Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Mamas de Julho de 2011

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Inserido Inicialmente por Mãe Sol Ver Mensagem
    Bom dia,

    Também pertenço a este cantinho, estou grávida de 15 semanas, não sei o que é, não temos preferência de sexo.

    Tenho uma menina que faz dia 22 5 anos.

    Está tudo bem, faço a amniocintese dia 27, já fiz da minha filha correu tudo bem, espero que desta vez também.

    Tenho 39 anos.

    beijo para todas
    Olá Mãe Sol
    Eu estou de 14 semanas e tambem vou fazer a amniocentese. Na ecografia das 12 semanas deu o valor da translucencia da nuca, acima do normal - 2,8
    è a minha segunda gravidez e nunca tive problemas, mas confesso que estou algo nervosa nesta por causa da questao anterior.
    Vou fazer a amniocentese no dia 25 de Janeiro.

    Já agora e uma vez que ja fizeste, quais os cuidados que se deve ter?

    Beijos

    Comentar


    • Olá!

      Aqui vai o q vi de susídios e licenças!! Preparem-se para o testamento...

      MONTANTES DOS SUBSÍDIOS

      O valor dos subsídios corresponde a uma percentagem da Remuneração de Referência - RR do beneficiário e consta do quadro seguinte.


      sorry... o quadro não aparece.... aqui vai o link p o site da seg social: http://www2.seg-social.pt/left.asp?03.07.01.03




      subsídio PARENTAL

      Inicial - Atribuído ao pai e à mãe, por nascimento de filho. Só pode ser atribuído ao pai, se a mãe não o requerer e exercer actividade profissional.

      É concedido até 120 ou 150 dias seguidos, de acordo com opção do pai e da mãe. O período depois do parto pode ser partilhado por ambos, sendo obrigatório a mãe gozar as primeiras 6 semanas (42 dias).

      A estes períodos acrescem 30 dias por motivo de:

      - Nascimento de gémeos (por cada criança nascida com vida);

      - Partilha da licença, se o pai e a mãe gozarem, em exclusivo, um período de 30 dias consecutivos ou dois períodos de 15 dias consecutivos, após o gozo obrigatório das 6 semanas da mãe.

      Os 30 dias de acréscimo podem ser gozados pelo pai ou pela mãe, ou repartidos por ambos.

      Inicial exclusivo da mãe - Atribuído à mãe antes e depois do parto. Só é atribuído antes do parto, se a mãe exercer actividade profissional.

      É concedido até 72 dias, dos quais:

      - 30 dias, no máximo, são facultativos e a gozar antes do parto, se a mãe for trabalhadora e

      - 42 dias (6 semanas) são obrigatórios e a gozar logo a seguir ao parto.

      Estes dias estão incluídos no período correspondente ao subsídio parental inicial.

      Inicial exclusivo do pai - Atribuído ao pai, a seguir ao nascimento de filho, durante:

      . 10 dias úteis obrigatórios, dos quais 5 dias seguidos, imediatamente após o nascimento de filho e 5 dias seguidos ou interpolados, nos 30 dias seguintes ao nascimento de filho;

      . 10 dias úteis facultativos, seguidos ou interpolados, desde que gozados após o período de 10 dias obrigatórios e durante o período em que é atribuído o subsídio parental inicial da mãe.

      Por nascimento de gémeos, a cada um dos períodos de 10 dias acrescem 2 dias, por cada criança nascida com vida, além da primeira, a gozar imediatamente a seguir a cada um daqueles períodos.



      SUBSÍDIOS

      - PARENTAL ALARGADO - Atribuído ao pai ou à mãe ou a ambos alternadamente, para assistência a filho integrado no agregado familiar, desde que a licença parental alargada seja gozada imediatamente a seguir ao termo do período de concessão do subsídio parental inicial ou do subsídio parental alargado do outro progenitor.

      É concedido por um período até 3 meses.





      ABONO DE FAMÍLIA PRÉ-NATAL

      Prestação atribuída, mensalmente, à mulher grávida a partir da 13.ª semana de gestação, que visa incentivar a maternidade através da compensação dos encargos acrescidos durante o período de gravidez.

      Há direito ao Abono de Família se:

      - O agregado familiar da requerente não tiver património mobiliário* no valor superior a € 100.612,80 à data do requerimento (corresponde a 240 vezes o valor do IAS em 2010);

      * Contas bancárias, acções, fundos de investimento, etc.

      - A mulher grávida:

      . Apresentar requerimento;

      . Fizer prova clínica do tempo de gravidez e do número de nascituros;

      . Declarar e comprovar o rendimento do agregado familiar, para apuramento do respectivo rendimento de referência, o qual não pode ser superior ao valor estabelecido para o 3.º escalão de rendimentos.

      Os escalões de rendimentos de referência são os estabelecidos para efeitos de atribuição do Abono de Família para Crianças e Jovens.

      Qual o período de atribuição?

      O Abono de Família Pré-natal é devido a partir do mês seguinte àquele em que se atinge a 13.ª semana de gestação, sendo concedido por 6 meses ou até ao mês do nascimento, inclusive, se o período de gestação for superior a 40 semanas.

      Se o período de gravidez for inferior a 40 semanas, o abono de família pré-natal é garantido igualmente por 6 meses, podendo ser acumulado com o abono de família para crianças e jovens devido após o nascimento.

      Se ocorrer interrupção da gravidez, o abono de família pré-natal é concedido até ao mês da interrupção da gravidez, devendo esse facto ser comunicado aos serviços da segurança social.

      Como requerer o Abono de Família Pré-natal?

      O requerimento deve ser apresentado:

      - Pela mulher grávida ou em seu nome pelo respectivo representante legal;

      - Durante o respectivo período de gravidez ou no prazo de 6 meses contados a partir do mês seguinte ao do nascimento;

      - Em formulário de modelo próprio, acompanhado de certificação médica do tempo de gravidez e do número previsível de nascituros, de acordo com comprovação ecográfica, ou de documento de identificação da criança, se esta já tiver nascido.

      Se o requerimento não for apresentado durante o período de gravidez, considera-se válido o requerimento do Abono de Família para Crianças e Jovens, após o nascimento da criança, desde que este seja apresentado pela mãe, no prazo de 6 meses a contar do mês seguinte ao do nascimento.

      Nos casos em que foi requerido o Abono de Família Pré-natal, ainda é necessário requerer o Abono de Família para Crianças e Jovens, após o nascimento?

      Não, desde que o Abono de Família Pré-natal tenha sido requerido pela mãe, durante a gravidez e esta se mantenha no mesmo agregado familiar da criança. A atribuição do Abono de Família para Crianças e Jovens depende, apenas, da apresentação do documento de identificação da criança.





      ABONO DE FAMÍLIA PARA CRIANÇAS E JOVENS

      Prestação atribuída, mensalmente, com o objectivo de compensar os encargos familiares respeitantes ao sustento e educação das crianças e jovens.

      Há direito ao Abono de Família, se:

      - O agregado familiar do requerente não tiver património mobiliário* no valor superior a € 100.612,80 à data do requerimento (corresponde a 240 vezes o valor do IAS em 2010);

      * Contas bancárias, acções, fundos de investimento, etc.

      - O agregado familiar da criança ou jovem tiver rendimentos de referência não superiores ao valor estabelecido para o 3.º escalão de rendimentos ou a criança ou jovem for considerada pessoa isolada;

      - A criança ou jovem reunir as seguintes condições:

      . Nascimento com vida;

      . Não exercício de actividade laboral;

      . Os limites de idade a seguir indicados.



      -----------------------------------------------------

      Licença obrigatoria da mae: 6 semanas
      Licença obrigatoria do pai: 10 dias
      Licença facultativa exclusiva do pai: 10 dias nos primeiros 5 meses e mais 1 mes na modalidade de 6 meses
      Licença facultativa que pode ser repartida pelos dois: 5 meses menos as 6 semanas iniciais que sao obrigatorias da mae
      Licença parental alargada: 3 meses cada (comparticipados em 25% apenas)
      Ultima edição por ritacmartins; 11-01-2011, 18:12.






      Mães OMS Sócia nº 105

      Comentar


      • Inserido Inicialmente por IN_AND_OUT Ver Mensagem
        Mafis nós queremos é conversa!
        Em relação ao boletim a médica deu-me logo na primeira consulta, como nunca estive grávida, achei normal.
        A licença de maternidade também já pensámos como fazer, eu fico os 5 meses em casa a ganhar os 83% e depois o marido fica 1 mês Assim a Carolina vai só para a creche aos 6 meses.
        Por falar em creches, vamos ter de fazer uma grande ginástica visto que vamos pagar €350, mas penso que seja por uma boa causa! O espaço é óptimo, não tenho de levar nada - já está tudo incluído - e ainda tenho transporte! Além de que não há muitos meninos e assim têm mais atenção.
        O quartinho já sei como o vou decorar, em tons de cinza, móveis brancos e pequenos pontos de cor-de-rosa
        Vocês estão a falar de um rastreio... É obrigatório fazer? É que ainda não me falaram de nada... Amanhã tenho consulta, vou perguntar à Drª.
        In_AND_OUT O rastreio não é obrigatório, mas acho que é sempre uma mais valia. Na altura da minha filha a médica falou e eu optei por fazer...desta vez ela não disse nada mas eu vou fazer na mesma....já ouvi dizer que se pode fazer sem ser pago...mas sobre isso não tenho informação...eu vou fazer a pagar, mas o valor não é nada do outro mundo...30€...

        350€....bolas....deve ser privada não????A minha filha andou numa da santa casa e pagava 150€ ( tirei-a pois estou desempregada sem direito a sub. e como estou em casa fico com ela e esse € sempre dá para outras coisas). Não consegues arranjar vaga na tua zona para uma pública???
        A minha princesa.....nasceu dia 03/01/2009, com 4380kg e 52cm....é linda

        A princesa mais nova nasceu dia 27/07/2011, com 4370kg e 51cm...



        Visitem...http://arcadasprincesas.blogspot.com/

        Comentar


        • Inserido Inicialmente por claudia80 Ver Mensagem
          In_AND_OUT O rastreio não é obrigatório, mas acho que é sempre uma mais valia. Na altura da minha filha a médica falou e eu optei por fazer...desta vez ela não disse nada mas eu vou fazer na mesma....já ouvi dizer que se pode fazer sem ser pago...mas sobre isso não tenho informação...eu vou fazer a pagar, mas o valor não é nada do outro mundo...30€...

          350€....bolas....deve ser privada não????A minha filha andou numa da santa casa e pagava 150€ ( tirei-a pois estou desempregada sem direito a sub. e como estou em casa fico com ela e esse € sempre dá para outras coisas). Não consegues arranjar vaga na tua zona para uma pública???

          A informação que tenho é que não existem berçários públicos, apenas em regime de IPSS. Aqui só existe uma IPSS com berçário e como é óbvio não há vagas para ninguém... Terei de optar mesmo por uma privada.
          Mas o que ia pagar por uma IPSS acabava por não compensar, ia pagar cerca de €200 e depois ainda tinha de levar fraldas, papas, leite, cremes - tudo! Além de que se quisesse deixá-la antes das 9h ou prolongar depois das 17h (que seria o caso) ainda adicionava mais €15h e o transporte ainda era à parte assim como as actividades.
          350€ acaba por compensar.

          Comentar


          • Inserido Inicialmente por IN_AND_OUT Ver Mensagem
            A informação que tenho é que não existem berçários públicos, apenas em regime de IPSS. Aqui só existe uma IPSS com berçário e como é óbvio não há vagas para ninguém... Terei de optar mesmo por uma privada.
            Mas o que ia pagar por uma IPSS acabava por não compensar, ia pagar cerca de €200 e depois ainda tinha de levar fraldas, papas, leite, cremes - tudo! Além de que se quisesse deixá-la antes das 9h ou prolongar depois das 17h (que seria o caso) ainda adicionava mais €15h e o transporte ainda era à parte assim como as actividades.
            350€ acaba por compensar.
            Realmente assim é melhor..onde a minha filha andava tb é IPSS, mas só tinha de levar fraldas, toalhetes e o creme para o rabinho...tudo o resto estava incluido e era das 7h30 às 19h30..o que pagava à parte era mais 5€ para terem uma actividade chamada Bébé Arte....o que até não é muito.
            As vagas assim são dificeis ainda para mais se só há uma na zona....há quem inscreva os filhos ainda no inicio da gravidez tal é o tempo de espera...
            A minha princesa.....nasceu dia 03/01/2009, com 4380kg e 52cm....é linda

            A princesa mais nova nasceu dia 27/07/2011, com 4370kg e 51cm...



            Visitem...http://arcadasprincesas.blogspot.com/

            Comentar


            • Bem!! Este cantinho está muito animado! Hoje não tenho muito tempo portanto li tudo na diagonal mas amanhã leio tudo com mais calma.

              Vi que temos mais uma mãe a bordo; Mãe Sol sejas muito bem vinda. Espero que a tua amniocentese (bem como a da LOST24H) corra muito bem. Eu ainda não fiz a eco do 1ºtrimestre, vamos lá a ver se está tudo bem com a minha pulguinha.

              Hoje fui ao centro de saúde pedir as credenciais para as análises, eco, rastreio, etc.. A médica passou-me tudo mas diz que não posso continuar a ser seguida lá, que tenho que ser transferida para a maternidade. Pronto... ok. Para mim talvez seja o melhor, de facto.

              Em relação aos temas que têm falado:

              Cremes para as estrias: nunca usei. Nunca comprei nenhum, sequer. Ofereceram-me um creme pós parto da Mustela quando o meu filho nasceu e eu nunca o abri. Ele nasceu no fim de Setembro e eu durante o Verão punha creme hidratante na barriga se sentisse a pele a repuxar depois de tomar banho. Nunca tive estrias na barriga nem no peito. Sorte dirão alguns, genética digo eu. E também um pouco do "em casa de ferreiro, espeto de pau".

              Abono e afins Não vou pedir nada. Na primeira gravidez pedi e não tive direito, agora que temos rendimentos superiores, ainda pior.

              rastreio vou fazer e já fiz das outras vezes. Já deixei aqui um testamento sobre isso. Acho bom fazer. Embora nas outras vezes tenha inchado com os 60 euros no laboratório, desta vou pagar 30 porque tenho a credencial.

              Enxoval Nunca fui de comprar coisas cedo. Quando estava grávida do meu filho, comprei tudo para ele na ultima semana de julho, sendo que ele nasceu a 23 de setembro. Toda a gente me achou louca... Na 2ª gravidez ainda não tinha uma única coisa para bebé em casa e a minha ruptura de membranas foi às 19s1d. É curioso que desta vez já dei comigo a olhar para coisinhas de bebé e com vontade de comprar uma coisa ou outra. Talvez depois da eco (na próxima 3ª) dê asas ao meu entusiasmo, logo se vê.

              Acerca de berçários também não percebo nada. Eu sou a verdadeira "stay at home mum" e vou continar a ser até ter filhos com menos de 3 anos.

              IN_AND_OUT vi-te pelos anúncios a pensar no enxoval da Carolina. Achei piada!! eu também andei por lá a ver que coisas se vendem neste forum LOL

              Bem, já escrevi imenso e sinto que me esqueci de metade.

              Beijinhos para todas

              Comentar


              • trcosta...em relação ao rastreio tenho ideia de não ser comparticipado...eu não tenho credencial para o rastreio e quando liguei para a clinica para marcar a eco e o rastreio perguntei se era comparticipado ou não e se não qual o valor...disseram-me 30€....será que é esse o valor com a credencial e a pessoa que me atendeu percebeu mal.....

                Ai, ai...queres ver que ainda tenho de ir ao CS pedir a credencial para o rastreio....senão estou a fazer conta em pagar 30€ e depois tenho de pagar mais...talvez seja melhor ligar amanhã para a Clinica e perguntar....
                A minha princesa.....nasceu dia 03/01/2009, com 4380kg e 52cm....é linda

                A princesa mais nova nasceu dia 27/07/2011, com 4370kg e 51cm...



                Visitem...http://arcadasprincesas.blogspot.com/

                Comentar


                • O rastreio é comparticipado sim, mas não na totalidade. Isto é com toda a certeza. O exame consiste em 2 análises (PAPP-A e beta-hcg) sendo que a primeira não é comparticipada e a segunda sim. Nas minhas gravidezes anteriores pedi no centro de saúde para me passarem as credenciais para o rastreio e os médicos entenderam que não se justificava porque eu era muito nova bla bla bla. Eu fiz na mesma. No laboratório onde fiz das 2 vezes paguei 60 euros, que é quanto custa lá o rastreio na totalidade. Desta vez voltei a falar nisso à médica que apanhei hoje (não tenho médico de família) e ela passou-me o papel. Do laboratório já soube que são 30 euros porque uma grande amiga minha é analista lá. Achei o valor normalíssimo, dado que é metade do que pagava antes. Não faço ideia dos valores do rastreio noutros pontos do país...

                  Comentar


                  • trcosta Obrigado pelo esclarecimento...amanhã vou ligar para a clinica para confirmar se o valor que me deram é com ou sem credencial...se for sem credencial, tenho de ver se consigo falar com a médica para me passá-la...
                    A minha princesa.....nasceu dia 03/01/2009, com 4380kg e 52cm....é linda

                    A princesa mais nova nasceu dia 27/07/2011, com 4370kg e 51cm...



                    Visitem...http://arcadasprincesas.blogspot.com/

                    Comentar


                    • Estamos cá para isto mesmo, é na boa! Acho que sim, que não perdes nada em telefonar para lá para saber isso. De qualquer das formas a colheita pode ser feita até às 14 semanas por isso ainda tens tempo.

                      Comentar


                      • Pois..mas o problema é que a minha eco é na 2ªfeira e marquei o rastreio para esse dia tb, para além disso eu moro no carregado e vou fazer a eco em Torres vedras e assim escuso de andar sempre de um lado para o outro...lol...
                        A minha princesa.....nasceu dia 03/01/2009, com 4380kg e 52cm....é linda

                        A princesa mais nova nasceu dia 27/07/2011, com 4370kg e 51cm...



                        Visitem...http://arcadasprincesas.blogspot.com/

                        Comentar


                        • Tens que marcar o rastreio? Eu não. Por isso é que disse... A mim basta-me ir ao laboratório quando me apetecer e fazem-me a colheita e pronto. Exactamente como as análises só que pode ser o dia todo.

                          Comentar


                          • Eu quando liguei para a clinica disse que queria marcar a eco e o rastreio e quem me atendeu nada disse sobre isso...se calhar lá tb não é preciso..lol, deve ter sido pela forma como fiz a conversa..como falei em fazer logo as 2 coisas ela não disse nada.
                            A minha princesa.....nasceu dia 03/01/2009, com 4380kg e 52cm....é linda

                            A princesa mais nova nasceu dia 27/07/2011, com 4370kg e 51cm...



                            Visitem...http://arcadasprincesas.blogspot.com/

                            Comentar


                            • Inserido Inicialmente por trcosta Ver Mensagem
                              Estamos cá para isto mesmo, é na boa! Acho que sim, que não perdes nada em telefonar para lá para saber isso. De qualquer das formas a colheita pode ser feita até às 14 semanas por isso ainda tens tempo.
                              este é o rastreio do 1º trimestre, sim? hoje tenho consulta e queria dizer á médica que em vez da amniocentese, fazia o rastreio e logo se via o resultado. Mas sendo assim, uma vez que já passei as 14 semanas, já não deve dar.....
                              pelo que tenho lido, dá para fazer o rastreio no 2º trimestre, mas penso que a taxa de fiabilidade não é tão boa
                              na gravidez da minha pipoca não fiz nada disto e estava tão tranquila, talvez por não ter pesquisado nada sobre o assunto
                              agora já não é bem assim, vou reunindo tanta informação, que ás tantas fico confusa

                              Comentar


                              • [QUOTE=ritacmartins;2538421]Olá!

                                Aqui vai o q vi de susídios e licenças!! Preparem-se para o testamento...


                                Muito obrigada, ritacmartins
                                já me poupaste tempo de pesquisa
                                agora é só decidir...

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X