Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Mamãs de Maio e Junho de 2012

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Meninas, desculpem a invasão.
    Há muito tempo que não sei nada da maquita e da Pekerrucha, será que está tudo bem com elas?

    Beijinhos Felizes e tudo a correr-vos bem.

    PS-
    Lua luminosa
    maquita
    raquelcoelhomartins
    Happy
    Paula Francisco
    fofinho
    Pekerrucha
    ritavm
    maria11

    Abri um novo tópico para irmos sabendo umas das outras e para falarmos sobre tudo o que nos apetecer: http://foruns.pinkblue.com/showthrea...95#post2668595
    Inicio dos Treinos Jan/11- ciclos (19-32dias)-Fim dos Treinos Jan/12
    3 Gravidezes Bioquimicas:
    Set/11: Pos.27ºdc - 1ºBeta= 95,6; 2ºBeta=22,89. Ab. espontâneo sem intervenções ao 37ºdc.
    Dez/11: Pos.26ºdc - 1ºBeta=204,8; 2ºBeta=332,2; 3ºBeta=225,8. Ab.espontâneo sem intervenções ao 40ºdc.
    Jan/12: Pos.30ºdc - 1ºBeta=126,4; 2ºBeta=315,8. Ab.espontâneo sem intervenções ao 35ºdc 3ºBeta=315,9; 4º Beta=457,4; 5ºBeta=232; 6ºBeta=59,5; 7ºBeta=1,11 (ectópica?)

    Comentar


    • Inserido Inicialmente por arad Ver Mensagem
      Raquel, sinceramente, tou sem palavras... fizeram bem em leva los ao hospital, mas essa medica sinceramente!!
      Até podia ser outra coisa grave para ti, como escarlatina... enfim, ainda bem que nao foi nada de grave, nem para ti, nem para eles...
      Essas doenças nem me assustavam tanto porque ja tive tudo menos papeira.(até escarlatina) Mas há um mundo infinito de doenças que desconhecemos e que são um risco para nós.




      Comentar


      • Inserido Inicialmente por rosa choque Ver Mensagem
        Meninas, desculpem a invasão.
        Há muito tempo que não sei nada da maquita e da Pekerrucha, será que está tudo bem com elas?

        Beijinhos Felizes e tudo a correr-vos bem.

        PS-
        Lua luminosa
        maquita
        raquelcoelhomartins
        Happy
        Paula Francisco
        fofinho
        Pekerrucha
        ritavm
        maria11

        Abri um novo tópico para irmos sabendo umas das outras e para falarmos sobre tudo o que nos apetecer: http://foruns.pinkblue.com/showthrea...95#post2668595
        Olá Rosa Choque!

        Bom dia e bom ano 2012 para ti! E podes "intrometer-te" à vontade!!!

        Relativamente à tua pergunta sobre as meninas, também tenho sentido a ausência delas... A Pekerrucha se calhar ainda está de férias no Norte com a família, pode estar bastante ocupada e sem tempo para vir aqui dar notícias, mas a Maquita já não diz nada há imenso tempo... Acho estranho ela não ter vindo contar como correu a Eco Morfológica (nesta altura, já deve ter feito certamente...). Espero que esteja tudo bem com ambas e seja apenas por falta de tempo que não vêm aqui contar as novidades!

        Beijinhos

        Comentar


        • Rosa, fui espreitar o teu tópico. Não sabia que estavas nessa situação, à espera que o teu corpo rejeite naturalmente esta ultima gravidez que infelizmente é nao evolutiva.
          Eu tenho 39 anos, a caminho dos 40, e graças a Deus está tudo a correr bem até agora, mas não desistas... nem deixes passar muito tempo. Se fizeste a analise anti mulleriana deves ter uma ideia de como está a tua reserva ovarica, de qq forma se engravidaste agora (nao sei se foi com tt ou nao), mas é pk consegues engravidar, por isso continua a tentar, relaxa tanto qto possivel mas continua, nao faças nada para evitar.
          E se o teu corpo rejeitar naturalmente melhor, sem curetagem ou aspiracao, no proximo mes ou dois ja podes tentar novamente...
          Nao vou participar do teu topico novo mas queria te deixar um beijo cheio de força e de fé, para que nao desistas. O sonho comanda a vida, e é o último a morrer...
          bjs
          A tentar desde Out. 2007 / 1º Ab. - Dez. 2007/2ª Ab. - 19.02.09
          Beta 30.08.2011: 100 +

          Make a pregnancy ticker
          Madrinhas maravilhosas: Pipa / bonekinha79
          Madrilhada maravilhosa: Bia-Maria -ADORO-TE!!
          O meu blog: http://milagreacaminho.blogspot.com

          Comentar


          • Meninas, peçam as vossas amostras de toalhitas dodot aqui:


            ja me inscrevi
            bjs.
            A tentar desde Out. 2007 / 1º Ab. - Dez. 2007/2ª Ab. - 19.02.09
            Beta 30.08.2011: 100 +

            Make a pregnancy ticker
            Madrinhas maravilhosas: Pipa / bonekinha79
            Madrilhada maravilhosa: Bia-Maria -ADORO-TE!!
            O meu blog: http://milagreacaminho.blogspot.com

            Comentar


            • Inserido Inicialmente por Calipso_ Ver Mensagem
              Querida Marta,

              Eu acho que as pessoas ligam demais ao percentis.
              O teu Henrique está óptimo e tem tempo de crescer cá fora.

              A minha menina tb está no P50 e ainda bem!!!

              Bjs para todas
              Olá querida Calipso!

              Ontem tive consulta e falei com o médico sobre o percentil do Henrique. Ele explicou-me que, até às 24 semanas, o percentil de um bebé é sempre o 50! Se não estiver neste percentil, é logo sinal de alerta, porque alguma coisa não está bem! Ou seja, está tudo óptimo com o meu bebé, o percentil é o normal.

              Beijinhos e obrigada!!!

              P.S. Já vi o vestidinho que compraste para a tua Princesinha, gostei imenso (ela já tem nome?...)

              Comentar


              • Inserido Inicialmente por Marta1 Ver Mensagem
                Olá querida Calipso!

                Ontem tive consulta e falei com o médico sobre o percentil do Henrique. Ele explicou-me que, até às 24 semanas, o percentil de um bebé é sempre o 50! Se não estiver neste percentil, é logo sinal de alerta, porque alguma coisa não está bem! Ou seja, está tudo óptimo com o meu bebé, o percentil é o normal.

                Beijinhos e obrigada!!!

                P.S. Já vi o vestidinho que compraste para a tua Princesinha, gostei imenso (ela já tem nome?...)
                Estás a ver Marta, eu disso não sabia que era sempre 50, mas sabia que não era para te preocupares.

                Gostaste do vestido? Eu não resisti e aproveitei os 50% de desconto dos saldos.
                Nome? Eu gosto de Lara, mas estamos em conversações lá em casa

                Beijoca
                Make a pregnancy ticker





                É UMA MENINA!!!

                Comentar


                • Inserido Inicialmente por Marta1 Ver Mensagem
                  Olá Rosa Choque!

                  Bom dia e bom ano 2012 para ti! E podes "intrometer-te" à vontade!!!

                  Relativamente à tua pergunta sobre as meninas, também tenho sentido a ausência delas... A Pekerrucha se calhar ainda está de férias no Norte com a família, pode estar bastante ocupada e sem tempo para vir aqui dar notícias, mas a Maquita já não diz nada há imenso tempo... Acho estranho ela não ter vindo contar como correu a Eco Morfológica (nesta altura, já deve ter feito certamente...). Espero que esteja tudo bem com ambas e seja apenas por falta de tempo que não vêm aqui contar as novidades!

                  Beijinhos
                  Inserido Inicialmente por arad Ver Mensagem
                  Rosa, fui espreitar o teu tópico. Não sabia que estavas nessa situação, à espera que o teu corpo rejeite naturalmente esta ultima gravidez que infelizmente é nao evolutiva.
                  Eu tenho 39 anos, a caminho dos 40, e graças a Deus está tudo a correr bem até agora, mas não desistas... nem deixes passar muito tempo. Se fizeste a analise anti mulleriana deves ter uma ideia de como está a tua reserva ovarica, de qq forma se engravidaste agora (nao sei se foi com tt ou nao), mas é pk consegues engravidar, por isso continua a tentar, relaxa tanto qto possivel mas continua, nao faças nada para evitar.
                  E se o teu corpo rejeitar naturalmente melhor, sem curetagem ou aspiracao, no proximo mes ou dois ja podes tentar novamente...
                  Nao vou participar do teu topico novo mas queria te deixar um beijo cheio de força e de fé, para que nao desistas. O sonho comanda a vida, e é o último a morrer...
                  bjs
                  Muito Obrigada meninas.
                  Tudo a correr-vos bem
                  Inicio dos Treinos Jan/11- ciclos (19-32dias)-Fim dos Treinos Jan/12
                  3 Gravidezes Bioquimicas:
                  Set/11: Pos.27ºdc - 1ºBeta= 95,6; 2ºBeta=22,89. Ab. espontâneo sem intervenções ao 37ºdc.
                  Dez/11: Pos.26ºdc - 1ºBeta=204,8; 2ºBeta=332,2; 3ºBeta=225,8. Ab.espontâneo sem intervenções ao 40ºdc.
                  Jan/12: Pos.30ºdc - 1ºBeta=126,4; 2ºBeta=315,8. Ab.espontâneo sem intervenções ao 35ºdc 3ºBeta=315,9; 4º Beta=457,4; 5ºBeta=232; 6ºBeta=59,5; 7ºBeta=1,11 (ectópica?)

                  Comentar


                  • Olá Mamãs!

                    Há quanto tempo! Antes de mais gostaria de dizer que estou muito contente por saber que está tudo a correr bem com todas e que as meninas que fizeram amniocentese tiveram as melhores notícias.
                    No que me diz respeito, não dei notícias antes simplesmente porque o mês de Dezembro é o mês em que tenho mais trabalho no ano e mal tenho tempo para respirar. Além disso, também não quis escrever para não sugestionar as mamãs que tiveram de fazer amniocentese, e agora que já ultrapassaram essa fase, acho que posso escrever sobre o que vivi e estou a viver.
                    Passo a explicar. Quando me apresentei mencionei que em 2010 tinha estado grávida mas que infelizmente tinha perdido a minha bebé às 18 semanas. Na altura não referi a razão da perda. Nessa gravidez fiz o rastreio bioquímico que veio com um risco elevado para T21 (era de 1 para 200 e muitos). Optei por fazer amniocentese com o objectivo de me tranquilizar para o resto da gravidez. Uma semana depois do exame, recebo o resultado a dizer que estava tudo bem com a minha menina (tratava-se, portanto, de um falso positivo). O problema foi na semana seguinte quando ao fazer a eco de rotina pós-amniocentese recebo a pior notícia: o coração da minha bebé não batia. Não tive qualquer sintoma que me fizesse suspeitar que algo não estava bem, para além de ter cumprido escrupulosamente com o repouso recomendado. Vim a saber meses mais tarde que tive um grave descolamento de placenta em que não tive qualquer perda de sangue (o sangue ficou acumulado entre o útero e a placenta). Olhando para trás, suspeito que na altura da amniocentese já deveria ter algum descolamento que não foi detectado (fui muito mal atendida pela médica que me fez o exame) e que deve ter sido potenciado pela picada.
                    Foi muito duro (ainda é) ter perdido a minha bebé dessa forma. Ficou o trauma que faz com que eu viva esta gravidez sempre com receio e ansiedade.
                    Desculpem estar a "contaminar" este tópico que deve ser feliz com esta história triste. Fi-lo para enquadrar o que estou a viver nesta gravidez e percebam alguns dos meus receios. É que tal como eu temia, o rastreio bioquímico nesta gravidez voltou a dar positivo. Desta vez com um risco para T21 de 1 para 350. Como é óbvio, não queria fazer amniocentese. Falei com o médico do local onde fiz o rastreio que me disse que uma grávida que já tenha tido um falso positivo tem maiores probabilidades de voltar a ter um falso positivo. Depois disso falei com o meu médico que me disse para me manter como estava (ou seja, para não fazer amnioc.). Vou é fazer a ecografia morfológica já na próxima semana e rezar para que não se detecte nada de anormal (embora tenha noção de que para ter certezas só mesmo com a amniocentese).
                    Entretanto as boas notícias são de que já sinto o meu baby mexer e soube ontem que é um menino! O nome ainda não foi escolhido (nem tão pouco discutido). Vamos vivendo esta gravidez um passinho de cada vez.
                    Beijos a todas. Tudo de bom.

                    Comentar


                    • Inserido Inicialmente por Dew Drop Ver Mensagem
                      Olá Mamãs!

                      Há quanto tempo! Antes de mais gostaria de dizer que estou muito contente por saber que está tudo a correr bem com todas e que as meninas que fizeram amniocentese tiveram as melhores notícias.
                      No que me diz respeito, não dei notícias antes simplesmente porque o mês de Dezembro é o mês em que tenho mais trabalho no ano e mal tenho tempo para respirar. Além disso, também não quis escrever para não sugestionar as mamãs que tiveram de fazer amniocentese, e agora que já ultrapassaram essa fase, acho que posso escrever sobre o que vivi e estou a viver.
                      Passo a explicar. Quando me apresentei mencionei que em 2010 tinha estado grávida mas que infelizmente tinha perdido a minha bebé às 18 semanas. Na altura não referi a razão da perda. Nessa gravidez fiz o rastreio bioquímico que veio com um risco elevado para T21 (era de 1 para 200 e muitos). Optei por fazer amniocentese com o objectivo de me tranquilizar para o resto da gravidez. Uma semana depois do exame, recebo o resultado a dizer que estava tudo bem com a minha menina (tratava-se, portanto, de um falso positivo). O problema foi na semana seguinte quando ao fazer a eco de rotina pós-amniocentese recebo a pior notícia: o coração da minha bebé não batia. Não tive qualquer sintoma que me fizesse suspeitar que algo não estava bem, para além de ter cumprido escrupulosamente com o repouso recomendado. Vim a saber meses mais tarde que tive um grave descolamento de placenta em que não tive qualquer perda de sangue (o sangue ficou acumulado entre o útero e a placenta). Olhando para trás, suspeito que na altura da amniocentese já deveria ter algum descolamento que não foi detectado (fui muito mal atendida pela médica que me fez o exame) e que deve ter sido potenciado pela picada.
                      Foi muito duro (ainda é) ter perdido a minha bebé dessa forma. Ficou o trauma que faz com que eu viva esta gravidez sempre com receio e ansiedade.
                      Desculpem estar a "contaminar" este tópico que deve ser feliz com esta história triste. Fi-lo para enquadrar o que estou a viver nesta gravidez e percebam alguns dos meus receios. É que tal como eu temia, o rastreio bioquímico nesta gravidez voltou a dar positivo. Desta vez com um risco para T21 de 1 para 350. Como é óbvio, não queria fazer amniocentese. Falei com o médico do local onde fiz o rastreio que me disse que uma grávida que já tenha tido um falso positivo tem maiores probabilidades de voltar a ter um falso positivo. Depois disso falei com o meu médico que me disse para me manter como estava (ou seja, para não fazer amnioc.). Vou é fazer a ecografia morfológica já na próxima semana e rezar para que não se detecte nada de anormal (embora tenha noção de que para ter certezas só mesmo com a amniocentese).
                      Entretanto as boas notícias são de que já sinto o meu baby mexer e soube ontem que é um menino! O nome ainda não foi escolhido (nem tão pouco discutido). Vamos vivendo esta gravidez um passinho de cada vez.
                      Beijos a todas. Tudo de bom.
                      Olá querida,

                      Compreendo perfeitamente o teu receio e da minha parte podias ter desabafado mais cedo.
                      Eu tenho visto muitos falsos positivos, conheço muitos casos e nenhum deu em nada.
                      Conheço tb alguns casos de rastreios negativos para a Trissomia (como o meu na primeira gravidez) que deram lugar a bebes com trissomia 21 (isto porque faço parte do Grupo Pais21 que é um grupo de pais/familiares de crianças portadoras de T21, um grupo muito giro e unido que que ama incondicionalmente os seus meninos só diferentes por terem um cromossoma a mais).
                      Assim, desculpem mas não dou grande credibilidade aos rastreios. (se calhar estou a ser injusta, desculpem...).
                      O que aconteceu agora é que depois de muito pensar e reflectir decidi partir logo para a amniocentece mais para descanso de consciência. Não fiz o rastreio bioquimico como já vos disse.
                      Mas só fiz a amnio por ter antecedentes, mais nada.

                      Vais ver que vai estar tudo óptimo na morfológica, claro que sim!


                      Beijocas
                      Make a pregnancy ticker





                      É UMA MENINA!!!

                      Comentar


                      • Inserido Inicialmente por arad Ver Mensagem
                        Já agora, às meninas que entregaram o pedido de abono pré-natal, recebi hoje um email da SS a dizer que foi aceite e que vão começar a pagar já este mês. E só entreguei os papeis em dezembro! Até foi rapido
                        Vale a pena tentarem amigas, por mais que seja pouco, é sempre bem vindo!!!
                        Entregaste pela net ou foste lá pessoalmente?
                        Eu até já imprimi os impressos pela net, já os preenchi e tenho o atestado da GO a certificar as semanas de gravidez que tenho, mas ainda não entreguei. De qq forma acho que não tenho direito, mas não custa nada tentar.

                        Madrinhas: Yeliel, Andreascp, Chocomaniaca, Catiap, Nooa79, CIsabel e Gabby!
                        Afilhadas: Sora21 e Piriqu1ta
                        Em treinos desde Setembro 2008
                        Abril 2010: 1ª IIU na AVA (-) / Julho 2010 - 2ªIIU na IVI (-) / Agosto 2010 - 3ª IIU na IVI (+ ectópica) / Set.-Out. 2011: 1ª ICSI na MAC (+)

                        Comentar


                        • Inserido Inicialmente por nc17 Ver Mensagem
                          Entregaste pela net ou foste lá pessoalmente?
                          Eu até já imprimi os impressos pela net, já os preenchi e tenho o atestado da GO a certificar as semanas de gravidez que tenho, mas ainda não entreguei. De qq forma acho que não tenho direito, mas não custa nada tentar.
                          Eu tb vou pedir à minha GO o papel que ela assina e vou entregar, apesar de achar que não recebo. Já me cortaram o abono do Diogo.
                          Make a pregnancy ticker





                          É UMA MENINA!!!

                          Comentar


                          • Inserido Inicialmente por Calipso_ Ver Mensagem
                            Olá querida,

                            Compreendo perfeitamente o teu receio e da minha parte podias ter desabafado mais cedo.
                            Eu tenho visto muitos falsos positivos, conheço muitos casos e nenhum deu em nada.
                            Conheço tb alguns casos de rastreios negativos para a Trissomia (como o meu na primeira gravidez) que deram lugar a bebes com trissomia 21 (isto porque faço parte do Grupo Pais21 que é um grupo de pais/familiares de crianças portadoras de T21, um grupo muito giro e unido que que ama incondicionalmente os seus meninos só diferentes por terem um cromossoma a mais).
                            Assim, desculpem mas não dou grande credibilidade aos rastreios. (se calhar estou a ser injusta, desculpem...).
                            O que aconteceu agora é que depois de muito pensar e reflectir decidi partir logo para a amniocentece mais para descanso de consciência. Não fiz o rastreio bioquimico como já vos disse.
                            Mas só fiz a amnio por ter antecedentes, mais nada.

                            Vais ver que vai estar tudo óptimo na morfológica, claro que sim!


                            Beijocas
                            Olá Calipso_.

                            Antes de mais, obrigada pelo apoio.
                            Realmente, são casos como o meu e o teu que retiram credibilidade ao rastreio bioquímico, que no fundo se resume a uma probabilidade e não a certeza absoluta e inequívoca.
                            Compreendo-te perfeitamente em teres declinado o rastreio e optado logo pela amniocentese. Creio que no teu lugar teria feito o mesmo. Fiquei muito contente por saber que estava tudo bem com a tua baby.
                            Beijo grande.

                            Comentar


                            • Inserido Inicialmente por Dew Drop Ver Mensagem
                              Olá Mamãs!

                              Há quanto tempo! Antes de mais gostaria de dizer que estou muito contente por saber que está tudo a correr bem com todas e que as meninas que fizeram amniocentese tiveram as melhores notícias.
                              No que me diz respeito, não dei notícias antes simplesmente porque o mês de Dezembro é o mês em que tenho mais trabalho no ano e mal tenho tempo para respirar. Além disso, também não quis escrever para não sugestionar as mamãs que tiveram de fazer amniocentese, e agora que já ultrapassaram essa fase, acho que posso escrever sobre o que vivi e estou a viver.
                              Passo a explicar. Quando me apresentei mencionei que em 2010 tinha estado grávida mas que infelizmente tinha perdido a minha bebé às 18 semanas. Na altura não referi a razão da perda. Nessa gravidez fiz o rastreio bioquímico que veio com um risco elevado para T21 (era de 1 para 200 e muitos). Optei por fazer amniocentese com o objectivo de me tranquilizar para o resto da gravidez. Uma semana depois do exame, recebo o resultado a dizer que estava tudo bem com a minha menina (tratava-se, portanto, de um falso positivo). O problema foi na semana seguinte quando ao fazer a eco de rotina pós-amniocentese recebo a pior notícia: o coração da minha bebé não batia. Não tive qualquer sintoma que me fizesse suspeitar que algo não estava bem, para além de ter cumprido escrupulosamente com o repouso recomendado. Vim a saber meses mais tarde que tive um grave descolamento de placenta em que não tive qualquer perda de sangue (o sangue ficou acumulado entre o útero e a placenta). Olhando para trás, suspeito que na altura da amniocentese já deveria ter algum descolamento que não foi detectado (fui muito mal atendida pela médica que me fez o exame) e que deve ter sido potenciado pela picada.
                              Foi muito duro (ainda é) ter perdido a minha bebé dessa forma. Ficou o trauma que faz com que eu viva esta gravidez sempre com receio e ansiedade.
                              Desculpem estar a "contaminar" este tópico que deve ser feliz com esta história triste. Fi-lo para enquadrar o que estou a viver nesta gravidez e percebam alguns dos meus receios. É que tal como eu temia, o rastreio bioquímico nesta gravidez voltou a dar positivo. Desta vez com um risco para T21 de 1 para 350. Como é óbvio, não queria fazer amniocentese. Falei com o médico do local onde fiz o rastreio que me disse que uma grávida que já tenha tido um falso positivo tem maiores probabilidades de voltar a ter um falso positivo. Depois disso falei com o meu médico que me disse para me manter como estava (ou seja, para não fazer amnioc.). Vou é fazer a ecografia morfológica já na próxima semana e rezar para que não se detecte nada de anormal (embora tenha noção de que para ter certezas só mesmo com a amniocentese).
                              Entretanto as boas notícias são de que já sinto o meu baby mexer e soube ontem que é um menino! O nome ainda não foi escolhido (nem tão pouco discutido). Vamos vivendo esta gravidez um passinho de cada vez.
                              Beijos a todas. Tudo de bom.
                              Dew, compreendo a tua posiçao mas podias ter contado, todas nos percebemos bem a realidade que se enfrenta ao fazer a amnio. e os riscos.
                              De qq forma, espero que nesta gravidez, tudo te corra muito melhor.
                              Bjs.
                              A tentar desde Out. 2007 / 1º Ab. - Dez. 2007/2ª Ab. - 19.02.09
                              Beta 30.08.2011: 100 +

                              Make a pregnancy ticker
                              Madrinhas maravilhosas: Pipa / bonekinha79
                              Madrilhada maravilhosa: Bia-Maria -ADORO-TE!!
                              O meu blog: http://milagreacaminho.blogspot.com

                              Comentar


                              • Inserido Inicialmente por nc17 Ver Mensagem
                                Entregaste pela net ou foste lá pessoalmente?
                                Eu até já imprimi os impressos pela net, já os preenchi e tenho o atestado da GO a certificar as semanas de gravidez que tenho, mas ainda não entreguei. De qq forma acho que não tenho direito, mas não custa nada tentar.
                                Fui entregar pessoalmente! e foi super rapido. Vai entregar e num instante recebes a noticia se tens ou nao direito. Nao custa mm nada tentar!!
                                A tentar desde Out. 2007 / 1º Ab. - Dez. 2007/2ª Ab. - 19.02.09
                                Beta 30.08.2011: 100 +

                                Make a pregnancy ticker
                                Madrinhas maravilhosas: Pipa / bonekinha79
                                Madrilhada maravilhosa: Bia-Maria -ADORO-TE!!
                                O meu blog: http://milagreacaminho.blogspot.com

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X