Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Tirem-me deste filme!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Inserido Inicialmente por MBprincesa Ver Mensagem
    Sem dúvida Suz... O pai deve pagar pensão aos filhos proporcional às suas possibilidades.
    Felizmente há muitos pai que já o fazem e que percebem que a pensão é para os filhos e não para a mãe... é para proporcionar uma vida confortável aos seus filhos...

    Lamentavelmente ainda existe uma raça horrivel de pais que acham que não têm que pagar porque têm medo de estar a pagar os luxos da mãe :S

    Anibla: dou-te o meu exemplo. O meu ex paga 623 € por mês de pensão da menina. as actividades extra-curriculares (tipo natação), os medicamentos, as consultas, etc... são à parte... Ele pode pagar pois ganha perto de 5.000 € mês. A pensão que ele me paga serve para pagar o colégio, roupa boa e muita (lol) brinquedos, tudo o que a menina tem direito! garanto-te que com o nível de vida que ela está habituada a pensão que ele dá paga mesmo só metade...
    Concordo!

    Além de que as crianças devem poder manter o nivel de vida a que estão habituadas sem prejuizo do casal ter se desentendido...

    200€ por criança é uma vergonha... Nem chega para a creche? E a criança não come, não se veste não tem direito a actividades???

    Não percebo... pensava que pagamavam proporcionalmente ao ordenado... provavelmente o ex da suzelehen não declara tudo o que recebe!

    Não escrevo muito aqui porque acho que não consigo acrescentar muito ao que te dizem...

    paciência Suzhelen. Muita paciência... Um dia destes esta história melhorará!

    E sorte!

    beijinhos e felicidades

    carla


    Comentar


    • Como disse, só escrevi tendo por comparação exemplos que conheço. Mas acho que cada progenitor deve pagar metade das despesas necessárias para os filhos e não deve pagar de acordo com as suas possibilidades. Não sei se me faço entender... Um progenitor pode até ganhar 100.000 € mensais... se o seu filho, para ter a qualidade de vida a que estava habituado, precisar de 500€, então cada um dos progenitores deve contribuir com 250€, independentemente daquilo que ganham... Não é pelo facto de ganharem muito que precisam dar muito para os filhos... Devem dar o que os filhos precisam... Evidentemente que, se os progenitores ganharem pouco, há percentagens a ter em conta. Acho que elas existem e é por aí que os tribunais se regem... Mas já todas lemos por aqui casos de pensões inferiores a 100€ mensais e lembro-me de uma mãe falar da pensão de 150€ por 2 filhos, daí o meu comentário. Mas não faço ideia das despesas que uma criança implica, mas, pelas diferenças que se vêem nas pensões, há crianças que se têm de limitar ao pouco que recebem (monetariamente falando) enquanto que há outras que podem ter acesso a outras condições.

      Não tens maneira de provar os gastos mensais que tens com cada filho, para demonstrar que os 200€ são insuficientes?

      Os vizinhos que conheço vivem recatadamente e claro que os filhos não andam com roupas de marca nem devem participar em actividades "pagas"... Mas têm algo muito melhor que isso tudo: andam sempre felizes... e isso o dinheiro não paga.


      Espero que brevemente essa felicidade tb seja possível para ti e para os teus filhos

      P.S.: Lembrei-me do valor que a minha mãe recebe de reforma... Pouco mais de 200€...
      Um dia também hei-de chegar ao meu jardim... por enquanto, vou apanhando as pedras, uma a uma..

      Comentar


      • Inserido Inicialmente por anibla Ver Mensagem
        Um progenitor pode até ganhar 100.000 € mensais... se o seu filho, para ter a qualidade de vida a que estava habituado, precisar de 500€, então cada um dos progenitores deve contribuir com 250€, independentemente daquilo que ganham...
        Exactamente! É evidente que o meu ex pode pagar muito mais... mais o que paga é o justo para manter a qualidade de vida da filha!

        A questão das pensões é sempre muito complicada... eu considero que o pai e a mãe devem de igual forma assegurar os gastos.
        No entanto se um dos membros ganha menos e insiste, por exemplo, que o filho deve frequentar o colégio XPTO que é incomportável... pois que pague quem faz questão e pode...
        Não acho que a pensão possa fazer a criança mais ou menos feliz... não é disso que se trata... pois conheço demasiados casos em que a infelicidade dos filhos não está relacionada com condições financeiras mas com o comportamento irresponsável dos seus pais...
        No entanto, a criança deve ter o que é seu por direito... e nenhum pai nem nenhum mãe devia ter que pedir... é (ou devia ser) um acto natural para os pai ou mães que podem proporcionar tranquilidade aos seus filhos...


        \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

        \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

        Comentar


        • Inserido Inicialmente por anibla Ver Mensagem
          Os vizinhos que conheço vivem recatadamente e claro que os filhos não andam com roupas de marca nem devem participar em actividades "pagas"... Mas têm algo muito melhor que isso tudo: andam sempre felizes... e isso o dinheiro não paga.
          ... até nem me apetecia comentar...

          Nitidamente misturas coisas... os meninos não são felizes ou infelizes pelas roupas ou actividades... mas se as tivessem tb não seriam mais felizes ou infelizes... é simplesmente uma coisa tão básica na nossa sociedade que se chama extracto social...

          Quando à real felicidade... posso-te dizer que até há bem pouco tempo um dos maiores divertimentos da minha filha era brincar com as molas de roupa (e não era por falta de brinquedos no quarto...) mas que tb adora a natação e que se posso, porque não devo proporcionar esse prazer? Para o ano começa a dança... ela adora!

          se era infeliz se não tivesse? Não me parece... mas tb não me parece que a faça infeliz ter as suas coisinhas


          \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

          \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

          Comentar


          • Sobre as pensões...há de tudo...mas se tomar como exemplo um exemplo que conheço, a pensão paga a um único filho corresponde a 1/4 do salário e não acredito que esse filho tenha despesas de 1000 euros por mês...mas é assim, há pais que não regateiam e mães que acham sempre pouco, mesmo que haja uma outra família para sustentar.
            Quanto à Suz, como não sei o que ganha, não consigo dizer se é muito ou pouco, mas à partida os 500 euros parecer-me-ia mais correcto. O problema, provavelmente, é mesmo o que ex declara...que deve ser bem inferior à realidade.
            Em relação ao fim de semana, parece-me que não deverás valorizar excessivamente os choros e concluir que foi tudo mau. É evidente que terá custado ao menino separar-se de ti, se nunca o tinha feito...mas podes pensar pelo lado positivo, talvez esteja agora a começar a um processo de vinculação mais profundo...
            Questiono-me se, no fundo, de cada vez que os teus filhos estão com o pai não esperas uma confirmação das tuas expectativas (negativas)...e daí "puxares" (inconscientemente) pelas queixas e pelas dores, em vez de perguntares pelas brincadeiras, pelos momentos felizes...isto sem tirar nenhuma culpa ao comportamento lamentável do pai e ao teu heroísmo em criar essas 2 criançaas contra tantas adversidades.
            Por fim, desculpa mas não concordo que te refiras à irmã dos teus filhos como meia-irmã. Eu tenho um enteado e nunca usei esse termo. É irmão dos meus filhos e pronto. Talvez não te dês conta, mas referes-te sempre a essa criança como "a outra filha" ou a "meia irmã"...

            Comentar


            • Inserido Inicialmente por MBprincesa Ver Mensagem
              ... até nem me apetecia comentar...

              Nitidamente misturas coisas... os meninos não são felizes ou infelizes pelas roupas ou actividades... mas se as tivessem tb não seriam mais felizes ou infelizes... é simplesmente uma coisa tão básica na nossa sociedade que se chama extracto social...

              Quando à real felicidade... posso-te dizer que até há bem pouco tempo um dos maiores divertimentos da minha filha era brincar com as molas de roupa (e não era por falta de brinquedos no quarto...) mas que tb adora a natação e que se posso, porque não devo proporcionar esse prazer? Para o ano começa a dança... ela adora!

              se era infeliz se não tivesse? Não me parece... mas tb não me parece que a faça infeliz ter as suas coisinhas
              Não estava a misturar as coisas... Daí ter utilizado a conjunção "Mas"... Se, pelo lado material, há dificuldades, pelo lado emocional há muita riqueza. Mas emoção e dinheiro não jogam no mesmo saco
              Um dia também hei-de chegar ao meu jardim... por enquanto, vou apanhando as pedras, uma a uma..

              Comentar


              • Inserido Inicialmente por anibla Ver Mensagem
                Não estava a misturar as coisas... Daí ter utilizado a conjunção "Mas"... Se, pelo lado material, há dificuldades, pelo lado emocional há muita riqueza. Mas emoção e dinheiro não jogam no mesmo saco
                Ok. Concordo!

                costumo dizer que pior do que a pobrza é a pobreza de espírito... acho que é a isso que te referes

                Sem dúvida que, cada vez mais, o "dar tudo aos filhos" é cada vez mais uma forma de compensãr o vazio e distância emocional... infelizmente!
                Ouro sobre azul... o melhor dos dois mundos: ter as duas coisas


                \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                Comentar


                • Inserido Inicialmente por guialmi Ver Mensagem
                  Sobre as pensões...há de tudo...mas se tomar como exemplo um exemplo que conheço, a pensão paga a um único filho corresponde a 1/4 do salário e não acredito que esse filho tenha despesas de 1000 euros por mês...mas é assim, há pais que não regateiam e mães que acham sempre pouco, mesmo que haja uma outra família para sustentar.
                  Primeiro, não peço para os meus filhos 1000 euros nem nada que se pareça! E não aufiro as necessidades dos meus filhos por casos acima ou abaixo, mas pelo meu em particular. A questão é exactamente o que eles precisam. O meu rendimento está longe do do meu ex. O meu ex declara o que lhe dá jeito... eu não. Mas não somos todos iguais nem em carácter nem em cumprimento das leis.
                  Inserido Inicialmente por guialmi Ver Mensagem
                  Em relação ao fim de semana, parece-me que não deverás valorizar excessivamente os choros e concluir que foi tudo mau. É evidente que terá custado ao menino separar-se de ti, se nunca o tinha feito...mas podes pensar pelo lado positivo, talvez esteja agora a começar a um processo de vinculação mais profundo...
                  Questiono-me se, no fundo, de cada vez que os teus filhos estão com o pai não esperas uma confirmação das tuas expectativas (negativas)...e daí "puxares" (inconscientemente) pelas queixas e pelas dores, em vez de perguntares pelas brincadeiras, pelos momentos felizes...isto sem tirar nenhuma culpa ao comportamento lamentável do pai e ao teu heroísmo em criar essas 2 criançaas contra tantas adversidades.
                  Não sei se terás lido para trás, nem espero que o faças. Não tem sido fácil esperar que o meu filho seja aceite e amado pelo pai, mas há sempre uma esperança. Tenho a certeza que o pai só o levou a dormir porque a decisão do tribunal saiu na 6ªfeira passada. Ou, simplesmente, limitar-se-ia a trazê-lo para dormir comigo e depois queixar-se ao tribunal que eu é que não deixei o menino lá ficar. Como é que ele explica estes meus poderes sobrenaturais de “atrair” um filho para mim e não consigo fazê-lo com a minha filha mais velha, que teve de estar 15 dias seguidos com o pai e, aí sim, eu era contra isso??! Há muitos fins de semana que tento preparar o meu filho para dormir em casa do pai. Eu sempre soube que esse dia chegaria e que implicaria, por maior ou melhor que fosse a preparação sofrimento para o meu filho. Faço-o com a maior convicção e esforço que sou capaz (e sou capaz de muito, acredita!) pois o meu amor pelos meus filhos me leva a procurar o mais possível aliviar a vida que lhes calhou em destino . O meu amor é superior a qualquer insinuada vontade minha em confirmar que, de facto, o pai dos meus filhos é um mau pai quando está com eles. Se o meu filho tem conhecido a casa do pai, tem sido muito meu esforço e trabalho porque por vontade deste, ainda estaria a deixar o menino à minha porta a dizer adeus à irmã.
                  Inserido Inicialmente por guialmi Ver Mensagem
                  Por fim, desculpa mas não concordo que te refiras à irmã dos teus filhos como meia-irmã. Eu tenho um enteado e nunca usei esse termo. É irmão dos meus filhos e pronto. Talvez não te dês conta, mas referes-te sempre a essa criança como "a outra filha" ou a "meia irmã"...
                  Mas não é a outra filha? Não é meia irmã? E discordo eu que escrevas “sempre”, como eu já respondi noutro post,
                  Inserido Inicialmente por suzhelen Ver Mensagem
                  Os meus filhos nunca precisaram da minha autorização para gostarem da irmã. Aliás, falamos muito naturalmente dela lá em casa. Já cheguei inclusivamente, para dar sossego e paz de espírito à minha filha, a “defender” a irmã dela quando é a minha menina quem se sente posta de parte em casa do pai “que os bebés pequeninos precisam de muita atenção, que é normal chorarem muito, etc”. Explicações que, a meu ver, caberiam ao pai dar, mas tenho de ser eu a fazê-lo depois.
                  Aqui não se trata da outra criança, mas dos meus.

                  Comentar


                  • Aliás... pela genética ela é mesmo irmã dos teus filhotes!


                    \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                    \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                    Comentar


                    • Suzhelen
                      Acho que não leste tudo o que escrevi na minha mensagem...mas tb não tens que o fazer, claro...
                      O primeiro comentário que citas nem era para ti, vinha na sequência nos comentários anteriores sobre o que podem ser pensões "justas". Aliás, eu refiro que me parece pouco o que foi atribuído aos teus filhos em tribunal e penso que terás condições para pedir uma revisão do valor... A questão é que assim como há pais que fogem às suas responsabilidades, tb há mães que fazem chantagem com o valor das pensões, infelizmente. No teu caso, talvez pudesses exigir que determinadas despesas (infantário, saúde) fossem à parte desse valor fixo de 200 euros, e assim já seria muito mais justo.
                      Em segundo lugar, eu li o tópico todo ou quase todo e por isso afirmei que o pai tem um comportamento lamentável e tu um heroísmo fora do comum. Não te estou a atacar de nada e desculpa se te fiz sentir assim.
                      Quanto ao meia irmã, desculpa mas continuo a não gostar do termo. Não o usas sempre, peço desculpa por ter generalizado. O meu marido não permitiria que eu me referisse ao filho dele como "meio irmão" dos nossos meninos...embora eu saiba que do outro lado houve uma tentativa para lhe impingir a ideia de que, com o nascimento dos irmãos, ele seria posto de lado...

                      Comentar


                      • Deve ser para mim então... pois se é esclareço que:
                        - a "pensão justa" é aquilo que cada pai e mãe determinam em consciência
                        - evidentemente que nem todos os meninos gastam 1000 € por mês... mas garanto-te que a minha gasta (porque pode, claro)!
                        - A pensão não inclui só escolas, alimentação e afins,... inclui a habitação, agua, luz gas... TODOS os gastos relacionados com a criança!
                        - a Lei prevê aind auma pensão de alimentos para a mãe, a qual eu prescendi pois, felizmente, ganho bastante bem e tenho a felicidade de não precisar do dinheiro do meu ex para nada. Mais não preciso nem o queria! acho Imoral viver à custa dos ex...

                        Mas claro que tudo isto já é do conhecimento de todas as pessoas que me conhecem há muito tempo (inclusive muitas utilizadoras do forum).

                        Fico triste quando vejo pensões destes valores tão baixos pois obrigam a uma ginástica financeira inqualificavel, chegando a tirarem da sua boca para por na dos filhos quando muitas vezes não havia essa necessidade... e o pai (o tel da outra família) anda a viver sem nenhum "aperto de cinto" porque afinal paga a pensão que o tribunal estabeleceu!!!

                        Meu rico ex! É um homem com muitos defeitos, mas um Pai com P muito grande!... ou talvez seja só um homem realista e que sabe que não ando às custas dele...

                        Suz: infelizmente os nossos tribunais teimam em não actualizarem as pensões. Os valores que actualmente são estabelecidos são idênticos aos valors de há 10 anos atrás... mas não deveria ser preciso um tribunal... apenas um coração de pai... Um abraço apertadinho!


                        \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                        \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                        Comentar


                        • Inserido Inicialmente por guialmi Ver Mensagem
                          O meu marido não permitiria que eu me referisse ao filho dele como "meio irmão" dos nossos meninos...embora eu saiba que do outro lado houve uma tentativa para lhe impingir a ideia de que, com o nascimento dos irmãos, ele seria posto de lado...
                          Por esta frase percebo que éstás "do outro lado"... no entanto, assim como queres que percebam o lado do pai... tenta, mesmo que seja dificil, por-te no lugar da mãe!


                          \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                          \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                          Comentar


                          • Inserido Inicialmente por MBprincesa Ver Mensagem
                            Deve ser para mim então... pois se é esclareço que:
                            - a "pensão justa" é aquilo que cada pai e mãe determinam em consciência
                            - evidentemente que nem todos os meninos gastam 1000 € por mês... mas garanto-te que a minha gasta (porque pode, claro)!
                            - A pensão não inclui só escolas, alimentação e afins,... inclui a habitação, agua, luz gas... TODOS os gastos relacionados com a criança!
                            - a Lei prevê aind auma pensão de alimentos para a mãe, a qual eu prescendi pois, felizmente, ganho bastante bem e tenho a felicidade de não precisar do dinheiro do meu ex para nada. Mais não preciso nem o queria! acho Imoral viver à custa dos ex...

                            Mas claro que tudo isto já é do conhecimento de todas as pessoas que me conhecem há muito tempo (inclusive muitas utilizadoras do forum).

                            Fico triste quando vejo pensões destes valores tão baixos pois obrigam a uma ginástica financeira inqualificavel, chegando a tirarem da sua boca para por na dos filhos quando muitas vezes não havia essa necessidade... e o pai (o tel da outra família) anda a viver sem nenhum "aperto de cinto" porque afinal paga a pensão que o tribunal estabeleceu!!!

                            Meu rico ex! É um homem com muitos defeitos, mas um Pai com P muito grande!... ou talvez seja só um homem realista e que sabe que não ando às custas dele...

                            Suz: infelizmente os nossos tribunais teimam em não actualizarem as pensões. Os valores que actualmente são estabelecidos são idênticos aos valors de há 10 anos atrás... mas não deveria ser preciso um tribunal... apenas um coração de pai... Um abraço apertadinho!
                            Não, não era para ti! Não estou a atacar ninguém! Aliás, até reagi mais por ver os valores tão baixos que a Anibla referia, não tinha a ideia de que os tribunais atribuíssem pensões tão reduzidas (falei pelo que conhecia, evidentemente). Apenas referi o exemplo porque é suposto que ambos os pais comparticipem as despesas a 50%, não me parece justo que seja mais que isso, SE os rendimentos de ambos forem idênticos. E como a pessoa voltou a casar, então ainda me parece mais legítimo que sejam apenas as despesas do filho a serem asseguradas...
                            No teu caso, se o teu ex pode assegurar um nível elevado de vida à tua filha, óptimo. Tenho que certeza, pelo que tenho lido de ti, que não lhe pedirias esse valor de pensão se ele tivesse um ordenado, por ex., de 1500 euros...Concordo inteiramente quando dizes que, por ex., se um dos pais faz questão de ter o filho num colégio de elite, não pode simplesmente pedir isso ao outro, é preciso ver se ambos podem sustentar a mensalidade.
                            Eu estou do lado da Suz...400 euros não é nada!

                            Comentar


                            • Inserido Inicialmente por MBprincesa Ver Mensagem
                              Por esta frase percebo que éstás "do outro lado"... no entanto, assim como queres que percebam o lado do pai... tenta, mesmo que seja dificil, por-te no lugar da mãe!
                              Porque achas que não o faço?

                              Comentar


                              • Inserido Inicialmente por guialmi Ver Mensagem
                                Porque achas que não o faço?
                                Posso ter sido injusta e ter percebido mal. Se assim foi, desculpa-me. Mas pareceu-me que quando dizes qualquer coisa como "do ouro lado há uma família" falavas da tua própria experiência.

                                Acredito que não deve ser fácil gerir determinadas situações mas acredita que para quem fica comos filhos as coisas são muito mais do que dinheiro.
                                Dou-te um exemplo: quando me divorciei optei por ser eu a sair (por diversas razões que agora pouco interessam). Tive que procurar uma casa para viver com a minha filha... procurei casa para alugar... os valores queme pediram eram altíssimos e casa ranhosas... com menos pagava a minha casa. E foi isso que fiz: comprei a minha casa que teve que ser perto da escola da miúda por uma questão logistica e porque o pai recusou (e eu tb concordei) tirar a menina daquela escola. Sacrifiquei-me e fiquei a 26 km do meu trabalho.Esses kms representam, tempo, dinheiro e qualidade de vida... Mais... tive que comprar uma casa que assegurasse o espaço e condições para a minha filha (se estivesse sozinha, qualquer t0 perto do trabalho era óptimo).
                                O Pai não teve o mesmo problema, alugou a casa que tb ficava aqui perto e mudou-se para uma casa perto do seu local de trabalho (mais ou menos a mesma distãncia que o meu uma vez que trabalhamos bastante próximo). Não teve que se preocupar se a menina ia-se levantar muito cedo, se era melhor assim ou assado... mudou e pronto. Não o critico... é uma consquencia, que não me importo, de ter a minha filha comigo.
                                Além disso, o Pai não tem que se preocupar com as horas para ir buscar... eu saio todos os dias a correr do trabalho para chegar a horas à escola...
                                Em compensação o pai não tem o previlégio que eu tenho de estar todos os dias com ela...
                                As coisas são difíceis para os dois lados, percebes? O divórcio não é fácil para ninguém e quando se tratam de pais que tudo fazem pelo bem dos seus filhos mais sacrificios implica!

                                Acredita que ainda há pouco tempo discuti este assunto das pensões com amigas que ficaram muito chocadas quando eu disse que não concordava com as pensões para a mãe. Se a mãe não se pode sustentar por questões de saúde, o estado deve assegurar, caso contrário... vá trabalhar que o dinheiro custa a ganhar a todos. Ficar em casa pode ser ou não uma opção para a mulher mas ela tem sempre que se lembrar que vive dependente do homem e o que fará se algo correr mal. Par mim é falta de valores achar que o ex tem que a sustentar.... escusado será dizer que me disseram logo que não se tratavam de valores e eu é que era tótó....

                                Já as pensões para os filhos... é um assunto tão dificil... e sem dúvida que cada caso é mesmo um caso!

                                mais uma vez desculpa se intrepertei mal o que querias dizer!


                                \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                                \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X