Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Dar ou não dar suplemento... preciso de um conselho.

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #61
    Quanto à introdução de suplementos sugeridos por médicos...
    Em Portugal ainda não se encaminha mães , como noutros países. Os médicos vêm as mães e os bebés semanalmente, regem-se unicamente por tabelas de percentil(desactualizadas) e usam essas tabelas quer para bebés amamentados, quer para bebés alimentados artificialmente.

    Já há centros de saúde com Conselheiras e pessoas com formação em Aleitamento MAterno, mas a maioria ainda não tem.

    Isto para dizer que um médico tem a obrigação de matar a fome do bebé, se este tiver fome. Tem a obrigação de se certificar que o bebé está a ter os cuidados básicos e um deles é alimento.
    Muitas mães ainda não procuram ajuda e deixam as coisas chegar a um ponto que minam toda a amamentação, que como muitas de nós já sabemos, começa com o nascimento do bebé. A maioria das mães ainda não prepara a amamentação com pessoas certificadas na área, e isso leva a que façam uma série de disparates que eu propria fiz aquando do meu primeiro filho. Hoje em dia, e principalmente neste forum já não há razões para que isso aconteça.

    O suplemento prescrito pelos médicos é para se certificarem de que o bebé não passa necessidades. Mas para isso estamos cá nós, que estamos disponíveis 24hrs/24hrs para os bebés e para as mães. Para as ajudarmos nas dúvidas, na produção de leite, nas inseguranças por forma a que cheguem a um consultório médico com um bebé saudável e correctamente alimentado.

    E depois também há médicos que claramente têm contrapartidas de marcas de leite adaptado, mas isso já é outra história e só lá vai quem quer.

    Quem realmente quer amamenta, ultrapassa dificuldades e pede ajuda...Porque problemas todas nós temos e pedir ajuda é um acto de coragem e não de fraqueza.

    Não tenho nada contra um médico me passar um suplemento desde que o meu bebé DE FACTO precise. O problema é que na maioria dos casos se encaminhassem as mães para pessoas que resolvem problemas de amamentação, poupavam a saúde dos bebés, a saúde das mães e o dinheiro na carteira.
    Um beijinho
    JB

    Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
    Madrinha de treinos : da *Fofinho*

    Comentar


    • #62
      E aproveito para te dizer mamã Carla que não tenho ingurgitamento mamário regularmente há muuuuito tempo. Amamento a minha filha há quase 14meses e tenho a minha produção perfeitamente regulada às necessidades dela desde o 1º ou 2º mês de vida.
      Ela pede, e eu produzo. Só sinto algum ingurgitamento se ela estiver dois ou três dias a mamar muito...e no 4º dia mamar menos...Aí sinto as maminhas cheias e ingurgitadas. Mas normalmente as minhas mamas só produzem o suficiente e mais não é preciso

      Quando a minha filha precisa de um pouco mais, ela vem à maminha e regula ela propria a produção.

      Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
      Madrinha de treinos : da *Fofinho*

      Comentar


      • #63
        Inserido Inicialmente por EliGee Ver Mensagem
        Falo com conhecimento de causa, Mb... muitas vezes não têm nenhum de especial que não o de tranquilizar mães inquietas ou apenas de se certificarem que o bébé evolui dentro do Percentil de nascença, não se entende muito bem porquê... há uma mania das percentis e graficos e tabelas que passou do Instituto Nacional de Estatística para o Ministério da Saúde!
        Se calhar... até acredito...
        eu nunca fui muito inquieta com isso... com sabes a Mb sempre foi uma rechonchuda mesmo tendo nascido com 36 semanas lol... as minhas preocupações eram (e são) outras...


        \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

        \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

        Comentar


        • #64
          Agora é que eu estive a ler para trás....
          Eu li bem, ou disseram que é possível produzir-se muito leite mas não ter muitos nutrientes....Mas ainda há pessoas com este nível tão baixo de informação?
          Isto preocupa-me de facto...É uma chatice estes foruns, passa-se este tipod e informação e perpetua-se a ignorancia nas pessoas, as inseguranças nas mães... o mito dos "leites fracos e maus..."

          Mas afinal de contas porque é que não chamam as conselheiras/facilitadoras para ajudar estas mães que preciam em vez de virem dar informações erradas às mulheres que tanto precisam?!?!?!?!

          Ninguém é obrigado a querer amamentar, mas há uma responsabilidade na qualidade de informação passada..e se esta mãe está com problemas este tópico não devia ser usado para mesquinhices...para isso há outros tópicos ali ao lado bem bons para esse fim.

          Ou bem que ajudam, ou bem que vão fazer formação na área para pelo menos passarem informação correcta.

          O leite materno tem SEMPRE todos os nutrientes necessários, mesmo em caso de DOENÇA...A não ser que a mãe tenha um cancro, e tenha que fazer quimioterapias e radioterapias, de resto se Mulheres desnutridas dão de mamar qualquer mulher neste país salvo as que têm que fazer tratamentos que eu descrevi acima podem dar de mamar e têm o leite indicado para os seus filhos.

          MAs que raio de informação passada é esta?

          Sugiro que comprem bibliografia credível e façam trabalho de casa antes de virem minar uma mãe que DE FACTO quer amamentar.
          Sugiro para começar O Manual práctico de Aleitamento Materno de CArlos González. E ler e reler as recomendações da OMS também é boa ideia e fazer workshops e cursos também não fazia mal nenhum...

          Ou então a melhor forma de ajudar as mães é encaminhá-las para quem se dispõe a fazer tudo o que referi acima.

          Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
          Madrinha de treinos : da *Fofinho*

          Comentar


          • #65
            Jo&Xande&Babs

            Gostei muito de te ler. Sem dúvida uma visão equilibrada. Parabéns!


            \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

            \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

            Comentar


            • #66
              Tábita, se não leste nenhum estudo que diz que o leite materno é SEMPRE o leite indicado para bebés até aos 24meses de idade manda-me o teu email que eu dou-te o estudo para leres. Salvo as excepções que leste no meu post anterior e posso dizer-te que se começa agora a estudar o caso de Mães seropositivas.
              Relembro também que a introdução de suplemento vem em 4º lugar nas recomendações que são baseadas em estudos feitos e em evidências cientificas, e qualquer um dos 10 Consultores de Lactação te pode dar informação mais clarificada sobre este assunto.

              O papel das conselheiras e das Facilitadores é apenas ajudar as mães a resolverem problemas...mas faz confusão este tipo de declarações quando elas estão mais que estudadas, comprovadas...e continua-se a passar informação errada. Caramba, assim fica dificil trabalhar! Como é que vocês querem ajudar mães se vocês proprias cedem perante informações que estão erradas? Porque é que não fazem formações e Workshops para poderem intervir de forma eficaz??

              Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
              Madrinha de treinos : da *Fofinho*

              Comentar


              • #67
                Carla, desculpa mais uma vez a insistência, mas o teu tópico fez-me reviver emoções...

                Hoje, analisando friamente e à distância de 3 anos (quase quatro!) acho que poderá existir um dado muito importante para ajudar a discernir quando desistir da amamentação. Quando olho para trás e relaciono o que vivi com experiências de outras mamãs que por aqui li que acabaram introduzindo sem alternativa o LA, percebo que nunca deveria tê-lo feito pelo seguinte: os únicos dias em que verdadeiramente a minha vida parecia um inferno de tristeza e incerteza eram os das malditas pesagens no CS... nos primeiros 2 meses e meio de vida, tudo o que sentia era uma felicidade perfeita. Somente comprometida com as pesagens e o maldito grafico de percentis de peso.

                Antes de sair para o CS de manhã, por exemplo, amamentava-a e sentia uma felicidade plena, uma sensação de plenitude e de dever cumprido. O soninho delicioso em que caía logo depois... hum... que maravilha! Depois regressava de lá, das conversas com as enfermeiras e a médica de família e ligava aflita ao pediatra que me tranquilizava com o pedido de esperar mais uma semana..., (passaram-se 3 semanas sensivelmente). O resto do dia era vivido em angustia, tudo parecia correr mal, mesmo sendo que ela mamava, dormia, fazia xixi e cócó e estava abosolutamente desperta nos acordares. Mas EU não me sentia bem.

                Eu nunca vivi um inferno de dores, mastites, bébés permamentemente agitados ou demasiado apáticos, doenças graves, a minha filha nunca perdeu peso apesar de ganhar pouco, não passei dias seguidos de angústia, desespero e medo, como tantos relatos que aqui li. A minha vida só era sofrimento nos dias de pesar a bébé! Por isso acho mesmo que OPTEI MAL. Por isso e porque avançar no tempo me permitiu saber que a minha não ganhou mais peso por estar a LA... mas isso só se pode saber depois, né?

                Acho que é mesmo este o tal limite de bom-senso que se acaba por impor às mães que têm dúvidas.


                um beijinho!

                Comentar


                • #68
                  Só quero adicionar isto: não ataquem directamente os médicos, afirmando que recebem contrapartidas qdo prescrevem os leites, isso não é verdade. Pois, por lei é proibido fazer marketing de leites de inicio e jamais um médico iria prescrever leites de inicio sem serem necessários. Nos congressos de pediatria há quase sempre coloquios sobre amamentação e o seu incentivo, não julguem os profissionais de saúde sem saber. Existem imenos workshops sobre amamentação dirigidos a estes profissionais de saúde.

                  Trabalho nesta área ha muitos anos e até hoje n conheci nenhum pediatra que n incentivasse a amamentação sempre em exclusivo até aos 6 meses, muitas vezes há necessidade de dar suplemento mas smp com regra.

                  Qto as tabelas de percentis, concordo que não são adequadas e deviam ser revistas, sou contra aos percentis, cada bebe tem o seu desenvolvimento e é verdade que um bebe com leite artificial tem tendência a ser "mais pesado" do que um amamentado, daí que o meu pediatra nunca se rege por percentis nem pela curva do livrinho rosa.

                  Desde que o bebé esteja bem e que a mamã queira continuar, deve sim procurar apoio para o fazer.

                  Comentar


                  • #69
                    Olá Carla!!!

                    Eu tive a Joana a 8 meses! Ela nasceu grandinha.. 3300g e 49cm! Na consulta do 1.º mês tinha aumentado apenas 1kilo o que dava em média 250g p/semana! No CS acharam que era pouco e então recomendaram LA como suplemento.

                    Fiquei baralhada na altura e falei com a Jo&Xande&Babs que após me fazer alguns perguntas de despiste, axou que não havia necessidade de LA e que o peso dela estava de acordo com a tabela da OMS!

                    Certo é que a Joana mamou em exclusivo até aos 5meses e 1 semana, depois fui gradualmente introduzindo os sólidos.

                    O meu conselho: Oferece mama à demanda! Se tens duvidas em relação ao peso da menina para ficares mais descansada pesa-a passado 1 semana, mas a meu ver a balança é o grande "senão" na amamentação. Liga para uma das CAM'S.

                    Com isto tudo a Joana ainda mama, muito menos claro, mas pelo menos 2 mamadas por dia!

                    Bjinhos

                    Comentar


                    • #70
                      Sim eu também não ligo muito a percentis....no entanto faço questão de os ter actualizados, ou seja não olho para o que constam nos boletins de saúde dos bebés. Olho para os que tenho da OMS . Neste momento não faço ideia do peso e do tamanho da minha filha. Sei que está saudável e vai à consulta dos 15meses.

                      No entanto de inicio é bom mantermos um olho enquanto a amamentação não está estabelecida, convém manter um olho na urina, nas fezes, no peso e no estado geral do bebé. Perceber os indicadores de que está a receber o leite que precisa, seja durante a mamada, seja nos intervalos.

                      Isto é bem melhor do que qualquer percentil, e é isto que as mães deviam ser ensinadas a fazer. Devem ser ensinadas a ver se o bebé está a pegar bem no peito, se está a receber leite (porque estas duas coisas são diferentes), os sinais da deglutição do leite e o estado geral acima descrito. Isto é que é importante e se aprenderem isto o resto vem por acréscimo

                      Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                      Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                      Comentar


                      • #71
                        Posh...Não sei exactamente em que área trabalhas...por lei é proibido mas ainda não há entidade reguladora e se trabalhas na área devias saber disto...Há quem abuse sim, há queixas apresentadas por escrito esituações que estão a ser apreciadas.
                        Há muita coisa a mudar, é facil proibir para depois não haver quem aplique castigos à altura de quem não cumpre.

                        Quanto a recomendar a amamentação exclusiva até aos 6meses...errado novamente. No meu primeiro filho ( Há 5anos ) e nesta bebé ( nascida há um ano) na consulta dos 4meses no Centro de Saúde da minha área de residência (posso dar nomes de médicos e enfermeiros de saúde infantil) não só me recomendam a introdução de alimentos como me recomendam também dar papas lácteas a bebés amamentados.

                        Ao passo que no Centro de Saúde com quem eu desenvolvo trabalho já há panfletos de introdução da Alimentação Complementar para bebés à mama a partir dos 6meses. Feitos especificamente para estes bebés.

                        A teoria é muito bonita...mas na prática as coisas não funcionam..Ainda.

                        Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                        Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                        Comentar


                        • #72
                          Existem multas sim! E qtos laboratórios ja pisaram a linha e pagaram bem caro..?!.. de ha 2/3 anos p cá as coisas têm-se vindo a alterar...
                          A parte dos 6 meses exclusivo pq será ai q começa a diversificação alimentar.
                          Papas la a amamentados??... pois, esse é outro gde erro cometido..

                          Comentar


                          • #73
                            Inserido Inicialmente por EliGee Ver Mensagem
                            Carla, desculpa mais uma vez a insistência, mas o teu tópico fez-me reviver emoções...

                            Hoje, analisando friamente e à distância de 3 anos (quase quatro!) acho que poderá existir um dado muito importante para ajudar a discernir quando desistir da amamentação. Quando olho para trás e relaciono o que vivi com experiências de outras mamãs que por aqui li que acabaram introduzindo sem alternativa o LA, percebo que nunca deveria tê-lo feito pelo seguinte: os únicos dias em que verdadeiramente a minha vida parecia um inferno de tristeza e incerteza eram os das malditas pesagens no CS... nos primeiros 2 meses e meio de vida, tudo o que sentia era uma felicidade perfeita. Somente comprometida com as pesagens e o maldito grafico de percentis de peso.

                            Antes de sair para o CS de manhã, por exemplo, amamentava-a e sentia uma felicidade plena, uma sensação de plenitude e de dever cumprido. O soninho delicioso em que caía logo depois... hum... que maravilha! Depois regressava de lá, das conversas com as enfermeiras e a médica de família e ligava aflita ao pediatra que me tranquilizava com o pedido de esperar mais uma semana..., (passaram-se 3 semanas sensivelmente). O resto do dia era vivido em angustia, tudo parecia correr mal, mesmo sendo que ela mamava, dormia, fazia xixi e cócó e estava abosolutamente desperta nos acordares. Mas EU não me sentia bem.

                            Eu nunca vivi um inferno de dores, mastites, bébés permamentemente agitados ou demasiado apáticos, doenças graves, a minha filha nunca perdeu peso apesar de ganhar pouco, não passei dias seguidos de angústia, desespero e medo, como tantos relatos que aqui li. A minha vida só era sofrimento nos dias de pesar a bébé! Por isso acho mesmo que OPTEI MAL. Por isso e porque avançar no tempo me permitiu saber que a minha não ganhou mais peso por estar a LA... mas isso só se pode saber depois, né?

                            Acho que é mesmo este o tal limite de bom-senso que se acaba por impor às mães que têm dúvidas.


                            um beijinho!
                            Eligee com as pressões que existem à volta das mães o normal é que façam opções assim. Identifico-me com o teu post, passei mal também com o meu primeiro filho, qual burro com palas nos olhos, a "dar de mamar às cegas" e a pedir ajuda nos sítios errados às pessoas erradas..Minei a minha amamentação lentamente. O que está feito, feito está e sem dúvida que hoje em dia o faria de forma totalemten diferente.
                            É um menino aos meus olhos Perfeito? Claro que é! Inteligente e saudável...Mas é natural que, como Mãe , queira sempre o mais saudável para os meus filhos. E se era possível e por ignorancia minha não o fiz, é natural ficar zangada.

                            Ainda para mais com a informação que tenho hoje em dia...Imaginas o que foi para mim aperceber-me que falhei na nutrição inicial do meu filho apenas por não ter tido o contacto certo?
                            O que está feito, feito está, e o meu filho irá sempre ser PErfeito aos meus Olhos. MAs máquina do tempo houvesse e tinha-o amamentado e nutrido de outra forma, sem sombra de dúvida

                            Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                            Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                            Comentar


                            • #74
                              Inserido Inicialmente por Posh Ver Mensagem
                              Existem multas sim! E qtos laboratórios ja pisaram a linha e pagaram bem caro..?!.. de ha 2/3 anos p cá as coisas têm-se vindo a alterar...
                              A parte dos 6 meses exclusivo pq será ai q começa a diversificação alimentar.
                              Papas la a amamentados??... pois, esse é outro gde erro cometido..
                              Olha estás a dar-me uma novidade que terei em conta de futuro. Noto mais este tipode problemas nos consultórios privados, no público não tira cartazes de publicidade mas passa um corrector em cima das marcas de leite adaptado e das frases publicitárias, mantendo os cartazes no sítio e percebe-se de caras que é publicidade a suplementos (o que eu continuo a achar que devia ir tudo para o lixo soz o conceito de que uma imagem vale mil palavras)

                              Quanto à introdução da Alimentação Complementar, aqui na minha zona (Sintra) a GRANDE maioria das mães na consulta dos 3/4meses leva os panfletos para casa....Se hoje tiver tempo até digitalizo um que guardei para corrigir.... Está lá escrito Preto no Branco que as refeições de sólidos substituem as refeições de leite....certo para bebés a LA, errado para bebés amamentados.

                              Isto entre outras coisas..... Há ainda tanto para mudar...

                              Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                              Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                              Comentar


                              • #75
                                Aconselham a div alim aos 4 meses p bebes amamentados?

                                Vou-te deixar aqui esta "entrevista" ao Dr sergio cunha velho, nutricionista pediatrico que muitas vezes é referência aqui pelo norte para a comunidade médica, se poderes lê e diz a tua opinião..
                                Ultima edição por Posh; 04-05-2011, 16:27.

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X