Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Mamãs de Março de 2012 - 5*****

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Inserido Inicialmente por Annicas Ver Mensagem
    Acabei de descobrir que a SS esta-me a considerar a baixa como uma baixa normal. Recebi das 2 baixas e recebi só 65%.
    Já enviei um mail para la a reclamar. Espero bem que me resolvam.

    Ja a alguém aconteceu o mesmo? Sabem o que é necessário.
    A mim aconteceu-me o mesmo!

    Tens de pegar numa copia da baixa que enviaram no centro de saude e anexar uam declaração do Obstetra indicando baixa por gravidez de risco, a DPP, o tempo de gestação, e o tempo previsivel de baixa! JUntas as duas coisas e entrgas na segurança social!

    Só assim é que começam a pagar a 100%

    Comentar


    • Inserido Inicialmente por Pipa Ver Mensagem
      Em relação a pediatra não faço ideia ainda e tenho de começar a procurar um pediatra cá fora. Porque já perguntei no centro de saúde e posso inscrever logo o bébé na minha médica de família e começar a levar logo lá as vacinas e fazer o teste do pézinho. Mas acerca deste tema, não sei ainda bem como fazer... agradeço a partilha das vossas experiências. Convém ter mesmo um pediatra privado em vez de estar sempre a contar com o centro de saúde, certo?

      Na minha opinião, um pediatra é indispensável... o médico do centro de saude é um médico de clinica geral! O pediatra acima de tudo, para alem dos episódios de doença, avalia o desenvolvimento da criança e propõe medidas correctivas qd o achar necessário! Nos episódios de doença, estão muito mais familiarizados com as doenças infantis e à partida serão capazes de diagnosticar de tudo!

      Por exemplo no centro de saude a filha de uma amiga nossa diagnosticaram 3 vezes varicela! como é que é possivel? Varicela só se apanha 1 vez! À 3ª vez foi a um pediatra desses bem conhecidos na praça! Afinal a rapariga tinha era a doença mãos, pés, boca e não varicela provavelmente das outras 2 vezes tb o teria tido, visto existirem 16 estirpes diferentes!

      Pipa ai do teu lado, tens um pediatra excelente... o Dr. Armando Tavares em Telheiras! É um pouco caro e não tem comparticipação de nenhuma seguradora, mas dizem valer todos os tostões que lá se deixam!
      O meu conselho é tentarem arranjar um pediatra que dê consultas privadas e trabalhe tb num hospital publico... muitas vezes eles acabam por nos encaminhar para o publico e sempre poupamos uns €€€€, em episodios de doença vamos ter com eles qd estão de banco, e se for necessario em caso de internamento o atendimento é outro! Darem um contacto telefonico e estarem disponiveis é muito importante.... procurem saber isso!


      A enfermeira disse para não usarmos o alcool a 70º porque faz mal ao fígado do bébé...
      Desinfecta-se com o quê? Vou investigar isso! E perguntar à nossa Pediatra! Há 3 anos era com esse Alcool que se desinfectava, era unânime, mas isso anda sempre a mudar!

      Que água de limpeza estás a falar, podes dar-me alguma marca de referência? E que quadrados de algodão são esses e onde os compras? Não podem ser os discos de algodão que se usam para desmaquilhar?

      Eu uso 1ª Uriage, ainda hoje que ele já tem 3 anos... dá para o rabinho, para a cara, pentear, tudo, e tem um cheirinho delicioso... é cara mas rende imenso 20€ por 1litro.
      Tb há das marcas de supermercado que são mais em conta, a da corine de farme tb é boa, qd limpava muito o rabinho com água de limpeza às vezes ia para esta marca e deixava a outra para as zonas mais sensiveis. A da marca mesmo da auchan tb não é má!
      O algodão é da marca auchan e custa 2€ por pacote, mas tb rende muito, são uns quadrados grandes de 80 unid mais ao menos do tamnho das compressas.
      Discos desmaquilhantes tb dá... desde que sejam grandinhos!


      Pois, cada qual sua sentença! Vai-se lá saber... só a nossa experiência à medida que a formos adquirindo e o nosso instinto.
      ..............

      Comentar


      • Inserido Inicialmente por Annicas Ver Mensagem
        Acabei de descobrir que a SS esta-me a considerar a baixa como uma baixa normal. Recebi das 2 baixas e recebi só 65%.
        Já enviei um mail para la a reclamar. Espero bem que me resolvam.

        Ja a alguém aconteceu o mesmo? Sabem o que é necessário.
        Infelizmente não te posso ajudar, não percebo nada disso.
        __________________________________________________ ______________________________
        Depois de 3 anos a tentar, 2 anos na IVI com 5 ttt's e 4 estrelinhas no céu, finalmente consegui!!!
        - O meu blog -

        Comentar


        • Inserido Inicialmente por Sunflower Ver Mensagem
          Na minha opinião, um pediatra é indispensável... o médico do centro de saude é um médico de clinica geral! O pediatra acima de tudo, para alem dos episódios de doença, avalia o desenvolvimento da criança e propõe medidas correctivas qd o achar necessário! Nos episódios de doença, estão muito mais familiarizados com as doenças infantis e à partida serão capazes de diagnosticar de tudo!

          Por exemplo no centro de saude a filha de uma amiga nossa diagnosticaram 3 vezes varicela! como é que é possivel? Varicela só se apanha 1 vez! À 3ª vez foi a um pediatra desses bem conhecidos na praça! Afinal a rapariga tinha era a doença mãos, pés, boca e não varicela provavelmente das outras 2 vezes tb o teria tido, visto existirem 16 estirpes diferentes!

          Pipa ai do teu lado, tens um pediatra excelente... o Dr. Armando Tavares em Telheiras! É um pouco caro e não tem comparticipação de nenhuma seguradora, mas dizem valer todos os tostões que lá se deixam!
          O meu conselho é tentarem arranjar um pediatra que dê consultas privadas e trabalhe tb num hospital publico... muitas vezes eles acabam por nos encaminhar para o publico e sempre poupamos uns €€€€, em episodios de doença vamos ter com eles qd estão de banco, e se for necessario em caso de internamento o atendimento é outro! Darem um contacto telefonico e estarem disponiveis é muito importante.... procurem saber isso!


          Eu uso 1ª Uriage, ainda hoje que ele já tem 3 anos... dá para o rabinho, para a cara, pentear, tudo, e tem um cheirinho delicioso... é cara mas rende imenso 20€ por 1litro.
          Tb há das marcas de supermercado que são mais em conta, a da corine de farme tb é boa, qd limpava muito o rabinho com água de limpeza às vezes ia para esta marca e deixava a outra para as zonas mais sensiveis. A da marca mesmo da auchan tb não é má!
          O algodão é da marca auchan e custa 2€ por pacote, mas tb rende muito, são uns quadrados grandes de 80 unid mais ao menos do tamnho das compressas.
          Discos desmaquilhantes tb dá... desde que sejam grandinhos!
          Obrigada pelas dicas!
          A procura de pediatra é mais uma coisa que eu vou ter de fazer, mas só na próxima semana. É mais uma coisa que não posso delegar no meu marido...

          Em relação à água da Uriage, acho que tenho umas amostras que me deram. Vou ver.
          A marca Auchan é do Jumbo, certo?

          Obrigada e beijinhos!
          __________________________________________________ ______________________________
          Depois de 3 anos a tentar, 2 anos na IVI com 5 ttt's e 4 estrelinhas no céu, finalmente consegui!!!
          - O meu blog -

          Comentar


          • Inserido Inicialmente por Pipa Ver Mensagem
            A enfermeira disse para não usarmos o alcool a 70º porque faz mal ao fígado do bébé...
            Estava a ler atentamente como sempre ... apesar de não participar muito e deparei-me com isto!

            Pipa, consegues arranjar-me a fonte, o livro, a referencia...qualquer coisa que justifique isto? A minha prima teve bebé há 3 meses e foi o que lhe ensinaram... nunca se sabe o que é invenção

            Agradeço-te se conseguires saber isso. Beijinho

            Comentar


            • Inserido Inicialmente por Mamã.Ana Ver Mensagem
              Estava a ler atentamente como sempre ... apesar de não participar muito e deparei-me com isto!

              Pipa, consegues arranjar-me a fonte, o livro, a referencia...qualquer coisa que justifique isto? A minha prima teve bebé há 3 meses e foi o que lhe ensinaram... nunca se sabe o que é invenção

              Agradeço-te se conseguires saber isso. Beijinho
              Não te posso dar a fonte ou livro. Isto foi-nos dito pela enfermeira que nos deu o Curso de Preparação do Parto. Disse que o alcool a 70º faz mal ao fígado devido à possibilidade de alguma inalação e que isso vai ser usado nos dias em que estiver no hospital, mas assim que vier para casa limpar apenas com compressas esterilizadas e um bocadinho de água com gel lavante.

              Beijinhos!
              __________________________________________________ ______________________________
              Depois de 3 anos a tentar, 2 anos na IVI com 5 ttt's e 4 estrelinhas no céu, finalmente consegui!!!
              - O meu blog -

              Comentar


              • Inserido Inicialmente por Mamã.Ana Ver Mensagem
                Estava a ler atentamente como sempre ... apesar de não participar muito e deparei-me com isto!

                Pipa, consegues arranjar-me a fonte, o livro, a referencia...qualquer coisa que justifique isto? A minha prima teve bebé há 3 meses e foi o que lhe ensinaram... nunca se sabe o que é invenção

                Agradeço-te se conseguires saber isso. Beijinho
                Não tendo experiência na matéria e no curso que estou a fazer ainda não cheguei a esta parte... mas tenho uma colega que tem uma bebe de 2 meses e fez o curso no mesmo sitio da Pipa.
                O que ela me explicou é que tb não utilizou o álcool. Dava o banho ao bebe e dps limpava mto bem a zona do umbigo e que deixou secar por ele. Passados 7 dias caiu normalmente sem qql problema. Li a pouco tempo que o importante é que o cordão esteja sempre seco e limpo.

                Comentar


                • Inserido Inicialmente por Sunflower Ver Mensagem
                  A mim aconteceu-me o mesmo!

                  Tens de pegar numa copia da baixa que enviaram no centro de saude e anexar uam declaração do Obstetra indicando baixa por gravidez de risco, a DPP, o tempo de gestação, e o tempo previsivel de baixa! JUntas as duas coisas e entrgas na segurança social!

                  Só assim é que começam a pagar a 100%
                  Obrigada.

                  Tenho outra questão e não sei se me conseguem dizer... eu já estou na 3ª baixa tenho sempre que ir la e entregar a fotocopia da baixa e a declaração? Ou basta entregar a 1ª com a declaração ? É que as seguintes são prolongação...

                  Hoje tive q ir ao centro de saúde e aproveitei para questionar e reclamar pq nng me explicou nada disso. A medica de família disse-me só que eu entregava uma copia no trabalho e outra era para mim que eles escreviam la que era gravidez de risco e n era preciso mais nada.
                  A sra hoje disse-me que tinha que entregar para tds as baixas na SS com uma declaração da GO. Ainda por cima a declaração q eu tenho a medica diz para ser repouso de 2 semanas e eu ja tive uma baixa de 12 dias, 10 dias e agora de 20 dias. A sra disse-me que assim eles só me vão pagar a 100% as 2 semanas senão apresentar uma declaração para os restantes dias.
                  Na 4f vou a GO e vou pedir-lhe para me passar a declaração mas ela deve-se ir recusar pq ela deu-me alta mas eu já tinha ido a medica de família q prolongou por mais 20 dias. Mas a GO não me atendia o tlf antes de ir a medica família e como tinha sido por stress no trabalho esta prolongou a baixa.

                  Vou ter pensamento positivo e achar que vai correr td bem... o dinheiro faz falta E eu a trabalhar tb n estava bem... agora entendo pq tinha insonias durante a noite... stress e ansiedade por causa do trabalho... passava 2 h acordava a pensar no que tinha para fazer no trab. Desde que vim para casa dormo a noite td.

                  Obrigada...
                  Ultima edição por Annicas; 19-01-2012, 22:23.

                  Comentar


                  • Ainda o alcool a 70º

                    A história do figado parece-me treta ... daí ter perguntado mesmo a fonte de onde vinha a recomendação. O figado do recém-nascido é "naturalmente" imaturo agora daí até o alcool estragar o figado da criança! Mas pronto... só comento depois de ler "a fonte".
                    Nós tb falamos nisso e há várias correntes. O importante é estar bem limpo e desta forma reduzir o risco de infecção. O alcool desidrata e à partida seria mais rapido mas tb se usa soro fisiologico com bons resultados, desde que esteja limpo.
                    vou perguntar as enfermeiras se ja ouviram falar nisso...depois comento!
                    Se descobrirem a fonte - quem sabe n foi a OMS que disse isso!
                    Beijinho

                    Comentar


                    • Inserido Inicialmente por Annicas Ver Mensagem
                      Obrigada.

                      Tenho outra questão e não sei se me conseguem dizer... eu já estou na 3ª baixa tenho sempre que ir la e entregar a fotocopia da baixa e a declaração? Ou basta entregar a 1ª com a declaração ? É que as seguintes são prolongação...

                      Hoje tive q ir ao centro de saúde e aproveitei para questionar e reclamar pq nng me explicou nada disso. A medica de família disse-me só que eu entregava uma copia no trabalho e outra era para mim que eles escreviam la que era gravidez de risco e n era preciso mais nada.
                      A sra hoje disse-me que tinha que entregar para tds as baixas na SS com uma declaração da GO. Ainda por cima a declaração q eu tenho a medica diz para ser repouso de 2 semanas e eu ja tive uma baixa de 12 dias, 10 dias e agora de 20 dias. A sra disse-me que assim eles só me vão pagar a 100% as 2 semanas senão apresentar uma declaração para os restantes dias.
                      Na 4f vou a GO e vou pedir-lhe para me passar a declaração mas ela deve-se ir recusar pq ela deu-me alta mas eu já tinha ido a medica de família q prolongou por mais 20 dias. Mas a GO não me atendia o tlf antes de ir a medica família e como tinha sido por stress no trabalho esta prolongou a baixa.

                      Vou ter pensamento positivo e achar que vai correr td bem... o dinheiro faz falta E eu a trabalhar tb n estava bem... agora entendo pq tinha insonias durante a noite... stress e ansiedade por causa do trabalho... passava 2 h acordava a pensar no que tinha para fazer no trab. Desde que vim para casa dormo a noite td.

                      Obrigada...
                      Ola Annicas! Desculpa vir-me meter...mas vi que estas a passar por um problema semelhante ao meu!! Eu sempre fui atendida no CS exclusivamente, isto porque, nao tenho como todos os meses pagar a GO particular, e as 22semanas quando fui á medica de familia, a medica mandou-me de baixa para casa, isto ate o bebe nascer, devido a contraçoes, e passou-me um papel á parte da baixa a provar ser gravidez de risco, onde tinha que ficar com uma para mim, outra para o trabalho e outra para a seg social... quando fui á seg social a 1º coisa que me pgt era se aquele papel tinha sido passado por um Go ao qual respondi que nao, no qual me foi dito que so um medico Obstetra pode atestar uma gravidez de risco e dps com isso pedir o subsidio por risco clinico, nao sei se é o nome correcto, onde ai sim te pagam a 100%, caso contrario recebes como doença! Espero ter conseguido ajudar Beijinhos e resto de gravidez tranquila



                      Comentar


                      • Inserido Inicialmente por Cenoura_88 Ver Mensagem
                        Ola Annicas! Desculpa vir-me meter...mas vi que estas a passar por um problema semelhante ao meu!! Eu sempre fui atendida no CS exclusivamente, isto porque, nao tenho como todos os meses pagar a GO particular, e as 22semanas quando fui á medica de familia, a medica mandou-me de baixa para casa, isto ate o bebe nascer, devido a contraçoes, e passou-me um papel á parte da baixa a provar ser gravidez de risco, onde tinha que ficar com uma para mim, outra para o trabalho e outra para a seg social... quando fui á seg social a 1º coisa que me pgt era se aquele papel tinha sido passado por um Go ao qual respondi que nao, no qual me foi dito que so um medico Obstetra pode atestar uma gravidez de risco e dps com isso pedir o subsidio por risco clinico, nao sei se é o nome correcto, onde ai sim te pagam a 100%, caso contrario recebes como doença! Espero ter conseguido ajudar Beijinhos e resto de gravidez tranquila
                        Obrigada.
                        Na 4f vou a GO e falo com ela para ver se ela me passa então a declaração ate ao fim da gravidez.

                        Beijocas

                        Comentar


                        • Olá meninas!
                          Não tarda nada já têm os bebés no colinho! Ai que saudades! Aproveitem bem estas últimas semanas, ainda vão ter muitas saudades!
                          Estive a ler-vos e espero que não levem a mal deixar aqui a minha opinião, por experiência própria, de algumas dúvidas que colocam:

                          - em relação aos discos de amamentação, bom, eu usei-os até mais não! Gastei umas 2 ou 3 caixas da Chicco. Antes de ter o bebé, perto da data do parto começava a deitar leitinho pelas maminhas, assim do nada e cheguei a usar algumas vezes. Depois do bebé nascer não usei, mas há medida que ela ia mamando mais e mais e a produção de leite ia aumentado, senti necessidade de os usar, pois enquanto ela mamava numa mama a outra deitava sempre leite (umas vezes mais, outras menosm, mas deitava) e se não os usasse molhava o soutien de amamentação todo! Às vezes tirava o soutien e punha uma fralda por baixo da mama que não estava a ser mamada, por isso os discos, para mim, foram muito úteis;

                          - relativamente ao álcool a 70º, nas aulas de preparação para o parto disseram para nunca usarmos álcool e assim fiz. Dava banho à menina e limpava o umbigo à volta com uma gaze esterelizada, cheirava (a enfermeira disse para o fazermos, pois se cheirar mal é mau sinal) e mais nada! Caiu ao fim de uns 5 dias;

                          - em relação ao banho, bom, eu no 1º mês de vida dava dia sem dia não. O banho era dado do quarto, porque estava quentinho com o aquecedor ligado. No início usei alguns produtos que oferecem na maternidade (a minha filha nasceu num hospital público e também deram estas ofertas), como um gel que se coloca na água da Johnson Baby, mas francamente não gostei muito. Comecei a usar e ainda hoje uso (ela já tem 22 meses) sabonete de glicerina (marca branca) e é só. Ela era muito carequinha e só ganhou cabelo aos 12 meses. Antes de ter cabelo lavav-lhe a cabeça com champo Corine de Farme, agora que já tem mais cabelito lavo com champo Johnson, daquele amarelo que não causa lágrimas. Depois do banho uso o creme facial mustela (desde o 1º mês de vida), tem um aroma que sempre associei a bebés e adoro! Para o corpo, ponho creme hidratatnte Corine de Farme, mas raramente. Acho que as peles dos bebés têm muito tempo para usar cremes e temos de estar atentos a possíveis sensibilidades.

                          Espero ter ajudado!
                          Beijinhos **
                          Um blogue feito a pensar na minha pulguinha: www.feijocazita.blogspot.com

                          A minha doce afilhada: a Pipa já é mamã de uma doce Inês! **

                          Sócia n.º 111 - Amamentação



                          Comentar


                          • É verdade, esqueci-me de dizer ainda:

                            - o soro fisológico uso os da Corine de Farme, doses individuais, dão mais jeito e são mais "higiénicos". Dão muito jeito para limpar o narizito e desobstruir quando eles são ainda pequeninos e para limpar os olhitos também;

                            - as fraldas eu usei Dodot, um tamanho que nem havia nos hiper, só na farmácia porque a miuda era mesmo pequenina. Podem levar um pacote inteiro para o hospital, eu não levei e estive lá 2 dias inteiros. Mas levem, pode ser preciso;

                            - quanto a usar Bebegel para fazer o bebé defecar... eu sou contra. O intestino do bebé está a "aprender" a trabalhar e nada de usar gel, senão ela fica preguiçoso. É normal o bebé defecar várias vezes ao dia, mas conto-vos a minha experiência para verem o quão é normal não fazerem cocó sempre. No 1º mês de vida a minha filha fazia cocó 5 ou 6x por dia (a média dita "normal"). Mas daí em diante fazia cocó 1x por mês!!! Espantem-se! Foi alimentada a LM exclusivamente até bem perto dos 6 meses e com 2 e 3 meses só fazia cocó 1x por mês. O pediatra disse que era normalíssimo quando o bebé mama no peito, é sinal qde que absorve tudo. E a verdade é que ela nunca se mostrou desconfortável, nem cólicas nem nada. Mas quando fazia cocó era em grande quantidade, assim a modos de chegar ao pescoço! E muito molinho, portanto sinal de que aquilo não esteve ali preso no intestino.

                            Beijocas *
                            Um blogue feito a pensar na minha pulguinha: www.feijocazita.blogspot.com

                            A minha doce afilhada: a Pipa já é mamã de uma doce Inês! **

                            Sócia n.º 111 - Amamentação



                            Comentar


                            • Discos de amamentação tb usei imensos... pelos mesmos motivos da lolibu... ele mamava de um lado e saia do outro! E de noite então que é qd a produção era maior, molhava os pijamas todos!

                              Outra dica, quem ainda não é adepto das compras de supermercado online é melhor começar a pensar nisso! Com um bebe pequenino dá um jeitão, faz-se as compras de manhã e à tarde estão a entregar, sem termos de sujeitar o bebe a ambiente de hipermercado!

                              Deixem comidinha congelada para os primeiros dias, muita sopa e comidas que seja só aquecer ou fazer um acompanhamento ou bifes, hamburgueres, coisas que seja só por na frigideira e já está! Nos primeiros dias mesmo com a ajuda dos papás andamos tipo zombies e meia tontas com o desiquilibrio hormonal... dispensa e frigorifica bem fornecida dos indispensáveis, leite, iogurtes, fruta, etc... pão congelado! Se o parto for sem aviso prévio mandem os papás às compras enquanto estão na maternidade, deixem a listinha já feita. Se os papás não estiverem acostumados com a máquina de lavar roupa deixem tb uma pequena cábula com os programas e doses de detergente assim como a dica importantissima de separar roupa de cor da branca.

                              Deixem tb já semitratados os papéis para a licença de maternidade e se for caso disso de inclusão no seguro de saude da familia, imprimam os papeis do site da segurança social e enfiem numa pastinha. O papá logo se encarregará de ir entregar isso na Segurança Social.

                              tb à mão o contacto do centro de saude para marcar teste do pezinho, do GO para marcar consulta de revisão pós parto e do Pediatra para marcar consulta dos primeiros 10 dias de vida.

                              PS: Quanto ao soro em unidoses depois de litradas gastas com o meu piolho, para mim os que têm melhor relação qualidade preço são os da auchan, 40unid - 3,50€, as pipetas não arranham como as do Pingo Doce e dão para voltar a fechar se não se utilizar toda, embora eu gaste pelo menos no mesmo dia, ou então vai fora!

                              Comentar


                              • Olá!

                                Obrigada madrinha lolibu e Sunflower pelas vossas experiências e dicas!

                                Por aqui, muito cansaço, ando cheia de sono e só me apetece dormir. Esta menina dá-me com cada pontapé de vez em quando que até me falta o ar e ainda fico mais cansada. De resto, surgiu agora uma novidade que ao que parece é característica do 3º trimestre... hemorróidas. Horrível! Nunca tive e faz-me um bocado de impressão. Alguém sabe o que posso fazer para que desapareça ou não há nada a fazer?
                                Ontem tive novamente consulta e está tudo bem, as análises do 3º trim estão boas e tenho mais 1 kg desde a última consulta há 3 semanas... agora é que começa a aparecer mais peso. Mas ainda não cheguei ao limite e a enfermeira diz que estou impecável!

                                Beijinhos a todas!
                                __________________________________________________ ______________________________
                                Depois de 3 anos a tentar, 2 anos na IVI com 5 ttt's e 4 estrelinhas no céu, finalmente consegui!!!
                                - O meu blog -

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X