Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

DUPLICADO - Dar ou não dar suplemento... preciso de um conselho.

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #31
    Inserido Inicialmente por praline Ver Mensagem
    vou ser sincera contigo, se fosse comigo fazia assim:
    uma vez que te sentes bem e gostas da pedi continuava com ela mas também continuava a amamentar da mesma forma, tentar um suplemento com o teu leite no final a ver se a menina quer.
    Se visse que a pedi era alguém que entendesse e respeitasse o meu ponto de vista dizia-lhe francamente o que achava, senão nem sequer lhe dava cavaco...pq pode ser muito boa médica mas a nível de aconselhamento lm não.
    Quando é que vais novamente pesar?
    Sim, se suplementar com o LM não lhe vou dizer que tipo de suplemento dei! É suplemento, pronto :P

    Vai a pesar para a semana (3ª ou 4ª).
    Para já estava a pensar oferecer-lhe a mama sempre 1h00 depois de ter acabado a anterior. Vou pesá-la hoje na balança da farmácia aqui ao pé de casa e daqui a 3 dias volto lá para ver a média que aumentou! Se não tiver aumentado mais que anteriormente, vou começar a suplementar.
    É que eu stresso com a bomba perco todo o tempo entre mamadas a dar à bomba e só consigo tirar uns 20 ml de cada vez é de dar em doida...
    Carla Lopes


    Comentar


    • #32
      Inserido Inicialmente por Dulsa Ver Mensagem
      O aumento é bom, sim. É claro que podia ser mais alto, mas não somos todos iguais.
      Como diz o pediatra Carlos Gonzalez quando olhamos para as pessoas, umas são altas, outras baixas, umas gordas , outras magras. Por isso não podemos exigir que os bebés cresçam todos da mesma forma.
      Tal como a minha mãe me disse a mim sobre a nossa média (que me enche a paciência para eu desmamar, aos meses que tenta....) , os médicos tentam fazer tudo o que podem pelos pacientes....
      Só que na questão da amamentação eles não estão preparados pois a amamentação é algo entre a mãe e o bebé e o médico não passa de um espectador que só pode dar opiniões e nada mais... Esse pouco poder interventivo leva a que para o médico seja muito mais fácil falar em suplementos.
      Acho muito mal a pediatra falar em suplemento, muito mais em todas as mamadas, sendo que só cedeu para uma ou duas porque tu falaste.
      Se queres suplementar, fá-lo com o teu leite e com copo ou colher.
      Não introduzas biberões nem LA, que me parece perfeitamente desnecessário.
      Se a tua bebé se mostra bem disposta, faz xixi e coco regularmente, ri e chora normalmente, não me parece de todo um bom conselho a suplementação com LA.
      Quanto à guerra.... bom há muitas formas de tratar esta questão. Podes dizer a verdade, podes mentir, podes ser assertiva ou não. Podes tanta coisa. Mas no final, lembra-te, a escolha é tua e só tua.

      Bjs
      É isso que tenho que pensar... a escolha é minha, a filha é minha e a responsabilidade é minha! ... a verdade é que só penso nessas coisas porque a pediatra insiste, senão estaria a amamentar com a maior das naturalidades e a achar a minha filha normalíssima!
      Carla Lopes


      Comentar


      • #33
        Inserido Inicialmente por carlaslopes Ver Mensagem
        Sim, se suplementar com o LM não lhe vou dizer que tipo de suplemento dei! É suplemento, pronto :P

        Vai a pesar para a semana (3ª ou 4ª).
        Para já estava a pensar oferecer-lhe a mama sempre 1h00 depois de ter acabado a anterior. Vou pesá-la hoje na balança da farmácia aqui ao pé de casa e daqui a 3 dias volto lá para ver a média que aumentou! Se não tiver aumentado mais que anteriormente, vou começar a suplementar.
        É que eu stresso com a bomba perco todo o tempo entre mamadas a dar à bomba e só consigo tirar uns 20 ml de cada vez é de dar em doida...
        sim é suplemento

        é natural no inicio com a bomba sair tao pouco, nao stresses é pior. Aos poucos consegues mais.
        Nao te esqueças que na balança da farmácia vai dar pesos diferentes, pq não é a mesma balança alem que ela vai vestida, nada de pânico.

        Espreita o blog do Martim: www.omeubebezao.blogspot.com, na lateral tem os pesos desde que nasceu com vês nunca engordou muito...


        Comentar


        • #34
          Olá Carla

          Compreendo a tua expectativa.

          Mas não te tornes fanática da balança... A balança não é tudo e tu própria, antes destas pressões da pediatra, começaste este tópico por dizer que ela estava bem e com óptimos sinais.

          A tua bebé não está na linha vermelha do peso e do desenvolvimento e tem todas as condições, pelo que vejo por ti, de desenvolver bem. Apenas é um bebé de baixo peso inicial. Podes tentar dar aqui um "empurrãozinho" extra, mas não sabemos se irá realmente resultar, ou se ela terá fome para aceitar o suplemento LM. E sim, é uma "bebé normalíssima"! e sim, tens todas as condições para que a amamentação seja para ti "natural"

          Confia em ti!

          P.S. - Atenção que se pensares pesa-la na farmácia, não deves ter como referência o peso anterior, mas apenas as duas pesagens que pensas fazer na farmácia, pois as balanças são todas diferentes. Eu acho isso desnecessário e cria em ti mais pressão e angústia, mas se achas que ficas mais descansada... Repara que ela nunca perdeu peso.

          Qualquer coisa, estamos por cá.
          Bj

          Comentar


          • #35
            Inserido Inicialmente por carlaslopes Ver Mensagem
            É isso que tenho que pensar... a escolha é minha, a filha é minha e a responsabilidade é minha! ... a verdade é que só penso nessas coisas porque a pediatra insiste, senão estaria a amamentar com a maior das naturalidades e a achar a minha filha normalíssima!
            Depois de ler a SuMa resolvi também dizer o mesmo. A balança pode prejudicar mais do que ajudar.
            Mas então por partes:
            Os pediatras , às vezes, desajudam mais do que ajudam. Eles estão lá para curar doenças e não para se meterem na alimentação. Tal como quando as crianças são mais crescidas e os pais não lhes dão sopa, ou dão pizza, o pediatra opina se souber do assunto e não passa de uma opinião.
            Aqui é a mesma coisa, apesar de eles quererem que não seja e das pessoas não estarem habituadas a que não seja. Porque isto está relacionado com os mitos de leite fraco , de pouco leite, etc... se não houvesse nada disso, não restavam duvidas, se o bebé não engorda mais é porque não quer mamar mais.
            Dito isto, se queremos que ele engorde um pouco mais, reduzimos o intervalo das mamadas e portanto damos mais mama e não menos..... (que é o que leva a utilização de suplemento a LA).
            Em relação às pesagens, fá-lo se ficas mais calma mas senão ficas pensa bem se o queres andar a fazer. O melhor será dares a maminha, continuares como tens feito, eventualmente suplementares com o teu leite e pesar ... mas sem grandes expectativas e sem o objectivo que se o bebé não engordar o que o pediatra quer, tens que fazer a ou b....
            Resumindo e baralhando... às vezes mais valia os pediatras estarem caladinhos...
            Eu penso que tudo se encaminhará continuando a insistir com a mama.
            depois dá noticias

            Comentar


            • #36
              Inserido Inicialmente por carlaslopes Ver Mensagem
              É isso que tenho que pensar... a escolha é minha, a filha é minha e a responsabilidade é minha! ... a verdade é que só penso nessas coisas porque a pediatra insiste, senão estaria a amamentar com a maior das naturalidades e a achar a minha filha normalíssima!
              Este é o limite do bom-senso de que já te tinha falado: se é isto é o que sentes em TODOS os dias EXCEPTO os dias da pesagem/consulta com a médica então, no teu lugar, não pensaria mais sobre o assunto.

              Para o caso não faz diferença, a meu ver, se a médica é boa ou má conselheira. Nunca te disse que a tua filha poderá adoecer perigosamente por causa dessas gramas a menos, pois não? Ela preferia que a menina tivesse mais peso. Mas isto tão pouco é controlável (mesmo suplementando continua a ser provavel que não ganhe essas gramas e que mantenha o percentil em que está). Ela pode preferir mas não te pode garantir que os conselhos dela resultarão forçosamente nisso. Leite não é medicação, os efeitos não se antecipam.

              A tua filha é normalíssima, Carla. A minha filha tem 3 anos e pesa 11,300kg e é normalíssima. A neta da minha colega tem 2 anos e pesa 14kg e é normalíssima. A filha da Posh (com o tal do LA que tanto dizem que engorda e é a formula mágica para os bébés de baixo peso!) ganha em média 150gr por semana e é normalíssima.

              Esquece isso, esquece as tabelas de percentis e cumpre a formalidade das pesagens sem te sentires julgada pelos seus resultados. É o meu conselho mais sincero. O conselho de uma mãe que viveu angustiada com o peso da filha desde que ela nasceu. Que depositou toda a esperança de ganhar peso na amamentação e que não viu resultados. Depois encheu-se de esperança com o LA e também não os viu. E que introduziu sopas cheias de batata e papas bem grossas e até maizena colocava na sopa, e farinha de alfarroba no leite. Consultou nutricionistas. Descobriu que a doença celíaca existia e pediu ao pediatra (sempre tranquilo) que despistasse e os resultados vieram duvidosos e a dúvida persistiu (persiste?) sem resposta até hoje... dezenas de consultas de varias especialidades depois. Mas o que é facto é que ela mantem-se saudável, mesmo contra todas as minhas incertezas.

              E no, fundo, aceitei. Finalmente aceitei que um preconecito cultural (de que os bébés devem fazer os pais orgulhar-se das suas pregas e refegos) me atrapalhou a amamentação, me perturbou o espírito, me escravizou o julgamento.

              A minha filha é saudável do alto das suas perninas de canivete. E um dia talvez venha a queixar-se das gordurinhas nas coxas na altura em que já ninguém lhe vai dizer: «oh pra isto, que maravilha, tanto refego!!!» LOL!

              Gostava muito de conseguir tranquilizar os pais que vivem preocupados com o peso dos seus bébés. De lhes dizer que quando tiverem quase 4 anos... já nem vão notar!

              Um beijinho especial e... bem zen, Carla! A escolha é tua!
              Ultima edição por EliGee; 11-05-2011, 15:17.

              Comentar


              • #37
                Inserido Inicialmente por Sandra Nunes Ver Mensagem
                Rute, podes dizer onde é, sff??

                Beijinhos
                Olá!
                Podes fazer download em
                http://www.who.int/childgrowth/software/en/

                Depois permite-te ir pondo os dados do filhote e ir vendo as curvas.

                Beijinhos
                Rute

                O meu parto de 14 dias
                Bebes e Mamas marcianas de 2008
                Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                Comentar


                • #38
                  E não é que a Eli, como de costume, disse tudo certinho e como deve ser


                  \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                  \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                  Comentar


                  • #39
                    Ola!
                    carlaslopes nao sei se consegues mas um bom truque é extrair o leite enquanto o bebe amam do outro lado. O reflexo da oxitocina esta activado pelo proprio bebe. Eu tambem tirava leite assim aos niquinhos do meu primeiro filho e sei que pode ser desesperante!

                    Beijinhos
                    Rute
                    Ultima edição por rbalmeid; 11-05-2011, 16:54.

                    O meu parto de 14 dias
                    Bebes e Mamas marcianas de 2008
                    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                    Comentar


                    • #40
                      Carla, na altura que o meu era amamentado ( só dorou 3 semanas) ele era pesado 2/3 vezes por semana, tinha vezes de só aumentar 20 grs de 3 em 3 dias a pediatra nunca disse que era motivo para iniciar o LA, pelo contrario dizia sempre que este era o ritmo dele, para não me preocupar que o importante é que haja um aumento nem que seja minino.
                      160 grs numa semana parece-me optimo, provavelmente já é dela o baixo percentil, o meu agora, com quase 18 meses continua no percentil 10 e come super bem.
                      Um boa maneira de tirares leite com a bomba é tirares ao fim do banho, deixa cair a agua quentinha nas mamocas e faz uma leve massagem antes de começares a tirar. Eu usei uma bomba da medela era fantástica, não magoava nada e tirava super rápido ( em 10 min enchia o copinho de 150 ) tenta experimentare uma bomba diferente ( se tiveres alguém que te empreste optimo) somos todas diferentes e podes te dar melhor com outro tipo de bomba.
                      Quanto à questão da pediatra, eu se fosse a ti não dava LA, pois vê-se que é essa a tua vontade , e o importante é fazeres o que achas melhor para a tua bebé, se a pedi continuar a inistir mostra o teu desagrado, diz que gostas muito dela, mas para já não pretendes iniciar o LA, sê sincera ela vai entender
                      Boa sorte




                      Madrinha querida Caty80
                      Madrilhada fofucha Julit

                      Comentar


                      • #41
                        Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
                        Olá!
                        Podes fazer download em
                        http://www.who.int/childgrowth/software/en/

                        Depois permite-te ir pondo os dados do filhote e ir vendo as curvas.

                        Beijinhos
                        Rute
                        Obrigado! É uma ferramenta mt útil, pena é eu n gostar dos resultados q me dá... No boletim podem estar desactualizadas mas n me desanimam tanto lol

                        Beijinhos

                        Comentar


                        • #42
                          Sandra os percentis sao so uma informaçao estatistica. Nao ha nada de errado em ter um percentil/alto, se um bebe esta a baixo do 5 ou acima do 95 simplesmente procura-se a razao que tanto pode ser ter nascido nesse percentil como ter um pai/mae maiores ou mais pequenos que a media. A maior utilidade nem é essa mas sim saber se ao longo do tempo eles vao acompanhando o que é comum nessa idade ou se estao a aumentar muito acima ou abaixo do esperado. Quando acontece isso é preciso assegurar-se que nao ha nenhuma causa escondida e que é mesmo deles. Se é deles esta tudo bem, diga o que diga o percentil!

                          Beijinhos
                          Rute

                          O meu parto de 14 dias
                          Bebes e Mamas marcianas de 2008
                          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                          Comentar


                          • #43
                            Inserido Inicialmente por Sandra Nunes Ver Mensagem
                            Obrigado! É uma ferramenta mt útil, pena é eu n gostar dos resultados q me dá... No boletim podem estar desactualizadas mas n me desanimam tanto lol

                            Beijinhos
                            Eu sei bem porque dizes isso.... os bebés amamentados supostamente engordam mais do que aqueles a LA nos primeiros 4 meses.... daí que as tabelas dos do LA são mais motivadoras do que as do LM nos primeiros meses. Mas nem todos tem que ser assim, as curvas não passam de médias, nenhum bebé cresce daquela forma.....
                            E depois a partir dos 4 / 6 meses os bebés a LM tem um crescimento mais lento que os a LA, a partir daí é que não se deve mesmo olhar para as tabelas do boletim, senão é o descalabro total!
                            Relaxa....

                            Comentar


                            • #44
                              Inserido Inicialmente por MBprincesa Ver Mensagem
                              E não é que a Eli, como de costume, disse tudo certinho e como deve ser
                              O que é normalíssimo!

                              Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                              Comentar


                              • #45
                                Com o peso de 2/05 q era 5470g está no P 3,3... Já estou um bocado menos stressada c o peso, mas preferia o P10! Tb n sei q faça mais, estou sp a oferecer-lhe a mama, se n come mais é porque n quer... O pior mesmo é ter 2 matulões com quem comparar... O Gonçalo faz hoje 4 meses e ainda não tem o peso que os irmãos tinham com 2! E o do meio até nasceu com menos umas gramitas q ele.

                                Beijinhos

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X