Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Oh malta emigrada

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #46
    Inserido Inicialmente por Cristina&Gonçalo Ver Mensagem
    Exemplo a dona do meu piso chama se Dolores e em Basco,Loli...
    Nao tem nada a ver...lol
    Penso que com o consolado consegues por o nome Portugues mas da muito trabalhinho...
    Bem, mas isso não é apenas uma mania basca, é mesmo uma tradição espanhola. O "diminutivo" de Carmen, por exemplo, é Menchu, o de Francisco é Paco, etc... Na grande parte das vezes, o diminutivo nem sequer fica mais pequeno que o nome próprio, mas é mesmo considerada uma tradição
    Receitas da Lótus

    Comentar


    • #47
      Inserido Inicialmente por Flor_de_Lótus Ver Mensagem
      Vricardo, permite-me colocar-te uma questão porque reparei que o teu bebé se chama Alexander e é uma curiosidade que tenho há imenso tempo relacionada com o nome dos filhos dos emigrantes: não vos foi permitido colocarem um nome português ao vosso filho? Ou seja, se quisesses que o teu bebé se chamasse Alexandre, não podias?
      Podia ter colocado o nome que quisesse, mas nós decidimos desde o inicio que escolheríamos um nome internacional, fácil de dizer cá e em Portugal. E este foi o que gostámos mais.
      Se só pudesse escolher nome português, duvido que tivesse colocado Alexandre, não gosto muito da "versão portuguesa" deste nome. O mais certo era ter colocado outro então...
      Colocar João era impraticável, por exemplo, nunca iriam dizer bem o nome do miúdo aqui ahah... felizmente o nome da nossa primeira filha tb existe cá, a diferença é que a primeira letra é com K.

      Comentar


      • #48
        Inserido Inicialmente por Flor_de_Lótus Ver Mensagem
        Bem, mas isso não é apenas uma mania basca, é mesmo uma tradição espanhola. O "diminutivo" de Carmen, por exemplo, é Menchu, o de Francisco é Paco, etc... Na grande parte das vezes, o diminutivo nem sequer fica mais pequeno que o nome próprio, mas é mesmo considerada uma tradição
        Sim ha os diminutivos,mas aqui tb tem os nomes em Euskera k nao tem nada a ver com o nome em Espanhol.
        Juan -Patxi
        Maria -Arantxa ou Arantza
        e alguns que nem sei escrever...os nomes dos colegas do meu filho sao tao complicados k poucos sei.

        Comentar


        • #49
          Inserido Inicialmente por Cristina&Gonçalo Ver Mensagem
          Sim ha os diminutivos,mas aqui tb tem os nomes em Euskera k nao tem nada a ver com o nome em Espanhol.
          Juan -Patxi
          Maria -Arantxa ou Arantza
          e alguns que nem sei escrever...os nomes dos colegas do meu filho sao tao complicados k poucos sei.
          Em castelhano mesmo, o de Maria é Maruca. Prefiro Arantxa LOL
          Receitas da Lótus

          Comentar


          • #50
            Inserido Inicialmente por Clara Sophie Ver Mensagem
            O que? Os registo de carros em frança são super baratos.
            O meu pai também faz isso e consegue registar os carros por 500 euros outros por 3 mil euros.

            Pegando no exemplo do meu primo que o carro ficou-lhe por 7 mil mais registos em frança.

            Em Portugal compras um Audi de 2008 no minimo por 25 mil euros e nem estou a falar do motor extras e kms, vais buscar um Alemanha por menos de 7 mil mesmo. Vamos supor que a pessoa vai registar o carro cá em portugal por 5 mil euros (o que é muito) mais 2 mil euros em viagens ( que é um exagero) ou seja o carro fica te por 14 mil euros.

            Poupas no minimo 11 mil euros, achas que não compensa tabita?
            Quando compramos o mercedes há 2 anos atrás, ponderamos buscar um a França, o meu sogro ainda viu uns negocios e não encontrou nada excepcional que valesse a pena... queres outro exemplo o meu sogro quando comprou a moto veio busca-la cá a Portugal.




            Madrinha querida Caty80
            Madrilhada fofucha Julit

            Comentar


            • #51
              Inserido Inicialmente por pateta Ver Mensagem
              Obrigada! Eu quando estive no País Basco há uns 9/10 anos (de férias) foi um desatino... não percebíamos nada, as placas indicativas quando não tinham a tradução em castelhano eram para esquecer. Aínda consegui ter uma discução com uma empregada no Pan's de Bilbao por causa de uma fanta laranja! Quer dizer eu "discutia-lhe" em portunhol e ela "discutia-me" em basco, foi uma tourada! Estás em Bilbao? Nós andamos por Bilbao, Portugalete, Gernika, Laguardia, San Sebastian, Azkoitia (será assim que se escreve?) e Azpeitia (também não sei se é assim que se escreve) e deixei uma figueira em Vitoria
              Mais uma vez obrigada e boa sorte aí pelos "bascos"
              Pois eu ia-te sugerir mesmo pedir â Cristina& Gonçalo. Eu de basco nao pesco nada. Por aqui qando mito falar-se-ia Fabla...

              Beijinhos

              Rute

              O meu parto de 14 dias
              Bebes e Mamas marcianas de 2008
              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

              Comentar


              • #52
                Inserido Inicialmente por Cristina&Gonçalo Ver Mensagem
                Aqui em Espanha permitem,o que nao permitiam,(agora fica ao criterio de cada um) era colocar o apelido do pai no fim,aqui era o da mae o ultimo.Mas no caso que conheço a mulher é Espanhola e ele Portugues.Depois de umas voltas com o consolado la conseguiu,a filha chama-se Beatriz e tem o apelido do pai no fim.
                Mas tb ha aqui Portugueses Pai e Mae com filhos com nomes Bascos,Ainhoa,Istitxu,Paul,etc...etc... Muitas vezes adaptam os nomes em Espanhol/Portugues a Basco.(Manias)
                Exemplo a dona do meu piso chama se Dolores e em Basco,Loli...
                Nao tem nada a ver...lol
                Penso que com o consolado consegues por o nome Portugues mas da muito trabalhinho...
                A nova lei espanhola ja permite trocar a ordem dos apelidos (o da mae no fim) mas és obrigada a por o teu primeiro apelido e o primeiro apelido do pai. Sobre trocar o nome... Ora mudar nao foi dificil. Registei-o no consulado com o nome que qusi dentro da lei portuguesa e emiti os docmentso e passaporte com o nome correcto. Ja fui 4 vezes aso registo, ja passaram 3 anos e o puto ca ainda tem o nome errado!

                Beijinhos

                Rte

                O meu parto de 14 dias
                Bebes e Mamas marcianas de 2008
                Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                Comentar


                • #53
                  Inserido Inicialmente por tábita Ver Mensagem
                  Quando compramos o mercedes há 2 anos atrás, ponderamos buscar um a França, o meu sogro ainda viu uns negocios e não encontrou nada excepcional que valesse a pena... queres outro exemplo o meu sogro quando comprou a moto veio busca-la cá a Portugal.
                  Então realmente não sei porque isso não acontece com o meu pai tanto é que todos os carros que tive até hoje não comprei em Portugal e sai sempre a ganhar.
                  Certamente tem a ver com o lugar onde o teu sogro e o meu pai procuram os negocios até porque os meus tios e primos de França também compram carros super baratos.
                  Mesmo que não encontre em França na Alemanha encontra de certeza e fica pertinho.


                  Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                  Comentar


                  • #54
                    Inserido Inicialmente por Clara Sophie Ver Mensagem
                    Então realmente não sei porque isso não acontece com o meu pai tanto é que todos os carros que tive até hoje não comprei em Portugal e sai sempre a ganhar.
                    Certamente tem a ver com o lugar onde o teu sogro e o meu pai procuram os negocios até porque os meus tios e primos de França também compram carros super baratos.
                    Mesmo que não encontre em França na Alemanha encontra de certeza e fica pertinho.
                    O meu irmão é um dos chefes da autoeuropa, vai constantemente à Alemanha á Fábrica Mãe, e comprou agora em Setembro um http://prod.sivaonline.pt/svolb2c/SI...ConfSTEP4.aspx por menos 7 mil euros do que lá!

                    Por isso acho que é muito relativo.

                    Comentar


                    • #55
                      Inserido Inicialmente por Licas Ver Mensagem
                      O meu irmão é um dos chefes da autoeuropa, vai constantemente à Alemanha á Fábrica Mãe, e comprou agora em Setembro um http://prod.sivaonline.pt/svolb2c/SI...ConfSTEP4.aspx por menos 7 mil euros do que lá!

                      Por isso acho que é muito relativo.
                      Tem tudo a ver com onde se vai buscar o carro - stand.

                      Esta coisa de falar em carros anda me abrir mais os apetites lool

                      Não dá para abrir o site


                      Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                      Comentar


                      • #56
                        Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
                        Pois eu ia-te sugerir mesmo pedir â Cristina& Gonçalo. Eu de basco nao pesco nada. Por aqui qando mito falar-se-ia Fabla...

                        Beijinhos

                        Rute
                        Obrigada na mesma Rute!

                        Comentar


                        • #57
                          Inserido Inicialmente por Clara Sophie Ver Mensagem
                          Tem tudo a ver com onde se vai buscar o carro - stand.

                          Esta coisa de falar em carros anda me abrir mais os apetites lool

                          Não dá para abrir o site
                          Estranho..eu clico e consigo abrir.. é um Tiguan

                          Comentar


                          • #58
                            Inserido Inicialmente por Licas Ver Mensagem
                            Estranho..eu clico e consigo abrir.. é um Tiguan
                            É todo giro e estaciona sozinho *.*
                            Acho que vou abrir um tópico sobre carros lool


                            Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                            Comentar


                            • #59
                              O pior de emigrar mesmo é a falta do café português Tenho avós em Paris e tenho a sorte de já lá ter ido algumas vezes. Corremos tudo para encontrar um bom café a preços decentes. O melhorzito que ainda arranjamos no bairro da minha avó é mesmo no MacDonalds. O café em frança é tão ranhoso que eu, que em portugal bebo um café por dia e já é muito, lá passo o dia a beber café e durmo normalmente. Quando chegamos ao aeroporto a primeira paragem é sempre um café.
                              2 filhotes lindos

                              Comentar


                              • #60
                                Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                                O pior de emigrar mesmo é a falta do café português Tenho avós em Paris e tenho a sorte de já lá ter ido algumas vezes. Corremos tudo para encontrar um bom café a preços decentes. O melhorzito que ainda arranjamos no bairro da minha avó é mesmo no MacDonalds. O café em frança é tão ranhoso que eu, que em portugal bebo um café por dia e já é muito, lá passo o dia a beber café e durmo normalmente. Quando chegamos ao aeroporto a primeira paragem é sempre um café.
                                O Ricoré é forte e lembro-me do meu tio trazer aos meus Pais, pois cá não havia (marca Nestlé).

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X