Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Comer carne na quaresma....

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #46
    Inserido Inicialmente por MJ*** Ver Mensagem
    Pois assim sou eu. Sou baptizada. Apenas isso
    Somos 2. Baptizada porque o meu avô tinha esse gosto. Nem casar pela igreja me casei.

    Comentar


    • #47
      Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
      Em relação a isso nunca esqueço o que o padre da minha paróquia disse na minha preparação para o crisma. Ele foi o primeiro a dizer que as igrejas físicas, os rituais e até o sacramento da confissão, são coisas pensadas por homens para homens. porque as pessoas são fracas e precisam de uma rede de apoio, precisam de um sítio onde ir, de outra pessoa que lhes diga que estão perdoadas... mas Deus está em todo o lado e ele até disse que se quisermos rezar na casa de banho podemos. Nós rimo-nos mas ele reforçou que o que conta é cumprimos os ensinamentos, rezarmos de coração, arrependermo-nos, conversarmos com Deus e irmos à missa, claro (mas lembro que a missa não tem de ser numa igreja), para meditar, ouvir a Palavra de Deus
      Eu acho-o um homem muito humilde e sábio. Concordo a 100% com ele
      Eu considero que se quero conversar com o meu deus, pode ser sim numa casa de banho, mas para ouvir a sua Palavra, as leituras, os rituais da Eucaristia (que não passa apenas pelas leituras, ao longo da eucaristia há momentos com significados diferentes), há que ser em comunidade, junto a outros cristãos, e para isso existem as Igrejas físicas. Há missas campais (escuteiros, grupos de jovens, etc) mas o local consagrado pela religiaão católica é a Igreja (física). Tudo junto faz um cristão e não apenas aquela frase "eu não preciso de ir à missa nem a uma Igreja". Pelo menos é o que eu acho.
      Pode-se depois não concordar, mas aí vai de cada um, de cada fé.
      Por exemplo, e pegando no tópico, acho as leituras do tempo de Quaresma extremamente pesadas. Os salmos responsoriais muito 'chatos', com palavras muito fortes. Como tenho um coro de crianças nas mãos, tento explicar um bocadinho das leituras que ouvirão na eucaristia daí a 1hora, mas por vezes é dificil pois lá está, são intensas. Mas, temos a sorte de ter um pároco que, na missa das crianças, desce do altar na homilia, e que fala com elas. Coloca as leituras de uma forma mais simples, para que as tais palavras pesadas não sejam pesadelos nas cabeças daqueles miudos.
      A essência está toda lá, mas é preciso ter sorte na pessoa (padre) que transmite.
      Ultima edição por wish; 06-03-2012, 13:58.

      Comentar


      • #48
        Inserido Inicialmente por Clara Sophie Ver Mensagem
        Eu não faço nada dessas coisas mas também não sou católica.
        O mesmo aqui deste lado E tanto como eu e como o meu filho, não somos baptizados (já que estão a falar nisso )
        Ultima edição por DianaD; 06-03-2012, 14:18.

        Comentar


        • #49
          Inserido Inicialmente por wish Ver Mensagem
          Deveria e é. O facto é que antigamente a carne era um luxo, coisa que nos nossos dias, como já disseram anteriormente, passou a ser mais acessível à maior parte das pessoas, ao invés do peixe que está cada vez mais caro.

          O peixe era considerado símbolo das águas da vida e da fecundidade. Grande ou pequeno, o peixe era visto como algo bom e positivo, sendo-lhe atribuído um saber e conhecimento especiais (Job 12,7-8). Deste modo, tornou-se por vezes símbolo de um deus criador e dador de vida.
          Na Bíblia o termo peixe aparece com relativa frequência (42 vezes no Antigo Testamento e 27 no Novo), muitas vezes com sentido simbólico: quando Jacob abençoa os filhos de José, Efraim e Manassés, usa um vocabulário da abundância relacionado com o significado profundo de "peixe". No episódio onde Jesus multiplicou peixe e pão, no episódio do pescador, onde Jesus manda o pescador lançar a rede e esta vem cheia de peixe, entre outros.
          É por este motivo que se pode comer peixe e não carne, o peixe tem uma conotação biblicamente simbólica.

          De resto estou de acordo com a wish. Eu rezo em casa, na rua onde der e tiver vontade, mas não deixo de ver a igreja como a casa de Deus, onde ouvimos a sua palavra. Deixar de ir à igreja, porque rezo em casa, para mim, é tipo deixar de ir visitar a minha mãe, porque falo com ela todos os dias ao telefone.... não sou aquela catolica de rezar todos os dias e ir à igreja todas as semanas, mas faço sempre que sinto necessidade, impressão minha (ou não) quando tenho a necessidade de ir à igreja e vou, saio de lá muito mais leve.

          PS- Sou batizada, fiz a 1ª comunhão, a profissão de fé, o crisma, e o matrimonio, para já é tudo




          Madrinha querida Caty80
          Madrilhada fofucha Julit

          Comentar


          • #50
            Vou entrar numa igreja, ouvir a palavra de Deus por uma pessoa qualquer que pede dinheiro aos mais necessitados para pregar meia dúzia de palavras ou entrar numa igreja cheia de preconceitos?

            "Somente a fé"

            Sou batizada, casei-me pela igreja mas tenho vergonha. Na altura ainda não tinha a visão que hoje tenho.


            Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

            Comentar


            • #51
              Os peixes são considerados simbólicos.
              Temos por exemplo o sermão do santo antónio aos peixes.

              Comentar


              • #52
                Inserido Inicialmente por Clara Sophie Ver Mensagem
                Vou entrar numa igreja, ouvir a palavra de Deus por uma pessoa qualquer que pede dinheiro aos mais necessitados para pregar meia dúzia de palavras ou entrar numa igreja cheia de preconceitos?

                "Somente a fé"

                Sou batizada, casei-me pela igreja mas tenho vergonha. Na altura ainda não tinha a visão que hoje tenho.
                Pois a questão é essa.
                Acredito que muita gente deixou de ir à igreja porque desacreditou na instituição. Eu cá não confio naquilo que a igreja católica representa.

                Comentar


                • #53
                  Inserido Inicialmente por IN_AND_OUT Ver Mensagem
                  Pois a questão é essa.
                  Acredito que muita gente deixou de ir à igreja porque desacreditou na instituição. Eu cá não confio naquilo que a igreja católica representa.
                  Pois aí é que está, daí eu dizer que raramente lá vou e só vou quando tem mesmo de ser, talvez porque o padre da paróquia não era bem o exemplo que deveria ser, e mesmo as pessoas que se diziam e dizem estar " a dirigir" aquela paróquia se é que entendem o que quero dizer, não me dão confiança nenhuma porque aquilo que pregam não é aquilo que praticam e os seus exemplos não são dos melhores mas são os primeiros a atirar a primeira pedra aos outros. Para isso eu falo com Ele e rezo onde eu quiser.

                  Comentar


                  • #54
                    Concordo com alguns pontos aqui descritos, há preconceito sim, há padres que precisam estar na prisão (pedófilia), há padres que não merecem a vestimenta que trazem, etc etc., mas há excepções. Há os bons e os maus profissionais. Além da vocação, o sacerdócio não deixa de ser uma profissão como outra qualquer.

                    Comentar


                    • #55
                      Inserido Inicialmente por Patricia&Melguinhas Ver Mensagem
                      Pois aí é que está, daí eu dizer que raramente lá vou e só vou quando tem mesmo de ser, talvez porque o padre da paróquia não era bem o exemplo que deveria ser, e mesmo as pessoas que se diziam e dizem estar " a dirigir" aquela paróquia se é que entendem o que quero dizer, não me dão confiança nenhuma porque aquilo que pregam não é aquilo que praticam e os seus exemplos não são dos melhores mas são os primeiros a atirar a primeira pedra aos outros. Para isso eu falo com Ele e rezo onde eu quiser.

                      Tu vais quando quiseres. A fé é entre ti e Deus, não entre ti, padres e Deus. Eu simplesmente deixei de ir e agora onde vou sinto-me realmente bem. Mesmo assim não vou sempre.
                      Para mim a Igreja não passa de um espaço fisico com grandes luxos e com um lado muito feio.


                      Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                      Comentar


                      • #56
                        Inserido Inicialmente por Clara Sophie Ver Mensagem
                        Tu vais quando quiseres. A fé é entre ti e Deus, não entre ti, padres e Deus. Eu simplesmente deixei de ir e agora onde vou sinto-me realmente bem. Mesmo assim não vou sempre.
                        Para mim a Igreja não passa de um espaço fisico com grandes luxos e com um lado muito feio.
                        Nem sempre, pois o meu padre até é bem apresentado. Se o visses na rua, nunca imaginarias que ele é sacerdote.

                        Comentar


                        • #57
                          Inserido Inicialmente por wish Ver Mensagem
                          Concordo com alguns pontos aqui descritos, há preconceito sim, há padres que precisam estar na prisão (pedófilia), há padres que não merecem a vestimenta que trazem, etc etc., mas há excepções. Há os bons e os maus profissionais. Além da vocação, o sacerdócio não deixa de ser uma profissão como outra qualquer.
                          Sim é verdade, eu concordo contigo mas nem todas as pessoas têm que ver a igreja como a casa de Deus. As pessoas não se podem sentir obrigadas a ir só porque têm fé em Deus.
                          Quem se sente bem, deve de continuar a ir e a praticar como acha melhor


                          Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                          Comentar


                          • #58
                            Inserido Inicialmente por wish Ver Mensagem
                            Nem sempre, pois o meu padre até é bem apresentado. Se o visses na rua, nunca imaginarias que ele é sacerdote.
                            LOOL na terra do meu pai o homem é novo e todo jeitoso. Acho que até é bom rapaz e muito acessível


                            Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                            Comentar


                            • #59
                              Inserido Inicialmente por Clara Sophie Ver Mensagem
                              Sim é verdade, eu concordo contigo mas nem todas as pessoas têm que ver a igreja como a casa de Deus. As pessoas não se podem sentir obrigadas a ir só porque têm fé em Deus.
                              Quem se sente bem, deve de continuar a ir e a praticar como acha melhor
                              Claro!
                              Eu não falava como obrigação. Referia-me a que a palavra na eucaristia, deveria complementar a tal fé. Ir por obrigação, mais vale ficar em casa e pegar na bíblia.

                              Comentar


                              • #60
                                Inserido Inicialmente por Clara Sophie Ver Mensagem
                                LOOL na terra do meu pai o homem é novo e todo jeitoso. Acho que até é bom rapaz e muito acessível
                                O da minha terrinha também é. Tem 30 e poucos anos, filho único, só teve 1 freguesia antes da nossa.
                                Coloca as lunetas de sol, casaco de cabedal, entra no seu mercedes azul 'sport coupe' lolllll (comprado em 2º mão, não fiquem já a dizer que a igreja é só luxos...lol) e quem o vir na rua nem sonha que é padre de 4 freguesias.

                                Já tivemos lá um, com +/- a mesma idade que muito mais convencional do que este. Em ideias, refiro-me.

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X