Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Tertúlia das Cerejas

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE: Tertúlia das Cerejas

    Flor-Martim (15-09-2010)Obrigada meninas pelas palavras este tema do Martim tem sido mt falado nas consultas







    Eu sinto-me culpada por todo o sofrimento do Martim, sinto-me culpada por ele ter nascido prematuro



    Como ele nasceu prematuro e mesmo n ter sido necessario ele ir para a incubadora tinha de ser picado de 6 em 6 horas. desde que ele nasceu de tudo fiz para que ele não chorasse e piorou depois no internamento em Março quando pensavam que ele tinha meningite, vi o quanto o Martim sofreu, a Lombalgia (acho que é assim que se diz) o estado em que ele ficou depois desse exame, a carinha cheia de pintas de sangue, de tanta força que fez.



    Nessa semana todos os dias punha uma cateter novo pois o tratamento era mt forte para as veias tão frageis (ultimo dia foram para os pezinhos)







    essas imagens infelizmente não me sabem da cabeça e sempre que vejo o Martim a chorar voltam-me á memoria, sei que é choro diferente mas não consigo


    Tens de encarar o choro do Martim como uma forma de comunicar, até aqui ele ainda não fala e para mostrar a sua insatisfação tem de se expressar de alguma forma.

    Até mesmo nos tratamentos médicos eles por vezes choram não de dor, mas de se sentir só incomodados, mas é a forma de eles mostrarem o seu descontentamento.



    Por exemplo o meu Martim já teve imensas bronquiolites, já fomos muitas vezes fazer aeróssois com oxigénio ao hospital, aquilo não dói nada, mas não imaginas o que ele e os outros meninos que lá estam berram (sim porque aqui por vezes já não é choro). Claro que me custa imenso ver o meu filho assim, mas sei que depois do tratamento ele irá ficar mais aliviado. Claro que vou tentando brincar com ele, canto para ele para tentar acalmá-lo até porque se ele chorar muito o efeito do aerossol é menor, mas penso sempre no efeito final.



    Quando te sentes incomodada com algo tu dizes, ele simplesmente chora.






    Comentar


    • RE: Tertúlia das Cerejas



      Flor-Martin,



      O meu filho não nasceu prematuro mas esteve uma semana internado logo a seguir a ter nascido e possivelmente o que lhe aconteceu poderá ter sido originado por situações dolorosas que ocorreram durante a gravidez. Poderá, não tenho provas disso.

      Tb teve de ser picado de 3 em 3 horas e análises diárias. Não foi nada fácil, mas embora pense nisso e até por vezes me cheguem as lágrimas, penso que é passado, que agora está bem e não posso mudar o passado.

      Por vezes temos de ser um bocadinho "frios". Pensa que se não quiser comer tb vais forçar para que coma, se se colocar num lugar de perigo vais ter de o obrigar a sair, se tiver de levar vacinas tb as leva. Há coisas que são necessárias e não és má nem ele vai gostar menos de ti por o fazeres chorar (ele apenas se sente desconfortável ou contrariado e é a forma que tem de se manifestar). Na verdade eu acho mesmo que os miúdos gostam mais das pessoas que lhes impõem regras.



      Eu tb sou de opinião que eles sentem a nossa tristeza, insegurança. Por exemplo ao adormecer o meu filho sinto que lhe custa mais a adormecer se eu estiver menos bem.



      Sem stress vais ver que resolves o assunto


      Comentar


      • RE: Tertúlia das Cerejas

        Bom dia Cerejas!



        A desertora veio dar uma espreitadela!



        Flor: foi muito sofrimento e demora a passar as lembranças.... força! :smooch:



        Tguia: deliciosa essa história de mostrarem as cuecas uns aos outros! Já sabes... vê-la se te modernizas e só compras as cuecas da moda, tá! Qual cuecas do pateta.... :P



        Espero que o resto das meninas e respectivos pimpolhos estejam todas bem (não li nada para tras...)



        Comigo tudo na mesma... lindamente!



        Beijinhos grandes


        \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

        \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

        Comentar


        • RE: Tertúlia das Cerejas

          Flor_martim: culpada porquê?! A S. não nasceu permatura, nasceu às 40 sem. teve de ser internada por infecção por strep. B que eu lhe passei. Antes de completar o 1ª dia foi internada para fazer tratamento a antibiótico intervenoso. Tinha 1 catáter q várias vezes tinha de ser mudado pois saía do sítio (chegaram a pô-lo na cabeça) e era sempre uma choradeira quando tinham de o mudar pois as veias de tão fininhas q eram rebentavam facilmente quando se tentava introduzir a agúlha. De 1 das vezes foi sem mim, não queriam q os pais fossem, mas custou-me imenso ouvi-la a chorar sem saber ao certo onde estava. Das outras vezes fiz questão em ir. Sentia-me mais calma saber que estava ao lado dela para lhe fazer festinhas e falar com ela.



          O Strep. B fui eu que lhe passei; mas não adianta ficar a sentir culpada. Nada havia a fazer, o que havia a fazer era seguir em frente e transmitir-lhe serenidade da melhor forma que conseguisse encontrar.

          Comentar


          • RE: Tertúlia das Cerejas

            Querida Flor,



            Nem sempre controlamos o que pensamos, o que sentimos, isso é certo.



            Mas pensa nisto: vai chegar (podes achar que não, mas garanto-te que vai) o dia em que vais olhar para o Martim de outra forma, no lugar do bébé já vais encontrar uma criança e de repente vais perceber que não controlas o seu comportamento, que não controlas o que quer, que não controlas nada. E se agora já te pões a imaginar que não gosta de ti, em 3 tempos estás a imaginar que faz tudo para te irritar... as coisas aí complicar-se-ão... muito. Eu conheço de perto um caso assim: pais com dificuldade em impor a sua vontade, que evitavam as lagrimas a todo o custo, nunca procuravam contrariar as vontades do menino. Hoje com quase 3 anos, sobretudo a mãe, sente que as coisas fogem ao seu controlo, desespera, acaba a fazer desabafos estúpidos sobre a teimosia da criança e até a palmada passou a recurso frequente... Agora não dorme quando é suposto, não come o que é suposto, enfim... e sabes? Essa criança com os avós não é assim! Nunca foi!



            As imagens de fragilidade que te ocorrem quando ele chora vão deixar de surgir, aos poucos vais esquecendo o que te angustiaram... e depois deparas-te com um problema: como impor a disciplina... e vais ficar angustiada quando também tu perceberes que os comportamentos se agravam e persistem mais contigo.



            Reflecte muito Flor, pensa que tens de trabalhar a tua ideia de choro vs sofrimento... o Martim não sofre quando está a chorar. Sofres tu, porque te angustia, porque te deixa dúvidas quanto ao bem estar dele, quanto ás tuas competências como mãe... e acredita mesmo naquilo que te digo: se agora o Martim parece justificar essa atitude protectora por ser um bébé... em pouco tempo já terás um menino crescido que terás mais dificuldade em proteger dessa forma porque depois deixa de chorar para gritar EU NÃO QUEROOOOOO!!! E este grito já não te vai levar de novo aos corredores do hospital e ao teu sentimento de culpa.



            Um beijinho!


            Comentar


            • RE: Tertúlia das Cerejas

              Cerejolas mais lindas que não comentei, um beijo grande!


              Comentar


              • RE: Tertúlia das Cerejas

                tguia (15-09-2010)Bom dia cerejinhas



                Hoje tive uma manhã daquelas, comecei por levantar-me tarde. Depois tive birras porque o Martim só quer vestir cuecas do faisca, depois não quis as sandálias queria as sapatilhas, quando saimos de casa a Mariana dizia que tinha frio, fui buscar um casaco, quando vesti o casaco à Mariana o MArtim também quis um casaco.



                Quandoi cheguei à escola deles comentei com a educadora do MArtim que ele só quer cuecas do Faisca, ela contou-me que eles (sala dos 2 anos) vão para a casa de banho mostrar as cuecas uns aos outros e só são fixes as cuecas do Faisca e as do Spiderman. Até ia tendo um ataque, o rapaz hoje não ia fixe porque a mãe não tinha cuecas do Faisca lavadas e levou umas do pateta num carro. Onde isto já chegou.



                MAs acho que o facto de eu acordar tarde, e não ter tido tempo para mim antes das pestes se levantarem-me deixou-me nervosa ísso acaba por passar para eles. Por consequência acabam por fazer birras por tudo.


                Faz todo o sentido o q disseste e acho que grande nº de birras se deve a isso mesmo. Ultimamente, acho que comigo tem acontecido mais do que habitual e do q seria desejável.

                Comentar


                • RE: Tertúlia das Cerejas

                  Caalex (15-09-2010)
                  tguia (15-09-2010)Bom dia cerejinhas







                  Hoje tive uma manhã daquelas, comecei por levantar-me tarde. Depois tive birras porque o Martim só quer vestir cuecas do faisca, depois não quis as sandálias queria as sapatilhas, quando saimos de casa a Mariana dizia que tinha frio, fui buscar um casaco, quando vesti o casaco à Mariana o MArtim também quis um casaco.







                  Quandoi cheguei à escola deles comentei com a educadora do MArtim que ele só quer cuecas do Faisca, ela contou-me que eles (sala dos 2 anos) vão para a casa de banho mostrar as cuecas uns aos outros e só são fixes as cuecas do Faisca e as do Spiderman. Até ia tendo um ataque, o rapaz hoje não ia fixe porque a mãe não tinha cuecas do Faisca lavadas e levou umas do pateta num carro. Onde isto já chegou.







                  MAs acho que o facto de eu acordar tarde, e não ter tido tempo para mim antes das pestes se levantarem-me deixou-me nervosa ísso acaba por passar para eles. Por consequência acabam por fazer birras por tudo.






                  Faz todo o sentido o q disseste e acho que grande nº de birras se deve a isso mesmo. Ultimamente, acho que comigo tem acontecido mais do que habitual e do q seria desejável.


                  Outra coisa que por vezes me acontece é culpar especialmente a Mariana quando algo me corre mal, e ela por sua vezes já culpa o irmão quando algo lhe corre mal a ela.




                  Comentar


                  • RE: Tertúlia das Cerejas

                    Caalex (15-09-2010)Flor_martim: culpada porquê?! A S. não nasceu permatura, nasceu às 40 sem. teve de ser internada por infecção por strep. B que eu lhe passei. Antes de completar o 1ª dia foi internada para fazer tratamento a antibiótico intervenoso. Tinha 1 catáter q várias vezes tinha de ser mudado pois saía do sítio (chegaram a pô-lo na cabeça) e era sempre uma choradeira quando tinham de o mudar pois as veias de tão fininhas q eram rebentavam facilmente quando se tentava introduzir a agúlha. De 1 das vezes foi sem mim, não queriam q os pais fossem, mas custou-me imenso ouvi-la a chorar sem saber ao certo onde estava. Das outras vezes fiz questão em ir. Sentia-me mais calma saber que estava ao lado dela para lhe fazer festinhas e falar com ela.







                    O Strep. B fui eu que lhe passei; mas não adianta ficar a sentir culpada. Nada havia a fazer, o que havia a fazer era seguir em frente e transmitir-lhe serenidade da melhor forma que conseguisse encontrar.


                    sabes linda tive uma gravidez de risco

                    6 semanas deslocamento placenta, e desde as 25 semanas martim queria nascer, internamento ás 33 semanas etc etc



                    toda a gente pensava que eu ia perder o martim, simplesmente diziam qque eu não conseguia levar á vante uma gravidez, porque era magra e simplesmente n sei outra razões







                    até a minha mae chegou a dizer quando martim nasceu nunca pensei que isto fosse possivel



                    isso ficou aqui metido na minha cabeça
                    O dia mais feliz 01 de Julho de 2009 nasceu o Martim



                    http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 21



                    As minhas queridas e maravilhosas Madrinhas:

                    Marisa&Madalena - a Madalena nasceu a 27 de Julho de 2009

                    Rutexana - o Ricardo nasceu a 4 de Agosto de 2009

                    A minha linda afilhada: Biscoitinha - o Elias nasceu a 3 de Julho de 2009

                    Comentar


                    • RE: Tertúlia das Cerejas

                      EliGee (15-09-2010)Querida Flor,







                      Nem sempre controlamos o que pensamos, o que sentimos, isso é certo.







                      Mas pensa nisto: vai chegar (podes achar que não, mas garanto-te que vai) o dia em que vais olhar para o Martim de outra forma, no lugar do bébé já vais encontrar uma criança e de repente vais perceber que não controlas o seu comportamento, que não controlas o que quer, que não controlas nada. E se agora já te pões a imaginar que não gosta de ti, em 3 tempos estás a imaginar que faz tudo para te irritar... as coisas aí complicar-se-ão... muito. Eu conheço de perto um caso assim: pais com dificuldade em impor a sua vontade, que evitavam as lagrimas a todo o custo, nunca procuravam contrariar as vontades do menino. Hoje com quase 3 anos, sobretudo a mãe, sente que as coisas fogem ao seu controlo, desespera, acaba a fazer desabafos estúpidos sobre a teimosia da criança e até a palmada passou a recurso frequente... Agora não dorme quando é suposto, não come o que é suposto, enfim... e sabes? Essa criança com os avós não é assim! Nunca foi!







                      As imagens de fragilidade que te ocorrem quando ele chora vão deixar de surgir, aos poucos vais esquecendo o que te angustiaram... e depois deparas-te com um problema: como impor a disciplina... e vais ficar angustiada quando também tu perceberes que os comportamentos se agravam e persistem mais contigo.







                      Reflecte muito Flor, pensa que tens de trabalhar a tua ideia de choro vs sofrimento... o Martim não sofre quando está a chorar. Sofres tu, porque te angustia, porque te deixa dúvidas quanto ao bem estar dele, quanto ás tuas competências como mãe... e acredita mesmo naquilo que te digo: se agora o Martim parece justificar essa atitude protectora por ser um bébé... em pouco tempo já terás um menino crescido que terás mais dificuldade em proteger dessa forma porque depois deixa de chorar para gritar EU NÃO QUEROOOOOO!!! E este grito já não te vai levar de novo aos corredores do hospital e ao teu sentimento de culpa.







                      Um beijinho!






                      Eli tens toda a razão nas tuas palavras eu sei que problema é meu



                      tenho de ser eu a refletir ate mesmo para bem do Martim, para ele me ver como mãe



                      beijinho mt mt grande
                      O dia mais feliz 01 de Julho de 2009 nasceu o Martim



                      http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 21



                      As minhas queridas e maravilhosas Madrinhas:

                      Marisa&Madalena - a Madalena nasceu a 27 de Julho de 2009

                      Rutexana - o Ricardo nasceu a 4 de Agosto de 2009

                      A minha linda afilhada: Biscoitinha - o Elias nasceu a 3 de Julho de 2009

                      Comentar


                      • RE: Tertúlia das Cerejas

                        MBprincesa (15-09-2010)Bom dia Cerejas!







                        A desertora veio dar uma espreitadela!







                        Flor: foi muito sofrimento e demora a passar as lembranças.... força! :smooch:







                        Tguia: deliciosa essa história de mostrarem as cuecas uns aos outros! Já sabes... vê-la se te modernizas e só compras as cuecas da moda, tá! Qual cuecas do pateta.... :P







                        Espero que o resto das meninas e respectivos pimpolhos estejam todas bem (não li nada para tras...)







                        Comigo tudo na mesma... lindamente!







                        Beijinhos grandes


                        ate as tua palavras soltam felicidade



                        que bom amiga



                        beijinhos grandes
                        O dia mais feliz 01 de Julho de 2009 nasceu o Martim



                        http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 21



                        As minhas queridas e maravilhosas Madrinhas:

                        Marisa&Madalena - a Madalena nasceu a 27 de Julho de 2009

                        Rutexana - o Ricardo nasceu a 4 de Agosto de 2009

                        A minha linda afilhada: Biscoitinha - o Elias nasceu a 3 de Julho de 2009

                        Comentar


                        • RE: Tertúlia das Cerejas

                          tguia (15-09-2010)Bom dia cerejinhas







                          Hoje tive uma manhã daquelas, comecei por levantar-me tarde. Depois tive birras porque o Martim só quer vestir cuecas do faisca, depois não quis as sandálias queria as sapatilhas, quando saimos de casa a Mariana dizia que tinha frio, fui buscar um casaco, quando vesti o casaco à Mariana o MArtim também quis um casaco.







                          Quandoi cheguei à escola deles comentei com a educadora do MArtim que ele só quer cuecas do Faisca, ela contou-me que eles (sala dos 2 anos) vão para a casa de banho mostrar as cuecas uns aos outros e só são fixes as cuecas do Faisca e as do Spiderman. Até ia tendo um ataque, o rapaz hoje não ia fixe porque a mãe não tinha cuecas do Faisca lavadas e levou umas do pateta num carro. Onde isto já chegou.







                          MAs acho que o facto de eu acordar tarde, e não ter tido tempo para mim antes das pestes se levantarem-me deixou-me nervosa ísso acaba por passar para eles. Por consequência acabam por fazer birras por tudo.


                          :lol: :lol:



                          toca a mudar o enxoval todo do Martim :lol:
                          O dia mais feliz 01 de Julho de 2009 nasceu o Martim



                          http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 21



                          As minhas queridas e maravilhosas Madrinhas:

                          Marisa&Madalena - a Madalena nasceu a 27 de Julho de 2009

                          Rutexana - o Ricardo nasceu a 4 de Agosto de 2009

                          A minha linda afilhada: Biscoitinha - o Elias nasceu a 3 de Julho de 2009

                          Comentar


                          • RE: Tertúlia das Cerejas

                            Flor-Martim (15-09-2010)





                            sabes linda tive uma gravidez de risco



                            6 semanas deslocamento placenta, e desde as 25 semanas martim queria nascer, internamento ás 33 semanas etc etc



                            toda a gente pensava que eu ia perder o martim, simplesmente diziam qque eu não conseguia levar á vante uma gravidez, porque era magra e simplesmente n sei outra razões



                            até a minha mae chegou a dizer quando martim nasceu nunca pensei que isto fosse possivel



                            isso ficou aqui metido na minha cabeça


                            E porque não invertes o raciocínio? Porque não pensas que salvaste o Martim? Afinal poderias ter perdido o Martim às 6 semanas, mas conseguiste que ele se mantivesse calminho no casúlo até às 25 semanas, altura em que ele deu sinal de querer nascer, mas mesmo assim só nasceu quando era suficientemente maturo para não precisar de incubadora.



                            Flor, todos temos as nossa fases más, em que nós sentimos incompetentes ou simplesmente parvos. Mas parece q no teu caso é diferente, por vezes transmites uma fraca autoestima que não corresponderá a quem és na verdade. Procura pensar que não és a causa de todos os males, que coisas más acontecem sem que tu tenhas nenhuma culpa, admite que todos erramos, que nem sempre estamos à altura daquilo que consideramos ideal. Acredita que isso não releva qualquer falta de personalidade, qualquer fraqueza, faz apenas parte da nossa condição humana. E aprende a aceitar que não és superheroína mas que és uma pessoa que faz as coisas tão bem ou tão mal como outra pessoa qualquer, que tropeça, que pode cair mas que se levanta e aprende com os erros.

                            Comentar


                            • RE: Tertúlia das Cerejas

                              tguia (15-09-2010)

                              Outra coisa que por vezes me acontece é culpar especialmente a Mariana quando algo me corre mal, e ela por sua vezes já culpa o irmão quando algo lhe corre mal a ela.


                              Isso não acontece, mas revejo nas atitudes delas certos comportamentos que são o decalque dos meus, e que me fazem pensar que por vezes tenho reacções exageradas e infantis :blush:

                              Comentar


                              • RE: Tertúlia das Cerejas

                                Caalex (15-09-2010)
                                Flor-Martim (15-09-2010)











                                sabes linda tive uma gravidez de risco







                                6 semanas deslocamento placenta, e desde as 25 semanas martim queria nascer, internamento ás 33 semanas etc etc







                                toda a gente pensava que eu ia perder o martim, simplesmente diziam qque eu não conseguia levar á vante uma gravidez, porque era magra e simplesmente n sei outra razões







                                até a minha mae chegou a dizer quando martim nasceu nunca pensei que isto fosse possivel







                                isso ficou aqui metido na minha cabeça






                                E porque não invertes o raciocínio? Porque não pensas que salvaste o Martim? Afinal poderias ter perdido o Martim às 6 semanas, mas conseguiste que ele se mantivesse calminho no casúlo até às 25 semanas, altura em que ele deu sinal de querer nascer, mas mesmo assim só nasceu quando era suficientemente maturo para não precisar de incubadora.







                                Flor, todos temos as nossa fases más, em que nós sentimos incompetentes ou simplesmente parvos. Mas parece q no teu caso é diferente, por vezes transmites uma fraca autoestima que não corresponderá a quem és na verdade. Procura pensar que não és a causa de todos os males, que coisas más acontecem sem que tu tenhas nenhuma culpa, admite que todos erramos, que nem sempre estamos à altura daquilo que consideramos ideal. Acredita que isso não releva qualquer falta de personalidade, qualquer fraqueza, faz apenas parte da nossa condição humana. E aprende a aceitar que não és superheroína mas que és uma pessoa que faz as coisas tão bem ou tão mal como outra pessoa qualquer, que tropeça, que pode cair mas que se levanta e aprende com os erros.


                                sim sem duvida nenhuma tenho uma fraca autoestima



                                cresci numa familia onde toda a gente gabava a minhas outras 2 irmãs pela beleza delas (meus pais tb ajudaram mt á festa) e sempre fui deixada um pouco para trás

                                sempre tiveram orgulho de tudo que elas faziam e em mim nada, era excelente aluna e meus pais nunca me deram os parabens, trabalha as ferias para ganhar para os meus livros e mesmo no fim n tinha qualquer "recompensa" nem orgulho

                                a mais nova foi trabalhar 1 semana ele disseram nem pensar não vai trabalhar mais tb precisa de ferias, coitadinha tão cansadinha






                                O dia mais feliz 01 de Julho de 2009 nasceu o Martim



                                http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 21



                                As minhas queridas e maravilhosas Madrinhas:

                                Marisa&Madalena - a Madalena nasceu a 27 de Julho de 2009

                                Rutexana - o Ricardo nasceu a 4 de Agosto de 2009

                                A minha linda afilhada: Biscoitinha - o Elias nasceu a 3 de Julho de 2009

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X