Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Afundar...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #31
    RE: Afundar...

    Olá,



    Novamente agradeço por todas as respostas.



    De facto, peço desculpa por ter vindo para aqui com questões deste teor.

    A razão do meu post, não tem que ver com haxixe. Nem com ansioliticos, nem com antidepressivos, nem com alcool, nem com qualquer outra substância. A última coisa que eu queria era desencadear aqui um Sporting/Benfica, sobre quem é contra ou a favor do que quer que seja.

    Devo dizer que quem é a favor do consumo de haxe, é-me perfeitamente indiferente. Quem é contra, indiferente me é de igual modo.



    Não encontro moral no que disse, e por favor não me queiram moralizar daquilo que não disse.



    O desabafo, foi um desabafo de solidão e de medo.



    A questão é longe de ser simples.



    A minha mulher consome haxe, faz mais de 30 anos. Creio que os ansioliticos, se não vêm dessa altura, não virão de muito mais tarde. A verdade é esta: são várias as dependencias. Por favor não me coloquem questões se eu prefiro que seja dependente de isto ou aquilo em vez de outra (haxe). Percebam...o que vier à rede é peixe...é disto que estamos a falar. É tudo. Toma o que tiver para tomar.



    Agora a questão é esta, como um alcoolico. Que mal tem beber um pouco de vinho??? Nenhum creio. Até faz bem à saude cardiovascular, como se pode ler em vários estudos.



    Um alcoolico bebe sem regra nem controlo. Permanentemente.



    Agora pergunto, o mal é do vinho??? Porque beberá aquela pessoa daquela maneira??? Pela dor que sente?? Para esquecer??? Para sentir???



    As respostas perdem-se no tempo, e depois de 10 anos de alcoolismo já não se sabe qual a origem. E o mal passou a ser o vinho (alcool), ele mesmo. E o tipo e estilo de vida adquirido e apreendido.



    E recuperar uma pessoa destas??? É ensinar-lhe a viver novamente!!!



    Mas é muito complicado, porque a segurança dele é mesmo essa, o alcool!







    Voltando à minha mulher...aparentemente, parece levar uma vida perfeitamente normal. Mas, se olharmos com muita atenção, muito, muito devagarinho, veremos que não é nada disso. São muitos anos a disfarçar, e disfarça muito bem. As toneladas de caixas de comprimidos que toma, eu não dou por tomar um só comprimido. Do que ela fuma, não dou por nada. Mas nem aqui nem no trabalho nem em lado algum. É um mundo privado dela, onde ela aprendeu a sobreviver muito bem. E até a aparentar a maior das normalidades.



    Do que foge ela??? As respostas estão na infancia, no relacionamento com os pais. Mas de repente, as causas perdem-se no tempo também.

    E toma o que toma, porque sim. Porque gosta, porque é assim que aprendeu a viver e a gostar de viver. É seguro e ela controla. Pode não controlar mais nada, mas esta parte da vida controla. Abrir mão é nascer novamente. E nascer é sempre doloroso e assustador.



    Mais uma vez...nada tenho contra o alcool, contra o haxe, a morfina, a heroina, o que quer que seja. Não faço juizos da vida de ninguém.



    Apenas queria que fossemos felizes. E só o sou se ela também for. E ela não é.





    Obrigado pela paciência



    E se puderem continuem a esclarecer-me (digo isto sem ironia ou cinismo absolutamente nenhum), porque de tudo aquilo que eu li, eu reflecti. Nem sempre concordei, mas reflecti.



    Saudações a todos


    ...todos os dias foram meus...

    Comentar


    • #32
      RE: Afundar...

      Rosinhas (22-07-2010)Ao contrário do que parece pelo evoluir do tópico, este forista não perguntou se éramos ou não defensoras de fumar haxixe… Desabafou alguns problemas que tinha com a mulher, sendo o consumo diário de haxixe um dos maiores problemas. Para tentar responder a esta questão e porque as opiniões valem o que valem, acho que o consumo diário de qualquer substância que crie dependência (fisica ou psicológica) é nociva para a pessoa e , obviamente, prejudica o casal.



      Não estamos a falar de alguém que fuma um charro numa festa pois não? Concordo com a comparação entre beber socialmente ou beber todos os dias. Quem conhece de perto algum caso de dependência sabe que a pessoa não é a mesma e que a vida de quem gosta dela tem qualidade reduzida…



      Para mim fumar um charro equivale a apanhar uma bebedeira e sabem que mais, eu não deixaria a minha filha entregue a alguém que estivesse alcoolizado! E isto é MINHA opinião. Não julgo os outros nem quero melindrar ninguém com a minha opinião.



      Dito isto, acho que o forista e a esposa tem uma boa relação, são amigos, companheiros, declaram-se um ao outro… Obviamente que vale a pena salvar a relação.. Alias, nada leio nos eu discurso que me leve a crer que quer desistir dela nem que ela queira desistir de si. Ponha as cartas na mesa… Diga-lhe que a ama…Que não quer desistir do que vocês são juntos… fique do lado dela e vai ver que tudo acabará por correr bem…



      Beijinhos



      Carla


      Tens toda a razão Rosinha e peço desculpa ao forista...

      Não me vou pronunciar mais, porque quem trabalha todos os dias com estas problemáticas não tem paciência para divagações.....a realidade é o meu dia a dia...

      E sim, realmente a sua esposa tem um problema que seria importante resolver, perceber o que está por trás de tudo isso....

      E sim, o
      [hr]



      Madrinha: ALL 77 Afilhada: Calipso, Flor de Liz, Sasa



      http://www.fertilityfriend.com/home/1b89a1





      Nasceu o Manel: 20 de julho 2008, 3570kg, 51cm...

      Comentar


      • #33
        RE: Afundar...

        E acompanhamento psicologico? Já fizeram ou pensaram fazer?

        Se ela tem um historial de dependencias várias e uma relação conturbada com os pais, talvez fosse importante, não?



        Catibe,

        Beijinho para tI!

        Já tive oportunidade de te dizr isto antes, mas acho que o teu trebalho é muito especial e que é preciso muito "estofo"!



        Beijinhos



        Carla


        Comentar


        • #34
          RE: Afundar...

          Catibe: nos meus argumentos não encontras muitas divagações, encontras mais factos. Não sei o tipo de trabalho que fazes mas é fácil de perceber que é esgotante e que vês muita coisa má. :friends:



          Em relação à situação em si, de facto metemo-nos na tal "guerra" e deixamos de parte aquilo que é essencial: a razão do abuso de substâncias...



          Sempre ouvi dizer que o primeiro passo para recuperar um viciado (seja ele de que tipo for), é 1) fazê-lo admitir que tem um problema; 2) a pessoa auto-convencer-se que necessita de ajuda - com pessoas de confiança e profissionais; 3) arranjar força de vontade para o fazer.



          No seu lugar, eu procuraria algum terapeuta especializado em situações de consumos abusivos, exporia a situação e veria o que é que ele/a tinha a dizer. Digo isto porque, imagine que agora eu lhe digo "ponha-a entre a espada e a parede e diga que sai de casa se ela não fizer nada" mas a sua esposa é uma pessoa que reage super mal a ultimatos - vai ser pior a emenda que o soneto (como você próprio disse). Um especialista é sempre a melhor pessoa para acompanhar esta situação, ainda que, numa primeira instãncia, seja apenas para ajudar o VonBispus com tácticas para a convencer a procurar ajuda.



          Acima de tudo, desejo muita sorte na resolução deste problema. Os consumos abusivos são uma praga, seja qual substância for.

          Comentar


          • #35
            RE: Afundar...

            Bem, percebo agora, muito melhor, a dimensão da coisa...



            Já convivi com uma pessoa assim... Parece que precisam de muletas, sempre... Tem sempre que haver um aditivo para poderem "descomprimir", servir de bengala, sei lá... uma ajudinha...



            Como deu para perceber, todas nós tentámos dar a nossa visão das coisas (e não divagações) mas tb cada uma de nós tem percursos de vida diferentes...



            talvez acompanhamento psicológico seja uma solução... porque pelos vistos há realmente uma dependencia, mas de uma "bengala"...



            Espero sinceramente que consiga ajudar a sua mulher, mas desculpe-me o pessismo, duvido que esses aditivos (haxe, comprimidos, o que for) deixem de existir, porque ao contrário de uma pessoa "saudável", que consome por recreação (haxe e alcool, por exemplo), aqui falamos, pelos vistos, de uma pessoa fragilizada...



            muitas felicidades

            Comentar


            • #36
              RE: Afundar...

              Acho que é mais uma prova do teu amor, teres essa percepção que ela tenta disfarçar o que lhe vai na alma (nem todos o conseguem), seja com o haxixe, com o trabalho, seja o que fôr e como verdadeiros companheiros de vida, como uma familia devem tentar superar, agarrando o amor que vos une, o amor ao v/ filho e procurando ajuda especializada, mas ELA tem que querer, tens que a fazer compreender isso, sem acusações, sem "castigos", apenas com mto amor e paciencia.







              Até podes procurar tu tb ajuda para saber como lidar com ela e com o que sentes (vazio, duvidas, tristeza).







              Virares as costas é condena-la a ela própria, se a amas é agora que precisas de lhe mostrar.







              È nestas alturas, é para ultrapassar os momentos menos bons da vida que precisamos sentir a segurança, o amor ao nosso lado, de ouvir isso, que podemos caminhar juntos, um puxando o outro, empurrando o outro qdo não conseguimos sozinhos e não procurar isso em substancias quimicas, que com o tempo nos roubam o "eu" a pessoa que somos e substituem por uma estranha, essa que tu dizes não reconhecer apesar de saberes que é a mulher que amas.



              Felicidades.



              Editei só para acrescentar, porque vai por aqui já uma confusão - contra e a favor do haxixe, que só faltam as faixas e as manifestações, como leiga no assunto, com a minha ignorancia, mas acho que é obvio que o problema não é o que se fuma, o que se bebe, o que se come, os medicamentos a que se recorre, mas a frequência, o uso que se lhes dá e nunca perder a conciência que são uma armadilha, porque o nosso corpo e a nossa mente relaciona-se com essas substancias de maneira diferente. Todos os viciados começam assim, de controlar o que ingerem a serem controlados pelo que ingerem, por isso é que há pessoas viciadas em comida, em sexo, em drogas, em desporto, porque tentam esconder o que sentem, preencher um vazio e aí ultrapassa a fronteira e perde-se o controle.

              Só me apetece dizer DAHHHHHHHHHH. Desculpem :Wow:
              [hr]







              http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a>Sócia n.º 86





              \"O Ontem é História, o Amanhã é Mistério, o Hoje é uma Dádiva, por isso é chamado de Presente\"

              Comentar


              • #37
                RE: Afundar...

                Ridículo!



                Eu fumei haxixe durante a faculdade, em festas, dentro de casa, no meu casamento, depois do casamento, com familiares ... embora tudo antes de ter filhos.

                O meu pai fumava e fuma de vez em quando. É formado, bem educado, sempre cuidou bem das filhas, aliás 2 ou 3 vezes fumei a frente dele. Choque quem chocar, antes em casa do que na rua.

                Não é por fumar haxixe que vai ser má mãe ou má esposa. Haxixe é vicio ao inicio, é uma sensação diferente, haxixe não significa uma droga pesada, não significa que a pessoa seja viciada em tal coisa e drogada. Eu deixei porque fartei - me, não quer dizer que daqui ha uns anos não fume.

                Tenham assim a mentalidade tão fechada e depois com os vossos filhos, vocês vão ver. Estamos na "era" disso mesmo ( ganza, álcool, ácidos, cogumelos ...). Hoje em dia é dificil um adolescente não experimentar e talvez depois vai ser um grande choque, quando virem os miúdos a chegarem a casa com uma grande moca ... Talvez va ser má filho, drogado e por ai fora ... é o habitual.

                Fumar haxixe e ver monstros??? NUNCA VI TAL COISA... Se ainda fosse acidos ou cogumelos, até entendia...





                Voltando ao topico.

                Não sou eu que vou disser se é boa ou má mãe, não tenho direito e so preocupo - me como sou para os meus filhos.

                Talvez tenha usado o haxixe para se sentir melhor. Acho que deves falar com ela com calma. As vezes uma boa conversa, tranquila é o nosso melhor amigo.


                Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                Comentar


                • #38
                  RE: Afundar...

                  Dekinhas (21-07-2010)
                  Carlita1985 (21-07-2010)Tambem ja fumei haxixe, na faculdade, com muitos amigos e amigas. Confesso que nao me alarmo quando ouço alguem dizer que fuma isso.. é bastante leve. E muitoo destressante.



                  Falaram em exemplo para o filho.. o filho apenas vê a mae fumar. Se a mae nao quiser explicar, nao explica.



                  Acho que a unica coisa má nesse quadro sao de facto os ansioliticos, mas é a minha opiniao.. Imagino que seja um ambiente complicado.



                  Espero que tudo corra pelo melhor..


                  Eu também, sinceramente. E concordo contigo quando dizes que o pior são os ansioliticos. Isso sim, são drogas.


                  Eu tive uma depressão pós parto, eu tomei anti-depressivos... Durante 6 meses. Tomei enquanto precisei tomar, da mesma forma que uma pessoa que tenha amigdalite toma injecções de penicilina. Quando terminou o tratamento, deixei de tomar, nunca senti falta, nunca mais, não preciso de tomar isso para ter prazer aos domingos.



                  Penso que comparar um charro com um medicamento é no mínimo redutor, tendo em conta que quem o toma é por um tempo limitado (o do tratamento) e se é recomendado é porque os benefícios superam os efeitos secundários, tendo em conta que é recomendado por profissionais e em doses controladas.



                  Vendo a questão sob outro ponto de vista, para mim um vício é isso mesmo, e a partir do momento que afecta o equilíbrio familiar é de facto um problema. Se eu gostasse de whisky (que nem gosto) bebia se pudesse, se tivesse de beber um a determinado dia certamente pensaria se não tinha um problema de adição.



                  Quem consome haxixe é por muito que tenha a fraca ilusão que consegue controlar não o consegue fazer., eu conheço quem o faça e as coisas não são assim tão inocentes, simples ou lineares, pior, muitas vezes corre-se o risco de fumar outras coisas sem querer, porque tanto quanto sei não há propriamente controlo de qualidade.






                  Só é merecedor da liberdade e da vida. Quem tem de conquistá-la de novo todos os dias.
                  Johann Wolfgang Von Goeth

                  Comentar


                  • #39
                    RE: Afundar...

                    Rosinhas (23-07-2010)E acompanhamento psicologico? Já fizeram ou pensaram fazer?



                    Se ela tem um historial de dependencias várias e uma relação conturbada com os pais, talvez fosse importante, não?



                    Carla
                    Em conjunto... Penso que iria ajudar muito. Resolver os problemas ninguém sabe, mas pelo menos ia ajudar-te a compreender muitas coisas e até a ganhares um pouco de paz.


                    Só é merecedor da liberdade e da vida. Quem tem de conquistá-la de novo todos os dias.
                    Johann Wolfgang Von Goeth

                    Comentar


                    • #40
                      RE: Afundar...

                      Clara Sophie (25-07-2010)Ridículo!



                      .


                      Por acaso a mim parece-me que esta reacção é assim para o excessivo, não?



                      Deixarias os teus filhos com alguém que estivesse ganzado??? Entrarias no carro de alguiém que tivesse acabado de fumar???



                      Não sei se leste o topico todo ou não mas mas aqui não se está a atacar quem já fumou haxixe e parece-me que o forista (de quem nunaca digo o nick porque não decorei ), queria genuinamente outras opiniões sobre os problemas que atravessa...



                      Beijinhos



                      Carla


                      Comentar


                      • #41
                        RE: Afundar...

                        miosotis (22-07-2010)Não fumo uma ganza vai pra mais de 15 anos mas ao ler isto senti-me defraudada. Nunca tive uma visão, alucinação, adicção que fosse. Devo ter andado a fumar sabão, está visto. :w00t:


                        LOLLLLL

                        Comentar


                        • #42
                          RE: Afundar...

                          VonBispus, espero sinceramente que consigas encontrar o caminho que te/ vos leve a sentir mais feliz e a perceber o que podes fazer para ajudar, se é de ajuda que ela precisa mesmo ( com essas misturas todas, acho que sim ) , a tua mulher. Só a consegues ajudar se ela chegar à conclusão que precisa mesmo de ser ajudada.



                          Quanto ao tema haxixe, concordo com os 2 lados que já aqui falaram. O perigo não está em fumar 1 charro uma ou outra vez numa festa, o perigo está quando se passa essa barreira, e conheço tantos casos em que tudo começou por aí e infelizmente se perde o controle e sem dar por ela, estão metidos num beco sem saída.

                          Sei que o perigo não é fumar um charro, conheço muita gente que só o faz socialmente e tudo controlado, mas se preferia que um filho meu nunca o fizesse? Sim, preferia!



                          Há algum tempo, em conversa com uma psicóloga minha amiga, que me contava sobre um miúdo esquizofrénico, fiquei a saber da ligação da cannabis ( consumo regular ) com a doença. Claro que não é regra, mas muitos estudos revelam a tal ligação... claro que depois há sempre os contra-estudos que demonstram precisamente o contrário.

                          http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Soci...nt_id=1435812] aqui uma das notícias e li também um artigo qq no Público de Sábado em que o estudo indicava precisamente a mesma coisa.

                          Comentar


                          • #43
                            RE: Afundar...

                            Rosinhas (26-07-2010)
                            Clara Sophie (25-07-2010)Ridículo!







                            .






                            Por acaso a mim parece-me que esta reacção é assim para o excessivo, não?







                            Deixarias os teus filhos com alguém que estivesse ganzado??? Entrarias no carro de alguiém que tivesse acabado de fumar???







                            Não sei se leste o topico todo ou não mas mas aqui não se está a atacar quem já fumou haxixe e parece-me que o forista (de quem nunaca digo o nick porque não decorei ), queria genuinamente outras opiniões sobre os problemas que atravessa...







                            Beijinhos







                            Carla


                            Tenho mais que fazer do que estar - me a preocupar com aquilo que acham das pessoas que fumam haxixe.

                            Acho ridiculo sim afirmaçôes como, é má mâe e tiram - lhe a criança.

                            Se leu todo o meu comentário, deve ter reparado que dei a minha opiniao ao forista que criou o tópico, como tal, nao vejo qualquer sentido na sua citação a palavra - "ridiculo".




                            Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                            Comentar


                            • #44
                              RE: Afundar...

                              Clara Sophie (26-07-2010)
                              Rosinhas (26-07-2010)
                              Clara Sophie (25-07-2010)Ridículo!

                              .
                              Por acaso a mim parece-me que esta reacção é assim para o excessivo, não?

                              Deixarias os teus filhos com alguém que estivesse ganzado??? Entrarias no carro de alguiém que tivesse acabado de fumar???

                              Não sei se leste o topico todo ou não mas mas aqui não se está a atacar quem já fumou haxixe e parece-me que o forista (de quem nunaca digo o nick porque não decorei ), queria genuinamente outras opiniões sobre os problemas que atravessa...

                              Beijinhos

                              Carla
                              Tenho mais que fazer do que estar - me a preocupar com aquilo que acham das pessoas que fumam haxixe.

                              Acho ridiculo sim afirmaçôes como, é má mâe e tiram - lhe a criança.

                              Se leu todo o meu comentário, deve ter reparado que dei a minha opiniao ao forista que criou o tópico, como tal, nao vejo qualquer sentido na sua citação a palavra - "ridiculo".


                              E, eu, por acaso, não vi razão para o comentário ridiculo até porque quando damos a nossa opinião baseamo-nos em determinadas realidades que conhecemos, não é?


                              Comentar


                              • #45
                                RE: Afundar...

                                Clara Sophie (25-07-2010)Ridículo!



                                Eu fumei haxixe durante a faculdade, em festas, dentro de casa, no meu casamento, depois do casamento, com familiares ... embora tudo antes de ter filhos.



                                O meu pai fumava e fuma de vez em quando. É formado, bem educado, sempre cuidou bem das filhas, aliás 2 ou 3 vezes fumei a frente dele. Choque quem chocar, antes em casa do que na rua.



                                Não é por fumar haxixe que vai ser má mãe ou má esposa. Haxixe é vicio ao inicio, é uma sensação diferente, haxixe não significa uma droga pesada, não significa que a pessoa seja viciada em tal coisa e drogada. Eu deixei porque fartei - me, não quer dizer que daqui ha uns anos não fume.



                                Tenham assim a mentalidade tão fechada e depois com os vossos filhos, vocês vão ver. Estamos na "era" disso mesmo ( ganza, álcool, ácidos, cogumelos ...). Hoje em dia é dificil um adolescente não experimentar e talvez depois vai ser um grande choque, quando virem os miúdos a chegarem a casa com uma grande moca ... Talvez va ser má filho, drogado e por ai fora ... é o habitual.



                                Fumar haxixe e ver monstros??? NUNCA VI TAL COISA... Se ainda fosse acidos ou cogumelos, até entendia...



                                Voltando ao topico.



                                Não sou eu que vou disser se é boa ou má mãe, não tenho direito e so preocupo - me como sou para os meus filhos.



                                Talvez tenha usado o haxixe para se sentir melhor. Acho que deves falar com ela com calma. As vezes uma boa conversa, tranquila é o nosso melhor amigo.


                                Mais que ridículo é quem permite ter os filhos ao cuidado de quem está sob o efeito de ganzas. Assim como nunca deixaria a minha filha com quem estivesse sob o efeito de álcool, também nunca deixaria ao cuidado de quem está com o efeito duma ganza. Acho que é elementar..

                                Great people talk about ideas. Average people talk about things.

                                Small people talk about other people, and then, sadly, there are the people who love to talk about themselves.

                                Who do you want to be?

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X