Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Tertúlia das Cerejas

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE: Tertúlia das Cerejas

    Esta é a paróquia onde resido, e este padre durante muito tempo foi para mim um amigo. Posso dizer que quando antes do meu filho morrer na maternidade ele no seu dia de folga deslocou-se a Coimbra para me dar apoio e baptizar o meu filho.

    Mas já à algum tempo sinto que ele só é amigo das pessoas enquanto estas também lhe são úteis, ou trabalhando na igreja ou dando dinheiro para as obra megalómanas que ele vai fazendo. A paróquia está endividada, devido às obras que ele quis fazer. Todas as obras que ele decide fazer são de um luxo extraordinário.



    E cada vez me afasto mais de uma igreja onde não me identifico.




    Comentar


    • RE: Tertúlia das Cerejas

      tguia (26-08-2010)

      No meu caso é um pouco diferente do vosso, por vezes a "guerra" é comprar algo, porque depois de decidido que vamos comprar algo, sou eu que escolho tudo. Felizmente tudo o que tenho em casa foi escolhido por mim, agora o problema é que eu já trocava algumas coisas, e isso sim para o meu marido é inútil. Enquanto aquelas não estiverem estragadas dão muito bem.




      E isso não dá, por vezes, origem a argumentos deste género: "Não presta? foste tu que escolheste", "foste gastar dinheiro numa coisa q não vale nada", "isto serve para quê?" Conheço, por terceiros, conversas destas.





      Eligee, quem nos ler pensa, com toda a certeza (e eu não posso censurar), que somos 2 dondocas q fazemos uma tempestada num copo de água, com coisas tão básicas como móveis. Na verdade, não é bem isto, a questão vai muito mais além, mas torna-se difícil de explicar com conceitos menos concretos.

      Comentar


      • RE: Tertúlia das Cerejas

        Caalex (26-08-2010)
        tguia (26-08-2010)

        No meu caso é um pouco diferente do vosso, por vezes a "guerra" é comprar algo, porque depois de decidido que vamos comprar algo, sou eu que escolho tudo. Felizmente tudo o que tenho em casa foi escolhido por mim, agora o problema é que eu já trocava algumas coisas, e isso sim para o meu marido é inútil. Enquanto aquelas não estiverem estragadas dão muito bem.


        E isso não dá, por vezes, origem a argumentos deste género: "Não presta? foste tu que escolheste", "foste gastar dinheiro numa coisa q não vale nada", "isto serve para quê?" Conheço, por terceiros, conversas destas.



        Eligee, quem nos ler pensa, com toda a certeza (e eu não posso censurar), que somos 2 dondocas q fazemos uma tempestada num copo de água, com coisas tão básicas como móveis. Na verdade, não é bem isto, a questão vai muito mais além, mas torna-se difícil de explicar com conceitos menos concretos.


        Sim, eu sei. Para exemplificar com conceitos concretos, no meu caso, teria de falar dos sentimentos, posições, posturas e ideias de algumas pessoas que me rodeiam, e também não me apetece falar disso aqui. Não acho justo, afinal são de outras pessoas (pais, marido, sogros, amigos, etc., e tal...). No fundo o que está em causa é ser um bocadinho conciliadora demais das vontades e sentimentos e opiniões das pessoas de quem gosto para tentar levar a vida da melhor maneira (menos conflituosa? sei lá...) e isso na maioria das vezes não tem nada que ver com adquirir isto ou aquilo, ou escolher esta ou aquela opção... quem me dera... :ermm:



        Enfim... também não sei se sei explicar melhor...

        Comentar


        • RE: Tertúlia das Cerejas

          tguia (26-08-2010)

          E cada vez me afasto mais de uma igreja onde não me identifico.


          Igreja (instituição) ou igreja (paróquia)?



          Eu, apesar de tudo, não arriscaria dizer que é tudo igual... conheci padres fantásticos, seres humanos incrívelmente bondosos e que lamento apenas estarem ao serviço de uma Igreja e não do seu proprio espírito de missão... sem essas correntes, poderiam ter sido muito mais importantes para muito mais pessoas! Mas olha, lá estavam nas suas paróquias a serem bons padres... por isso sei que existem pessoas que te podem voltar a reaproximar da Igreja!



          a menos que não queiras e já não vejas muito o sentidono nisso... eu acho que se for o caso, o afastamento será mesmo inevitável...

          Comentar


          • RE: Tertúlia das Cerejas

            Bom dia Cerejal!



            Caalex: já passou?

            Comentar


            • RE: Tertúlia das Cerejas

              laranja (26-08-2010)Olá, meninas!

              Como vão? Já vi que a tertúlia voltou a animar! Como é da praxe, tenho-vos lido, de vez em quando, em silêncio.

              Nós estamos óptimos, as nossas férias é que já acabaram, assim como as férias das férias que foram mesmo uma cereja no topo, para descansar (sem filhos). No entanto, vou-vos ser sincera: continuamos um bocadinho implicativos um com ou outro (eu é que felizmente consegui encher o depósito da paciência), o meu marido cobra muito o que faço ou deixo de fazer, anda pouco tolerante. Já conversamos, não é que haja uma causa...são fases. Acreditam que acho que pode bem ser a nossa adaptação (reajuste) à autonomia dos filhos? Tem lógica? Este foi primeiro ano em que os sinto, a todos, realmente crescidos e nestas férias passaram imenso tempo fora - não todos de uma vez, mas as rotinas mudam muito.

              Eles ainda estão a a queimar os últimos cartuchos mas já tenho as listas enormes do material escolar e livros. Que facada no orçamento de setembro!

              Nem me falem em escolher tudo. Cá em casa só não passa pelo meu carimbo aquilo de que eu não percebo nada :P Eu até gosto desta confiança que depositam em mim mas uma pessoa satura. Até ele me chama a perguntar se eu acho bem aquela camisa! Pfff. Mães!!!!!

              Bom, para que conste:

              tive uma adolescência muito normal,

              sem botas estranhas e

              sem preferência por qualquer cor,

              ainda não havia Zara e...

              sim, já estou perto da menopausa! Socorro!

              (perto de entrar nos -enta, vejam só)

              Beijinho para todas, espero passar mais vezes.
              Laranjola, bem aparecida!!!!!!!

              Tenho saudades de te ler. Aparece mais vezes!

              Não sei bem porquê, mas faz muito sentido - para mim - a tua própria justificação aos teus "arrufos"... Terá sido o teres deixado de estar tão absorvida pelas rotinas diárias, o eles estarem a ficar mais autónomos o que faz com que consiga "olhar para o lado"... Não sei, a mim fez sentido. Mas seguramente que é uma fase que vai passar. Logo, logo, estás na fase do "voltar a namorar muuiiiittooo" (ou mais)

              Pois é, para quem tem filhotes na escola Setembro deve ser o mês mais doloroso, financeiramente falando. Aidna por cima quando tens 4!!!! (gostava tanto de ter esses filhos todos...)

              Sobre os "enta", dou por mim a pensar - pouco, mas penso - que na puberdade achava que quem tinha mais de 30 era velho... Oh santa ignorância...

              Beijoca grande para ti!

              Comentar


              • RE: Tertúlia das Cerejas

                Caalex (26-08-2010)Bom dia Cerejal!

                A Je hoje já está de muito melhor humor do que ontem de manhã. Acho que há coisas que ficarem um pouco confusas:

                Lanuga, todos nós somos um pouco people pleaser, eu reconheço que sou mas sou apenas para com as pessoas de quem gosto e que se preocupam comigo e que também me people-plesam. Não sou para as pessoas que nada me dizem, de quem não gosto lá muito (na verdade, acho que não há ninguém de que não goste mesmo nada) e muito menos para quem apenas se quer aproveitar de mim. E acho que é aqui que tem de se traçar uma barreira entre um people pleaser saudável e outra já um pouco descontrolado.
                Ena, que bom que estamos mais bem dispostas!!! As miúdas choraram hoje?

                Gostei do "people-pleasam"...

                Comentar


                • RE: Tertúlia das Cerejas

                  Olha, Caalex, vou aproveitar a tua deixa e exemplificar a minha situação concreta com uma das situações que mais recentemente me deixaram inquieta... (este exemplo acho que posso dar):



                  Eu e o H. conhecemos há muitos anos um casal. O H. teve uma vez (ou mais) uma pega com o rapaz (ainda eramos todos apenas namorados!) e nunca mais se deu com ele. Eu continuei amiga da rapariga, de quem gosto bastante. Depois que a Filipa nasceu (eles têm uma menina 6 meses mais velha que a F.) afastámos-nos muito (encontros casuais apenas): deixamos de frequentar os mesmos sítios, de combinar encontros, apesar de eles terem estado presentes na festa do 1º aniversário da F., a contragosto do H.. Ela passou muito mal entretanto. Ele esteve desempregado, ela viu-se a braços com uma depressão que se foi instalando... Há coisa de 1 mês e tal, reencontramos-nos num jantar de amigos comuns e combinámos que ela passaria a ir ao jantar de gaijas que faço todos os meses com as minhas amigas (amigas comuns) e assim foi!



                  Na vespera da festa de aniversário da F. fomos jantar (eramos apenas 3) e eu vi-me confrontada com uma grande vontade de os convidar (por ela -ela precisa de distrair-se -, pela filhota dela que eu adoro!) mas não fui capaz, porque me antecipei à vontade do H., não queria arranjar mais cansaços mentais porque as 2 festas já foram um stress para mim organizar... Mas acho que fiz mal. E o problema maior é eu assumir as coisas sozinha (neste caso o convite deste casal), porque o simples facto de as partilhar com o H. já seria um factor de stress por si só, independentemente da decisão/resultado: convidar/aparecerem ou não.



                  Agora... deiem-me na cabeça que eu mereço. Devia ter convidado, não era?

                  Comentar


                  • RE: Tertúlia das Cerejas

                    Caalex (26-08-2010)Ah! Não me esqueci da foto. Mas tal como desconfiava, a digitalização ficou uma valente porcaria - a foto é velhota e a qualidade não é grande coisa, mesmo a olho nú.

                    Mas imaginem uma menina de 1 m, vestida com 1 saía de corpo de bombazine (suponho) azul-marinho, com uma camisola de gola alta vermelha, umas meias (collants para as cerejas do sul) vermelhas e um casaco de napa (?) a bater pela anca tb. vermelho. Imaginem só o toque final? umas botarras castanhas c/ cordões - ah, pois é jamais teriam autoridade para criticar - anos mais tarde - as botas de tropa (que não eram mesmo da tropa).
                    :rofll: :rofll: :rofll: :rofll: :rofll:

                    É no que dão as influencias do mano!

                    Comentar


                    • RE: Tertúlia das Cerejas

                      EliGee (26-08-2010)Olha, Caalex, vou aproveitar a tua deixa e exemplificar a minha situação concreta com uma das situações que mais recentemente me deixaram inquieta... (este exemplo acho que posso dar):







                      Eu e o H. conhecemos há muitos anos um casal. O H. teve uma vez (ou mais) uma pega com o rapaz (ainda eramos todos apenas namorados!) e nunca mais se deu com ele. Eu continuei amiga da rapariga, de quem gosto bastante. Depois que a Filipa nasceu (eles têm uma menina 6 meses mais velha que a F.) afastámos-nos muito (encontros casuais apenas): deixamos de frequentar os mesmos sítios, de combinar encontros, apesar de eles terem estado presentes na festa do 1º aniversário da F., a contragosto do H.. Ela passou muito mal entretanto. Ele esteve desempregado, ela viu-se a braços com uma depressão que se foi instalando... Há coisa de 1 mês e tal, reencontramos-nos num jantar de amigos comuns e combinámos que ela passaria a ir ao jantar de gaijas que faço todos os meses com as minhas amigas (amigas comuns) e assim foi!







                      Na vespera da festa de aniversário da F. fomos jantar (eramos apenas 3) e eu vi-me confrontada com uma grande vontade de os convidar (por ela -ela precisa de distrair-se -, pela filhota dela que eu adoro!) mas não fui capaz, porque me antecipei à vontade do H., não queria arranjar mais cansaços mentais porque as 2 festas já foram um stress para mim organizar... Mas acho que fiz mal. E o problema maior é eu assumir as coisas sozinha (neste caso o convite deste casal), porque o simples facto de as partilhar com o H. já seria um factor de stress por si só, independentemente da decisão/resultado: convidar/aparecerem ou não.







                      Agora... deiem-me na cabeça que eu mereço. Devia ter convidado, não era?


                      Eu percebo o que sentes, digo-te que no meu caso provavelmente quando o teu marido se afastou do amigo também me teria afastado dela, exactamente para evitar esses cansaços mentais.

                      Agora tendo continuado a dar-me com ela, provavelmente teria-os convidados.

                      Digo provavelmente, porque é muito fácil falar quando se está de fora, mas quando as situações são connosco é a história já é outra.




                      Comentar


                      • RE: Tertúlia das Cerejas

                        Após uma troca de sms com o padre em questão ainda fico mais irritada.

                        Alegou que não sabia nada, então disse-lhe o que se tinha passado. Pensei que me iria pedir desculpa pelo sucedido, mas não diz-me para não me importar pois a pessoa que veio falar comigo é muito brusca. E eu com isso? Se a pessoa não tem modos, aprenda a ter.




                        Comentar


                        • RE: Tertúlia das Cerejas

                          tguia (26-08-2010)Bom dia cerejinhas

                          Ontem senti-me muito mal. Fui ao funeral da minha amiga, e como a minha mãe também queria ir tive de leva os meus filhos. O padre é muito intransigente com o barulho das crianças, e ao menor sinal de barulho do Martim saí para a rua. Estava num sítio que conseguia ouvir a missa, e o Martim podia andar a brincar calmamente sem incomodar ninguém.

                          Estavamos à uns 5 minutos nesta situação, vem um senhor responsável pela igreja mandar-nos retirar, pois o padre não podia continuar a eucaristia devido ao barulho que o meu filho fazia na rua, ora estando ele calado e sentado num banco a brincar com uma garrafa de água, o que é que incomodava o padre. O senhor falou-me com uma arrogância, eu argumentei e disse que o meu filho estava calado, mas o senhor não quis saber e continou a falar-nos muito mal.

                          Fiquei muito triste, pois tive de me ir embora. Não pode dizer o último adeus a uma amiga.

                          Que igreja é esta que não tolera crianças?

                          Onde está a igreja de Jesus que dizia: "deixai vir a mim as criancinhas".

                          Eu não gosto de levar os meus filhos a um funeral, aliás acho que foi a 1ª vez.

                          Ontem por respeito à falecida e à familia retirei-me, mas como não sou de me calar hoje mandei SMs ao padre a pedir desculpa pelo incomodo que o meu filho na rua e caldo lhe causaram, e que lamentava a forma como tinha sido tratada à porta de casa de Deus.

                          Talvez para vocês não possam perceber a minha indignação. mas eu fui catequista muitos anos, pertenci ao grupo coral. Após o nascimento dos meus filho tive de me afastar, exactamente porque o padre não tolera o mínimo barulho feito por uma criança.

                          Desculpem o desabafo, mas senti-me muito mal.
                          Tguia, compreendo o que sentes, a indignação, a tristeza

                          Também fui catequista, durante a minha infância ia todo o santo domingo à missa.

                          Depois da puberdade, comecei a desligar-me da igreja. Hoje em dia não frequento e não acredito na Instituição. Acredito que há uma força maior (não sei se Deus ou um anjo, whatever).

                          Curiosamente ainda esta manhã falava com um amigo sobre a hipocrisia da igreja e deparo-me agora com o teu post...

                          O "deixai vir a mim as criancinhas", a tolerância, o amor... todas essas merd@s que apregoam à boca cheia é só teoria... está lá escrito na bíblia...

                          Lamento que já não bastou perderes a amiga, teres sido sujeita à estupidez das pessoas

                          Beijinho para ti

                          Comentar


                          • RE: Tertúlia das Cerejas

                            Bom dia, cerejinhas!



                            Tguia, que situação chata... Esse padre não me parece lá muito bom cristão...

                            Sinto muito que num momento tão triste ainda tenhas mais isto a moer-te...



                            Eli, não vou nada dar-te na cabeça! Mas deixo aqui uma pergunta, essas atitudes não serão as correctas a tomar quando se vive uma vida a dois?

                            Esse teu cuidado com as emoções do + que tudo não é que que esperamos, enquanto mulheres, que eles tenham tb connosco?

                            No teu lugar tomaria a mesma atitude, mas é claro que percebo a dualidade!!!



                            Caalex, sabes que entendo o que dizes mas tb para mim não é fácil explicar-me... Sei lá, às vezes as coisas só são complicadas para nós!

                            Nisso, os homens levam vantagem, eles são como aquela rede de telemóveis: USO, DESCOMPLICADO!!!:P


                            Comentar


                            • RE: Tertúlia das Cerejas

                              EliGee (26-08-2010)

                              Agora... deiem-me na cabeça que eu mereço. Devia ter convidado, não era?
                              Nop, amiga... não dou! Se não também tinha de me dar a mim. Eu faria exactamente a mesma coisa... E depois ficava-me a remoer...

                              Comentar


                              • RE: Tertúlia das Cerejas

                                susana_r_s (26-08-2010)Bom dia, cerejinhas!















                                Tguia, que situação chata... Esse padre não me parece lá muito bom cristão...







                                Sinto muito que num momento tão triste ainda tenhas mais isto a moer-te...















                                Eli, não vou nada dar-te na cabeça! Mas deixo aqui uma pergunta, essas atitudes não serão as correctas a tomar quando se vive uma vida a dois?







                                Esse teu cuidado com as emoções do + que tudo não é que que esperamos, enquanto mulheres, que eles tenham tb connosco?







                                No teu lugar tomaria a mesma atitude, mas é claro que percebo a dualidade!!!















                                Caalex, sabes que entendo o que dizes mas tb para mim não é fácil explicar-me... Sei lá, às vezes as coisas só são complicadas para nós!







                                Nisso, os homens levam vantagem, eles são como aquela rede de telemóveis: USO, DESCOMPLICADO!!!:P








                                :rofll::rofll::rofll::rofll::rofll:







                                Concordo contido quando dizes que por vezes fazemos com os nossos companheiros aquilo que esperamos que façam connosco. Agora usando as palavras do padre no dia do meu casamento, ele dizia que naquele dia a nossa preocupação não deveria ser se a festa ia correr bem, ou outro tipo de pensamentos superfulo, mas sim se conseguiríamos fazer o outro feliz.




                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X