Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Creche ilegal...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    A minha mãe foi "ama ao negro", há uns bons anos, há tantos que nem existiam amas da SS penso eu.
    Tudo começou porque eu tinha um primo pequeno e queria que a minha mãe ficasse a tomar conta dele, mas ele foi para a casa de outra tia durante o dia. Nisto a minha mãe soube que havia uma senhora (que era amiga de amigos dos meus pais) q andava à procura de quem tomasse conta da filha dela. A D. veio para nossa casa com cerca de 3 semanas. Foi tão bem tratada e amada, que só queria que fosse a minha mãe a levá-la ao pediatra, quando adoecia ficava até a dormir na nossa casa porque nunca queria ir para casa dela, ia connosco para férias e ainda hoje - com mais de 20 anos - é visita regular na casa da minha mãe. Come lá, no mínimo, 3 x por semanas. Acho que a minha mãe gosta tanto dela como gosta de mim e o meu irmão, e a ela considera a minha mãe como uma verdadeira mãe.
    É certo q a minha mãe foi uma ama especial, nunca tomou conta de outras crianças para além dela, a mãe dela não tinha de levar comida, e conforme foi crescendo, continuo a comer e passar as tardes na nossa casa sem que a minha mãe aceitasse qq. dinheiro.
    Como é óbvio, a minha mãe não tinha qualquer formação, criou-a tal e qual criou os seus próprios filhos.
    Já a irmã dela - mais velha - teve uma péssima experiência, foi "maltratada" e chegaram a comer a comida que ela levava para a ama.
    Tenho as minhas filhas numa creche, não pensaria colocá-las numa ama, pelo menos numa q não fosse da SS e não tivesse formação específica. Os tempos são outros.
    Seja como for, o essencial é escolher a ama ou creche com os maiores cuidados, ter referências, visitar, e estar atenta a qualquer sinal que indique que algo possa não estar bem.

    Recentemente, soube de alguns casos em que mães optaram por variados motivos tirar os filhos da creche e colocá-los numa ama, e estão muito satisfeitas com opções tomadas.

    Comentar


    • #17
      Assim de repente acho que isto é mais um problema da nossa cultura e politico tambem. Porque pelo que já percebi - e corrijam-me se estiver errada - neste país só se pode ser ama legalizada se pertencer à segurança social. E pelo que já ouvi, ganham mal e porcamente, e é dificil conseguir.

      Ora, arranjem alternativas aos pais, pah! Que raio pode uma familia pobre, que nao tem 400 mocas para dar por mes por um colegio, fazer aos filhos quando vai trabalhar?

      Comentar


      • #18
        Não era uma ama, era uma creche http://http://sol.sapo.pt/inicio/Soc...ntent_id=10933

        Comentar


        • #19
          Ama ou creche, legal ou ilegal, com muitos ou poucos putos... Grandes p*tas! O lorazepam é uma medicamento que causa sérios problemas renais (já para não falar nas dependências física e psicológica), será que aquelas bestas quadradas faziam alguma ideia do mal que estavam a fazer aos miúdos? Se fosse com o meu filho, levavam a maior porrada da vida delas.

          Comentar


          • #20
            Inserido Inicialmente por deinhac Ver Mensagem
            Assim de repente acho que isto é mais um problema da nossa cultura e politico tambem. Porque pelo que já percebi - e corrijam-me se estiver errada - neste país só se pode ser ama legalizada se pertencer à segurança social. E pelo que já ouvi, ganham mal e porcamente, e é dificil conseguir.

            Ora, arranjem alternativas aos pais, pah! Que raio pode uma familia pobre, que nao tem 400 mocas para dar por mes por um colegio, fazer aos filhos quando vai trabalhar?
            Olá

            É bem verdade o que falas. A minha mãe é ama da SS. Trabalha em conjunto com uma IPSS. Tem bebés dos 4 meses até aos 3 anos. Depois eles entram directamente para a tal IPSS.
            Tem formação de 6 em 6 meses. Tem uma educadora que orienta o trabalho dela e que a visita tds os dias. E claro esta a grande vantagem é só puder ter 4 crianças.

            Quanto ao ganhar mal e porcamente é verdade. Posso te dizer que a minha mãe recebe 850€ mensais. Nesse valor já está incluido o sub. de natal e de férias. Se fizerem as contas dá mais ou menos 728€ e ainda tem que pagar mensalmente à SS cerca de 180€, pk estas amas são a recibos verdes. Fazendo as contas dá 548€ por mês. Já para não esquecer que a agua, luz e gás é tudo por conta delas!!!

            Felizmente a minha mãe não precisa muito dos euros.. e realmente quem tem a sorte de ter os bebes na minha mãe, saiu-lhes a sorte grande e muito em conta. Pois este ano a minha mãe tem a minha filhota Joana com uma mensalidade de 116€ (c/alimentação toda incluida e já inclui o mês de agosto), tem mais 3 meninas e tds elas ainda pagam menos do que eu.

            Sem duvida que as amas da SS são uma boa opção, mas ainda são tão poucas..

            Comentar


            • #21
              Inserido Inicialmente por IN_AND_OUT Ver Mensagem
              Não te esqueças que também as há da SS. Têm formação na área, não podem ter mais de x crianças e são fiscalizadas pela SS periodicamente.
              Sao fiscalizadas por educadoras de infancia que tem a seu cargo X numero de amas dessas. O maximo de crianças sao 4.
              Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

              Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

              Comentar


              • #22
                Lamento o que aconteceu a essas crianças, espero que não fiquem com nenhum tipo de trauma, nem sequela. Infelizmente mtos pais não têm opção, em Lisboa não existem creches suficientes.....e depois dá nisto, são obrigados a deixar os filhos ao cuidado de pessoas que prometem cuidar das crianças o melhor possível....

                Eu moro em Lisboa, perto de Entrecampos, e já tentei de tudo....o meu menino vai fazer 3 anos e só deve ter vaga numa escola pública qdo for para a 1ª classe, enquanto isso pago uma fortuna de colégio.

                Na notícia esqueçeram-se de investigar pq razão essas crianças estavam lá, o nosso governo/câmaras deveriam estar atentos e ter vergonha...pq ainda por cima as poucas creches que existem só funcionam por cunha. Uma vergonha!

                Comentar


                • #23
                  O problema esta na sorte...sorte de encontrar uma pessoa efectivamente boa, uma pessoa como a mae da caalex por exemplo, sorte de encontrar alguém como as amas dos filhos da tobela...sorte...
                  E em relaçao aos meus filhos eu prefiro nao contar com a sorte...
                  Tb pode haver azar numa creche??? Claro que sim....mas sao mais olhos a ver...logo menos probabilidade de acontecer desgraças.
                  Nao consegui ler a noticia...Dizem que era uma creche??? Duvido!! Nao acredito!
                  Mas claro eu quando falo em creche falo numa instituiçao devidadmente legalizada e com alvara que muita genete nao sonha os requisitos que tem que ter...
                  Se me disserem que era uma creche de vao de escada (como eu chamo as ilegais) ai ja muita coisa é possivel...mas mesmo assim penso...Como seria possivel alguem fazer isso e ter cumplices?? Sim porque tinha de ter cumplices, tinha de haver mais de uma pessoa a fazer e a saber.
                  Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

                  Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

                  Comentar


                  • #24
                    Eu tive o meu filho mais velho numa ama e a experiência não foi nada boa! Também era uma ama da SS e só tinha 4 crianças. Não acho que ganhem assim tão mal, trabalham em casa delas, até acho que são demasiado bem pagas.
                    Quanto à fiscalização, isso até me dá vontade de rir, isto porque elas sabem exactamente quando vão ser visitadas, por isso nessa altura, claro que está tudo em ordem!! Elas que fossem sem avisar que veriam muita coisa gira como eu cheguei a ver quando aparecia de surpresa mais cedo a buscar o meu filho. Como as amigas dela todas lá a lanchar na cozinha e as crianças sozinhas na sala. A formação serve apenas pra ir passear e estar todas juntos num dia diferente porque tal como me disse a ama do meu filho uma vez, não aprendem nada de novo. Quanto ao comer, claro, dá-se do mais barato que há porque assim amealhamos mais...
                    Eu, na altura, confiei plenamente nela, era vizinha da minha mãe e a verdade é que não tinha alternativa. O meu filho nunca se deu lá bem, chorava imenso pra ficar e mais tarde veio a queixar-se que a ama lhe batia. Entrei em choque até porque com o meu filho ela tinha imensa sorte. Ele entrava às 9h e o pai ia buscá-lo às 16H30 e a minha mãe inda ia buscá-lo pra almoçar com ela. Quando eu não ia trabalhar, ele ficava sempre comigo, como nas férias da páscoa, do carnaval e do natal (eu era professora) mas sempre pagava o mês completo.
                    Não há milagres, os filhos não são delas!! Elas estão em casa, têm de fazer o comer pro marido e pros filhos, e fazer a lide da casa.
                    Eu fiquei taumatizada, nem posso ver a mulher...
                    Mas quando não há alternativas...

                    Comentar


                    • #25
                      Mas olha que elas nem sempre sabem que vao ser fiscalizadas...alias se a educadora desconfiar ou houver uma denuncia de alguem te garanto que essas visitas sao de surpresa!
                      Mas claro,uma educadora que tem a cargo dela uma data de amas e que para alem disso ainda tem de fazer substituiçoes quando uma delas vai ao medico ou coisa que o valha...de certeza ha muita coisinha que nao conseguem apanhar...e digo-te conheço uma educadora responsavel por amas que se nao as apanha é porque nao é omnipresente, porque é extremamente profissional...mas é impossivel ter olhos quando nao se esta la e quando se tem que estar em varios sitios...
                      Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

                      Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

                      Comentar


                      • #26
                        Oh tanya que medo...que horror!
                        Mas referiste uma coisa certa...elas têm que ter a casa arrumada e fazer de comer etc etc...portanto são periodos do dia que nao estaõ a cuidar.

                        Comentar


                        • #27
                          Inserido Inicialmente por tanya Ver Mensagem
                          Eu tive o meu filho mais velho numa ama e a experiência não foi nada boa! Também era uma ama da SS e só tinha 4 crianças. Não acho que ganhem assim tão mal, trabalham em casa delas, até acho que são demasiado bem pagas.
                          Quanto à fiscalização, isso até me dá vontade de rir, isto porque elas sabem exactamente quando vão ser visitadas, por isso nessa altura, claro que está tudo em ordem!! Elas que fossem sem avisar que veriam muita coisa gira como eu cheguei a ver quando aparecia de surpresa mais cedo a buscar o meu filho. Como as amigas dela todas lá a lanchar na cozinha e as crianças sozinhas na sala. A formação serve apenas pra ir passear e estar todas juntos num dia diferente porque tal como me disse a ama do meu filho uma vez, não aprendem nada de novo. Quanto ao comer, claro, dá-se do mais barato que há porque assim amealhamos mais...
                          Eu, na altura, confiei plenamente nela, era vizinha da minha mãe e a verdade é que não tinha alternativa. O meu filho nunca se deu lá bem, chorava imenso pra ficar e mais tarde veio a queixar-se que a ama lhe batia. Entrei em choque até porque com o meu filho ela tinha imensa sorte. Ele entrava às 9h e o pai ia buscá-lo às 16H30 e a minha mãe inda ia buscá-lo pra almoçar com ela. Quando eu não ia trabalhar, ele ficava sempre comigo, como nas férias da páscoa, do carnaval e do natal (eu era professora) mas sempre pagava o mês completo.
                          Não há milagres, os filhos não são delas!! Elas estão em casa, têm de fazer o comer pro marido e pros filhos, e fazer a lide da casa.
                          Eu fiquei taumatizada, nem posso ver a mulher...
                          Mas quando não há alternativas...
                          Desculpa.. mas tenho de discordar e muito!!!

                          Estás a colocar tds no mesmo saco e hj não se pode fazer. Assim como existem más amas existem maus colégios. Eu infelizmente já tive razão de queixa dos 2!!

                          Vou tentar te responder por ordem de negrito:

                          1.º Axas k são demasiado bem pagas!? Gostava de saber qual é o teu ordenado, pois eu não conseguiria viver com 550€ mensais!!

                          2.º A minha mãe já teve diversas visitas da segurança social e nc foi avisada, aliás a propria educadora não avisa a que hora do dia lá aparece.

                          3.º A formação é mt mau o k falas. Essa ama onde deixaste o teu filho, nem para mãe entõ deveria servir. A minha qd tem formação, é fora do horário laboral e durante o periodo nocturno. Estamos a falar de pessoas k tem um horário de trabalho das 07h às 19h e que quando tem formação, começa as 20h e termina as 23h!!!!

                          4.º Quanto à alimentação, pelo menos para onde a minha mãe trabalha, a IPSS tem uma carrinha que leva tds os dias o almoço por volta das 11h. Sopa + segundo + fruta! A comida é mt boa e em grande quantidade. Para teres a noção as 3 meninas que a minha mãe tem, são de bom garfo e mesmo assim o recipiente de sopa não chega a meio. A minha filha come o mesmo que elas, se fosse assim tão má como falas, a minha mãe fazia para ela a parte!!!!!

                          5.º Existem milagres sim, a minha mãe qd começa no horário dela as 7h já tem as coisas dela adiantadas. A casa tem de estar arrumada antes dos pais lá chegarem!! No periodo de descanso das meninas, ela aproveita para almoçar e arrumar a cozinha do almoço delas. Tds as crianças saem de lá a chamar a minha mãe de Tia ou Avó!!

                          O que te quero explicar é que não podemos colocar td no mesmo saco. Tive o Rodrigo numa ama k odiei, depois foi para um colegio em que foi de mal a pior.. e por fim só acertei qd ele já tinha 1 ano e meio (ainda lá está). Por isto td é k faço um esforço diário de fazer mais 60Km (ir e vir), mas a minha filha está em segurança. Não trocaria a minha mãe por colégio algum!!

                          Comentar


                          • #28
                            Inserido Inicialmente por Licas Ver Mensagem
                            Desculpa.. mas tenho de discordar e muito!!!

                            Estás a colocar tds no mesmo saco e hj não se pode fazer. Assim como existem más amas existem maus colégios. Eu infelizmente já tive razão de queixa dos 2!!

                            Vou tentar te responder por ordem de negrito:

                            1.º Axas k são demasiado bem pagas!? Gostava de saber qual é o teu ordenado, pois eu não conseguiria viver com 550€ mensais!!

                            2.º A minha mãe já teve diversas visitas da segurança social e nc foi avisada, aliás a propria educadora não avisa a que hora do dia lá aparece.

                            3.º A formação é mt mau o k falas. Essa ama onde deixaste o teu filho, nem para mãe entõ deveria servir. A minha qd tem formação, é fora do horário laboral e durante o periodo nocturno. Estamos a falar de pessoas k tem um horário de trabalho das 07h às 19h e que quando tem formação, começa as 20h e termina as 23h!!!!

                            4.º Quanto à alimentação, pelo menos para onde a minha mãe trabalha, a IPSS tem uma carrinha que leva tds os dias o almoço por volta das 11h. Sopa + segundo + fruta! A comida é mt boa e em grande quantidade. Para teres a noção as 3 meninas que a minha mãe tem, são de bom garfo e mesmo assim o recipiente de sopa não chega a meio. A minha filha come o mesmo que elas, se fosse assim tão má como falas, a minha mãe fazia para ela a parte!!!!!

                            5.º Existem milagres sim, a minha mãe qd começa no horário dela as 7h já tem as coisas dela adiantadas. A casa tem de estar arrumada antes dos pais lá chegarem!! No periodo de descanso das meninas, ela aproveita para almoçar e arrumar a cozinha do almoço delas. Tds as crianças saem de lá a chamar a minha mãe de Tia ou Avó!!

                            O que te quero explicar é que não podemos colocar td no mesmo saco. Tive o Rodrigo numa ama k odiei, depois foi para um colegio em que foi de mal a pior.. e por fim só acertei qd ele já tinha 1 ano e meio (ainda lá está). Por isto td é k faço um esforço diário de fazer mais 60Km (ir e vir), mas a minha filha está em segurança. Não trocaria a minha mãe por colégio algum!!
                            Além do mais, essas amas trabalham a recibos verdes e descontam 160 euros por mês para SS, sem direito a subsidio de férias nem de Natal, nem férias pagas.

                            A minha filha está numa IPSS também e funciona como tu disseste. Esteve numa ama até aos 2 anos e meio e depois passou para a creche e eu gostava imenso da ama dela. Vamos lá tipo uma vez por mês fazer uma visitinha e no último dia dela na ama foi uma choradeira pegada, lol... Aliás, já as minhas sobrinhas estiveram nas amas desta IPSS e ainda hoje (uma com 18 e outra com 13) as vão visitar de vez em quando.

                            Não se pode realmente meter tudo no mesmo saco, mas é verdade que há para aí gente que nem para cuidar de gado servia, quanto mais de crianças :-( Esse caso de Lisboa é horrível.

                            Elsa

                            Comentar


                            • #29
                              Licas, onde mora a tua mãe? hehehehehe

                              Positivo a 2/12/2010 DPP prevista para 31/07/2011O nosso baguinho -> http://nossobaguinho.blogspot.com

                              Comentar


                              • #30
                                Não se esqueçam que o que foi fechado por sedarem as crianças foi uma creche, não foi uma ama.

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X