Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Mamãs de Fevereiro 2012

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Quanto aos papás...

    Pelo que pude ler, muitas meninas têm problemas com os papás...
    Pois é, eu também tenho alguns, mas já foi bem pior. Como disse, e muito bem a Sojo, não podemos é habituá-los mal.
    Desde que casámos que sempre o habituei a fazer de tudo cá em casa, até passar a ferro (ele precisava de uma camisa e pedia-me e eu dizia logo: "não tens mãozinhas?") E assim ele foi-se habituando a fazer de tudo. Tenho uma vantagem: ele adora cozinhar e não se importa nada com isso.
    Quando nasceu o nosso primeiro filho, ele é que fazia praticamente tudo cá em casa: cozinhava, arrumava a cozinha, limpava o que fosse preciso e tratava da roupa. Aos poucos fui-me recompondo e comecei a fazer coisas também, afinal não estava inválida! O pior era tudo o que estava relacionado com o bebé: nessa área ele não fazia NADA! Deixava tudo para mim e eu não conseguia descansar nem um bocadinho. Nem quando o pequenito estava a dormir ele o vigiava para eu poder ir dormir um pouco longe dele para estar sossegada (as mamãs de 2a viagem sabem muito bem que se o bebé estiver na mesma divisão que nós não estamos sossegadas nem conseguimos descansar: estamos sempre alertas e ao minimo movimento do bebé saltamos logo...). E isso foi o que me fez muita falta! Não estava a conseguir recuperar do cansaço do parto, não dormia nada e estava a ir cada vez mais abaixo, estive mesmo muito perto de uma depressão pós-parto... E ele ajudava imenso em casa! Mas faltava-me o descanso e repartir com ele as tarefas do bebé, e depois fazia eu algumas das tarefas da casa... mas ele parecia que tinha medo do filho...
    Depois fui "obrigada" a pedir ao meu pai ajuda e ele veio cá para casa e tomava conta do bebé desde que eu lhe dava de mamar de manhã (8 ou 9 horas) até à próxima mamada (12 ou 13 horas). Acreditem, aquilo era tudo o que eu precisava para me recuperar! Aquelas 3 ou 4 horitas de sono sem interrupção nem o bebé por perto, sabendo que estava bem entregue, fizeram milagres!!! Em pouco mais de uma semana recuperei totalmente e aí sim, já conseguia dar conta do recado!
    Mas mesmo assim insisti com o marido porque afinal ele é que era o pai da criança! Impus-me e "obriguei-o" a assumir o seu papel: comecei a tirar leite com a bomba e guardava no frigorifico e no congelador. De sábado para domingo era a minha noite: Deixava o bebé com ele e ia dormir para o quarto de hóspedes até à hora que me apetecesse, por vezes até ao meio dia! Sabia-me tão bem! Ao princípio foi difícil: para ele porque tinha medo de não saber o que fazer, e para mim porque sentia falta do bebé e estava sempre preocupada, mas logo cheguei à conclusão de que também tinha de me preocupar comigo para poder ser a mãe que o meu filho merecia!

    Foi assim que ele assumiu o seu papel de pai, e posso dizer que agora, apesar de se tentar sempre esquivar, desde há 2 meses para cá que é sempre ele quem dá banho ao nosso filho e quem o coloca na caminha à noite. E aos fins de semana, de manhã, se ele não tiver nada de urgente para fazer, fica com ele e deixa-me dormir mais um pouquinho!

    Claro que volta e meia estamos à cabeçada porque ele não valoriza a gravidez nem tenta pôr-se no meu lugar e ainda acha que me queixo sem motivos quando digo que me doem as costas ou que estou muito cansada! Ele não faz ideia do que é carregar uma criança no ventre e nem me dá valor por isso, o que me deixa triste, mas com jeitinho lá se vai levando o barco. Ele reclama, reclama, mas lá vai fazendo as coisas!

    Por isso meninas, muita paciência e não deixem que eles façam o que querem. Direitos iguais! Não os habituem mal, e os que já estão, é uma questão de os reeducarem!

    Boa sorte, sei que não é nada fácil...
    Qualquer coisa, desabafem , é para isso que cá andamos!

    Beijocas enormes e muita força para todas as que estão com problemas... Lembrem-se dos vossos bebés e não stressem muito pois passa para eles e não é bom para ninguém...

    Durmam bem!







    Madrinha: Nokas79 Afilhada: Lianita

    Comentar


    • Olá meninas!

      Comecei hoje com as picas para controlar a glicémia e os valores estavam normais. A dieta não é muito diferente da minha alimentação habitual portanto acho que isto da diabetes gestacional se vai levar bem...

      Ao ler os vossos comentários sobre os maridos, confesso que não consegui deixar de me sentir uma enorme sortuda. O meu marido ajuda-me imenso, cozinha super bem... só não faz mais porque tem um horário péssimo... e agora que estou grávida ainda redobrou as atenções sobre mim. Chega a ficar chateado por eu andar a fazer coisas em casa de um lado para o outro! Mas é claro, que como todos nós, também tem os seus defeitos e também chocamos por vezes... É normal num casal.
      Eu acho que nesta história dos homens fazerem tarefas domésticas há muitas culpas repartidas... Penso que inatamente eles não têm tanto jeito como nós (tal como nós temos dificuldade na orientação geográfica ou nas coisas mecânicas), depois há as mamãs que nunca deixaram os meninos fazerem nada e nós próprias (que como sabemos que fazemos mais depressa e bem, por vezes nem lhes damos tempo para eles fazerem e errarem umas quantas vezes).

      De resto, ando a fazer as últimas compras para a mala da maternidade. Comprei hoje um soutien de amamentação na Triumph muito confortável, creme bephantene, cuecas descartáveis, pensos higiénicos... Também comprei umas chuchas mas reparei que não constavam da lista. Não se leva para a maternidade?
      Reparei nas instruções da chucha que se tem de esterilizar antes, mas na maternidade não vou poder fazer isso... Fazem em casa e guardam numa caixinha?

      Estou chateadíssima porque já não há vaga para cursos de PPP no meu centro de saúde! O próximo é muito perto do parto.
      As meninas que conseguirem ir, era bom que colocassem aqui os pontos chave das aulas.

      Beijinhos.

      Comentar


      • Juliet se levares chucha para a maternidade é bem capaz que te fuzilem lol, a chucha (supostamente) interfere na pega da mama, só se deve dar chucha depois da amamentação estar completamente estabelecida (dizem os entendidos) eu só dei ao Martim perto de 1 mês quando ele começou a querer fazer a minha mama de chucha de madrugada até aí nunca dei, acalmava-o quando chorava, dava-lhe peito etc.

        A PPP sinceramente acho que varia muito de sitio para sitio mas não desanimes muito a mim garanto-te que ela serviu de muito pouco na hora de parir lol. acho que serve sim para explicar as várias fazes do parto, para ensinar coisas básicas de cuidados com os bébés, banho, amamentação etc, para o parto em sim podem ensinar-te a respirar podem ensinar-te a fazer força mas na hora só te lembras se tiveres com as drogas a fazer efeito, agora se tiveres a pensar garanto-te que não te lembras de NADA.

        Quanto à história dos papas obvio que eles fazem tudo pior que nós, o meu coitado limpa, limpa, esfrega, esfrega e aí jesus que às vezes até me dá vontade de chorar de ver a miséria que faz, mas pronto umas vezes eu "corrijo" outras engulo afinal o homem esforçou-se imenso não é verdade!!!!!


        Cazac que linda que está a tua menina, para a semana também vou fazer us a pagar e gravo depois já tenho umas fotinhas bonitas para por aqui.

        Comentar


        • As chuchas

          Juliet,

          Realmente não aconselham a usar chucha até a amamentação estar bem estabelecida e por isso não a incluem na lista das coisas a levar para o hospital, mas eu levei, pelo sim, pelo não. Esterilizei-a em casa primeiro, claro, e depois guardei numa caixinha e levei-a.
          Depois da segunda noite lá, o pediatra veio fazer a ronda e perguntou-me como se tinha portado o meu menino e eu disse que tinha passado a noite a mamar. Ele disse logo que não podia ser assim, que até é pior para as cólicas e gases e que se torna um vício, e perguntou se ele não tinha chucha. Eu disse que sim, mas que me tinham dito para não lha dar enquanto a amamentação não estivesse bem estabelecida e ele perguntou se ele não mamava bem. Eu disse que sim e ele pegou na chucha e pôs na boquita do meu pequenito que a agarrou logo e nunca mais largou. Também nunca tive problemas com a amamentação, nem uma única greta e ele sempre foi um grande mamão!!!
          Como vês, depende muito de caso para caso. Tu é que vais ter de avaliar e ver se o bebé já mama bem ou não e se mamar, podes dar a chucha.

          As aulas de PPP é como diz a Sojo: ajudam imenso em muitas coisas, mas em relação ao parto vai depender muito de ti e de como o encarares. Se estiveres com dores duvido que vás estar a pensar no que aprendeste nas aulas. Para mim, o que mais me ajudou foi na amamentação. E ainda hoje tenho a certeza que se nunca tive problemas nessa área foi por causa do que aprendi. E também me sabe bem ir até lá partilhar experiências e histórias com as outras mamãs, claro! Mas não te preocupes, nós, por aqui, podemos dar-te uma dicas, agora e depois do parto!

          Beijocas para todas!







          Madrinha: Nokas79 Afilhada: Lianita

          Comentar


          • Olá mamãs,

            Como andam?

            Juliet - Em relação às chuchas acho que já foi tudo dito. Podes sempre levar. Esterilizas em casa e metes numa caixinha. Depois com o correr da amamentação tu decides se dás ou não. Esconde a caixinha das enfermeiras As enfermeiras dizem sempre para esperarmos uns dias, 1 mês nunca ouvi falar, mas cada caso é um caso. Eu tive dificuldade na amamentação, mas depois lá consegui.

            Em relação às aulas de preparação para o parto, eu tenho uma opinião diferente. Acho que a parte das respirações são importantes. Dependendo do parto, claro. A parte da expulsão eu tentei fazer como nas aulas mas não consegui, mas ele estava muito subido e encostado o que tornou mais complicado. Mas eu estive muuuuitas horas em trabalho de parto e o que me safou foram as respirações que nos ensinam para fazermos quando vêm as contracções. A parte da segurança e da amamentação são extremamente importantes, e os restantes temas também. Tenta ver se consegues noutro sítio (gratuito). Uma amiga minha fez as aulas no Hospital Privado de Braga e segundo ela não pagou, e nem sequer teve lá a criança.

            Em relação ao meu pimpolho, sempre tive a certeza que estava virado, desde as 21 semanas, mas tenho a sensação que ele virou novamente e, ou está sentado, atravessado, ou com a cabeça em cima. Agora sinto os pés no fundo da barriga e ele desde ontem que me dá cada coice do lado direito que nem imaginam. Já dizia que tinha um alien dentro da barriga, mas agora piorou e ainda faltam 2 meses. Eu acho também que ele ficou sem espaço, ou está grande ou a barriga está pequena. Eles vão ficando sem espaço, mas desta vez está demais!!! Vamos ver como corre O pessoal do trabalho já se ri, é cada grito que dou

            Beijinhos.



            Comentar


            • Olá.

              Fiquei esclarecida quanto à questão da chucha. Fica em casa e se for preciso o maridinho leva então.

              Amanhã estava a pensar aproveitar o feriado para lavar as roupitas do bebecas. Está tudo com um ar tão fofinho que tenho receio que as coisas fiquem sem graça... Também vão lavar os casaquinhos de malha? Em relação aos babygrows, devem colocar-se do avesso e lavar com as molinhas desapertadas ou não?

              O pimpolho cá se vai mexendo. Também já está cefálico há mais de 1 mês, embora na última eco estivesse sentado...
              Ao fim do dia as dores de costas já vão incomodando, mas lá se vai aguentando.

              E em relação aos mamilos de silicone? Qual é a vossa opinião? Estão na minha lista da maternidade. É um acessório que se usa dependendo do tipo de mamilo ou usa-se sempre? É que agora dá-me a sensação que todas as recém-mamãs utilizam, porque será?

              Beijinhos e bom feriado!

              Comentar


              • Tetinas de silicone

                Juliet,

                Eu nunca usei tetinas de silicone com o meu primeiro filho nem nunca precisei delas. Isso vai depender muito do tipo de peito que tens, dos teus mamilos e principalmente do teu bebé. Se ele fizer uma boa pega, não deves precisar deles. Aliás, às vezes até é pior, porque eles habituam-se e depois não pegam na mama. Podes usar de vez em quando, se estiveres com alguma greta ou fissura no teu mamilo, para te ser mais confortável, mas não deves usar por sistema, a não ser que não haja outra hipótese. Como diz a enfermeira das minhas aulas de PPP: Nem sempre, nem nunca, conforme o necessário. Se não forem precisos, ainda melhor.

                Quanto às roupinhas, convém lavar sempre tudo. Para protegeres as cores podes colocar do avesso e quanto às molas acho que não deve fazer grande diferença se estão apertadas ou não. Eu não desaperto, porque depois meto tudo na máquina de secar e aí sim, deve estar tudo apertadinho. Da máquina de secar saem fofinhos e passadinhos a ferro e é só guardar. Não passo a ferro, pois já foram a temperaturas altas na máquina de secar (exceto se ficar alguma coisa enrrugada, claro). Também não lavo a alta temperatura nem em ciclos grandes, normalmente lavo a 30 graus e uso o programa mais curto porque como a roupa é nove é mesmo só para passar por água e tirar pequenas poeiras que possam ter. Depois, quando eles começam a sujar, aí já é necessário um programa mais longo para retirar bem toda a sujidade (então aqueles cocós...).

                Espero ter-te ajudado. Qualquer coisa, pergunta.

                Beijocas a todas e festinhas nas barrigas! Bom feriado!







                Madrinha: Nokas79 Afilhada: Lianita

                Comentar


                • Olá mamãs,

                  Juliet - Em relação aos mamilos de silicone, não vale a pena por agora comprar porque podes não precisar. E se precisares, num instante vais a uma farmácia e compras. Eu fui das infelizes que teve problemas com a amamentação e tive de usar, mas só comprei quando ele tinha 1 ou 2 meses, não me recordo. Já não consegui deixar porque infelizmente foi a única forma de continuar a dar de mamar. Mas a maior parte das mamãs que eu conheço não compram porque não precisam.

                  Em relação às roupa já lavei e passei as novas e arrumei. As que já tinha não voltei a lavar. Organizei-as direitinhas. Tenho um gavetão com as primeiras roupas, para o primeiro mês, no meu quarto. Depois no outro quarto, tenho as restantes roupas organizadas. No início temos sempre uma preocupação maior com as roupas. Depois isso passa-nos Quando foi da minha primeira gravidez diziam-me para não passar logo a ferro, só quando fosse para usar porque fazia não sei o quê, para não deixar no estendal ao luar porque também fazia não sei o quê.... Treta. A verdade é que no início lavo as roupas do bebé separadas das restantes roupa e com detergente para bebés, mas só no início, depois vou misturar com a roupa do irmão e a nossa, e com um detergente normal. Fiz isso com o primeiro e ele não morreu. Mas cada um sabe de si. É como as etiquetas, não tiro, só tiro as que são demasiado grandes. Nunca tirei e nunca precisei de tirar. "Porque fazem alergia..." nunca fizeram nada ao meu filho. Há muitas coisas que com o tempo vamos percebendo.

                  Quando foi da minha primeira gravidez, comprei tudo e mais alguma coisa antes do bebé nascer, sempre com a ideia de que íamos precisar. Depois arrepende-mo-nos e dizemos a frase cliché "se soubesse o que sei hoje...". Relaxem, temos sempre tempo depois do bebé nascer para comprar o que faz falta, sem ter a necessidade de comprar o que não precisamos

                  Beijinhos!!!!!!!!!!!!



                  Comentar


                  • Juliet bicos de silicone nunca usei, não precisei sempre amamentei sem problemas, ele pegava bem, tenho um bom mamilo é suficiente. Écomo as meninas dizem deixa para depois se precisares logo vais comprar. Eu lavo e já lavei a roupa toda, já passei tudo a ferro e não faço distinção de direitos e avessos. Á coisas lavadas à mão (as mais frágeis) e o resto é programas curtos só para enxaguar afinal a roupa ou é nova ou já tava lavada antes. Também não tiro as etiquetas, aliás odeio roupa sem etiquetas depois nunca sabemos que nº estamos a vestir aos miudos é uma chatice.

                    Nada de pressas com as compras, tudo se pode comprar, a não ser que vivas no meio de uma aldeia a não sei quantas horas da civilização não há nada que não possas comprar depois do bébé nascer.

                    Comentar


                    • Olá,

                      Em relação à chucha não me recordo mas creio que a esterilizei e levei na caixinha mas nunca a tirei do fundo do saco. Já tinha ideia de não oferecer, a não ser que fosse num acto de desespero. O meu filho acabou por não usar chucha e embora ainda a tenha, está com a corrente entre os brinquedos dele e quando a encontra às vezes lembra-se de a morder. Mesmo quando começou a ficar aflito dos dentes dei-lhe algumas vezes mas ele deitou-a logo fora portanto nem insisti. E nem tive que comprar a chucha. Tinha 3 ou 4 oferecidas nos kit's do centro de saúde e no laboratório onde fiz a última eco.

                      Quanto aos bicos, eu não comprei. Ainda no hospital houve um dia em que ele não pegava em condições (era preguiçoso e só queria dormir, tinha que o acordar para mamar) e após várias tentativas uma enfermeira trouxe-me um bico de silicone e ele lá conseguiu pegar melhor. Depois voltei a usar em casa mas foi numa altura em que fiquei com gretas e como tinha a sensação de que me doía mais deixei-o de lado e aguentei.





                      Sócia n.º 85

                      Comentar


                      • Liguei há pouco para marcar o início das aulas PPP e é às 2ªs feiras. Por azar em princípio na próxima não posso porque não tenho com quem deixar o meu pimpolho e depois disso a enfermeira vai entrar de férias e só regressa em Janeiro. Portanto, se não puder ir nesta 2ª só vou iniciar em Janeiro. Como é só para recordar ainda irei a tempo (desde que esta rapariga se porte bem e se deixe estar no quentinho).

                        Também a mim fizeram-me muito jeito as respirações. E não foi somente antes de ir para a sala de partos. Também durante a expulsão fizeram "jeito". Estava tranquila apesar de ser o 1º filho. E notei que com as respirações a intensidade da dor diminuía (se era psicológico ou não já é outra história).





                        Sócia n.º 85

                        Comentar


                        • Olá,

                          Já chegámos às 30 semanas – amanhã tenho consulta + eco!

                          Aqui ficam as minhas opiniões rapidamente, desculpem o testamento:

                          -Relativamente ao berçario desta vez não tive de me preocupar, a Maria irá em Agosto para a creche onde anda a mana (na nossa rua), já tá tudo acertado..A Princesa + velha entra em Setembro para a pré-escola publica, mas dps vai para lá após as 15h, vamos levar/buscar as 2 ao mesmo tempo, o que nos facilita muito a vida.
                          Da outra vez fiz a inscrição com 5 meses de gravidez. Por sorte aceitam as crianças em qualquer altura do ano desde que haja vaga

                          *************************************
                          - Cinta pós parto o meu GO n recomenda.. Da outra vez n usei e fui ao sitio em 3 meses..
                          *************************************
                          - Estou de baixa desde 4ªf (7/12) e já não volto a trabalhar até ao parto, a anemia deixa-me completamente exausta.. Agora já vou ter tempo para tratar do quarto, mala, roupa etc,ainda n tratei de nada, lol. Vou gozar os 150 dias e dps meto + uns de ferias, por isso agora o regresso só lá pra Agosto/2012 (pena que passa a voar).
                          *************************************
                          - Bicos de silicone e discos? Não comprei da outra vez e n foram precisos.. Limitei-me a por o PURELAN, ela pegou bem na mama.
                          Não vou comprar, como já foi referido, na 2ª viagem a lista é + reduzida, já sabemos o que realmente importa..se fôr necessário o marido vai comprar na altura.
                          *************************************
                          - Graças à retenção de liquidos continuo a dormir a noite toda e não acordo para ir ao WC..
                          ************************************
                          - Mala de maternidade? Ainda n fiz..espero para depois do Natal, se faltar algo compro nos saldos..
                          Pra CUF leva-se mesmo mt pouca coisa, basicamente a escova de dentes, camisa de noite e chinelos (já tinha) e as 4 roupinhas da bébé, td o resto eles dão (já tá + que pago tb..)
                          A mala vi 1 girissima e que dá com o carrinho por 22€, já com o porta biberons e muda fraldas, no E-Leclerk.
                          a***********************************

                          Beijokas a todas


                          BLOG: http://alojinhaencantada.blogspot.pt/

                          Comentar


                          • Olá!

                            Os meus valores de glicémia têm andado óptimos. É só uma questão de cumprir algumas regras na dieta...
                            E eis que chegaram as 30 semanas!! Já falta tão pouco e ao mesmo tempo parece que nunca mais chega o dia!

                            Nestas últimas 2 semanas, a barriguita deu um salto grande!

                            Em relação às coisas que têm comprado na farmácia, sabem dizer-me quais são os artigos que se podem colocar no IRS? Cremes e assim? Biberons? Apenas os artigos taxados a 6%? E dentro desses, podem ser todos colocados?

                            Beijinhos e boa semana!

                            Comentar


                            • Bom dia,

                              Juliet - A não ser que tenhas receita, só o que for taxado a 6% é que pode ir para o IRS, mas biberões e chupetas, e afins, não contam. É como as fraldas, há quem pense que as fraldas dão para o IRS. Nop, só dão se forem especiais e o médico passar receita. Mesmo cremes, só os que têm receita é que podes colocar, de resto não.

                              Nós fizemos 31 semanas ontem. O tempo passa depressa e eu cada vez mais cansada. O meu filho tem acordado de noite. Às vezes fico a dormir com ele, outras vezes ponho-o a dormir comigo. O marido não tem paciência e ainda grita com ele...enfim...não há sensibilidade desde domingo que tenho dores de estômago, acho que foi qualquer coisa que comi no sábado. O que não ajuda muito.

                              Hoje vou ter (espero eu) a minha primeira aula de preparação para o parto. Vai ser mais um recordar, mas que faz falta faz.

                              Daqui a uma semana vou ter eco e consulta no hospital. Já não era sem tempo. Dois meses sem ecografia é muito tempo. A sorte é que como ele rebola (literalmente) eu sei que está tudo bem.

                              Falta-me pedir o Kit da Bebevida. Já alguém (das que vão fazer pelo privado) pediu o kit? Eu como é a 2ª criopreservação fica-me de borla

                              De resto, tudo normal. Espero aguentar até ao fim. Podia pedir baixa à médica, mas ia acabar por não descansar. E o dinheiro faz muita falta!

                              Meninas, tá quase, faltam 2 meses!!!!!!!!!!!

                              Beijinhos.



                              Comentar


                              • Olá meninas, hoje foi dia de ecografia "a pagantes" está tudo bem com a princesa que resolveu dormir o tempo todo (amiguinha). Faço hoje 31 semanas e a Ema pesa 1900 gr e tá bem grandinha.

                                A fotinha do "pipi" e da carinha



                                Uploaded with ImageShack.us

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X