Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

DUPLICADO - Dar ou não dar suplemento... preciso de um conselho.

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    Olá meninas!

    O resultado da pesagem foi um aumento de 165g
    A pediatra queria que lhe desse 60ml de suplemento em cada mamada, eu propuz que fosse só ao deitar, porque na realidade, em termos de saúde não é preciso que ela aumente o dobro do que tem aumentado, mas só mais um bocadinho!
    Assim, acordamos que lhe daria o suplemento (60ml + maminha) a partir das 19h +/-, até à hora de ir dormir, porque durante a noite tenho sempre muto leite... deve dar uma/duas mamadas.
    Que me dizem?
    Ultima edição por carlaslopes; 10-05-2011, 13:52.
    Carla Lopes


    Comentar


    • #17
      Olá Carla,

      Eu acho que se precisa de suplemento então que seja com o teu leite, sempre tem maior biodisponibilidade de nutrientes. E se com esta suplementação de LM a bebé começar a aumentar mais poder-se-à concluir que não estaria a fazer uma sucção muito eficaz no mamilo. Mas uma CAM veria isto com mais rigor.

      Em Lisboa tens a Cristina Pincho (http://www.infosermae.pt/contactos.htm) em Benfica na zona do Colégio dos Maristas, porque é que não vais ter com ela para se ver a bebé a mamar.

      Contudo, um aumento de 165 gramas não me parece mau, antes pelo contrário.

      Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

      Comentar


      • #18
        Um aumento de 165g não me parece mau também. Foi numa semana não foi? A minha pipoca aumentava sempre 500g por mês, logo 125g por semana, mais ou menos (nunca vi á semana). E nunca dei suplemento, o pedi achou sempre que estava óptima, percentil baixinho mas é o dela

        Faz o que a Maria disse, consulta uma Conselheira, é o melhor

        BJS*
        Mães OMS Sócia n.º 123

        Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

        Comentar


        • #19
          Inserido Inicialmente por carlaslopes Ver Mensagem
          A pediatra queria que lhe desse 60ml de suplemento em cada mamada, eu propuz que fosse só ao deitar, porque na realidade, em termos de saúde não é preciso que ela aumente o dobro do que tem aumentado, mas só mais um bocadinho!
          Carla, antes de mais PARABÉNS! 165 gr na minha modesta opinião é muito bom!

          Olha, queria chamar a atenção para que o aumento de peso não é assim linear e proporcional: tipo dou 60ml em cada mamada como suplemento mais a mama e ela aumenta o dobro.

          Para teres uma ideia... quando a minha filha passou a leite artificial fui aumentando progressivamente a quantidade até perceber o que bebia. A dada altura dei-me conta, ao passar os olhos pela lata, que ela estava a beber menos quantidade de leite que o que era suposto para idade (meses) e aumentei para a quantidade que lá diziam. Numa das consultas (não sei, para aí dos 4 meses?) o pediatra admira-se de eu estar a dar tanto leite à miuda (porque me queixei que era suposto aumentar a quantidade com a passagem para o novo mês e ela não me estava a beber sempre bem aquela quantidade!!!). Olha... no peso ela evoluia a mesmíssima coisa (pouquinho) e ainda por cima na opinião dele estava a contribuir para lhe dilatar o estomago. O leite deve ser dado de acordo com o peso e não com a idade e eu feita tola li a tabela dos ml para a idade mas não vi que havia referencia ao peso!

          Moral da história: ela bebia muito mais do que era suposto e isso não se reflectia aritméticamente no peso!

          Não vou opinar sobre a necessidade de dares ou não o suplemento. Conheço bem O PODER dos macaquinhos no sótão que ficam depois destas consultas para as mães que ouvem dizer que o seu filho deveria ter ganho mais peso... é uma decisão tua. Pondera-a com a razão mas sobretudo com o coração.

          Um beijinho... e qualquer coisa estou por aqui!
          Ultima edição por EliGee; 10-05-2011, 16:20.

          Comentar


          • #20
            Inserido Inicialmente por carlaslopes Ver Mensagem
            Olá meninas!

            O resultado da pesagem foi um aumento de 165g
            A pediatra queria que lhe desse 60ml de suplemento em cada mamada, eu propuz que fosse só ao deitar, porque na realidade, em termos de saúde não é preciso que ela aumente o dobro do que tem aumentado, mas só mais um bocadinho!
            Assim, acordamos que lhe daria o suplemento (60ml + maminha) a partir das 19h +/-, até à hora de ir dormir, porque durante a noite tenho sempre muto leite... deve dar uma/duas mamadas.
            Que me dizem?
            estive a confirmar os pesos do Martim e ele nessa idade (do 1º para o 2º mes) engordava cerca de 150g/semana. Menos do que a tua pipoquinha e é menino!
            lembro-me que nessa altura fiz o "suplemento" com o meu leite, assim tinha sempre a certeza que bebia o leite mais gordo...

            Não acho q a menina esteja mal, antes pelo contrario!


            Comentar


            • #21
              Olá!!!
              Eu acho um aumento de peso de 165gr óptimo! Parabéns à pequenina e à mamã que estiveram muito bem esta semana!Tal como te tinha dito, estar a exigir 200g a um bebé que tem o seu próprio ritmo, mais calmo, entendo que é um exagero. E como disseste, ela está bem, espertalhona, fica satisfeita, faz chichis, etc.

              A Eligee resumiu muito acertadamente o que agora deves fazer "é uma decisão tua. Pondera-a com a razão mas sobretudo com o coração".

              A mãe decidirá pelo melhor.

              Ao optar por suplementar eu apenas evitaria o biberão...

              Boa continuação

              Comentar


              • #22
                Acham que é bom o aumento?

                Não sei que fazer, sinto-me pressionada pela opinião da pediatra, eu confio muito nela, devo-lhe 2 Invernos do meu filho sem bronquiolites... e ela está sempre disponível qdo preciso, dia e noite, até qdo está de férias!
                Por isso não sei o que fazer tb não quero comprar uma guerra com ela...
                Carla Lopes


                Comentar


                • #23
                  Na minha opinião é bom mas eu não sou médica e se confias nela vê o que o teu coração de Mãe indica
                  Mães OMS Sócia n.º 123

                  Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

                  Comentar


                  • #24
                    Bem, vamos lá a ver se é à 3ª q este post sai!!

                    Carla, queria dizer-te q compreendo bem a tua situação. Tb gosto mt do pediatra dos meus filhos, já foi meu e dos meus irmãos. Mas ng é perfeito e ele falha na amamentação. Se n fosse a ajuda, apoio e conselhos q aqui recebi n tinha conseguido amamentar em exclusivo o meu 3º filho. O 1º com 15 dias n tinha aumentado, o 2º ainda tinha perdido, o 3º aumentou, mas pouco. Faltavam 50g p o peso de nascença. Tal como aos outros ele mandou dar suplemento, mas desta vez esperei mais 1 semana e ele engordou 180g! E sabes o q o pediatra disse:"Bem bom!" E dp eu enchi-me de orgulho a dizer q tinha sido só c a mama, pois ele n queria o biberon. Mentirinha, pois nem tentei....

                    Mas n é fácil afastarmos as inseguranças, qd o Gonçalo tinha aí 1 mês teve o q identifiquei depois como um pico de crescimento, e uma noite já desesperada por ele n me largar a mama e a pensar q ele estava cheio de fome, fiz-lhe um único biberon com LA. No dia a seguir fui a correr pesá-lo e sabes qt tinha engordado nessa semana? 280g! Foi vez única, normalmente engorda os 180g.

                    Olha, vê aqui o q diz o Mamar ao Peito sobre o aumento de peso http://mamaraopeito.blogspot.com/200...mentar_04.html

                    Beijinhos

                    Comentar


                    • #25
                      Desculpa estar-me a meter, mas acho um optimo aumento semanal. Se produzes bem o leitinho se calhar não há necessidade de dares suplemento, pois ás vezes habituam-se e n querem a maminha.

                      A minha filha, não servindo de explo directo pq só mama LA, aumenta por volta de 150gr semana e o pedi diz q está muito bem.

                      (vi agora q sao quase da mesma idade)

                      Comentar


                      • #26
                        ola!

                        olha fui ao programa da OMS meter esses pesos para ver porque raio o pediatra se queixava. é verdade que a tua bebé esta num percentil baixinho, um pouquinho abaixo do que com que nasceu, mas a diferença é minima. O aumento nao foi mau mas nao foi acima da media. Suponho que o pedi esperaria um aumento acima da media para dar mais margem para subir um bocadinho percentil.

                        Deixa-me dizer-te que o meu primeiro filho como nao era te termo tinha um situaçao um pouco distinta, mas nasceu com 2200 as 35 semanas (percentil 20) e com um mes pesava 2700. Tanto tinha semanas de aumentar muito (300g) como outras de aumentar pouco (120g) mas apesar do baixo peso nunca o pediatra sugeriu suplementar.

                        Pessoalmente nao me choca que tentes que mame mais ou mesmo suplementes, mas com o teu leite e não com um LA! Se o bebe recusar é porque nao quer e nao precisa.
                        Muito importante, lembra-te de tentar que esvazie um mama na mamada, nao troques antes porque o leite no fim é mais gordo. E se fores suplementar tambem podes aproveitar essa altura para que o LM de suplemento seja o mais gordo

                        Nao te esqueças de por todas as tuas duvidas â tua CAM! Ao ter formaçao especifica ela tem outros recursos para reponder-te e ajudar-te e seguramente estrategias para ajudar a resolver. Nao es a primera mae estar nesta posiçaoe asseguro-te que se resolve!

                        Beijinhos
                        Rute
                        Ultima edição por rbalmeid; 11-05-2011, 00:19.

                        O meu parto de 14 dias
                        Bebes e Mamas marcianas de 2008
                        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                        Comentar


                        • #27
                          Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
                          olha fui ao programa da OMS meter esses pesos para ver porque raio o pediatra se queixava.
                          Rute, podes dizer onde é, sff??

                          Beijinhos

                          Comentar


                          • #28
                            Inserido Inicialmente por carlaslopes Ver Mensagem
                            Acham que é bom o aumento?

                            Não sei que fazer, sinto-me pressionada pela opinião da pediatra, eu confio muito nela, devo-lhe 2 Invernos do meu filho sem bronquiolites... e ela está sempre disponível qdo preciso, dia e noite, até qdo está de férias!
                            Por isso não sei o que fazer tb não quero comprar uma guerra com ela...
                            vou ser sincera contigo, se fosse comigo fazia assim:
                            uma vez que te sentes bem e gostas da pedi continuava com ela mas também continuava a amamentar da mesma forma, tentar um suplemento com o teu leite no final a ver se a menina quer.
                            Se visse que a pedi era alguém que entendesse e respeitasse o meu ponto de vista dizia-lhe francamente o que achava, senão nem sequer lhe dava cavaco...pq pode ser muito boa médica mas a nível de aconselhamento lm não.

                            Quando é que vais novamente pesar?


                            Comentar


                            • #29
                              Inserido Inicialmente por Sandra Nunes Ver Mensagem
                              Rute, podes dizer onde é, sff??

                              Beijinhos
                              E tb gostava de consultar.
                              Carla Lopes


                              Comentar


                              • #30
                                Inserido Inicialmente por carlaslopes Ver Mensagem
                                Acham que é bom o aumento?

                                Não sei que fazer, sinto-me pressionada pela opinião da pediatra, eu confio muito nela, devo-lhe 2 Invernos do meu filho sem bronquiolites... e ela está sempre disponível qdo preciso, dia e noite, até qdo está de férias!
                                Por isso não sei o que fazer tb não quero comprar uma guerra com ela...
                                O aumento é bom, sim. É claro que podia ser mais alto, mas não somos todos iguais.
                                Como diz o pediatra Carlos Gonzalez quando olhamos para as pessoas, umas são altas, outras baixas, umas gordas , outras magras. Por isso não podemos exigir que os bebés cresçam todos da mesma forma.
                                Tal como a minha mãe me disse a mim sobre a nossa média (que me enche a paciência para eu desmamar, aos meses que tenta....) , os médicos tentam fazer tudo o que podem pelos pacientes....
                                Só que na questão da amamentação eles não estão preparados pois a amamentação é algo entre a mãe e o bebé e o médico não passa de um espectador que só pode dar opiniões e nada mais... Esse pouco poder interventivo leva a que para o médico seja muito mais fácil falar em suplementos.
                                Acho muito mal a pediatra falar em suplemento, muito mais em todas as mamadas, sendo que só cedeu para uma ou duas porque tu falaste.
                                Se queres suplementar, fá-lo com o teu leite e com copo ou colher.
                                Não introduzas biberões nem LA, que me parece perfeitamente desnecessário.
                                Se a tua bebé se mostra bem disposta, faz xixi e coco regularmente, ri e chora normalmente, não me parece de todo um bom conselho a suplementação com LA.
                                Quanto à guerra.... bom há muitas formas de tratar esta questão. Podes dizer a verdade, podes mentir, podes ser assertiva ou não. Podes tanta coisa. Mas no final, lembra-te, a escolha é tua e só tua.

                                Bjs

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X