não se resolva com o tempo...

                          Haja paciência!!





                          Realizando os meus sonhos...

                          Comentar


                          • #58
                            Os meus mais velhos começaram logo a comer, foi totalmente diferente! O 2º então, logo na 1ª sopa cada colherada era um sorriso enorme!!

                            O Gonçalito agora já come bem, mas continua tão magrito... Dia 14 temos consulta e de certeza q o pediatra vai voltar à cantilena do LA! Acho q vou dizer q já bebe! Afinal de contas com sopa+fruta ao almoço e papa ao lanche não engorda nada de jeito na mesma! E se o leite fosse fraco ele não se aguentava 3 ou mais horas sem comer! (Foi um aparte, isto do peso ainda me deixa mt ansiosa! )

                            Comentar


                            • #59
                              Olha, a minha filha era LA e era magrinha na mesma!!! Se estava no percentil 5, no 5 continuou!!
                              Só depois dos 2 anos é que aumentou, por ela!

                              Aprendi com ela a respeitar o desenvolvimento natural do bebé...

                              Manda o pediatra ver se está a chover lá fora!




                              Realizando os meus sonhos...

                              Comentar


                              • #60
                                Toletixa faz o que o teu coração de mãe te diz neste momento. Talvez dar-lhe um espaço seja boa ideia.
                                Com a Margarida também não está a ser fácil, ela farta-se rápido... Ontem queria tanto a maminha que não estava com paciência para as colherzinhas e começou logo a chorar. Depois dei-lhe mama e voltei a insistir na papa mas desistiu rapidamente. Hoje ofereci primeiro a maminha mas quando dei a primeira colher de papa chorou. Vou tentar outra papa e dar-lhe também a colher para a mão. Mas como disse a Sandra Nunes, esta fase é para eles se irem habituando, vou continuar a ter calma.

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X