Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Fica com a avó quando for trabalhar...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #61
    RE:

    Ficou claro que tens uma posição moderada e peço desculpa se reagi com alguma intempestividade, mas a atitude da Miosotis, repito, parece-me ser de grande intolerância e já expliquei porquê. Claro que se alguém que contacte com as minhas filhas usar calão e expressões ofensivas vou chamar a atenção (ou evitar o contacto, se forem pessoas estranhas à família)! Por ex, as minhas filhas ficaram com uma empregada nos dois primeiros anos de vida e uma coisa que nós lhe pedimos para deixar de dizer foi "mijado/a". Para ela aquilo era normal, como nós dizemos "chichi", mas nós não gostávamos. Como era uma pessoa pouco instruída, dava muitos erros de português, mas isso já não dava para corrigir e não foi por isso que as minhas filhas, agora com 4 anos, a copiaram. Da mesma forma, a empregada que tenho agora tb dá erros de português mas eu tenho a certeza que a ofendia se a corrigisse, no fundo estava a humilhá-la...e mais uma vez não é por as miúdas a adorarem que aprendem com ela os erros de português (qd dizem erros, lá estamos nós para as corrigir). Se tenho esta consideração com as empregadas, a quem pago para tomar conta da casa e das minhas filhas, maior consideração vou ter pela avó dos meus filhos e mãe do meu marido!!!
    Mas pronto, se calhar por ser bem mais velha que a maioria das mães aqui do fórum tenho outro distanciamento e uma diferente escala de prioridades...

    Comentar


    • #62
      RE:

      Inserido Inicialmente por becas
      Eu por acaso até sou professora de português...por isso falo com conhecimento de causa...
      Este é um excelente exemplo de intolerância, infelizmente! Censurar os avós por dizerem palavras ou expressões que, sendo correctas, as mães acham "feias"? Por amor de Deus!!!! privar as crianças de estar com pessoas que podem ter muito a ensinar-lhes (sim, pq tratar dos animais, plantar batatas, limpar o pó tb são conhecimentos que enriquecem as crianças) porque dão pontapés na gramática? Por essa lógica, 80% das mães aqui do fórum são umas incompetentes! Já pararam um bocadinho para pensar que as crianças têm muitos modelos de linguagem e que não é por causa de os avós usarem determinados termos ou expressões (no limitadíssimo tempo que passam com eles, porque, pelos vistos, não são suficientemente cultos e instruídos) que os vão adoptar, autmomaticamente?
      Por favor, haja bom senso!!!!
      Já agora, corrigi os erros de ortografia nas mensagens acima citadas... só para que um dia os vossos filhos não escrevam mal por causa das mãezinhas...
      Ninguém disse o contrário, mas sim, vou corrigir aquilo que os avós, ou seja quem fôr, ensinarem mal ou expressões com as quais não concorde. O filho é meu e será educado da forma que eu e o pai entendermos, e estamos de acordo nesse assunto. Eu não dou erros ortográficos, felizmente, por isso essa carapuça não me serve. Parece-me que tu é que estás a ser intolerante e escusavas de fazer saber que és professora de português porque não era isso que estava aqui em causa.

      Comentar


      • #63
        RE:

        A questão não está em corrigir as crianças, mas em corrigir os avós! E isso eu acho que é ofensivo sim! E intolerante também!
        Se fiz saber que sou professora de português é porque o assunto tinha a ver com a norma linguística, obviamente. E se corrigi os erros ortográficos (porque a acentuação faz parte da ortografia, caso não saiba) foi mesmo para mostrar que não sabemos tudo nem estamos livres de cometer os erros que censuramos nos outros (lá está, a sabedoria da velhice...). A propósito, "fôr" também não acento, escreve-se "for". Professora de português
        dixit, porque a mãe quer é que os filhos sejam felizes, com acentos ou sem eles

        Comentar


        • #64
          RE:

          Inserido Inicialmente por becas
          (porque a acentuação faz parte da ortografia, caso não saiba) A propósito, "fôr" também não acento, escreve-se "for".
          Claro que sei que a acentuação faz parte da gramática, mas há que distinguir entre gralhas e erros. No caso concreto foi uma gralha.
          Quanto ao acento circunflexo, recuso-me a deixar de o usar porque quando eu aprendi a escrever na escola primária (se calhar até sou mais velha que tu) aprendi a escrever flôr, côr e fôr, tal como aprendi a escrever connosco, óptimo e Victor e, independentemente de quantos acordos ortográficos venham a haver, escreverei sempre como aprendi. Admito que seja teimosia.

          Comentar


          • #65
            RE:

            Inserido Inicialmente por becas
            A porque a mãe quer é que os filhos sejam felizes, com acentos ou sem eles
            Claro que sim, mas nem vi ninguém pôr isso em causa

            Comentar


            • #66
              RE:

              Oh valha-me a santa.
              Então não gosta da maneira como a sogra pensa cuidar da criança e mesmo assim vai la colocar a criança????
              Se querem dar ordens, se querem fazer listas de exigencias é muito simples, abram os cordões á bolsinha e coloquem a criança num infantario, simples , eficaz não é é barato.

              Eu ás vezes leio coisas que só penso que se fosse eu a sogra, quem não queria de forma alguma tomar conta da criancinha era eu...livraaaaaaaaaaaaa

              Comentar


              • #67
                RE:

                Inserido Inicialmente por evjsil
                Então não gosta da maneira como a sogra pensa cuidar da criança e mesmo assim vai la colocar a criança????
                Se querem dar ordens, se querem fazer listas de exigencias é muito simples, abram os cordões á bolsinha e coloquem a criança num infantario, simples , eficaz não é é barato.
                Concordo contigo e foi o que fiz! :badgrin:

                Comentar


                • #68
                  RE:

                  Inserido Inicialmente por becas
                  Ficou claro que tens uma posição moderada e peço desculpa se reagi com alguma intempestividade, mas a atitude da Miosotis, repito, parece-me ser de grande intolerância e já expliquei porquê. Claro que se alguém que contacte com as minhas filhas usar calão e expressões ofensivas vou chamar a atenção (ou evitar o contacto, se forem pessoas estranhas à família)! Por ex, as minhas filhas ficaram com uma empregada nos dois primeiros anos de vida e uma coisa que nós lhe pedimos para deixar de dizer foi "mijado/a". Para ela aquilo era normal, como nós dizemos "chichi", mas nós não gostávamos. Como era uma pessoa pouco instruída, dava muitos erros de português, mas isso já não dava para corrigir e não foi por isso que as minhas filhas, agora com 4 anos, a copiaram. Da mesma forma, a empregada que tenho agora tb dá erros de português mas eu tenho a certeza que a ofendia se a corrigisse, no fundo estava a humilhá-la...e mais uma vez não é por as miúdas a adorarem que aprendem com ela os erros de português (qd dizem erros, lá estamos nós para as corrigir). Se tenho esta consideração com as empregadas, a quem pago para tomar conta da casa e das minhas filhas, maior consideração vou ter pela avó dos meus filhos e mãe do meu marido!!!
                  Mas pronto, se calhar por ser bem mais velha que a maioria das mães aqui do fórum tenho outro distanciamento e uma diferente escala de prioridades...
                  Não tens que te desculpar, eu percebi o que quiseste dizer, achei foi que era melhor clarificar o que tinha dito

                  De facto também tive empregadas em casa da minha mãe que falavam pessimamente português! Mas nunca a minha mãe as corrigiu, claro. Também não foi por isso que fiquei a falar pior, porque tinha dois bons exemplos em casa (os meus pais), e a restante família era toda instruída e não eram nada dados a calão nem a asneiras. Já eu, hoje em dia, sou muito asneirenta (influência do marido que é do norte lool), mas logicamente à frente de crianças não utilizo esse tipo de linguagem.

                  Os miúdos imitam tudo, sobretudo o que lhes soa a exotismo lol. Sem exageros, compreendo essa preocupação em algumas mamãs.

                  Realmente eu ainda sou novinha (23 anos), e digo muitas vezes que não sou mãe, e como tal só vou saber qual será a minha postura quando estiver perante situações concretas com um filho. Vou formando as minhas ideias, mas serão apenas guias quando chegar a altura de ser mãe.

                  Às vezes a ânsia de fazer um "bom trabalho" com a educação dos nossos filhos, de não deixar passar erros, pode tornar-se excessiva. Algum distanciamento ajuda nessas coisas, penso eu.
                  Alexandra
                  Clickem nas imagens!

                  Comentar


                  • #69
                    RE:

                    Inserido Inicialmente por miosotis
                    Quanto ao acento circunflexo, recuso-me a deixar de o usar porque quando eu aprendi a escrever na escola primária (se calhar até sou mais velha que tu) aprendi a escrever flôr, côr e fôr, tal como aprendi a escrever connosco, óptimo e Victor e, independentemente de quantos acordos ortográficos venham a haver, escreverei sempre como aprendi. Admito que seja teimosia.
                    Este é outro tema engraçado. Eu também nunca deixarei de escrever como aprendi na escola, por muitos acordos que façam. Até porque sou de opinião que a língua mãe é a nossa, e como tal, jamais deveria ser alterada em função da forma como os palops a utilizam. As línguas devem, na minha opinião, evoluir de acordo com o uso corrente que dela é feito, mas no seu país de origem, não nos países para os quais foi "exportada"!

                    Das duas uma: ou deixam a língua evoluir naturalmente em cada um dos países, ou então criam sim um acordo, mas em que a norma passa a ser o português de Portugal, a língua-mãe (também não concordo com esta segunda opção, mas sempre é melhor do que o assassinato da língua que estão a fazer..).

                    Como será com os vossos filhos? Vocês aprenderam de uma forma, eles na escola irão aprender de outra. Acham que os irão corrigir inadvertidamente, ou será mais ao contrário? Deve ser um pouco confuso..

                    Pior ainda para aqueles que já frequentam a escola, que aprenderam de uma determinada forma e agora terão de assimilar outra..

                    Quanto aos erros, cada vez cometo mais, pelo simples facto de que ultimamente pululam por aí em tudo quanto é sítio: na comunicação social, na boca do povo, até mesmo em livros e em traduções. Às tantas acabamos por assimilar o erro, e por imitar inadvertidamente. Tento corrigir, mas confesso que às vezes dou comigo a não saber qual a forma correcta, o que há uns anos seria impensável :?
                    Alexandra
                    Clickem nas imagens!

                    Comentar


                    • #70
                      RE:

                      Inserido Inicialmente por miosotis
                      Inserido Inicialmente por evjsil
                      Então não gosta da maneira como a sogra pensa cuidar da criança e mesmo assim vai la colocar a criança????
                      Se querem dar ordens, se querem fazer listas de exigencias é muito simples, abram os cordões á bolsinha e coloquem a criança num infantario, simples , eficaz não é é barato.
                      Concordo contigo e foi o que fiz! :badgrin:
                      Ora nem mais.

                      Os avós já fizeram a missão deles , criar e educar os seus proprios filhos, agora cabe aos filhos fazerem o mesmo com as suas próprias crias.
                      Eu sei que a minha mãe irá fazer o favor de me "estragar" o meu filho com guloseimas fora de horas, sestas fora de horas, vai-lhe passar a mão no pêlo quando eu ralhar (nem que seja ás minhas escondidas) vai sempre achar que a criança esta magrinha (ainda que esteja um pote), eu sei que o fará por puro amor, é errado é obvio que é, se quero o meu filho criado por ela sabendo que é assim que ela o vai fazer? é obvio que não, por isso infantario com ele que as crianças precisam de sociabilizar com outras crianças.
                      Os avós tem o direito de poder disfrutar dos seus netos enquanto avós.
                      Das lembranças mais doces que tenho da infancia era quando a minha avó me dava toucinho (e outras coisas que tais que a mim mãe se passava) ás escondidas da minha mãe e eu ate lambia os beiços. saudades da minha avó...
                      Na minha opinião os avós devem ser isso mesmo avós, e é impossivel uma avó não "estragar" de mimo um neto, é pa deixem-nos lá poder disfrutar desse seu estatuto.
                      POr isso é que sou totalmente contra crianças educadas em casa dos avós.

                      Comentar


                      • #71
                        RE:

                        BOM SENSO?! eu leio em certas mensagens aqui escritas e muita imcompreensao! afinal este é um forum de trocas de ideias conselhos desabafos etc?...ou um campo de batalha? em vez de respeitar a opiniao alheia e dar a sua (sem ofender ou repudiar os desabafos aqui partilhados em confidencia e coraçao aberto), vêm aqui escrever testemunhos de atestados de estupidez, gozando com os desabafos alheios e suas autoras?!??!?! E para quem falar em "abrir os cordoes a bolsa", mais respeito pelas pessoas que nao o podem fazer!lembrem-se que toda gente tem telhados de vidro..............Que tal ficarem bem caladinhas?!?!?han?!?!? "para dizer m.... mais vale ficar calado!"

                        Comentar


                        • #72
                          RE:

                          Se eu pudesse, não hesitava nem um segundo em deixar de trabalhar para cuidar a 100% a minha filha. Há quem possa fazer isso, há quem possa pagar a empregadas ou infantários e há quem não tenha alternativa a não ser deixar com os avós.
                          E aí dizem, então porque os tiveram se não têm dinheiro para os criar, sem ser deixando nos avós? Acho que essa a pergunta nem é preciso responder...

                          Comentar


                          • #73
                            RE:

                            Inserido Inicialmente por bolotinha
                            Se eu pudesse, não hesitava nem um segundo em deixar de trabalhar para cuidar a 100% a minha filha. Há quem possa fazer isso, há quem possa pagar a empregadas ou infantários e há quem não tenha alternativa a não ser deixar com os avós.
                            E aí dizem, então porque os tiveram se não têm dinheiro para os criar, sem ser deixando nos avós? Acho que essa a pergunta nem é preciso responder...
                            Não precisas ficar triste por isso. Não podes, pois não? Mas ainda bem tens quem fique com ela... Claro que terás que fazer cedências, mas, passado o período de adaptação vais ver que tudo vai correr bem. É como já disse atrás ... até pode ser que te surpreendas e a tua sogra esteja constantemente a ligar a a perguntar se dá isto ou aquilo a menina.

                            Eu não trocaria a casa da minha mãe por nenhum infantário (se bem que aquilo parece mesmo um ). Com a vantagem de não ter de faltar ao emprego quando eles estão doentinhos ...

                            SE não tens outra opção, o melhor e veres o lado positivo e tentar levar as coisas da melhor maneira ...
                            [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

                            Comentar


                            • #74
                              RE:

                              Inserido Inicialmente por miosotis
                              Inserido Inicialmente por becas
                              (porque a acentuação faz parte da ortografia, caso não saiba) A propósito, "fôr" também não acento, escreve-se "for".
                              Claro que sei que a acentuação faz parte da gramática, mas há que distinguir entre gralhas e erros. No caso concreto foi uma gralha.
                              Quanto ao acento circunflexo, recuso-me a deixar de o usar porque quando eu aprendi a escrever na escola primária (se calhar até sou mais velha que tu) aprendi a escrever flôr, côr e fôr, tal como aprendi a escrever connosco, óptimo e Victor e, independentemente de quantos acordos ortográficos venham a haver, escreverei sempre como aprendi. Admito que seja teimosia.
                              Isto não tem nada a ver com o tópico inicial e por mim o assunto está encerrado, mas já que fui censurada por "puxar dos galões" enquanto professora de português, não posso deixar passar o que é, manifestamente, um equívoco. Palavras como "For", "cor", "flor" na actual norma ortográfica (sem o célebre acordo que, por sinal, ainda nem está em vigor) não têm acento gráfico e isto já há várias décadas (pelo menos desde os anos 50 ou 60). Basta consultar qualquer gramática para verificar isso.
                              "Venham a haver" é um erro que convém corrigir, porque eu farto-me de lutar para que os meus alunos compreendam que o verbo haver, no sentido de existir (ou seja, quando não é auxiliar) é defectivo, conjuga-se apenas na 3ª pessoa do singular, quer quando o verbo é usado sozinho quer quando é usado com outro verbo (como neste caso - vir a haver).
                              Humildade, portanto...todos nós erramos e mesmo eu, com tantos anos de ensino, por vezes tenho dúvidas...

                              Comentar


                              • #75
                                RE:

                                Ai valha-me deus.

                                Eu francamente até me passo com algumas coisas, (ja para não falar na escrita de algumas ).

                                Mas desde quando é que ter filhos é uma obrigação? Olha que isto...Tiveram as criancinhas porque quiseram, se não tem dinheiro para o basico da educação da criança pensassem nisso antes de as ter.
                                Quer dizer, o que importa é parir, o dinheiro nunca importa, depois tem alguem que vos faz o FAVOR, (sim favor, só em mentes mal agradecidas é que a avó abdicar do seu tempo e do seu sossego para tomar conta do neto é obrigação) e aínda tem a latosa de ir com exigencias e listas de obrigação? ...é pá tenham é alguma humildade e gratidão antes de falar de quem de BORLA , vos toma conta dos filhos. é que se não tem dinheiro para a creche piem é baixinho ou se a avó no seu direito não esta para aturar as vossas paranoias quero ver onde é que enfiam a criança.

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X