Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Excepção para a malta dos Açores - opiniões.

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #31
    Inserido Inicialmente por MBprincesa Ver Mensagem
    Bem... isto está aceso!!!

    Pois vou meter a colherada!

    Sou açoriana. Nascida em S. Miguel. Vivo no Continente mas vou com regularidade à ilha e tenho muita família lá.

    O custo de vida nos Açores é mais barato sim senhor!
    Alguns exemplos:
    - A taxa de Iva, pelo menos até há bem pouco tempo, era inferior à nossa no continente...
    - a carne e peixe é de muito melhor qualidade e muito mais barata.
    - Um T2 no centro de Ponta Delgada em condominio fechado com todos os luxos e mais algum custa 140.000 € (conheço quem comprou...). Aqui em Lisboa compras um T2 nos arredores, sem luxos, e já gozas...
    - Infantários por 200 € por mes é o normal... por aqui 400 € é o normal...
    - As distâncias são muito mais curtas... logo, menos gasto de gasolina...
    - Muitos produtos vêm dos EUA e são muito mais baratos... comprei muitos roupa de marcas americanas por aí a metade do preço que por aqui...
    ....

    A lista podia ser muito longa... mas termino com uma diferente... até o tabaco é quase metado do preço!

    Claro que nem tudo é mar de rosas... eu por exemplo não conseguiria viver sem o stress de lisboa quando vou aos açores, ao final de 1 mes estou com comichão nervosa... Para alguns é qualidade de vida, para mim é só qualidade de férias

    Quanto ao assunto inicial... sejamos sinceras... é vergonhoso!
    O Governo Regional que agarre nesse € e invista em infraestruras realmente importantes... tenho a certeza que esse grupo restrito de funcionários públicos não vão passar fome... apenas vão ter que prescindir de alguns luxos...
    Eu sou açoreana e vivo nos Açores, ja vivi no continente por 3 anos. Se achas que aqui é so beneficios é simples: muda-te para cá!

    Este topico começou com uma má interpretação de uma regra que so é aplicada a 3500 funcionarios publicos. Volto a dizer 3500 funcionarios publicos que recebem entre os 1500 e os 2000€. Nao é para todos os açoreanos. É uma grande treta, é, mas nao estamos todos no mesmo saco e mais uma vez o dinheiro que seria para emergencias será muito mal utilizado apenas para beneficio de 3500 pessoas e por isso mesmo confundem-nos e acusam-nos de choradinhos e de fazer de vitima...

    Realmente o custo de vida aqui é relativamente barato mas pq será que quem sai daqui para ir trabalhar fora ja nao volta??Pq será??Temos esse beneficio mas temos um grande contra: a insularidade.

    Se eu pudesse e tivesse cabeça para tal jamais teria voltado para tras mas vim na ilusão de aqui teria uma boa vida, e de facto tenho, a muitos niveis mas a nivel profissional é o descalabro...ando a remar em circulos...e pq nao saio daqui?Pq o meu marido é efectivo cá e um trabalhinho como o dele ja nao se arranja...

    Qt aos infatarios por exemplo aqui na Terceira so ha 1 totalmente privado com uma mensalidade fixa de 250€ de resto sao IPSS...dai é que vem os tais 200€ de creche...por ser da tutela da Segurança Social. Sao miguel terá mais instituições de caracter total privado mas nao serao mais que 2 ou 3, de resto voltamos às IPSS e às baixas mensalidades...agora dizem que aqui é muito facil ter crianças numa IPSS e no continente nao...pois é, aqui é relativamente facil pois muitas crianças ficam em casa ate aos 4-5 anos com os avos e ate mesmo com as maes que nao trabalham...por isso conseguimos vagas e consequentemente essas mensalidades!Visto de fora parece um grande beneficio e ate o pode ser mas surge do tipo de instituições que temos...aqui os privados a 100% nao vingariam muito tempo se fossem muitos pelas razoes que ja indiquei.

    Qt aos exames que referes noutro post...pois as passagens: 200 e tal € por pessoa...e nao sao metade do preço para residentes...nao sei od leste isso mas neste momento quem quiser passar uma semana de ferias aqui com alojamento fica bem mais servido do que eu ir comprar uma passagem e ir para lisboa...pq eu continuo a pagar o preço normal da passagem e quem vem de ferias paga parte desse valor como incentivo ao turismo...é justo?! Voltando às deslocaçõe:de facto pagam o alojamento...mas nao a todos...o hospital pagou a minha passagem e o meu filho como era pequeno nao pagou mas como sozinha iria ser dificil o meu marido foi e foram os meus pais que pagaram a passagem dele. Felizmente o alojamento e as deslocações nao paguei pq o meu irmao vive ai mas nao nos pagam nem metade das despesas que temos...os exames sao pagos qd querem e a quem querem pq so soube que o meu filho iria ter o exame 100%pago ja ele o estava a fazer mas porque o hospital avançou com o dinheiro e nao esperou pelo sistema de saude...responsabilizou-se pelo do valor do contraste que iria ser pago por nós, assim como parte do valor do exame que a ADSE nao pagava...

    Qt ao iva e ao irs...é mais baixo mas isso tem haver com os dinheiros da propria regiao e pela forma como a regiao os gere. Neste campo estão bem mas la esta na questão da remuneração compensatoria enterraram-se...salvo erro na Madeira é igual ao continente mas isso tem haver com a politica de la...

    Qt aos produtos americanos...foi-nos vedado o acesso à base por parte do governo...mas eles continuam a la ir...tem haver com acordos comerciais entre os locais e o governo que nao querem que nós compremos directamente aos americanos para nao perderem clientela...de facto 40€ por um par de Levis original é um achado face aos 80 que pagamos por fora (se nao for mais) mas neste momento so contornando os obstaculos e como portugas que somos...cravamos a alguem que trabalhe la dentro mas ate eles tem limite para compras...enfim!!Ah e os produtos tipo chocolatinhos, esses temos ca fora mas sao o dobro ou o triplo do valor que pagamos qd se compra directamente aos americanos pq quem nao paga impostos sao eles!

    Aqui vivemos no paraiso mas nem tudo sao rosas. Defendo os Açores como uma forma de vida simples e mais relaxada mas nao posso dizer que seja o paraiso total pq nao temos de tudo aqui e se temos benesses nao sei se sabem mas um carro que seja comprado novo é mais caro aqui do que no continente...o mesmo carro...pq simplesmente temos que pagar a deslocação de transitário...que em menos de 1000€ nao fica porque leva com um seguro em cima...

    Nao acho que o teor deste topico tenha sido armar confusao...acho que partiu foi de uma má interpretação de uma excepção que abrange uma infima parte da populaçao dos açores e essa mesma infima parte de certeza sao familiares directos de membros do governo pois aqui a maioria de nós é funcionário publico logo nao existem apenas 3500 funcionarios publicos nos açores que recebam as quantias ja referidas. Esta exceção é para a excepção em si...

    jinhos

    PS- MB o facto de ja nao conseguires viver na pacatês de sao miguel, que ja é bastante agitado comparando aqui com a terceira, é o mesmo que o meu irmao sente qd vem cá mas a confusão de lisboa agonia a maioria do pessoal de ca...!O meu marido é um deles...eu nao!Eu adoro ir ai sobretudo ao Porto pq foi od vivi sozinha durante 3 anos e adorei...!Se pudesse voltava mas nao dá!!Jinhos


    (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





    Comentar


    • #32
      Inserido Inicialmente por santi&mami Ver Mensagem
      Realmente o custo de vida aqui é relativamente barato mas pq será que quem sai daqui para ir trabalhar fora ja nao volta??Pq será??Temos esse beneficio mas temos um grande contra: a insularidade. Uma grande verdade! mas que tb é usada por muita gente como desculpa...

      Qt aos exames que referes noutro post...pois as passagens: 200 e tal € por pessoa...e nao sao metade do preço para residentes...nao sei od leste isso mas neste momento quem quiser passar uma semana de ferias aqui com alojamento fica bem mais servido do que eu ir comprar uma passagem e ir para lisboa...pq eu continuo a pagar o preço normal da passagem e quem vem de ferias paga parte desse valor como incentivo ao turismo...é justo?! Voltando às deslocaçõe:de facto pagam o alojamento...mas nao a todos...o hospital pagou a minha passagem e o meu filho como era pequeno nao pagou mas como sozinha iria ser dificil o meu marido foi e foram os meus pais que pagaram a passagem dele. Felizmente o alojamento e as deslocações nao paguei pq o meu irmao vive ai mas nao nos pagam nem metade das despesas que temos...os exames sao pagos qd querem e a quem querem pq so soube que o meu filho iria ter o exame 100%pago ja ele o estava a fazer mas porque o hospital avançou com o dinheiro e nao esperou pelo sistema de saude...responsabilizou-se pelo do valor do contraste que iria ser pago por nós, assim como parte do valor do exame que a ADSE nao pagava... então tenho amigos previligiados... pagam metade da passagem por serem residentes (beneficios da insularidade) e quando vêm por motivos de saude têm tudo pago...

      Qt ao iva e ao irs...é mais baixo mas isso tem haver com os dinheiros da propria regiao e pela forma como a regiao os gere. Neste campo estão bem mas la esta na questão da remuneração compensatoria enterraram-se...salvo erro na Madeira é igual ao continente mas isso tem haver com a politica de la...

      Aqui vivemos no paraiso mas nem tudo sao rosas. concordo totalmente

      jinhos

      PS- MB o facto de ja nao conseguires viver na pacatês de sao miguel, que ja é bastante agitado comparando aqui com a terceira, é o mesmo que o meu irmao sente qd vem cá mas a confusão de lisboa agonia a maioria do pessoal de ca...!O meu marido é um deles...eu nao!Eu adoro ir ai sobretudo ao Porto pq foi od vivi sozinha durante 3 anos e adorei...!Se pudesse voltava mas nao dá!!Jinhos
      beijinhos! Tens razão... não devemos generalizar...


      \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

      \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

      Comentar


      • #33
        Inserido Inicialmente por MBprincesa Ver Mensagem
        Bem... isto está aceso!!!

        Pois vou meter a colherada!

        Sou açoriana. Nascida em S. Miguel. Vivo no Continente mas vou com regularidade à ilha e tenho muita família lá.

        O custo de vida nos Açores é mais barato sim senhor!
        Alguns exemplos:
        - A taxa de Iva, pelo menos até há bem pouco tempo, era inferior à nossa no continente...
        - a carne e peixe é de muito melhor qualidade e muito mais barata.
        - Um T2 no centro de Ponta Delgada em condominio fechado com todos os luxos e mais algum custa 140.000 € (conheço quem comprou...). Aqui em Lisboa compras um T2 nos arredores, sem luxos, e já gozas...
        - Infantários por 200 € por mes é o normal... por aqui 400 € é o normal...
        - As distâncias são muito mais curtas... logo, menos gasto de gasolina...
        - Muitos produtos vêm dos EUA e são muito mais baratos... comprei muitos roupa de marcas americanas por aí a metade do preço que por aqui...
        ....

        A lista podia ser muito longa... mas termino com uma diferente... até o tabaco é quase metado do preço!

        Claro que nem tudo é mar de rosas... eu por exemplo não conseguiria viver sem o stress de lisboa quando vou aos açores, ao final de 1 mes estou com comichão nervosa... Para alguns é qualidade de vida, para mim é só qualidade de férias

        Quanto ao assunto inicial... sejamos sinceras... é vergonhoso!
        O Governo Regional que agarre nesse € e invista em infraestruras realmente importantes... tenho a certeza que esse grupo restrito de funcionários públicos não vão passar fome... apenas vão ter que prescindir de alguns luxos...
        mb minha princesa,estamos em desacordo....

        -tx de iva a santi ja explicou
        -a carne e peixe ate pode ser de melhor qualidade, agora que tens sitios que encontras mais barata aí encontras
        -quanto ao t2 a 140.0000 em ponta delgada..........à quantos anos?é porque as minhas cunhadas vivem nos arredores ainda distantes e garanto-te que a esse preço nao encontraram nd
        -infantarios sei que sao efectivamente mais baratos, mas tb se deve ao facto do que a santi ja explicou
        -distancias mais pequenas logico.........mas tb devido a essas distancias estamos condicionados a mtas coisas
        -produtos dos eua desconheço
        -tabaco metade do preço tb é verdade

        eu quando tou algum tempo em lisboa sinto o que tu sentes quando ca vens ehehheheheheheh

        resumindo: em todo o lado existem coisas boas e coisas mas, mas de facto nos nao somos assim tao previligiados como muita boa gente pensa, porque vos é dado a pensar assim!

        ah um aparte: em s miguel é tudo mais barato em relação às outras ilhas, e quanto mais pequena mais alto os preços

        beijos

        Comentar


        • #34
          é verdade xaninha... é como tudo... nós temos muito por onde gastar... gastamos!
          e sim... falo da realidade em S. Miguel que é a única que conheço! acredito que nas outras ilhas a coisa se complique mais!
          Claro que não há paraisos na terra! Claro que tem vantagens e desvantagens! E não acho que sejam previligiados (senão ia viver para ai ). Acho que têm algumas coisas mais facilitadas que nós e outras menos.

          De qualquer forma, reafirmo que estas medidas do Goverbo Regional são vergonhosas e prejudicam a maioria dos açorianos pois ficam mal vistos!

          beijinhos

          P.S. O T2 que falei foi comprado há 2 anos novinho em folha...


          \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

          \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

          Comentar


          • #35
            Inserido Inicialmente por MBprincesa Ver Mensagem
            é verdade xaninha... é como tudo... nós temos muito por onde gastar... gastamos!
            e sim... falo da realidade em S. Miguel que é a única que conheço! acredito que nas outras ilhas a coisa se complique mais!
            Claro que não há paraisos na terra! Claro que tem vantagens e desvantagens! E não acho que sejam previligiados (senão ia viver para ai ). Acho que têm algumas coisas mais facilitadas que nós e outras menos.

            De qualquer forma, reafirmo que estas medidas do Goverbo Regional são vergonhosas e prejudicam a maioria dos açorianos pois ficam mal vistos!

            beijinhos

            P.S. O T2 que falei foi comprado há 2 anos novinho em folha...
            pois é....uma medida que eu nao concordo ainda para mais uma medida que so beneficia 3.500 açorianos, e os outros?????enfim

            quanto ao T2 que sorte teve essa pessoa.........................

            uma beijoca apertada

            o natal foi bom?a princesinha?

            Comentar


            • #36
              Pois... beneficia 3.500 e ficam todos com a fama...

              A princesa está óptima. Muito reguila e na fase de me contrariar para testar os limites... haja paciência!
              O Natal foi lindo! Pena que já passou....

              e tu cachopa? Como estás?


              \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

              \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

              Comentar


              • #37
                Inserido Inicialmente por MBprincesa Ver Mensagem
                Pois... beneficia 3.500 e ficam todos com a fama...

                A princesa está óptima. Muito reguila e na fase de me contrariar para testar os limites... haja paciência!
                O Natal foi lindo! Pena que já passou....

                e tu cachopa? Como estás?
                alem de que, quem recebe entre 1500.00/2.000 ja nao deveria ser mt mais beneficiado, digo eu...que junto com o maridao tem meses que nao chega nem aí...enfim, adiante

                ainda bem que correu tudo bem.....quanto a essa fase, é normal, mas passa ehehehehe eu ainda estou nela, demora pa caraças mas dizem que passsa!

                eu estou bem, ainda com enjoos e a perder peso, mas espero que o bebecas esteja bem,so tenho consulta a 26 de janeiro, portanto o remedio é tentar comer e esperar que tudo esteja bem!

                beijos grandes

                Comentar


                • #38
                  E pançola? Já se vê bem? Dizem que no segundo a barriga cresce mais rápido


                  \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                  \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                  Comentar


                  • #39
                    Inserido Inicialmente por MBprincesa Ver Mensagem
                    E pançola? Já se vê bem? Dizem que no segundo a barriga cresce mais rápido
                    Nao se nota muito...............porque como ando a perder peso..........mas brevemente vai aparecer mais ehehehe

                    Comentar


                    • #40
                      Inserido Inicialmente por XaninhaT Ver Mensagem
                      alem de que, quem recebe entre 1500.00/2.000 ja nao deveria ser mt mais beneficiado, digo eu...que junto com o maridao tem meses que nao chega nem aí...enfim, adiante

                      ainda bem que correu tudo bem.....quanto a essa fase, é normal, mas passa ehehehehe eu ainda estou nela, demora pa caraças mas dizem que passsa!

                      eu estou bem, ainda com enjoos e a perder peso, mas espero que o bebecas esteja bem,so tenho consulta a 26 de janeiro, portanto o remedio é tentar comer e esperar que tudo esteja bem!

                      beijos grandes
                      Acho que já estão a ser mazinhas. Quem ganha 1500 ou 2000 euros ganha demais ou os outros é que ganham de menos? Acho que o problema do país passa é por aí. Soube há pouco tempo que uma amiga enfermeira há mais de 30 anos, em topo de carreira, ganha pouco mais de 1500 euros. Ok, é bom. Mas se formos comparar com outros funcionários públicos com bem menos responsabilidades, não me parece justo.
                      Agora para ser mazinha, custa-me que vá subir o salário mínimo. Eu não ganho mais por isso e ainda me lixo porque já pago um balúrdio de caixa de previdência e ainda pago mais porque o valor é indexado ao SMN.
                      2 filhotes lindos

                      Comentar


                      • #41
                        Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                        Agora para ser mazinha, custa-me que vá subir o salário mínimo. Eu não ganho mais por isso e ainda me lixo porque já pago um balúrdio de caixa de previdência e ainda pago mais porque o valor é indexado ao SMN.
                        Estás de facto a ser injusta. Estamos numa fase em que as empresas se regem pelo mínimo, onde tudo sobe, se não subirem o ordenado mínimo (nem que sejam os €10) já não é mau... Além do mais, nós que ganhamos o OM - sim eu ganho-o à anos - também descontamos os 11% para a segurança social! Agora faz as contas: ordenado mínimo €475 - 11% que são cerca de €51. Vivias assim? Pois, olha que eu vivo.
                        Acho muito triste as pessoas que ganham mais dizerem que o OM não deveria subir como se fossem elas a pagar o aumento.
                        Deves ser patroa...

                        Comentar


                        • #42
                          Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                          Acho que já estão a ser mazinhas. Quem ganha 1500 ou 2000 euros ganha demais ou os outros é que ganham de menos? Acho que o problema do país passa é por aí. Soube há pouco tempo que uma amiga enfermeira há mais de 30 anos, em topo de carreira, ganha pouco mais de 1500 euros. Ok, é bom. Mas se formos comparar com outros funcionários públicos com bem menos responsabilidades, não me parece justo.
                          Agora para ser mazinha, custa-me que vá subir o salário mínimo. Eu não ganho mais por isso e ainda me lixo porque já pago um balúrdio de caixa de previdência e ainda pago mais porque o valor é indexado ao SMN.
                          olha micaela,mas eu estou a referir-me apenas ao caso especifico dos que beneficiam dessa medida do governo dos açores, isto é, funcionarios do governo que recebem acima de 1500 e que no meu ver nao teem assim grandes ''responsabilidades'', tal como tu acima dizes!quanto ao ordenado minimo nao estou nada de acordo contigo, mas sao pontos de vista diferentes!

                          Comentar


                          • #43
                            Metendo de novo a colherada, em relação aos Açores, ninguém veio para aqui dizer que lá é que é bom e isto e aquilo, agora, não se venham queixar porque no geral têm mais vantagens.
                            Em relação aos ordenados, isso de quem ganha mais é beneficiado não é bem assim.
                            Vou dar um exemplo: quando trabalhava no Hospital, ganhava cerca de 670€, tinha uma colega que tinha a categoria de AAM mas que exercia funções de administrativa e ganhava cerca de 450€ passava a vida a chorar-se, todos os dias o mesmo filme, a hora do almoço parecia o muro das lamentações. Insuportavel.
                            No entanto (temos o mesmo numero de filhos) eu pagava cerca de 230€ de creche, recebia 30 de abonos e como recebia mais, recebia muito menos de irs. Ela, pagava 60€ de creche e recebia acho que 120€ de abono. Então, é facil de fazer as contas,
                            Eu: 670€-230€+30€= 470€
                            Ela: 450€-60€+120€= 530€

                            Ou seja, eu até podia receber mais na folha de ordenado, mas ela tinha muito mais vantagens do que eu. Ficava com mais ao fim do mês, pagava menos IRS, tinha direito a receber os livros escolares do filho mais velho de graça todos os anos enquanto que eu chegava a Setembro e lá iam à volta de 250€, o filho não paga almoço, a minha paga tudo.

                            Então? Ás vezes os chamados "pobrezinhos" são mais beneficiados do que os outros.
                            -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                            Pessoas aborrecidas, são aquelas que nos privam da solidão sem nos fazerem companhia!!!
                            estava a ver que não arranjava nada profundo para por na assinatura....

                            Comentar


                            • #44
                              Inserido Inicialmente por Miss_Tattoo Ver Mensagem
                              Metendo de novo a colherada, em relação aos Açores, ninguém veio para aqui dizer que lá é que é bom e isto e aquilo, agora, não se venham queixar porque no geral têm mais vantagens.
                              Em relação aos ordenados, isso de quem ganha mais é beneficiado não é bem assim.
                              Vou dar um exemplo: quando trabalhava no Hospital, ganhava cerca de 670€, tinha uma colega que tinha a categoria de AAM mas que exercia funções de administrativa e ganhava cerca de 450€ passava a vida a chorar-se, todos os dias o mesmo filme, a hora do almoço parecia o muro das lamentações. Insuportavel.
                              No entanto (temos o mesmo numero de filhos) eu pagava cerca de 230€ de creche, recebia 30 de abonos e como recebia mais, recebia muito menos de irs. Ela, pagava 60€ de creche e recebia acho que 120€ de abono. Então, é facil de fazer as contas,
                              Eu: 670€-230€+30€= 470€
                              Ela: 450€-60€+120€= 530€

                              Ou seja, eu até podia receber mais na folha de ordenado, mas ela tinha muito mais vantagens do que eu. Ficava com mais ao fim do mês, pagava menos IRS, tinha direito a receber os livros escolares do filho mais velho de graça todos os anos enquanto que eu chegava a Setembro e lá iam à volta de 250€, o filho não paga almoço, a minha paga tudo.

                              Então? Ás vezes os chamados "pobrezinhos" são mais beneficiados do que os outros.
                              Sorte a dela! Eu cá não vou ter direito a nada disso...

                              Comentar


                              • #45
                                Inserido Inicialmente por IN_AND_OUT Ver Mensagem
                                Sorte a dela! Eu cá não vou ter direito a nada disso...
                                Tens IN, aquilo que recebes de subsidio pré natal, que receberás de abono, os colégios se forem subsidiados, a SAS, as refeições escolares o retorno de IRS, etc, Tudo é influenciado pelo valor do teu rendimento. Não estou a dizer que é uma grande sorte receber o OM, mas não penses que a diferença de vencimento é real. Pode ser na folha de ordenado, mas na vida real não é assim tão taxativa. E muitas vezes, até é pior receberes mais. Como no exemplo que dei.

                                Eu por exemplo, não tenho um rendimento fixo, o F. ganha 1300€, somos 5 em casa, e não tenho direito a nada, nem abonos, nem nada. Pago o máximo na pré e nas refeições escolares. Feitas as contas se ele ganha-se menos 130€ nós ganhava-mos muito mais porque estaria-mos noutro escalão.
                                -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                                Pessoas aborrecidas, são aquelas que nos privam da solidão sem nos fazerem companhia!!!
                                estava a ver que não arranjava nada profundo para por na assinatura....

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X